ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 03/10/2019

GLOBO EM FOCO – 030919

-CONCLUSÃO DA VOTAÇÃO DA PEC DA PREVIDÊNCIA PODE FICAR PARA O FINAL DO MÊS

-SANTA CATARINA RECEBE 11 MIL DOSES DA VACINA PENTAVALENTE

-ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR OCORRE DOMINGO

-SETOR LEITEIRO ENFRENTA MOMENTO DE ESTABILIDADE DE PREÇO E PRODUÇÃO

-VEREADOR COBRA REVITALIZAÇÃO DA RODOVIA DE ACESSO A SÃO JOÃO DO OESTE

-MÉDICO ALERTA PARA CUIDADOS COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

-RAIO ATINGE FÁBRICA DE MÓVEIS EM SJCEDRO

-POLÍCIA CUMPRE DOIS MANDADOS DE PRISÃO E APREENDE ARMA DE FOGO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

A passagem do tufão Mitag, que provocou fortes ventos e chuvas, deixou nove mortos na Coreia do Sul nas últimas horas, anunciaram as autoridades locais. O balanço de vítimas pode aumentar porque muitas pessoas são consideradas desaparecidas. Na região sul do país foram registradas inundações e deslizamentos de terra durante a noite. A cidade portuária de Busan foi uma das mais afetadas: mais de mil casas foram destruídas ou muito danificadas e mil e 500 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas.

O primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON, enviou nesta quarta-feira à União Europeia uma nova proposta de acordo sobre o Brexit, que prevê "suprimir" a salvaguarda elaborada para evitar uma fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte. Esse backstop, considerado indispensável pelos europeus, é o principal ponto de discórdia entre as partes. O premiê britânico afirmou que essa é sua oferta final e que o Reino Unido deixará o bloco no final deste mês com ou sem um acordo.

O presidente de Honduras, JUAN ORLANDO HERNÁNDEZ, recebeu milhões de dólares em subornos de traficantes de drogas, inclusive do mexicano JOAQUÍN "EL CHAPO" GUZMÁN. A afirmação foi feita nesta quarta-feira pelo promotor de Nova York, JASON RICHMAN. No início da noite, o presidente HERNANDEZ disse que a acusação é "100 por cento falsa, absurda e ridícula", segundo a agência Reuters. A acusação foi feita no início do julgamento de JUAN ANTONIO "TONY" HERNÁNDEZ, irmão do presidente hondurenho, em um tribunal de Manhattan. Ele está sendo acusado de homicídio, tráfico de drogas, posse ilegal de armas de fogo e de mentir para as autoridades.

O presidente JAIR BOLSONARO pediu nesta quarta-feira, a integrantes do Ministério Público Federal, para que, se detectarem alguma irregularidade, informem o governo antes de tomarem alguma medida judicial. O pedido foi feito na cerimônia de posse do procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS. A cerimônia de posse do novo chefe do Ministério Público Federal foi marcada pela troca de afagos entre ele e o presidente que o indicou. ARAS foi escolhido pelo presidente mesmo estando fora da lista tríplice eleita pela categoria. Em seu discurso, BOLSONARO disse que foi "amor à primeira vista". ARAS defendeu um "Ministério Público atuante, mas responsável" e também citou o enfrentamento à corrupção como uma prioridade.

O Supremo Tribunal Federal adiou o julgamento que definirá em quais situações pode haver anulação de sentenças de processos em que há réus delatores e delatados. O julgamento estava previsto para a sessão desta quinta. Não há nova data para apreciação do tema. Nesta quarta, os ministros decidiram por sete votos a quatro que as alegações finais de réus delatores têm de ser apresentadas antes das alegações dos réus delatados, a fim de se assegurar o amplo direito de defesa. Nos processos da Operação Lava Jato, delatados e delatores apresentaram as alegações ao mesmo tempo, o que, em tese, pode levar à anulação das sentenças.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, afirmou nesta quarta-feira que a conclusão da votação da reforma da Previdência poderá ficar para a segunda quinzena de outubro. Inicialmente, ALCOLUMBRE havia dito que a Proposta de Emenda à Constituição que altera as regras de aposentadoria seria votada entre o dia primeiro e o dia 15 deste mês. Mas, com o atraso na tramitação, o senador admitiu que o prazo pode mudar. O plenário do Senado concluiu nesta quarta a votação em primeiro turno da PEC. Esse tipo de proposta, porém, precisa passar por duas votações tanto na Câmara quanto no Senado

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto do deputado SÉRGIO MOTTA que prevê multa para quem aplicar trotes nos órgãos de emergência. Entre as regras estão advertência e multas de até 500 reais. As ligações passíveis de punição seriam as feitas ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência, ao Centro de Operações da Polícia Militar , ao Corpo de Bombeiros, as delegacias de polícia e para a Defesa Civil. Segundo o autor, uma lei criada em 2010 já estabelecia punições para este tipo de crime, mas as alterações vão garantir que as punições fiquem mais rígidas. Agora, a matéria segue para a sanção do governador CARLOS MOISÉS.

Santa Catarina registrou 42 homicídios no mês de setembro. De acordo com o Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial, o número é o menor para o mês de setembro dos últimos 10 anos. Em 2009, o estado teve 44 assassinatos no mês de setembro. De acordo com o presidente do Colegiado e comandante-geral da Polícia Militar, coronel ARAÚJO GOMES, a redução dos números é uma tendência esperada. Nos nove primeiros meses do ano, o estado de Santa Catarina teve queda nos números dos principais crimes, como homicídios, latrocínios, roubos e furtos na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, já foram realizadas mais de 300 operações policiais e mais de mil pessoas foram presas.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira que o Estado recebeu 11 mil doses da vacina pentavalente, que combate de uma só vez cinco doenças diferentes. O repasse foi feito pelo Ministério da Saúde, no dia primeiro de outubro. A vacina é importada e comprada pelo governo federal. Apesar do envio das doses, a Dive-SC informou que o estoque que chegou ainda não é suficiente para dar conta da demanda do Estado. Até o mês de abril, eram entregues cerca de 30 mil doses por mês. A partir de maio, o governo federal reduziu pela metade o envio das vacinas. Em julho, a entrega foi interrompida por completo, causando desabastecimento nas unidades de saúde.

Óleo derramado na ITG 070 gera preocupação. O problema foi constatado na manhã de hoje na ITG 070, próximo a Estância Seu Chico, na localidade de Laranjeira. A guarnição dos bombeiros estiveram no local e lavaram a pista. Também foi colocado serragem. Devido à chuva a pista continua escorregadia. Os bombeiros alertam os motoristas para terem cuidado e evitarem acidentes.

Eleição do Conselho Tutelar em São João do Oeste terá voto em papel. Município não foi contemplado com urna eletrônica para a eleição deste domingo. Conforme a presidente do CMDCA, TELMA CORTE, a votação vai ocorrer no Lar do Idoso no período das oito horas às 17 horas. Apenas cinco candidatos foram oficializados para cinco cargos. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, a eleição é necessária, pois o candidato pode ter a rejeição do público conforme estabelece no edital, no caso de não receber nenhum voto. TELMA CORTE explica que possuem direito ao voto os eleitores que realizaram o recadastramento biométrico e residir no mímico três meses no município. Informa ainda que o número do candidato estará exposto com o nome no local de votação. Os eleitores precisam apresentar documento de identificação com foto.

Primeiro dia deste mês foi o mais quente de todos os dias de outubro em 85 anos. A informação é de WOLFGANG JOHANNES LENGERT, conhecido como Homem do Tempo, morador de linha Presidente Becker, interior de Itapiranga. WOLFGANG está dando sequência ao trabalho já realizado pelo seu pai BRUNO LENGERT, de coleta e análise diária de informações relacionadas ao comportamento do tempo. No fim do ano, esse trabalho completa 85 anos. Nesta terça-feira, primeiro de outubro, WOLFGANG registrou uma temperatura de 39,4º graus Celsius, no horário das 16h30. Segundo anotações feitas nestas mais de oito décadas, o primeiro dia deste mês foi o mais quente de todos os dias de outubro em 85 anos. Outro dado interessante, é que a umidade relativa foi de apenas de 10% às 16 horas de terça-feira, sendo o dia mais seco já registrado na nossa região.

Setor leiteiro enfrenta momento de estabilidade no mercado e na produção. Conforme o administrador da Cooperativa da Micro Bacia do Lajeado Perau de Tunápolis, JANDIR WESCHENFELDER, o setor leiteiro vem há alguns meses enfrentando um mercado bastante retraído, mesmo nos meses de inverno, em que normalmente ocorre uma melhora no preço. Ele afirma que essa melhora até foi registrada, mas pequena em comparação aos anos anteriores. O administrador ressalta que historicamente o consumo do leite diminuiu nas épocas mais quentes do ano. Por outro lado, com a saída das pastagens de inverno, que tendem a reduzir a produção, JANDIR comenta que a expectativa é pela melhora dos preços. O administrador lembra que a cooperativa continua investindo na ampliação de sua estrutura, desta vez em estocagem e linha de produção.A Comilp abrange produtores de Tunápolis, Itapiranga, Iporã do Oeste e Santa Helena.

Tunápolis terá programação especial para o dia das crianças. Conforme a secretaria de educação, ANGELITA BOURSCHEID, para a semana das crianças cada escola está organizando uma programação interna, que terá entre as atividades cinema, piquenique e brinquedos infláveis. Para o dia 12, a secretária destaca que está sendo organizada junto com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes uma programação especial para todas as crianças com brinquedos infláveis e lanche. Será disponibilizado transporte escolar no interior, com roteiros e horários que ainda serão divulgados pela secretaria. ANGELITA cita que o objetivo é oferecer um dia especial em comemoração ao dia das crianças, com atividades ao ar livre e o envolvimento das famílias. A programação será realizada nos pavilhões da Efacitus e ginásio municipal.

Em função de serem necessários ao menos dez candidatos titulares e suplentes, a presidente explica que no dia sete de outubro, um dia após a eleição, será reaberto o edital para mais cinco vagas reserva. Para essas vagas, será realizado novamente todo o processo de inscrição, formação, prova e eleição. Segundo a psicóloga e presidente do CMDCA, caso não haja interessados nesse novo edital, esse processo irá se repetir até que o município preencha as vagas dos suplentes. TELMA CORTI avalia que uma das dificuldades para preencher as vagas é o mito que ainda existe em relação à função exercida pelos conselheiros, considerada de muita importância e responsabilidade, assim como a de qualquer profissional que atua na proteção e no contato com pessoas. Para a eleição deste ano o edital também prevê algumas exigências a mais aos candidatos, como ensino médio completo, além de um processo mais longo até a eleição, como capacitação e prova.

Seminário sobre gestão empresarial e perspectiva para o mercado de trabalho promove troca de experiências entre empresários e estudantes de Tunápolis. O evento foi realizado na manhã de hoje, na escola Padre Balduíno Rambo. Segundo o assessor de direção e coordenador do ensino médio inovador, VIANEI HAMMERSCHMITT, o objetivo desse trabalho é promover uma reflexão a cerca dos desafios da gestão empresarial, tanto de empresas da cidade como do campo. Além do ensino médio, o projeto envolve alunos do nono ano. O assessor de direção enfatiza que por meio das atividades a escola também pretende promover oportunidades e disponibilizar conhecimento para que os estudantes se definam quanto à profissão que pretendem exercer.

O seminário iniciou com palestra da empresária de Tunápolis SILA SPIES SCHROEDER, que fez uma abordagem geral e dinâmica sobre a gestão empresarial. Na sequencia houve a fala do empresário BENÍDIO SCHNORRENBERGER, tendo como temática as ferramentas de gestão e desafios dos empreendedores. O empresário SIDINEI ROYER também fez uma fala sobre inovação dos processos industriais. Segundo o assessor de direção, todas as palestras tiveram espaço para perguntas e colocação dos estudantes. VIANEI HAMMERSCHMITT enfatiza que a escola tem modificada a sua metodologia de trabalho e ação, com foco em conteúdos mais práticos. Em outro momento os estudantes realizaram estágio em empresas, do qual, as experiências também foram compartilhadas em seminário. Ainda para novembro está prevista uma atividade de prestação de serviço comunitário.

Aplicativo e disponibilidade do transporte coletivo de ônibus chegam à região oeste do estado. A exemplo do Uber, um aplicativo para transporte de passageiros com carros, surge o Forbus que é um aplicativo para o transporte coletivo para ônibus. Conforme o sócio proprietário da empresa Santa Helena Turismo, ARLI MARCONATTO, o aplicativo ainda está em fase de testes e deve estar disponível para ser baixado do celular a partir dos próximos dias. Ele explica que após baixar o aplicativo, é necessário fazer o cadastro e o passageiro poderá escolher e comprar as passagens para as viagens de ônibus que estarão disponíveis. MARCONATTO enfatiza que a previsão é que a partir de novembro sejam disponibilizadas as primeiras viagens por meio do aplicativo, com as linhas de Chapecó a Florianópolis, de Florianópolis a Porto Alegre, Florianópolis a Curitiba, e também os trajetos inversos para estas cidades, e Florianópolis, Curitiba a São Paulo.

Para o empresário do transporte coletivo, o aplicativo Forbus não representa o fim das linhas de transporte convencionais da nossa região, pois esta é uma tendência de mercado. Muitas empresas responsáveis por estas linhas inclusive já estão aderindo ao aplicativo. ARLI MARCONATTO avalia que o principal benefício ao consumidor será a redução nos custos das passagens para viagens com ônibus. A expectativa é que os descontos cheguem a 40 e 60% no valor da passagem. O empresário ressalta que para atrair os consumidores serão lançadas promoções, com vantagens, por exemplo, para quem compra passagens para ida e volta ou que indica outras pessoas para aderir ao aplicativo. O Forbus é uma iniciativa de empresários brasileiros do setor de transportes, com base em aplicativos que já estão funcionando em outros países. Até o momento já são mais de 100 ônibus cadastrados para oferecer o serviço.

Lideranças cobram investimento em asfalto no acesso a São João do Oeste. O assunto foi abordado na sessão desta semana do legislativo. O vereador ADEMAR SCHNEIDERS considera que a obra é urgente devido a importância que possui. Salienta que a rodovia SC 496, no acesso a São João do Oeste está em precárias condições. Ele cobra a total revitalização desde a SC 163 até a cidade. A manifestação tem por objetivo sensibilizar a Secretaria de Estado da Infraestrutura e a Bancada do Oeste, formada por deputados que defendem investimentos na região. De acordo com SCHNEIDERS, o pedido é para revitalização completa. Ele avalia que as operações tapa buracos são apenas ações paliativas e sem efeito, pois logo em seguida aparecem novos problemas no asfalto.

O vereador aponta o aumento significativo de veículos de passeios em virtude do crescimento do turismo e também de caminhões pesados em decorrência do parque industrial. ADEMAR SCHNEIDERS também considera que o crescimento do agronegócio justifica investimento por parte do governo do estado em nova pavimentação. O vereador fez a manifestação na sessão desta semana do legislativo e fará encaminhamentos aos órgãos competentes. A rodovia SC 496 tem aproximadamente seis quilômetros da SC 163, na localidade de Beato Roque até a cidade de São João do Oeste. ADEMAR SCHNEIDERS lembra que é o único acesso com pavimentação asfáltica. Segundo o vereador o asfalto possui 20 anos, sendo que a obra foi concluída em 1999.

Doenças alérgicas aumentam movimento em unidades de saúde. Vice-prefeito de Itapiranga, médico FERNANDO GIRARDI, afirma que este é um período crítico do ano. Devido a floração as pessoas portadoras de doenças alérgicas sofrem os efeitos. Informa que as unidades de saúde do município registraram aumento significativo de pacientes nos últimos dias em virtude do pólen e poeira que provocam irritações no aparelho respiratório. O médico observa que as pessoas com tendência de desenvolver Bronquite, Asma e Renite Alérgica enfrentam um período crítico por terem este tipo patologia. Salienta que é normal a procura por atendimento médico, pois apresentam tosse continua e dormem mal resultando na busca de alivio para estes tipos de sintomas.

Problemas de alergia registram aumento nos últimos anos. O médico FERNANDO GIRARDI diz que as doenças alérgicas registram aumento nos últimos anos. Ele aponta como vilão o sistema de climatização dos ambientes de trabalho e residenciais que proporcionam acumulo de fungos e poeira. A orientação médica é para manter um ambiente dentro de casa saudável. Para evitar maiores problemas com crianças é recomendado reduzir os brinquedos e móveis nos quartos. O médico lembra que não se consegue interferir no ambiente externo com a floração, mas nas residências é possível ter cuidados essenciais. O médico também alerta para cuidados em retirar a poeira com pano úmido e não usar a vassoura que apenas espalha pequenas partículas no ar.

Doenças alérgicas podem causar problemas graves. Médico afirma que normalmente são questões fáceis de serem resolvidas. Segundo FERNANDO GIRARDI, é compreensível a busca por atendimento médico, pois eventualmente podem acontecer situações graves devido a dificuldade de respirar. O médico diz que os sintomas normais são de irritação nasal e congestão dos olhos que causa incomodo. De acordo com FERNANDO GIRARDI, é grande a demanda por atendimento da nova pediatra. As crianças são atendidas por agendamento. GIRARDI diz que a profissional é qualificada e atenciosa com boa repercussão entre os pacientes.

Aprovada multa para quem passar trote para órgãos de emergência em Santa Catarina. Passou pela Alesc o projeto do deputado SÉRGIO MOTTA, que prevê multa para quem aplicar trotes nos órgãos de emergência. Entre as regras estão advertência e multas de até 500 reais. As ligações passíveis de punição seriam as feitas ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência, ao Centro de Operações da Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, as delegacias de polícia e para a Defesa Civil. Segundo o autor, uma lei criada em 2010 já estabelecia punições para este tipo de crime, mas as alterações vão garantir que as punições fiquem mais rígidas.

Raio atinge fábrica de móveis em São José do Cedro. No final da tarde desta quarta-feira, uma empresa de móveis foi atingida por um raio. A indústria fica localizada no Bairro São Luiz em São José do Cedro. Segundo o responsável pelo local, por volta das 16h40, uma descarga elétrica atingiu o telhado. No momento havia cerca de oito pessoas trabalhando no local e ninguém se feriu. Um dos profissionais que estavam próximo ao local relatou que sentiu uma corrente pelo corpo, mas nada de grave. E o incidente não trouxe maiores prejuízos. Apenas a rede elétrica foi desligada pelos bombeiros, que fizeram uma avaliação e análise do local.

Polícia Civil de Itapiranga cumpre dois mandados de prisão e apreende arma de fogo. As ações foram realizados na tarde de ontem. No interior de Tunápolis foi preso um homem de 43 anos, procurado pela Justiça de Minas Gerais. O homem foi encaminhado para UPA de São Miguel do Oeste. A Polícia Civil também realizou apreensão de arma de fogo na localidade de Conceição, interior de Itapiranga. Os policiais receberam informações de uma vítima de ameaças e realizou a apreensão de uma espingarda calibre 36. O suspeito, que já se encontra preso, será investigado também pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. Já na cidade foi preso um homem de 52 anos, condenado pelos crimes de ameaça e lesões corporais, decorrentes de violência doméstica contra a esposa. O homem foi encaminhado para UPA de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.