ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 03.08.2019

-DIRETOR DO INPE DEIXA CARGO APÓS GOVERNO CONTESTAR DADOS SOBRE DESMATAMENTO
-SC DEVE TER MAIS DE 700 VAGAS NO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL
-SETOR SOCIAL DE SJCEDRO INICIA ATENDIMENTOS EM NOVO ENDEREÇO
-COMISSÃO ELEITORAL DEBATE CAMPANHA PARA CONSELHEIROS TUTELARES
-CRAS DESENVOLVE PROJETO CRIANÇA FELIZ COM ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS
-CIDASC TRABALHA HÁ UM ANO PARA REATIVAR UNIDADES VETERINÁRIAS
-EQUIPE TÉCNICA DO GOVERNO DO ESTADO REALIZA VISTORIA SC-161
-QUINTA EXPO CEDRO ATRAIU PÚBLICO SUPERIOR A 30 MIL PESSOAS
-FORAGIDO DA PENITENCIÁRIA DE CHAPECÓ É PRESO PELA PM
-COLISÃO ENTRE CAMINHÕES BLOQUEIA RODOVIA POR 22H

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 12 graus. A mínima das últimas horas foi de zero graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O jornal francês "Libération" desta sexta-feira publicou uma reportagem sobre o tráfico ilegal de órgãos que se aproveita da situação precária de migrantes dispostos a vender um rim para financiar uma travessia em direção à Europa. A matéria cita o caso de um jovem egípcio que recebeu mil e 500 dólares pelo rim em troca da entrada na Europa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Egito é um dos países que mais sofre com transplantes ilegais de órgãos, ficando atrás somente da China, Filipinas e Índia.

Os Estados Unidos promoverão negociações para obter acordos migratórios com El Salvador, Costa Rica, Honduras e Panamá, na mesma linha do tratado fechado na semana passada com a Guatemala para deter a emigração ilegal a partir da América Central. Segundo o secretário interino de Segurança Nacional americano, KEVIN MCALEENAN, tratados similares deterão o tráfico de pessoas e a emigração irregular para os Estados Unidos. Na sexta-feira passada, a Guatemala firmou em Washington um acordo que - segundo a Casa Branca - a converte em "terceiro país seguro".

O governador de Porto Rico, RICARDO ROSSELLÓ, anunciou nesta sexta-feira que o secretário de Estado do território, PEDRO PIERLUISI, será empossado como novo governador. No entanto, o líder do Senado local diz que a sucessão é "antiética e ilegal" porque ainda não foi aprovada pela casa. ROSSELLÓ deixou o cargo na semana passada depois um escândalo em torno de mensagens de texto ofensivas enviadas por ele. O governador ofendeu jornalistas, políticas e o cantor RICKY MARTIN pelo fato de ele ser gay.

O subprocurador-geral da República NÍVIO DE FREITAS FILHO afirmou nesta sexta-feira ser "inaceitável" o inconformismo" do governo com a divulgação de dados sobre desmatamento formulados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. NILVIO FILHO acrescentou que o Inpe trabalha com "extremo rigor". Mais cedo, nesta sexta, o diretor do Inpe, RICARDO MAGNUS OSÓRIO GALVÃO, informou que deixará o cargo. O anúncio aconteceu um dia após o presidente JAIR BOLSONARO e o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, terem convocado uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para contestar os dados do instituto sobre desmatamento no país.

O juiz RICARDO LEITE, da 10ª Vara Federal de Brasília, decidiu converter de temporárias para preventivas as prisões dos quatro suspeitos de envolvimento na invasão de celulares de autoridades. Os quatro estão presos desde a semana passada, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Spoofing. Como as prisões temporárias têm duração máxima de dez dias, e o prazo acabou nesta quinta-feira, as prisões foram convertidas em preventivas, sem prazo de término. O inquérito para investigar o caso foi aberto após a divulgação de conversas atribuídas ao ministro da Justiça, SERGIO MORO, e a procuradores da Lava Jato no período em que MORO era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba.

O presidente da Câmara, deputado RODRIGO MAIA, marcou oito sessões do plenário para discussão e votação em segundo turno da reforma da Previdência entre terça e quinta-feira da próxima semana. Serão as primeiras sessões deliberativas da Casa após o fim do chamado "recesso branco", o recesso informal na segunda quinzena de julho, em que não foram realizadas sessões de debates e de votações. A proposta de emenda à Constituição consta como item único das pautas das sessões da semana que vem. Se aprovada, a PEC da Previdência segue para o senado.

Santa Catarina teve 34 doações de órgãos em julho no estado, número recorde desde 2014. A informação é da Central Estadual de Transplantes. Se comparado ao mesmo mês do ano passado, o número atingiu mais que o dobro, já que em 2018 foram 16 doações efetivas de órgãos. Em 2017 foram 18, também em julho. De acordo com o coordenador do programa, JOEL ANDRADE, com base nos dados contabilizados, o percentual de famílias que não autorizam a doação em Santa Catarina atualmente é de 27 vírgula quatro por cento. Em anos anteriores, a rejeição à doação chegou a 70 por cento.

O número de casos de detentos monitorados por tornozeleira eletrônica em Santa Catarina cresceu 68 vezes entre 2016, quando o sistema começou a operar, e 2019. Segundo o Deap, 884 aparelhos estavam em uso no estado no final de julho. Há três anos, eram 13. Uma licitação para a aquisição de até cinco mil novas tornozeleiras eletrônicas está em andamento em Santa Catarina. Atualmente, são mil 187 peças disponíveis para monitoramento de presos provisórios e em cumprimento de pena. Conforme especialistas, o acréscimo dos aparelhos representa economia mensal de aproximadamente nove milhões aos cofres públicos.

Santa Catarina deve ter 719 vagas no Programa Médicos Pelo Brasil, anunciado pelo governo federal na quinta-feira. As contratações devem ocorrer a partir de março de 2020. No total, a iniciativa terá 18 mil vagas, das quais cerca de 13 mil em cidades com dificuldade de acesso a médico. Atualmente, Santa Catarina tem 571 vagas no Mais Médicos. Para decidir o número de médicos contratados, o Ministério da Saúde levou em consideração dados repassados pelas prefeituras sobre o número de moradores beneficiados por programas sociais, como, por exemplo, o Bolsa Família. O programa vai priorizar cidades menores e com altos índices de vulnerabilidade social.

Secretaria de Assistência Social de São José do Cedro muda de endereço. O titular da pasta, ALEXANDRE VOGT, explica que no decorrer desta semana aconteceu a transferência de sede da Secretaria que estava ao lado da Rádio Cedro, por isso, não houve atendimento. As pessoas que necessitarem de atendimento do setor social devem comparecer na sede do CRAS até a adequação que já acontece na semana que vem. VOGT garantiu que a partir da próxima semana o atendimento estará normalizado na nova sede, em uma sala comercial ao lado do Posto Portal, na entrada da cidade, na Avenida Rio Grande do Sul.

Eleições do Conselho Tutelar será tema de reunião nesta segunda-feira. A presidente do conselho da criança e adolescente em SJCedro, ANA PAULA BIACHINI destaca que o encontro ficou marcado para as 9 horas de segunda-feira na Apae para comissão que organiza o pleito junto ao promotor MATEUS ERDTMANN. Ela lembra que são necessário vários ajustes parque a eleição de outubro é diferente da última realizada em nível nacional e da suplementar que houve recentemente. A psicóloga cita que uma das questões é reativa a numeração dos candidatos que já poderão usar durante a campanha. Ela explica que a numeração não pode ser a mesma de partidos políticos, evitando a vinculação. No encontro também serão discutidas as regras para evitar fraudes. Em seguida será marcada uma data para reunir também os candidatos, para que sejam repassadas as orientações.

Campanha Prevenção das Deficiências: Um ato de amor acontece em Guaraciaba neste mês. De acordo com a assistente social da Apae Sonho Meu, ROBERTA DALMAGRO, a intenção é gerar conhecimento a respeito das formas de prevenção e das causas, e na condição de existência de uma deficiência, a forma de acolhimento e auxílio das redes de apoio. Ela comenta que a equipe da escola, em parceria com a prefeitura, vai fazer palestras informativas nas escolas, distribuição de materiais informativos, além de atividades lúdicas envolvendo a comunidade. ROBERTA considera importante que cada vez mais as pessoas estejam informadas sobre os tipos e diferenças entre as deficiências. Além disso, ela recorda que antigamente não havia nenhuma pesquisa que comprovasse que estes casos podem ser prevenidos. Hoje em dia estudos mostram que 70 por cento podem ser evitadas.

Piscicultura registra crescimento de cerca de oito por cento ao ano em todo o estado. De acordo com o responsável pelo setor na Epagri do Extremo Oeste, engenheiro agrônomo, OSVALDO RUPPEL, desde que assumiu o setor, há cerca de dois anos, foi perceptível o crescimento nesta atividade. Ele esteve ontem em Guarujá do Sul palestrando para os produtores rurais. O técnico chama atenção principalmente para o aumento na produção da tilápia, pela oferta do mercado na indústria e em função da demanda que a população vem apresentando pela preocupação com uma alimentação mais saudável. Ele destaca que essa novidade é muito boa, pois a tilápia é um alimento rico em nutrientes, como vitaminas e minerais, proteínas e omega-3. O agrônomo percebe que os municípios tem potencialidade para produção de peixes paralelamente a outras atividade agrícolas, porém, as vendas se concentram apenas na semana santa. Além de Guarujá do Sul, cita o incentivo que está ocorrendo em SJCedro, Anchieta e Princesa.

Agricultores têm açudes na sua propriedade, mas não aproveitam o potencial destes reservatórios para criação de peixes. De acordo com o engenheiro agrônomo, OSVALDO RUPPEL mesmo desenvolvendo outras atividades, como leite ou suínos, o produtor pode investir na piscicultura como uma fonte a mais de renda. O extensionista comenta que a Epagri tem ajudado na capacitação dos técnicos, que começam a atuar de forma mais efetiva no incentivo a criação de peixes, e também esta sendo registrada uma grande procura por capacitação pelos próprios produtores. OSVALDO considera importante diferenciar a produção amadora da profissional. Enquanto uma tem como objetivo a produção de peixe para consumo próprio, sem a finalidade do lucro, a outra é aquela em que o produtor promove despescas regulares para venda em feiras, com produção em quantia maior e por isso precisa de planejamento para atender o mercado.

Cidasc trabalha há um ano para reativar unidades veterinárias do Extremo Oeste. A gerente regional da empresa, MANUELA ROCHA salienta que a companhia está analisando a possibilidade de reabrir as unidades de cidades como Itapiranga, São José do Cedro e Iporã do Oeste. De acordo ela, a empresa deve promover a contratação emergencial de profissionais para essas unidades. A ideia é reabrir as estruturas nos municípios com grande demanda por serviços veterinários até final deste ano. Lembra que existem profissionais do Icasa que atuam com a sanidade animal, mas há várias outras ações necessárias que são atribuições da Companhia e não do instituto. MANUELA explicou que a Cidasc ainda não definiu quantas unidades veterinárias locais serão reativadas na região porque isso depende dos custos. O levantamento de orçamento está sendo feito neste mês.

Estradas de Palma Sola estão em ótimas condições de tráfego. A opinião é do secretário da Infraestrutura, SELITO TRÊS. Ele afirma que a equipe está conseguindo manter as estradas como um todo em boas condições de trafegabilidade, mas salienta que esse é um trabalho constante. O secretário explica na última semana, as frentes de trabalho estiveram na região da Linha Brasil até a Progresso, onde houve o patrolamento. Também foi concluído o cascalhamento na estrada da Linha Esperança e o patrolamento na Santa Lúcia. Ao longo da próxima semana a intenção é terminar os serviços até na região da Linha Esperança. Ele orienta que se algum produtor precisar de serviço no acesso à propriedade, entre em contato com a Secretaria pelo telefone 3652-3234.

Estradas com maior fluxo de caminhões e ônibus escolares recebem atenção maior neste mês em Guaraciaba. O prefeito ROQUE MENEGHINI percebe que cada vez mais as comunidades se desenvolvem e com isso cresce o fluxo de veículos. Ele comenta que também existem estradas que dão acesso para empresas, loteamentos industriais e o museu municipal e por isso registram movimento constante tanto nos dias de semana como nos finais de semana. O prefeito destaca que pensando nessa necessidade a patrulha rural composta por servidores de obras e da agricultura planejou um roteiro para atender as estradas. A primeira atendida foi a Linha índio, na sequência Flores da Cunha e agora o trabalho está sendo mais intenso na comunidade da Linha Olímpio. Ele explica que está sendo feito um cascalhamento com grande quantidade de material que em seguida recebe a compactação para fixas nas vias na saída para Linha São Luís. A estrada também está sendo alargada para facilitar a passagem de implementos maiores. Os acessos também recebem melhorias conforme pedidos agendados no mesmo cronograma.

Segunda equipe atua na manutenção das estradas do interior de Guaraciaba com menor movimento. O prefeito ROQUE MENEGHINI lembra que houve chuvas em maior volume em maio, mas desde o mês passado as precipitações estão dentro do esperando para o inverno o que mantém os serviços da pasta de obras em dia. Ele revela que o roteiro está bem adiantado e atendeu nesta semana as linhas: Encantado, Caravaggio, Linha Liso, Liso Baixo e São Vicente. Os locais já receberam reparos no começo do ano e agora ocorrem manutenções e patrolamento. O prefeito acredita que na semana que vem outros locais possam ser atendidos com algumas novas obras como as terraplanagens que atendem propriedades mediante parceria nas horas feitas pelas máquinas públicas.

O Legislativo de SJCedro também retoma os trabalhos na segunda-feira após o recesso. A presidente ISOLDI WILL lembra que ainda há projetos importantes que ficaram pendentes, mas, a prioridade é análise breve. Durante o recesso de julho não houve convocações do executivo. Ela convida a comunidade para participar das sessões ordinárias onde são aprovadas Leis e debatidos assuntos que refletem na vida de todos os moradores. Ela afirmou que o local é chamado da casa do povo porque lá estão representantes eleitos pela comunidade, que levam também reinvindicações e cobranças. A vereadora lembrou que no primeiro semestre todos os projetos foram aprovados, alguns deles, com votos contrários. ISOLDI afirma que cada pessoa tem um modo de pensar a opinião divergente e por isso existem entendimentos diferentes sobre os temas. Ela julgou o período como extremamente proveitoso. A vereadora destaca que essas participações só vêm para somar, já que são apresentados os trabalhos e sanadas dúvidas que possam existir.

Equipe técnica do governo do estado realiza vistoria SC 161. Na semana passada uma equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina esteve em Palma Sola, à pedido do empresário, RUDI CAPELLARI, para vistoriar as condições da rodovia Catarina Seguer, que ligar o município até Flor da Serra do Sul, no Paraná. Ele explica que o objetivo era levar os engenheiros recém contratados pelo antigo Deinfra e conhecerem o trecho, analisar os problemas e pensar numa solução, especialmente sobre o acúmulo de água na rodovia por falta de manutenção nas canaletas. CAPELLARI vem se mobilizando para amenizar o problema.Já para o tapa-buracos ele revela que houve mutirões com outros empresários, lideranças, agricultores e os motoristas que usam o trecho todos os dias. Ele destaca que apesar dos gastos que são arcados pelas pessoas da sociedade, o objetivo é dar segurança neste período de neblina. RUDI acredita que não são necessários muitos investimentos e sim um trabalho mais efetivo, com material de qualidade. Durante a vistoria, os engenheiros do departamento, RAFAEL CHAVES e TAÍS GOMES, junto com o fiscal LUCIANO FELSKI identificaram as falhas. A equipe pediu 15 dias para avaliar o estudo e orçamento para recuperação.

Quinta Expo Cedro atraiu público superior a 30 mil pessoas. De acordo com o Prefeito PLÍNIO DE CASTRO, o três dias da feira promovida há uma semana em SJCedro foram de intenso movimento e sucesso absoluto reunindo mais de 30 mil pessoas.Os dados foram estimados a partir de vídeos, empresas, depoimentos. O evento contou com a presença de expositores de Cedro e também de outros municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O público pode prestigiar exposições de vários segmentos como vestuário, calçados, cooperativas de crédito, agropecuárias, revendas de veículos, máquinas e implementos agrícolas, financeiras, construtoras e empresas do ramo de tecnologia. A praça de alimentação também ofereceu aos visitantes várias opções em gastronomia. Além disso, Epagri, Casa Familiar Rural, artesãos, artistas e agricultores familiares puderam mostrar e vender seus produtos e serviços. Durante os três dias de festa, várias atrações artísticas puderam ser prestigiadas.

Expo Cedro contou com anúncio de recursos por parlamentares em mais de um milhão e 250 mil reais. O prefeito de SJCedro PLÍNIO DE CASTRO comenta que o anúncio refletirá positivamente por muito tempo após o evento, já que tem objetivo de valorizar setores importantes. Os montantes foram destinados a saúde, agricultura, infraestrutura urbana na praça, infraestrutura rural nas estradas e custeio do hospital. Ele revela que foi uma grata surpresa já que os anúncios não eram esperados nem combinados. Quanto a feira, o prefeito destaca que um ponto forte do foi a Feira Ranqueada.O prefeito salienta ainda, que durante os três dias de feira, ele, o vice-Prefeito JOSÉ DE CONTO, o Presidente da CCO, FERNANDO WILL, os integrantes da comissão e os secretários estiveram visitando e conversando com os expositores. CASTRO revela que as respostas e avaliações foram as melhores possíveis quanto as atrações, limpeza, organização, visitação e vendas. Ele destaca que a semana foi voltada ao pagamento de fornecedores e demais questões burocráticas.

A Polícia Rodoviária Federal instalou equipamentos eletrônicos para monitoramento do trânsito na BR 163. Os aparelhos foram colocados nas proximidades do trevo de acesso a Laticínios “Terra Viva”, no trecho entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. De acordo com o chefe do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina, ADRIANO FIAMONCINI, o objetivo é calcular o volume médio diário de veículos que passam pelo trecho. Ele disse que os motoristas que transitam pelo local podem ficar tranquilos, pois a função dos equipamentos não é multar, mas armazenar dados sobre o fluxo existente na BR-163.

Foragido da Penitenciária de Chapecó é preso pela Polícia Militar. Na sexta-feira, a Polícia Militar realizou a prisão de um foragido em Descanso. Durante a realização de operação policial foi abordado um homem que, além de ser foragido da Penitenciária de Chapecó, estava com mandado de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de drogas, furto qualificado, receptação, furto Simples e lesão Corporal. O homem foi preso e conduzido a unidade prisional avançada em São Miguel do Oeste.

Polícia Militar alerta sobre normas de segurança para tráfego de ciclistas. O comandante no Extremo Oeste, MARCELO DE WALLAU ressalta que apesar do crescimento do número de ciclistas em toda a região, felizmente poucos acidentes são registrados. Ele avalia que isso é resultado do cuidado dos ciclistas e a consciência dos demais motoristas que respeitam o espaço das bicicletas nas rodovias. O comandante explica que a forma correta de tráfego das bicicletas é sobre a faixa de rolamento, próximo a lateral direita da via, no sentido dos demais veículos e nunca na contramão. O tráfego pode ocorrer também pelo acostamento, caso exista e esteja em boas condições. WALLAU chama atenção para o uso dos equipamentos de proteção e segurança, como os espelhos nas bicicletas. Para o tráfego noturno a orientação é evitar os horários do amanhecer e do anoitecer, devido à baixa iluminação natural e a pouca eficiência da iluminação artificial.

Colisão entre caminhões bloqueia rodovia por quase um dia. A batida frontal entre dois caminhões ocorreu por volta das 10 e meia da manhã de ontem. Um dos veículos estava carregado com álcool anidro, fato que levou a interdição do tráfego de veículos no trecho, por conta do elevado risco de incêndio e explosão al. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão bitrem, com dois tanques, estava carregado com aproximadamente 45 mil litros do produto. Houve a perfuração de um dos compartimentos e vazamento contínuo do líquido. Uma equipe de bombeiros e outra da Polícia Ambiental permaneceram no local para evitar outros acidentes, visto que o produto é inflamável. Segundo a PRF, houve filas de aproximadamente oito quilômetros em ambos os sentidos. Um caminhão realizou o transbordo da carga de álcool. O veículo saiu de Francisco BeltrãoPR perto do meio dia, mas chegou ao local apenas à noite para fazer o trabalho. A liberação da pista aconteceu hoje, as 8 horas da manhã. O motorista do outro caminhão está na UTI do Hospital Regional. O homem, de 30 anos, sofreu múltiplas fraturas, pois ficou preso nas ferragens. Ele passou por cirurgia e o estado de saúde é estável.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.