ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 03/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

Um homem matou oito crianças e deixou duas feridas na entrada de uma escola na cidade de Enshi, província de Hubei, região central da China. O ataque aconteceu nesta segunda-feira, no primeiro dia do ano letivo. O homem, de cerca de 40 anos, utilizou uma faca para atingir as crianças. O suspeito foi preso e a polícia não confirmou as circunstâncias do ataque. Ataques com facas estão se tornando frequentes na China. Em abril de 2018, um homem de 28 anos matou nove crianças de uma escola na província de Shaanxi e em janeiro de 2017, um homem com uma faca de cozinha feriu 11 crianças.

O atentado suicida reivindicado pelos talibãs deixou 16 mortos e 119 feridos, todos civis, na noite desta segunda-feira, no centro de Cabul. O ataque aconteceu logo depois do encontro entre o presidente afegão e um enviado americano dedicado ao acordo de paz. Cinco agressores foram mortos durante as operações de busca e resgate. A explosão ocorreu perto do complexo "Green Village", que abriga agências de ajuda humanitária e organizações internacionais e foi seguida de uma troca de tiros e de uma segunda explosão em um posto de gasolina. A explosão foi causada por um trator carregado de explosivos.

O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, fez um pronunciamento nesta segunda-feira para dizer que não pretende mudar a data de saída do Reino Unido da União Europeia, marcada para 31 de outubro, e que não pretende convocar eleições gerais. No entanto, ele pode não conseguir evitar que elas sejam convocadas ainda esta semana.

A Câmara dos Comuns retorna do recesso de verão hoje e vários deputados conservadores declararam-se dispostos a votar com a oposição para aprovar uma lei urgente obrigando o Executivo a solicitar um novo adiamento do prazo do Brexit se não houver acordo antes do final de outubro.

O Ministério da Economia informou nesta segunda-feira que a balança comercial registrou superávit de três bilhões 280 milhões de dólares em agosto. Quando as exportações superam as importações, o resultado é de superávit. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit. De acordo com o governo federal, ao todo, as exportações somaram 18 bilhões 853 milhões de dólares em agosto, e as importações, 15 bilhões 569 milhões. Nos oito primeiros meses de 2019, o valor total das exportações caiu cinco vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período de 2018. No caso das importações, a queda foi de três vírgula quatro por cento.

O relator da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador ROBERTO ROCHA, disse nesta segunda-feira que pode propor o que chama de Imposto sobre Valor Agregado “dual”. Em linhas gerais, a ideia do IVA é unificar tributos para simplificar a cobrança. Pelo IVA dual, uma das hipóteses seria reunir os tributos federais em um IVA federal e os tributos estaduais e municipais em um segundo imposto agregado. O modelo, segundo o relator, está em estudo pela equipe econômica do governo e ele estaria disposto a incorporar a proposta em seu parecer.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior anunciou nesta segunda-feira o corte de cinco mil 613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil a partir deste mês. É o terceiro comunicado do tipo neste ano. Ao todo, a Capes vai deixar de oferecer cerca de 11 mil bolsas e não serão aceitos novos pesquisadores neste ano. O Ministério da Educação divulgou nesta tarde que, em 2020, a Capes só terá metade do Orçamento de 2019. Na proposta de orçamento para 2020, a perda prevista para todo o MEC é de nove por cento. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, também suspendeu a concessão de novas bolsas e os atuais bolsistas ainda correm risco de não receber a partir de setembro.

Entrou em fase de testes o aplicativo da Polícia Militar catarinense que permite o registro de ocorrências e que conta com um botão de pânico para vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva contra o agressor. A ferramenta, feita para celulares, possibilita uma comunicação direta com a PM, segundo a corporação. A fase de testes começou na sexta-feira em cinco cidades do Sul do estado. O aplicativo "PMSC Cidadão" é para smartphones e está sendo testado por 30 dias nos municípios de Criciúma, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha. Caso ele seja aprovado, será disponibilizado para o restante do estado. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo.

Uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado proíbe médicos de prestarem assistência ao trabalho de parto, no nascimento e ao recém-nascido fora do ambiente hospitalar. A norma é do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, que argumenta que o objetivo é a redução da mortalidade de mães e bebês.

A Associação Brasileira de Enfermeiros, Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina e a Associação de Doulas de Santa Catarina emitiram notas de repúdio à resolução e citam o direito da escolha da mãe na hora do parto. A norma também afirma que é obrigatório que médicos assistentes, diretores técnicos e plantonistas de hospitais avisem o CRM-SC sobre atendimentos a complicações em pacientes que tiveram partos planejados fora do ambiente hospitalar.

O governador CARLOS MOISÉS assinou nesta segunda-feira a convocação de 50 escrivães e 50 agentes de Polícia Civil, bem como 94 peritos e dois papiloscopistas para o Instituto Geral de Perícias. Ainda em agosto, o governo anunciou a contratação de profissionais para a Segurança Pública no segundo semestre. O prazo para o chamamento desta primeira leva de profissionais era primeiro de setembro. Segundo o Governo do Estado, os cursos preparatórios para os profissionais do IGP e Polícia Civil começam em outubro. Ainda não está definida a distribuição dos profissionais no estado. Segundo o governo, o processo deve seguir critérios técnicos. Em novembro, 150 soldados do Corpo de Bombeiros serão chamados. Até março de 2020, devem ser chamados outros 142 bombeiros.

Palestra Show aborda suicídio. Quem comenta é ADEMAR ALBERTON- Secretário de Assistência Social de Campo Erê. De acordo com ele, essa é uma iniciativa do social, juntamente com a escola estadual Raul Pompeia. O intuito é debater sobre suicídio, tema que é abordado durante a campanha do “setembro amarelo”. O palestrante será VILSON CECCHETTI. A programação está marcada para esta quarta-feira, pela manhã e tarde com alunos da rede de ensino e à noite aberto ao público em geral, a partir das 19 horas.

Tema abordado em palestra é muito importante. De acordo com INÊS LAZARETTI- Assessora de direção da escola Raul Pompeia de Campo Erê, ação é em parceira com a secretaria de assistência social, mas contempla várias entidades e escolas. INÊS ressalta que o assunto é de muita importância, pois a escola também se depara com várias situações com relação ao tema. Salienta que a participação dos pais é fundamental porque com a correria do dia a dia, a família não se atenta aos sinais que a pessoa que está com problemas apresenta. a assessora convida a todas as pessoas para participar amanhã, às 19 horas para a comunidade. Para os alunos iniciará às 08 horas, no Centro de eventos.

Casos de sarampo tem preocupado saúde pública. SAMARA RONCHI – enfermeira responsável pela vigilância em saúde de Campo Erê, ressalta que devem receber a vacina, todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. Frisa que no estado, são mais de 11 casos. A profissional, destaca que a vacinação é o único meio de prevenir a doença. A sala de vacinas está com pouco estoque, mas o Ministério já anunciou a reposição das doses.

O Sarampo é uma doença infecto contagiosa respiratória, de fácil transmissão. Entre os sintomas, SAMARA explica que o sarampo apresenta febre, tosse persistente, irritação ocular, congestão nasal. Ela acrescenta que após esses sintomas, podem aparecer manchas avermelhadas no rosto em direção aos pés, e lesões dolorosas na boca. Pode evoluir para pneumonia secundária e encefalite, levando à morte. As complicações atingem principalmente os desnutridos, recém-nascidos, gestantes e portadores de imunodeficiências. Por isso, a vacinação é tão importante e a única forma de prevenir a doença.

Campo Erê realiza sua fase municipal da OLP. Ontem no centro de eventos, ocorreu mais uma fase da Olímpiada de Língua Portuguesa. NELI BASTEZINI KRONBAUER, é coordenadora da OLP para a região de São Lourenço do Oeste. Ela conta que acompanhou a olímpiada em sete municípios da GERED, na fase escolar e agora na municipal. A coordenadora afirma que o houve um bom envolvimento dos professores e alunos na produção dos textos.

Cinco produções textuais foram escolhidas pela comissão julgadora. Na tarde de ontem a comissão julgadora municipal de Campo Erê, escolheu dentre todas as escolas um texto de cada gênero: Poema, crônica, memórias literárias, documentário e artigo de opinião. A coordenadora NELI BASTEZINI KRONBAUER conta que no dia 25 deste mês será realizado o seminário da OLP, com todos os textos que foram classificados para a fase municipal, reunindo todos os municípios da regional.

Moradores denunciam peixes mortos em rio. Quem conta é NELSON TRESOLDI – presidente do Meio Ambiente de Campo Erê. Segundo ele, o fato ocorreu na Linha Sargento, interior de Campo Erê, divisa com o município de Romelândia. Moradores relataram que saíram para pescar, mas quando chegaram no rio se depararam com a cena. Água tinha um cheiro forte, e haviam vários peixes mortos e muitos outros agonizando. O que se presume, adianta NELSON, é que a água do rio tenha sido contaminada com algum produto químico.

Meio ambiente e vigilância sanitária acompanham in loco contaminação de rio. TRESOLDI comenta que estiveram na Linha Sargento e comunicaram a Polícia Militar Ambiental para que tomasse as medidas necessárias ao caso. O presidente do meio ambiente frisa que a não tem nenhuma propriedade próxima ao rio, nem chiqueirão de porco que possam ter jogado resíduos para dentro do rio que pudesse contaminar e provocar prejuízo ao meio ambiente.

Relatório da Polícia Ambiental sobre morte de peixes em rio ainda não saiu. NELSON TRESOLDI – presidente do meio ambiente de Campo Erê, ressalta que o setor no município não tem o material necessário para fazer as coletas e análises. Por isso, foi acionado o órgão competente. No entanto, a Polícia Ambiental ainda não enviou o resultado.

Município terá diagnóstico de esgoto sanitário. Esteve em Campo Erê, o engenheiro sanitarista e ambiental WILLIAN DILL ARENHARDT, para uma reunião com técnicos e as agentes de saúde do município, para tratar sobre o desenvolvimento do projeto TRATASAN. O projeto é um diagnóstico de esgotamento sanitário que esta sendo iniciado em Campo Erê, com apoio da associação dos municípios de Entre Rios – Amerios, e a agencia reguladora intermunicipal de saneamento – Aris. O projeto, criado pela ARIS, contemplará vários municípios de Santa Catarina.

Objetivo do TRATASAN é diagnosticar a situação do esgotamento sanitário municipal. WILLIAN explica que está sendo feito levantamento de informações a respeito das unidades de tratamento individual de esgoto, popularmente conhecidas como fossas das residências. Será feito um amplo levantamento das edificações, onde através das agentes de saúde nos próximos meses será feito um questionário em todas as residências da área urbana do município.

Empresa emite nota de esclarecimento após acidente. Na manhã de ontem, uma empresa que trabalha com resinas para compensados e derivados químicos para uso industrial, localizada às margens da PR-158, próximo da barreira de fiscalização da Cidasc, divisa entre São Lourenço do Oeste e Vitorino, registrou um incidente. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi uma explosão, mas que não deixou feridos. Hoje, a direção da empresa Pole Cola emitiu uma nota oficial, esclarecendo o ocorrido.

Em nota, a direção afirma "que a empresa sempre adotou todas as medidas de precaução e segurança aplicando todas as regras que a legislação permite". Ainda, garante que "nada foi feito de forma errônea, no momento do ocorrido todos os procedimentos de segurança foram efetuados pelos funcionários, sendo salientado que não houve dano físico a nenhum deles, já que possuíam o devido treinamento e estavam orientados até o ponto em que poderiam agir, sendo o que efetivamente fizeram".

Sobre as causas do acidente, a empresa diz, em nota, que "todo problema está em investigação e todos os estudos. Coletas, análises e avaliações técnicas estão sendo feitas por cada área (química, ambiental, elétrica e todas as outras que houver necessárias), para que se descubra a causa efetiva do ocorrido".

Mulheres praticam furtos em lojas de materiais de construção. Ontem, duas mulheres praticaram uma série de furtos em lojas de materiais de construção em Marmeleiro, Renascença e em pelo menos três lojas em Francisco Beltrão. Imagens de câmeras de monitoramento mostram que as duas entram na loja e enquanto uma pede informações sobre algum produto a outra esconde embaixo do vestido um rolo de fio de cobre de 100mm de 10 metros.

Em outra a loja a cena se repete e elas furtam três rolos de fios de cobre. Após o furto as duas saem em um veículo Onix Branco. Segundo a Polícia Militar o veículo teria sido visto passando pela BR-277 em Guarapuava. A polícia está divulgando as imagens das câmeras e alertando os comerciantes que se alguém foi vítima que registre a ocorrência para que quando forem identificadas elas possam responder pelos furtos realizados.

Homens usam facas para ameaçar companheiras. Duas mulheres foram vítimas de seus companheiros que as agrediram e as ameaçaram de modo semelhante, usando uma faca de cozinha. Os fatos aconteceram no final de semana e foram divulgados ontem pela PM. O primeiro foi no bairro Perpétuo Socorro, em São Lourenço do Oeste. Um homem de 37 anos foi preso em flagrante depois de agredir a esposa de 33 anos com socos. Além disso, o homem tentou esfaquear ela, utilizando uma faca de cozinha. A mãe da mulher o impediu. O agressor, que estava sob efeito de álcool, ainda ameaçou a guarnição policial ao ser preso.

Caso semelhante de ameaça aconteceu em Quilombo. Segundo a Polícia, um homem de 25 anos foi preso depois de arrombar a casa da namorada, danificado objetos e ameaçado atear fogo no local. A mulher de 29 anos fugiu e acionou a PM. O homem estava com uma faca de cozinha com 30 centímetros de lâmina.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.