-TRE RETOMA NESTA QUARTA-FEIRA JULGAMENTO QUE PODE CASSAR SERGIO MORO
-SC REGISTRA MAIS DUAS MORTES POR DENGUE E ATINGE 49 ÓBITOS PELA DOENÇA EM 2024
-ABRIL COMEÇA COM REDUÇÃO NO NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM IPORÃ DO OESTE
-BERÇÁRIO DE IPORÃ DO OESTE INICIA ATENDIMENTO COM 21 CRIANÇAS MATRICULADAS
-IMUNIZAÇÃO CONTRA INFLUENZA MOVIMENTA A SALA DE VACINAS DO MUNICÍPIO
-VICE-PREFEITO DE SJO CITA PERSEGUIÇÃO AO ROMPER RELAÇÃO COM GENÉSIO ANTON
-JOVEM SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO
-RESIDÊNCIA É TOTALMENTE DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NO INTERIOR
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 49 centavos. O peso está cotado em 0,058 centavos.
Um forte terremoto de magnitude sete vírgula sete deixou nove mortos e mais de 800 feridos em Taiwan, na manhã desta quarta-feira, pelo horário local. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e para as Filipinas. Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos. Pelo menos 26 edifícios desabaram. As autoridades afirmaram que 77 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto. Outras 50 pessoas, a maioria turistas, que estavam em quatro microônibus, estão desaparecidas.
O ex-presidente DONALD TRUMP chamou os imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos de "animais" e "não humanos" durante um discurso de campanha em Michigan, nesta terça-feira. As afirmações reforçam a visão do republicano sobre a política imigratória do país. Enquanto discursava em um púlpito com o cartaz "pare o banho de sangue na fronteira de BIDEN", TRUMP relembrou crimes cometidos por imigrantes ilegais nos Estados Unidos, incluindo o caso do assassinato da estudante LAKEN RILEY, de 22 anos. Um venezuelano é o principal suspeito do crime. TRUMP afirmou que a violência e o caos irão escalar nos Estados Unidos se ele não vencer a eleição presidencial, marcada para o dia 5 de novembro.
O presidente argentino JAVIER MILEI disse durante um evento que marcou os 42 anos da Guerra das Malvinas, nesta terça-feira, que vai trabalhar para que as ilhas voltem ao controle da Argentina. O presidente afirmou ainda que a melhor forma de homenagear aqueles que morreram no campo de batalha é reivindicando a soberania argentina sobre o território. A disputa pela soberania das ilhas desencadeou uma guerra entre o Reino Unido e a Argentina, em 1982. As diferenças entre ambos os governos sobre esta questão continuam. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas vivem nessas ilhas, organizadas com o seu próprio governo. O arquipélago é administrado como um dos 14 territórios ultramarinos britânicos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná retoma nesta quarta-feira o julgamento dos processos que podem levar à cassação do mandato do senador SERGIO MORO do União, ex-juiz da Operação Lava Jato. A sessão está prevista para começar às duas horas da tarde. Na segunda-feira, o TRE começou o julgamento de duas ações nas quais o PT, o PL e o Ministério Público Eleitoral acusam MORO de abuso de poder econômico pela suposta realização de gastos irregulares no período de pré-campanha nas eleições passadas. O único voto do julgamento foi proferido pelo relator, desembargador LUCIANO CARRASCO FALAVINHA SOUZA. O magistrado se manifestou contra a cassação de MORO.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, liberou nesta terça-feira para julgamento o processo que trata do foro privilegiado para políticos. O julgamento foi suspenso na semana passada após um pedido de vista de BARROSO. A retomada do julgamento virtual será no dia 12 de abril. Até o momento, o placar do julgamento está 5 a 0 pela ampliação do foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado. O julgamento vai atingir deputados federais e senadores que respondem a processos na Corte. O voto do ministro GILMAR MENDES, relator do caso, está prevalecendo no julgamento. Para o ministro, o foro privilegiado de um político fica mantido se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar. Essa é a regra válida atualmente. Contudo, no caso de renúncia, não reeleição ou cassação, o processo seria mantido no STF.
Oito unidades federativas brasileiras já estão com tendência de queda consolidada no número de casos de dengue: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal. Os números foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde. Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os outros 12 estados apresentam tendência de estabilidade, entre eles, Santa Catarina. Desde o início do ano, foram registradas 991 mortes por dengue em todo o país. Estão em investigação mil 483 óbitos.
A necessidade de mais recursos para a assistência social e de tratamento para dependentes químicos foram alguns dos pontos abordados durante a audiência pública realizada na noite desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, para discutir o Projeto de Lei que institui o Programa Estadual Saúde sem Drogas. O encontro foi promovido pela Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc, por solicitação do autor do projeto, o deputado IVAN NAATZ. O projeto é voltado para o atendimento de pessoas em situação de rua que sejam dependentes químicas, por meio da chamada internação involuntária. Segundo NAATZ, a matéria está de acordo com a legislação federal que trata do assunto e tem como objetivo enfrentar um problema que acomete muitos moradores de rua.
O senador JORGE SEIF falou pela primeira vez sobre o processo de cassação que enfrenta na Justiça Eleitoral em um vídeo, publicado nas redes sociais. O julgamento está marcado para esta quinta-feira no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. SEIF diz que acredita na Justiça, ressalta que o processo foi arquivado pelo Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina e afirma não ter cometido nenhuma irregularidade na campanha eleitoral. O processo movido contra ele pela coligação Bora Trabalhar, formada por PSD, Patriota e União Brasil, é por suposto abuso de poder econômico. Na gravação, SEIF fala dos mais de um milhão de votos que recebeu e diz que acredita que “se cumprirá a democracia”.
Cidades do Norte de Santa Catarina tiveram mais duas mortes por dengue confirmadas nesta terça-feira. Com isso, o estado catarinense chega a 49 mortes pela doença em 2024. Uma das vítimas é um homem, de 36 anos, morador do bairro Itinga, em Araquari. Ele tinha comorbidades e buscou atendimento no sistema privado de saúde. Este é o segundo óbito na cidade neste ano. O outro óbito aconteceu em São Francisco do Sul, no Litoral Norte. A vítima é uma mulher, com 82 anos, moradora do Capri. Ela estava internada na cidade. De acordo com o último Painel de Monitoramento do governo de Santa Catarina, são 104 mil casos prováveis de dengue, sendo 30 mil e 900 confirmados. A cidade com mais mortes é Joinville, com 14.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Descanso se reuniu na semana passada para as definir ações e pautas para os próximos meses. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Descanso, PAULO LAUXEN, o principal ponto levantado é a necessidade de finalizar a regularização da área industrial do município, com a venda dos terrenos. Outra questão discutida na reunião foi um Projeto de Lei enviado para a Câmara de Vereadores que trata sobre uma servidão que está sendo extinta, devido à regularização de um terreno existente no meio da área industrial. Ainda esteve em pauta o retorno de dois galpões ao Município de Descanso, os quais deverão ser novamente licitados na modalidade de doação onerosa já no mês de maio.
Para os próximos meses, PAULO LAUXEN projeta a busca de recursos para a construção de uma nova área industrial em Descanso. O objetivo é dar condições para que duas grandes empresas de fora se instalem no município, gerando novos empregos e movimento econômico significativo. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Descanso frisa que as tratativas com as empresas já ocorrem há mais de dois anos e que agora serão finalmente feitos os trâmites necessários para a compra das áreas de terra para instalação do novo parque industrial. A ideia é permitir que as empresas do próprio município também possam expandir seus negócios no novo espaço que está sendo projetado.
Prefeitura de São João do Oeste possui nova diretora de Meio Ambiente e Nutricionista. Nesta semana aconteceu a posse da nova nutricionista escolar do município de São João do Oeste, TAMARA MELZ. Ela é Mestre em Nutrição e Alimentos, já atua no Hospital Santa Casa Rural há quatro anos, é professora de gastronomia no SENAC e professora conteúdista da UCEFF. Também ocorreu no gabinete do prefeito, a posse da nova Diretora do Meio Ambiente, NAYARA SPANIOL. Ela assumiu a vaga do ex-diretor, MILTON HENTGES. NAYARA é formada em ciências biológicas, trabalhou com licenciamentos e vistorias ambientais e foi professora de biologia. A meta é de ela auxiliar principalmente na parte técnica e contribuir para elevar a educação ambiental no município.
O Vice-Prefeito de São João do Oeste, RUDI RASCH, do Republicanos, escancarou por completo as desavenças que possui com o prefeito, GENÉSIO ANTON, do PL. Em entrevista à Rede Peperi, ele deixou claro que não existe mais diálogo e nenhum tipo de trabalho em parceria no governo municipal. RASCH enfatiza que não quer qualquer conversa com o PL e por isso, decidiu romper com a administração após o ambiente se tornar insuportável. Cita ainda que foi isolado das ações da Administração e perseguido pelo prefeito, tendo inclusive sido proibido de atender o público na Prefeitura. O Vice-Prefeito espera punição pelos atos que o Prefeito vem cometendo. De acordo com RUDI RASCH, os problemas surgiram desde o primeiro ano do governo, porém, o agravamento ocorreu nos últimos meses, não sendo mais possível manter a aliança política.
O Vice-Prefeito afirma que esteve na frente de grandes projetos como a pavimentação no acesso as comunidade de Macuco e Fortaleza, além de programas de novas redes de água, incluindo o investimento superior a 12 milhões de reais para captação de água no Rio Uruguai, em Itapiranga, para sanar o problema de abastecimento em São João do Oeste. RUDI RASCH admite que secretários que deixaram o governo, como ELIAS SCHNEIDER na Indústria, Comércio e Turismo e AFONSO HAMMERSCHMITT, que comandava a pasta de Transporte e Obras, são seus aliados políticos e por isso, enfrentaram problemas com o Prefeito, GENÉSIO ANTON. RASCH cita um clima de terrorismo que foi implantado e por isso, ele disse que não tem mais condições de fazer parte da atual administração pública.
RUDI RASCH admite que São João do Oeste perde com o atrito no executivo municipal. Ele lamenta situações com atraso de recursos do governo estadual, que afetaram importantes obras no município. O Vice-Prefeito reconhece dificuldade em trabalhar e lamenta a situação instalada no governo municipal, que acaba afetando a população local. RUDI RASCH afirma que o conflito com o Prefeito deu nova motivação para seguir na política e colocar seu nome à disposição para o Republicanos como pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro. A coligação está aberta com qualquer partido, menos com o PL.
A prefeitura de Iporã do Oeste está realizando mais uma edição da “Campanha do Agasalho”. O objetivo é incentivar a doação de peças de roupas em bom estado para aquecer as pessoas mais necessitadas na época fria do ano. Neste mês de abril, a campanha acontecerá todas as quintas-feiras pela manhã, no pavilhão localizado na esquina entre as ruas Santo Antônio e Sete de Setembro. Os interessados em colaborar com a Campanha podem deixar os donativos no mesmo local no período da tarde, ou pela manhã junto ao setor de urbanismo, na prefeitura. Estão sendo aceitas para a campanha roupas de inverno como calças, casacos, cobertores e roupas de cama em bom estado. As pessoas mais necessitadas possuem preferência no recebimento das roupas. A orientação é para que os interessados levem sacolas para retirar os donativos.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza está movimentando a sala de vacinas do Centro Municipal de Saúde de Iporã do Oeste. De acordo com a técnica em enfermagem e responsável pela imunização, KARIN BLATT, todos os anos a vacina é reformulada para proteger contra os tipos de vírus com maior circulação no momento, entre eles o H1N1, H2N3 e Influenza tipo B. O público prioritário da campanha são as crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros, professores, pessoas com comorbidades e portadores de deficiências permanentes. A campanha segue até 31 de maio. O “Dia D” de vacinação será no dia 13 de abril, sábado da semana que vem, com atendimento das 08h às 17h. Neste dia haverá uma equipe maior de profissionais para dar maior celeridade à vacinação.
A população de Iporã do Oeste tem procurado a sala de vacinas para se imunizar contra a Influenza. A afirmação é da técnica em enfermagem e responsável pela imunização, KARIN BLATT. De acordo com ela, a maior procura até o momento é dos idosos, sendo esse o maior grupo prioritário a ser imunizado no município. A profissional lembra que junto com a campanha de vacinação contra a gripe, também está ocorrendo o quinto ano de intensificação da vacina do tétano. Os pacientes estão sendo orientados a levar consigo o cartão de vacinas para conferência e caso a dose não esteja em dia, já ocorre a regularização do estado vacinal. KARIN BLATT lembra que a sala de vacinas funciona no mesmo horário do Posto de Saúde, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Para se vacinar é preciso apresentar o cartão do SUS, CPF e a caderneta de vacinas.
O Município de Iporã do Oeste registrou um pico de casos de dengue na décima segunda semana deste ano, com vários pacientes positivados para a doença em meados do mês de março. De acordo com o enfermeiro e coordenador do Centro Municipal de Saúde, PAULO MASSING, o mês de abril começou com redução significativa no número de novos casos, o que não significa que a doença deixou de existir no município, apenas que houve uma diminuição no ritmo de transmissão. MASSING salienta que a redução de casos é reflexo das ações adotadas pela Secretaria de Saúde em parceria com a população, que tem adotado os cuidados recomendados pelas autoridades.
PAULO MASSING enfatiza que o fator climático interfere diretamente na procriação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Com a chegada do inverno, o enfermeiro destaca que a tendência é de haver uma redução ainda mais expressiva, podendo inclusive zerar o número de casos confirmados da doença. MASSING observa que a maior transmissibilidade da dengue ocorre todos os anos nos meses quentes, quando também ocorrem chuvas com mais frequência. No período frio, é normal que haja uma menor criação de mosquitos, o que aponta para um cenário de maior tranquilidade nos próximos meses. Apesar disso, o coordenador do Centro Municipal de Saúde de Iporã do Oeste ressalta a importância de realizar um trabalho integrado, já pensando no verão do próximo ano e em evitar que ocorra um novo aumento expressivo de casos de dengue no município.
A Secretaria de Educação de Iporã do Oeste iniciou os atendimentos no berçário instalado no antigo prédio da prefeitura, no último dia 22 de março. De acordo com a secretária de Educação do município, NEUSA BEILKE, o espaço localizado na Rua São Paulo foi todo adaptado para receber os bebês a partir de quatro meses de idade. Ela destaca que inicialmente foi feito o nivelamento do terreno no entorno do prédio, onde em breve também será feita uma arborização, com plantio de grama e flores. Dentro da estrutura foram quebradas as paredes e modificadas as janelas para adequar o espaço de maneira que ele passasse a contar com uma cozinha, berçário, salas de aula, sala de planejamento, fraldário, lavanderia e espaço específico para as trocas dos bebês.
NEUSA BEILKE destaca que atualmente três turmas já estão formadas, totalizando 21 crianças em atendimento durante quatro horas diárias, no respectivo turno em que foram matriculadas. A Secretária de Educação explica que o Município de Iporã do Oeste ainda não possui condições de realizar o atendimento em turno integral, devido às limitações de pessoal e falta de uma estrutura física maior. Salienta que o primeiro dia de atendimento no berçário teve a presença dos pais, que permaneceram um tempo na escola acompanhando a adaptação dos filhos ao novo ambiente.
O berçário é considerado uma extensão da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, que não possuía mais espaço físico para atender as crianças em idade de creche. Dessa forma, a gestão é feita pelas próprias diretoras da EMEI. A secretária de Educação de Iporã do Oeste, NEUSA BEILKE, enaltece que o berçário era um espaço muito aguardado pela população e que já está atendendo plenamente aos anseios de muitos pais. Para o futuro, a secretária projeta a ampliação do atendimento em turno integral em todos os níveis de ensino na rede municipal de Iporã do Oeste, conforme orienta a legislação vigente.
Um trabalho conjunto entre a Divisão de Investigação Criminal de Maravilha e o Setor de Investigação e Capturas da Delegacia de Polícia de Pinhalzinho prendeu, nesta terça-feira, um homem suspeito de latrocínio no município de Pinhalzinho. A prisão ocorreu menos de 12 horas depois do crime. Por volta das 8h40 da manhã desta terça, uma idosa de 74 anos foi encontrada morta no banheiro de um estabelecimento comercial. A comerciante apresentava um grave ferimento na face. O suspeito foi localizado e preso por volta das 19h40 no bairro São Pedro em Pinhalzinho. A Polícia Civil iniciou as investigações logo depois do crime. A Polícia Científica fez o levantamento no local e, em seguida, os investigadores passaram a realizar diversas diligências em busca de elementos que levassem a identificação da autoria do crime e da motivação.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito preso começo da noite assumiu a autoria do delito e informou que a motivação teria sido unicamente financeira. No local da captura, foram localizadas as roupas usadas pelo suspeito durante o crime, assim como o canivete utilizado no crime. O homem foi preso em flagrante pela prática de latrocínio. Ele foi levado para a Unidade Prisional Avançada de Maravilha, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Um homem, de 28 anos, foi preso por ameaça e lesão corporal nesta terça-feira, no Bairro Salete, em São Miguel do Oeste. Conforme a Polícia Militar, uma guarnição abordou um homem e ao consultar seu nome no sistema, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. O abordado foi informado da ordem judicial e encaminhado ao presídio.
Um caminhão carregado com aves caiu em um barranco de aproximadamente sete metros, às margens da BR 282, em Pinhalzinho, no início da madrugada desta quarta-feira. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, encontrou o caminhão parcialmente destruído. Foram realizadas buscas, mas o motorista não foi localizado. A cabine não apresentava danos consideráveis.
Uma jovem sofreu lesões em um acidente entre carro e moto em Itapiranga. A colisão ocorreu ontem, por volta das 12 horas e 30 minutos, na Rua Lídia Back, no Bairro Jardim Bela Vista. A guarnição dos Bombeiros foi acionada para atender vítima de uma colisão lateral, envolvendo carro e moto, ambos de Itapiranga. A condutora da moto, uma jovem de 20 anos, apresentava suspeita de fratura na perna esquerda. Ela foi atendida pelos socorristas e conduzida ao hospital Sagrada Família. A Polícia Militar também esteve presente no local da ocorrência.
Brigadistas do Corpo de Bombeiros de Mondaí trabalharam no combate a um incêndio em residência por volta das 22h40 desta terça-feira, no interior do município de Riqueza. A edificação fica ao lado de uma serraria em Linha Pato Branco Baixo e ao chegar no local, os Bombeiros encontraram a casa de madeira totalmente tomada pelas chamas e com a energia elétrica já desligada por populares. No combate ao fogo e rescaldo, foram utilizados aproximadamente quatro mil litros de água. As causas do incêndio serão apuradas. Uma família morava na casa, mas ninguém ficou ferido.