ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira - 03 09 19

-CAPES CORTA MAIS CINCO MIL E 600 BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

-GOVERNO CONVOCA 100 POLICIAIS CIVIS E 96 PROFISSIONAIS PARA O IGP

-SEDE PROVISÓRIA DA AMEOSC É TRANSFERIDA PARA O PRÉDIO DA CASAN

-PRODUTORES DE LEITE PEDEM REPACTUAÇÃO DAS DÍVIDAS AO GOVERNO

-MUNICÍPIO LANÇA PROGRAMA PARA INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS

-MULHER FICA FERIDA EM ATROPELAMENTO NA XV DE NOVEMBRO

-CARRETA DA REGIÃO CARREGADA COM 500 QUILOS DE MACONHA É APREENDIDA NO PR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

Um homem matou oito crianças e deixou duas feridas na entrada de uma escola na cidade de Enshi, província de Hubei, região central da China. O ataque aconteceu nesta segunda-feira, no primeiro dia do ano letivo. O homem, de cerca de 40 anos, utilizou uma faca para atingir as crianças. O suspeito foi preso e a polícia não confirmou as circunstâncias do ataque. Ataques com facas estão se tornando frequentes na China. Em abril de 2018, um homem de 28 anos matou nove crianças de uma escola na província de Shaanxi e em janeiro de 2017, um homem com uma faca de cozinha feriu 11 crianças.

O atentado suicida reivindicado pelos talibãs deixou 16 mortos e 119 feridos, todos civis, na noite desta segunda-feira, no centro de Cabul. O ataque aconteceu logo depois do encontro entre o presidente afegão e um enviado americano dedicado ao acordo de paz. Cinco agressores foram mortos durante as operações de busca e resgate. A explosão ocorreu perto do complexo "Green Village", que abriga agências de ajuda humanitária e organizações internacionais e foi seguida de uma troca de tiros e de uma segunda explosão em um posto de gasolina. A explosão foi causada por um trator carregado de explosivos.

O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, fez um pronunciamento nesta segunda-feira para dizer que não pretende mudar a data de saída do Reino Unido da União Europeia, marcada para 31 de outubro, e que não pretende convocar eleições gerais. No entanto, ele pode não conseguir evitar que elas sejam convocadas ainda esta semana. A Câmara dos Comuns retorna do recesso de verão hoje e vários deputados conservadores declararam-se dispostos a votar com a oposição para aprovar uma lei urgente obrigando o Executivo a solicitar um novo adiamento do prazo do Brexit se não houver acordo antes do final de outubro.

O Ministério da Economia informou nesta segunda-feira que a balança comercial registrou superávit de três bilhões 280 milhões de dólares em agosto. Quando as exportações superam as importações, o resultado é de superávit. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit. De acordo com o governo federal, ao todo, as exportações somaram 18 bilhões 853 milhões de dólares em agosto, e as importações, 15 bilhões 569 milhões. Nos oito primeiros meses de 2019, o valor total das exportações caiu cinco vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período de 2018. No caso das importações, a queda foi de três vírgula quatro por cento.

O relator da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador ROBERTO ROCHA, disse nesta segunda-feira que pode propor o que chama de Imposto sobre Valor Agregado “dual”. Em linhas gerais, a ideia do IVA é unificar tributos para simplificar a cobrança. Pelo IVA dual, uma das hipóteses seria reunir os tributos federais em um IVA federal e os tributos estaduais e municipais em um segundo imposto agregado. O modelo, segundo o relator, está em estudo pela equipe econômica do governo e ele estaria disposto a incorporar a proposta em seu parecer.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior anunciou nesta segunda-feira o corte de cinco mil 613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil a partir deste mês. É o terceiro comunicado do tipo neste ano. Ao todo, a Capes vai deixar de oferecer cerca de 11 mil bolsas e não serão aceitos novos pesquisadores neste ano. O Ministério da Educação divulgou nesta tarde que, em 2020, a Capes só terá metade do Orçamento de 2019. Na proposta de orçamento para 2020, a perda prevista para todo o MEC é de nove por cento. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, também suspendeu a concessão de novas bolsas e os atuais bolsistas ainda correm risco de não receber a partir de setembro.

Entrou em fase de testes o aplicativo da Polícia Militar catarinense que permite o registro de ocorrências e que conta com um botão de pânico para vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva contra o agressor. A ferramenta, feita para celulares, possibilita uma comunicação direta com a PM, segundo a corporação. A fase de testes começou na sexta-feira em cinco cidades do Sul do estado. O aplicativo "PMSC Cidadão" é para smartphones e está sendo testado por 30 dias nos municípios de Criciúma, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha. Caso ele seja aprovado, será disponibilizado para o restante do estado. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo.

Uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado proíbe médicos de prestarem assistência ao trabalho de parto, no nascimento e ao recém-nascido fora do ambiente hospitalar. A norma é do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, que argumenta que o objetivo é a redução da mortalidade de mães e bebês. A Associação Brasileira de Enfermeiros, Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina e a Associação de Doulas de Santa Catarina emitiram notas de repúdio à resolução e citam o direito da escolha da mãe na hora do parto. A norma também afirma que é obrigatório que médicos assistentes, diretores técnicos e plantonistas de hospitais avisem o CRM-SC sobre atendimentos a complicações em pacientes que tiveram partos planejados fora do ambiente hospitalar.

O governador CARLOS MOISÉS assinou nesta segunda-feira a convocação de 50 escrivães e 50 agentes de Polícia Civil, bem como 94 peritos e dois papiloscopistas para o Instituto Geral de Perícias. Ainda em agosto, o governo anunciou a contratação de profissionais para a Segurança Pública no segundo semestre. O prazo para o chamamento desta primeira leva de profissionais era primeiro de setembro. Segundo o Governo do Estado, os cursos preparatórios para os profissionais do IGP e Polícia Civil começam em outubro. Ainda não está definida a distribuição dos profissionais no estado. Segundo o governo, o processo deve seguir critérios técnicos. Em novembro, 150 soldados do Corpo de Bombeiros serão chamados. Até março de 2020, devem ser chamados outros 142 bombeiros.

Os Jovens Empreendedores da Acismo estão organizando mais uma edição do Inspire Ação. Neste ano, a palestra terá como tema “Negociação sob pressão. O assunto será abordado por DIOGENES LUCCA. Ele é um dos criadores do GATE, Grupo de Ações Táticas Especiais de São Paulo. Ele liderou a equipe por mais de 10 anos e se tornou um especialista em gerenciamento de crises e negociações extremas. A palestra está marcada para o dia 19 de setembro, as sete e meia da noite, no centro cultural da Unoesc. Os ingressos estão à venda na Acismo pelo valor de 35 reais por pessoa. O pacote empresarial custa 350 reais com 11 ingressos.

O Lions Clube São Miguel vai promover mais uma edição da tradicional Feijoada da Independência. De acordo com o diretor de eventos do clube de serviço, SERGIO VOLPI, essa será a trigésima edição da Feijoada. O almoço vai acontecer no próximo sábado, dia sete de setembro, no salão Paroquial da Igreja Matriz. Ele explicou que o principal objetivo da Feijoada é arrecadar recursos para as ações e projetos sociais desenvolvidos no município. Os ingressos para o almoço estão à venda com os integrantes do Lions.

Um dos destinos do lucro obtido com a Feijoada da Independência é a ampliação do banco ortopédico do Lions Clube São Miguel. A informação é o diretor de eventos do clube de serviço, SERGIO VOLPI. Ele explicou que a entidade conta com cerca de 500 equipamentos como cadeiras rodas. Os aparelhos são cedidos para as pessoas que precisam desse tipo de material. A expectativa do Lions é reunir cerca de 800 pessoas na Feijoada da Independência deste ano.

A Associação dos Municípios do Extremo-oeste de Santa Catarina iniciou, nesta segunda-feira, o atendimento no novo escritório, na Sede da Casan. A Ameosc vai funcionar nesse espaço até que a nova sede da entidade seja construída no bairro Agostini, próximo a Unidade de Pronto Atendimento. O terreno foi cedido pelo município de São Miguel do Oeste e a nova sede será construída com os recursos da venda da antiga sede. O prédio da associação no centro da cidade foi comercializado em um leilão realizado no mês de julho. Ainda não há previsão exata sobre o tempo que a Ameosc vai levar para construir a nova sede da entidade.

O endereço provisório da Associação dos Municípios do Extremo-oeste fica no segundo e terceiro pisos do prédio da Casan. O espaço cedido pelo governo do estado acomoda toda a estrutura da Ameosc. No segundo andar, os setores foram colocados em salas individuais, como Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, o Consórcio de Saúde, a secretaria executiva e os setores operacionais. No terceiro piso, foram instalados o almoxarifado e auditório. A Ameosc vai ocupar o espaço que era da antiga Agencia de Desenvolvimento Regional. O presidente da associação, WILSON TREVISAN, disse que o atendimento ficará mais efetivo e organizado.

O número de motoristas que estacionam irregularmente na Zona Azul de São Miguel do Oeste vem crescendo significativamente nas últimas semanas. A informação é do gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR OLIVEIRA. De acordo com ele, são condutores que acabam estacionando nas ruas centrais da cidade e não fazendo a alocação da vaga usada. Conforme ele, isso fez com que o número de notificações aumentasse nos últimos dias. OLIVEIRA destacou que o índice de circulação nas ruas que possuem o Estacionamento Rotativo aumentou, porém com isso o número de irregularidades também teve elevação.

A maioria dos motoristas tenta usa o tempo limite sem alocação, mas acaba deixando o carro por um tempo maior na vaga, o que uma notificação emitidas pelos agentes da Serbet. A explicação é do gestor do Estacionamento Digital em São Miguel do Oeste, JUNIOR OLIVEIRA. Ele disse que a maior parte das notificação são de pessoas que imaginam que vão conseguir resolver o que precisam nos cinco minutos de tolerância, sem a necessidade de alocar a vaga. O problema é que o tempo e o veículo que permanece na vaga fica em uma situação de irregularidade. OLIVEIRA comentou que os motoristas que não alocarem a vaga receberão um aviso de irregularidade, podendo ser penalizados ao longo do tempo.

Todas as notificações expedidas diariamente são encaminhadas ao final do expediente para o Detran do município. A afirmação é do gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR OLIVEIRA. Ele esclareceu que é o órgão que fica responsável em decidir se a irregularidade vira multa de trânsito ou não. O profissional citou que nos casos em que a multa é aplicada, o condutor pode perder cinco pontos na carteira e ter que pagar 195 reais e 23 centavos. OLIVEIRA revelou que essa não é a intenção da empresa. Nos próximos dias, a Serbet e o poder público devem começar uma campanha de divulgação e orientação dos motoristas. O objetivo é reduzir o índice de motoristas irregulares na chamada “Zona Azul” de São Miguel do Oeste.

Os produtores de leite da região que entregaram a pauta de reivindicações do setor para a ministra da Agricultura TEREZA CRISTINA estão otimistas quanto ao atendimento dos pedidos. A declaração é do presidente da Associação Três Fronteiras, VANDERLEI RUTKOSKI. A pauta foi elaborada durante o seminário estadual realizado no dia 23 de agosto em Iporã do Oeste e entregue na semana passada para a ministra na Expointer de Esteio, no Rio Grande do Sul. RUTKOSKI disse que a conversa com a ministra TEREZA CRISTINA foi produtiva e os representantes dos produtores de leite saíram com a expectativa de que pelo menos algumas reivindicações serão atendidas. O presidente da Associação Três Fronteira falou sobre o assunto no RPN segunda edição de ontem.

A pauta de propostas dos produtores de leite da região tem pedidos imediatos e de médio e longo prazo para o governo federal. De acordo com presidente da Associação Três Fronteiras, VANDERLEI RUTKOSKI, a principal reivindicação é a ampliação da compra direta de leite pelo governo. Nas próximas semanas, as entidades também devem se reunir com o ministro da Cidadania OSMAR TERRA. O objetivo é fazer o governo comprar o produto que está em estoque nas indústrias, reduzindo a oferta do leite no mercado e forçando a alta do preço pago ao produtor. As entidades também pediram a repactuação das dívidas dos produtores de leite. RUTKSOKI disse que a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA antecipou que esse pedido não será atendido pelo governo.

Os produtores de leite da região também querem que o governo adote mais medidas para dificultar a importação de leite, especialmente do Uruguai. O presidente da Associação Três Fronteiras, VANDERLEI RUTKOSKI explicou que a carta de reivindicações entregue a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA contém um pedido para que as empresas que importem o leite sejam proibidas de participar dos processos de compras governamentais. RUTKOSKI citou que a pauta também tem uma solicitação de mais incentivos para a abertura de agroindústrias de leite em pó, especialmente pequenas empresas ou cooperativas envolvendo os pequenos agricultores.

O Partido dos Trabalhadores de São Miguel do Oeste vai realizar neste domingo a convenção para eleição do novo diretório municipal. O encontro está marcado para o Clube Montese, entre oito da manhã e cinco da tarde.Apenas uma chapa de consenso foi inscrita para a eleição interna no PT. O diretório tem vinte membros e a comissão de ética e comissão fiscal são compostas por quatro filiados cada. A candidata única a presidência do partido é a vereadora do PT, MARIA TEREZ CAPRA. Ela deve ser confirmada para assumir o cargo que hoje é ocupado pelo ex-vereador JUAREZ DA SILVA.

Além de votar no diretório e escolher o novo presidente local, os petistas também vão votar na chapa estadual e nacional do partido. De acordo com o presidente da sigla, JUAREZ DA SILVA, este é um momento importante, pois mostra que os filiados estão comprometidos com o processo democrático interno e com o fortalecimento do partido para as eleições municipais de 2020. Além da eleição, o partido também vai promover o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores. O evento começa às dez da manhã no Clube Montese.

O Município de São Miguel do Oeste lançou, nesta segunda-feira, o programa “Incluir para Crescer – Humanizar para Desenvolver”. O decreto que institui a iniciativa foi assinado no começo da manhã pelo prefeito WILSON TREVISAN. O objetivo do programa é promover a efetiva inclusão dos surdos na sociedade. O prefeito salientou que todos têm direito de acesso aos serviços públicos e é necessário oferecer as condições adequadas para isso. TREVISAN citou que a inclusão melhora o dia-a-dia das pessoas, proporcionando mais dignidade e respeito às diferenças. O programa também foi lançado oficialmente durante o Peperi Entrevista desta segunda-feira. O programa teve transmissão ao vivo pelo Facebook com tradução simultânea em libras, a Linguagem Brasileira de Sinais.

O programa “Incluir para Crescer – Humanizar para Desenvolver” consiste no desenvolvimento de quatro ações básicas. A primeira delas é a realização de um projeto-piloto com duas turmas de pré-escola que terão aulas de Libras uma vez por semana. O curso será ministrado por profissionais da APAS. Se a iniciativa der certo, a intenção do município é levar as aulas para outras turmas da rede municipal de ensino. Outra ação será a realização do curso de Libras para os servidores da Secretaria de Educação. Também serão colocados materiais com a identificação em Libras de todos os setores dos espaços públicos municipais. O objetivo é facilitar a acesso dos surdos aos setores e serviços da prefeitura.

A quarta ação do programa “Incluir para Crescer – Humanizar para Desenvolver” será a publicação de um Dicionário Municipal de Libras. A informação é do secretário de Educação PAULO DRUMM. Ele explicou que a publicação vai conter toda a linguagem utilizada em território nacional e as especificidades regionais. A dicionário terá sinais que traduzem as expressões e aspectos que são exclusivos do extremo-oeste para facilitar ainda mais a comunicação com os surdos. O material está sendo produzido pela APAS e será distribuído na comunidade. As ações do programa “Incluir para Crescer – Humanizar para Desenvolver” já começaram a ser desenvolvidas desde ontem.

A Apas atende cerca de cem alunos e eles terão uma verdadeira “acessibilidade” a partir de agora. O comentário é da diretora da Associação de Pais e Amigos dos Surdos, CLAUDIA VIZENTIN. Ela disse que o processo de inclusão dos deficientes auditivos à sociedade é uma questão complexa que ainda é marcada por vários obstáculos. CLAUDIA citou que a questão vem melhorando aos poucos e as ações anunciadas ontem pela município vão contribuir muito para superar as barreiras que impedem a inclusão dos surdos.

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de atropelamento no final da tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das seis e meia da tarde na rua XV de Novembro, proximidades do Clube Comercial. Uma mulher de 58 anos foi atingida por um veículo Clio. A pedestre sofreu escoriações e fratura de um dos ossos do crânio. Ele recebeu os primeiros socorrosno local e foi conduzida ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com sinais vitais estáveis.

A Polícia Militar do Paraná apreendeu meia tonelada de maconha que estava em uma carreta com placas de Descanso. A apreensão ocorreu no domingo à tarde na cidade de Lidianópolis. Segundo a PM, a droga vinha do Mato Grosso com destino a Santa Catarina. O motorista de 45 anos foi preso em flagrante. Ele não tinha passagens pela polícia e contou que receberia 10 mil para transportar a droga até Santa Catarina. Os policiais Batalhão de Polícia Rodoviária realizavam fiscalização de rotina quando fizeram a abordagem ao caminhão. Inicialmente, o veículo estaria circulando descarregado, porém os policiais notaram o comportamento estranho do motorista. A droga estava em um compartimento falso. Foram apreendidas 427 tabletes da droga que totalizaram 500 quilos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.