ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 03/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 12 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O jornal francês "Libération" desta sexta-feira publicou uma reportagem sobre o tráfico ilegal de órgãos que se aproveita da situação precária de migrantes dispostos a vender um rim para financiar uma travessia em direção à Europa. A matéria cita o caso de um jovem egípcio que recebeu mil e 500 dólares pelo rim em troca da entrada na Europa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Egito é um dos países que mais sofre com transplantes ilegais de órgãos, ficando atrás somente da China, Filipinas e Índia.

Os Estados Unidos promoverão negociações para obter acordos migratórios com El Salvador, Costa Rica, Honduras e Panamá, na mesma linha do tratado fechado na semana passada com a Guatemala para deter a emigração ilegal a partir da América Central. Segundo o secretário interino de Segurança Nacional americano, KEVIN MCALEENAN, tratados similares deterão o tráfico de pessoas e a emigração irregular para os Estados Unidos. Na sexta-feira passada, a Guatemala firmou em Washington um acordo que - segundo a Casa Branca - a converte em "terceiro país seguro".

O governador de Porto Rico, RICARDO ROSSELLÓ, anunciou nesta sexta-feira que o secretário de Estado do território, PEDRO PIERLUISI, será empossado como novo governador. No entanto, o líder do Senado local diz que a sucessão é "antiética e ilegal" porque ainda não foi aprovada pela casa. ROSSELLÓ deixou o cargo na semana passada depois um escândalo em torno de mensagens de texto ofensivas enviadas por ele. O governador ofendeu jornalistas, políticas e o cantor RICKY MARTIN pelo fato de ele ser gay.

O subprocurador-geral da República NÍVIO DE FREITAS FILHO afirmou nesta sexta-feira ser "inaceitável" o inconformismo" do governo com a divulgação de dados sobre desmatamento formulados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. NILVIO FILHO acrescentou que o Inpe trabalha com "extremo rigor". Mais cedo, nesta sexta, o diretor do Inpe, RICARDO MAGNUS OSÓRIO GALVÃO, informou que deixará o cargo. O anúncio aconteceu um dia após o presidente JAIR BOLSONARO e o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, terem convocado uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para contestar os dados do instituto sobre desmatamento no país.

O juiz RICARDO LEITE, da 10ª Vara Federal de Brasília, decidiu converter de temporárias para preventivas as prisões dos quatro suspeitos de envolvimento na invasão de celulares de autoridades. Os quatro estão presos desde a semana passada, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Spoofing. Como as prisões temporárias têm duração máxima de dez dias, e o prazo acabou nesta quinta-feira, as prisões foram convertidas em preventivas, sem prazo de término. O inquérito para investigar o caso foi aberto após a divulgação de conversas atribuídas ao ministro da Justiça, SERGIO MORO, e a procuradores da Lava Jato no período em que MORO era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba.

O presidente da Câmara, deputado RODRIGO MAIA, marcou oito sessões do plenário para discussão e votação em segundo turno da reforma da Previdência entre terça e quinta-feira da próxima semana. Serão as primeiras sessões deliberativas da Casa após o fim do chamado "recesso branco", o recesso informal na segunda quinzena de julho, em que não foram realizadas sessões de debates e de votações. A proposta de emenda à Constituição consta como item único das pautas das sessões da semana que vem. Se aprovada, a PEC da Previdência segue para o senado.

Santa Catarina teve 34 doações de órgãos em julho no estado, número recorde desde 2014. A informação é da Central Estadual de Transplantes. Se comparado ao mesmo mês do ano passado, o número atingiu mais que o dobro, já que em 2018 foram 16 doações efetivas de órgãos. Em 2017 foram 18, também em julho. De acordo com o coordenador do programa, JOEL ANDRADE, com base nos dados contabilizados, o percentual de famílias que não autorizam a doação em Santa Catarina atualmente é de 27 vírgula quatro por cento. Em anos anteriores, a rejeição à doação chegou a 70 por cento.

O número de casos de detentos monitorados por tornozeleira eletrônica em Santa Catarina cresceu 68 vezes entre 2016, quando o sistema começou a operar, e 2019. Segundo o Deap, 884 aparelhos estavam em uso no estado no final de julho. Há três anos, eram 13. Uma licitação para a aquisição de até cinco mil novas tornozeleiras eletrônicas está em andamento em Santa Catarina.

Atualmente, são mil 187 peças disponíveis para monitoramento de presos provisórios e em cumprimento de pena. Conforme especialistas, o acréscimo dos aparelhos representa economia mensal de aproximadamente nove milhões aos cofres públicos.

Santa Catarina deve ter 719 vagas no Programa Médicos Pelo Brasil, anunciado pelo governo federal na quinta-feira. As contratações devem ocorrer a partir de março de 2020. No total, a iniciativa terá 18 mil vagas, das quais cerca de 13 mil em cidades com dificuldade de acesso a médico. Atualmente, Santa Catarina tem 571 vagas no Mais Médicos.

Para decidir o número de médicos contratados, o Ministério da Saúde levou em consideração dados repassados pelas prefeituras. São sobre o número de moradores beneficiados por programas sociais, como, por exemplo, o Bolsa Família. O programa vai priorizar cidades menores e com altos índices de vulnerabilidade social.

Tudo preparado para Trilha Serra da Fartura. O tradicional evento de Campo Erê, que também faz parte das atividades em alusão aos 61 anos do município, está marcado para amanhã. Segundo AGNALDO BIANCHI – presidente do Grupo Gaiolama que está à frente da organização desse evento, o encontro será ás 6 horas da manhã no Pavilhão Comunitário do Bairro São Cristóvão para o café da manhã. A saída está agendada para as 7 horas e 30 minutos. Nesta edição, a expectativa é fazer um evento forte e com muita emoção.

Trilha da Serra da Fartura terá vários desafios. BIANCHI explica que nos anos anteriores era mais um passeio. Neste, a ideia é dar mais emoção aos gaioleiros que gostam de aventura. Por isso, alguns desafios foram estrategicamente montados na trilha. Haverá caminhos alternativos até a chegada na comunidade de São Brás, mas para quem quiser aventura também terá a opção. Ao meio dia, na Linha São Brás será servido almoço, organizado pela comunidade em parceria com o Gaiolama.

Trilha da Serra da Fartura terá participação de grupo de estados e cidades vizinhos. Objetivo segundo AGNALDO BIANCHI – presidente do Gaiolama de Campo Erê, é reunir muita gente no domingo. Por isso, vários contatos foram feitos e já tiveram a confirmação de um grupo do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Argentina. Tem confirmação de 80 gaiolas e 30 motos.

Bombeiros comunitários podem receber até 150 por dia de trabalho nas corporações. Os bombeiros comunitários que trabalham de forma voluntária nas equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina agora podem receber uma ajuda de custo do CBMSC. O comandante da corporação em Campo Erê VANTUIR SCHOENINGER ressalta que a medida é fruto de um decreto assinado pelo governador CARLOS MOISÉS, que regulamenta a Lei, dispondo sobre a prestação de serviço voluntário nas atividades de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento.

Ajuda de custo para bombeiros comunitários é válida desde o dia primeiro. Desde quinta-feira, os bombeiros comunitários podem ser indenizados por dia de serviço voluntário, de acordo com as normas indicadas no decreto. O serviço segue voluntário e terá os ressarcimentos limitados a dois profissionais ao dia, instituídos pelo comando de cada corporação. Além dos valores para auxílio em transporte e alimentação, também fica estabelecido o seguro saúde, extensivo a todos os bombeiros comunitários em serviço.

Conforme o decreto, ressarcimento das despesas pode ser em vários moldes. Conforme o comandante, para o turno de serviço de 4 a 8 horas são pagos 37 reais e 50 centavos. Para o turno de serviço superior a 8 horas, seguindo até 16 horas são 75 reais e para serviço superior a 16 horas seguindo até 24 horas são 150 reais. O comandante lembra que os bombeiros comunitários são pessoas da comunidade que atuam de forma voluntária nas equipes de plantão.

Para se tornar um bombeiro comunitário é necessário que o candidato passe por um curso realizado pelo CBMSC, com instrutores bombeiros militares. O comandante explica que os alunos passam pelas aulas teóricas, além de treinamentos e estágio com as equipes de serviço. Os cursos são ofertados por cada Batalhão de Bombeiros Militar, com sedes em todas as regiões do estado.

Policiais comemoram 207 anos da Polícia Civil. Em comemoração aos 207 anos da Polícia Civil de Santa Catarina, a 28ª Delegacia Regional de São Lourenço do Oeste, realizou um evento especial na noite de ontem, no auditório do Sicoob Original. Estiveram presentes autoridades locais e representantes de outras forças, como Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Poder Judiciário.

A homenagem de Policial Destaque foi para ALMIR MATTE. Ele diz que compartilha o título com todos os colegas. Conta que trabalhou em várias regiões de Santa Catarina nas operações veraneio, mas que a melhor região para se trabalhar e viver é a de São Lourenço do Oeste. Para ele, o que me move é o entusiasmo.

Promotor recebe homenagem Amigo da Polícia. O homenageado foi MARCOS ALBERTON da promotoria de São Lourenço do Oeste. Lembra que os 207 anos da Polícia Civil remontam também ao Tribunal de Justiça e que cada uma destas forças tem a sua importância. Diz estar lisonjeado com a homenagem e que fica muito feliz por ter sido lembrado por isso, mesmo estando na cidade a pouco mais de dois anos.

Delegado regional reconhece trabalho de todos os policiais. WILHERM NEGRÃO, delegado da 28ª Delegacia Regional de São Lourenço do Oeste, agradece a todos os gestores que o antecederam, em especial ao diretor de polícia de fronteira, CARLOS MORBINI, que na sua grande maioria procuraram dar sua contribuição no melhor de suas intensões e no extremo de suas forças no sentido de fortalecer a instituição com foco na sociedade.

CARLOS MORBINI atuou por 13 anos como delegado regional em São Lourenço do Oeste. Ele lembra da criação da diretoria de polícia de fronteira, a qual está hoje a frente. Sobre a diretoria, frisa que ela foi criada para que houvesse um elo entre os governos federal e estadual, além de fiscalizar e orientar as delegacias regionais. Fazem parte da diretoria as delegacias de São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia.

Acidente com caminhão carregado com álcool bloqueia BR-282. A colisão aconteceu ontem, no km 620 da BR-282, município de Iraceminha, trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha. Conforme a PRF, a ocorrência envolveu um caminhão tanque que transportava álcool anidro. O motorista de um dos veículos ficou preso nas ferragens e sofreu diversas fraturas. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Maravilha e também pelo Samu. O fluxo da rodovia foi interrompido.

Depois de quase um dia bloqueada, BR-282 é liberada. A confirmação da liberação do trânsito na via que ficou interditada desta as 10 horas da manhã de ontem, foi feita pela PRF hoje. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, tanto a carga, quanto os caminhões envolvidos na colisão foram liberados e removidos da estrada. Agora está liberada a passagens dos inúmeros veículos que formavam filas de até 7km desde o acidente.

Prefeitura, igreja e loja são alvos de bandidos. Furtos e tentativas de furtos foram registrados em Galvão ontem. Segundo a Polícia Militar de Galvão, duas das vítimas são lojistas na avenida Sete de Setembro, no Centro. Uma das mulheres, de 64 anos, teve a loja furtada, sendo que os bandidos arrombaram a porta e levaram diversas roupas, cerca de 100 reais em dinheiro, um talão de cheques e um RG. O local não possui alarme, nem câmeras de segurança. A segunda vítima, de 48 anos, disse que houve uma tentativa de arrombamento, mas felizmente os bandidos não tiveram sucesso.

No mesmo dia, a prefeitura de Galvão e a secretaria da igreja foram alvos de tentativa de furto. Conforme a PM, devido a essa sequência de fatos, a guarnição informou o plantão da Polícia Civil. Foram colhidas informações de moradores, que durante a madrugada identificaram dois veículos transitando em atitude suspeita. Até o momento ninguém foi preso. A PM não informou se os bandidos levaram alguma coisa da prefeitura ou da igreja.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.