ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 03/09/2019

GLOBO EM FOCO – 030919

-CAPES CORTA MAIS CINCO MIL E 600 BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

-GOVERNO CONVOCA 100 POLICIAIS CIVIS E 96 PROFISSIONAIS PARA O IGP

-CAMPANHA DE DOAÇÕES PARA VÍTIMA DE INCÊNDIO SUPERA EXPECTATIVAS

-DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO INICIA HOJE

-NASF DE SÃO JOÃO DO OESTE PROMOVE PRIMEIRA CAMINHADA PELA SAÚDE MENTAL

-VEREADOR DE ITAPIRANGA ENCAMINHA PROJETO PARA PONTE DE FERRO NO INTERIOR

-POLÍCIA RECUPERA CAMINHÃO E DESARTICULA QUADRILHA

-PM APREENDE MEIA TONELADA DE MACONHA EM CARRETA DE DESCANSO

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 22 graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.


Um homem matou oito crianças e deixou duas feridas na entrada de uma escola na cidade de Enshi, província de Hubei, região central da China. O ataque aconteceu nesta segunda-feira, no primeiro dia do ano letivo. O homem, de cerca de 40 anos, utilizou uma faca para atingir as crianças. O suspeito foi preso e a polícia não confirmou as circunstâncias do ataque. Ataques com facas estão se tornando frequentes na China. Em abril de 2018, um homem de 28 anos matou nove crianças de uma escola na província de Shaanxi e em janeiro de 2017, um homem com uma faca de cozinha feriu 11 crianças.


O atentado suicida reivindicado pelos talibãs deixou 16 mortos e 119 feridos, todos civis, na noite desta segunda-feira, no centro de Cabul. O ataque aconteceu logo depois do encontro entre o presidente afegão e um enviado americano dedicado ao acordo de paz. Cinco agressores foram mortos durante as operações de busca e resgate. A explosão ocorreu perto do complexo "Green Village", que abriga agências de ajuda humanitária e organizações internacionais e foi seguida de uma troca de tiros e de uma segunda explosão em um posto de gasolina. A explosão foi causada por um trator carregado de explosivos.


O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, fez um pronunciamento nesta segunda-feira para dizer que não pretende mudar a data de saída do Reino Unido da União Europeia, marcada para 31 de outubro, e que não pretende convocar eleições gerais. No entanto, ele pode não conseguir evitar que elas sejam convocadas ainda esta semana. A Câmara dos Comuns retorna do recesso de verão hoje e vários deputados conservadores declararam-se dispostos a votar com a oposição para aprovar uma lei urgente obrigando o Executivo a solicitar um novo adiamento do prazo do Brexit se não houver acordo antes do final de outubro.


O Ministério da Economia informou nesta segunda-feira que a balança comercial registrou superávit de três bilhões 280 milhões de dólares em agosto. Quando as exportações superam as importações, o resultado é de superávit. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit. De acordo com o governo federal, ao todo, as exportações somaram 18 bilhões 853 milhões de dólares em agosto, e as importações, 15 bilhões 569 milhões. Nos oito primeiros meses de 2019, o valor total das exportações caiu cinco vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período de 2018. No caso das importações, a queda foi de três vírgula quatro por cento.


O relator da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador ROBERTO ROCHA, disse nesta segunda-feira que pode propor o que chama de Imposto sobre Valor Agregado “dual”. Em linhas gerais, a ideia do IVA é unificar tributos para simplificar a cobrança. Pelo IVA dual, uma das hipóteses seria reunir os tributos federais em um IVA federal e os tributos estaduais e municipais em um segundo imposto agregado. O modelo, segundo o relator, está em estudo pela equipe econômica do governo e ele estaria disposto a incorporar a proposta em seu parecer.


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior anunciou nesta segunda-feira o corte de cinco mil 613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil a partir deste mês. É o terceiro comunicado do tipo neste ano. Ao todo, a Capes vai deixar de oferecer cerca de 11 mil bolsas e não serão aceitos novos pesquisadores neste ano. O Ministério da Educação divulgou nesta tarde que, em 2020, a Capes só terá metade do Orçamento de 2019. Na proposta de orçamento para 2020, a perda prevista para todo o MEC é de nove por cento. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, também suspendeu a concessão de novas bolsas e os atuais bolsistas ainda correm risco de não receber a partir de setembro.


Entrou em fase de testes o aplicativo da Polícia Militar catarinense que permite o registro de ocorrências e que conta com um botão de pânico para vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva contra o agressor. A ferramenta, feita para celulares, possibilita uma comunicação direta com a PM, segundo a corporação. A fase de testes começou na sexta-feira em cinco cidades do Sul do estado. O aplicativo "PMSC Cidadão" é para smartphones e está sendo testado por 30 dias nos municípios de Criciúma, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha. Caso ele seja aprovado, será disponibilizado para o restante do estado. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo.

Uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado proíbe médicos de prestarem assistência ao trabalho de parto, no nascimento e ao recém-nascido fora do ambiente hospitalar. A norma é do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, que argumenta que o objetivo é a redução da mortalidade de mães e bebês. A Associação Brasileira de Enfermeiros, Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina e a Associação de Doulas de Santa Catarina emitiram notas de repúdio à resolução e citam o direito da escolha da mãe na hora do parto. A norma também afirma que é obrigatório que médicos assistentes, diretores técnicos e plantonistas de hospitais avisem o CRM-SC sobre atendimentos a complicações em pacientes que tiveram partos planejados fora do ambiente hospitalar.

O governador CARLOS MOISÉS assinou nesta segunda-feira a convocação de 50 escrivães e 50 agentes de Polícia Civil, bem como 94 peritos e dois papiloscopistas para o Instituto Geral de Perícias. Ainda em agosto, o governo anunciou a contratação de profissionais para a Segurança Pública no segundo semestre. O prazo para o chamamento desta primeira leva de profissionais era primeiro de setembro. Segundo o Governo do Estado, os cursos preparatórios para os profissionais do IGP e Polícia Civil começam em outubro. Ainda não está definida a distribuição dos profissionais no estado. Segundo o governo, o processo deve seguir critérios técnicos. Em novembro, 150 soldados do Corpo de Bombeiros serão chamados. Até março de 2020, devem ser chamados outros 142 bombeiros.

A décima segunda edição da Feira do Livro inicia hoje e prossegue até sábado no Clube Imigrantes de Itapiranga. O projeto da feira visa usar as atividades culturais, cientificas e recreativas sempre pensando em favor da leitura e o respeito da diversidade. Conforme o professor, JAIR TURCATTO, nesta terça-feira ocorre o Sétimo Seminário de Diversidades de Gêneros. Terá palestra abordando a temática sobre gênero, direito, cuidado e proteção, respeito a singularidade. TURCATTO diz que o tema faz parte do ambiente escolar, nível superior e sociedade. O ingresso será de um quilo de alimento. A programação inicia às 19 horas. O professor chama atenção que a disciplina de sexualidade, educação e gênero faz parte do curso de pedagogia.

Feira do Livro terá várias atrações. Conforme a coordenadora MARIA PREIS WELTER, até sábado ocorre exposição e venda de livros, brinquedos e jogos educativos, além do espaço para escritores regionais. Um dos objetivo é proporcionar oportunidade para criar o hábito da leitura. A professora destaca o envolvimento do curso de Pedagogia do Centro Universitário Uceff, biblioteca municipal Rui Barbosa, secretarias municipais e escolas. As parcerias possibilitam campanha de troca e doação de livros, espaço lúdico e de convivência com chimarrão e lanche. A Feira do Livro terá como temática: leitura, arte e diversidade, nas entre linhas de cada história o colorido se revela. A professora chama atenção que o projeto é voltado a literatura infanto juvenil e respeito as diversidades. De acordo com MARIA PREIS WELTER, durante os cinco dias da Feira, terá atrações para todas as idades.

São João do Oeste encerra campanha de doações para vítima de incêndio. Solidariedade superou expectativas. Na noite da última sexta-feira, um incêndio destruiu uma casa de dois pavimentos, onde residiam quatro casais, um deles com uma filha de um ano e meio. As chamas destruíram a residência e todos os móveis. Conforme o prefeito FERNANDO BISIGO, as doações foram centralizada no CRAS. Devido à grande quantidade de donativos já recebidos o município encerrou a campanha. Também foi concluída hoje a Vakinha online que arrecadou 19 mil 230 reais. Com desconto das taxas, o valor final será de 17 mil e 900 reais. A projeção inicial dos organizadores era de 12 mil reais. BISIGO considera que a população de São João do Oeste e municípios vizinhos deram uma grande demonstração de solidariedade.

Sessão pública para apresentação dos candidatos ao conselho tutelar será realizada quarta-feira em Tunápolis. Conforme a psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, CARLISE LEZONIER, no dia quatro de setembro, às 14 horas, no auditório da Casa da Cultura, será realizada a sessão pública de apresentação dos dez candidatos habilitados no processo de escolha dos conselheiros tutelares. Ela explica que todos os candidatos inscritos já passaram por curso para que conhecessem mais sobre a função e o perfil do profissional, além da prova teórica. Os candidatos que alcançaram a nota exigida serão apresentados a comunidade. CARLISE enfatiza que a partir de quarta-feira os candidatos estarão liberados para iniciar a sua campanha na mídia e nas casas com a entrega de materiais de divulgação. A eleição do conselho tutelar, que é unificada em todo o país, está marcada para o dia seis de outubro, durante todo o dia, no lar do idoso.?

Na eleição para o conselho tutelar deste ano, cada eleitor poderá votar em apenas um candidato a conselheiro tutelar. Para votar a pessoa deve apresentar um documento com foto, e possuir o título de eleitor em Tunápolis. Será utilizada a lista do Tribunal Regional Eleitoral para conferir os nomes dos eleitores do município. CARLISE LEZONIER explica que a eleição será com cédulas de papel, com a informação do número do candidato e o nome por extenso. A presidente do CMDCA destaca que logo após o encerramento da eleição, às 17 horas, os membros do CMDCA, da comissão eleitoral e os candidatos farão a contagem dos votos e o anúncio dos vencedores para o mandato de quatro anos. CARLISE reforça o convite para a sessão de apresentação dos candidatos na quarta-feira, sendo que logo na sequencia, a administração municipal realiza a audiência para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária de 2020.

Ameosc atende em novo local em São Miguel do Oeste.
A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina iniciou, nesta segunda-feira, o atendimento no novo escritório, na Sede da Casan, em São Miguel do Oeste. A medida foi adotada até que a nova sede da entidade seja construída, no bairro Agostini, próximo a Unidade de Pronto Atendimento, onde a associação já tem um terreno. Segundo, o presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN. a nova sede será construída com os recursos da venda da antiga sede. O espaço disposto na Casan acomoda toda a estrutura da Ameosc, com setores em salas individuais no segundo andar, como o Conder, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, Cis-Ameosc, executivo e setores operacionais. No terceiro piso, foram instados o almoxarifado e auditório.

Presidente da Ameosc elogia contribuição dos Consórcios Intermunicipais. WILSON TREVISAN, chama atenção para a importância do Cis-Ameosc na prestação de serviços de saúde especializada de média e alta complexidade, realização de consultas e exames e cirurgias. Segundo TREVISAN, o Conder tem conseguido reduções de custos importantes para os municípios associados, com a realização de licitações de diversos materiais, como pneus, iluminação pública e outros. Outra redução importante se deu na realização de concursos e processos seletivos, que foram coordenados pela Ameosc.

A chuva do final de semana afastou os riscos provocados pela estiagem dos últimos dias. A afirmação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele disse que o baixo volume de chuva de agosto trouxe alguns transtornos para quem vive no interior. Alguns municípios registraram falta de água para o consumo animal. As lavouras do chamado “milho do cedo” também podem apresentar problemas de desenvolvimento. SIMON disse que a previsão para setembro é de chuvas dentro da normalidade histórica e isso traz tranquilidade para os agricultores. Ele citou como principais municípios afetados com a estiagem como sendo Palma Sola, Dionísio Cerqueira, Anchieta e Guarujá do Sul.

A Epagri está passando por um processo de adaptação depois da reforma administrativa do governo do estado. De acordo com SIDINEI SIMON, o número de gerenciais regionais caiu de 23 para 17. A de São Miguel do Oeste foi mantida, mas o orçamento para programas e ações sofreu uma redução. O gerente afirma que, apesar disso, a empresa conseguiu manter as principais atividades e os atendimentos das famílias que vivem no campo. O gerente da empresa comentou que a gerência regional enfrentou algumas dificuldades, mas já está adaptada a nova forma de gestão do governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA. O governo do estado pretende que as ações desenvolvidas pela Epagri apresentem resultados práticos para os agricultores. Ele disse que o foco do novo governo está na efetividade dos serviços públicos. No caso da Epagri, a gestão vai se pautar ainda mais pelos resultados que as ações provocam na agricultura.

Campanha visa combate ao suicídio e promoção a saúde. A psicóloga do NASF de São João do Oeste, KARINE DELLBRÜGGER, coordena a programação do Setembro Amarelo no município. Os eventos contam com envolvimento dos demais profissionais do Núcleo Ampliado a Saúde da Família. Ela aponta como destaque será a primeira caminhada municipal pela saúde mental, que ocorre no dia 12 de setembro, com início às 15 horas. O evento será realizado em parcerias de diversas entidades como o CRAS, escolas, APAE, CAPS de Mondaí e assistência social. KARINE destaca que o objetivo é provocar uma reflexão a respeito da importância de cuidar da saúde mental e realizar um trabalho preventivo. Segundo a psicóloga, o ideal é evitar os problemas que estão sendo constatados de maneira crescente e que causam preocupação.

KARINE DELLBRÜGGER salienta ainda que a campanha do Setembro Amarelo tem com simbolismo duas árvores na cidade que foram decoradas com frases no objetivo de provocar uma reflexão sobre o tema. A psicóloga do NASF de São João do Oeste recomenda que os participantes da caminhada usem roupa amarela para contribuir com o simbolismo da campanha. KARINE DELLBRÜGGER, lembra que as ações costumam ter foco na prevenção ao suicídio, um problema bastante abordado devido ao grande número de pessoas que cometem o suicídio na região. Já a mobilização que está ocorrendo visa chamar atenção a respeito da saúde mental e alertas sobre a importância da promoção a saúde.

Itapiranga pode ter ponte de ferro no interior. Vereador FÁBIO HAHN, do MDB de Itapiranga está atento ao destino que será dado as ferragens que deram sustentação da ponte Hercílio Luz em Florianópolis. O material foi utilizado durante o processo de reforma da estrutura. Projeto prevê a transformação em pequenas pontes metálicas, na forma de kits, para substituir pontes em municípios do interior do Estado de Santa Catarina. HAHN destaca que a empresa vencedora da licitação fará o beneficiamento da ferragem, com pintura de proteção, e montagem dos kits. Objetivo é fazer a reforma de uma ponte, próximo ao centro comunitário de linha Chapéu. Segundo o vereador, foram estabelecidos critérios para os municípios serem contemplados e Itapiranga preenche todas as exigências, tendo a coordenadoria da Defesa Civil, a ponte já possui cabeceira de concreto e está localizada em uma rodovia estadual, a SC 283, a Estrada Beira.

FÁBIO HAHN já fez a solicitação durante viagem na semana passada a Florianópolis. Meta agora é buscar mobilização com a Defesa Civil local e a prefeitura para resolver de maneira definitiva o problema da estrutura de madeira da ponte com aproximadamente 30 metros de extensão. O vereador FÁBIO HAHN também cobra do governo do estado contrapartida ao município que está fazendo a manutenção da Estrada Beira Rio há dois anos. HAHN solicitou emenda parlamentar de 100 mil reais e ainda a pavimentação asfáltica de um quilômetro no centro comunitário de Sede Capela. Informa ainda que ontem a secretaria de Transportes e Obras de Itapiranga iniciou o patrolamento e compactação de 24 quilômetros da SC 283 até a divisa com Mondaí.

PM do Paraná apreende meia tonelada de maconha em carreta de Descanso. Policiais militares apreenderam na tarde de ontem, na cidade de Lidianópolis-PR, meia tonelada de maconha que estava escondida em uma carreta, com placas da cidade de Descanso. A polícia apurou que a droga seguia do Mato Grosso com destino a Santa Catarina. O motorista de 45 anos acabou preso. Segundo informações da PM, os policiais Batalhão de Polícia Rodoviária realizavam fiscalização de rotina quando fizeram a abordagem ao caminhão. Inicialmente, o veículo estaria circulando descarregado, porém notaram o comportamento estranho do motorista. Foi feita uma vistoria minuciosa na carroceria até que foi encontrado um compartimento lotado de tabletes de maconha. O caminhoneiro não tinha passagens pela polícia e contou que receberia 10 mil reais para transportar a droga até Santa Catarina.

Jovem esconde porções de crack dentro da boca durante abordagem da Polícia Militar. O fato foi registrado pela PM de Dionísio Cerqueira quando uma das equipes de serviço recebeu a informação de que um veículo tinha saído das proximidades da Aduana de Cargas, e que através das imagens de vídeo monitoramento os ocupantes haviam sido flagrados comprando droga na Argentina. A PM realizou a abordagem e identificação dos ocupantes do carro. Durante a revista foi constatado que um dos jovens segurava várias pedras de crack na boca. De acordo com a PM, as porções já estavam embaladas para comércio. A droga foi apreendida e após os procedimentos os envolvidos foram liberados.

Mulher é atropelada na faixa de pedestres em SMOeste. Uma mulher de 58 anos foi atropelada enquanto atravessava a rua sobre a faixa de pedestres no início da noite desta segunda-feira. O acidente aconteceu na Rua XV de Novembro, próximo ao Clube Comercial. Os bombeiros foram acionados e socorreram a vítima que apresentava escoriações e suspeita de fratura na face. Ela foi imobilizada e conduzida ao Hospital Regional. O condutor do Clio, de São Miguel do Oeste, contou que manuseava o celular e não percebeu que a pedestre atravessava a via. A Polícia Militar esteve no local e realizou os procedimentos cabíveis. O Instituto Geral de Perícias também foi acionado.

Proprietários são notificados por maus-tratos a animais no interior de Caibi. Na tarde de ontem a Polícia Civil de Caibi e Palmitos, Cidasc de Palmitos e Associação de Proteção a Animais, Coração Valente, realizou operação no interior de Caibi com o objetivo de coibir a prática de maus-tratos contra animais. Foram encontrados cães amarrados em situações precárias utilizados na caça ilegal de animais, inclusive silvestres, e galos de rinhas que permanecem enclausurados sem água e sem comida. Os proprietários dos animais foram notificados, responsabilizados e diversos cães serão castrados nos próximos dias. A polícia adverte que medidas como estas continuarão a ser tomadas nos próximos dias e a multa por cada animal em situação de maus-tratos pode chegar a mil reais, além das sanções criminais a que os donos podem ser submetidos.

Polícia Civil recupera caminhão e desarticula quadrilha especializada em roubos. A Polícia Civil de Santa Catarina foi acionada por um morador de Barracão-PR, o qual informou que seu Caminhão Scania e semirreboque foi roubado mediante ameaça na cidade de São Vicente-SP. A investigação envolveu agentes das delegacias de Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Itapiranga e Maravilha, além disso, a PRF de Guaraciaba e o GAECO de São Miguel do Oeste. A primeira informação era que o caminhão seria levado para Corumbá-MS e, logo em seguida, para a Bolívia. O caminhão foi localizado em uma propriedade em Corumbá-MS. No local ocorreu a prisão em flagrante de quatro integrantes de organização criminosa, dois homens e duas mulheres, especialista na prática de crimes de roubo de caminhões e sequestro das vítimas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.