ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 03/06/2020

GLOBO EM FOCO – 03/06/20

-COMISSÃO DECIDE QUE MORO DEVE RECEBER SALÁRIO DE MINISTRO POR MAIS 6 MESES

-SERVIDORA APONTA INFLUÊNCIA DE EX-SECRETÁRIOS EM COMPRA DE RESPIRADORES

-ESCOLA SÃO VICENTE ENFRENTA DIFICULDADE NO CONTATO COM ALUNOS

-POSTO DO SINE TEM OFERTAS DE EMPREGO EM ITAPIRANGA

-ITAPIRANGA MANTÉM AULAS DE MÚSICA, MAS CANCELA EVENTOS DA CULTURA

-VICE-PREFEITO DE TUNÁPOLIS DEIXA SECRETARIA DE SAÚDE E PROJETA ELEIÇÃO

-HOMEM PERDE VEÍCULO EM VENDA PELA INTERNET

-GESTANTE É ATROPELADA NO CENTRO DE SMOESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 16 graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 30 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos para a compra e cinco centavos e meio para venda.

O papa FRANCISCO afirmou nesta quarta-feira que considera "intolerável" qualquer forma de racismo. Em uma mensagem na qual se referiu aos protestos nos Estados Unidos após a morte de GEORGE FLOYD, o papa condenou a violência registrada em parte das manifestações. Ele afirmou que não dá para tolerar ou fechar os olhos diante de nenhuma forma de racismo ou de exclusão e pretender defender o caráter sagrado de toda vida humana. FRANCISCO disse ainda que "nada se ganha" com reações violentas como as registradas nos últimos dias. Ele também citou que "a violência das últimas noites é autodestrutiva”,Nada se ganha com a violência e muito se perde", afirmou em uma mensagem específica aos fiéis dos Estados Unidos.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos elevou o estado de alerta de segurança na capital, Washington, para o segundo maior nível nesta terça-feira, por conta dos protestos contra racismo que acontecem no país. As autoridades se preocupam com vandalismo e ataques contra o Pentágono e outras instalações de Defesa na capital, além de desordem pública durante os protestos e elevaram o nível de segurança. Os protestos contra racismo nos Estados Unidos chegaram ao oitavo dia nesta terça-feira. As manifestações começaram depois que GEORGE FLOYD, um homem negro, foi assassinado por um policial branco, em Mineápolis, na segunda-feira, dia 25 de maio.

Inicialmente programadas para três de maio e adiadas por causa do coronavírus, as eleições gerais na Bolívia serão em seis de setembro. O anuncio foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, SALVADOR ROMERO, nesta terça-feira, depois de um acordo entre os partidos. O TSE enviará ao Parlamento um projeto de lei que "prevê a realização da eleição geral até seis de setembro. A Bolívia retornará às eleições após os comícios de 20 de outubro do ano passado, anulados após os violentos protestos da oposição, que denunciou uma fraude a favor do então presidente EVO MORALES.


O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, CARLOS DA COSTA, afirmou nesta terça-feira que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte deve estar disponível para contratações a partir da semana que vem. O projeto de lei do Pronampe foi aprovado pelo Senado Federal em 24 de abril, e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO quase um mês depois, com vetos, em 19 de maio. A falta de crédito para micro, pequenas e médias empresas é uma das principais reclamações dos empresários durante a crise do novo coronavírus. Passadas mais de cinco semanas desde a aprovação no Congresso, entretanto, o dinheiro ainda não chegou às mãos dos empreendedores. O Pronampe é destinado a micro e pequenas empresas com taxa de juros de um virgula 25 por cento ao ano, mais a taxa Selic que atualmente está em três por cento ao ano.

A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu nesta terça-feira que o ex-ministro da Justiça SERGIO MORO deve cumprir período de quarentena. Pela decisão, MORO receberá salário por seis meses, poderá dar aulas e escrever artigos no período e não poderá trabalhar como advogado durante a quarentena. A lei que dispõe sobre o conflito de interesse no serviço público diz que pessoas que tenham exercido cargo de ministro, entre outros no alto escalão do governo federal, devem respeitar a chamada "quarentena" de seis meses antes de assumir emprego no qual possam se valer de informação privilegiada. SERGIO MORO tomou posse no cargo em janeiro de 2019 e anunciou a demissão há pouco mais de um mês, em 24 de abril.


O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, concordou nesta terça-feira com a prorrogação das investigações do inquérito que apura possível interferência de JAIR BOLSONARO na Polícia Federal e deu aval para o depoimento do presidente. A avaliação de Aras foi solicitada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, CELSO DE MELLO na última sexta-feira. O inquérito foi aberto, a pedido da PGR, para apurar possível ingerência do presidente na PF. A suposta ilegalidade foi anunciada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO. Em depoimento à PF, o ex-juiz da Lava Jato afirmou que a reunião ministerial ocorrida em 22 de abril era uma prova da interferência política. O presidente, por sua vez, nega. O depoimento de BOLSONARO depende de autorização do relator do inquérito, ministro CELSO DE MELLO.

Santa Catarina despencou no ranking dos Estados brasileiros com mais casos por milhão de habitantes nas últimas 10 semanas, caindo do quinto para o vigésimo primeiro lugar. Nesta terça-feira, o estado registrou mil 348 casos por milhão de habitantes e ficou atrás da Bahia, que tem mil 440 casos por milhão. Em números absolutos, Santa Catarina tem nove mil e 600 mil pessoas infectadas por Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados são do Ministério da Saúde. A posição atual de Santa Catarina na lista nacional reflete o achatamento da curva no estado, ao mesmo tempo em que os gráficos dos outros estados apresentam crescimento. Com 148 mortes no total, Santa Catarina aparece em vigésimo terceiro lugar no ranking de óbitos por milhão de habitantes no Brasil.


A servidora MÁRCIA PAULI, superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde no período da compra dos 200 respiradores junto à empresa Veigamed, prestou depoimento na noite desta terça-feira para a CPI que investiga o contrato na Assembleia Legislativa. Em quase três horas e meia de depoimento, MÁRCIA voltou a afirmar que a indicação da empresa Veigamed partiu do então secretário da Casa Civil de SC, DOUGLAS BORBA, e que o negócio com a empresa ao valor de 33 milhões foi fechado pelo então secretário da Saúde, HELTON ZEFERINO. De acordo com ela, ZEFERINO negociou com a Veigamed para baixar o valor da proposta e encaminhar o fechamento do negócio.


O ex-chefe da Casa Civil DOUGLAS BORBA garantiu aos membros da comissão parlamentar de inquérito sobre os 200 respiradores artificiais adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde que não teve qualquer participação nesse processo e que só ficou sabendo do pagamento antecipado de 33 milhões no dia 22 de abril, quase 20 dias depois da conclusão da compra. Ele classificou o processo como desastroso, no qual “ritos não foram obedecidos”, e atribuiu toda a responsabilidade à Secretaria de Saúde. O ex-secretário de saúde, HELTON ZEFERINO também foi ouvido pela CPI ontem e disse que não autorizou o pagamento antecipado para a empresa Veigamed. Ele também citou a possibilidade de fraude nesse processo e disse que a autorização para pagar a empresa foi da servidora MÁRCIA PAULI.

Escola São Vicente enfrenta dificuldade no contato virtual com alunos. Educandário possui quatro sistema de ensino. A diretora da escola São Vicente, NEIVA KUMMER destaca turma do ensino fundamental, ensino médio integral e novo ensino médio, além de aulas noturna. São 572 anos matriculados, sendo que 468 participam das atividades online e 104 estudantes necessitam de material impresso para realizar as tarefas. A diretora informa que o material é entregue a cada 14 dias para facilitar para as famílias que não necessitam irem até a escola todas as semanas. NEIVA reconhece que é um percentual elevado de alunos que não possuem condições ideias de informática para estudarem. A escola mantém atendimento de plantão de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 13 horas às 16 horas.

Diretora Alerta para a necessidade dos pais estarem presentes para acompanhamento da rotina escolar dos filhos. NEIVA KUMMER lembra que dia 15 fecha o primeiro semestre e muitos estudantes possuem atividades em branco. Ela observa que foi preciso recorrer ao conselho tutelar para ter contato com os alunos que não estão atendendo as exigências. A diretora cita realização de reuniões online com equipe pedagógica e professores. De acordo com NEIVA, os profissionais fazem o máximo possível para atender a demanda e precisam do contato com as famílias para garantir apoio dos pais neste momento de ensino a distância. NEIVA KUMMER diz que ainda não é possível fazer avaliação das consequências do ensino a distância e estranha o fato da escola estar em silêncio com espaços vazios sem a presença dos alunos que não vida ao ambiente escolar.

Posto do SINE tem ofertas de emprego em Itapiranga. Município vive uma situação incomum em período de pandemia e de queda na oferta de emprego. O município registra várias opções de vagas, principalmente ligadas a agroindústrias. Conforme a responsável pelo SINE de Itapiranga, ANDRESSA VOLPATTO, o Sistema Nacional de Emprego é um importante aliado para que busca se inserir no mercado de trabalho. Ela destaca que o posto do SINE tem disponibilidade para pintor, pedreiro, auxiliar de pintor, além de oportunidades em agro suínos. ANDRESSA chama atenção para a facilidade em obter emprego nas agroindústrias da JBS, aves e suínos com grande número de vagas disponíveis para a planta de abate de aves que possui rotatividade de trabalhadores e também novas vagas de emprego.

JBS mantém vagas em vários setores. ANDRESSA VOLPATTO cita que a empresa oferece vários benefícios e tem dificuldades em preencher as vagas disponíveis atraindo trabalhadores de várias cidades do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. ANDRESSA VOLPATTO destaca que o empregador interessado e ter a parceria do SINE deve apresentar dados da empresa e informações das vagas de emprego. Já o trabalhador deve entregar o currículo preenchido ou solicitar ajudar para preenchera ficha com dados pessoais e qualificações. Salienta que o serviço é gratuito e possui atendimento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e também por telefone, Instagram e Facebook.

Produtores rurais reivindicam aumento no preço do litro. O conselheiro do Conseleite, JOSÉ CARLOS ARAÚJO explica que o preço do produto aumentou nos mercados há dois meses mas os agricultores não tiveram aumento neste período. Ele afirma que como todos os anos nesta época de entressafra há aumento no preço da produção já que as pastagens ainda não estão desenvolvidas e há necessidade de complementar alimentação. Ele acredita que a estiagem trará redução no volume e chance de aumento, mas, sem nenhuma certeza. ARAÚJO salienta que o ano passado iniciou com exigências do MAPA que obrigaram as propriedades a investir ainda mais em qualidade, mas, como não houve valorização e os prejuízos são frequentes há desistência. JOSÉ prevê uma seleção, onde apenas os maiores vão seguir na atividade leiteira. Ele reforça que a única saída é melhorar a qualidade para que a venda atenda, além do mercado interno, também outros países.

Falta de políticas públicas para agricultura familiar preocupa sindicatos, entidades e federações. O coordenador estadual da Fetraf, JANDIR SELZLER ressalta que os agricultores familiares e trabalhadores precisam ser valorizados e protegidos porque mesmo com toda crise gerada pela pandemia seguiram seus trabalhos, garantindo alimentação para toda sociedade. No entanto, ele considera que a classe está sofrendo com o descaso e a negligência dos governos e dos empresários que colocam a vida acima do lucro. Uma das questões debatidas é com relação ao benefício do auxílio emergencial. A Fetraf entrou com um pedido para saber qual era o público alvo desse projeto que previa que acesso aos pequenos produtores, no entanto, vários deles não conseguiram receber os 600 reais.

Depressão econômica não é passageira, não é apenas no Brasil e continuará repercutindo nos próximos anos. O entendimento é do coordenador da Fetraf. JANDIR SELZLER garante que a agricultura familiar também sofre os impactos da pandemia porque parte da produção era escoada para escolas e entidades através do compra local, PAA, e recursos para merenda. Ele afirma que essa carência de mercado impacta em toda a estrutura operacional e resulta no não recebimento financeiro e, ainda, obriga a categoria a um malabarismo para inserir seus produtos no mercado. O coordenador percebe que alguns municípios possuem feiras que amenizaram os prejuízos com as vendas. O coordenador lamenta a situação e cobra respostas do Estado por meio de políticas públicas que possam incentivar, fortalecer e desenvolver o conjunto diversificado de atividades da agricultura familiar. Entre os pedidos está a retomada imediata das compras do PNAE; prorrogação ou parcelamento das parcelas do PRONAF e apoio a fundo perdido para Cooperativas.

AEST retoma devolução dos valores de ingressos que haviam sido adquiridos para shows da Efacitus. A feira, na décima quarta edição, que seria realizada de 24 a 26 abril, foi cancelada em função dapandemia e da estiagem. Conforme o presidente da Comissão Central Organizado da Efacitus, ALCIDES HOFER, todos aqueles que haviam comprado ingresso para o show de sábado, único dia com cobrança, estão recebendo o valor de volta. Ele comenta que a Associação Empresarial já havia iniciado a devolução, o que foi suspenso para evitar a aglomeração de pessoas. HOFER destaca que a partir desta quarta-feira, até dia 17, será a última oportunidade para rever os valores. É necessário apresentar o bilhete de compra, tanto para ingressos pista, VIP ou bistrô. O presidente da CCO lembra que o recurso que seria gasto na feira foi destinado para outros setores, como saúde. Valores de patrocínios e da compra dos estandes também já foram devolvidos pela AEST logo após o cancelamento da feira.

Prazo para alistamento militar é prorrogado até setembro em função da pandemia. De acordo com o delegado de serviço militar do décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado de SMOeste, tenente, RODENEI ELEODORO, os jovens nascidos em 2002 e que completam 18 anos em 2020 terão prazo até 30 de setembro para se alistar. O tenente explica que o alistamento pode ser feito pela internet, o que está sendo incentivado este ano em função da pandemia, ou então, na junta de serviço militar de cada município. É necessário que o jovem apresente certidão de nascimento, RG e CPF. Conforme o tenente, RODENEI ELEODORO, em nossa região o alistamento não estava sendo prejudicado pela possibilidade dos jovens realizarem todo o processo pela internet, mas em outras regiões do país estava havendo dificuldade.

Para cidades tributárias, ou seja, onde a seleção para o alistamento militar é obrigatória, como no caso de Iporã do Oeste, o delegado de serviço militar ressalta que o jovem que deixa de fazer o processo este ano, terá que fazê-lo no ano seguinte. Em cidades não tributárias o jovem não passa pela seleção para servir ao exército. Além de multa, deixar de se alistar implica em uma série de consequências, como obter ou prorrogar passaporte, assinar contratos ou receber prêmios de governos, matricular em estabelecimento de ensino, obter carteira profissional, registro de diploma, inscrever-se em concurso público ou exercer função ou cargo público. O tenente RODENEI ELEODORO lembra que a seleção geral será mantida, e a data muda em cada município. Em Iporã do Oeste será no dia 24 de agosto. Na abrangência de SMOeste, dos 11 municípios que participam da seleção, se alistam em torno de mil e 300 jovens por ano, e destes 230 vão efetivamente servir o exército.

Consumidores que efetuarem compras no comércio de São João do Oeste irão concorrer a seis mil reais em prêmios. A ação faz parte da campanha Sou Mais São João, lançada na última semana para valorizar empresas e produtos locais. Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial, JOEL FOLLMANN, a ação, denominada de Movimenta São João, inicia na próxima segunda-feira, dia oito de junho, e será uma sequência de onze semanas em que o consumidor que fizer compras no comércio local irá concorrer a prêmios. O presidente explica que todos os sábados será realizado um sorteio, em que nos dez primeiros sábados serão dois vale-compras de 250 reais cada, e no último sábado será um sorteio maior de dois vale-compras no valor de 500 reais cada. No total, serão seis mil reais em prêmios. FOLLMANN cita que em torno de mil e 600 reais desse total foi doado por servidor comissionado que deduziu o valor do seu salário.

Os sorteios, nos sábados à tarde, ainda terão o horário confirmado e serão transmitidos pela Acisjo. O presidente da Associação Comercial e Industrial enfatiza que os prêmios são uma forma de valorizar os consumidores do município e incentivar que as compras sejam feitas no comércio local, fortalecendo as empresas neste momento de dificuldades econômicas geradas pela pandemia. JOEL FOLLMANN lembra que o cliente irá receber um cupom para concorrer aos prêmios a cada 50 reais em compras. Para compras em valores maiores, o presidente da Acisjo esclarece que o limite é de cinco cupons por cliente. Todas as compras realizadas durante a semana concorrem ao sorteio de sábado. E no final, todos os cupons concorrem ao sorteio maior de dois vale-compras de 500 reais cada. Até o momento 78 das 96 empresas associadas de São João do Oeste já haviam aderido à campanha e serão identificadas com adesivo.

Itapiranga mantém aulas de música, mas cancela eventos culturais. Sem certeza do retorno de aulas presenciais, o Departamento de Cultura de Itapiranga altera de forma drástica a programação de eventos. Algumas programações foram adiadas e outras já canceladas e não fazem mais parte do cronograma deste ano. Segundo a diretora de cultura DANIELA FENGLER, atividades tradicionais sofrem grande impacto com a pandemia. A falta de previsão para o retorno influencia na projeção de grupos de danças, Festival de Canção, encontro de corais e outros eventos. O Conservatório de Música é uma das poucas atividades em funcionamento. DANIELE salienta que as aulas ocorrem por plataforma online e os professores acompanham o desempenho com análise dos vídeos produzidos pelos alunos.

A diretora de cultura considera que o sistema atual afeta de maneira significativa a rotina de ensaios e dos eventos. Cita como exemplo o programa de auditório Pra Canta e Divertir que já foi cancelado por falta de datas para a preparação necessária com os alunos. A diretora de cultura elogia a postura dos familiares que contribuem para aulas de música. DANIELA FENGLER salienta que a música possui influencia positiva para aliviar a tensão do dia a dia e também desvia atenção do celular e redes sociais. Ela avalia que a manter o Conservatório de Música é fundamental, mesmo sendo um trabalho a distância para respeitar as portarias de isolamento social.

Vice-prefeito de Tunápolis deixa a secretaria da Saúde e projeta eleições. AQUILES BAMBERG entregou ontem o cargo de secretário de Saúde de Tunápolis pensando nas eleições municipais deste ano. Ele é o atual vice-prefeito e já confirmou que pretende concorrer novamente na chapa majoritária. BAMBERG observa que é preciso respeitar prazos da justiça eleitoral para estar apto a concorrer a prefeito ou vice-prefeito. Ele permaneceu no cargo de secretário da Saúde pelo período de um ano e três meses. Relata que a dificuldade maior ocorreu no início do trabalho para fazer a gestão em uma pasta de muita responsabilidade por trabalhar com pessoas que enfrentam dificuldades na questão de saúde. Segundo BAMBERG é preciso ter atenção especial com os paciente, porém administrar com responsabilidade conforme estabelece a legislação. Ele foi substituído na secretaria por CARLOS BAUMGRATZ, que já atuou na gestão da saúde e possui experiencia na área.

Conforme CARLOS BAUMGRATZ, a partir desta semana estará novamente assumindo a pasta da Saúde, secretaria da qual esteve à frente de 2005 a 2008. No momento BAUMGRATZ estava na coordenação dos idosos. O secretário destaca que o momento exige cautela no setor da Saúde, em função da pandemia. Ele afirma que irá continuar atuando na prevenção, para evitar a proliferação do vírus. No momento o município tem três casos confirmados de Covid-19, destes, dois estão curados e o terceiro em fase de recuperação e isolamento domiciliar. Na coordenação dos idosos, BAUMGRATZ cita que no momento todas as atividades estão canceladas, e assim que a situação se normalizar a administração irá definir novo coordenador.

AQUILES BAMBERG salienta que seguirá acompanhando os trabalhos da administração em apoio ao prefeito RENATO PAULATA. O vice-prefeito informa que vai acompanhar o trabalho da secretaria de Transportes e Obras e também prestar auxílio na saúde nos próximos dias. BAMBERG ressalta que o mandato só termina em 31 de dezembro e por isso segue a disposição dos munícipes. Tunápolis registra sete alterações de secretários na atual gestão. A maior rotatividade ocorre nas secretarias de Saúde e de Administração, Planejamento e Finanças, ambas já estão com o terceiro responsável pela pasta. Permanecem no cargo desde o início da administração apenas os secretários VOLMIR LAWISCH na Industria e Comércio e PEDRO BAUMGRATZ na secretaria da Agricultura.

Mulher tem rede social clonada e estelionatários usam sua conta para solicitar depósitos. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar às 16 horas de ontem, na Rua Dois de Julho em Descanso. A PM foi acionada por uma mulher que teve os dados do aplicativo Facebook clonados e por estes dados estariam solicitando depósitos bancários a seus conhecidos. Os depósitos eram solicitados em uma conta com nome de outra pessoa, sendo que os estelionatários usaram um número de celular com DDD 49 para pedir dinheiro para os contatos.

Gestante é atropelada no centro de SMOeste. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros por volta das sete horas e 30 minutos da manhã de hoje, na rua Almirante Tamandaré, centro deSão Miguel do Oeste. Os socorristas atenderam uma gestante de cinco meses, vítima de atropelamento por um automóvel em via pública. A mulher foi encontrada sentada, consciente e orientada, relatando dores na região da perna esquerda e face. Ela teve também uma luxação na perna esquerda e hematoma na face. Após o atendimento dos bombeiros a mulher foi conduzida para atendimento médico. O veículo envolvido é um KA com placas de São Miguel do Oeste, conduzido por uma mulher, que estava bastante abalada com o fato.

Colisão traseira deixa motorista ferido na BR 163. A guarnição dos bombeiros de São José do Cedro foi acionada por volta das 17 horas desta terça-feira, para atender um acidente de trânsito na BR 163, a cerca de dois km do trevo de entrada da cidade de Guarujá do Sul. No local ocorreu uma colisão traseira envolvendo uma camionete Nissan Frontier placas de Dionísio Cerqueira e um caminhão com placas do Paraná. No caminhão havia apenas o motorista de 52 anos, o qual não sofreu ferimentos e permaneceu no local. Na caminhonete estavam quatro ocupantes, e foi atendido somente o motorista, um homem de 52 anos. Ele estava fora do veículo e relatava forte dor no tórax onde apresentava escoriação e hematoma causado pelo cinto de segurança. Após avaliação a vitima foi conduzida ao hospital de Guarujá do Sul para avaliação e atendimento.

Empresário denuncia tentativa de furto em São Miguel do Oeste. O jornalismo da Rede Peperi foi procurado nesta terça-feira pelo empresário VANDERLEI CHRISTOFF, proprietário da JM Supressao Vegetal, localizada no bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste. Em conversa com a reportagem, o homem relatou que a tentativa aconteceu em três dias seguidos, dias 29, 30 e 31 de maio, tanto na empresa quanto também na sua residência e ainda na casa de uma vizinha. Os suspeitos atiraram pedras, danificaram o imóvel e ainda tentaram furtar o veículo que é utilizado para trabalho. A Polícia Militar foi acionada e os registros foram feitos. O profissional relatou ainda que no bairro Andreatta, existe um grupo de pessoas que só pensam em cometer crimes e algo precisa ser feito, imediatamente. Ele divulgou para a Peperi imagens das câmeras de segurança, que mostram, segundo ele, a movimentação desse grupo.

Golpista negocia carro de Maravilha, simula depósito e vende veículo a morador de Iporã do Oeste. O golpe foi registrado pela Polícia Militar por volta do meio dia de ontem. Segundo o sargento MILTON WOLF, um homem de Maravilha anunciou a venda de um automóvel, uma EcoSport com placas de Maravilha, pelo valor de 42 mil e 500 reais, em um famoso site de vendas. Uma pessoa, que se identificou como sendo de Concórdia, manifestou interesse em adquirir o veículo e simulou a transferência do valor na conta da vítima, possivelmente falsificando o comprovante de depósito do valor. Esta pessoa que recebeu do proprietário o documento de transferência preenchido, fez um novo anúncio no site de compra e venda, oferecendo o mesmo carro por um valor mais baixo. Uma pessoa de Iporã do Oeste encontrou o anúncio do automóvel pelo valor de 33 mil, e passou a conversar com o suposto vendedor, que lhe repassou o documento de transferência.

Após negociação, o homem de Iporã efetuou o depósito dos 33 mil em uma conta indicada pelo suposto vendedor e foi buscar o veículo em Maravilha, com o vendedor original e proprietário do veículo. Porém, ao conferir a conta, o vendedor e antigo proprietário do veículo percebeu que não havia recebido os 42 mil e 500 reais da transferência. Já o depósito de 33 mil efetuado pelo comprador final, foi em uma conta de Goiás, indicada pelo suposto vendedor. Em resumo, o golpista ficou com os 33 mil, a pessoa de Iporã do Oeste ficou com o carro, e o proprietário acabou perdendo o automóvel já que a transferência do valor solicitado não ocorreu. Em situações como esta, a PM orienta que a pessoa nunca conclua a venda de bens sem se certificar da efetivação da transação. Comprovante de TED ou comprovante de entrega de envelope não garantem a efetivação. E, além disso, nunca compre objetos muito abaixo do preço de mercado, pois podem ser objeto de crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.