ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 03/10/2018

-MORO DIVULGA DELAÇÃO EM QUE PALOCCI RELATA PROPINA AO PT
-SC RECEBERÁ 35% MAIS VOOS CHARTER DA ARGENTINA NO VERÃO
-ALUNOS DA REDE MUNICIPAL ORGANIZAM A FEIRA DO EMPREENDEDOR
-DIA DO IDOSO É COMEMORADO COM FESTAS E PASSEIOS
-CRAS ATENDE 120 PARTICIPANTES NAS OFICINAS DA CIDADE E INTERIOR
-SJCEDRO INVESTE RECURSOS PRÓPRIOS NA AQUISIÇÃO DE AMBULÂNCIA
-PRAZO PARA O CADASTRO AMBIENTAL RURAL É PRORROGADO ATÉ DEZEMBRO
-TEMPORAL DE GRANIZO CAUSA PREJUÍZOS EM RESIDÊNCIAS NA REGIÃO
-PROGRAMA VIZINHO SOLIDÁRIO AJUDA NA PRISÃO DE FORAGIDO
-CAMINHONEIRO MORRE APÓS VEÍCULO CAIR NA RIBANCEIRA NA SC-163

O tempo é de chuva. A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e cinco centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O imunologista molecular e químico japonês TASUKU HONJO, anunciado nesta segunda-feira como vencedor do Nobel de Medicina, disse esperar que o prêmio incentive mais pesquisadores a ampliarem os estudos e continuarem na luta contra o câncer. O pesquisador de 76 anos ganhou o Nobel de Medicina junto com o americano JAMES ALLISON por causa das descobertas "do tratamento contra o câncer pela inibição da regulação negativa do sistema imunológico".

O número de mortos após o terremoto seguido de tsunami na ilha de Sulawesi, na Indonésia, subiu para mil 234. O dado foi atualizado pelas autoridades nesta terça-feira. As buscas por sobreviventes prosseguem em Palu e em Donggala, as duas cidades mais atingidas pela tragédia. Há 799 pessoas feridas gravemente internadas em vários hospitais. A catástrofe ainda deixou 59 mil deslocados.

Uma estimativa da Organização das Nações Unidas divulgada nesta segunda-feira aponta que pelo menos um milhão e 900 mil de pessoas deixaram a Venezuela desde 2015, fugindo da crise econômica e política que o país atravessa. Esse contingente se dirigiu, principalmente, para outros países da América do Sul como Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Segundo a ONU, a população venezuelana está asfixiada por uma crise econômica caracterizada pela hiperinflação, pobreza, falta de serviços públicos e escassez de artigos de primeira necessidade, especialmente remédios e alimentos.

O juiz SERGIO MORO decidiu nesta segunda-feira retirar o sigilo de parte da delação premiada do ex-ministro ANTONIO PALOCCI. Em 12 páginas assinadas pelo réu, ele narra suposto esquema de corrupção durante os governos do PT. O depoimento de PALOCCI contendo as denúncias ocorreu em 13 de abril de 2018. Ele afirmou que houve desonestidade em toda a estrutura do PT e entre todas suas lideranças. PALOCCI diz que as empresas contratadas para serviços na Petrobras "destinavam cerca de três por cento dos valores dos contratos de publicidade ao PT através dos tesoureiros e que LULA sabia de tudo. Ele afirmou ainda que 90 por cento das medidas provisórias dos governos do PT tinham propina e que as campanhas de 2010 e 2014 de DILMA custaram um bilhão e 400 mil, mas a declaração oficial ao TSE foi de apenas 500 milhões.

A defesa do ex-presidente LULA afirma que o ex-ministro ANTONIO PALOCCI "mentiu" em delação premiada para "obter generosos benefícios". A delação foi tornada pública nesta segunda-feira pelo juiz federal SÉRGIO MORO. A ex-presidente DILMA ROUSSEFF também se manifestou. Ela questionou o fato de a delação ter sido divulgada a seis dias do primeiro turno das eleições presidenciais. Ela disse que PALOCCI "inventa" ao dizer que as duas campanhas de DILMA à Presidência arrecadaram um bilhão e 400 milhões. No Twitter, a presidente do PT, GLEISI HOFFMANN, disse que a divulgação para imprensa parte da delação de PALOCCI é mais uma ação política do juiz MORO para destruir LULA.

A produção industrial brasileira caiu zero vírgula três por cento em agosto frente ao mês anterior. O dado foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. A queda foi puxada pelo setor de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis. Trata-se da segunda queda mensal seguida, o que não acontecia desde o final de 2015. Já na comparação com agosto do ano passado, a indústria cresceu dois por cento, terceiro resultado positivo consecutivo. No acumulado no ano, a indústria tem alta de dois e meio por cento.

A secretaria Estadual de Educação confirmou nesta segunda-feira as datas do calendário escolar de 2019. As aulas da rede estadual de ensino no ano que vem vão começar em 11 de fevereiro e encerrar em 16 de dezembro. O recesso das aulas nas mil e 73 escolas da rede ficou marcado para o período de 15 a 28 de julho. Os calendários das redes estadual e municipal também devem ser alinhados para facilitar o transporte escolar e a formação dos profissionais da educação que trabalham em ambas.

Foi apresentado nesta segunda-feira o projeto de engenharia e o estudo ambiental simplificado para a recuperação da faixa de areia da praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Florianópolis. A obra, com previsão para iniciar no segundo semestre de 2019, já que depende de licenças ambientais, será executada num prazo de quatro meses e foi orçada em 15 milhões e 800 mil reais. Segundo o prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO, a alimentação artificial da praia de Canasvieiras é necessária em função de dois problemas: erosão com ação das ondas nas construções da orla e falta de areia para lazer.

Tanto a Argentina quanto o Brasil estão com economias abaladas, em crise, mas a expectativa é de que Santa Catarina vai receber número expressivo de visitantes do país vizinho na próxima temporada. O governador EDUARDO MOREIRA e o ministro do Turismo, VINÍCIUS LUMMERTZ, participaram ontem da abertura oficial da tradicional Feira de Turismo de Buenos Aires, quando foram recebidos pelo ministro do Turismo da Argentina, GUSTAVO SANTOS. Conforme o governador, apesar das dificuldades econômicas, até semana passada tinha sido registrado um acréscimo de 35 por cento nas solicitações de voos charter argentinos ao Estado frente ao mesmo período do ano passado.

Alunos da rede municipal preparam a Feira do Empreendedor. Conforme a secretária de Educação de SJCedro, CÉLIA TOIGO, o evento acontece dentro do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos que está sendo desenvolvido desde agosto no Cemeg e Cebem. Segundo a secretária, os alunos de cada turma do primeiro ao nono ano são estimulados a desenvolver atitudes empreendedoras e que acabam por envolver a família também. CELIA esclarece que cada ano possui um tema a ser trabalhado. Alguns estudam e desenvolvem brinquedos, outros chás, há turmas investindo em temperos, reciclagem e melhorias na escola. Eles estão organizando os produtos e cultivando outros para o evento que ocorre mês que vem no clube cedrense . Além de mostrar as mercadorias o objetivo é que as equipes se ajudem com a demonstração e venda, com cooperação. A secretária comenta que intenção é valorizar estes experimentos para que as crianças e jovens continuem acreditando nas ideias e criatividade.

Dia do Idoso é comemorado com programações especiais neste mês. A coordenadora do centro dos idosos de SJCedro, GESSI GHELLER destaca que a intenção é valorizar estas pessoas que atuaram de forma pioneira no município e agora participam dos encontros de confraternização. Ela afirma que hoje a na quinta-feira acontecem os encontros normais de ambos os grupos, mas amanhã ocorre a uma festa especial reunindo todos eles. O matiné terá som ao vivo e algumas atrações especiais. Na quarta-feira da semana que vem os idosos também participam de uma festa na Oktoberfest de Itapiranga. No dia 24 acontece uma palestra falando da saúde, autoestima e sexualidade na terceira idade. GESSI revelou que a administração está organizando ainda para este mês um passeio para o Balneário de Pratas, em São Carlos. A data ainda depende da confirmação dos termas.

Encontrão dos idosos de Palma Sola também acontece amanhã. O secretario do setor social, IVANOR DE MOURA afirma que a recepção começa às 9 horas da manhã no centro de convivência. Neste dia acontece uma palestra show, almoço a base de churrasco e matiné animado pelo grupo de gaiteiros de SJCedro. Os oito músicos farão apresentações tradicionalistas. O secretário lembra que o evento é em homenagem aos seis grupos de idoso de Palma Sola. MOURA destaca que são quase 500 participantes que estão sendo aguardados para a festa. Segundo o secretário, além das programações, a administração busca formular políticas públicas de assistência para estas pessoas, pois a quantidade de idosos cresce a cada ano.

Conselho Municipal dos Idosos de Princesa se reunirá nesta semana. A informação é da secretária, MÉRI LUCIA BOLIGON. Ela confirmou que a reunião acontecerá na sexta-feira, a partir das 9 horas da manhã no CRAS. Estarão sendo debatidos assuntos pertinentes aos encontros da melhor idade; jogos de final de ano e a roda de conversa sobre a política do idoso que acontecerá em Chapecó no mês de novembro, além de assuntos gerais do setor. A secretária enfatiza que a reunião do Conselho dos Idosos ocorre a cada sessenta dias e todos os membros estão sendo convocados.

Municípios mantêm programas sociais sem contrapartida do Estado. De acordo com o secretário da assistência social de SJCedro e presidente do colegiado da Ameosc, ALEXANDRE VOGT, grande parte dos serviços ofertados são pagos em parceria entre prefeituras e estado ou governo federal. Lembra que existem programas financiados por outras esferas como o Bolsa Família, e alguns que precisam da divisão de valores. Porém, os municípios não estão recebendo depósitos para atender a demanda. Ele cita o caso dos benefícios eventuais. VOGT destaca em até setembro não houve nenhum repasse. Essa ajuda de custo serve ainda para pagamento de funerais e de famílias atingidas por incêndio ou alagamento. Ele explica que a secretaria de estado recentemente sinalizou que faria o pagamento e as equipes chegaram a enviar a documentação para comprovar os gastos, mas, o dinheiro não foi liberado. ALEXANDRE afirma que a medida encontrada para diminuir as despesas foi reduzir reuniões do bolsa família para manter os auxílios emergenciais. Neste ano 114 famílias já receberam cestas básicas das 120 licitadas para o ano inteiros.

Cras consegue manter público assíduo nos programas oferecidos em SJCedro. O secretário do setor social, ALEXANDRE VOGT observa que o objetivo tem sido atingido com suporte para toda família dentro do serviço do convivência e de fortalecimento de vínculos e na Proteção e Atendimento Integral à Família. Ele percebe ainda que as crianças ingressam nas oficinas com sete anos de idade e continuam as atividades até os 15 anos. São várias opções voltadas a artes, brincadeiras, rodas de conversa, percussão e artes marciais. Os monitores atendem grupos na cidade e no interior, totalizando 120 crianças. Os adolescentes também aprendem a fazer currículos e são cadastrados em programas visando o primeiro emprego. O objetivo é ampliar o serviço no ano que vem para região de Padre Réus e da Linha Peperi.

Município investe recursos próprios na compra de veículo para saúde. Na manhã desta segunda-feira a Secretaria de Saúde de SJCedro recebeu uma nova aquisição. A Gambatto Veículos efetuou a entrega de uma nova Ambulância ao prefeito, PLÍNIO DE CASTRO e o secretário de Saúde, FERNANDO WILL. A entrega também foi prestigiada por funcionários da Unidade de Saúde. O secretário destaca que para a compra foram investidos 160 mil reais de recursos próprios da prefeitura. Havia previsão de emenda que não se confirmou. WILL comenta que desde o ano passado o município está renovando a frota para dar conforto e segurança aos pacientes e motoristas, além de reduzir os gastos de mecânica. A ambulância mais nova do município possui oito anos de uso. São três delas no total. Existe previsão de mais uma ambulância do “tipo A” do governo federal para transporte interno. A mais antiga, que possui dez anos, será leiloada a partir da confirmação da troca. O micro-ônibus que se desloca para SMOeste também completa dez anos de uso e deve ser renovado em breve.

As estratégias do SC Transplantes para aumentar o número de doadores de órgãos estão atingindo os objetivos e tornando o tema mais acessível para as pessoas. A afirmação é da enfermeira CAROLINE GAVA. De acordo com ela, a população ainda tem muitas dúvidas e o trabalho em parceria com os hospitais ajuda a reduzir a resistência que as famílias apresentam para autorizar a doação de órgãos para transplantes. CAROLINE comentou que o número de doadores está aumentado, mas é preciso manter o trabalho de conscientização da sociedade catarinense para o tema.

O número de doadores de órgãos em Santa Catarina aumentou 10 por cento no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a enfermeira do SC Transplantes, CAROLINE GAVA, o estado teve 142 doadores de janeiro a junho contra 128 no ano passado. Ela entende que o dado é muito positivo e que representa um avanço da conscientização das pessoas sobre o tema. CAROLINE comentou que o aspecto mais importante é a pessoa deixar claro em vida que é doadora de órgãos. Isso vai reduzir a dúvida dos familiares que precisam autorizar a captação em caso de morte cerebral. Em cerca de 50 por cento dos casos de morte cerebral, a SC Transplantes recebe a negativa da família para a captação dos órgãos para doação. A enfermeira comentou que apesar do trabalho das equipes e do aumento da conscientização das pessoas, o índice de respostas negativas para doação ainda é alta.

Prazo para o Cadastro ambiental Rural é prorrogado para dezembro. De acordo com o presidente do Sintraf de SJCedro e Princesa, ARNÉLIO NADIN, o prazo já foi modificado diversas vezes com intenção de não prejudicar os agricultores a partir de exigência. Ele afirma que já existem entraves no momento da venda quando o documento é solicitado. Segundo o presidente, o governo estendeu até o final de dezembro o prazo para inclusão de imóveis no CAR. Os produtores que não estiverem cadastrados não terão acesso a crédito rural e isenção de impostos para insumos e equipamentos. Ele acrescenta que todas as propriedades rurais precisam ser cadastradas para que façam parte do programa de regularização e recuperação ambiental de áreas degradadas como prevê a Lei Florestal . ARNÉLIO percebe que algumas famílias temiam multas e problemas e por isso resistiram em fazer o cadastro.

Três áreas específicas são identificadas por meio do CAR. Quem explica é o presidente do Sindicato de Anchieta, VALDECI CELLA. Conforme ele, o cadastro ambiental rural permite identificar áreas de preservação permanente, áreas de reserva legal e áreas de uso restrito. O presidente salienta que o CAR serve como um banco de informações sobre os imóveis rurais reunindo dados, como a delimitação das áreas de proteção, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública. O sindicalista acrescenta que a inscrição no Cadastro Ambiental Rural é obrigatória para todos os imóveis rurais. De acordo com ele, a inscrição é realizada por meio do SICAR, que emite um recibo parecido com a declaração do Imposto de Renda. A orientação do presidente é que os agricultores não deixem para fazer o cadastro na última hora. O prazo segue até fim do ano, mas o recomendado é que os agricultores que ainda não fizeram o cadastro, já comecem a procurar os sindicatos para ficar em dia com o governo.

Dnit inicia recuperação de trecho danificado próximo ao trevo de Guaraciaba. Conforme o engenheiro, DIEGO FERNANDO DA SILVA, o primeiro passo foi possibilitar o escoamento da água acumulada para evitar que a camada asfáltica continuasse deteriorando. Ele explica que o alagamento é fruto do abandono das obras de revitalização, pois a drenagem no local foi obstruída devido aos trabalhos não finalizados na implantação de travessias urbanas. Uma vala foi aberta na tarde de ontem a fim de possibilitar o escoamento da água. O profissional revela que a segunda etapa é a aplicação de massa asfáltica para fechar os buracos. Porém, é preciso a colaboração do tempo, que afeta a produção. DIEGO salienta que não é recomendável a sua aplicação nestas condições devido ao comprometimento na durabilidade. Apesar dos prejuízos causados pelo descaso com a rodovia, o engenheiro ressalta que o excesso de peso continua sendo um dos fatores determinantes para o surgimento de problemas. A água, sob o efeito do tráfego intenso, acelera o processo de degradação, já que está sujeita a um efeito de compressão e descompressão das cargas.

São João do Oeste e Mondaí registram estragos após chuva de granizo. A chuva e os fortes ventos por volta das 17 horas de ontem vieram acompanhados em alguns locais de granizo. Em São João do Oeste vários moradores registraram nas redes sociais a chuva de pedras, que surpreendem pelo tamanho. O temporal atingiu a região de Linha Fortaleza e do Termas São João. Várias casas foram atingidas, galpões e chiqueirões. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, ROGÉRIO GOLIN, os levantamentos estão sendo feitos. Ele pede à quem precise de lonas que procure a Defesa Civil e prefeituras . GOLIN observa que as pedras tinham tamanho de ovos de galinhas e uma delas chegou a cem gramas. Os bombeiros de Itapiranga auxiliam os moradores que tiveram as casas danificadas pelo granizo. Estragos também foram registrados no município de Mondaí. O coordenador orienta cautela para evitar acidentes como queda de telhados. Ele informou que os dados oficiais serão divulgados até quinta-feira.

Polícia informa restrição de venda de bebida alcoólica no dia da eleição. A delegacia regional do Extremo Oeste informou que em todas Comarcas haverá restrição de venda de bebidas alcóolicas no domingo as 6 as 18 horas nos locais de votação e proximidades de até 500 metros.Ainda informa que no sobre os eventos e suspenção de alvarás que autorizam o funcionamento de bares e boates durante o final de semana caberá a cada delegado avaliar as peculiaridades locais. O delegado, ADRIANO BINI destaca que a restrição vale para compreende SMOeste, Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itapiranga e Maravilha. Também para Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Riqueza, Romelândia, Santa Helena, SJOeste, SJCedro, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos e Tunápolis.

Programa Vizinho Solidário ajuda na prisão de foragido da justiça. A guarnição da PM durante a realização das rondas de rotina recebeu a informação às cinco e meia da tarde de ontem, no grupo de aplicativo Vizinho Solidário, de que um possível foragido da justiça estaria residindo na Rua Dona Cecília, no centro de Palma Sola. De imediato a guarnição deslocou até o local e localizou o homem, efetuou sua abordagem, sendo que no momento nada de ilícito foi encontrado, porém em consulta ao Sistema foi constatado que havia um mandado de prisão em desfavor dele. O homem recebeu a informação dos policiais sobre o mandado e a voz de prisão. O detido foi encaminhado Unidade Prisional Avançada de SJCedro.

Condenado por homicídio qualificado é preso em Dionísio Cerqueira. EDER DORNELLES foi condenado a pena de 12 anos de reclusão pela morte de JAIRO BARBOSA GOMES. A prisão foi realizada pela Polícia Civil na tarde de ontem, dando cumprimento a um mandado decorrente de sentença definitiva expedido pelo Judiciário. Após os procedimentos legais o preso foi encaminhado ao sistema prisional. DORNELLES foi condenado em um primeiro momento a pena de 18 anos, pela morte de GOMES, ocorrida em 26 de outubro de 2013. A defesa recorreu e conseguiu reduzir a pena. Conforme os autos, na data dos fatos, ÉDER e outros dois réus que também foram condenados, teriam assassinado a vítima cujo corpo foi encontrado às margens da BR 163, nas proximidades do Salão Comunitário do Bairro Três Fronteiras. Ele foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado pelo emprego de meio cruel, e recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa e porte de arma.

Homens armados são presos após denúncia em Palma Sola. As prisões ocorreram as 19 horas em um estabelecimento comercial na Avenida José Folador.A guarnição recebeu denúncia sobre um homem portando uma arama de fogo e que teria realizado vários disparos no pátio de um posto de combustível. Com o apoio da guarnição de Campo Erê, foi realizada a abordagem no local da denúncia onde encontravam-se cerca de 30 pessoas. Durante os procedimentos foi identificado o homem denunciado que possuía apenas documentos pessoais, celular e chave de veículo. Durante vistoria no carro os policiais encontraram um plástico com 10 munições calibre nove milímetros. Seguindo a abordagem foi revistado outro homem que portava 8 munições calibre 22 e um revólver carregado com 6 munições. Desta forma, foi dada voz de prisão aos autores. Em seguida foi feito uma varredura no pátio do Posto onde localizaram mais 9 estojos deflagrados. Diante dos fatos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de São José do Cedro.

Colisões simultâneas mobilizam bombeiros em SMOeste. A primeira ocorrência foi por volta das 14 horas quando uma colisão traseira, na avenida Getúlio Vargas, envolveu um FordKa, de Belo Horizonte e um Corolla de SMOeste. O motorista do Ka foi atendido pelos bombeiros com dores na coluna. O segundo acidente foi logo depois, por volta das 14h30, envolvendo um ciclista, na Rua São Cristóvão, no Bairro São Gotardo. O homem foi atendido pelos bombeiros sem ferimentos graves. O terceiro acidente aconteceu no cruzamento das Ruas Almirante Tamandaré e Guilherme Missen, próximo ao Hospital Casa Vitta. No local os bombeiros socorreram uma mulher que acabou caindo de uma moto em movimento. Segundo informações, o companheiro dela conduzia o veículo quando, sem querer, acelerou demasiadamente, fazendo com que a moto andasse em apenas uma das rodas. A mulher, que era caroneira, caiu e sofreu escoriações e suspeita de fratura em uma das pernas. Após os procedimentos no local, ela foi conduzida ao Hospital Regional.

Caminhoneiro morre em acidente de trânsito em Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das 9 horas, da manhã desta terça-feira, na SC 163, próximo a cidade de Itapiranga. Um caminhão com placas de Toledo-PR, carregado com pneus descia a serra quando saiu da pista e tombou em uma ribanceira. A cabine ficou completamente destruída e o motorista morreu no local. Equipes dos bombeiros, Samu e Polícia Militar estão no local prestando atendimento. O motorista ficou preso às ferragens. Ele foi desencarcerado por volta das 11 e meia da manhã. O nome e idade da vítima não foram repassados já que a prioridade é comunicar sobre o acidente aos familiares do caminhoneiro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.