ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 03 10 19

-CONCLUSÃO DA VOTAÇÃO DA PEC DA PREVIDÊNCIA PODE FICAR PARA O FINAL DO MÊS

-SANTA CATARINA RECEBE 11 MIL DOSES DA VACINA PENTAVALENTE

-FESTIVAL DA CANÇÃO CANTA SÃO MIGUEL COMEÇA AMANHÃ NA PRAÇA

-EMPRESA MANTÉM APENAS OBRAS COMPLEMENTARES NA BR 282

-SAÚDE VAI PRIORIZAR LISTA DE ESPERA POR VACINA PENTAVALENTE

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM CONDENADO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA DOIS FERIDOS NO AGOSTINI

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

A passagem do tufão Mitag, que provocou fortes ventos e chuvas, deixou nove mortos na Coreia do Sul nas últimas horas, anunciaram as autoridades locais. O balanço de vítimas pode aumentar porque muitas pessoas são consideradas desaparecidas. Na região sul do país foram registradas inundações e deslizamentos de terra durante a noite. A cidade portuária de Busan foi uma das mais afetadas: mais de mil casas foram destruídas ou muito danificadas e mil e 500 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas.

O primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON, enviou nesta quarta-feira à União Europeia uma nova proposta de acordo sobre o Brexit, que prevê "suprimir" a salvaguarda elaborada para evitar uma fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte. Esse backstop, considerado indispensável pelos europeus, é o principal ponto de discórdia entre as partes. O premiê britânico afirmou que essa é sua oferta final e que o Reino Unido deixará o bloco no final deste mês com ou sem um acordo.

O presidente de Honduras, JUAN ORLANDO HERNÁNDEZ, recebeu milhões de dólares em subornos de traficantes de drogas, inclusive do mexicano JOAQUÍN "EL CHAPO" GUZMÁN. A afirmação foi feita nesta quarta-feira pelo promotor de Nova York, JASON RICHMAN. No início da noite, o presidente HERNANDEZ disse que a acusação é "100 por cento falsa, absurda e ridícula", segundo a agência Reuters. A acusação foi feita no início do julgamento de JUAN ANTONIO "TONY" HERNÁNDEZ, irmão do presidente hondurenho, em um tribunal de Manhattan. Ele está sendo acusado de homicídio, tráfico de drogas, posse ilegal de armas de fogo e de mentir para as autoridades.

O presidente JAIR BOLSONARO pediu nesta quarta-feira, a integrantes do Ministério Público Federal, para que, se detectarem alguma irregularidade, informem o governo antes de tomarem alguma medida judicial. O pedido foi feito na cerimônia de posse do procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS. A cerimônia de posse do novo chefe do Ministério Público Federal foi marcada pela troca de afagos entre ele e o presidente que o indicou. ARAS foi escolhido pelo presidente mesmo estando fora da lista tríplice eleita pela categoria. Em seu discurso, BOLSONARO disse que foi "amor à primeira vista". ARAS defendeu um "Ministério Público atuante, mas responsável" e também citou o enfrentamento à corrupção como uma prioridade.

O Supremo Tribunal Federal adiou o julgamento que definirá em quais situações pode haver anulação de sentenças de processos em que há réus delatores e delatados. O julgamento estava previsto para a sessão desta quinta. Não há nova data para apreciação do tema. Nesta quarta, os ministros decidiram por sete votos a quatro que as alegações finais de réus delatores têm de ser apresentadas antes das alegações dos réus delatados, a fim de se assegurar o amplo direito de defesa. Nos processos da Operação Lava Jato, delatados e delatores apresentaram as alegações ao mesmo tempo, o que, em tese, pode levar à anulação das sentenças.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, afirmou nesta quarta-feira que a conclusão da votação da reforma da Previdência poderá ficar para a segunda quinzena de outubro. Inicialmente, ALCOLUMBRE havia dito que a Proposta de Emenda à Constituição que altera as regras de aposentadoria seria votada entre o dia primeiro e o dia 15 deste mês. Mas, com o atraso na tramitação, o senador admitiu que o prazo pode mudar. O plenário do Senado concluiu nesta quarta a votação em primeiro turno da PEC. Esse tipo de proposta, porém, precisa passar por duas votações tanto na Câmara quanto no Senado.

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto do deputado SÉRGIO MOTTA que prevê multa para quem aplicar trotes nos órgãos de emergência. Entre as regras estão advertência e multas de até 500 reais. As ligações passíveis de punição seriam as feitas ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência, ao Centro de Operações da Polícia Militar , ao Corpo de Bombeiros, as delegacias de polícia e para a Defesa Civil. Segundo o autor, uma lei criada em 2010 já estabelecia punições para este tipo de crime, mas as alterações vão garantir que as punições fiquem mais rígidas. Agora, a matéria segue para a sanção do governador CARLOS MOISÉS.

Santa Catarina registrou 42 homicídios no mês de setembro. De acordo com o Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial, o número é o menor para o mês de setembro dos últimos 10 anos. Em 2009, o estado teve 44 assassinatos no mês de setembro. De acordo com o presidente do Colegiado e comandante-geral da Polícia Militar, coronel ARAÚJO GOMES, a redução dos números é uma tendência esperada. Nos nove primeiros meses do ano, o estado de Santa Catarina teve queda nos números dos principais crimes, como homicídios, latrocínios, roubos e furtos na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, já foram realizadas mais de 300 operações policiais e mais de mil pessoas foram presas.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira que o Estado recebeu 11 mil doses da vacina pentavalente, que combate de uma só vez cinco doenças diferentes. O repasse foi feito pelo Ministério da Saúde, no dia primeiro de outubro. A vacina é importada e comprada pelo governo federal. Apesar do envio das doses, a Dive-SC informou que o estoque que chegou ainda não é suficiente para dar conta da demanda do Estado. Até o mês de abril, eram entregues cerca de 30 mil doses por mês. A partir de maio, o governo federal reduziu pela metade o envio das vacinas. Em julho, a entrega foi interrompida por completo, causando desabastecimento nas unidades de saúde.

A segunda Vara Cível da Comarca de São Miguel do Oeste condenou a Associação Rádio Cultura Comunitária FM por veicular propaganda comercial em sua programação. A juíza de direito ALINE MENDES DE GODOY determinou que a emissora “se abstenha de veicular propagandas de natureza comercial, veiculando apenas matérias como apoio cultural, nos termos da legislação”. Na decisão, proferida no início de setembro, a justiça também condenou a Rádio Comunitária, ao pagamento de parte dos custos do processo. A ação foi movida pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, ACAERT. A emissora pode recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça.

A Acaert conquistou, neste ano, 21 vitórias na justiça contra ilegalidades cometidas por Rádios Comunitárias. São decisões favoráveis no Superior Tribunal de Justiça, sete no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e nove sentenças de primeiro grau, como o caso da rádio Comunitária de São Miguel do Oeste. Em outra vitória do gênero a partir de ação movida pela ACAERT este ano, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em decisão unânime e colegiada na sexta Câmara Civil, deliberou que “rádios comunitárias não podem veicular propaganda comercial e estão impedidas de captar apoio cultural fora do seu raio de abrangência, estipulado em um quilômetro no máximo”. O presidente da ACAERT MARCELLO CORRÊA PETRELLI reforça que “a entidade não é contra as rádios comunitárias, desde que elas respeitem a legislação”.

Está aberto o prazo de inscrições para o processo seletivo e concurso público da prefeitura de Descanso. Os interessados podem se inscrever até o dia primeiro de novembro. O processo seletivo é destinado para o preenchimento de vagas temporárias na educação e o concurso público tem vagas para diversos cargos, entre eles, agente administrativo, agentes de combate às endemias, auxiliar administrativo, farmacêutico, motoristas e psicólogo. Para o concurso público, são 17 vagas, contabilizando também os cadastros de reserva. Já o processo seletivo possui 26 vagas para cadastros de reserva. As inscrições, com valores de 40 a cem reais, devem ser feitas pelos candidatos no site www.ameosc.org.br, link Concursos Públicos.

As provas objetivas do concurso público da prefeitura de Descanso serão aplicadas dia 23 de novembro. A informação está o edital do processo que será organizado pela Ameosc. O local da prova é a Escola de Educação Básica Everardo Backheuser. A avalição começa as nove horas da manhã e vai até o meio-dia. A prova prática acontecerá à uma hora da tarde do mesmo dia, no Parque de Máquinas. No caso do processo seletivo, a prova também será aplicada também no dia 23 de novembro, um sábado, na escola Everardo Backheuser das duas e meia as cinco da tarde. Mais informações podem ser obtidas nos endereços www.ameosc.org.br e www.descanso.sc.gov.br.

A unidade do Sesc de São Miguel do Oeste vai realizar uma programação voltada ao Outubro Rosa neste sábado. A informação é da técnica de Saúde e Lazer do Sesc, JOICIANE PAGLIARINI. De acordo com ela, serão realizados exames, testes e orientações em geral. Conforme JOCIANE, a programação é totalmente gratuita aos participantes. Ela explicou que entre as ações desenvolvidas no sábado estão exames de tireoide, glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual e manutenção de óculos. Ela destacou que toda a atividade será desenvolvida na própria unidade do Sesc na rua Almirante Tamandaré entre às sete e meia às 10 e meia da manhã.

Além dos exames de saúde, o Sesc vai realizar momentos de orientação e conversa sobre diversos temas. O comentário é da técnica de Saúde e Lazer do Sesc, JOICIANE PAGLIARINI. Ela disse que serão orientações sobre os benefícios do azeite de oliva, a prevenção do câncer de mama e também sobre a importância de um diagnóstico precoce da doença. JOICIANE explicou que apesar de ter o foco voltado ao Outubro Rosa, os homens e crianças também podem participar da ação. A profissional lembrou que para participar é necessário comparecer na unidade em jejum e munido de documento com foto. A expectativa é que mais de 100 exames sejam realizados neste sábado no município.

A Festa da Cultura foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira na praça Walnir Botaro Daniel. Nesta quarta-feira, a programação contou com mostra de danças, feira de artesanato, exposição de livros e lanches. Uma das principais atrações da noite foi a apresentação da banda municipal de Tunapolis. Um bom público prestigiou a noite de abertura da Festa da Cultura. Além disso, as etnias comercializaram lanches típicos durante toda a noite. A programação do evento prossegue até o próximo sábado. As fotos da noite de abertura estão no portal da Peperi na internet.

As atividades da Festa da Cultura de 2019 serão retomadas as sete horas da noite de hoje na rua coberta da praça Walnir Botaro Daniel. Hoje é a noite das Etnias, Folclore e Tradição Gaúcha. O evento vai contar com a participação das etnias Alemã, Italiana e Afrodescendente. As sete horas da noite começa a feira do artesanato e exposição de livros, com a presença de escritores locais. A programação de hoje também prevê apresentações artísticas no palco que foi montado no final da rua coberta, na esquina com a rua La Salle.

O segundo festival da canção Canta São Miguel começa nesta sexta-feira com a participação de 45 inscritos. Os ensaios para as apresentações vão acontecer em dois horários, as nove horas da manhã e a uma e meia da tarde. As eliminatórias estão marcadas para as sete horas da noite. De acordo com o secretário de Cultura, CARLOS CHAVES, os calouros estão divididos em quatro categorias: infantil, infanto-juvenil, adulto e especial. Os vencedores vão receber premiação em dinheiro, troféu e um curso de inglês. Ao todo, são quase dez mil reais em prêmios. A final do festival vai acontecer no sábado à noite.

A câmara de vereadores de Descanso decidiu continuar com os trabalhos da comissão processante aberta contra o prefeito SADI BONAMIGO. De acordo com o presidente da comissão, JHONI ZORTÉA, o grupo analisou o pedido de abertura do processo de cassação e a defesa prévia apresentada pelo prefeito. Ele disse que a decisão foi pela continuidade dos trabalhos. A denúncia diz respeito a irregularidades cometidas no processo de licitação para compra de sêmen pela secretária de Agricultura em 2017. Além disso, a comissão também aceitou o pedido da defesa do prefeito e afastou o relator JULIANO KASPER da relatoria do processo. A alegação foi de que o vereador tem desavenças pessoais com o prefeito. Houve um sorteio para definir o novo relator. O sorteado foi o vereador do PT, mesmo partido do prefeito, MARIO PISSAIA.

As obras de restauração e adequação de capacidade da BR 282 estão em ritmo lento. A afirmação é do engenheiro responsável pelo Dnit na região, DIEGO DA SILVA. Ele disse que a empresa contratada pelo governo está executando apenas trabalhos pontuais e complementares, como por exemplo, as drenagens e instalação de cercas e sarjetas as margens da rodovia. DIEGO explicou que as obras na pista, como por exemplo a construção da terceira faixa, estão paradas. De acordo com ele, a empresa só vai abrir novas etapas quando os valores estiverem garantidos. A preocupação do DNIT é que a falta de recursos pode levar a paralisação de novas frentes de trabalho. Por isso, as obras só devem voltar ao ritmo normal quando os valores do orçamento para a BR 282 estiveram realmente assegurados.

O Dnit tem seis milhões de reais em caixa para pagar as obras de revitalização da BR 282. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo engenheiro responsável pelo Dnit na região, DIEGO DA SILVA. O valor, de acordo com ele, é suficiente apenas para alguns serviços que serão executados pela empresa, mas não garante a retomada efetiva dos trabalhos na rodovia. A obra está orçada em 158 milhões de reais e, desse total, apenas 14 milhões já foram pagos. DIEGO disse que apesar da mobilização de lideranças e de deputados da região e do anúncio da liberação de emendas, o dinheiro ainda não está disponível para o Dnit. Ele espera que o empenho dos valores deve ocorrer até o final do ano para pagar o que foi executada e dar andamento às obras. Para o ano que vem, não há nenhuma informações sobre o valor que será destinado para o projeto da BR 282.

O engenheiro responsável pelo Dnit na região, DIEGO DA SILVA, também se manifestou nesta quarta-feira sobre o pedido de retirada imediata das lombadas eletrônicas e radares da avenida Willy Barth. Ele disse que existe um acordo entre a prefeitura de São Miguel do Oeste e a superintendência do Dnit de Florianópolis. Ficou acertado que o Dnit repassou a gestão dos equipamentos de controle de velocidade e, em contrapartida, o município fica responsável pela manutenção da via. Ele explicou que a indicação do vereador VAGNER PASSOS será encaminhada para a superintendência do órgão. DIEGO manifestou uma preocupação com o risco que a retirada das lombadas poderia trazer para o trânsito.

A assessoria de comunicação da prefeitura confirmou na manhã de hoje que a prefeitura de São Miguel do Oeste tem uma autorização do Dnit para fazer a gestão dos equipamentos eletrônicos de controle de velocidade na avenida Willy Barth. O documento foi assinado pelo superintendente do órgão em Santa Catarina, RONALDO CARIONI BARBOSA. A autorização teve a vigência prorrogada por mais um ano e vale até março de 2020. Até essa data, por iniciativa do Dnit, deve ser celebrado um convênio sobre essa questão. De acordo com a prefeitura, os equipamentos estão dentro da legalidade e vão continuar em operação na Willy Barth.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste inicia na próxima segunda-feira a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. O trabalho consiste na aplicação da vacina tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola. Na primeira etapa, que contempla crianças de seis meses a menores de cinco anos, a vacina estará disponível até o dia 25 de outubro na Unidade Central de Saúde. O Dia D acontece em 19 de outubro, com atendimento somente no centro, das oito da manhã as cinco da tarde. Na segunda fase da vacinação, de 18 a 30 de novembro, serão imunizados adultos entre 20 e 29 anos. Nesta etapa, o Dia D será em 30 de novembro, data final da campanha. Para qualquer uma das etapas é necessária a apresentação do Cartão SUS e caderneta ou cartão de vacinas.

A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste deve receber amanhã ou segunda-feira um lote da vacina pentavalente para a imunização de crianças com dois, quatro e seis meses de idade. O medicamento está em falta desde o mês de julho e ontem o município recebe a informação de que vai receber uma quantidade de vacinas do Ministério da Saúde. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, ANA ARNOLD, o número de doses será insuficiente para atender a demanda. A secretaria tem uma lista de espera de 130 crianças e a quantidade de vacinas que o município vai receber é menor do que esse número. ANA disse que o lote enviado pelo Ministério de Saúde é de apenas 40 por cento da necessidade do município.

A sala de vacinas vai priorizar a imunização das crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacina pentavalente. A afirmação é da diretora de atenção à Saúde, ANA ARNOLD. Ela disse que entende a preocupação dos pais, mas que como a quantidade de doses é menor do que o número de crianças sem a vacina, será preciso adotar um critério de seleção para definir quem será imunizado. ANA explicou que a saúde vai respeitar a fila de espera de acordo com a idade e o número de doses que a criança já recebeu.

A Polícia Civil de Itapiranga prendeu, nesta quarta-feira, um homem condenado pelos crimes de ameaça e lesões corporais decorrentes de violência doméstica. O homem, de 52 anos, foi conduzido até e Delegacia de Polícia e encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Também nesta quarta-feira, a Polícia Civil fez uma apreensão de arma de fogo na Linha Conceição, interior de Itapiranga. A arma apreendida é uma espingarda calibre 36, sem a devida documentação de registro. O suspeito, que já se encontra preso, será investigado também pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Duas pessoas ficaram feridas em uma colisão nesta quarta-feira no bairro Agostini. O acidente aconteceu por volta das cinco e 45 da tarde na rua Oiapoc, proximidades do campus da Unoesc. A batida envolveu uma Fiorino e uma moto. Os dois ocupantes da moto ficaram feridos. O condutor da motocicleta foi socorrido pela equipe do Samu e o caroneiro foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Os dois foram levados ao Hospital Regional do Extremo-oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.