ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 03/06/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 30 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos para a compra e cinco centavos e meio para venda.

O papa FRANCISCO afirmou nesta quarta-feira que considera "intolerável" qualquer forma de racismo. Em uma mensagem na qual se referiu aos protestos nos Estados Unidos após a morte de GEORGE FLOYD, o papa condenou a violência registrada em parte das manifestações. Ele afirmou que não dá para tolerar ou fechar os olhos diante de nenhuma forma de racismo ou de exclusão e pretender defender o caráter sagrado de toda vida humana. FRANCISCO disse ainda que "nada se ganha" com reações violentas como as registradas nos últimos dias. Ele também citou que "a violência das últimas noites é autodestrutiva”,Nada se ganha com a violência e muito se perde", afirmou em uma mensagem específica aos fiéis dos Estados Unidos.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos elevou o estado de alerta de segurança na capital, Washington, para o segundo maior nível nesta terça-feira, por conta dos protestos contra racismo que acontecem no país. As autoridades se preocupam com vandalismo e ataques contra o Pentágono e outras instalações de Defesa na capital, além de desordem pública durante os protestos e elevaram o nível de segurança. Os protestos contra racismo nos Estados Unidos chegaram ao oitavo dia nesta terça-feira. As manifestações começaram depois que GEORGE FLOYD, um homem negro, foi assassinado por um policial branco, em Mineápolis, na segunda-feira, dia 25 de maio.

Inicialmente programadas para três de maio e adiadas por causa do coronavírus, as eleições gerais na Bolívia serão em seis de setembro. O anuncio foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, SALVADOR ROMERO, nesta terça-feira, depois de um acordo entre os partidos. O TSE enviará ao Parlamento um projeto de lei que "prevê a realização da eleição geral até seis de setembro. A Bolívia retornará às eleições após os comícios de 20 de outubro do ano passado, anulados após os violentos protestos da oposição, que denunciou uma fraude a favor do então presidente EVO MORALES.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, CARLOS DA COSTA, afirmou nesta terça-feira que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte deve estar disponível para contratações a partir da semana que vem. O projeto de lei do Pronampe foi aprovado pelo Senado Federal em 24 de abril, e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO quase um mês depois, com vetos, em 19 de maio. A falta de crédito para micro, pequenas e médias empresas é uma das principais reclamações dos empresários durante a crise do novo coronavírus. Passadas mais de cinco semanas desde a aprovação no Congresso, entretanto, o dinheiro ainda não chegou às mãos dos empreendedores. O Pronampe é destinado a micro e pequenas empresas com taxa de juros de um virgula 25 por cento ao ano, mais a taxa Selic que atualmente está em três por cento ao ano.

A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu nesta terça-feira que o ex-ministro da Justiça SERGIO MORO deve cumprir período de quarentena. Pela decisão, MORO receberá salário por seis meses, poderá dar aulas e escrever artigos no período e não poderá trabalhar como advogado durante a quarentena. A lei que dispõe sobre o conflito de interesse no serviço público diz que pessoas que tenham exercido cargo de ministro, entre outros no alto escalão do governo federal, devem respeitar a chamada "quarentena" de seis meses antes de assumir emprego no qual possam se valer de informação privilegiada. SERGIO MORO tomou posse no cargo em janeiro de 2019 e anunciou a demissão há pouco mais de um mês, em 24 de abril.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, concordou nesta terça-feira com a prorrogação das investigações do inquérito que apura possível interferência de JAIR BOLSONARO na Polícia Federal e deu aval para o depoimento do presidente. A avaliação de Aras foi solicitada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, CELSO DE MELLO na última sexta-feira. O inquérito foi aberto, a pedido da PGR, para apurar possível ingerência do presidente na PF. A suposta ilegalidade foi anunciada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO. Em depoimento à PF, o ex-juiz da Lava Jato afirmou que a reunião ministerial ocorrida em 22 de abril era uma prova da interferência política. O presidente, por sua vez, nega. O depoimento de BOLSONARO depende de autorização do relator do inquérito, ministro CELSO DE MELLO.

Santa Catarina despencou no ranking dos Estados brasileiros com mais casos por milhão de habitantes nas últimas 10 semanas, caindo do quinto para o vigésimo primeiro lugar. Nesta terça-feira, o estado registrou mil 348 casos por milhão de habitantes e ficou atrás da Bahia, que tem mil 440 casos por milhão. Em números absolutos, Santa Catarina tem nove mil e 600 mil pessoas infectadas por Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados são do Ministério da Saúde. A posição atual de Santa Catarina na lista nacional reflete o achatamento da curva no estado, ao mesmo tempo em que os gráficos dos outros estados apresentam crescimento. Com 148 mortes no total, Santa Catarina aparece em vigésimo terceiro lugar no ranking de óbitos por milhão de habitantes no Brasil.

A servidora MÁRCIA PAULI, superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde no período da compra dos 200 respiradores junto à empresa Veigamed, prestou depoimento na noite desta terça-feira para a CPI que investiga o contrato na Assembleia Legislativa. Em quase três horas e meia de depoimento, MÁRCIA voltou a afirmar que a indicação da empresa Veigamed partiu do então secretário da Casa Civil de SC, DOUGLAS BORBA, e que o negócio com a empresa ao valor de 33 milhões foi fechado pelo então secretário da Saúde, HELTON ZEFERINO. De acordo com ela, ZEFERINO negociou com a Veigamed para baixar o valor da proposta e encaminhar o fechamento do negócio.

O ex-chefe da Casa Civil DOUGLAS BORBA garantiu aos membros da comissão parlamentar de inquérito sobre os 200 respiradores artificiais adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde que não teve qualquer participação nesse processo e que só ficou sabendo do pagamento antecipado de 33 milhões no dia 22 de abril, quase 20 dias depois da conclusão da compra. Ele classificou o processo como desastroso, no qual “ritos não foram obedecidos”, e atribuiu toda a responsabilidade à Secretaria de Saúde. O ex-secretário de saúde, HELTON ZEFERINO também foi ouvido pela CPI ontem e disse que não autorizou o pagamento antecipado para a empresa Veigamed. Ele também citou a possibilidade de fraude nesse processo e disse que a autorização para pagar a empresa foi da servidora MÁRCIA PAULI.

Igreja Católica no Sudoeste do Paraná adota medidas diferentes de Santa Catarina. De acordo com bispo DOM EDGAR ERTL, de Francisco Beltrão, padres da sua região estão liberados para decidir se celebram as missas com a presença de fiéis. Sudoeste tem 42 municípios com 46 paróquias. Somadas juntas, representam mais de mil cento e vinte comunidades. O bispo explica que o Governo do Paraná entende que os serviços religiosos são essenciais, por isso as igrejas podem voltar a receber fiéis, desde que observando os protocolos de segurança.

Presença de público não pode passar de 30 por cento da capacidade da igreja. Essa é uma das exigências para realização de missas com presença de fiéis. Outra observação é a seguinte: pessoas com mais de 60 anos e até os 12 anos de idade não podem participar das celebrações ainda, porque estão em grupos de risco. DOM EDGAR nota que menos de 30 por cento dos católicos estão indo as missas nos fins de semana, com medo de contrair coronavírus. O bispo não tira a razão destas pessoas, mas ao contrário, defende o isolamento social.

Momento ainda é muito delicado e a igreja está atenta diante da situação. O comentário é de DOM EDGAR ERTL. Ele aconselha os cristãos a continuarem rezando. Conforme o bispo, muitas famílias estão exercendo sua fé em casa, porque é preciso seguir as orientações das autoridades. Não são todos os padres do Paraná que querem abrir suas igrejas nesse momento.

Secretaria de Educação oferece curso online para professores. LEDI EHRENBRINK – responsável pela pasta em Campo Erê, conta que foi contratada uma empresa para dar a formação aos educadores da rede municipal. O curso tem duração de dois dias. Iniciou hoje com uma palestra de uma hora e meia, e continua amanhã com um seminário. LEDI explica que para evitar aglomeração de pessoas, será disponibilizado um link aos professores. Alguns vão assistir na escola e outros em casa.

Curso oferecido é sobre como avaliar alunos no momento de educação não presencial. A secretária salienta que os professores necessitam de um suporte, e sua pasta da isso através de formação. Frisa que também é professora, sabe da necessidade de oferecer esse tipo de curso aos educadores. A palestra será ministrada pela Doutora ELIANE CAMARGO. Ao final do curso os participantes ganham certificado de conclusão.

Clima frio não diminui preocupação com mosquito da dengue. Quem reforça é a secretária de saúde de Santa Terezinha do progresso CLEUSA CAMPOS. De acordo com ela, as baixas temperaturas não matam as larvas do mosquito. Atualmente o município tem cinco focos do Aedes Aegypti. Se considerar esse número com os demais municípios da região, ainda é baixo, mas nem por isso a população deve deixar de manter os cuidados necessários para continuar livre da doença. No momento, Santa Terezinha não tem nenhum caso de dengue, nem suspeita.

Novo caso de dengue é confirmado em Palma Sola. A informação é da enfermeira EDITE CIRINO, responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria. Segundo ela, hoje, foi confirmado o décimo segundo caso de dengue no município. O paciente é um jovem de 17 anos que contraiu a doença em outra cidade. Ele está em recuperação e seguindo as orientações da equipe de vigilância em Saúde. A profissional reforça que o combate ao mosquito Aedes aegypti depende de todos e pede a colaboração para que eliminem qualquer possível criadouro e façam uso do repelente.

Campo Erê recebe recurso para compra de alimento da agricultura familiar. A informação é do secretário de assistência social de Campo Erê ALISSON ALBERTON. Ele explica que todos os municípios que tem índice de desenvolvimento abaixo de zero ponto sete, podem receber até 30 mil reais. Esse valor é oriundo da descentralização de recursos do fundo de desenvolvimento rural. Somando tudo, são em média dois milhões de reais distribuídos aos municípios de Santa Catarina.

50 por cento dos alimentos adquiridos da agricultura familiar devem ser leite ou derivados. ALISSON, comenta que esse é mais um dos requisitos para os municípios terem acesso ao recurso do fundo de desenvolvimento rural de até 30 mil para compra de alimento. O restante pode ser de origem vegetal ou animal. As famílias beneficiadas com esses alimentos devem estar incluídas o CAD único que recebem o bolsa família. A população mais carente do município será contemplada com o recurso.

Secretaria Social faz pesquisa de preço e montagem do edital. ALISSON ALBERTON – secretário de assistência social de Campo Erê, explica que como o programa é novo, tudo precisa ser feito com bastante cautela. Tem ainda toda a parte burocrática que leva alguns dias. No entanto, assegura que Campo Erê, solicitou acesso ao programa e em breve as famílias que tem necessidades vão estar recebendo esses alimentos da agricultura familiar. Cerca de duzentas famílias devem ser beneficiadas com os kits de alimentação.

ICASA tem horário diferenciado em São Bernardino. A informação é do secretário de agricultura ADEMIR CIMA. De acordo com ele, o ICASA é o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, que é responsável pelas atividades referentes a brincagem dos bovinos e emissão do GTA. O atendimento acontece junto à Secretaria Municipal de Agricultura do município de segunda à sexta-feira no período da manhã, das sete e meia às 11 horas e 30 minutos. CIMA, cita que o serviço de brincagem de animais é contínuo e sempre que os agricultores precisarem podem procurar a Secretaria.

Região possui 22 agroindústrias com SISB através do Consad. De acordo com a administradora do consórcio ELIZETE SIMIONI, a atuação abrange 30 municípios dos três estados do sul e realiza busca constante pela liberação do selo. Lembra que o certificado permite que a empresa possa vender seus produtos de origem animal para todo Brasil. Ela estima que juntas as mais de 20 agroindústrias tenham um leque de 300 tipos de mercadorias. Já no SIM que trata da inspeção municipal, para vendas no âmbito local, são 80 empresas de todos os portes.

Consad percebe aumento na formalização de empresas familiares que fazem industrialização dos produtos visando agregação de valor. Segundo ELIZETE, um problema atualmente está na documentação, pois, os empreendimentos precisam do CNPJ, alvará e outras exigências para saírem da clandestinidade. O segundo passo está no processo de inspeção que exige ajustes e investimentos na planta e processos de produção.

São necessários de oito a dez anos para que uma cultivar de trigo chegue ao mercado. A informação é de LUIS TARCÍSIO, agente de desenvolvimento de novas cultivares e pesquisador a Embrapa. Segundo ele, o trabalho de criação de uma nova variedade começa no laboratório. Primeiro são feitos cruzamentos entre diferentes espécies, fazendo seleção de genética para atingir uma linhagem pura, para então começarem os testes a campo.

Área experimental de Campo Erê abriga etapa final da avaliação. Segundo LUIS TARCÍSIO, no ponto de pesquisa localizado no Cedup são feitos os ensaios chamados de VCU, Valor de Cultivo e Uso. Ele explica que esse teste é para registro no Ministério de agricultura, e para dar recomendação no zoneamento agrícola da região. No município é avaliado o ciclo da cultivar, a resistência a doenças, porte, potencial de rendimento, além de uma série de quesitos chamados de características agronômicas.

Cada variedade precisa pelo menos dois anos de avaliação antes de ser lançada. TARCISIO conta que os dois anos são uma exigência para fazer inscrição no ministério da agricultura. Para levarem ao mercado, fazem ainda as chamadas “lavouras de validação”. Nesse teste a Embrapa fornece sementes a alguns agricultores, para avaliar como as cultivares vão se comportar em áreas maiores. Está é a última avaliação antes da variedade chegar ao mercado. Ele comenta ainda que muitas são descartadas antes disso.

Temos que cuidar da saúde, mas também precisamos olhar para a economia. O comentário é do senador JORGINHO MELO, que claramente defende um equilíbrio entre a pessoa e o capital. Ele acredita que Santa Catarina fechou muito cedo sua economia pelo coronavírus. Observa que o Estado tem 150 municípios que ainda hoje não tem um caso sequer de pessoa infectada pela doença.

PM auxilia no resgate de crianças que estavam perdidas no interior. A guarnição da Polícia Militar de São José do Cedro, atendeu a uma ocorrência de encontro de duas crianças de quatro e de cinco anos de. Segundo moradores da Linha São Vicente, as duas crianças foram encontradas numa lavoura de aveia, nas proximidades do antigo frigorífico Malvessi. A mulher que acionou a guarnição relatou ter encontrado os meninos desorientados, afirmando não saber onde moravam, nem onde estavam. Elas não falavam muito porque estavam com medo. Além disso, estavam praticamente sem agasalhos. Um deles apenas de meia e o outro usando chinelos.Com a chegada da PM as crianças foram levadas para dentro da viatura para evitar que passassem frio. Os meninos apresentavam sinais de hipotermia com lábios roxos e tremendo de frio.

Crianças foram entregues para familiares. Aos policiais ambos relataram o que havia ocorrido e a guarnição constatou não haver nenhum tipo de crime. Os familiares de ambos já estavam fazendo buscas. O local fica há mais de três quilômetros de onde elas foram encontrados. Na presença de seus responsáveis, as crianças contaram que saíram para tomar sol e passear, porém não avisaram nenhum adulto. Os pais notaram a ausência deles no final da tarde. A guarnição, por sua vez, voltou até ao local do encontro para agradecer a atitude dos moradores que os encontraram, já que devido ao intenso frio na madrugada desta quarta-feira, havia, inclusive, risco de que não sobrevivessem.

Veículos são flagrados acima da velocidade permitida. Policiais rodoviários estaduais flagraram 68 veículos acima da velocidade máxima permitida no km 251 da PR-280, entre Marmeleiro e Renascença. O limite de velocidade no trecho é de 80 quilômetros por hora. Alguns trafegavam até 110 por cento acima do permitido. De acordo com a PRE, os motoristas flagrados em velocidades superiores 50 por cento da máxima cometeram infração gravíssima, com pena de suspensão imediata do direito de dirigir.

Ciclista fica ferido em colisão com carro. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê, atendeu ontem a um acidente de trânsito, na Avenida Astor Shoeninger, no Centro. A guarnição atendeu um homem consciente e orientado, encontrava-se sentado na às margens da avenida, apresentouferimento lacerante na cabeça e fratura fechada no pulso. Após atendimento o paciente foi conduzido até o hospital Santo Antônio.

Gestante fica ferida em atropelamento. Foi na manhã de hoje em São Miguel do Oeste. A ocorrência aconteceu por volta das sete horas e 30 minutos na rua Almirante Tamandaré, centro do município. Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher está gravida de cinco meses. A vítima foi encaminhada até o Hospital Regional. O carro é um KA com placas de São Miguel, dirigido por uma mulher que estava bastante abalada com o fato. A Polícia Militar foi acionada e também realizou todos os levantamentos do acidente.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.