ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 03/08/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A cápsula da SpaceX, com dois astronautas americanos, pousou com sucesso neste domingo em Pensacola, no estado americano da Flórida, encerrando a primeira missão tripulada da Nasa em nove anos. Eles ficaram dois meses na Estação Espacial Internacional e realizaram testes no sistema de controle ambiental da espaçonave, e também, nas telas, controles e propulsores de manobra. Esta missão é considerada a etapa final do processo de validação de que a cápsulo pode ser operada de forma segura para futuras atividades no espaço.

A Rússia anunciou neste sábado que está planejando realizar a vacinação em massa contra a covid-19 em outubro de 2020. O ministro da Saúde, MIKHAIL MURASHKO, disse à agência de notícias Interfax, que o Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, em Moscou, concluiu os ensaios clínicos e a documentação está sendo preparada para registrar a vacina e assim será possível começar a campanha em outubro. Médicos e professores seriam os primeiros a serem vacinados. O início da produção está previsto para o mês que vem.

O número de mortos na América Latina pela Covid-19 ultrapassou 200 mil na noite deste sábado, segundo contagem da agência Reuters baseada em dados oficiais. Há pouco mais de um mês, em 24 de junho, a América Latina confirmava 100 mil mortes pela Covid-19. Dos dez países com mais mortes por Covid-19 no mundo, três estão na América Latina: Brasil, México e Peru. No sábado, o Brasil ultrapassou as 93 mil mortes registradas, e o México confirmou 47 mil 472 óbitos. Juntos, os dois países concentram 70 por cento das mortes pela doença na região.

Em um período de sete anos, o brasileiro caminha para ficar cerca de 10 por cento mais pobre. A recessão observada entre o fim de 2014 e 2016, a lenta retomada da economia dos anos seguintes e a recente crise provocada pelo coronavírus fizeram o Brasil perder parte da sua riqueza. Entre 2013 - último ano de crescimento mais robusto da economia - e o fim de 2020, o Produto Interno Bruto per capita passará de oito mil 519 reais para sete mil 559 e terá encolhido 11 vírgula três por cento no período, de acordo com cálculos de uma empresa de consultoria. O quadro pode ficar ainda pior porque em 2020, os analistas consultados pelo relatório Focus, do Banco Central, estimam uma queda do PIB de cinco vírgula 77 por cento.

A Caixa deposita o FGTS emergencial para os nascidos em junho nesta segunda-feira. O valor ficará disponível em conta poupança digital e poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. O beneficiário pode utilizar a ferramenta para o pagamento de contas, boletos ou em lojas onlines e físicas. Quem preferir sacar o dinheiro em mãos ou transferir para outra conta bancária precisa esperar até o dia três de outubro. O calendário, que tem duas datas para cada mês de aniversário, foi montado desta forma para evitar aglomerações em agências. O valor máximo de saque é de mil e 45 reais por CPF e pode ser feito até 31 de dezembro.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que a eventual criação de um novo imposto deve ser acompanhada de desonerações ou extinção de algum tributo atualmente em vigor. O presidente disse que o governo não pretende aumentar a carga tributária. Segundo ele, "ninguém aguenta pagar mais imposto". A criação de um novo imposto vem sendo discutida pela equipe econômica do governo. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, já sugeriu uma cobrança sobre transações eletrônicas, nos moldes da antiga CPMF. BOLSONARO disse ainda que tem conversado com Guedes sobre compensações para o eventual novo imposto.

A lei que permite o ingresso de animais domésticos e de estimação em todos os hospitais privados e públicos em Santa Catarina foi publicada no Diário Oficial do estado, na sexta-feira. A medida permite que pacientes internados poderão receber a visita dos animais desde que sejam respeitados os critérios definidos em cada unidade hospitalar, além de observar as regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Pela lei estadual, para ingressar no hospital o animal de estimação deverá ter a autorização prévia da administração, estar acompanhado por um familiar do paciente e ser transportado dentro de caixas específicas conforme o tamanho do bicho, exceto de os grande porte.

Dezoito trabalhadores foram encontrados em situação análoga à de escravidão na área rural de Ituporanga, no Vale do Itajaí. As vítimas são do Ceará e estavam em um barraco sujo, sem colchões nem água potável e com banheiro precário. Os trabalhadores não receberam as roupas de inverno que foram prometidas na oferta de emprego e passaram muito frio durante a semana. O caso foi descoberto depois que um deles passou mal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi socorrer. Os trabalhadores estão agora em um abrigo improvisado no Centro Multiuso de Ituporanga. A prefeitura da cidade cearense da qual eles vieram se comprometeu a pagar as passagens de avião de volta e eles devem embarcar na segunda em Florianópolis.

O setor cultural catarinense receberá 97 milhões e 600 mil reais do Governo Federal em auxílio por conta das restrições às atividades causadas pela pandemia de Covid-19. O valor foi definido na sexta-feira pelo Ministério do Turismo, mas ainda não foi divulgada a data para o repasse. Do montante, aproximadamente 45 milhões virão para o Governo do Estado e os outros 52 milhões serão encaminhados diretamente para os municípios catarinenses. Segundo a presidente da Federação Catarinense de Cultura, ANA LÚCIA COUTINHO, foi criado um grupo responsável especificamente para operacionalização da Lei Aldir Blanc em Santa Catarina. Ela salienta que o recurso é importante para amenizar os prejuízos sofridos pela área cultural.

Saltinho tem avanços na política pública de atendimento a criança e adolescente no Programa Família Acolhedora. A afirmação é do secretário de assistência social do município MATEUS KHUN. De acordo com ele, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA e Lei Municipal foi feito chamamento público, para escolha de Família Acolhedora para criança e adolescente, e cadastro de reserva.

Acrescenta que o acolhimento é para faixa etária de zero a 18 anos incompletos, que tiveram seus direitos ameaçados ou violados por situação de risco e ou vulnerabilidade socialfamiliar.

O Acolhimento Familiar é uma medida de proteção e, por lei, deve ser preferencial ao acolhimento institucional. Quem explica é MATEUS KHUN – secretário de assistência social de Saltinho. Segundo ele, os ganhos para a criança e adolescente que estão numa família acolhedora são imensuráveis. Mas também há vitórias para a sociedade como um todo. Por isso, há urgência em sensibilizar e disseminar a cultura do Acolhimento Familiar. Essa acolhida possibilita reescrever trajetórias de crianças e adolescente que tem seus direitos violados para uma vivência em outra família que os potencialize e lhes ensine o poder da proteção integral com afeto.

Encontro para chamamento público, para escolha de Família Acolhedora para criança e adolescente reúne autoridades. MATEUS, conta que além dos interessados em ser família acolhedora, participou membros do Conselho Tutelar e equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e CRAS do município. Todo processo de escolha foi realizado pela Empresa J.J Desenvolvimento Humano de São Miguel do Oeste. Foram três encontros no total, com diversos temas entre eles a legislação que amparo o serviço de família acolhedora; relações familiares; família de origem; relações de afeto e violação de direitos; acolhida; limites potencialidades familiares; cuidados e proteção resignificado familiar e projeção de futuro envolvendo crianças e adolescentes.

Família Acolhedora é uma medida provisória e protetiva para, voluntariamente, acolher crianças e adolescentes. A importância pelo respeito a identidade e história de vida de cada criança e adolescente em oferecer, além de cuidado básicos, afeto, amor e orientação, favorecendo desenvolvimento integral e a inserção familiar. Deve-se ainda assegurar o direito a convivência familiar e comunitária de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente. KHUN, acrescenta que Saltinho também irá implementar o Serviço de Família Acolhedora a Pessoa Adulta e Pessoa Idosa nos próximos meses.

Construção civil e do mobiliário contribui para aquecimento da economia. MARIA DA SILVA – presidente do Sinticom faz um balanço positivo do primeiro semestre. Diz que em janeiro o setor começou lento, mas logo em seguida reagiu, abrindo vagas para mão de obra. Informa que o noroeste catarinense está com várias obras em andamento, especialmente a cidade de São Lourenço. Uma boa parcela da população está investindo mais nos imóveis, utilizando tanto recursos próprios como financiamentos.

Construção civil está em busca de mão de obra especializada. As contratações estão abertas para suprir uma falta importante nesse tipo de serviço. MARIA DA SILVA acredita que no início da pandemia, muitos profissionais migraram para outras atividades como na alimentação. É que os frigoríficos não foram afetados nas suas produções, até aqui. O Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário procura contribuir sempre que possível, indicando onde estão as vagas que precisam ser preenchidas.

Pandemia causa impactos econômicos. Quem informa é RAFAEL CALEFFI – prefeito de São Lourenço do Oeste. Ele frisa que devido à queda na arrecadação, principalmente nos meses de abril e maio, os municípios que não estavam financeiramente preparados tiveram muitas dificuldades. CALEFFI, porém, conta que esse não foi o caso do seu município. São Lourenço tinha em caixa cerca de 14 milhões de reais entre recursos livres e vinculados. A reserva fez com que não houvesse problemas financeiros no município e o executivo ainda consegue realizar obras.

Município pavimenta cerca de 100 quadras na cidade. Devido à reserva financeira, prefeito CALEFFI salienta que conseguiu também asfaltar estradas do interior. Comenta que também lançou editais e fez licitações para outras obras importantes. Ele destaca a escola Santa Maria Goretti, com valor aproximado de 15 milhões de reais, e a arena de esporte da escola Monteiro Lobato, com orçamento de aproximadamente dez milhões. Outra importante conquista é a construção de um centro tecnológico para desenvolvimento de softwares e programas, que vai abrigar cinco empresas do ramo.

Pandemia do coronavírus impacta Anchieta. O prefeito do município, IVAN CANCI, conta que a administração passou um longo período de portas fechadas, trabalhando via internet. Ele comenta que ainda não retornaram todos os funcionários que foram afastados por apresentarem sintomas ou fazerem parte de grupo de risco. Conforme o prefeito, a maior dificuldade está sendo conscientizar a população. Frisa que as pessoas têm colaborado, porém poderiam tomar ainda mais cuidados para evitar a disseminação da doença.

Financeiro também preocupa o executivo. IVAN cita que houve uma queda acentuada no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, o que fez o município utiulizar recursos próprios para pagar professores. Conforme ele, o FPM, Fundo de Participação dos Municípios, também registrou baixa. Sendo essas as duas maiores fontes de recurso, CANCI manifesta sua preocupação para fechar as contas do município, no fim do ano. Até o momento foram registrados 23 casos em Anchieta, que segue fazendo testes de monitoramento.

Impacto negativo provocado pelo coronavírus não era esperado. Segundo CLAUDIR DOS SANTOS – vice-prefeito de São Bernardino, a pandemia que atingiu a região, veio sem que os governantes tivessem noção do impacto que causaria tanto econômica quanto socialmente. Ele frisa que seu município não estava preparado para a paralização, porém, por ser essencialmente agrícola, o choque econômico foi mais baixo. Prejuízos no comércio e indústrias, entretanto, deverão ser mais sentidos futuramente, segundo ele.

Adaptações são necessárias. CLAUDIR explica que os ajustes foram precisos devido à incerteza quanto à vinda de alguns recursos. Os investimentos realizados neste ano foram com economias próprias da prefeitura de São Bernardino, que conforme ele, tem uma economia saudável. O vice salienta que as dificuldades são maiores no financeiro, pois tem que atender a todas as áreas da administração. SANTOS ainda comenta que o que mais preocupa o executivo no momento é a saúde pública, pois houve um avanço do vírus, como em todos os municípios da região.

Polícia Civil arrecada mais de uma tonelada de alimento para São Lourenço do Oeste. Entre os dias 27 e 31 agora de julho, a Polícia Civil realiza a semana de comemoração dos seus 208 anos. Em razão da pandemia do novo coronavírus – a Covid-19, a polícia de todo o estado de Santa Catarina tem feito ações, como doação de sangue pelos policiais e arrecadação de alimentos não perecíveis. Só em Sao Lourenco do Oeste foram arrecadados 1,1 tonelada de alimentos, que será doada para instituições e famílias carentes.

Demais cidades que compõem o núcleo da 28ª Delegacia Regional de Polícia Civil também participam da ação solidária. De acordo com o delegado regional, WILHERM NEGRÃO, "cada comarca doará o que arrecadou. Os 1,1 quilos serão doados somente para São Lourenço do Oeste. A Polícia Civil agradece todos que abraçaram a causa pelo bem da comunidade.

Motorista é detido por dirigir embriagado em Saltinho. A Polícia Militar do município, atendeu a ocorrência no sábado, por volta das 23 horas e 50 minutos. Trata-se de desobediência, resistência, embriagues ao volante, ameaça, desacato, conduzir veículo gerando perigo de dano com arrancada brusca, frenagem, zigue zague. A Guarnição Policial Militar em rondas visualizou dois veículos um Gol de cor vermelha e a Saveiro que andavam lado a lado em zigue zague fazendo manobras perigosas como arrancada brusca e frenagem.

A PM, tentou abordagem, mas ambos motoristas dos veículos não acataram. Após acompanhamento tático com giroflex e sirene, o condutor da Saveiro foi abordado na entrada para a comunidade Boa Fé, interior de Saltinho. Os policiais solicitaram os dados do veículo e do condutor que estava sozinho, porém ele se recusou a entregar. Ao ser indagado sobre as manobras, o homem passou a desdenhar da guarnição com várias palavras de baixo calão e ameaçando-os de morte. Segundo a PM, o homem ainda tirou o casaco que estava vestido e chamou a guarnição para briga, dizendo que iria se vingar da guarnição pois conhece os policiais.

Foi necessário uso de força moderada pelos policiais militares, para conter o homem. Segundo a Polícia, o motorista apresentava forte odor etílico, e se recusou a fazer o teste do etilômetro. Ele foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Campo Erê. O carro foi apreendido. O condutor do veículo VW Gol no momento da ocorrência não foi mais visto, porém mais tarde foi identificando e também notificado.

Bombeiros apagam fogo em residência. Uma casa de madeira, medindo aproximadamente 70 metros quadrados foi danificada por um incêndio na noite de sábado. A ocorrência foi registrada no bairro Santa Catarina, em São Lourenço do Oeste, por volta das 19 horas e 30 minutos. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram utilizados cerca de oito mil litros de água para a extinção do fogo e rescaldo. Dentro da casa estavam seis adultos e três crianças. Uma jovem de 19 anos ficou ferida com queimadura de primeiro grau numa das pernas, e foi levada para a UPA 24 horas. Ainda conforme os bombeiros, a família preparava o jantar, quando um botijão de gás explodiu, espalhando as chamas rapidamente para toda a casa.

Incêndio em residência pode ter sido criminoso. No início da noite de ontem, por volta das 18 horas e 30 minutos, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam um incêndio numa residência na Rua Sergipe, bairro Nossa Senhora Aparecida, em Francisco Beltrão. O fogo destruiu completamente uma casa de madeira. No local moravam duas mulheres e um homem que não tinham vinculo familiar. O Corpo de Bombeiros trabalhou com três caminhões no combate às chamas e no rescaldo. O caso será investigado pela Polícia Civil para apurar se o incêndio foi criminoso.

Motoqueiro morre em acidente na SC-157. Foi sábado, por volta das 14 horas e 20 minutos, na SC-157 em Coronel Freitas. A colisão foi frontal e envolveu um Jeep de Quilombo, dirigido por uma jovem de 24 anos e uma moto BMWS1000 de Chapecó, conduzida por um homem de 34. Devido a esse acidente, aconteceu uma segunda colisão envolvendo uma CBR 600 de Pinhalzinho, pilotada por DALVAN STEFFENS, de 27 anos, que morreu no local. Após o choque ele foi ainda atropelado por um Golf de São Lourenço do Oeste. Por fim, a moto dele bateu num Palio. Além do óbito, o condutor da motocicleta BMW teve ferimentos graves. As demais pessoas envolvidas não se feriram.

Motorista morre em colisão na PR-280. Um acidente ocorreu por volta das 23 horas de sábado, em Marmeleiro. A colisão envolveu um Fiesta, placas de Nova Esperança do Sudoeste e uma carreta Mercedes Benz de São José do Cedro. O condutor do Fiesta morreu no local do acidente e um passageiro foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão com ferimentos graves e levado ao hospital. A carreta estava carregada de calcário e seguia de Curitiba para São José do Cedro. O motorista não sofreu ferimentos e disse que não teve chances de desviar do carro, que "veio reto em sua direção." A Polícia Rodoviária Federal e o IGP também estiveram no local.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.