ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 03/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Um navio de cruzeiro desgovernado atingiu o cais e um barco turístico neste domingo, na cidade italiana de Veneza, na Itália. Pelo menos cinco pessoas no barco turístico atingido pelo cruzeiro ficaram levemente feridas. O incidente aconteceu na movimentada doca de San Basilio, no canal de Giudecca, no centro de Veneza. Imagens postadas nas redes sociais mostram o momento em que o enorme navio colide com o cais e com outro barco, enquanto turistas e funcionários fogem.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, chegou nesta segunda-feira a Londres para iniciar uma visita de Estado de três dias ao Reino Unido. Ele será recebido pela rainha Elizabeth Segunda e se encontrará com a primeira-ministra britânica, THERESA MAY, que está prestes a deixar o cargo. Pouco antes de chegar ao aeroporto de Londres, o presidente norte-americano tuitou uma crítica contra o prefeito londrino ao afirmar que ele faz um péssimo trabalho como prefeito de Londres.

O líder de oposição venezuelano JUAN GUAIDÓ disse no sábado que o governo do presidente NICOLÁS MADURO chegará ao fim em 2019, depois de assegurar que a oposição continuará nas ruas, dias após as últimas negociações na Noruega terminarem sem acordo. GUAIDÓ insistiu que mantém sobre a mesa todas as opções como resposta à crise econômica e humanitária que afeta o país sul-americano e que levou à migração de milhões de venezuelanos, afetando países vizinhos. Ele disse que isso terminará neste ano.

Está prevista para esta segunda-feira uma visita do ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, vizinha de Ponta Porã. MORO deve desembarcar em Ponta Porã daqui à pouco e depois segue de carro ao Paraguai. O ministro vai se reunir na sede da Secretaria Nacional Antidrogas, com o presidente paraguaio MARIO ABDO BENITEZ e com os ministros de segurança do Paraguai e da Argentina. O tema principal do encontro será a integração entre os países no combate ao tráfico de drogas. A fronteira do Brasil com o Paraguai é uma das principais portas de entrada de entorpecentes e armas de grosso calibre no país.

Medidas provisórias assinadas no fim do governo do presidente MICHEL TEMER e no começo do mandato de JAIR BOLSONARO podem perder a validade nesta segunda-feira. Dentre as quatro MPs nesta condição, estão a que cria um marco legal para o saneamento básico e a que cria programa de combate a fraudes no INSS. O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que o governo está mobilizando senadores para garantir a aprovação da medida provisória que estabelece um pente-fino em benefícios previdenciários. O presidente disse que convocou os senadores para comparecer e “se Deus quiser, vai dar certo".

O relator da proposta de reforma da Previdência na comissão especial da Câmara,deputado SAMUEL MOREIRA, afirmou neste sábado, após se reunir com técnicos do Ministério da Economia, que o déficit previdenciário de estados e prefeituras soma 96 bilhões de reais por ano. Sob pressão de colegas do parlamento para deixar as previdências estaduais e municipais de fora da proposta de emenda à Constituição que altera as regras de aposentadoria, o deputado tucano disse que é um assunto "polêmico e grave" e que ainda não decidiu se irá mexer neste ponto no parecer final. BOLSONARO disse ontem que quer manter estados e municípios na reforma da Previdência.

Santa Catarina teve o mês de maio mais chuvoso dos últimos 25 anos, conforme a EpagriCiram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado. Todas as regiões registraram acumulados maiores do que a média mensal. As chuvas causaram estragos e mais de 50 cidades foram afetadas. O estado ainda tem moradores desabrigados e desalojados. No Oeste, a média esperada para maio era até 300 milímetros, mas algumas cidades ultrapassaram os 400 milímetros. Dionísio Cerqueira, por exemplo, registrou 410 milímetros de chuva.

A economia do Estado teve crescimento real acumulado de dois vírgula 95 por cento no período de 12 meses até março deste ano, segundo o Índice de Atividade Econômica de Santa Catarina estimado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. O resultado revela desaceleração econômica porque no final do último trimestre do ano passado esse índice, que considera resultados acumulados em ciclos de 12 meses, estava em três vírgula seis por cento e no terceiro trimestre de 2018 registrou quatro vírgula dois por cento. Apesar dessa retração, Santa Catarina se mantém entre os Estados que estão com maior crescimento no país.

O deputado federal do MDB, CELSO MALDANER, foi eleito neste sábado como novo presidente do partido em Santa Catarina. Ele recebeu 39 votos do diretório estadual, oito a mais do que o senador DARIO BERGER. Depois da votação, o novo presidente da sigla prometeu batalhar pela unidade do partido, de olho nas eleições municipais do ano que vem. MALDANER também anunciou a disposição de refundar a Associação dos Prefeitos do MDB, que exerceu papel fundamental na história do partido em Santa Catarina. Os dois candidatos já agendaram uma reunião para amanhã em Brasília. BERGER disse que a disputa foi leal e que estará colaborando com a nova direção partidária.

Menos de 80 por cento é a meta de vacinação contra gripe em Campo Erê. A informação é da enfermeira SAMARA RONCHI. De acordo com ela, encerrou sexta-feira, a campanha, e a Secretaria de Saúde, não conseguiu atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é 90 por cento para os grupos prioritários. A partir de hoje, a vacina está liberada para toda população que tiver interesse. Horário de funcionamento é o mesmo, das 7 e 30 ás 11 e 30 e 13 e 15 até 17 horas e 15 minutos.

Vacina da gripe é muito importante, pois previne contra vários tipos de vírus. A enfermeira destaca que muitas pessoas têm preconceito com relação a vacina, pois acham que vão ficar gripadas após receber a dose. No entanto, SAMARA, explica que demora cerca de 15 dias para ela fazer efeito no organismo da pessoa, e ela previne contra a influenza H1N1, muitas pessoas confundem isso por isso tem receio de se imunizar. Frisa que quem tiver interesse na vacina, deve procurar a sala, levando consigo, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Município encerra Campanha de vacinação com quase 100 por cento da meta estipulada. Em Marmeleiro assim como nos demais municípios da região encerrou na sexta-feira, a Campanha de Vacinação contra influenza H1N1. De acordo com a diretora de saúde MARILENE ROMÍO, a meta prevista para os grupos prioritários foi quase totalmente cumprida no município. A orientação do Ministério da Saúde é para que a partir de hoje, a saúde vacine o público em geral contra a influenza. Porém, comenta que não há tantas doses disponíveis porque o governo federal não encaminhou novos lotes.

Sala de vacinas da UBS do Centro foi transferida para o Santa Rita. Quem lembra é a diretora de saúde de Marmeleiro. Isso foi feito, explica ela, por causa da reforma do prédio do centro. As UBS do Alto São Mateus e Bom Jesus funcionam normalmente, das 7 e 30 ás 11 e meia e das 13 às 17 horas. Elas tem vacina da gripe disponível, os interessados podem ir até uma dessas unidades.

Abertas inscrições para CBAE – Curso Básico de Atendimento a Emergências do Corpo de Bombeiros. A informação é do soldado e coordenador dos serviços comunitários em Campo Erê ELTON DA SILVA ALVES. De acordo com ele, a partir de hoje os interessados em participar do curso básico podem se dirigir até o quartel das 13 ás 19 horas para se inscrever. Ao todo o curso tem 40 horasaula.

Objetivo principal do CBAE é a capacitação da comunidade para agir em situações de emergência. Segundo o soldado, a ideia é capacitar pessoas para que atuem na primeira resposta, evitando ou minimizando consequências desastrosas, bem como selecionar membros da própria comunidade para atuar como bombeiros comunitários, após a conclusão de todas as etapas necessárias. O Curso Básico de Atendimento a Emergências faz parte do Programa de Capacitação da Comunidade, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Programa de Capacitação da Comunidade inclui vários programas. Além do CBAE inclui ainda, Curso Avançado de Atendimento a Emergências, o Curso de Brigada Comunitária, Curso de Bombeiro Mirim, Bombeiro Juvenil e Bombeiro da Melhor Idade, Projeto Golfinho e diversos outros programas sociais, cujas informações podem ser obtidas acessando o site da Corporação que é www.cbm.sc.gov.br.

CBAE em Campo Erê terá 40 disponível 40 vagas. Segundo ELTON, elas são destinadas aos candidatos residentes no município de Campo Erê, Saltinho e São Bernardino, municípios de abrangência do quartel. Os interessados deverão realizar a inscrição na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê, munidos de seus documentos pessoais CPF, RG, e comprovante de residência.

Alguns requisitos são necessários para se inscrever no CBAE. Segundo o soldado é necessário ter no mínimo 16 anos até o ato do início do curso, para menores de idade, autorização prévia de seus pais ou responsáveis. Estar em dia com suas obrigações legais, ser alfabetizado, não ter concluído este mesmo curso (CBAE) em alguma Organização de Bombeiros Militar de Santa Catarina, residir no município de Campo Erê, Saltinho ou São Bernardino. Frisa que para quem tem 16 anos serão disponibilizados 10 vagas. As inscrições seguem até 25, agora de junho, a as aulas devem iniciar já neste mês.

Falta de água prejudica comerciantes. VILSON SCHOENINGER- Proprietário de restaurante no bairro São Francisco relata que estão sem água desde sexta-feira à noite. Enfatiza que essa não é a primeira vez que sofrem com o desabastecimento, citando que no mês de abril foram 11 e em maio nove vezes em que houve falta de água. Pede que as autoridades do município tomem alguma atitude a respeito disso e que se resolva a situação. VILSON afirma que, mesmo com a dificuldade, os trabalhos segue com atendimento normal.

Água armazenada nas caixas já acabou. Mesmo com a falta do abastecimento, alguns moradores conseguiram até certo momento o abastecimento através das caixas de água. Mas passado três dias sem o reestabelecimento, elas secaram. PEDRO JABORNIK - Comerciante do bairro São Francisco, afirma que devido a isso, está pedindo aos clientes que não façam uso do banheiro no seu comércio. Salienta que tenta não parar de atender, pois senão irá se prejudicar ainda mais. Diz que espera que a situação se resolva, mas até o momento não há sinal de água no bairro.

CEI continua com os trabalhos normalmente. A informação é de LEDI FARIAS Diretora do Centro de Ensino Infantil Odila Marcolina de Lima, em Campo Erê. Salienta que não sofrem com a falta de água, pois tem uma caixa de 25 mil litros. Explica que, como faltou a água na sexta-feira e final de semana a escola estava fechada, não houve o uso e, assim, a água foi poupada.

Não tem água nem para fazer almoço. A queixa é da dona de casa MARLIZE ROHRIG, moradora do bairro Primavera. Afirma que está buscando água em um poço artesiano da cidade, para conseguir aliviar um pouco a situação. Ela salienta que faz alimentos para vender, mas que desde sábado não consegue produzir, pela falta de água. Além disso, a família sofre ainda para manter a higiene pessoal e ainda com a condição do banheiro. A dona de casa finaliza dizendo que nunca passou por uma situação como essa em que ficaram tantos dias sem abastecimento de água.

Problema técnico na bomba da Casan deixa moradores sem água. Segundo o gerente local da Casan de Campo Erê ARENOR WAGNER na sexta-feira, por volta das 15 horas e 30 minutos a bomba de recalque da água bruta ficou danificada e o abastecimento precisou ser interrompido. No sábado com auxílio de técnicos de Chapecó e São Miguel do Oeste foi feita a troca da bomba, porém, no final da tarde, aconteceu o mesmo problema, danificando mais uma vez a bomba, interrompendo o abastecimento.

Nova bomba é instalada no domingo e abastecimento de água volta aos poucos. Segundo ARENOR WAGNER – gerente local da Casan de Campo Erê, desde ontem pela manhã a água está sendo reestabelecida gradativamente, porém, alguns bairros que ficam mais no alto da cidade, demora um pouco mais para normalizar. Hoje pela manhã iniciou um rodízio para que todas as famílias possam ter água em suas torneiras. Desta maneira o abastecimento no centro e nos bairros que já retornou a água será interrompido, para que os demais possam receber água. Acredita que no mais tardar na madrugada de hoje, o abastecimento volte ao normal para toda cidade.

Casan pede compreensão da população, pois o problema está sendo resolvido. Conforme o gerente local, os técnicos da Casan do município com ajuda de Chapecó e São Miguel do Oeste, desde a sexta-feira, quando deu o problema, estão trabalhando inclusive de madrugada para tentar reestabelecer o abastecimento de água. Pede para que a população que já recebeu água, que economize, até que o total reestabelecimento volte ao normal

Acidente deixa motorista ferido. Os bombeiros de Palma Sola foram acionados para uma ocorrência por volta das 17h45 de sábado. A equipe deslocou até a linha Santa Terezinha, interior do município, para atendimento de uma saída de pista. No local foi encontrado um Pálio Weekend caído numa ribanceira de, aproximadamente, 100 metros. Conforme os bombeiros, a vítima WILLIAN GUARNIERI, de 19 anos, apresentava ferimentos na face, suspeita de trauma cranioencefálico, além de suspeita de fratura na perna. Ele foi socorrido e levado até o hospital Palma Sola. A Polícia Militar também esteve no local.

Colisão entre veículos deixa 3 feridos. Uma colisão frontal entre uma Montana de Itapiranga e um Gol de Maravilha deixou feridos na manhã de ontem, na BR-282 em Maravilha. O acidente ocorreu por volta das 11h na região de Linha Consoladora. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou atendimento às vítimas. Conforme a corporação, o motorista da Montana, de 27 anos, estava consciente e orientado, com os sinais vitais normais e estáveis. Ele mencionava dor na perna direita com suspeita de fratura fechada. O condutor do Gol, de 45 anos, estava consciente e orientado, com sinais vitais normais e estáveis, apresentando escoriação e ferimento na região do supercílio.

SAMU também foi acionado e prestou atendimento a uma adolescente de 13 anos, em situação mais crítica. Segundo os socorristas, a menina era passageira do Gol e foi socorrida com traumatismo craniano leve, trauma em cavidade oral com perda de dentição e laceração na língua com intenso sangramento, além de escoriações nas pernas e nos braços. Ela recebeu os primeiros socorros e foi conduzida ao Hospital São José de Maravilha. Durante o trajeto, a paciente apresentou intensa sonolência e diminuição do estado de consciência, informou o SAMU.

Todas as vítimas foram encaminhadas ao Pronto Socorro do Hospital São José de Maravilha. Extensas filas se formaram em ambos os sentidos. A rodovia ficou bloqueada durante o resgate até a remoção dos veículos acidentados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) controlou o trânsito e realizou os levantamentos técnicos. As causas do acidente não foram informadas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.