ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 03 10 2018

-RECEITA VAI NOTIFICAR 383 MIL CONTRIBUINTES QUE ESTÃO NA MALHA FINA

-REMATRÍCULA DE ALUNOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SC COMEÇA NO DIA 16

-VEREADORES PEDEM MELHORIAS NA PRAÇA BELARMINO ANONI

-URBANISMO VAI FICAR COM MAIOR FATIA DO ORÇAMENTO DE 2019

-POLÍCIA MILITAR TERÁ 350 POLICIAIS DE SERVIÇO NO DIA DA ELEIÇÃO

-DESENTENDIMENTO DE VIZINHOS TERMINA EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-MULHER MORRE ELETROCUTADA EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 90 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O número de mortos após o terremoto seguido de tsunami que atingiram a ilha indonésia de Sulawesi subiu para mil 407. Enquanto equipes de resgate seguem mobilizadas em busca de sobreviventes, nesta quarta-feira, um vulcão situado na mesma ilha entrou em erupção. A Agência Nacional de Gestão de Desastres afirmou que as autoridades acreditam que “o número seguirá aumentando”.

O vice-primeiro-ministro italiano LUIGI DI MAIO defendeu nesta terça-feira a postura inflexível de seu aliado de coalizão sobre a nova meta de déficit orçamentário, apesar da pressão de autoridades em Bruxelas e de parceiros da União Europeia por uma mudança de postura. O governo italiano triplicou a meta de seu predecessor e determinou, na semana passada, uma meta de déficit de dois vírgula quatro por cento do Produto Interno Bruto para os próximos três anos provocando críticas e pedidos de autoridades da Comissão Europeia para que reconsiderasse a medida.

Economistas estimaram que a inflação na Argentina subirá a 44 vírgula oito por cento em 2018. No mês passado, a previsão era de 40 vírgula três por cento. A nova projeção mais negativa está em uma pesquisa do banco central argentino divulgada nesta terça-feira. Os economistas também esperam que o Produto Interno Bruto da Argentina tenha contração de dois e meio por cento, ante estimativa de queda de um vírgula nove por cento no mês passado.

A Secretaria da Receita Federal informou nesta terça-feira que está notificando, por meio de cartas, cerca de 383 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física2018, ano-base 2017, para cobrar débitos no valor de 300 milhões de reais. De acordo com o órgão, os contribuintes, em posse da informação de que há inconsistências em sua declaração do IR deste ano, poderão providenciar a correção, por meio de um processo conhecido como "autorregularização".

Os eleitores denunciaram ao Tribunal Superior Eleitoral 16 mil 169 atos irregulares cometidos pelos candidatos e seus aliados durante o atual período eleitoral, até esta segunda-feira. A maioria das irregularidades denunciadas por meio do aplicativo Pardal foi de propaganda irregular: 11 mil e 19 registros. O Pardal foi lançado pelo TSE em 2016 e atualizado este ano com o objetivo de colocar os cidadãos como fiscais da campanha e protagonistas do combate à corrupção eleitoral.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu arquivamento do inquérito aberto a partir das delações da Odebrecht para investigar o ministro da Agricultura, BLAIRO MAGGI do PP e o deputado ZECA do PT de Mato Grosso do Sul. O pedido de arquivamento será analisado pelo ministro LUIZ EDSON FACHIN, responsável pelos casos da Operação Lava Jato no Supremo. Segundo o parecer da Procuradoria, o inquérito foi aberto para apurar se MAGGI e ZECA do PT receberam vantagens indevidas na campanha de 2006 e se, em troca, teriam atuado para beneficiar a Odebrecht. RAQUEL DODGE disse que não foram encontradas provas contra os políticos.

Está em tramitação na Secretaria da Casa Civil do estado um projeto da PM para a regulamentação dos colégios militares de Santa Catarina. A expectativa do comando-geral é que ele vá em para a Assembleia Legislativa depois que as atividades no forem retomadas. Atualmente há uma decisão judicial que determina o fim das cotas para filhos de policiais e professores das escolas militares. Antes de lançar o edital para as vagas de 2019, a PM vai esperar pela definição sobre o projeto ou o julgamento do mérito da ação judicial que tramita em Florianópolis.

O prazo para rematrícula dos alunos da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2019 será de 16 a 19 de outubro e deverá ser feito pela internet para todas as turmas da Educação Básica e Centros de Educação Profissional. A informação foi divulgada nessa terça-feira pela Secretaria de Estado da Educação. Os pais e responsáveis devem fazer a rematrícula preenchendo o formulário específico que estará disponível na internet somente no período específico. A pasta da Educação informou ainda que o endereço eletrônico pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou smartphone.

A Procuradoria Regional do Trabalho da décima segunda Região, em Florianópolis, entrou com uma ação na Justiça contra a Havan. O motivo foi a divulgação de vídeos, nas redes sociais, em que o empresário LUCIANO HANG teria pedido votos para JAIR BOLSONARO do PSL aos funcionários. Para o Ministério Público do Trabalho, a empresa teria ferido os direitos dos trabalhadores “à intimidade, igualdade e liberdade política”. O órgão pediu à Justiça, em caráter liminar, que o empresário abstenha-se de atitudes que possam “coagir, intimidar ou influenciar” o voto de seus empregados, e que divulgue em comunicado por escrito e em vídeo, aos funcionários, sobre o direito de escolherem livremente seus candidatos.

As inscrições do Processo Seletivo Especial e do Vestibular da Unoesc seguem abertas até segunda-feira.As vagas são para 39 cursos, 30 deles estão dentro do Processo Seletivo que prevê apenas a seleção dos candidatos com base na média do histórico escolar do ensino médio ou pela nota da redação do Enem. O processo seletivo não cobra taxa de inscrição. A relação dos candidatos classificados na primeira etapa será divulgada até o dia 14 de novembro, no site da Unoesc.

Os outros nove cursos serão oferecidos através do vestibular do sistema Acafe. A prova será realizada no dia 18 de novembro e a divulgação dos resultados está prevista para dia cinco de dezembro.

A CDL de São Miguel do Oeste vai realizar no dia 18 deste mês o Simpósio executivo de vendas para o comércio local. De acordo com o diretor de aperfeiçoamento empresarial da entidade, IVANDRO SPENGLER, cerca de 400 ingressos já foram vendidos. O evento vai acontecer no centro cultural da Unoesc. O simpósio terá duas palestras. Uma delas é sobre metodologia e técnicas para aumentar as vendas com WILLIAM CALDAS. A outra é com DANIELA AUGUSTA sobre a experiência do cliente em uma negociação. Os ingressos para o simpósio, com preços diferenciados para grupos, podem ser adquiridos na sede da CDL.


O prazo para adequação dos passeios públicos as normas de acessibilidade termina no final de dezembro para os moradores do centro da cidade. Na última semana, a CDL e a Câmara Setorial de Materiais de Construção realizaram um workshop sobre o padrão que dever ser seguido pelos proprietários dos imóveis. A palestra sobre o tema foi ministrada pelo responsável pelo setor de engenharia da prefeitura, CHARLES DALL ORSOLETTA. De acordo com o coordenador da Câmara Setorial, TIAGO SABEDOTT, participaram do encontro profissionais de fábrica de paver e lajotas, pedreiros, representantes de lojas, engenheiros e arquitetos. O objetivo do encontro foi levar conhecimento e tirar as dúvidas sobre as calçadas padrão.

Ainda existem construções de passeios feitas de forma errada na cidade. A afirmação é com o coordenador da Câmara Setorial, TIAGO SABEDOTT. Ele disse que o encontro da última semana serviu para divulgar o modelo correto de passeio público que deve ser seguido pelos moradores. Os principais pontos abordados no workshop sobre instalação de passeios acessíveis foram inclinações, para que e para quem servem os passeios e os materiais que devem ser utilizados. SABEDOTT disse que o evento foi muito produtivo porque reuniu as três classes que estão envolvidas no processo de construção das calçadas: quem produz, quem projeta e quem constrói as calçadas.

A câmara de vereadores mirins realizou nesta terça-feira a sessão ordinária do mês de outubro. Os estudantes discutiram vários temas e apresentaram pedidos para ampliação e compra de equipamentos para escolas e investimentos na sinalização de trânsito. DANIEL GASPERIN solicitou que a prefeitura finalize o projeto de ampliação da Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira. Já GABRIEL PRADO DE MOURA pediu a compra de um aparelho multimídia para a Escola Padre José de Anchieta, da Linha Dois Irmãos. GABRIEL MORAES solicitou ao prefeito e ao chefe do Deinfra que providenciem a pintura da faixa de pedestres na BR-163, em frente à Escola Santa Rita. ARTUR CAPRA também pediu mais sinalização nas proximidades do CVE. A próxima sessão da câmara mirim será em novembro.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram a sessão de ontem à noite um pedido de melhorias na praça Belarmino Anoni. A proposta é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA do PT. Ela solicitou que o município faça a instalação de rede de internet wifi e tomadas, além da ampliação do projeto "Casulos Literários" na praça. Outro pedido é o reforço da iluminação no local. MARIA TEREZIA disse que a intenção é atender as reivindicações da população que frequenta a praça para a prática de esportes, lazer, cultura e convívio ao ar livre. O pedido será enviado à secretária de Urbanismo e ao prefeito WILSON TREVISAN.

A câmara de vereadores aprovou em segundo turno o projeto de lei que dispõe sobre os critérios de preenchimento e da transparência de informações na distribuição das vagas de educação infantil do município. A proposta é de autoria do vereador do PSD, EVERALDO DI BERTI e foi aprovado pela maioria dos vereadores. MARIA TEREZA CAPRA do PT votou contra a matéria. A proposta estabelece 12 critérios que devem ser observados pelo município para o preenchimento das vagas nas creches. O texto prevê ainda a publicação da lista dos beneficiados e da relação dos alunos que estão na fila de espera.

A prefeitura de São Miguel do Oeste encaminhou nesta segunda-feira para a câmara de vereadores o projeto de lei do orçamento para 2019. O valor global projetado é de 146 milhões e 800 mil reais. São 22 milhões de reais a mais do que o deste ano. A maior destinação é para os setores de Urbanismo, Educação e Saúde. O executivo também enviou para apreciação dos vereadores a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Revisão do Plano Plurianual. Este é o segundo ano consecutivo em que as três peças são entregues conjuntamente. A câmara de vereadores tem até a última sessão ordinária do ano para votar os três projetos orçamentários do município.

Mais de 20 por cento do orçamento do município para o ano que vem deve ser destinado para a secretaria de Urbanismo. A pasta terá 33 milhões e 700 mil reais. A intenção é investir em melhorias no trânsito e ligações asfálticas entre os bairros. De acordo com ele, a prefeitura tem um boa expectativa para captação de recursos na União e no Estado. Além disso, o município pretende obter um financiamento na caixa econômica federal para efetuar melhorias na mobilidade urbana. O valor do empréstimo deve ser de 15 milhões de reais, sendo que dois milhões serão usados para a nova sede da prefeitura no prédio do antigo Besc.

Para a Educação, o Orçamento 2019 prevê 31 milhões e 600 mil reais, cerca de dois milhões a mais do que este ano.. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, o objetivo é ampliar a oferta de vagas na educação infantil e no ensino fundamental, além de oferecer um aperfeiçoamento de qualidade a equipe. A Saúde deve ficar com 28 milhões e 500 mil reais o que também representa aproximadamente dois milhões a mais do que o valor projetado no orçamento vigente. O objetivo principal é acelerar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de serviços nesta área, ampliando os serviços de média e alta complexidade.

A construção do orçamento levou em conta as demandas apresentadas no programa O Povo Fala. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, o governo está levando a sério as reivindicações da comunidade e incluindo os pedidos no PPA e também o orçamento. TREVISAN disse que outro ponto importante é o aumento do percentual orçamentário destinado aos investimentos.

Apesar da Constituição Federal garantir o direito de voto para os presos e jovens que cumprem medidas educativas, os detentos da Unidade Prisional Avançada não vão participar da votação do próximo domingo. De acordo com o gestor da UPA, ANDRÉ DE OLIVEIRA, a legislação eleitoral prevê que devem ser instaladas seções nos estabelecimentos penais sempre que existirem pelo menos 20 eleitores em cada unidade. Na cadeia de São Miguel do Oeste, apenas nove apenados teriam condições de votar. ANDRÉ disse que como o número é pequena, a instalação de uma sessão eleitoral na cadeia fica invibializada.

Faltando apenas quatro dias para as eleições gerais do próximo domingo, a Polícia Militar definiu o esquema de segurança para o próximo final de semana. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão da PM, coronel MARCELO DE WALLAU, o principal objetivo é a garantia da ordem pública e a segurança das pessoas envolvidas com o processo, sejam eleitores, servidores da justiça ou candidatos. Ele disse que cerca de 350 policiais estarão de serviço já nas primeiras horas da manhã de domingo. A operação vai até o final da comemoração dos candidatos eleitos pela região.

A eleição está bastante tranquila e deve continuar assim no final de semana da votação. O comentário é do comandante do décimo primeiro batalhão da PM, coronel MARCELO DE WALLAU. Ele disse que a corporação vem realizando operações desde a última semana com o objetivo de prevenir crimes eleitorais. Além disso, uma equipe da PM prestou apoio a justiça na verificação de uma denúncia de propaganda irregular em Dionísio Cerqueira. WALLAU comentou que o clima está bastante acirrado nas redes sociais, mas no dia-a-dia não houve nenhum registro de enfrentamento ou situação mais grave na região.

Apesar da tranquilidade da campanha eleitoral até agora, existe uma grande preocupação da Polícia Militar, especialmente para a véspera da eleição. De acordo com o comandante da PM, coronel MARCELO DE WALLAU, na noite de sábado, haverá reforço de policiamento específico para garantir o clima de tranquilidade. Para o domingo, dia da votação, a maior preocupação da Polícia Militar está relacionada a dois problemas bastante comuns na eleição.

Uma briga entre vizinhos terminou em uma tentativa de homicídio no final da manhã desta terça-feira na linha Matão, interior de Descanso. Segundo informações da Polícia Militar, um homem atirou seis vezes contra um casal. Três disparos acertaram o homem de 43 anos. Ele foi socorrido pelos bombeiros e Samu e levado ao Hospital Regional. Ele chegou na unidade por volta da uma da tarde e recebeu atendimento médico. O suspeito de efetuar os disparos fugiu para o meio do mato e não foi localizado pela polícia. A vítima está internada na UTI do Hospital.

A tentativa de homicídio registrada no final da manhã de ontem no interior de Descanso foi motivada por um desentendimento sobre a divisa das propriedades dos envolvidos. A informação é do delegado SANDRO ZANCANARO. De acordo com ele, nos últimos dias, um deles cortou uma árvore e alguns galhos acabaram caindo no terreno do outro, o que motivou uma nova discussão na manhã de ontem. A esposa da vítima relatou, em depoimento ao delegado, que o suposto autor pegou uma arma e começou a disparar contra ela e o marido. A mulher disse que, durante os disparos, estava com o filho de quatro meses no colo. Três tiros atingiram o homem de 43 anos, um no pescoço, um no ombro esquerdo e o terceiro no cotovelo esquerdo. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso.

Uma mulher de 20 anos morreu eletrocutada no final da tarde de ontem no interior do município de Descanso. O acidente aconteceu por volta das três e meia da tarde em uma propriedade rural entre as comunidades de Vorazinho e Taquá. MAIKELI ZANOL sofreu uma descarga elétrica durante um trabalho na propriedade. Ela foi socorrida pelos familiares e levada ao Hospital de Descanso, que confirmou a morte. Ela está sendo velada na casa mortuária da igreja matriz e o sepultamento será às três horas da tarde no cemitério municipal de Descanso.

O Instituto Geral de Perícias de São Miguel do Oeste confirmou na manhã de hoje que a causa da morte de MAIKELI ZANOL foi eletroplessão.Segundo o laudo do IGP, a vítima levou um choque ao encostar em uma máquina de misturar ração. A morte foi provocada pela exposição do corpo a uma carga letal de energia elétrica, de forma acidental. Familiares relataram que a jovem trabalhava na máquina de fazer ou misturar ração e foi encontrada caída no local pelo motorista de um caminhão leiteiro que chegou na propriedade. MAIKELI era casada, tinha uma filha de um ano e meio e completaria 21 anos no próximo dia 27 de outubro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.