-SEGUNDO DIA DE JULGAMENTO NO STF TEM SUSTENTAÇAO ORAL DA DEFESA DE BOLSONARO
-GOVERNO LANÇA APLICATIVO SC FÁCIL COM MAIS DE 500 SERVIÇOS DIGITAIS
-DI BERTI APONTA AVANÇOS NA FEDERALIZAÇÃO DA SC 163
-DEMORA NO ATENDIMENTO NO HOSPITAL GERA RECLAMAÇÃO DE PACIENTE
-MUNICÍPIOS DA REGIÃO POSSUEM AGENDAMENTO DE EXAMES EM ITAPIRANGA
-INADIMPLÊNCIA NO COMÉRCIO DE ITAPIRANGA SUPERA DOIS MILHÕES DE REAIS
-POLÍCIA CONCLUÍ INQUÉRITO DE SEQUESTRO E MORTE DE DUAS PESSOAS
-HOMEM É PRESO PELA OITAVA VEZ HORAS APÓS SER SOLTO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.
A China realizou nesta terça-feira o maior desfile militar de sua história, em uma demonstração do crescente poder bélico e influência geopolítica do país. Durante a cerimônia, o presidente XI JINPING afirmou que o mundo, agora, está diante da escolha entre paz ou guerra. O desfile na Praça da Paz Celestial, em Pequim, marcou os 80 anos da derrota do Japão no fim da Segunda Guerra Mundial. XI chegou ao evento acompanhado do presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, e do líder da Coreia do Norte, KIM JONG-UN. Em discurso para mais de 50 mil espectadores, XI afirmou que o povo chinês “permanece firmemente do lado certo da história” e comentou as tensões globais.
O governo do presidente JAVIER MILEI anunciou nesta terça-feira que passará a intervir no mercado de câmbio argentino. A medida ocorre em meio à queda expressiva do peso frente ao dólar desde a adoção do regime flutuante, em abril. O anúncio foi feito pelo secretário de Finanças do país, PABLO QUIRNO, em publicação no X. Segundo ele, o Tesouro Nacional vai atuar diretamente na compra e venda de dólares para garantir que haja oferta suficiente e evitar movimentos bruscos de desvalorização. De acordo com QUIRNO, o Tesouro Nacional participará do mercado livre de câmbio com o objetivo de contribuir para sua liquidez e bom funcionamento.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta terça-feira que militares americanos atingiram uma embarcação da Venezuela carregada com drogas. Segundo ele, 11 pessoas morreram. O governo norte-americano enviou navios de guerra, um submarino e aviões espiões para o sul do Caribe. A Casa Branca alega que a operação tem como objetivo combater o tráfico de drogas. O ministro de Comunicações da Venezuela, FREDDY ÑÁÑEZ, acusou os Estados Unidos de usarem inteligência artificial em um vídeo que mostra o ataque a uma embarcação no Caribe nesta terça-feira.
Na primeira parte do julgamento do “núcleo crucial”, formado por BOLSONARO e outros sete aliados, realizado nesta terça-feira, no Supremo Tribunal Federal, o ministro e relator da ação, ALEXANDRE DE MORAES, e o procurador-geral da República, PAULO GONET, destacaram a defesa da soberania nacional e atribuíram aos acusados responsabilidade no plano golpista. Depois da leitura do relatório por MORAES, GONET defendeu a ordem democrática e avaliou como “imperativo” punir a tentativa de um golpe de Estado. Segundo ele, os fatos apresentados na denúncia da PGR não podem ser tratados como atos de “importância menor”. GONET também destacou que, mesmo não sendo consumado, o golpe já estava em curso, pois estava sendo discutido em reuniões ministeriais feitas durante o governo BOLSONARO. GONET concluiu que há provas materiais, documentais e testemunhais que confirmaram a existência de um plano.
As sustentações das defesas do julgamento da tentativa de golpe no STF começam depois do intervalo da manhã. A primeira foi a de MAURO CID, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Os advogados, JAIR ALVES PEREIRA e CÉZAR BITENCOURT, questionaram a condução da Polícia Federal na investigação e negaram que tenha havido irregularidades na delação premiada do militar. Seguindo por ordem alfábética, os ministros do STF ouviram a defesa do deputado federal e ex-diretor da Abin, ALEXANDRE RAMAGEM. Na sustentação oral, o advogado do parlamentar defendeu a absolvição da denúncia por organização criminosa contra o ex-diretor da Abin e rejeitou a acusação de que RAMAGEM teria atuado como conselheiro da trama golpista. Na sequência, foi a vez do almirante ALMIR GARNIER, ex-comandante da Marinha. O advogado DEMÓSTENES TORRES, que assumiu sua defesa, afirmou que Garnier jamais se envolveu em qualquer conspiração. A defesa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, ANDERSON TORRES, negou uma ação direta do réu na tentativa de golpe de Estado. Segundo o advogado, o documento encontrado na casa do ex-ministro era “minuta do Google”.
O segundo dia de julgamento da tentativa de golpe começou com a defesa do general AUGUSTO HELENO. O advogado criticou o acesso às provas, a conduta de MORAES e mencionou o afastamento entre HELENO e BOLSONARO. Em seguida, o advogado de BOLSONARO começou a defesa afirmando que o ex-presidente não atentou contra o Estado Democrático de Direito. CELSO VILARDI afirmou que não há provas que atrelem o ex-presidente aos planos da trama golpista. Ele disse que Bolsonaro foi "dragado" para ações que foram investigadas pela Polícia Federal. A defesa alegou ainda que não há uma única prova que ligue o ex-presidente ao Oito de Janeiro. O advogado questionou o acesso a provas e disse considerar que não houve tempo hábil para análise dos documentos investigados. Ainda hoje ocorrem as defesas de PAULO SÉRGIO NOGUEIRA e BRAGA NETTO.
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou quatro projetos de lei de autoria parlamentar na tarde desta terça-feira. São matérias referentes a segurança digital nas escolas, aulas de autodefesa para as mulheres, reconhecimento de patrimônio cultural estadual, além da concessão do Título de Cidadão Catarinense. Todas as propostas seguem para análise do governador. O projeto que institui a Semana de Segurança Digital nas escolas estaduais, a ser celebrada na primeira semana de outubro, é de autoria da deputada ANA CAMPAGNOLO do PL. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre os perigos da superexposição ao ambiente digital. Entre os objetivos está a conscientização sobre os riscos presentes nos ambientes digitais, como abuso sexual virtual, cyberbullying e vazamentos de dados pessoais.
O Governo do Estado de Santa Catarina lançou oficialmente o aplicativo SC Fácil, uma plataforma digital inovadora que reúne mais de 500 serviços públicos em um único ambiente. O lançamento ocorreu durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios com a presença do governador JORGINHO MELLO, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, EDGARD USUY. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, o SC Fácil tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços públicos, promovendo mais acessibilidade, eficiência e praticidade para os catarinenses. Além dos serviços tradicionais da administração estadual, o aplicativo também integra funcionalidades de empresas como Celesc e Casan, ampliando o escopo de atendimento ao cidadão. Os objetivos são reduzir deslocamentos, custos e filas, ao digitalizar os atendimentos públicos e aproximar o governo da população.
O Congresso de Municípios de Santa Catarina, COMAC/SC, promovido pela Federação Catarinense de Municípios começou nesta terça-feira e vai até a amanhã, no Expocentro de Balneário Camboriú. Nesta quarta-feira, o dia começou com discussões sobre infraestrutura rodoviária e a governança colaborativa em consórcios. A agenda tem temas como licenciamento ambiental e a nova lei de licitações. A tarde será focada em governo digital e inteligência artificial, inovação na saúde e os desafios da Reforma da Previdência municipal. O ponto alto do dia será a palestra principal com o ministro AUGUSTO NARDES, as quatro da tarde, que abordará a modernização da administração pública. O evento reúne 142 palestrantes em três dias de debates sobre os rumos da gestão pública.
Inadimplência no comércio de Itapiranga supera dois milhões de reais. Desde 2020, a Associação Empresarial e Cultural de Itapiranga realiza um levantamento anual dos valores devidos ao comércio itapiraguense. Nos últimos anos, os números cresceram significativamente, saltando de 35 mil reais em 2020, para dois milhões e 57 mil reais em 2025. Aproximadamente um milhão e meio de reais são oriundos de dívidas com pessoas físicas. Pouco mais de 100 mil reais são de empresas. Conforme a Agente Comercial da ASSEMIT, CARLA KLEIN, neste ano, são quase 240 mil reais pendentes nas empresas associadas. No entanto, ela demonstra otimismo com o cenário, que indica redução para os próximos anos. O crescimento está menor em relação aos últimos cinco anos. No ano passado, a dívida subiu mais de 400 mil reais.
CARLA KLEIN comenta que a tendência é de que o valor mantenha reduzido neste ano. De acordo com a Agente Comercial, os clientes estão entendendo que manter o CPF limpo permite novas compras e opções de parcelamento. A orientação da ASSEMIT é de que após 30 dias em atraso, ocorra uma cobrança formal. Sem o pagamento, os empresários devem utilizar birôs de crédito, empresas autorizadas a realizar a cobrança e oferecer condições favoráveis para devedores. Segundo CARLA KLEIN, a principal preocupação da associação é com a reta final de ano, devido ao grande número de movimentação no comércio. A expectativa é de redução dos números, para que clientes e empresários não sejam afetados nas festas de dezembro.
O Governo de Itapiranga investe na modernização da frota para prestação dos serviços públicos. Foram incorporados três novos veículos, todos zero quilômetro, destinados a diferentes áreas da administração municipal. O investimento total foi de 417 mil reais, contemplando três aquisições: um caminhão Iveco cabine carroceria aberta, adquirido pelo valor de 235 mil reais, que passa a atender o setor de Urbanismo, vinculado à Secretaria de Administração, Obras e Serviços Urbanos; e dois automóveis Fiat Argo, cada um ao valor de 91 mil reais.
A Câmara de Vereadores de Tunápolis aprovou, em sessão ordinária antecipada, um projeto de lei que autoriza a abertura de uma suplementação orçamentária no valor de 600 mil reais. A medida foi aprovada por unanimidade e agora segue para sanção do prefeito municipal. Segundo o 1º secretário do Legislativo tunapolitano, vereador FERNANDO WEISS, o recurso tem origem no superávit financeiro de 2024. A suplementação permitirá adequar a lei orçamentária deste ano e viabilizar novos investimentos para o município.
Conforme vereador FERNANDO WEISS, do total, parte do valor será destinada à compra de duas máquinas e um veículo. A Secretaria de Obras receberá um veículo avaliado em cerca de 120 mil reais. Já a aquisição de uma Bobcat está estimada em 170 mil reais. Outro investimento será a compra de um caminhão caçamba, que contará com 300 mil reais de emenda impositiva do deputado Júlio Garcia, atual presidente da Assembleia Legislativa, somados a aproximadamente 305 mil reais do projeto aprovado pela Câmara. FERNANDO WEISS ressalta que a aprovação garante ao Executivo condições de ampliar a frota e dar mais suporte aos serviços prestados à comunidade. Para o vereador, o projeto de lei aprovado reflete a prática comum de ajustar a lei orçamentária ao longo do ano, conforme surgem novas demandas e possibilidades de investimento no município.
O coordenador regional de infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, divulgou recentemente o avanço do projeto de federalização da BR-163, no trecho de 70 quilômetros entre São Miguel do Oeste e Itapiranga. A rodovia tem transito intenso durante o dia. O documento, que prevê a duplicação e o aumento da capacidade da rodovia, está 93% concluído e deve ser entregue ao DNIT ainda em setembro, o que permitirá a integração definitiva desse trecho à malha federal. O coordenador destacou também a melhora significativa na qualidade das rodovias da região. De acordo com ele, as obras de infraestrutura no Extremo Oeste catarinense seguem em ritmo intenso. Em menos de dois anos, o índice de estradas consideradas ruins ou péssimas caiu de 75% para apenas 20%, enquanto 80% já estão classificadas como boas ou ótimas.
As obras de infraestrutura no Extremo-Oeste catarinense seguem em ritmo intenso. Segundo o coordenador regional de infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, os trabalhos de revitalização da rodovia, entre Mondaí e Palmitos, estão em andamento e incluem a aplicação de um micro-revestimento asfáltico de 3 centímetros em toda a extensão da via. No entanto, o serviço foi adiado devido ao clima. O revestimento exige temperatura acima de 15 graus e baixa umidade, condições que não se confirmaram durante o inverno rigoroso. Agora, a expectativa é que os trabalhos sejam retomados a partir da segunda quinzena de setembro ou início de outubro, quando as condições climáticas estarão mais favoráveis. Segundo EVERALDO, esse resultado é fruto do empenho do governo estadual em priorizar a infraestrutura, trazendo mais segurança e melhores condições de tráfego para toda a região.
O Plano Diretor de Tunápolis está em fase de conclusão. Empresários da AEST revisaram o plano de leis que irá ditar os rumos do município pelos próximos 10 anos. Diversos pontos foram levantados, com alterações positivas. Conforme o Secretário de Administração de Tunápolis, SÉRGIO EIDT, o objetivo é de enviar o projeto para a Câmara de Vereadores entre setembro e outubro, para que a aprovação ocorra e a implementação já em 2026. Serão mais de mil artigos enviados para a análise dos vereadores, em mais de 10 separações. EIDT destaca que o trabalho ocorre para definir as leis com foco no desenvolvimento do município.
Um acidente envolvendo um caminhão e três veículos foi registrado no começo da manhã desta terça-feira, no centro de São Miguel do Oeste. As primeiras informações, repassadas por populares, dão conta que o caminhão desceu a Barão do Rio Branco, atingiu carros estacionados e invadiu o pátio de uma residência. O acidente aconteceu por volta das seis horas e 45 minutos. O motorista do caminhão entrou no veículo para ir para o trabalho e quando deu a partida, os freios falharam. O caminhão desceu pela rua e atingiu três veículos que estavam estacionados. Em seguida, o caminhão entrou no pátio de uma residência, danificando pilares do portão e outro carro que estava na garagem. O acidente não deixou feridos.
A demora na realização de exames no Hospital de Itapiranga gera reclamação de paciente. Nesta semana a situação se agravou. Diante das denúncias o Departamento de Jornalismo da Rádio Itapiranga ouviu os envolvidos nestes procedimentos. A moradora de São Miguel do Oeste, LUCILENE BINSFELD procurou a Rádio Itapiranga para reclamar da demora no atendimento para realizar exame de endoscopia. Ela acompanhou o esposo para este procedimento no Hospital de Itapiranga. LUCILENE lembra que os pacientes são orientados a ficarem oito horas em jejum, porém todos os exames foram marcados para as 13 horas de segunda-feira. Já passava das 18 horas e ainda restavam 17 pacientes para serem atendidos. Ela argumenta que algumas pessoas estavam quase 24 horas sem comer e beber água.
Segundo a moradora de São Miguel do Oeste, pacientes que fazem uso de medicação enfrentavam dificuldade ainda maior e várias pessoas passaram mal por ficarem longo período sem tomar água. LUCILENE BINSFELD reclama da falta de estrutura do hospital para acomodar os pacientes e acompanhantes. Ela cobra também medidas da Prefeitura de São Miguel do Oeste que encaminha um grande número de pacientes ao mesmo tempo. LUCILENE questiona a eficiência dos convênios na saúde devido a precariedade no atendimento para quem precisa de exames fora de seu município. Ela reconhece que a demanda também acaba sendo um grande desafio para os profissionais do hospital.
O Diretor do Hospital Sagrada Família-Santé de Itapiranga, JANIR BACH explica que a unidade está lutando para aumentar o quantitativo de especialidades incluindo exames de endoscopia e colonoscopia. Estes procedimentos foram interrompidos no ano passado e retomados recentemente, com a contratação de serviços de uma nova equipe. O Diretor argumenta que municípios enviam uma grande quantidade de pacientes ao mesmo tempo e isso gera uma espera maior pelo atendimento, pois existem questões burocráticas e ainda um tempo maior quando o paciente for idoso. De acordo com JANIR BACH, o Hospital Sagrada Família está empenhado em melhorar o atendimento e oferecer condições adequadas aos pacientes. Cita que a unidade cumpre as exigências e possui legalidade em seus procedimentos.
Conforme o Diretor do Hospital Sagrada Família-Santé, a solução depende de ações conjuntas. JANIR BACH considera que os municípios não possuem condições de destinar um veículo para cada paciente e acabam organizando o transporte com vans. Isso gera um grande número de pessoas para o mesmo horário. Conforme o Diretor, os profissionais estabelecem o quantitativo de pacientes que conseguem atender por turno e o hospital busca maneiras de melhorar o fluxo de pessoas, porém não é um serviço que depende apenas do hospital ou dos profissionais. Segundo JANIR BACH, o CIS-Ameosc, possui poucas clinicas credenciadas que realizam endoscopia e isso resulta em longa fila para atendimento. Itapiranga surgiu como alternativa para reduzir o tempo de espera para este exame.
A Secretária da Saúde de São Miguel do Oeste, CAMILA LORENCETT explicou que o convênio do município é com o CIS-Ameosc. De acordo com ela a busca por prestadores de serviços fora de São Miguel do Oeste visa reduzir a fila de espera por atendimento. CAMILA admite que existem reclamações, porém a maioria das pessoas demonstra satisfação com o serviço prestado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde. De acordo com a Secretária, o Hospital Sagrada Família de Itapiranga está credenciado e segue todas as exigências dos órgãos fiscalizadores. Segundo CAMILA LORENCETT, não é possível encaminhar os pacientes em períodos distintos, pois existem outras demandas com veículos em deslocamento diário para diferentes cidades. A Secretária ressalta que novas medidas serão avaliadas buscando melhorar as condições para as pessoas que precisam de atendimento fora de São Miguel do Oeste (.
Conforme o Prefeito de São José do Cedro e presidente do CIS-Ameosc, FERNANDO WILL, este é o Consórcio Intermunicipal mais antigo da região e consegue atender os mais diversos serviços na saúde. Ele destaca que os municípios investem recursos próprios para atender as demandas em consultas, exames e procedimentos e o resultado é positivo. WILL reconhece que as demandas mudam sendo preciso ajustes nos procedimentos das equipes da saúde para o fortalecimento do serviço prestado. O Prefeito lembra que já foi secretário municipal da saúde e entende estas situações de espera por atendimento. FERNANDO WILL considera que o CIS-Ameosc consegue atender bem a população do Extremo Oeste e ressalta que o trabalho de credenciamento é feito com transparência atendendo os 19 municípios da Ameosc. Destaca ainda que os pacientes possuem canais de reclamação na ouvidoria do SUS, nas secretarias municipais e também no Consórcio
Um idoso de 78 anos foi encontrado morto por volta das 19 horas na comunidade de Chinelo Queimado, interior de Maravilha. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi encontrado ao lado de uma caixa de abelhas, mas sem indícios de ataque dos animais. Ele estava com o traje utilizado na apicultura e iria realizar o manejo das abelhas. Segundo a família, o idoso possuía histórico de hipertensão arterial e problemas cardíacos. A Policia Civil e Polícia Militar realizaram os procedimentos. As informações específicas da morte não foram divulgadas.
Uma mulher de 40 anos foi presa por tráfico de drogas no fim da tarde de ontem em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar realizava a operação Minerva, com intuito de combater crimes na fronteira. Após uma denúncia de tráfico de drogas ocorrendo no bairro São Luís, a polícia foi até o local. Na casa indicada, os policiais encontraram três gramas de crack, repartidos em quatro pedras. Um aparelho celular e 85 reais também foram encontrados pela guarnição. A suposta autora foi presa e encaminhada a Delegacia de São Miguel do Oeste.
A Polícia Civil concluiu o inquérito que apura o sequestro e a morte de duas pessoas em São Miguel do Oeste. O caso iniciou em uma perseguição policial e terminou com um acidente fatal. Segundo o delegado da DIC, ERIC ROSADA, os crimes ocorreram após uma adolescente de 17 anos marcar um encontro com um homem, que foi sequestrado e colocado no porta-malas do carro. Outras três pessoas participaram. O grupo circulou por mais de duas horas entre São Miguel do Oeste e Iracemina, com a vítima amordaçada no veículo. A Polícia Militar suspeitou do carro e iniciou a perseguição. Durante a fuga, o veículo se envolveu em um acidente grave. Uma mulher morreu carbonizada. A vítima sequestrada morreu no hospital. A motivação não foi totalmente esclarecida. Segundo ROSADA, a adolescente alegou que estava sendo chantageada pela vítima com vídeos íntimos. Ocorre suspeita de que o grupo planejava extorquir ou roubar a vítima. O inquérito foi encaminhado com a denúncia de homicídio doloso, sequestro e corrupção de menores.
Um homem de 30 anos, já conhecido pelas autoridades policiais por sua extensa ficha criminal, foi novamente preso em flagrante na madrugada desta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Ele furtou o depósito de uma loja, no centro da cidade. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito havia sido liberado em audiência de custódia na segunda-feira, após sua oitava prisão em flagrante. Poucas horas depois, por volta das quatro horas da madrugada, ele arrombou o depósito da loja e levou mercadorias avaliadas em seis mil reais. O crime foi descoberto quando o cachorro do proprietário começou a latir e ele acordou. Ao verificar as câmeras de monitoramento, o comerciante identificou que o autor era o mesmo homem preso dias antes. A PM localizou o suspeito próximo do local do furto. As roupas furtadas foram recuperadas e devolvidas ao proprietário.