ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 03 08 19

-DIRETOR DO INPE DEIXA CARGO APÓS GOVERNO CONTESTAR DADOS SOBRE DESMATAMENTO

-SC DEVE TER MAIS DE 700 VAGAS NO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL

-ÚLTIMAS REUNIÕES DO POVO FALA ESTÃO MARCADAS PARA OS DIAS 13 E 14

-PREFEITURA FARÁ PARCERIA COM MORADORES PARA CONSTRUIR PASSEIOS PADRÃO

-FCDL DIZ QUE PRESENTE ÚTIL DEVE PREDOMINAR NO DIA DOS PAIS

-PM PRENDE SUSPEITO DE CINCO CRIMES QUE HAVIA FUGIDO DE PRESÍDIO

-TRÂNSITO NA BR 282 É LIBERADO DEPOIS DE 22 HORAS DE BLOQUEIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 12 graus. A mínima das últimas horas foi de zero graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O jornal francês "Libération" desta sexta-feira publicou uma reportagem sobre o tráfico ilegal de órgãos que se aproveita da situação precária de migrantes dispostos a vender um rim para financiar uma travessia em direção à Europa. A matéria cita o caso de um jovem egípcio que recebeu mil e 500 dólares pelo rim em troca da entrada na Europa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Egito é um dos países que mais sofre com transplantes ilegais de órgãos, ficando atrás somente da China, Filipinas e Índia.

Os Estados Unidos promoverão negociações para obter acordos migratórios com El Salvador, Costa Rica, Honduras e Panamá, na mesma linha do tratado fechado na semana passada com a Guatemala para deter a emigração ilegal a partir da América Central. Segundo o secretário interino de Segurança Nacional americano, KEVIN MCALEENAN, tratados similares deterão o tráfico de pessoas e a emigração irregular para os Estados Unidos. Na sexta-feira passada, a Guatemala firmou em Washington um acordo que - segundo a Casa Branca - a converte em "terceiro país seguro".

O governador de Porto Rico, RICARDO ROSSELLÓ, anunciou nesta sexta-feira que o secretário de Estado do território, PEDRO PIERLUISI, será empossado como novo governador. No entanto, o líder do Senado local diz que a sucessão é "antiética e ilegal" porque ainda não foi aprovada pela casa. ROSSELLÓ deixou o cargo na semana passada depois um escândalo em torno de mensagens de texto ofensivas enviadas por ele. O governador ofendeu jornalistas, políticas e o cantor RICKY MARTIN pelo fato de ele ser gay.

O subprocurador-geral da República NÍVIO DE FREITAS FILHO afirmou nesta sexta-feira ser "inaceitável" o inconformismo" do governo com a divulgação de dados sobre desmatamento formulados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. NILVIO FILHO acrescentou que o Inpe trabalha com "extremo rigor". Mais cedo, nesta sexta, o diretor do Inpe, RICARDO MAGNUS OSÓRIO GALVÃO, informou que deixará o cargo. O anúncio aconteceu um dia após o presidente JAIR BOLSONARO e o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, terem convocado uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para contestar os dados do instituto sobre desmatamento no país.

O juiz RICARDO LEITE, da 10ª Vara Federal de Brasília, decidiu converter de temporárias para preventivas as prisões dos quatro suspeitos de envolvimento na invasão de celulares de autoridades. Os quatro estão presos desde a semana passada, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Spoofing. Como as prisões temporárias têm duração máxima de dez dias, e o prazo acabou nesta quinta-feira, as prisões foram convertidas em preventivas, sem prazo de término. O inquérito para investigar o caso foi aberto após a divulgação de conversas atribuídas ao ministro da Justiça, SERGIO MORO, e a procuradores da Lava Jato no período em que MORO era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba.

O presidente da Câmara, deputado RODRIGO MAIA, marcou oito sessões do plenário para discussão e votação em segundo turno da reforma da Previdência entre terça e quinta-feira da próxima semana. Serão as primeiras sessões deliberativas da Casa após o fim do chamado "recesso branco", o recesso informal na segunda quinzena de julho, em que não foram realizadas sessões de debates e de votações. A proposta de emenda à Constituição consta como item único das pautas das sessões da semana que vem. Se aprovada, a PEC da Previdência segue para o senado.

Santa Catarina teve 34 doações de órgãos em julho no estado, número recorde desde 2014. A informação é da Central Estadual de Transplantes. Se comparado ao mesmo mês do ano passado, o número atingiu mais que o dobro, já que em 2018 foram 16 doações efetivas de órgãos. Em 2017 foram 18, também em julho. De acordo com o coordenador do programa, JOEL ANDRADE, com base nos dados contabilizados, o percentual de famílias que não autorizam a doação em Santa Catarina atualmente é de 27 vírgula quatro por cento. Em anos anteriores, a rejeição à doação chegou a 70 por cento.

O número de casos de detentos monitorados por tornozeleira eletrônica em Santa Catarina cresceu 68 vezes entre 2016, quando o sistema começou a operar, e 2019. Segundo o Deap, 884 aparelhos estavam em uso no estado no final de julho. Há três anos, eram 13. Uma licitação para a aquisição de até cinco mil novas tornozeleiras eletrônicas está em andamento em Santa Catarina. Atualmente, são mil 187 peças disponíveis para monitoramento de presos provisórios e em cumprimento de pena. Conforme especialistas, o acréscimo dos aparelhos representa economia mensal de aproximadamente nove milhões aos cofres públicos.

Santa Catarina deve ter 719 vagas no Programa Médicos Pelo Brasil, anunciado pelo governo federal na quinta-feira. As contratações devem ocorrer a partir de março de 2020. No total, a iniciativa terá 18 mil vagas, das quais cerca de 13 mil em cidades com dificuldade de acesso a médico. Atualmente, Santa Catarina tem 571 vagas no Mais Médicos. Para decidir o número de médicos contratados, o Ministério da Saúde levou em consideração dados repassados pelas prefeituras sobre o número de moradores beneficiados por programas sociais, como, por exemplo, o Bolsa Família. O programa vai priorizar cidades menores e com altos índices de vulnerabilidade social.

A participação da mulher na política foi o tema do Peperi Debates deste sábado. No dia 17 deste mês, a câmara de vereadores e a Assembleia Legislativa vão promover umseminário sobre o assunto e o programa aproveitou o momento para refletir sobre a presença delas na política. O Peperi Debates discutiu porque as mulheres, mesmo sendo a maioria na sociedade, ainda são minoria nos cargos eletivos. O debate reuniu a vereadora MARIA TEREZA CAPRA, a vereadora SILVIA KUHN, o presidente do Partido Progressista GILMAR BALDISSERA e o presidente do PSL, JOSÉ DRESCH. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.

O maior cargo político do país já foi ocupado por uma mulher. A afirmação é da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. Ela disse, no Peperi Debates de hoje, que DILMA ROUSSEF não era filha e nem esposa de político e trilhou o caminho até chegar ao posto em duas eleições. Apesar desse exemplo, a presença da mulher na política ainda é marcada por muitas dificuldades. A vereadora citou que as mulheres ainda são vítimas de um sistema patriarcal, excludente e do machismo. Para MARIA TEREZA, o país ainda está muito atrasado, mas aos poucos elas começam a quebrar essas barreiras. A petista também disse que os partidos devem parar de chamar as mulheres apenas para “ajudar” na eleição. A vereadora afirmou que as siglas precisam efetivamente dar o mesmo espaço, apoio e incentivo para os homens e mulheres que se candidatam.

A mulher tem o direto de estar onde ela quiser, inclusive no política. A declaração é da vereadora do MDB, SILVIA KUHN. Ela ressaltou que nenhum homem vai facilitar ou criar as condições para ampliar a presença da mulher nos cargos eletivos. Para SILVIA, é a mulher que precisa querer e conquistar esse espaço. O problema é que muitas não querem se envolver com a política. Ela também disse que é preciso buscar igualdade em outros setores para isso ocorra na política. A vereadora afirmou que a mulher é mais autentica e verdadeira do que o homem e que elas não se envolvem com escândalos e corrupção. SILVIA também fez uma crítica ao governo municipal que reduziu muito o número de secretarias e setores comandados por mulheres na prefeitura.

A pouca presença da mulher na política é resultado de um processo histórico. A análise é do presidente do Partido Progressista, GILMAR BALDISSERA. Ele lembrou que a mulher somente adquiriu o direito de votar e ser votada em 1932. Para GICA, a preponderância dos homens nos cargos eletivos ocorre em uma sociedade onde a mulher acaba sobrecarregada por tarefas domésticas e profissionais. Além disso, o presidente do PP citou que os escândalos políticos também afastam as mulheres do campo político. GICA lembrou que a primeira candidata mulher da Câmara no município foi LIZETE TELÓ do Partido Progressista. Ele disse que apesar do PP jamais ter sido presidido por uma mulher, elas tem espaço na sigla. GICA comentou que a participação da mulher na política também depende da conscientização e da decisão delas em se envolver.

Os partidos precisam trabalhar para aumentar o número de mulher na política. O comentário é do presidente do PSL, JOSÉ DRESCH. Ele disse que é preciso dar mais oportunidades e condições para que as mulheres se envolvam mais e participem dos espaços de poder também na política. DRESCH afirmou que o PSL pretende lançar um número expressivo de candidatas a câmara de vereadores e que o ideal seria um índice de candidaturas femininas de 50 por cento. Ele ressaltou que a presença maior das mulheres nos partidos e nas eleições depende de todos. DRESCH comentou que esse envolvimento passa também por uma revisão dos espaços ocupados por homens e mulheres em outros segmentos da sociedade.

O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Faesc, vai promover hoje a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec em São Miguel do Oeste. A solenidade está programada para as sete horas da noite no Latitude Eventos. Ao todo, 23 técnicos em agronegócio serão formados neste sábado. O curso tem como objetivo formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária. A carga horária foi 80 por cento a distância e 20 por cento presencial com visitas de campo.

O município de São Miguel do Oeste está há quatro semanas sem nenhum novo foco do mosquito da dengue. A informação é do coordenador do programa de combate ao mosquito, CÉLIO SILVA. Ele disse esse é um dado positivo, já que a cidade registrou focos ao longo de todo o primeiro semestre, inclusive nas semanas mais frias. Até agora, o município conta com 588 focos do mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. CÉLIO destacou que apesar de passar um mês sem novos registros, a cidade ainda está infestada pelo inseto. Ele disse que é preciso manter o trabalho de controle, vigilância e eliminação dos pontos de água parada.

Além da redução da ocorrência de novos focos do mosquito, a cidade também não registrou novos casos suspeitos de dengue nos últimos meses. De acordo com o coordenador do programa de combate ao mosquito, CÉLIO SILVA, o município teve apenas dois casos da doença, um deles contraído dentro de São Miguel do Oeste e outro importado. Desde então, nenhuma pessoa apresentou os sintomas da dengue. CELIO disse que o campanha de coleta de lixo eletrônico, pneus velhos e móveis em desuso surtiu efeito e explica, em grande parte, a redução dos novos focos do mosquito da dengue. O frio também é um fator responsável pelo quadro atual.

As reuniões de revisão do programa “O Povo Fala” estão indo para a reta final. Nesta semana foram três encontros. O primeiro deles foi na noite de terça-feira na linha Bela Vista das Flores, englobando também a Tupancy e a Lajeado Direito. Na quarta-feira, o encontro foi no bairro São Gotardo e na quinta na linha Sete de Setembro, incluindo também os moradores da Nereu Ramos e São Domingos. As reuniões iniciaram às sete horas da noite foram conduzidas pelo prefeito, WILSON TREVISAN. Ele faz uma prestação de contas das principais ações e investimentos já realizados pelo governo. Durante as reuniões também são atualizados estágios das cinco prioridades elencadas na primeira rodada de reuniões do programa em 2017.

Mais de 70 por cento das reivindicações apontadas na primeira etapa do Programa O Povo Fala já foram atendidas ou estão em fase de execução pela prefeitura. O dado é do prefeito WILSON TREVISAN. Na próxima semana, a prefeitura fará uma pausa no calendário de encontros com as comunidades. As últimas duas reuniões dessa etapa estão previstos para os dias 13 de agosto na linha Dois Irmãos, incluindo também a Oito de Março, 26 de Outubro e Vista Alta e 14 de agosto no bairro Agostini. Ao todo, serão mais de 30 encontros com a comunidade neste ano.

Os moradores que participaram da Audiência Pública realizada nesta semana em Barra Bonita optaram em aceitar a proposta feita pela prefeitura para a construção das novas calçadas nos padrões de acessibilidade. A informação é do prefeito, MOACIR PIROCA. De acordo com ele, todos os presentes concordaram com o modelo apresentado pela Administração. A proposta do governo municipal para resolver a questão é uma parceria mista entre os moradores e o poder público. PIROCA destacou que a ação para a implantação dos passeis públicos de forma conjunta vai reduzir o custo da obra entre 20 e 30 por cento. A audiência pública foi realizada na câmara de vereadores.

A prefeitura de Barra Bonita vai licitar os materiais e os moradores terão que arcar com a mão-de-obra para a construção das calçadas dentro do padrão de acessibilidade. A afirmação é do prefeito, MOACIR PIROCA. Segundo ele, além da licitação, a prefeitura vai preparar o terreno e fiscalizar a execução dos trabalhos. Já aos moradores ficarão com a competência de contratar a empresa que vai realizar o serviço. PIROCA ressaltou que os participantes da Audiência decidiram formar comissões para a execução dessa parceria entre moradores e prefeitura. Ele explicou que a finalidade delas será acompanhar e fiscalizar os serviços prestados. A exigência de passeios padrão está no TAC firmado pelo município com o Ministério Público.

O município de Barra Bonita terá 60 dias para iniciar os trabalhos de acessibilidade nas calçadas do perímetro urbano. O comentário é do prefeito MOACIR PIROCA. Ele confirmou que ficou definido na audiência que a Avenida Buenos Aires será a primeira a ser contemplada. Após a conclusão na via, as obras serão iniciadas na Rua Três de Maio. PIROCA ressaltou que as comissões já formadas serão chamadas e depois isso será iniciado o processo de credenciamento dos demais moradores.

O comércio catarinense espera um Dia dos Pais com mais vendas do que no ano passado. De acordo com levantamento divulgado pela FCDL, a previsão é de um acréscimo de até quatro por cento. A pesquisa também estima que a média de venda por cliente seja de 142 reais. Conforme a federação das CDLs, o otimismo para a data, celebrada no próximo dia 11 de agosto, foi sinalizado por 89 por cento dos lojistas. Segundo o presidente da entidade, IVAN TAUFFER, o aumento nas vendas é previsto, em grande parte, por conta do corte de juros iniciado pelo Banco Central e pela iminente liberação do FGTS. Para os lojistas, a maior procura deve continuar pelos itens já tradicionais na data, como vestuário, acessórios e calçados.

A pesquisa da FCDL revela uma tendência cada vez mais acentuada em datas comemorativas: a compra de presentes uteis. A afirmação é do presidente da Federação, IVAN TAUFFER. Ele explicou que o produto escolhido leva em conta a necessidade de quem vai receber o presente. TAUFFER disse que no Dia dos Pais essa questão fica ainda mais acentuada.

A projeção de aumento de até quatro por cento nas vendas do comércio para o dia dos pais é bastante otimista diante da conjuntura política e econômica do pais. A afirmação é do presidente do FCDL, IVAN TAUFFER. Ele citou que a FCDL esperava mais dos novos governos, tanto federal quanto estadual. O primeiro semestre, por exemplo, foi marcado por altos e baixos para o comércio. No geral, o setor ficou estável na primeira parte do ano. TAUFFER comentou que o segmento deve ter um segundo semestre com indicadores melhores, especialmente em razão das festas de final de fim de ano.

A Polícia Militar de Descanso prendeu um homem com mandado de prisão em aberto nesta sexta-feira. O suspeito foi localizado durante uma operação policial realizada na tarde de ontem. Além de ser foragido da Penitenciária de Chapecó, ele estava com mandado de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de drogas, furto qualificado, receptação, furto Simples e lesão Corporal. O homem foi preso e conduzido a unidade prisional avançada em São Miguel do Oeste.

Um motorista sofreu ferimentos graves em um acidente na manhã de ontem na BR 282. A colisão aconteceu por volta das 10 horas da manhã nas proximidades do posto Tedesco no município de Iraceminha e envolveu um caminhão-tanque de Maravilha que transportava álcool anidro com destino ao Rio Grande do Sul e um caminhão de São Miguel do Oeste. O motorista do veículo com placas aqui do município sofreu múltiplas fraturas e ficou preso entre as ferragens. Ele foi socorrido pelos bombeiros e conduzido para atendimento médico no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O transito de veículo foi interrompido pela PRF e a pista só foi liberada no começo da manhã de hoje.

A BR 282 ficou bloqueada por 22 horas o que gerou uma longa fila de veículos na rodovia. O transito foi interrompido logo depois do acidente de ontem em razão do vazamento da carga de álcool anidro que estava no caminhão-tanque envolvido na colisão com outro caminhão. Havia o risco de incêndio no local. Somente no começo da noite é que começou o trabalho de baldeamento da carga de álcool para outro veículo. A operação foi finalizada durante a madrugada e por volta das oito horas da manhã de hoje o transito foi liberado nos dois sentidos da rodovia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.