ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 03 06 19

-SENADO TEM ATÉ HOJE PARA VOTAR MP SOBRE PENTE FINO NO INSS

-SC TEVE O MÊS DE MAIO MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 25 ANOS

-VACINA CONTRA A GRIPE JÁ ESTÁ LIBERADA PARA POPULAÇÃO EM GERAL

-PT VAI BUSCAR CONSENSO PARA FORMAR NOVO DIRETÓRIO MUNICIPAL

-FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DA FAISMO TERÁ 50 EXPOSITORES

-COLISÃO FRONTAL DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 282

-PM PRENDE HOMEM SUSPEITO DE ARROMBAR CRECHE NO SÃO LUIZ

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Um navio de cruzeiro desgovernado atingiu o cais e um barco turístico neste domingo, na cidade italiana de Veneza, na Itália. Pelo menos cinco pessoas no barco turístico atingido pelo cruzeiro ficaram levemente feridas. O incidente aconteceu na movimentada doca de San Basilio, no canal de Giudecca, no centro de Veneza. Imagens postadas nas redes sociais mostram o momento em que o enorme navio colide com o cais e com outro barco, enquanto turistas e funcionários fogem.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, chegou nesta segunda-feira a Londres para iniciar uma visita de Estado de três dias ao Reino Unido. Ele será recebido pela rainha Elizabeth Segunda e se encontrará com a primeira-ministra britânica, THERESA MAY, que está prestes a deixar o cargo. Pouco antes de chegar ao aeroporto de Londres, o presidente norte-americano tuitou uma crítica contra o prefeito londrino ao afirmar que ele faz um péssimo trabalho como prefeito de Londres.

O líder de oposição venezuelano JUAN GUAIDÓ disse no sábado que o governo do presidente NICOLÁS MADURO chegará ao fim em 2019, depois de assegurar que a oposição continuará nas ruas, dias após as últimas negociações na Noruega terminarem sem acordo. GUAIDÓ insistiu que mantém sobre a mesa todas as opções como resposta à crise econômica e humanitária que afeta o país sul-americano e que levou à migração de milhões de venezuelanos, afetando países vizinhos. Ele disse que isso terminará neste ano.

Está prevista para esta segunda-feira uma visita do ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, vizinha de Ponta Porã. MORO deve desembarcar em Ponta Porã daqui à pouco e depois segue de carro ao Paraguai. O ministro vai se reunir na sede da Secretaria Nacional Antidrogas, com o presidente paraguaio MARIO ABDO BENITEZ e com os ministros de segurança do Paraguai e da Argentina. O tema principal do encontro será a integração entre os países no combate ao tráfico de drogas. A fronteira do Brasil com o Paraguai é uma das principais portas de entrada de entorpecentes e armas de grosso calibre no país.

Medidas provisórias assinadas no fim do governo do presidente MICHEL TEMER e no começo do mandato de JAIR BOLSONARO podem perder a validade nesta segunda-feira. Dentre as quatro MPs nesta condição, estão a que cria um marco legal para o saneamento básico e a que cria programa de combate a fraudes no INSS. O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que o governo está mobilizando senadores para garantir a aprovação da medida provisória que estabelece um pente-fino em benefícios previdenciários. O presidente disse que convocou os senadores para comparecer e “se Deus quiser, vai dar certo".

O relator da proposta de reforma da Previdência na comissão especial da Câmara,deputado SAMUEL MOREIRA, afirmou neste sábado, após se reunir com técnicos do Ministério da Economia, que o déficit previdenciário de estados e prefeituras soma 96 bilhões de reais por ano. Sob pressão de colegas do parlamento para deixar as previdências estaduais e municipais de fora da proposta de emenda à Constituição que altera as regras de aposentadoria, o deputado tucano disse que é um assunto "polêmico e grave" e que ainda não decidiu se irá mexer neste ponto no parecer final. BOLSONARO disse ontem que quer manter estados e municípios na reforma da Previdência.

Santa Catarina teve o mês de maio mais chuvoso dos últimos 25 anos, conforme a EpagriCiram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado. Todas as regiões registraram acumulados maiores do que a média mensal. As chuvas causaram estragos e mais de 50 cidades foram afetadas. O estado ainda tem moradores desabrigados e desalojados. No Oeste, a média esperada para maio era até 300 milímetros, mas algumas cidades ultrapassaram os 400 milímetros. Dionísio Cerqueira, por exemplo, registrou 410 milímetros de chuva.

A economia do Estado teve crescimento real acumulado de dois vírgula 95 por cento no período de 12 meses até março deste ano, segundo o Índice de Atividade Econômica de Santa Catarina estimado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. O resultado revela desaceleração econômica porque no final do último trimestre do ano passado esse índice, que considera resultados acumulados em ciclos de 12 meses, estava em três vírgula seis por cento e no terceiro trimestre de 2018 registrou quatro vírgula dois por cento. Apesar dessa retração, Santa Catarina se mantém entre os Estados que estão com maior crescimento no país.

O deputado federal do MDB, CELSO MALDANER, foi eleito neste sábado como novo presidente do partido em Santa Catarina. Ele recebeu 39 votos do diretório estadual, oito a mais do que o senador DARIO BERGER. Depois da votação, o novo presidente da sigla prometeu batalhar pela unidade do partido, de olho nas eleições municipais do ano que vem. MALDANER também anunciou a disposição de refundar a Associação dos Prefeitos do MDB, que exerceu papel fundamental na história do partido em Santa Catarina. Os dois candidatos já agendaram uma reunião para amanhã em Brasília. BERGER disse que a disputa foi leal e que estará colaborando com a nova direção partidária.

A secretaria de Saúde de Barra Bonita encerrou na semana passada mais um grupo de tabagismo. O município iniciou os trabalhos em 2014, sendo que até o momento, sete grupos foram organizados atendendo 56 pacientes. Segundo informações da secretaria, desse total, 12 pessoas pararam completamente o uso do cigarro. Neste primeiro semestre do ano, o grupo começou com oito pacientes interessados, sendo que destes quatro prosseguiram no grupo e três cessaram o uso. Todos os participantes utilizaram medicamentos antitabagismo e adesivos de Nicotina. De acordo com a secretaria, o custo total dos medicamentos ofertados gratuitamente pelo SUS, seria de 936 reais por paciente, não incluindo os atendimentos dos profissionais.

Mais duas reuniões de revisão do programa O Povo Fala foram realizadas na última semana em São Miguel do Oeste. Os encontros foram realizados no bairro Sagrado Coração de Jesus e Linha Pinheirinho. Das cinco prioridades do Sagrado Coração do Jesus, um foi concluída, três estão em execução e uma está em fase de projeto. Já na Linha Pinheirinho, três prioridades já foram atendidas e duas estão em execução. As reuniões de revisão do programa do governo municipal de São Miguel do Oeste seguem amanhã com o encontro na Linha Aparecida para os moradores também da Linha Parda. Na quarta-feira é a vez do Bairro Estrela e na quinta-feira o encontro será na Linha Jacutinga do Veado incluindo os moradores da Linha Juvêncio. As reuniões têm sempre início às 19 horas.

A empresa Kopp começou na última semana a instalação da estrutura para um novo semáforo na avenida Willy Barth. A informação é do secretário adjunto de urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele explicou que o equipamentos será do tipo “três tempos” e vai controlar o transito de veículos nos dois sentidos da avenida. O semáforo vai ser instalada na esquina da Willy Barth com a rua Arno Schwanb na entrada para a área industrial. DIAS disse que a empresa colocou a base no local e a instalação total da estrutura deve ser concluída até o final do mês. O semáforo no acesso a área industrial era uma reivindicação antiga da comunidade, especialmente dos empresários dessa região da cidade.

O abastecimento de água da cidade será reestabelecido normalmente até quarta-feira. A projeção é do chefe da agencia local da Casan, EDENILSON MELLO. Ele explicou que os bairros que ficam na parte alta da cidade ainda enfrentam dificuldades no abastecimento de água. MELLO disse que as pessoas recebem o produto, mas em quantidade ainda insuficiente para armazenagem nos reservatórios. O problema no abastecimento foi provocado pelos estragos causados pelo temporal que atingiu São Miguel do Oeste na última quinta-feira. No centro e no Jardim Peperi, a situação já foi normalizada totalmente.

A falta de água que atinge as partes altas da cidade foi causada pela interrupção no fornecimento de energia elétrica nas estações da Casan. A informação é do chefe da agencia local da empresa, EDENILSON MELLO. Ele explicou que uma das estações de tratamento de água ficou seis horas sem luz e a outra, sete. Com isso, o fornecimento de água ficou seriamente comprometido. MELLO explicou que depois que a energia elétrica volta, as estações ainda levam mais um tempo para voltar a operar. Ele pediu calma aos moradores e disse que a Casan vai resolver todos os problemas até, no máximo, quarta-feira.

Começou na manhã de hoje a liberação da vacina contra a gripe para todos os moradores de São Miguel do Oeste. O medicamento está a disposição de todas as pessoas desde as sete horas da manhã. A ampliação da campanha ocorreu porque sobraram muitas doses que haviam sido destinadas para os grupos prioritários. Até sexta-feira, apenas 80 por cento das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram vacinadas. O índice é maior do que o registrado na campanha de 2018, mas ficou muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 90 por cento de cobertura vacinal. Cerca de duas mil doses estão disponíveis para os moradores de São Miguel do Oeste.

A vacina contra a gripe pode ser obtida em quatro postos de saúde de São Miguel do Oeste. A informação é do secretário de saúde, LEONIR CARON. Ele explicou que a vacina pode ser feita no posto de saúde da unidade central e nos postos dos bairros Estrela, Agostini e Santa Rita. No centro, o horário da vacinação é das sete da manhã as sete da noite sem fechar ao meio-dia. Já nas três unidades dos bairros, o horário de atendimento para a vacinação contra a gripe vai das sete e meia às 11 e meia da manhã. Não haverá vacinação na parte da tarde nos bairros.

A feira da Agricultura Familiar da Faismo terá 50 expositores de toda da região. A informação é da coordenadora da feira, LEONILDA VILANI. O evento vai acontecer durante a Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste marcada para o mês de novembro. A exposição dos pequenos produtores será realizada no subsolo do pavilhão. Desse total, 35 são produtores de alimentos e os outros 15 são do artesanato. De acordo com LEONILDA, os expositores, que já estão definidos, foram mapeados pela Epagri e pela secretaria municipal de Agricultura. Ela explicou que são agricultores que já participaram da Faismo, que tem todos os documentos, licenças sanitárias, selos de rastreabilidade e que desenvolvem um trabalho inovador na agricultura regional.

A exemplo dos anos anteriores, o espaço da feira da agricultura familiar da Faismo será subsidiados para os pequenos produtores. De acordo com a coordenadora da feira, LEONILDA VILANI, o custo dos estandes será bancado por patrocinadores, como a Secretaria de Agricultura do estado. Ela explicou que essa é uma forma de estimular um setor que está em expansão na região. Na próxima semana, os agricultores que vão participar da feira devem assinar o contrato de exposição com a comissão organizadora. A partir de agora, os produtores também começam a organizar os produtores que serão expostos e vendidos durante a Faismo deste ano.

A feira da agricultura familiar é um espaço para ampliar a comercialização dos pequenos produtores de alimentos e de artesanato da região. A observação é da coordenadora do evento, LEONILDA VILANI. Ela explicou que os agricultores que vão participar da feira já são conhecidos e tem um público consumidores nos municípios de origem. A participação na Faismo serve para aumentar a renda das famílias com as vendas e ampliar o alcance dos produtores da agricultura familiar.

O Peperi Rádio Repórter do último sábado realizou a segunda entrevista da série de conversas com os presidentes de partidos político do município. Depois do presidente do PP, GILMAR BALDISSERA, o programa recebeu neste final de semana o presidente do PT, JUAREZ DA SILVA. Ele disse que a principal preocupação do partido neste ano é com o processo de organização interna. Os petistas vão eleger em setembro o novo diretório e nome do novo presidente local. A convenção também vai apontar os delegados que vão participar da escolha dos novos dirigentes do partido em Santa Catarina e no diretório nacional.

O principal objetivo do PT de São Miguel do Oeste é definir um nome de consenso para presidir o partido a partir do ano que vem. A afirmação é do atual presidente, JUAREZ DA SILVA. Ele lembrou que houve uma disputa interna pela presidência na última convenção. JUAREZ admitiu que houve um racha no partido e a intenção é evitar que isso se repita neste ano.

Ao mesmo tempo em que o PT se prepara para as convenções de setembro, o partido começa o planejamento estratégico para as eleições de 2020. De acordo com o presidente da sigla, o PT vai realizar um evento municipal para começar a discutir as alianças e candidaturas para a câmara de vereadores. O encontro está marcado para o dia 15 deste mês, sábado da semana que vem. Ele lembrou que a eleição de vereador não terá coligações e o partido já está discutindo a possível nominata. Além disso, o encontro do dia 15 também servirá para começar a analisar os nomes de possíveis candidatos a prefeito e as coligações. A tendência é de que a sigla busque partidos do centro para a esquerda no município.

Todo e qualquer filiado do PT é um candidato em potencial. A afirmação é do presidente do partido, JUAREZ DA SILVA. Ele disse que a intenção do sigla é procurar partidos e setores da comunidade para dialogar e montar um programa de governo municipal diferente. JUAREZ não citou nenhum nome para a disputa municipal de 2020, mas afirmou que o partido já está conversando com diversos filiados que podem participar do pleito. O presidente petista também comentou que o partido entende que a definição de uma proposta para administrar a cidade precisa ser pensada dentro de uma visão regional. O PT está fora da prefeitura desde a época de NELSINHO e JUAREZ disse que o partido não conseguiu retomar o comando da prefeitura porque faltaram nomes e coligações fortes envolvendo a sigla nas últimas eleições.

Um motociclista ficou ferido em uma saída de pista neste domingo na SC 163. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da tarde na Linha São Valetim. O condutor de uma moto Suzuki, mil cilindradas, placa de Iporã do Oeste, perdeu o controle da direção e saiu da pista. Ele acabou tombando no meio de uma lavoura que fica às margens da rodovia. O motociclistas de 40 anos teve escoriações diversas e relatava dores nas costas e no peito. Ele foi socorrido pelos bombeiros, encaminhado ao hospital de Iporã do Oeste e em seguida transferido para o hospital regional de São Miguel do Oeste onde recebeu atendimento médico.

Uma saída de pista no interior do município de Palma Sola deixou uma pessoa ferida neste sábado. O acidente aconteceu por volta das cinco e 45 da tarde na linha Santa Terezinha, interior do município. O condutor de um Palio Weekend perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu em uma ribanceira de, aproximadamente, cem metros. O motorista, WILLIAN GUARNIERI de 19 anos sofreu ferimentos na face e foi atendido com suspeita de traumatismo craniano e de fratura na perna. Ele foi socorrido e levado até o hospital Palma Sola.

Mais um acidente grave foi registrado neste final de semana na BR 163. Dessa vez, a colisão aconteceu por volta das sete horas da noite de sábado nas proximidades da laticínios Terra Viva em São Miguel do Oeste. Colidiram de frente uma Ecosport de São Miguel do Oeste e um Gol de Paraíso. O motorista do Gol ficou preso nas ferragens e foi socorrido pelos bombeiros. A vítima teve algumas fraturas e foi levada em estado grave para o Hospital Regional pela ambulância do Samu. O condutor da Ecosport também ficou ferido. A PRF foi acionada, fez o controle do trânsito e também todos os levantamentos. As fotos e vídeos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

Uma colisão frontal entre uma Montana de Itapiranga e um Gol de Maravilha deixou três feridos na manhã deste domingo na BR-282. O acidente aconteceu por volta das 11 horas da manhã na Linha Consoladora em Maravilha. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou atendimento às vítimas. O motorista da Montana, de 27 anos, foi atendido com dores na perna direita e suspeita de fratura fechada. O condutor do Gol, de 45 anos, teve escoriações e ferimentos no rosto. Uma adolescente de 13 anos foi atendida em situação mais crítica. Segundo os socorristas, a menina era passageira do Gol e foi socorrida com traumatismo craniano leve e fraturas no rosto. Ela recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzida ao Hospital São José de Maravilha.

Um homem foi preso em flagrante neste sábado depois de arrombar uma creche no bairro São Luiz. A guarnição da Polícia Militar recebeu uma chamada pelo telefone 190 e foi até o local verificar a informação de furto na creche. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito, que ainda estava dentro da unidade, tentou fugir por um buraco na tela. Ele estava com uma camiseta enrolada no rosto e estava carregando algumas extensões de energia elétrica, dois botijões de gás e um carinho de mão. O homem contou aos policiais que estava furtando os objetos da creche para trocar por drogas. Ele foi preso em flagrante e os materiais devolvidos para a responsável pela creche.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.