ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-08-2020 Segunda-Feira

-BOLSONARO ADMITE NOVO IMPOSTO, MAS SEM ELEVAR CARGA TRIBUTÁRIA

-SANTA CATARINA RECEBERÁ 97 MILHÕES PARA AUXÍLIO AO SETOR CULTURAL

-SÃO JOÃO DO OESTE POSSUI GARANTIA DE RECURSOS PARA MANTER PROGRAMAS DE INCENTIVO AGRÍCOLA

-LATICÍNIOS TERÃO QUE REGULARIZAR QUEIJOS QUE USAM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA EM SUA NOMENCLATURA

-EDUCAÇÃO DE MONDAÍ TERÁ SEMANA DE PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES

-EPAGRI ORIENTA SOBRE MANEJO DE ADUBOS VERDES PARA EVITAR MORTALIDADE DE ABELHAS

-MORADORES DENUNCIAM FESTA CLANDESTINA NO INTERIOR

-ACIDENTE DEIXA UMA PESSOA MORTA E OUTRA GRAVEMENTE FERIDA NA SC 157


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


A cápsula da SpaceX, com dois astronautas americanos, pousou com sucesso neste domingo em Pensacola, no estado americano da Flórida, encerrando a primeira missão tripulada da Nasa em nove anos. Eles ficaram dois meses na Estação Espacial Internacional e realizaram testes no sistema de controle ambiental da espaçonave, e também, nas telas, controles e propulsores de manobra.Esta missão é considerada a etapa final do processo de validação de que a cápsulo pode ser operada de forma segura para futuras atividades no espaço.


A Rússia anunciou neste sábado que está planejando realizar a vacinação em massa contra a covid-19 em outubro de 2020. O ministro da Saúde, MIKHAIL MURASHKO, disse à agência de notícias Interfax, que o Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, em Moscou, concluiu os ensaios clínicos e a documentação está sendo preparada para registrar a vacina e assim será possível começar a campanha em outubro. Médicos e professores seriam os primeiros a serem vacinados. O início da produção está previsto para o mês que vem.


O número de mortos na América Latina pela Covid-19 ultrapassou 200 mil na noite deste sábado, segundo contagem da agência Reuters baseada em dados oficiais. Há pouco mais de um mês, em 24 de junho, a América Latina confirmava 100 mil mortes pela Covid-19. Dos dez países com mais mortes por Covid-19 no mundo, três estão na América Latina: Brasil, México e Peru. No sábado, o Brasil ultrapassou as 93 mil mortes registradas, e o México confirmou 47 mil 472 óbitos. Juntos, os dois países concentram 70 por cento das mortes pela doença na região.


Em um período de sete anos, o brasileiro caminha para ficar cerca de 10 por cento mais pobre. A recessão observada entre o fim de 2014 e 2016, a lenta retomada da economia dos anos seguintes e a recente crise provocada pelo coronavírus fizeram o Brasil perder parte da sua riqueza. Entre 2013 - último ano de crescimento mais robusto da economia - e o fim de 2020, o Produto Interno Bruto per capita passará de oito mil 519 reais para sete mil 559 e terá encolhido 11 vírgula três por cento no período, de acordo com cálculos de uma empresa de consultoria. O quadro pode ficar ainda pior porque em 2020, os analistas consultados pelo relatório Focus, do Banco Central, estimam uma queda do PIB de cinco vírgula 77 por cento.


A Caixa deposita o FGTS emergencial para os nascidos em junho nesta segunda-feira. O valor ficará disponível em conta poupança digital e poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. O beneficiário pode utilizar a ferramenta para o pagamento de contas, boletos ou em lojas onlines e físicas. Quem preferir sacar o dinheiro em mãos ou transferir para outra conta bancária precisa esperar até o dia três de outubro. O calendário, que tem duas datas para cada mês de aniversário, foi montado desta forma para evitar aglomerações em agências. O valor máximo de saque é de mil e 45 reais por CPF e pode ser feito até 31 de dezembro.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que a eventual criação de um novo imposto deve ser acompanhada de desonerações ou extinção de algum tributo atualmente em vigor. O presidente disse que o governo não pretende aumentar a carga tributária. Segundo ele, "ninguém aguenta pagar mais imposto". A criação de um novo imposto vem sendo discutida pela equipe econômica do governo. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, já sugeriu uma cobrança sobre transações eletrônicas, nos moldes da antiga CPMF. BOLSONARO disse ainda que tem conversado com Guedes sobre compensações para o eventual novo imposto.


A lei que permite o ingresso de animais domésticos e de estimação em todos os hospitais privados e públicos em Santa Catarina foi publicada no Diário Oficial do estado, na sexta-feira. A medida permite que pacientes internados poderão receber a visita dos animais desde que sejam respeitados os critérios definidos em cada unidade hospitalar, além de observar as regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Pela lei estadual, para ingressar no hospital o animal de estimação deverá ter a autorização prévia da administração, estar acompanhado por um familiar do paciente e ser transportado dentro de caixas específicas conforme o tamanho do bicho, exceto de os grande porte.


Dezoito trabalhadores foram encontrados em situação análoga à de escravidão na área rural de Ituporanga, no Vale do Itajaí. As vítimas são do Ceará e estavam em um barraco sujo, sem colchões nem água potável e com banheiro precário. Os trabalhadores não receberam as roupas de inverno que foram prometidas na oferta de emprego e passaram muito frio durante a semana. O caso foi descoberto depois que um deles passou mal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi socorrer. Os trabalhadores estão agora em um abrigo improvisado no Centro Multiuso de Ituporanga. A prefeitura da cidade cearense da qual eles vieram se comprometeu a pagar as passagens de avião de volta e eles devem embarcar na segunda em Florianópolis.


O setor cultural catarinense receberá 97 milhões e 600 mil reais do Governo Federal em auxílio por conta das restrições às atividades causadas pela pandemia de Covid-19. O valor foi definido na sexta-feira pelo Ministério do Turismo, mas ainda não foi divulgada a data para o repasse. Do montante, aproximadamente 45 milhões virão para o Governo do Estado e os outros 52 milhões serão encaminhados diretamente para os municípios catarinenses. Segundo a presidente da Federação Catarinense de Cultura, ANA LÚCIA COUTINHO, foi criado um grupo responsável especificamente para operacionalização da Lei Aldir Blanc em Santa Catarina. Ela salienta que o recurso é importante para amenizar os prejuízos sofridos pela área cultural.


-SÃO JOÃO DO OESTE POSSUI GARANTIA DE RECURSOS PARA MANTER PROGRAMAS DE INCENTIVO AGRÍCOLA

-LATICÍNIOS TERÃO QUE REGULARIZAR QUEIJOS QUE USAM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA EM SUA NOMENCLATURA

-EDUCAÇÃO DE MONDAÍ TERÁ SEMANA DE PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES

-EPAGRI ORIENTA SOBRE MANEJO DE ADUBOS VERDES PARA EVITAR MORTALIDADE DE ABELHAS


Descanso inicia roteiro de coleta de materiais sólidos e recicláveis no interior. A partir de hoje, dia três, até dia 14 de agosto, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Epagri, realizará a coleta de materiais sólidos e recicláveis no meio rural. Durante a campanha, serão coletados lona, ferro, arame, alumínio, embalagens plásticas, garrafas pet e outros materiais sólidos que possam ser reciclados. O secretário de Agricultura, IVAN RECH, destaca que não serão recolhidos eletrodomésticos, lâmpadas, vidros, roupas, calçados, pneus, rejeitos como fralda, papel higiênico e similares, isopor, lixo orgânico e embalagens de agrotóxicos. RECH orienta ainda que o lixo deverá ser ensacado e colocado, como nos anos anteriores, nas margens das estradas gerais ou sedes das comunidades um dia antes da data marcada para a recolha. O roteiro completo da recolha por comunidade pode ser conferido no site da prefeitura de Descanso.


Prefeito de Tunápolis relata complicações que teve com a Covid-19. RENATO PAULATA ficou afastado das atividades por duas semanas. Durante o período de isolamento, o prefeito passou por tratamento indicado pelos médicos, porém sentiu a consequências do vírus. Relata que a doença ainda é desconhecida e causa muita angustia e receio. PAULATA afirma que os sintomas apresentados foram mal estar e dor de cabeça incessante resultando em dias difíceis. Segundo o prefeito, o importante foi o apoio da família, da equipe da saúde e dos amigos. PAULATA salienta que é preciso tomar cuidados, pois a região ainda não passou a fase mais crítica. Demonstra preocupação com os grandes números de casos em Tunápolis. No último boletim divulgado, na sexta-feira, eram 115 testes confirmados exigindo cada vez maior mobilização da equipe da saúde.


Tunápolis e São João do Oeste definem novas restrições para intensificar prevenção a Covid-19. Os decretos municipais, em vigor a partir de hoje, foram definidos com base em reunião da Ameosc na última semana. Ficam suspensas nos dois municípios, até o dia sete de setembro, as aulas presenciais, o calendário municipal de eventos esportivos, o acesso público a eventos e competições da iniciativa privada, a prática de esportes coletivos em clubes sociais, bares, lanchonetes e demais estabelecimentos da cidade e interior, a realização de eventos culturais, a concentração, a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivos, como parques, praças e áreas de lazer e a realização de eventos, confraternizações e festas de aglomeração de pessoas. Fica proibida também a realização de confraternizações em residências particulares com pessoas que não residem no local, com o intuito de evitar aglomerações e manter o isolamento social.


O descumprimento das medidas acarretará em infrações e penalidades previstas na legislação sanitária, além de multa de 300 reais em Tunápolis e 453 reais em SJOeste para o responsável e 50 reais para todos os participantes do evento. Em caso de reincidência o valor da multa será cobrado em dobro e haverá a interdição do estabelecimento por cinco dias. Bares, restaurantes, lanchonetes e similares devem respeitar horário de funcionamento entre seis e 22 horas. É obrigatório o uso de máscara e a disponibilização de álcool 70 na entrada dos estabelecimentos, além de distanciamento mínimo de um metro e meio entre os clientes. As pessoas diagnosticadas com coronavírus devem manter-se em isolamento. O descumprimento acarretará em infrações sanitárias e multa no valor de 300 reais em Tunápolis e 453 reais em SJOeste, dobrando em caso de reincidência e a responsabilização criminal. Órgãos da saúde e a PM farão a fiscalização das medidas.


Município possui garantia de recursos para manter todos os programas de incentivo agrícola. Setor é responsável por 65 por cento do movimento econômico de São João do Oeste. A informação é do secretário de Agricultura, ROBERTO RAMBO. De acordo com ele, os pagamentos dos programas de incentivo a emissão de nota fiscal de produtor rural estão mantidos até o fim do ano. Cita como destaque o Bônus Agrícola com orçamento deste ano superior a 400 mil reais e pagamento mensal conforme a demanda. O município já pagou 296 mil reais contemplando 788 agricultores que prestaram contas das notas emitidas. Ainda restam 103 mil reais disponíveis para 297 agricultores. RAMBO chama atenção que o prazo para aderir ao programa encerra em 31 de novembro, data limite para pagamentos de programas de incentivo.


O secretário destaca ainda que segue em operação o programa de incentivo por metro quadrado e metro cúbico construído. RAMBO cita que o investimento já ultrapassa 65 mil reais, beneficiando 24 produtores rurais que investiram na infraestrutura para atividade de bovinocultura de leite, suinocultura ou avicultura. A secretaria também possui parceria na erradicação de tuberculose e brucelose. Neste programa foram quase cinco mil reais destinados para três propriedades. ROBERTO RAMBO explica que o pagamento somente ocorre em propriedades que foram interditadas pela Cidasc devido ao resultado positivo de tuberculose e brucelose. É uma forma do município compensar as perdas causadas pelas doenças. Outra contribuição da prefeitura é com os subsídios de serviços realizados por empresas terceirizadas com o pagamento de 125 mil reais contemplando 320 agricultores.


Municipalização das licenças ambientais apresenta resultado positivo em São João do Oeste. O secretário de agricultura salienta que foram mantidos todos os itens da legislação e valores das taxas. ROBERTO RAMBO explica que o processo eletrônico é avaliado no município e posteriormente enviado ao Conder Ambiental, consórcio que coordena os trabalhos e emite parecer sobre autorização. Neste ano já foram emitidas seis autorizações ambientais, além de licença de instalação e renovações na suinocultura e avicultura. O secretário chama atenção que o município também investe na preservação da natureza que é responsabilidade de todos. Ele cita o programa Propriedade Limpa com recolha periódica de lixo reciclável sem despesas aos produtores. No 17 de agosto a coleta ocorre em Itacuruçú, Macuco, Alto Macuco, Palmeiras e Medianeira. Já n o dia 19 será em Vale Pio, Beato Roque, Cristo Rei, Fortaleza, Jaboticaba, São João do Oeste e Ervalzinho.


Laticínios terão que regularizar queijos que usam indicação geográfica em sua nomenclatura. Segundo o veterinário e responsável pelo serviço de inspeção estadual na Cidasc regional, ALEXANDRE SCHWENGBER, alguns produtos de origem animal tem o seu nome reconhecido como propriedade intelectual, em função de estarem relacionados com a indicação geográfica. Na maioria das vezes o nome dos produtos está relacionado à Europa. O veterinário explica que com o acordo de 2019 do Mercosul e União Européia, os produtos de propriedade intelectual passam a ser monitorados em todos os países pertencentes ao Mercosul. Com isso, ALEXANDRE destaca que a partir do dia oito de agosto os produtos terão restrições quanto ao uso dos nomes. Os primeiros produtos com as restrições serão os queijos parmesão, fontina, gruyère, grana e gorgonzola. Os queijos tem seu nome relacionado a região de origem.


Para poder continuar utilizando o nome dos queijos, o laticínios precisará de uma autorização do Ministério da Agricultura. O veterinário da Cidasc explica que até dia oito de agosto está aberta uma consulta pública para identificar quais são os produtores e o ano de produção destes queijos. ALEXANDRE SCHWENGBER explica que dependendo do tipo do queijo, se a produção já era feita antes de 2012 ou 2017, o produto terá o direito de continuar coma nomenclatura original, já que não se enquadra no acordo do Mercosul e da União Europeia. Na nossa região, o veterinário cita que os tipos de queijo reconhecidos como propriedade intelectual estão ligados a estabelecimentos com inspeção federal, e já foram todos registrados antes de 2017. Um exemplo de queijo que usa indicação geográficaem seu nome são o grana padano produzido na Gran Mestri de Guaraciaba e os tipos parmesão e gorgonzola produzidos por várias empresas.


Educação de Mondaí terá semana de paralisação das atividades para organização das tarefas escolares pelos estudantes. As escolas estaduais tiveram uma semana de recesso, mas as escolas municipais mantiveram as atividades em julho. Segundo a secretária de Educação, SANDRA SCHU, a rede municipal de Mondaí optou por não fazer o recesso, considerando que o período de férias foi adotado no início da pandemia, em março. A secretária ressalta que na semana do dia dez de agosto a secretaria de Educação irá promover a chamada semana do perdão, em que não serão enviadas novas atividades escolares aos alunos. SANDRA cita que será uma semana para os estudantes colocarem em dia as tarefas já encaminhadas. A secretária lembra que o Ministério Público e a União dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime, lançaram um formulário de busca ativa para identificar os alunos que não estão cumprindo com as tarefas enviadas pelas escolas.


Em Mondaí, a secretária de Educação afirma que é baixo o índice de alunos que não tem dado retorno as atividades encaminhadas. SANDRU SCHU ressalta que tem sido possível o contato com as famílias, inclusive com visitas domiciliares pelas direções das escolas e professores. Ela cita que o principal motivo pelo não cumprimento das tarefas tem sido a desmotivação dos estudantes. Conforme a secretária, se após o contato e a orientação as famílias os estudantes ainda não entregarem as atividades escolares em dia, ocorre à busca ativa em que o Ministério Público é informado sobre o descumprimento. O formulário é aplicado de forma online, com dados sobre o aluno, sua família e as tentativas feitas pela direção da escola em fazer com que os estudantes retomem as tarefas. A secretária lembra que em setembro está previsto o conselho de classe e a entrega dos boletins do segundo trimestre.


Epagri de Iporã do Oeste orienta agricultores sobre manejo de adubos verdes para evitar mortalidade de abelhas. O extensionista da Epagri no município, ALEISSON LUDTKE, destaca que tem crescido consideravelmente o uso de adubação verde no período de inverno em lavouras da região. A prática consiste no plantio de algumas espécies de plantas para melhorar as características químicas, físicas e biológicas dos solos, possibilitando aumento da produtividade nos cultivos. O extensionista diz que a Epagri estimula a técnica, pois ela traz grandes benefícios, como o aumento de matéria orgânica, a ciclagem de nutrientes, a adição de nitrogênio, aumento da armazenagem de água e a manutenção de palhada nos sistemas de plantio direto. Das principais espécies de adubos verdes utilizadas, ALEISSON cita a aveia, o nabo e a ervilhaca. As floradas destas espécies, principalmente do nabo, são altamente atrativas para as abelhas.


Devido à época de preparação das lavouras para o cultivo de milho, e com a necessidade de realizar o manejo das adubações verdes, o extensionista afirma que é importante o uso de técnicas adequadas para evitar a mortalidade de abelhas. ALEISSON LUDTKE comenta que o uso de inseticida para o controle de pragas que atacam o milho na fase inicial, junto com o herbicida usado na dessecação dos adubos verdes, é extremamente prejudicial às abelhas. Segundo o extensionista, no município de Iporã do Oeste os apicultores têm demonstrado preocupação com esta prática, pois investiram nos apiários alimentando as abelhas no período de inverno e podem ter seus enxames e sua produção de mel comprometidas.


O impacto nas colmeias localizadas próximas a lavouras onde se aplica inseticida é alto, podendo inclusive exterminar os enxames. A afirmação é do coordenador do programa de apicultura da Gerência Regional da Epagri, VILMAR MILANI. Ele explica que para evitar a mortalidade das abelhas a Epagri tem orientado os produtores sobre o manejo da adubação verde. MILANI aponta como manejo correto realizar o acamamento ou a roçada das plantas cerca de 20 a 30 dias antes do plantio do milho; esse corte pode ser feito com rolo-faca, pneus ou tronco pesados, sempre quando as plantas estiverem em plena floração; na roçada deve-se evitar picar em demasia a massa verde e se for usado herbicida, aplicar no final da tarde, quando tem pouca presença de abelhas no local. E ainda, se necessário o uso de inseticidas, a aplicação pode ser feita uma semana após o acamamento quando as flores das plantas estão secas e já não atraem as abelhas.


-MORADORES DENUNCIAM FESTA CLANDESTINA NO INTERIOR

-ACIDENTE DEIXA UMA PESSOA MORTA E OUTRA GRAVEMENTE FERIDA NA SC 157


PRF apreende 96 caixas de vinhos importados irregularmente em Guaraciaba. Por volta de 19 horas e 20 minutos deste domingo policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de combate ao crime em Guaraciaba e receberam denúncia que três veículos faziam o transporte de mercadorias oriundas da Argentina. Os carros eram uma BMW, uma Montana e uma caminhonete importada. Os policiais conseguiram abordar a BMW e a Montana. Dentro da Montana encontraram 96 caixas de vinhos importados irregularmente. Segundo a PRF, a BMW fazia o serviço de batedor e eles se comunicavam por celular. Os dois veículos e as mercadorias foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.


Condutor invade preferencial e causa acidente. O fato ocorreu por volta das 13 horas de sábado, na Waldemar Rangrab, proximidades da praça Belarmino Annoni em SMOeste. O condutor de um carro, saiu da rua Castelo Branco e entrou na Waldemar Rangrab, sentido bairro Sagrado Coração e cortou a frente do motociclista que seguia sentido trevo. O jovem que conduzia uma Honda CG com placa de Nova Itaberaba, teve ferimentos pelo corpo, com maior gravidade em uma das pernas. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez o atendimento no local, e conduziu a vítima ao hospital regional. O homem que causou o acidente saiu do local e voltou logo em seguida com outro veículo. O motorista contou que não tem CNH e que vem passando por dificuldades, por isso, acabou saindo do local. Ele reforçou que não viu o motociclista e por isso entrou na via. Além disso garantiu que vai pagar todo o conserto e vai dar a assistência necessária ao jovem.


Homem é preso em flagrante após ameaçar sua companheira de morte. A Polícia Militar atendeu por volta das 14 horas e 30 minutos deste domingo, uma ocorrência de ameaça. O fato ocorreu na Rua Almirante Barroso, centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, a mulher acompanhada de seu filho estava caminhando, momento que o acusado, que estava em uma moto, jogou o veiculo contra eles. Ele ainda ameaçou os dois, dizendo que compraria uma arma e que tiraria a vida deles. A PM foi acionada e acompanhou a mulher até a sua residência. Ao chegar na casa encontraram o homem. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia. O homem fingiu passar mal, sendo acionado o Corpo de Bombeiros que fez o atendimento e o liberou no local.


Homem bate a cabeça em pedra após sofrer acidente. O fatoaconteceu por volta das 21 horas e 30 minutos da noite de sábado, na BR 282, sentido a uma boate, as margens da rodovia em São Miguel do Oeste. Segundo apurado no local, o homem conduzia o carro quando pegou o celular, perdeu o controle e caiu no barranco. Após o acidente, o homem desceu do veículo, para verificar a situação e os estragos, quando escorregou e bateu a cabeça em uma pedra. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez o atendimento ao homem, que após foi levado ao Hospital Regional.


Mulher é forçada a tomar veneno pelo marido em Iraceminha. A ocorrência foi registrada neste domingo, pela Polícia Militar em Iraceminha. A PM foi acionada para ir até o hospital São José para registrar ocorrência de mulher que teria sido forçada a tomar veneno por seu marido. A mulher relatou que mora em Iraceminha e que o seu esposo estaria na residência. Os policiais realizaram a prisão em flagrando do autor dos fatos. O mesmo estava visivelmente embriagado e estava deslocando para sua residência momento em que foi abordado com uma motocicleta. Em consulta ao sistema constatou-se que a motocicleta estava com documentação atrasada vindo a mesma a ser recolhida ao pátio de apreensões. O homem foi conduzido a delegacia.


Homem fica ferido ao cair em cachoeira em São José do Cedro. Na tarde deste domingo as equipes do Saer Fron e do Sara foram acionadas para um resgate por volta das 16 horas na Linha São Domingos, proximidades da via periférica. O helicóptero foi chamado pelos bombeiros para auxílio a resgate em um local de difícil acesso onde um homem havia caído em uma cachoeira. O resgatista do serviço aeropolicial realizou a descida de rapel na aeronave até o local. A vítima relatou que caiu e deslizou na cachoeira de aproximadamente seis metros de altura, não sofrendo queda livre. Após atendimento inicial foi realizada a ascensão com o paciente de 40 anos e a retirada dele até um local seguro para atendimento pré-hospitalar. A vítima apresentava ferimento e suspeita de fratura no joelho esquerdo. Após o atendimento dos bombeiros o homem foi encaminhamento ao hospital de São José do Cedro.


Carreta de São José do Cedro se envolve em acidente com morte na PR 280. O acidente ocorreu por volta das 23 horas de sábado, na PR 280 em Marmeleiro, PR. A colisão envolveu um Fiesta, placas de Nova Esperança do Sudoeste e uma carreta Mercedes Benz de São José do Cedro. O condutor do veículo Fiesta morreu no local do acidente e um passageiro foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, PR e levado ao hospital com ferimentos graves. A carreta estava carregada de calcário e seguia de Curitiba, PR para São José do Cedro. O motorista não sofreu ferimentos e disse que não teve chances de desviar do carro, que veio em sua direção. A Polícia Rodoviária Federal e o IGP também estiveram no local.


Moradores denunciam festa clandestina no interior de Iporã do Oeste. O fato ocorreu durante a noite de sábado e madrugada de domingo, em uma propriedade da linha Altevogt próximo a linha Taquarussú no interior do município. A reportagem da Rádio Oeste foi procurada por moradores das duas comunidades, os quais relataram ter ocorrido uma festa clandestina com mais de 20 pessoas. Os moradores repudiaram a perturbação causada pelos participantes da festa que por diversas vezes durante a madrugada circulavam com veículos pelas comunidades provocando gritarias e ouvindo som em volume alto. Além da perturbação por gritarias, algazarras e utilização do som em volume alto, os participantes também cometeram o crime de desrespeitar as medidas de prevenção a Covid. Ainda na noite de sábado, a PM recebeu denúncia de outra festa clandestina, na linha São Lourenço. Quando a guarnição chegou no local havia ainda três pessoas.


Acidente deixa uma pessoa morta e outra gravemente ferida na SC 157. O acidente ocorreu por volta das 14 horas e 20 minutos deste sábado, na SC 157, no município de Coronel Freitas. A colisão foi frontal envolveu um Jeep de Quilombo, conduzido por uma jovem de 24 anos e uma moto BMW S1000 de Chapecó, que tinha como condutor um homem de 34 anos. Em função desta colisão ocorreu um segundo envolvendo uma Honda CBR 600 de Pinhalzinho, conduzida por um rapaz de 27 anos, que após o choque foi atropelado por um Golf de São Lourenço do Oeste, conduzido por um homem de 33 anos. Por fim, a moto dele acabou colidindo em um Pálio, que tinha como motorista um homem de 31 anos. O piloto da CBR 600, DALVAN STEFFENS, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos. O condutor da motocicleta BMW teve ferimentos graves. As demais pessoas envolvidas não tiveram ferimentos e os danos nas motos foram de grande monta.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.