ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-04-2019 Quarta-Feira

-TEMER E MOREIRA FRANCO VIRAM RÉUS EM PROCESSO DA LAVA-JATO

-CATARINENSE DEVE GASTAR EM MÉDIA 157 REAIS COM PRESENTES DE PÁSCOA

-MUNICÍPIOS IRÃO SE REUNIR PARA TRATAR SOBRE UNIDADE DE TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS

-NÚCLEO DOS LOJISTAS DA ACIIO PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DO LIQUIDA IPORÃ

-SÃO JOÃO DO OESTE PROMOVE PROGRAMAÇÃO PARA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE

-JANTAR DANÇANTE ARRECADA MAIS DE DOIS MIL REAIS PARA HOSPITAL

-VOLUNTÁRIOS SE MOBILIZAM PARA FUNDAÇÃO DO LIONS CLUBE EM IPORÃ DO OESTE

-VEREADORA QUESTIONA AUMENTO DA CARGA HORÁRIA E ALTERAÇÃO NO SALÁRIO DOS CONSELHEIROS TUTELARES

-GRAVE ACIDENTE DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA BR 282

-HOMEM PASSA A SER SUSPEITO DE TER MATADO COMPANHEIRA NO CASO DO CASAL DESAPARECIDO NA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.


Mais de 900 mil recém-nascidos morrem a cada ano por causas vinculadas às más condições higiênicas dos hospitais e centros médicos onde nascem, segundo relatórios publicados conjuntamente nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Os relatórios que estudam as condições de centros sanitários de todo o mundo indicam que uma em cada quatro instalações médicas não tem água corrente ou sofre com acesso limitado a ela. Um de cada cinco centros estudados carece de banheiros adequados.


Mais de 113 milhões de pessoas em 53 países sofreram "insegurança alimentar aguda" em 2018. O dado está em um relatório global da ONU sobre a crise alimentar divulgado nesta terça-feira. O relatório destaca que o problema afeta principalmente o continente africano. Os países que atravessaram as mais graves crises alimentares são Iêmen, República Democrática do Congo, Afeganistão, Etiópia, Síria, Sudão, Sudão do Sul e o norte da Nigéria. A principal causa da insegurança alimentar em todo o mundo foram as guerras.


A Assembleia Constituinte da Venezuela cassou nesta terça-feira a imunidade parlamentar do autoproclamado presidente interino, JUAN GUAIDÓ. A medida abre caminho para uma eventual prisão do líder oposicionista, que responderá à Justiça comum por ter desobedecido a determinação do regime de NICOLÁS MADURO que o proibia de deixar o país. Logo depois, GUAIDÓ afirmou que “nada vai nos deter” em um discurso transmitido em redes sociais.



O Senado deverá votar nesta quarta-feira a proposta que inclui na Constituição a obrigatoriedade de o governo pagar as emendas parlamentares de bancada previstas no Orçamento. A proposta de emenda à Constituição – aprovada pela Câmara em votação-relâmpago na semana passada – é o primeiro item da pauta do plenário nesta quarta. Antes, porém, o texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Por acordo, os senadores deverão modificar a redação aprovada pela Câmara. Com isso, os deputados terão de discutir a PEC novamente, se o texto for aprovado nesta quarta-feira.


O ministro da Economia PAULO GUEDES vai a audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para falar sobre a reforma da Previdência. A CCJ será a primeira a analisar o projeto do governo - e analisar apenas aspectos formais e se a proposta respeita a Constituição. Ele deveria ter ido à comissão na semana passada, mas desistiu de última hora. O presidente JAIR BOLSONORA, que retorna hoje de Israel, afirmou que está disposto a dialogar pela aprovação a reforma da Previdência. Ele disse que esse é o foco de seu governo e que ele vai pegar pesado para aprovar o projeto.


O ex-presidente MICHEL TEMER, o ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro MOREIRA FRANCO e outros 12 investigados pela força-tarefa da Lava Jato por desvios na Eletronuclear viraram réus nesta terça-feira. O juiz MARCELO BRETAS aceitou duas denúncias feitas pelo Ministério Público Federal na última sexta-feira. No total, as denúncias aceitas por Bretas no incluem 14 réus acusados de peculato, lavagem de dinheiro e corrupção. Além disso, o Ministério Público Federal em São Paulo ofereceu denúncia à Justiça contra o ex-presidente MICHEL TEMER e uma filha dele, MARISTELA TEMER, pelo crime de lavagem de dinheiro. O caso se refere ao chamado inquérito dos portos, que investigou se o então presidente tinha favorecido empresas do setor portuário com a edição de um decreto.


O deputado estadual do PR, MARCIUS MACHADO, está defendendo a mudança da capital do estado de Florianópolis para Lages. O parlamentar enumera uma série de desvantagens da permanência em Florianópolis: a qualidade de vida na cidade caiu muito, principalmente em função da falta de mobilidade urbana; é uma das cidades com o custo de vida mais alto do país e que Florianópolis foi construída para a defesa do Brasil contra os espanhóis, e não para ser a Capital. MACHADO sugere que daqui para frente qualquer prédio público que venha a ser construído seja em Lages. Dessa forma, a transferência do Centro Administrativo se daria aos poucos.


As Centrais Elétricas de Santa Catarina abriu na segunda-feira as inscrições para um concurso público que visa a contratação de 17 funcionários, além da formação de cadastro de reserva para vários cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários variam de dois mil 285 a quatro mil 820 reais. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia três de de maio. A taxa para os candidatos às vagas de nível médio custa cem reais, 110 para o cargo técnico e 130 para ensino superior. As provas do concurso público estão marcadas para o dia 26 de maio. Segundo os organizadores, o resultado deve ser divulgado no dia 10 de junho.


O catarinense deve gastar em média 157 reais com presentes nesta Páscoa, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina divulgada nesta terça-feira. No estado, 71 por cento das pessoas afirmaram que farão pesquisa de preço. Conforme os números, 91 por cento dos entrevistados disseram que vão presentear com os tradicionais chocolates. A pesquisa foi feita em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. Dessas cidades, o município do Oeste foi o que teve a maior média de gasto: 195 reais e 63 centavos.


-MUNICÍPIOS IRÃO SE REUNIR PARA TRATAR SOBRE UNIDADE DE TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS

-JANTAR DANÇANTE ARRECADA MAIS DE DOIS MIL REAIS PARA HOSPITAL

-VOLUNTÁRIOS SE MOBILIZAM PARA FUNDAÇÃO DO LIONS CLUBE EM IPORÃ DO OESTE

-VEREADORA QUESTIONA AUMENTO DA CARGA HORÁRIA E ALTERAÇÃO NO SALÁRIO DOS CONSELHEIROS TUTELARES


Municípios recebem decoração alusiva a páscoa. Em Iporã do Oeste, os enfeites foram colocados ao longo da avenida Gustavo Fetter, e em pontos estratégicos da cidade. O departamento de cultura do município, ornamentou a "Vila do Coelho" na rua Sete de Setembro, onde há espaço para tirar fotos e momentos de lazer das famílias. Em Descanso, sem investimentos com novos materiais, as secretarias de obras e serviços urbanos e da assistência social, fixaram na semana passada a decoração da Páscoa. Na praça municipal foi instalada a casa do coelho, na praça das flores o carrossel e no trevo de acesso a Descanso e Belmonte pode ser conferido um tronco grande abrigando símbolos da Páscoa. Em Mondaí as decorações foram concentradas no centro da cidade, rótulas e na Praça Central.


Inscrições para programa de bolsas de estudo devem ser confirmadas até dia 15 em Belmonte. Conforme a secretária de educação, MARLI BERNARDI, serão contemplados com a bolsa de estudos os estudantes regularmente matriculados e que cursam a escola de formação técnica na área agrícola, sendo na região, o colégio agrícola CEDUP. A secretária comenta que o valor do auxílio é de 50% do total da parcela mensal ou anual paga pelo aluno para frequentar o colégio. O repasse é feito em parcela única na conta bancária do aluno ou responsável. MARLI BERNARDI destaca que para se inscrever o aluno deve apresentar seu RG, CPF, titulo de eleitor, comprovante de residência, comprovante da conta bancária, atestado de freqüência do curso que está matriculado, cópia da nota de produtor rural ou declaração para quem não possuir bloco.


Este ano 24 alunos estão aptos a receber o auxílio, mediante apresentação da documentação. MARLI BERNARDI comenta que anteriormente o auxílio era de 100% da mensalidade ou da anuidade, e desde o ano passado a bolsa passou a ser de 50%. A secretária de educação enfatiza que para os demais estudantes que cursam o ensino superior, a administração estuda a possibilidade de repassar novamente um auxílio aos acadêmicos, como já era feito em anos anteriores. Devido a problemas financeiros esse repasse deixou de ser feito há dois anos. O auxílio é destinado principalmente para custear o transporte dos universitários. A partir desta terça-feira, MARLI BERNARDI deixou a secretaria de educação, vaga agora ocupada pela professora DILVANE SCHIRMANN.


Confirmado o primeiro caso de Dengue em Maravilha. A secretaria de saúde confirmou o caso de dengue na tarde desta terça-feira com exame realizado pelo LACEN. A paciente é uma mulher residente no bairro União e que trabalha na cidade. Outras duas pessoas estão com os sintomas da doença e aguardam o resultado do exame. De acordo com o coordenador da sala de situação, o biólogo FRANCYS BALESTRERI, a situação em Maravilha é crítica devido ao grande número de focos do mosquito Aedes aegypti. Ele afirma que é o pior cenário que Maravilha já viveu com a Dengue, pois a cada dia são encontrados mais focos e descartes irregulares de lixo. Os casos mais graves são dentro das próprias residências. As calhas e os terrenos baldios são os principais criadouros encontrados pela equipe, que faz vistorias diárias alertando os proprietários das residências e terrenos sobre os perigos da falta de higiene.


Comunidade de Ervalzinho vai enviar ajuda para vítima de ciclone em Moçambique. Doações ocorrem em dinheiro. A tragédia provocada pelo Ciclone Idai, na África sensibilizou moradores do interior de São João do Oeste. A solidariedade tem foco principal na população de Moçambique, o país mais afetado pelo ciclone no dia 14 de março. Conforme integrante do Conselho Pastoral da comunidade de Ervalzinho, São João do Oeste, GABRIEL HAMMERSCHMITT, a grande destruição provocada por ventos e chuva causa comoção. A tragédia causou aproximadamente 800 mortes e deixou milhares de desabrigados, além de agravar questões de saúde com epidemias. Já são mais de mil pessoas identificadas com cólera.


Doações para Moçambique ocorrem até a Páscoa. A iniciativa partiu da família do Irmão da congregação De La Salle, NELSON RABUSKE que há seis anos reside em Moçambique em trabalho voluntário em comunidades carentes. HAMMERSCHMITT informa que a coleta ocorre em dinheiro, mobilização que iniciou com a família e passou para a comunidade. O destino dos recursos arrecadados é considerado certo por intermédio dos irmãos Lassalistas em Moçambique. De acordo com GABRIEL HAMMESCHMITT, a primeira parte das doações ocorreu na missa do dia 31 de março. O integrante do Conselho Pastoral da comunidade de Ervalzinho diz que nova etapa de contribuição vai ocorre na Missa de Páscoa e o valor integral será encaminhado para as vítimas do Ciclone Idai.


Descanso reúne municípios conveniados para tratar sobre a unidade de tratamento de dejetos humanos. O secretário de administração PAULO LAUXEN destaca que ainda em 2017 a gestão retomou as obras na unidade de linha Campinas, que está com a primeira etapa concluída, restando ainda a vistoria e liberação da licença pelo IMA para o início da operação. LAUXEN enfatiza que também foi trabalhado com os oito municípios que serão beneficiados com a coleta dos dejetos, a regularização das fossas. A reunião nesta quinta-feira, as nove horas na sala de reuniões da prefeitura de Descanso, terá a presença da Casan, do ministério público ambiental, a agencia reguladora, ARIS e do gerente regional do IMA, Instituto do Meio Ambiente, além dos prefeitos e representantes dos municípios. Estará em pauta a cobrança da tarifa, o início da operação da unidade, e a regularização das fossas.


O secretário de administração afirma que a iniciativa de Descanso resolve uma situação grave em todos os municípios, que é a correta destinação dos dejetos humanos. O serviço contribui para a preservação da água e do meio ambiente, além do cuidado com a saúde. PAULO LAUXEN afirma que a principal questão a ser resolvida é a regularização das fossas pelas famílias, e para tanto, cada município deverá definir uma forma de incentivo para que este processo seja concluído o quanto antes. Ele lembra que foi solicitado ao ministério público um prazo de dois anos para a regularização, pois nem todos os municípios vão conseguir fazer isso em menos tempo. A recolha dos dejetos será feita diretamente nas casas, com uma taxa mensal de 15 reais. No sistema convencional, o secretário cita que haveria um custo de 11 milhões. Até o momento foram investidos 600 mil na unidade de campinas, e a projeção é gastar cerca de um milhão com a compra do caminhão e equipamentos necessários.


Núcleo dos Lojistas da ACIIO promove mais uma edição do Liquida Iporã. Segundo a integrante do núcleo da associação comercial e industrial de Iporã do Oeste, CRISTIANE COLLING, nos dias quatro, cinco e seis de abril as lojas nucleadas promovem a tradicional liquidação de roupas e calçados de inverno adulto e infantil, masculino e feminino. Ela explica que as peças serão vendidas nas próprias lojas participantes do núcleo, sendo elas: Avessa, Belíssima, Detalhes, Loja Backes, Loja Edilene, Loja Encanto, Loja Hass, Loja Simon e Loja Triches. Os descontos podem chegar a até 50%, e o pagamento a vista ou parcelado, conforme condições ofertadas por cada loja. Ano passado o liquida foi realizado no pavilhão católico, em função da maior quantia de peças, que eram tanto de verão como inverno. Todas as lojas do Núcleo dos Lojistas estão identificadas com a promoção. No sábado o atendimento se estende até as 16 horas.


São João do Oeste promove nesta quinta-feira uma programação para o Dia Mundial da Saúde. A data é comemorada no dia sete de abril. Conforme o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, CAIANO FORNASARI, para esta quinta-feira, a partir das oito horas, será realizada uma atividade no ginásio poliesportivo, onde já são realizados os encontros semanais com o grupo Vida Saudável. Esse grupo é aberto para participação de todos os munícipes interessados em receber orientação e acompanhamento para atividades como alongamento e exercício físico. Além de fisioterapeuta, a atividade do dia quatro irá contemplar também nutricionista, farmacêutica e enfermeira, para aferir pressão, freqüência cardíaca e oxigênio, testes de glicemia e orientações sobre alimentação saudável.


O fisioterapeuta do NASF comemora o fato do cuidado com a saúde estar cada vez mais em evidencia. CAIANO FORNASARI cita que o grupo Vida Saudável tem justamente o foco de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da orientação sobre atividade física. O profissional do NASF de São João do Oeste comenta que toda pessoa que deixa de ser sedentária percebe os benefícios para a saúde, o que antigamente não era preocupação, mas hoje é amplamente divulgado pela mídia e incentivado pelos setores da saúde. CAIANO ressalta que o foco passou a ser a prevenção, e não apenas a cura do problema já instalado, reduzindo gastos ao poder público e melhorando a qualidade de vida da população.


Jantar dançante arrecada mais de dois mil reais para hospital de Iporã do Oeste. O jantar no dia 15 de março, realizado no clube de Aparecida, e a campanha de arrecadação de alimentos nos mercados do município foram promovidos pela associação dos suinocultores de Iporã do Oeste. Esta foi à segunda edição do evento em prol do hospital. A entrega dos recursos e dos donativos ocorreu na manhã de ontem. O presidente da associação, LUIS JORGE MALLMANN, destaca que em valores foram arrecadados dois mil e 400 reais, o que representa 50% do total faturado com a janta. O presidente cita que também foi expressiva a contribuição da comunidade na arrecadação de donativos, na semana do dia 11 ao dia 16 de março. Foram cerca de 100 quilos de doações feitas pelos clientes durante as compras nos mercados da cidade.


O presidente da associação valoriza ações que beneficiem o hospital. LUIS JORGE MALLMANN comenta que este é o segundo ano que a associação promove o evento, e metade do lucro é destinado para o hospital pelos sócios entenderem ser uma entidade que sempre necessita do auxílio da comunidade para se manter. Ele afirma que essa parceria com o hospital terá continuidade, com a promoção da terceira edição do jantar dançante no próximo ano. MALLMANN enfatiza que a cada ano o jantar vem tendo uma participação maior de público, o que também demonstra o interesse da comunidade em contribuir. O presidente lembra que nesta sexta-feira a associação promove uma assembleia, a partir das 19 horas e 45 minutos no salão Vogt, encerrando com janta. Estará em pauta à prestação de contas e eleição da nova diretoria. A atual diretoria montou uma chapa para renovar o mandato. A assembleia será aberta para todos os produtores, associados ou não.


Vereadora questiona projeto que prevê aumento da carga horária e alteração no salário do conselho tutelar de Iporã do Oeste. Na sessão desta segunda-feira os vereadores aprovaram um projeto que trata sobre a estrutura e o funcionamento do conselho tutelar. O questionamento da vereadora IRMI SCHNEIDERS é com relação ao aumento da carga horária e os vencimentos mensais dos conselheiros. Conforme a vereadora, até o momento os conselheiros tutelares trabalham uma carga hora de 20 horas semanais, para um salário mensal de 990 reais. Com o novo projeto, a carga horária passa para 40 horas semanais, e o salário para mil e 300 reais. IRMI SCHNEIDERS manifesta preocupação sobre quais serão os profissionais que irão se habilitar em outubro, para compor o conselho tutelar. Ela avalia que a procura que já está baixa, deverá ser menor ainda com a redução no salário que não acompanha o aumento da carga horária.


A vereadora IRMI SCHNEIDERS afirma que devido à responsabilidade que os conselheiros têm, deveria haver uma valorização financeira maior. Ela justifica que é o conselho que precisa dar o atendimento aos adolescentes menores de idade encaminhados pela polícia militar. Para IRMI, o projeto, com mais de 60 páginas, foi encaminhado pelo executivo com pouco tempo de análise pelos vereadores, pois foi aprovado em regime de urgência. A vereadora acredita que nestas condições não haverá dez conselheiros para compor a equipe de suplentes e efetivos em outubro. Em contato com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, a presidente informou à vereadora que estes foram os vencimentos acordados com a administração.


A administração de Iporã do Oeste informou que o projeto teve origem das discussões com o ministério público, através da promotoria de Mondaí, que recomendou e sugeriu as alterações encaminhadas ao legislativo. No entendimento da administração, mil e 300 reais para 40 horas semanais é um valor justo, porque é o salário base pago aos demais servidores municipais, a exemplo dos agentes administrativos. Apesar de entender que os conselheiros, pelo serviço que prestam, merecem um salário maior, os gestores afirmam que precisam levar em conta a gestão do recurso público. A justificativa pelo regime de urgência na votação do projeto, é pelo fato do edital para eleição dos novos conselheiros já ter que ser publicado até dia oito, seis meses antes da eleição. Esse edital já irá levar em conta a nova legislação.


A vereadora IRMI SCHNEIDERS, acompanhada de outros vereadores de Iporã do Oeste, participaram na última semana do congresso da União dos Vereadores do estado, em Florianópolis. IRMI afirma que o congresso é um espaço importante para o governo do estado apresentar as propostas para todas as regiões de Santa Catarina. A vereadora lamenta o desmerecimento que o governo tem com os municípios do oeste catarinense, o que também foi questionado por outros vereadores, em função da maior parte dos projetos beneficiarem somente a região litorânea. Entre os temas abordados no congresso, IRMI cita a Rede Catarina, apresentada no evento pela polícia militar. A vereadora comenta que irá apresentar uma moção sugerindo que todas as licitações sejam transmitidas ao vivo, seguindo o que define a lei da transparência.


Voluntários se mobilizam para fundação do Lions Clube em Iporã do Oeste. ELENI ROYER, que integra o Lions Clube SMOeste Universidade, é uma das voluntárias chamadas de Leões Orientadores, e auxilia na implantação dos Lions em municípios que ainda não tem a entidade. Ela explica que a fundação do Lions em Iporã do Oeste está sendo conduzida por um grupo de pessoas voluntárias do município. ELENI ROYER destaca que todos os Lions Clube pertencem a uma associação internacional, com sede nos Estados Unidos. O Lions é uma entidade já centenária, e está presente em 246 países. Em SMOeste ELENI cita que já há três Lions fundados com quase 200 voluntários, sendo que o Lions SMOeste está com 55 anos de história. O Lions Clube SMOeste Universidade, que será padrinho do Lions de Iporã, irá completar 14 anos em abril, e há ainda o Lions Clube de mulheres.


ELENI ROYER explica que o Lions auxilia na divulgação e na promoção da cidade onde está instalado, pois em sua própria identificação leva o nome do município. A voluntária enfatiza que para a fundação de um Lions não é exigida uma quantia mínima de habitantes no município, apenas que seja composto por ao menos 20 sócios. ELENI lembra que como são mais de um milhão e 400 mil voluntários em todo o mundo, e sendo também a maior organização de trabalho voluntário, os Lions Clubes tem regras a seguir para o bom andamento dos trabalhos. Por meio de uma fundação internacional, o Lions também obtém recursos para auxiliar em caso de catástrofes, como ocorreu com o tornado em Guaraciaba e depois em Xanxere. O município de Guaraciaba recebeu dez mil dólares para auxiliar as famílias.


Para a fundação do Lions em Iporã do Oeste já foram realizadas três reuniões, e já há um grupo expressivo de voluntários. Uma próxima reunião será realizada no final de semana para tratar sobre a formação da primeira diretoria e data de fundação. ELENI ROYER cita que o trabalho é também no convite de mais pessoas para se associarem aos Lions Iporã do Oeste. O objetivo é que até o mês de junho o Lions esteja fundado no município. Haverá uma solenidade de fundação com a presença de várias autoridades integrantes dos Lions. A voluntária ELENI considera que é uma honra e uma alegria para o município que recebe um Lions, por ser uma entidade que atua há tantos anos em todo o mundo promovendo o bem. O Lions de Iporã do Oeste irá integrar o distrito LD8 de Dionísio Cerqueira – Curitibanos, e o distrito DM dos três estados do sul.


-GRAVE ACIDENTE DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA BR 282

-HOMEM PASSA A SER SUSPEITO DE TER MATADO COMPANHEIRA NO CASO DO CASAL DESAPARECIDO NA REGIÃO


Motocicleta é furtada no CTG de Descanso. O furto ocorreu na madrugada desta terça-feira. A moto é Yamaha Fazer YS250 de cor roxa, placa de Belmonte. A moto pertence a FERNANDO GOMES, que é zelador do CTG e mora em uma casa anexa. O boletim de ocorrência sobre o furto foi registrado ontem pelo proprietário. Qualquer informação pode ser repassada para o telefone da Polícia Militar, o 190. Informações podem ser repassadas também ao proprietário, pelos telefones 99180 6840 ou 99197 6175.


Motorista embriagado é flagrado transitando em zigue-zague, recusa bafômetro e acaba preso. A Polícia Militar atendeu por volta das 18 horas desta terça-feira uma ocorrência de embriaguez ao volante, no centro de Bandeirante. A guarnição realizava rondas quando viu um Uno transitando em zigue-zague. O veículo foi abordado, sendo constatada a embriaguez do condutor. O homem apresentava odor etílico, falta de equilíbrio, fala enrolada e irritação. Foi oferecido ao homem o teste do bafômetro, que foi negado por parte do condutor. Diante do visível estado de embriaguez, o condutor foi detido em flagrante e o veículo liberado para pessoa habilitada.


Grave acidente deixa uma pessoa ferida na BR 282. Foi na noite de ontem, na BR 282, entre os municípios de Pinhalzinho e Nova Erechim, na Linha São José. No local ocorreu uma colisão entre um caminhão, placas de Caxambu do Sul e um Honda Fit de São Bento do Sul. Segundo informações dos bombeiros, o motorista do veículo, um homem com aproximadamente 50 anos foi encaminhado ao Hospital de Pinhalzinho com ferimentos na face e cabeça. A vítima apresentava suspeita de traumatismo craniano. O primeiro atendimento foi realizado por uma ambulância do Samu que passava pelo local. O motorista do caminhão não se feriu.


Polícia civil muda linha de investigação sobre casal desaparecido. A delegacia de Dionísio Cerqueira, que investiga o desaparecimento do casal CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO e ANGÉLICA SABRINA SEIBERT, informou nesta manhã que após intensas diligências mudou a linha de investigação. Segundo o delegado WESLEY DE SOUZA COSTA, responsável pelo caso, por meio de buscas foi possível localizar o veículo que o casal utilizava em um posto de combustíveis no estado do Paraná. De acordo com as informações, CLEVITON foi visto no local no dia 17 de março, dia do desaparecimento. Ainda segundo as informações, ele estava sozinho pedindo carona com destino à cidade de São Paulo.


A polícia acredita que a mulher foi assassinada. Ainda de acordo com a nota divulgada nesta manhã, as investigações apontam para a possibilidade de ANGÉLICA ter sido morta e enterrada as margens de um rio. O delegado WESLEY DE SOUZA COSTA esclarece que essa informação ainda não foi confirmada. O rio pode estar localizado entre as cidades de Dionísio Cerqueira e SMOeste, cidade onde o casal foi visto junto pela última vez. O delegado afirmou ainda que diante dessas informações, a polícia civil passa a tratar CLEVITON como suspeito do desaparecimento de sua companheira.


A Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e delegacias da região prestam apoio nas buscas. Assim, a polícia civil solicita a população da região rural ou que vive às margens de rios entre as cidades de SMOeste e Dionísio Cerqueira e que possa tiver visto alguma movimentação estranha ou suspeita na madrugada de sábado para domingo do dia 17 de março, que entre em contato com a polícia civil. O delegado destaca que as denúncias tem caráter sigiloso e a identidade do denunciante será mantida em segredo. Qualquer informação pode ser repassada à delegacia de polícia de fronteira de Dionísio Cerqueira pelo 49-3644-1093, o whatsapp para denúncias 49 3644-1093 e ainda pelo e-mail [email protected]

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.