ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-09-2019 Terça-Feira

-CAPES CORTA MAIS CINCO MIL E 600 BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

-GOVERNO CONVOCA 100 POLICIAIS CIVIS E 96 PROFISSIONAIS PARA O IGP

-DESCANSO LANÇA PROGRAMA DE CONTROLE E ERRADICAÇÃO DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE

-CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR SERÃO APRESENTADOS AMANHÃ EM TUNÁPOLIS

-COMÉRCIO PROGRAMA NOVIDADES E LANÇAMENTOS PARA A FEIRA FAIC

-REPARTIÇÕES PÚBLICAS TERÃO ALTERAÇÃO NO ATENDIMENTO DEVIDO A FEIRA

-CARRETA DA REGIÃO É FLAGRADA COM MEIA TONELADA DE MACONHA

-POLÍCIA CIVIL RECUPERA CAMINHÃO E DESARTICULA QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ROUBOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.


Um homem matou oito crianças e deixou duas feridas na entrada de uma escola na cidade de Enshi, província de Hubei, região central da China. O ataque aconteceu nesta segunda-feira, no primeiro dia do ano letivo. O homem, de cerca de 40 anos, utilizou uma faca para atingir as crianças. O suspeito foi preso e a polícia não confirmou as circunstâncias do ataque. Ataques com facas estão se tornando frequentes na China. Em abril de 2018, um homem de 28 anos matou nove crianças de uma escola na província de Shaanxi e em janeiro de 2017, um homem com uma faca de cozinha feriu 11 crianças.


O atentado suicida reivindicado pelos talibãs deixou 16 mortos e 119 feridos, todos civis, na noite desta segunda-feira, no centro de Cabul. O ataque aconteceu logo depois do encontro entre o presidente afegão e um enviado americano dedicado ao acordo de paz. Cinco agressores foram mortos durante as operações de busca e resgate. A explosão ocorreu perto do complexo "Green Village", que abriga agências de ajuda humanitária e organizações internacionais e foi seguida de uma troca de tiros e de uma segunda explosão em um posto de gasolina. A explosão foi causada por um trator carregado de explosivos.


O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, fez um pronunciamento nesta segunda-feira para dizer que não pretende mudar a data de saída do Reino Unido da União Europeia, marcada para 31 de outubro, e que não pretende convocar eleições gerais. No entanto, ele pode não conseguir evitar que elas sejam convocadas ainda esta semana. A Câmara dos Comuns retorna do recesso de verão hoje e vários deputados conservadores declararam-se dispostos a votar com a oposição para aprovar uma lei urgente obrigando o Executivo a solicitar um novo adiamento do prazo do Brexit se não houver acordo antes do final de outubro.


-CAPES CORTA MAIS CINCO MIL E 600 BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO


O Ministério da Economia informou nesta segunda-feira que a balança comercial registrou superávit de três bilhões 280 milhões de dólares em agosto. Quando as exportações superam as importações, o resultado é de superávit. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit. De acordo com o governo federal, ao todo, as exportações somaram 18 bilhões 853 milhões de dólares em agosto, e as importações, 15 bilhões 569 milhões. Nos oito primeiros meses de 2019, o valor total das exportações caiu cinco vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período de 2018. No caso das importações, a queda foi de três vírgula quatro por cento.


O relator da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador ROBERTO ROCHA, disse nesta segunda-feira que pode propor o que chama de Imposto sobre Valor Agregado “dual”. Em linhas gerais, a ideia do IVA é unificar tributos para simplificar a cobrança. Pelo IVA dual, uma das hipóteses seria reunir os tributos federais em um IVA federal e os tributos estaduais e municipais em um segundo imposto agregado. O modelo, segundo o relator, está em estudo pela equipe econômica do governo e ele estaria disposto a incorporar a proposta em seu parecer.


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior anunciou nesta segunda-feira o corte de cinco mil 613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil a partir deste mês. É o terceiro comunicado do tipo neste ano. Ao todo, a Capes vai deixar de oferecer cerca de 11 mil bolsas e não serão aceitos novos pesquisadores neste ano. O Ministério da Educação divulgou nesta tarde que, em 2020, a Capes só terá metade do Orçamento de 2019. Na proposta de orçamento para 2020, a perda prevista para todo o MEC é de nove por cento. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, também suspendeu a concessão de novas bolsas e os atuais bolsistas ainda correm risco de não receber a partir de setembro.

-GOVERNO CONVOCA 100 POLICIAIS CIVIS E 96 PROFISSIONAIS PARA O IGP


Entrou em fase de testes o aplicativo da Polícia Militar catarinense que permite o registro de ocorrências e que conta com um botão de pânico para vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva contra o agressor. A ferramenta, feita para celulares, possibilita uma comunicação direta com a PM, segundo a corporação. A fase de testes começou na sexta-feira em cinco cidades do Sul do estado. O aplicativo "PMSC Cidadão" é para smartphones e está sendo testado por 30 dias nos municípios de Criciúma, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha. Caso ele seja aprovado, será disponibilizado para o restante do estado. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo.


Uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado proíbe médicos de prestarem assistência ao trabalho de parto, no nascimento e ao recém-nascido fora do ambiente hospitalar. A norma é do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, que argumenta que o objetivo é a redução da mortalidade de mães e bebês. A Associação Brasileira de Enfermeiros, Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina e a Associação de Doulas de Santa Catarina emitiram notas de repúdio à resolução e citam o direito da escolha da mãe na hora do parto. A norma também afirma que é obrigatório que médicos assistentes, diretores técnicos e plantonistas de hospitais avisem o CRM-SC sobre atendimentos a complicações em pacientes que tiveram partos planejados fora do ambiente hospitalar.


O governador CARLOS MOISÉS assinou nesta segunda-feira a convocação de 50 escrivães e 50 agentes de Polícia Civil, bem como 94 peritos e dois papiloscopistas para o Instituto Geral de Perícias. Ainda em agosto, o governo anunciou a contratação de profissionais para a Segurança Pública no segundo semestre. O prazo para o chamamento desta primeira leva de profissionais era primeiro de setembro. Segundo o Governo do Estado, os cursos preparatórios para os profissionais do IGP e Polícia Civil começam em outubro. Ainda não está definida a distribuição dos profissionais no estado. Segundo o governo, o processo deve seguir critérios técnicos. Em novembro, 150 soldados do Corpo de Bombeiros serão chamados. Até março de 2020, devem ser chamados outros 142 bombeiros.


-DESCANSO LANÇA PROGRAMA DE CONTROLE E ERRADICAÇÃO DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE

-CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR SERÃO APRESENTADOS AMANHÃ EM TUNÁPOLIS

-COMÉRCIO PROGRAMA NOVIDADES E LANÇAMENTOS PARA A FEIRA FAIC

-REPARTIÇÕES PÚBLICAS TERÃO ALTERAÇÃO NO ATENDIMENTO DEVIDO A FEIRA


Epagri passa por um processo de adaptação depois da reforma administrativa do governo do estado. De acordo com SIDINEI SIMON, o número de gerencias regionais caiu de 23 para 17. A de São Miguel do Oeste foi mantida, mas o orçamento para programas e ações sofreu uma redução. O gerente afirma que, apesar disso, a empresa conseguiu manter as principais atividades e os atendimentos das famílias que vivem no campo. O gerente da empresa comentou que a gerência regional enfrentou algumas dificuldades, mas já está adaptada a nova forma de gestão do governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA. O governo do estado pretende que as ações desenvolvidas pela Epagri apresentem resultados práticos para os agricultores. Ele disse que o foco do novo governo está na efetividade dos serviços públicos. No caso da Epagri, a gestão vai se pautar ainda mais pelos resultados que as ações provocam na agricultura.

Tunápolis investe mais de 15 mil reais na confecção de novos trajes para grupo de danças alemãs de linha Pitangueira. No sábado foi realizado o encontro de grupos de danças na Linha Pitangueira, que marcou a inauguração do traje do grupo de danças folclóricas alemãs Heller Stern de Tunápolis. Participaram grupos de Itapiranga, Iporã do Oeste, Mondaí e São João do Oeste. Os grupos realizaram apresentações individuais e coletivas. Conforme a professora do grupo de Tunápolis, DAIANE TOMASI, o grupo foi criado no dia 15 de março de 2018, e hoje conta com 42 integrantes divididos nas categorias infantil e adulto. O nome, Heller Stern, foi escolhido pelos próprios integrantes e significa estrela brilhante. A professora afirma que a aquisição dos trajes é uma grande conquista, pois permite que o grupo possa se apresentar, uma vez que é praticamente uma exigência estar devidamente trajado para realizar uma apresentação.

O traje escolhido é baseado no estado da Baviera, que tem vestimentas festivas e alegres, características também dos integrantes do grupo. A administração, através da secretaria de educação, cultura, esporte e turismo e Associação Folclórica Alemã de Tunápolis celebraram um Termo de Fomento com repasse de recursos anuais para investir na cultura. No caso do grupo de danças Heller Stern, a professora de danças é custeada com esses recursos, que são destinados também para a confecção dos trajes. O investimento foi de 15 mil 960 reais. A AFAT contribuiu com três mil 617 reais de contrapartida. Foram confeccionados 13 trajes femininos e 11 trajes masculinos.


Prefeitura de Descanso incentiva agricultores para construção de fontes protegidas. Conforme o secretário de administração, PAULO LAUXEN, na cidade, o governo municipal realizou o diagnóstico socioambiental, e a principal constatação foi que o município disponibiliza de uma quantidade grande de água. Já no interior, o secretário cita que foi reativado o programa de fontes protegidas, denominado de “água boa, vida saudável”. LAUXEN explica que mais de 80 fontes foram protegidas no atual mandato. Ele comenta que os agricultores são incentivados em investir na proteção das fontes, pois em períodos de estiagem, é grande a demanda pelo transporte de água no interior do município. Pelo programa, a prefeitura disponibiliza as máquinas para os serviços, fornece também os tubos e o transporte da pedra rachão. O agricultor fica responsável pelo pagamento da pedra, da lona para a cobertura e a tampa de proteção, e ainda recebe da prefeitura as mudas de árvores para proteção ao redor da fonte.

Secretaria de saúde de Iporã do Oeste inicia novo grupo de gestantes. Conforme a nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, MÁRCIA SCHNEIDERS WELTER, todas as gestantes do município podem participar do grupo, sem a necessidade de inscrição. O primeiro encontro será na tarde de hoje, a partir das 13 horas e 30 minutos, no auditório da secretaria de saúde. A nutricionista enfatiza que durante o encontro, as gestantes e seus acompanhantes são orientados sobre o período da gestação, pós-parto e cuidados com o recém nascido. Os encontros também são um espaço importante para troca de experiências. MÁRCIA cita que as gestantes irão se reunir sempre nas terças-feiras de tarde durante todo o mês. Além de nutricionista, as orientações serão repassadas por fisioterapeuta, dentista, médico, psicólogo, enfermeira e a presença da APAE que irá explanar sobre o projeto de prevenção e um representante da auto-escola que irá tratar sobre cuidados com o transporte do recém nascido e da criança.

Corpo de Bombeiros irá participar do desfile cívico em Mondaí. Segundo o comandante do quartel de Iporã do Oeste, sargento OLDAIR SCHMITZ, o desfile em Mondaí, a partir das nove horas, terá a participação dos pelotões dos bombeiros militares e comunitários, da terceira idade com cerca de 60 idosos, bombeiros mirins e viaturas. A prefeitura de Mondaí irá disponibilizar dois ônibus para o transporte dos bombeiros. O sargento enfatiza que os bombeiros também farão a prevenção na feira FAIC e haverá uma barraca para apresentação dos trabalhos do quartel e exposição de equipamentos e materiais. Em Iporã do Oeste a abertura da semana da pátria foi realizada no domingo, com hora cívica na praça. O momento irá se repetir durante toda semana, com hasteamento e arriamento da bandeira e canto do hino nacional, também com a presença da polícia militar e polícia militar rodoviária, além de entidades, população em geral e escolas do município.

Empresa no setor de transportes irá se instalar na área industrial de Iporã do Oeste. Na sexta-feira os empresários ERNI BOHNEN e MILTON BECKER, que atuam no ramo de transportes, estiveram em reunião como prefeito LUCIO MALLMANN e o vice prefeito ALEXANDRE RUSCHEINSKY, além do presidente da Associação Comercial e Industrial, MÁRIO KLAMT e a agente de articulação do PRODELI SIMONE KLUNCK. Os empresários apresentaram o projeto e oficializaram a instalação de sua empresa em Iporã do Oeste. O projeto foi analisado e aprovado pelo PRODELI, e cabe ao município a seção de uma área na área industrial Três Pinheiros em Cabeceira do Taquaruçú.

Jovem gaiteiro de Iporã do Oeste conquista primeiro lugar em Festival Regional da Cultura Gaúcha. KAYAN MEAZZA MARX representou o CTG Herança Pampeana neste final de semana em Xanxerê. O festival, na quarta etapa, abrangeu concurso de dança tradicionalista, gaita e declamações, com a participação de cerca de 40 CTGs. O jovem, estudante do segundo ano do ensino médio, explica que participou do concurso de gaita pianada, que é a gaita de tecla, categoria juvenil. KAYAN destaca que o concurso teve a participação de gaiteiros de alto nível, e sua apresentação conquistou o primeiro lugar. O coordenador artístico do CTG, FERNANDO OTT, ressalta o amplo trabalho que vem sendo realizado no setor cultural, tanto na dança como na música. São dois ensaios semanais da invernada artística, com mais de 100 crianças. Em 2019 o CTG participou de três das cinco etapas do festival regional. No festival regional de Xanxerê, os primeiros de cada categoria conquistam vaga para a etapa estadual.

Há cerca de quatro anos atuando como músico profissional, KAYAN MEAZZA MARX conta que sempre teve interesse em tocar gaita, se apresentar nos palcos e eventos públicos. Ele teve o incentivo do seu avô que o presenteou com uma gaita, e da sua mãe, que era tecladista. Sua primeira apresentação foi em 2008, na feira FAIC. Como profissional, iniciou sua atuação no grupo Canto Nativo, e a partir disso, os próprios familiares de KAYAN incentivaram a sua apresentação em eventos. Ele afirma que sempre aproveitou as oportunidades dadas por outros músicos e para apresentação em eventos de toda região. Atualmente, KAYAN faz dupla com o cantor DIEGUITO, e se apresenta com a dupla FELIPE E FERNANDO, todos músicos de Iporã do Oeste. KAYAN considera que gostar da música e do que se faz é fundamental para ter sucesso na profissão. Ele lembra que os estudos e a dedicação para a música são diários, e para aprender qualquer instrumento é preciso ter força de vontade.

São João do Oeste encerra campanha de doações para vítimas de incêndio. Solidariedade superou expectativas. Na noite da última sexta-feira, um incêndio destruiu uma casa de dois pavimentos, onde residiam quatro casais, um deles com uma filha de um ano e meio. As chamas destruíram a residência e todos os móveis. Conforme o prefeito FERNANDO BISIGO, as doações foram centralizadas no CRAS. Devido à grande quantidade de donativos já recebidos o município encerrou a campanha. Também foi concluída hoje a Vakinha online que arrecadou 19 mil 230 reais. Com desconto das taxas, o valor final será de 17 mil e 900 reais. A projeção inicial dos organizadores era de 12 mil reais. BISIGO considera que a população de São João do Oeste e municípios vizinhos deram uma grande demonstração de solidariedade.

Ameosc atende em novo local em São Miguel do Oeste. A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina iniciou, nesta segunda-feira, o atendimento no novo escritório, na Sede da Casan, em São Miguel do Oeste. A medida foi adotada até que a nova sede da entidade seja construída, no bairro Agostini, próximo a Unidade de Pronto Atendimento, onde a associação já tem um terreno. Segundo, o presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN, a nova sede será construída com os recursos da venda da antiga sede. O espaço disposto na Casan acomoda toda a estrutura da Ameosc, com setores em salas individuais no segundo andar, como o Conder, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, Cis-Ameosc, executivo e setores operacionais. No terceiro piso, foram instados o almoxarifado e auditório.

Campanha visa combate ao suicídio e promoção a saúde. A psicóloga do NASF de São João do Oeste, KARINE DELLBRÜGGER, coordena a programação do Setembro Amarelo no município. Os eventos contam com envolvimento dos demais profissionais do Núcleo Ampliado a Saúde da Família. Ela aponta como destaque será a primeira caminhada municipal pela saúde mental, que ocorre no dia 12 de setembro, com início às 15 horas. O evento será realizado em parcerias de diversas entidades como o CRAS, escolas, APAE, CAPS de Mondaí e assistência social. KARINE destaca que o objetivo é provocar uma reflexão a respeito da importância de cuidar da saúde mental e realizar um trabalho preventivo. Segundo a psicóloga, o ideal é evitar os problemas que estão sendo constatados de maneira crescente e que causam preocupação.

KARINE DELLBRÜGGER salienta ainda que a campanha do Setembro Amarelo tem com simbolismo duas árvores na cidade que foram decoradas com frases no objetivo de provocar uma reflexão sobre o tema. A psicóloga do NASF de São João do Oeste recomenda que os participantes da caminhada usem roupa amarela para contribuir com o simbolismo da campanha. KARINE DELLBRÜGGER, lembra que as ações costumam ter foco na prevenção ao suicídio, um problema bastante abordado devido ao grande número de pessoas que cometem o suicídio na região. Já a mobilização que está ocorrendo visa chamar atenção a respeito da saúde mental e alertas sobre a importância da promoção a saúde.

Secretaria de agricultura de Descanso lança programa de controle e erradicação de brucelose e tuberculose. O Conselho Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Descanso se reuniu na tarde de ontem para apreciar os trabalhos desenvolvidos da secretaria de agricultura e meio ambiente do município e das entidades parceiras. No encontro, que teve a presença de 26 agricultores, a secretária MARLISE LOVATEL prestou contas dos programas realizados no primeiro semestre do ano, principalmente dos programas Porteira Adentro, Bônus Fiscal, Melhoramento Genético, movimento econômico, e a avaliação das campanhas de recolha de resíduos e das melhorias no viveiro municipal. Também foi lançado o programa de controle e erradicação de brucelose e tuberculose, que garante subsídio para exames. O objetivo do novo programa é incentivar os produtores a fazerem os exames nos rebanhos, principalmente para certificação, saneamento e procedimentos de vendas ou participação em feiras.

Sessão pública para apresentação dos candidatos ao conselho tutelar será realizada quarta-feira em Tunápolis. Conforme a psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, CMDCA, CARLISE LEZONIER, no dia quatro de setembro, às 14 horas, no auditório da Casa da Cultura, será realizada a sessão pública de apresentação dos dez candidatos habilitados no processo de escolha dos conselheiros tutelares. Ela explica que todos os candidatos inscritos já passaram por curso para que conhecessem mais sobre a função e o perfil do profissional, além da prova teórica. Os candidatos que alcançaram a nota exigida serão apresentados a comunidade. CARLISE enfatiza que a partir de quarta-feira os candidatos estarão liberados para iniciar a sua campanha na mídia e nas casas com a entrega de materiais de divulgação. A eleição do conselho tutelar, que é unificada em todo o país, está marcada para o dia seis de outubro, durante todo o dia, no lar do idoso.

Na eleição para o conselho tutelar deste ano, cada eleitor poderá votar em apenas um candidato a conselheiro tutelar. Para votar a pessoa deve apresentar um documento com foto, e possuir o título de eleitor em Tunápolis. Será utilizada a lista do Tribunal Regional Eleitoral para conferir os nomes dos eleitores do município. CARLISE LEZONIER explica que a eleição será com cédulas de papel, com a informação do número do candidato e o nome por extenso. A presidente do CMDCA destaca que logo após o encerramento da eleição, às 17 horas, os membros do CMDCA, da comissão eleitoral e os candidatos farão a contagem dos votos e o anúncio dos vencedores para o mandato de quatro anos. Ela lembra que haverá apenas um local de votação, mas serão duas urnas. CARLISE reforça o convite para a sessão de apresentação dos candidatos na quarta-feira, sendo que logo na sequencia, a administração municipal realiza a audiência para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária de 2020.

Comércio de Iporã do Oeste programa lançamentos e apresentação de novidades durante a feira FAIC. De acordo o presidente da associação comercial e industrial de Iporã do Oeste, MÁRIO KLAMT, a expectativa para a feira que inicia nesta quinta-feira, e se estende até domingo, é muito grande por parte dos expositores e de todos os envolvidos na organização. Ele cita a parceria da ACIIO e da comissão central organizadora na venda dos estandes, que registrou grande procura por empresas locais e de toda região, inclusive com fila de espera. O presidente da ACIIO enfatiza que mais de 70% dos expositores da feira FAIC são de Iporã do Oeste, o que mostra a força e a valorização do comércio local. Ele lembra que um dos focos da associação é o trabalho de treinamento e motivação dos associados, o que contribui muito para o fortalecimento das empresas. No primeiro dia da venda dos estandes, mais de 50 espaços foram comercializados em apenas uma hora, conforme ordem de chegada.

O presidente da associação comercial e industrial de Iporã do Oeste destaca que as empresas estão preparando estandes com muitas novidades para apresentação aos clientes durante a feira. MÁRIO KLAMT ressalta que as empresas estão preparando lançamentos que serão feitos durante a exposição. Ele avalia que a feira será uma oportunidade para o comércio, a indústria e a agricultura mostrar o seu potencial, e oferecer oportunidades de negócio em prol dos consumidores locais e regionais. O presidente da ACIIO lembra que na quinta e sexta-feira o atendimento nas lojas, em seus estabelecimentos, será normal. Já no sábado, feriado de sete de setembro, não haverá atendimento nos estabelecimentos, mas os clientes podem visitar os estandes no parque da feira. A feira FAIC inicia nesta quinta-feira, com abertura às 19 horas, e visitação logo após até as 23 horas. A feira tem sequencia na sexta-feira, sábado e domingo.

Repartições públicas de Iporã do Oeste terão alteração no horário de atendimento durante a feira FAIC. Conforme o assessor de gabinete, NEREU BARTH, o expediente na prefeitura será normal até quinta-feira, com atendimento pela manhã e a tarde. Já para sexta-feira foi decretado turno único, com atendimento das sete às 13 horas. NEREU BARTH enfatiza que muitos servidores estarão envolvidos na feira, e mesmo com atendimento, alguns serviços serão restritos. Os integrantes da comissão organizadora, a exemplo do prefeito e você e secretário de administração, estão praticamente o tempo todo desta semana em função da feira. A EPAGRI, que terá estande na feira, não terá atendimento durante toda a semana devido à organização do espaço de exposição no parque da FAIC.

Na secretaria de saúde, também haverá turno único na sexta-feira, e emergências após o horário serão atendidas no plantão médico do hospital Nossa Senhora das Mercês. Profissionais da saúde e veículos também estarão presentes na feira para o trabalho preventivo. O setor da educação terá formação na quinta e sexta-feira pela manhã, e por isso não haverá aula já nestes dois dias. No CIEF, espaço que será ocupado na feira, as atividades com os alunos estarão suspensas já a partir de hoje. NEREU BARTH lembra que em função da feira, o sorteio da campanha de troca de notas fiscais, que é realizado na primeira sexta-feira do mês, será antecipado para amanhã, às 11 horas na prefeitura. A Camara de Vereadores de Iporã do Oeste também terá alteração no atendimento nesta sexta-feira, com horário de trabalho das sete e 45 às 11 horas e 45 minutos.

-CARRETA DA REGIÃO É FLAGRADA COM MEIA TONELADA DE MACONHA

-POLÍCIA CIVIL RECUPERA CAMINHÃO E DESARTICULA QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ROUBOS

Motorista se distrai no celular e atropela mulher que atravessava faixa de pedestre. O acidente ocorreu por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem, na Rua 15 de Novembro, próximo ao Clube Comercial em SMOeste. O Corpo de Bombeiros atendeu uma mulher de 58 anos, que foi atropelada enquanto atravessava a rua sobre a faixa de pedestres. Ela foi encontrada consciente e orientada, deitada ao lado da via. A vítima relatava dores na face, apresentava possível fratura do osso da bochecha esquerda, sangramento nasal e pequenas escoriações. Após atendimento dos bombeiros ela foi conduzida ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com sinais vitais estáveis. O condutor do Clio, de São Miguel do Oeste, disse que manuseava o celular e não percebeu que a pedestre atravessava a via. A Polícia Militar e o Instituto Geral de Perícias também foram acionados.


Proprietários são notificados por maus-tratos a animais no interior de Caibi. Na tarde de ontem a Polícia Civil de Caibi e Palmitos, Cidasc de Palmitos e Associação de Proteção a Animais, Coração Valente, realizou operação no interior de Caibi com o objetivo de coibir a prática de maus-tratos contra animais. No local, foram encontrados cães amarrados em situações precárias utilizados na caça ilegal de animais, inclusive silvestres, e galos de rinhas que permanecem enclausurados sem água e sem comida. Os proprietários dos animais foram notificados, responsabilizados e diversos cães serão castrados nos próximos dias. A polícia adverte que medidas como estas continuarão a ser tomadas nos próximos dias e a multa por cada animal em situação de maus-tratos pode chegar a mil reais, além das sanções criminais a que os donos podem ser submetidos. A intenção é acabar com qualquer prática criminosa e também regularizar situações ilegais que podem inclusive propagar doenças a animais e até humanos.

Polícia Civil recupera caminhão e desarticula quadrilha especializada em roubos. A Polícia Civil foi acionada por um morador de Barracão, PR, o qual informou que seu Caminhão Scania e semirreboque foi roubado mediante ameaça na cidade de São Vicente, SP. Logo após tomar conhecimento dos fatos noticiados, agentes das delegacias de Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Itapiranga e Maravilha passaram a unir esforços para localizar o veículo e encontrar os dois motoristas. Além disso, a PRF de Guaraciaba e o GAECO e Ministério Público de São Miguel do Oeste, também passaram a prestar investigação. A primeira informação era que o caminhão estaria sendo levado para Corumbá, MS e, logo em seguida, seria encaminhado para a Bolívia. Policiais Civis e Militares do Mato Grosso do Sul passaram a ajudar.

Houve denúncia de que o caminhão estaria em uma propriedade localizada em Corumbá, MS, distante há aproximadamente 20 km da Bolívia. As informações foram compartilhadas com a Polícia Militar sul-mato-grossense, a qual logrou êxito na prisão em flagrante de quatro integrantes de organização criminosa, dois homens e duas mulheres, especialistas na prática de crimes de roubo de caminhões com restrição da liberdade das vítimas. Na ocasião, o caminhão e o semirreboque foram recuperados. Os presos juntamente com os veículos recuperados, foram apresentados na delegacia de Corumbá. De acordo com as investigações, as vítimas foram atraídas com o anúncio de falso frete através de aplicativo de celular. Após seguirem a rota fornecida pelos autores, compareceram em determinada comunidade de São Vicente, SP, quando ocorreu o assalto. Logo em seguida, as duas vítimas, um morador de Dionísio Cerqueira e o outro de Pouso Redondo, foram mantidas em cárcere privado de sexta-feira até este domingo.

Carreta emplacada em Descanso é flagrada com meia tonelada de maconha. Policiais militares apreenderam na tarde de domingo, na cidade de Lidianópolis, PR, no centro-norte do estado, meia tonelada de maconha que estava escondida em uma carreta, com placas de Descanso. A polícia apurou que a droga seguia do Mato Grosso com destino a Santa Catarina. O motorista de 45 anos acabou preso. Os policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária realizavam fiscalização de rotina quando fizeram a abordagem ao caminhão. Inicialmente, o veículo estaria circulando descarregado, porém notaram o comportamento estranho do motorista. Foi feita uma vistoria minuciosa na carroceria até que foi encontrado um compartimento lotado de tabletes de maconha. Policiais militares de cidades próximas prestaram apoio. O caminhoneiro não tinha passagens pela polícia e contou que receberia 10 mil para transportar a droga até Santa Catarina. A droga e o condutor foram encaminhados à delegacia de Ivaiporã.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.