ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 03 04 19

-TEMER E MOREIRA FRANCO VIRAM RÉUS EM PROCESSO DA LAVA-JATO

-CATARINENSE DEVE GASTAR EM MÉDIA 157 REAIS COM PRESENTES DE PÁSCOA

-COMÉRCIO PROJETA ALTA DE QUATRO E MEIO POR CENTO NAS VENDAS PARA A DATA

-SINTE PREPARA PRIMEIRA ASSEMBLEIA ESTADUAL DA CATEGORIA EM 2019

-DEPUTADO DA REGIÃO ASSUME LIDERANÇA DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS ACIDENTE DE TRANSITO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR EMBRIAGUES AO VOLANTE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.

Mais de 900 mil recém-nascidos morrem a cada ano por causas vinculadas às más condições higiênicas dos hospitais e centros médicos onde nascem, segundo relatórios publicados conjuntamente nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Os relatórios que estudam as condições de centros sanitários de todo o mundo indicam que uma em cada quatro instalações médicas não tem água corrente ou sofre com acesso limitado a ela. Um de cada cinco centros estudados carece de banheiros adequados.

Mais de 113 milhões de pessoas em 53 países sofreram "insegurança alimentar aguda" em 2018. O dado está em um relatório global da ONU sobre a crise alimentar divulgado nesta terça-feira. O relatório destaca que o problema afeta principalmente o continente africano. Os países que atravessaram as mais graves crises alimentares são Iêmen, República Democrática do Congo, Afeganistão, Etiópia, Síria, Sudão, Sudão do Sul e o norte da Nigéria. A principal causa da insegurança alimentar em todo o mundo foram as guerras.

A Assembleia Constituinte da Venezuela cassou nesta terça-feira a imunidade parlamentar do autoproclamado presidente interino, JUAN GUAIDÓ. A medida abre caminho para uma eventual prisão do líder oposicionista, que responderá à Justiça comum por ter desobedecido a determinação do regime de NICOLÁS MADURO que o proibia de deixar o país. Logo depois, GUAIDÓ afirmou que “nada vai nos deter” em um discurso transmitido em redes sociais.

O Senado deverá votar nesta quarta-feira a proposta que inclui na Constituição a obrigatoriedade de o governo pagar as emendas parlamentares de bancada previstas no Orçamento. A proposta de emenda à Constituição – aprovada pela Câmara em votação-relâmpago na semana passada – é o primeiro item da pauta do plenário nesta quarta. Antes, porém, o texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Por acordo, os senadores deverão modificar a redação aprovada pela Câmara. Com isso, os deputados terão de discutir a PEC novamente, se o texto for aprovado nesta quarta-feira.

O ministro da Economia PAULO GUEDES vai a audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para falar sobre a reforma da Previdência. A CCJ será a primeira a analisar o projeto do governo - e analisar apenas aspectos formais e se a proposta respeita a Constituição. Ele deveria ter ido à comissão na semana passada, mas desistiu de última hora. O presidente JAIR BOLSONARO, que retorna hoje de Israel, afirmou que está disposto a dialogar pela aprovação a reforma da Previdência. Ele disse que esse é o foco de seu governo e que ele vai pegar pesado para aprovar o projeto.

O ex-presidente MICHEL TEMER, o ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro MOREIRA FRANCO e outros 12 investigados pela força-tarefa da Lava Jato por desvios na Eletronuclear viraram réus nesta terça-feira. O juiz MARCELO BRETAS aceitou duas denúncias feitas pelo Ministério Público Federal na última sexta-feira. No total, as denúncias aceitas por Bretas no incluem 14 réus acusados de peculato, lavagem de dinheiro e corrupção. Além disso, o Ministério Público Federal em São Paulo ofereceu denúncia à Justiça contra o ex-presidente MICHEL TEMER e uma filha dele, MARISTELA TEMER, pelo crime de lavagem de dinheiro. O caso se refere ao chamado inquérito dos portos, que investigou se o então presidente tinha favorecido empresas do setor portuário com a edição de um decreto.

O deputado estadual do PR, MARCIUS MACHADO, está defendendo a mudança da capital do estado de Florianópolis para Lages. O parlamentar enumera uma série de desvantagens da permanência em Florianópolis: a qualidade de vida na cidade caiu muito, principalmente em função da falta de mobilidade urbana; é uma das cidades com o custo de vida mais alto do país e que Florianópolis foi construída para a defesa do Brasil contra os espanhóis, e não para ser a Capital. MACHADO sugere que daqui para frente qualquer prédio público que venha a ser construído seja em Lages. Dessa forma, a transferência do Centro Administrativo se daria aos poucos.

A Centrais Elétricas de Santa Catarina abriu na segunda-feira as inscrições para um concurso público que visa a contratação de 17 funcionários, além da formação de cadastro de reserva para vários cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários variam de dois mil 285 a quatro mil 820 reais. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia três de de maio. A taxa para os candidatos às vagas de nível médio custa cem reais, 110 para o cargo técnico e 130 para ensino superior. As provas do concurso público estão marcadas para o dia 26 de maio. Segundo os organizadores, o resultado deve ser divulgado no dia 10 de junho.

O catarinense deve gastar em média 157 reais com presentes nesta Páscoa, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina divulgada nesta terça-feira. No estado, 71 por cento das pessoas afirmaram que farão pesquisa de preço. Conforme os números, 91 por cento dos entrevistados disseram que vão presentear com os tradicionais chocolates. A pesquisa foi feita em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. Dessas cidades, o município do Oeste foi o que teve a maior média de gasto: 195 reais e 63 centavos.

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste vão distribuir mudas nativas no centro da cidade no próximo sábado. Eles vão se dividir em grupos e fazer a entrega das plantas para os moradores em diversos pontos da região central. O objetivo da iniciativa é incentivar o plantio de árvores no município. Eles também vão conversar com a população sobre meio ambiente. A ação será realizada a partir das oito e meia da manhã e faz parte das comemorações do "Mês de conscientização do uso racional dos recursos naturais", instituído pela Lei sete mil 613, sugerida pelos vereadores mirins e aprovada pela Câmara.

Os vereadores mirins devem distribuir cerca de cem mudas de planta neste sábado no centro de São Miguel do Oeste. As plantas serão fornecidas pelo Cedup Getúlio Vargas e pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Os vereadores mirins estarão em frente a estabelecimentos comerciais do centro da cidade para abordar as pessoas e fazer a entrega das mudas de árvores. Os pontos da atividade são o calçadão da Almirante Tamandaré perto da Banca do Nini, Arimar Center, Lojas Magrão e Ítalo Supermercado. Ontem, o vereadores mirins promoveram a sessão de abril. A próxima será no dia sete de maio.

O grupo Amigas dos Autistas vai realizar na sexta-feira da semana que vem uma atividade especial na área Coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. De acordo com uma das organizadoras, TANIA SOUZA, o município não tinha nenhuma entidade ou ação específica para os portadores de autismo e, por isso, houve a criação desse grupo formado por cinco integrantes: ADRIANA DESSUY, ANNA KAROLINA DE SOUZA BAGETTI, DÉBORA COMPELLO, ROSANGELA PAGNUSSAT e TÂNIA DE SOUZA. A primeira atividade do grupo será no dia 12 com o objetivo é reunir profissionais para esclarecimento de dúvidas e orientações para a população sobre o autismo.

A ação de conscientização sobre o autismo programa para sexta-feira da semana que vem terá seis estações na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. A informação é de uma das coordenadoras do grupo Amigas dos Autistas, TANIA DE SOUZA. O evento vai acontecer entre duas da tarde e sete da noite. Ela explicou que as estações serão de Psicologia, Pedagogia e Psicopedagogia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudióloga, médica, jurídicosocial e visual. TANIA reforçou que o evento serve para levar informações sobre o autismo para o maior número de pessoas. No sábado do dia 13 haverá uma sessão especial no Cine Peperi para autistas e familiares a partir das duas da tarde.

O deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK, PR, é o novo líder do governo na Assembleia Legislativa. Ele foi convidado pelo governador CARLOS MOISÉS para fazer a articulação e a defesa dos projetos encaminhados pelo executivo. O anúncio foi feito oficialmente nesta terça em ofício enviado pelo governo à mesa diretora da Assembleia Legislativa. ESKUDLARK assume o novo desafio ao lado do deputado ONIR MOCELLIN, do PSL. MOCELIN apoiou a decisão do governador e será o vice-líder de governo.

O governo pretende conversar com todos os deputados, independentemente do partido, nas votações dos projetos encaminhados pelo executivo para a assembleia. A afirmação é do novo líder do governo, MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que o objetivo é defender as propostas do governo do Estado e trabalhar com os demais parlamentares, inclusive da oposição. Em entrevista para Peperi nesta terça-feira, ESKUDLARK disse que não para prejudicar a população nas votações das matérias. Ele reforçou que a missão do governo de MOISÉS e dos deputados é fazer o melhor pela população catarinense.

Os oito prefeitos dos município envolvidos com o projeto da unidade de tratamento de dejetos humanos vão se reunir nesta quinta-feira em Descanso. A reunião vai acontecer na prefeitura e deve contar com a presença da Casan, do ministério público, da agencia reguladora, ARIS e do gerente regional Instituto do Meio Ambiente. De acordo com o secretário de administração e finanças de Descanso, PAULO LAUXEN, o encontro vai servir para discutir a cobrança da tarifa que será cobrada dos moradores pelo serviço, o início da operação da unidade e a regularização das fossas nas residências. Além de Descanso, a unidade vai atender a área pública de São Miguel do Oeste e as cidades de Barra Bonita, Bandeirante, Paraíso, Santa Helena, Belmonte e Tunápolis.

O projeto para instalação de uma unidade de tratamento de dejetos humanos começou a ser desenvolvido em 2017 com o objetivo de amenizar ou resolver um problema que atinge as cidades da região. A informação é do secretário de administração e finanças de Descanso, PAULO LAUXEN. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que a unidade fica na saída para Linha Campinas e está pronta para iniciar as operações. LAUXEN disse que falta apenas a vistoria do IMA para liberar a unidade. Outra questão que precisa ser resolvida é a regularização das fossas sépticas nas residências. Ele explicou que quando o proejto estiver em funcionamento, os dejetos das fossas serão recolhidos e levados para tratamento na unidade que fica em Descanso.

A Unidade de tratamento de dejetos humanos tem um custo muito menor para as cidades do que a implantação de redes coletores e estação de tratamento de esgoto. De acordo com o secretário de administração e finanças de Descanso, PAULO LAUXEN, a unidade custou cerca de 600 mil reais. Ainda são necessários mais 400 mil para a compra de equipamentos caminhões para a coleta dos dejetos nos municípios da região. LAUXEN comentou que o projeto também vai proporcionar uma economia para os moradores que hoje precisam pagar pelos serviços de limpeza das fossas. A previsão é de que o serviço de coleta dos dejetos custe cerca de 15 reais por mês para as famílias.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de Dengue em Maravilha nesta terça-feira. O resultado da análise feita pelo laboratório central do estado deu positivo para dengue. A paciente é uma mulher residente no bairro União e que trabalha no centro da cidade. Outras duas pessoas estão com os sintomas da doença e aguardam o resultado do exame. De acordo com o biólogo e coordenador da Sala de situação, FRANCYS BALESTRERI, a situação é crítica devido ao grande número de focos do mosquito Aedes aegypti. Ele disse que esse é o pior cenário que Maravilha já enfrentou em relação a dengue. O município já está tomando as medidas para evitar que a doença se alastre na cidade.

São Miguel do Oeste já registrou 18 casos suspeitos de dengue neste ano. A informação é do coordenador das equipe da dengue, CELIO SILVA. Ele disse que 12 exames já retornaram do laboratório e o resultado deu negativo. Seis pacientes ainda aguardam o resultado. CELIO disse que existe uma grande preocupação já que a cidade está infestada pelo mosquito e a confirmação de um caso na cidade poderia ter consequências graves. Ontem, as equipe da dengue aplicaram inseticida em 12 quarteirões do centro para eliminar o mosquito aedes aegypti. A secretaria de Saúde ainda não decidiu se haverá uma nova aplicação do produto.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação está finalizando o roteiro de assembleias regionais com os professores da rede pública estadual. Os últimos encontros ocorrem nesta semana e são preparatórios para a Assembleia Estadual do Sinte programada para o dia 10, quarta-feira da semana que vem. De acordo com o coordenador estadual do sindicato, ALDOIR KRAEMMER, as assembleias regionais estão discutindo a pauta de reivindicações da categoria. O principal item da discussão é o reajuste salarial. O Sinte defende a aplicação do índice de correção do piso nacional ao longo da carreira, inclusive para professores que recebem além do salário inicial do magistério. O governo aplicou a correção apenas para quem ganha menos.

O índice de comprometimento dos recursos do Fundeb com a folha de pagamento dos professores caiu mais de 10 por cento desde 2015. A informação é do coordenador estadual do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele disse que dados fornecidos pelo próprio governo do estado apontam que o gasto com a folha dos professores consumia 95 por cento dos recursos do Fundeb em 2015. Ano passado, esse índice caiu para 82 por cento. KRAMMER disse que esse é um sinal de que o estado pode aplicar o reajuste do piso nacional ao longo da carreira sem criar dificuldades financeiras para a educação.

O Sinte ainda espera se reunir com a equipe da secretaria de Educação antes da Assembleia do dia 10 de abril. De acordo com o coordenador estadual do Sinte, ALDOIR KRAMMER, o sindicato já participou de dois encontros com o governo e uma nova reunião deve ocorrer nos próximos dias. Ele disse que a secretaria de Educação ainda não deu garantias de que vai atender a pauta dos professores, especialmente o pedido de reajuste salarial. KRAEMMER citou que a categoria ainda está pedindo uma correção do vale alimentação e o atendimento da lei que prevê anistia de falta para professores que participaram de movimentos grevistas no estado.

O comércio catarinense projeta um aumento de quatro e meio por cento na venda de presentes para a Páscoa deste ano. A previsão está na pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. De acordo com ele, 63 por cento dos comerciantes ouvidos afirmaram que esperam um crescimento de vendas de até cinco por cento e tíquete médio entre 50 e cem reais por presente. A pesquisa foi feita nas 20 cidades com maior potencial de consumo. 52 por cento dos empresários esperam um cenário melhor na pascoa deste ano e somente nove por cento projetam redução nas vendas.

A páscoa já está consolidada no calendário do varejo é uma excelente oportunidade de negócios para movimentar o comércio. O comentário é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que a data também pode contribuir para a geração de emprego e renda no estado. TAUFFER citou que os dados apontados pela pesquisa são positivos e animam o setor. A projeção de aumento de vendas é a mesma do ano passado. O presidente destacou ainda que a maioria dos empresários manteve o estoque nas lojas, enquanto quase 34 por cento ampliaram os produtos. TAUFFER revelou que pouco mais de sete por cento dos associados disseram ter diminuído a variedade de produtos disponíveis aos clientes.

Os ovos de chocolates devem ser os produtos mais procurados pelos consumidores para a Páscoa deste ano. A expectativa é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. De acordo com ele, produtos específicos da data sempre são os mais vendidos, mas chocolates e doces de forma geral também tem uma procura muito grande. O dado positivo, de acordo com ele, é que outros segmentos do comércio também devem faturar com a Páscoa deste ano.

O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu um acidente de transito com uma pessoa ferida nesta terça-feira. O fato aconteceu no final da tarde de ontem na rua Mato Grosso, bairro São Cristóvão. O condutor de uma moto relatou que perdeu o controle da direção e caiu em uma esquina. Ele sofreu escoriações generalizadas e foi atendido com suspeita de fratura no tornozelo. O homem foi levado ao Hospital Santo Antônio onde recebeu atendimento médico.

Um homem foi detido no final da tarde de ontem por embriaguez ao volante no centro de Bandeirante. A guarnição da Polícia Militar realizava rondas pela cidade quando avistou um Uno transitando em zigue-zague. Segundo a PM, o homem que dirigia o carro, apresentava odor etílico, falta de equilíbrio, fala enrolada e irritação. O motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro. Diante do visível estado de embriaguez, o condutor foi detido em flagrante e o veículo liberado para outra pessoa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.