ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 03/07/19

O tempo na região ... apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima deve ser de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em baixa. O dólar paralelo está cotado a três reais e 86 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 48 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

As autoridades do Japão ordenaram nesta quarta-feira a retirada de aproximadamente 600 mil pessoas da cidade de Kagoshima, no sudoeste do país. O comunicado ocorreu devido às fortes chuvas que estão castigando a região nos últimos dias. A previsão é de que as precipitações se intensifiquem nas próximas horas. Kagoshima está localizada em uma baía ao sul da ilha de Kyushu. Em partes da ilha chegaram a cair 900 milímetros de água por metro quadrado desde a semana passada. A Agência Meteorológica do Japão prevê que até a amanhã ainda possam cair no sul de Kyushu cerca de 350 milímetros de chuva por metro quadrado.

Um ataque aéreo a um centro de detenção para migrantes clandestinos na Líbia matou ao menos 40 pessoas e deixou outras 80 feridas nesta terça-feira. Informações preliminares indicam que o centro funcionava em um hangar perto da capital Trípoli e abrigava imigrantes de outras regiões da África. Não se sabe, porém, a nacionalidade das vítimas. De acordo com o porta-voz dos serviços locais de emergência, OSAMA ALI, havia cerca de 120 pessoas detidas no local. As forças utilizaram caças F-16 para efetuar o ataque. Funcionários ouvidos pela AFP atribuíram o ataque a forças do ex-general JALIFA HAFTAR, que comanda o Exército Nacional Líbio, tropa rebelde ao governo da Líbia internacionalmente reconhecido.

O presidente iraniano, HASSAN ROHANI anunciou nesta quarta-feira que o país tem a intenção de produzir, a partir da próxima semana, urânio enriquecido a um grau acima do limite máximo de três vírgula 67 por cento fixado pelo acordo nuclear de 2015. O novo percentual de enriquecimento, porém, não foi detalhado. Se a alteração do grau de enriquecimento do urânio for concretizada, o governo desafiará pela segunda vez o alerta feito por países europeus e as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.

O fim da isenção da contribuição previdenciária a exportadores rurais permitirá manter a previsão de economia com a reforma da Previdência acima de um trilhão de reais em dez anos. Segundo o relator da proposta na comissão especial da Câmara, deputado SAMUEL MOREIRA do PSDB paulista, o impacto fiscal corresponderá a um trilhão vírgula 74 bilhões de reais no período. A estimativa inclui a redução de despesas de 933 vírgula nove bilhões de reais e aumento das receitas por meio de altas de tributos e fim de isenções.

Apesar das tentativas do presidente da Câmara, RODRIGO MAIA do Democratas carioca de costurar um acordo entre governadores e líderes partidários, a nova versão da reforma da Previdência não prevê efeito para Estados e municípios. O relator do texto da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA do PSDB paulista deixou os demais entes da Federação de fora de seu relatório apresentado nesta terça-feira na comissão especial da Câmara.A leitura levou cerca de 30 minutos. Os líderes que representam a maioria da Câmara não querem aprovar medidas que ajudariam no ajuste de contas públicas de governadores e prefeitos que fazem campanha contra a reforma. Por isso, exigem que deputados da oposição também votem a favor da proposta de endurecimento das regras de aposentadorias para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados recebeu, nesta terça-feira o ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO. Ele falou novamente sobre as mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil e posteriormente pelo jornal Folha de São Paulo. Assim como na audiência no Senado, MORO duvidou da autenticidade das mensagens. Ele rechaçou as acusações de parcialidade na condução dos casos da Lava-Jato e reclamou do "sensacionalismo" do site. O ministro também disse que o que foi divulgado não passa de um “balão vazio”.

GLOBO – QUARTA – 03.07.19 - BRESOLIN

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento completou 48 anos nesta terça-feira com mais razões para comemoração. Uma delas foi a elevação da nota de risco da empresa, ou seja, o rating nacional de longo prazo por parte da agência internacional de risco Fitch Raging passou de negativo para positivo. Na avaliação do diretor financeiro e de relações investidores da empresa, IVAN GABRIEL COUTINHO, a elevação e a perspectiva de melhora ampliam a credibilidade de crédito da companhia e possibilitam a captação de financiamentos a custos mais baixos. A Fitch projetou também que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização vai crescer gradualmente em função dos investimentos em redes de esgoto, reajustes tarifários e redução da estrutura de custos da companhia.

O Ministério Público de Santa Catarina denunciou o servidor chefe de cartório da primeira Vara Cível de Joaçaba e a enteada dele, por desvio de mais de um milhão e 300 mil reais de depósitos judiciais. Eles também são acusados de peculato, que é quando um funcionário público se apropria de dinheiro indevidamente em função do cargo, e inserção de dados falsos em sistema de informações. A denúncia é de 21 de junho. O servidor está preso preventivamente desde o dia oito de junho. A enteada dele não é funcionária pública. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, o servidor fez desvios pelo menos 147 vezes entre outubro de 2014 e abril de 2019. Os valores estavam depositados em subcontas de diversos processos judiciais em trâmite na primeira Vara Cível de Joaçaba. No esquema, o servidor é acusado de inserir dados falsos no Sistema de Depósitos Judiciais, que tinha autorização para operar.

A Justiça de Lages, na Serra catarinense, deu prazo até o próximo domingo para que o Estado de Santa Catarina comprove a regularização sanitária do Hospital Tereza Ramos. Segundo uma ação civil pública do Ministério Público de Santa Catarina, 16 setores da unidade estão funcionando sem alvará sanitário. A direção do hospital disse que não foi comunicada sobre o prazo e que só vai se manifestar depois que tiver acesso à decisão judicial.

As irregularidades foram registradas pela Vigilância Sanitária Municipal de Lages há sete anos. Entre os setores com problemas estão a Unidade de Terapia Intensiva, os centros cirúrgico e obstétrico, a unidade de tratamento de queimados, o alojamento conjunto e os berçários.

Campo Erê participa do Encontro Nacional dos Adolescentes Agentes e Conselho da Pastoral do Menor. Atividade ocorreu em Belo Horizonte. A irmã NAIR TENROLLER – coordenadora do Pró Menor relata que esse encontro acontece a nível nacional a cada dois anos. Foi uma semana de bastante estudo, análise das conjunturas e políticas públicas da Criança e Adolescente, mudanças feitas no estatuto.

Violência é uma das maiores dificuldades da Pastoral do Menor. A irmã NAIR, conta que no encontro nacional que participou em Belo Horizonte, onde representantes de vários estados estavam presentes, foi possível perceber que essa dificuldade não é exclusiva de Campo Erê, mas do país interior. Observa que hoje, as redes sociais estão presentes em todas as famílias, desde a criança até o idoso. Se não utilizada de maneira consciente, pode trazer muitos desastres para a sociedade. É por meio da internet que pessoas de má fé agem para induzir crianças e adolescentes a se violentarem, tirarem a própria vida e muitas outras situações ruins.

Carência de atenção, amor e carinho são fatores que levam menores a praticar atos de violência. A constatação é da irmã NAIR TENROLLER – coordenadora do Pró Menor em Campo Erê. De acordo com ela, a sociedade acha que situações de violência e morte só acontecem com famílias mais carentes, mas o cenário mostra que a realidade é bem diferente. Situações assim, ocorrem com pessoas de todas as classes sociais e se a população não estiver bem estruturada e preparada vai cada vez mais perder quem ama. Diante disso, o conselho da irmã é que as pessoas se amem mais e cuidem mais umas das outras e nunca percam a fé em Deus.

Atividades realizadas no Encontro Nacional dos Adolescentes Agentes e Conselho da Pastoral do Menor são muito importantes. Avaliação é da aluna do Pró Menor LETIELI SCHAEFER. Ela conta que foi uma experiência muito boa, pois pode conhecer diversas culturas e realidades diferentes, já que ação envolveu vários estados do Brasil. Ela recomenda que os colegas aproveitem as boas oportunidades que a vida oferece. Finaliza dizendo que se tivesse mais uma oportunidade certamente participaria de novo.

Iniciadas aulas do Curso Básico de Atendimento a Emergências. Começaram as aulas do CBAE - Curso Básico de Atendimento a Emergências promovido gratuitamente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê. Ao todo se inscreveram 55 candidatos dos municípios de São Bernardino, Saltinho e Campo Erê. O Coordenador de Serviços Comunitários Soldado ELTON DA SILVA ALVES, explica que objetivo principal do CBAE é a capacitação de pessoas para agirem em situações de emergência.

Ideia é capacitar pessoas para que atuem na primeira resposta, evitando ou minimizando consequências desastrosas. Além disso, selecionar membros da própria comunidade para atuar como bombeiros comunitários, após a conclusão de todas as etapas necessárias. Segundo ELTON, a carga horária total do curso é de 40 horasaula e, ao final, os participantes recebem certificado. Neste ano, o Curso contou com um diferencial, a corporação destinou cinco vagas para menores de 16 anos. Nesse caso, foi necessária autorização dos pais ou responsáveis.

Curso Básico de Atendimento a Emergências faz parte do Programa de Capacitação da Comunidade, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Conforme o soldado, além do CBAE inclui ainda, Curso Avançado de Atendimento a Emergências, o Curso de Brigada Comunitária, Curso de Bombeiro Mirim, Bombeiro Juvenil e Bombeiro da Melhor Idade, Projeto Golfinho e diversos outros programas sociais, cujas informações podem ser obtidas acessando o site da Corporação:www.cbm.sc.gov.br.

Aulas do CBAE serão ministradas por quatro instrutores bombeiros militares. Além do coordenador ELTON DA SILVA ALVES, vão ministrar as atividades os bombeiros FELIPE ALBERTON, GUSTAVO SUTILLI e ALAN SUTILLI. Os alunos receberão instruções nas áreas de gestão em riscos ambientais, desastres naturais e atuação inicial em acidentes de trânsito, além de noções básicas de primeiros socorros e de extinção de incêndios. Eles receberão ainda, noções básicas de sistemas preventivos de hidrante e vistorias.

Bombeiros desenvolvem ações do Alerta Vermelho nesta semana. VANTUIR SCHOENINGER –comandante do quartel em Campo Erê, relata que as atividades são em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro comemorado ontem. Todas as unidades de bombeiros do decimo quarto batalhão com sede em Xanxerê estão desenvolvendo atividades em seus municípios com objetivo de aumentar a prevenção. Durante as visitas que estão sendo feitas, pelos militares nesta semana, estão sendo repassadas dicas de segurança para evitar acidentes domésticos e em casos de pequenos acidentes como proceder.

Bem atender a comunidade é um dos maiores desafios do bombeiro. O comentário é do comandante VANTUIR SCHOENINGER. Ele relata que existem as prioridades que é a nível de estado que precisam ser cumpridas, mas entre a principal está o bom atendimento à população. Hoje Campo Erê conta com oito bombeiros militares, cinco civis cedidos pelas prefeituras através dos convênios, mais 23 bombeiros comunitários que prestam serviço voluntário. Com auxílio dos comunitários a corporação vem conseguindo manter o número mínimo de gente nas guarnições.

São várias as perspectivas do Corpo de Bombeiros de Campo Erê. O comandante ressalta que ao longo dos anos, diversas melhorias foram feitas na estrutura do quartel, bem como em equipamentos de segurança. Entre as conquistas recentes, cita: aquisição do caminhão novo, todo equipado para prestar um atendimento de mais qualidade, pintura nova nas dependências do quartel, interna e externa, reformas, construção de novas salas e paredes. Para o futuro, almeja novas viaturas e mais equipamentos de segurança.

Júri do caso Montagna foi reaberto na tarde de ontem depois do intervalo para o almoço com a manifestação dos advogados de defesa. Eles tiveram cinco horas para apresentar a versão dos acusados pela morte do advogado JOACIR MONTAGNA. Ontem, o promotor de justiça JOÃODE ANDRADE afirmou que o crime foi premeditado e pediu a condenação dos cinco acusados porque as provas são “completamente conclusivas”. ANDRADE destaca que eles formaram um grupo criminoso para praticar um homicídio mercenário. Segundo o promotor, o núcleo do crime envolve ADELINO DALA RIVA, acusado de contratar LUCAS GOMES DOS SANTOS para executar o advogado. Diz ainda que existe uma espécie de sub-núcleo formado pelos executores diretos de MONTAGNA. LUCAS, o atirador, chamou os irmãos DAVID e ABEL para cometer o assassinato.

O primeiro advogado de defesa a usar a palavra foi ADILSON RAIMONDI. Ele está defendendo ADELINO DALA RIVA, acusado de contratar LUCAS GOMES DOS SANTOS para matar o advogado JOACIR MONTAGNA. RAIMONDI sustenta que não existe nenhuma prova sobre o envolvimento de DALA RIVA no crime. Ele também questionou a delação premiada feita por LUCAS, acusado de ser o autor do tiro que matou MONTAGNA. O advogado negou as acusações contra DALA RIVA e pede absolvição do cliente por falta de provas.

O defensor público RODRIGO SABER foi o segundo advogado de defesa a usar a palavra no julgamento do caso MONTAGNA. Ele defende o réu LUCAS GOMES DOS SANTOS, acusado pelo Ministério Público de disparar o tiro que matou o advogado JOACIR MONTAGNA em agosto do ano passado. SABER pediu que os jurados façam justiça e não vingança ao julgar o caso. O defensor público reconheceu que o crime foi praticado por LUCAS, mas ele ressaltou que existem excessos na acusação.

Defensor admite condenação de LUCAS GOMES DOS SANTOS por homicídio duplamente qualificado. Ele diz que para a prática do crime houve recompensa e emprego de meio que dificultou a defesa da vítima. No entanto, SABER disse que não há prova suficiente para condenar LUCAS por adulteração de veículo automotor, no caso da moto usada no dia do assassinato de MONTAGNA. Ele pediu os jurados desqualificarem a acusação para receptação de veículo furtado. O defensor também pediu a absolvição do da acusação de associação criminosa. Na visão de SABER, os irmãos não se uniram para outros atos criminosos e por isso não devem ser condenados por esse crime.

O advogado de ABEL GOMES DOS SANTOS foi o terceiro a usar o espaço destinado a defesa do júri do caso MONTAGNA. LUÍS ANTONIO AGNE falou por uma hora e disse que ABEL foi enganado pelos irmãos. De acordo com o defensor, ABEL não sabia das intenções do irmão, LUCAS GOMES DOS SANTOS. Segundo a acusação do Ministério Público, ABEL ficou em um carro esperando os irmãos LUCAS e DAVID. A dupla foi com uma moto até o centro de Guaraciaba, LUCAS desceu e matou MONTAGNA com um tiro na cabeça. Depois do crime, os dois foram ao encontro de ABEL e fugiram de carro. O advogado LUÍS ANTONIO AGNE contestou a delação premiada feita por LUCAS. Ele disse que o verdadeiro mandante do crime não está no banco dos réus. Agne afirmou que a pessoa que mandou matar MONTAGNA certamente assistiu ao jogo do Brasil ontem à noite no sofá de casa. Ele reforçou que ABEL não sabia que MONTAGNA seria morto.

Advogado disse que como ABEL ficou longe do local do crime, não pode ser responsabilizado pelo homicídio. Ele sustentou que não há nenhuma prova que demonstre a vontade dele em contribuir para o assassinato. A participação de ABEL, segundo AGNE, foi “negativa”, ou seja, o acusado ficou distante do crime e não contribuiu em nada para a execução de MONTAGNA. O advogado reforçou que ABEL é inocente. Ele pediu que os jurados tenham uma “iluminação divina” e absolvam ABEL das acusações de homicídio, associação criminosa e adulteração de veículo.

De acordo com o Ministério Público, LUCAS desceu da garupa da moto e, de capacete, entrou no escritório da vítima. Depois de render duas funcionárias do advogado, entrou na sala onde estava JOACIR e anunciou um falso assalto. Quando o advogado, que estava atrás de sua mesa de trabalho, se agachou para pegar o dinheiro exigido no cofre, LUCAS, já prevendo que a vítima estaria de costas e abaixada, executou o advogado sumariamente com um tiro na parte de trás da cabeça, causa a morte instantânea. Depois do crime, LUCAS e DAVID fugiram do local pela rota planejada e descartaram a motocicleta e os capacetes em um local ermo, onde seria o ponto de encontro com ABEL para fugir no outro veículo. Posteriormente, receberam sete mil e 500 reais de ADELINO pela consumação do crime.

O segundo dia de júri no caso MONTAGNA terminou por volta das 19 horas de ontem. A sessão do Tribunal do Júri foi encerrada pelo juiz MÁRCIO CRISTOFOLI, após o promotor, JOÃO PAULO DE ANDRADE fazer a réplica. Os trabalhos foram retomados nas primeiras horas da manhã de hoje onde o juiz MARCIO CRISTOFOLI reuniu os jurados para o processo de votação. Eles votaram SIM ou NÃO em mais de 60 critérios. A sessão do Júri será reaberta daqui a pouco, às 13 horas onde será feita a leitura da sentença.

Veículos colidem na SC 305 e um se evade do local. A PMR atendeu a um acidente ontem no KM 75,00 da SC305 no município de Anchieta. Foi uma colisão seguido de saída de pista e choque em barranco envolvendo um caminhão M.Benz emplacado no município de Anchieta, conduzido por um homem de 49 anos, e um caminhão que se evadiu do local. Neste acidente não houve feridos. No veículo registrado danos de pequena monta.

Motorista morre em acidente na sc 157. Um homem de 37 anos morreu na tarde de ontem depois que a carreta em que conduzia tombou. O acidente ocorreu na SC-157, em Quilombo. A carreta fazia sentido Chapecó a São Lourenço do Oeste, quando saiu da pista e bateu em um barranco de pedras. O condutor tinha nacionalidade Paraguaia. Por volta de 15 horas, a rodovia permanecia parcialmente interditada para os procedimentos de remoção da carga e do veículo. A carreta estava carregada de fertilizantes.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.