ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 03 03 2020

-CONGRESSO PODE VOTAR HOJE VETO DE BOLSONARO A REGRAS DO ORÇAMENTO IMPOSITIVO

-SANTA CATARINA TEM 36 CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS

-PREFEITURA ESPERA ARRECADAR 240 MIL REAIS COM O IPTU DESTE ANO

-DEPUTADO DO PT DEFENDE NOVO FUNDEB CONSTITUCIONAL E PERMANENTE

-PSB CONFIRMA APOIO AO PSD E DEVE LANÇAR DOIS CANDIDATOS A VEREADOR

-CASAL É FLAGRADO COM CARGA ILEGAL DE VINHO ARGENTINO

-PM ATENDE TRÊS ACIDENTES COM MOTOS EM MENOS DE 12 HORAS NA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens e pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A China continental registrou nesta terça-feira 125 novos casos do coronavírus Covid-19, o número diário mais baixo desde 21 de janeiro, anunciaram as autoridades de saúde. O COVID-19 causou ainda 31 mortes nesta terça, todos na província de Hubei, o que eleva o número total de óbitos no país a dois mil 943 desde o início da epidemia. Há vários dias a epidemia parece perder força na China, onde foram impostas severas medidas de quarentena envolvendo mais de 50 milhões de pessoas. Em todo o mundo, a epidemia atingiu mais de 90 mil pessoas, matando três mil e cem.

O teste do PAPA FRANCISCO para o novo coronavírus deu negativo, informou nesta terça-feira a imprensa italiana. Na semana passada, o pontífice de 83 anos cancelou uma missa e algumas audiências por causa de uma "leve indisposição". No domingo, ele fez a sua primeira aparição pública e afirmou que estava resfriado. Durante oração do Angelus, oficiada na Praça de São Pedro pela janela do Palácio Apostólico, ele teve dois acessos de tosse. Por causa do resfriado, ele desistiu de participar do retiro quaresmal de seis dias no sul de Roma. Essa foi a primeira vez que o líder católico perde esse retiro desde sua eleição em março de 2013.

Começaram as votações no dia mais importante e que pode definir a nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais de três de novembro. A Superterça reúne prévias democratas em 14 estados dos Estados Unidos, além do território de Samoa Americana. Este ano, a Superterça pode ser ainda mais decisiva, já que passou a incluir a Califórnia, estado com o maior número de delegados do país, e que antes realizava suas primárias em junho. Sozinhos, os californianos irão decidir o destino de 415 delegados, que terão direito a voto na convenção do partido, em julho.

A Receita Federal afirmou que recebeu 372 mil 493 declarações do Imposto de Renda até às quatro horas da tarde desta segunda-feira, primeiro dia de entrega do documento. A expectativa do Fisco é de que 32 milhões de contribuintes enviem seus documentos até o dia 30 de abril. No ano passado, foram entregues 30 milhões 677 mil declarações, quatro vírgula oito por cento a mais do que em 2018. A declaração deve ser apresentada por meio da Internet, pela funcionalidade “Entregar Declaração” do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda 2019.

Servidores públicos aposentados e militares da reserva devem começar a trabalhar em meados de abril para tentar diminuir a fila de pedidos de benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social, segundo o Ministério da Economia. A expectativa do governo é de que mais de oito mil e 200 trabalhadores nessas condições sejam contratados para o atendimento ao público e que, entre os dias 13 e 17 de abril sejam assinados os contratos e iniciadas as atividades. Os contratos terão duração de um ano, prorrogáveis por mais um. Além disso, outros mil e 500 servidores aposentados do INSS serão contratados para análise interna dos processos. O presidente do INSS, LEONARDO ROLIM, afirmou que, atualmente, há um milhão e 800 mil benefícios na fila, entre previdenciários e assistenciais.

O Congresso Nacional fará nesta terça-feira uma sessão conjunta, formada por deputados e senadores, para tentar analisar o veto do presidente JAIR BOLSONARO a mudanças nas regras de pagamento das emendas parlamentares ao Orçamento do governo. Esta será a segunda tentativa de votar os vetos a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que orienta a elaboração do Orçamento. Há três semanas, a votação foi adiada após fracassar um acordo anunciado pelo presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE para a derrubada de um dos dispositivos. Pela negociação, seria mantida a maioria dos vetos em troca de um projeto a ser encaminhado pelo governo para definir as regras.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina iniciou o calendário eleitoral para escolha do novo presidente da entidade. Os interessados em concorrer precisam registrar sua candidatura até a próxima sexta-feira. No mesmo processo, ocorre a escolha do presidente do Conselho Federal. Além dos presidentes, também serão eleitos os diretores gerais e administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais. Em Santa Catarina, o coordenador da comissão eleitoral é o engenheiro eletricista, EVÂNIO RAMOS NICOLEIT. As eleições ocorrem no dia três de junho.

Terminou sem acordo a nova reunião do secretário da Administração de Santa Catarina, JORGE TASCA, com os presidentes e dirigentes das entidades de policiais e bombeiros militares sobre a reposição salarial. O secretário deu novo prazo, até quarta-feira, para a decisão dos militares dentro dos limites oferecidos pelo governo CARLOS MOISÉS DA SILVA. A proposta oficial contempla a pretendida reposição em 17 por cento, na média, mais atualização do Plano de Carreira das corporações. O presidente da Aprasc, JOÃO CARLOS PAWLICK, defendeu melhorias na proposta, alegando que muitos militares vão perder salários com as tabelas do governo, porque cairão em descontos maiores do imposto de renda na fonte. A Aprasc vai convocar assembleia geral extraordinária para amanhã as dez horas e o resultado será levado por ofício ao secretário até as duas horas da tarde do mesmo dia.

A atualização desta segunda-feira do Ministério da Saúde mostrou que o número de casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina passou de nove para 36 desde a última sexta-feira. Florianópolis é a cidade que mais tem casos suspeitos, com 11 pacientes em investigação. Joinville, no Norte do Estado, é a segunda cidade com mais pacientes sob análise, com sete registros. Balneário Camboriú tem três suspeitos e Chapecó, dois. Todos os 36 casos suspeitos aguardam a divulgação do resultado dos exames. O Estado tem ainda quatro casos descartados, que já tiveram os resultados dos testes divulgados antes do Carnaval.

O quadro Variedades do programa Boa Tarde Peperi de hoje vai falar sobre os 46 anos da Top Marte, uma das empresas mais tradicionais do município. Fundada em 1974, a loja atua no ramo de confecções, calçados e decorações. O programa Boa Tarde Peperi desta terça-feira vai receber o empresário IRINEU MASSAROLO. Ele vai falar sobre o início da empresa, as dificuldades enfrentadas ao longo de quase cinco décadas e as projeções para o futuro. O Variedades do Boa Tarde Peperi começa por volta das cinco horas da tarde.

O décimo quarto RCMEC promoveu nesta segunda-feira a incorporação de mais uma turma de jovens para a prestação do serviço militar obrigatório. Cerca de 240 recrutas dos municípios da região iniciaram o período de serviço no Exército. 80 deles são de São Miguel do Oeste. Para muitos jovens, o ingresso no décimo quarto RCMEC é uma oportunidade de emprego e alguns acabam seguindo a carreira militar.

O governo de Paraíso pretende arrecadar com o Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano cerca de 240 mil reais. A informação é do secretário de Planejamento da prefeitura, GEMERSON SCHANNE. De acordo com ele, os carnês já estão à disposição dos contribuintes desde a segunda quinzena do mês passado. Conforme ele, o município possui atualmente cerca de mil e 500 imóveis urbanos cadastrados que devem pagar o imposto neste ano. Segundo SHANNE, a expectativa da prefeitura é que sejam arrecadados 237 mil reais com o IPTU e demais taxas cobradas pela prefeitura.

A prefeitura de Paraíso não está mais confeccionando os carnês de IPTU. A afirmação é do secretário de Planejamento, GEMERSON SCHANNE. Ele destacou que os valores podem ser acessados via internet através do site da prefeitura. Ele explicou que o endereço é o www.paraiso.sc.gov.br. Ele disse que no site existe um banner referente ao IPTU onde após clicar no ícone o contribuinte deve preencher alguns dados para ter acesso ao boleto. O profissional destacou que as pessoas que não conseguirem realizar esses passos podem procurar o setor de tributos da prefeitura em horário de expediente e realizar a impressão do carnê.

Os valores cobrados pela prefeitura de Paraíso estão completamente defasados. A declaração é do secretário de Planejamento, GEMERSON SCHANNE. Ele disse que o montante previsto de arrecadação para esse ano não condiz com a realidade de gastos que o município possui. Ele citou como exemplo a taxa cobrada para a recolha de lixo que na visão dele é a mais defasada do município. SHANNE revelou ainda que além dos baixos valores, existe a inadimplência no município. De acordo com ele, a variação de contribuintes que não pagam os impostos em Paraíso varia entre cinco e seis por cento anualmente.

Os moradores do centro de Paraíso que optarem pelo pagamento em cota única do IPTU terão 20 por cento de desconto. O comentário é do secretário de Planejamento da prefeitura, GEMERSON SCHANNE. Ele salientou que a primeira parcela tem vencimento no dia 30 de abril. Já quem preferir poderá parcelar em até três vezes sendo os vencimentos para 30 de abril, 29 de maio e 28 de junho. SHANNE reforçou que os boletos podem ser encontrados no site da prefeitura de Paraíso ou no próprio setor de Tributação em horário de expediente, sendo de segunda a sexta-feira das sete e meia às 11 e meia e da uma às cinco horas da tarde.

Os pacientes que frequentam a Academia da Saúde e a Clínica de Reabilitação Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, para atendimento de fisioterapia, são exclusivamente encaminhados por médicos que atuam no Sistema Único de Saúde. A informação é da chefe de divisão de Fisioterapia e Reabilitação, fisioterapeuta ANA PAULA TOSIN. Ela ressalta que após o encaminhamento médico, todos os pacientes passam por uma avaliação fisioterapêutica para a definição do número de sessões do tratamento. Segundo ANA PAULA, os atendimentos são realizados na Academia da Saúde, localizada no bairro São Gotardo. A estrutura conta com duas salas, uma com aparelhos de pilates e solo e outra voltada para o reforço muscular, com aparelhos de musculação e condicionamento cardiorrespiratório. Além disso, são realizadas atividades na academia ao ar livre.

O atendimento na academia de saúde do município é feito em grupos de oito a 10 pessoas, com acompanhamento de no mínimo dois dos três profissionais que atuam no local. A informação é do secretário de saúde, LEONIR CARON. Ele disse que este foi um dos fatores que contribuíram para a significativa redução na fila de espera nos últimos cinco meses. O número de pacientes caiu de 900 pessoas para uma média de 470 pacientes. Após receberem alta, os pacientes são orientados pelas profissionais a seguirem praticando exercícios de maneira continuada, nas academias ao ar livre em diversos locais da cidade.

O presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA se reuniu nesta segunda-feira com o prefeito WILSON TREVISAN. Foi o primeiro encontro do novo presidente da associação empresarial com o prefeito. Na audiência, DANIEL ressaltou a importância do trabalho conjunto das entidades com o poder público. O principal ponto da agenda foi a elaboração de um documento único com as reivindicações do município e das entidades para ser entregue ao governador CARLOS MOISÉS que estará em São Miguel do Oeste no dia 12 de março. A pauta ainda não foi concluída, mas deve apresentar uma série de questões relacionadas a infraestrutura, economia e incentivo ao empresariado.

A comissão de educação da câmara dos deputados está promovendo uma série de seminários em todo o país para discutir as propostas de substituição do Fundeb. Na semana passada, a região recebeu duas edições do evento, uma em Descanso e outra em Tunapolis. O Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica vai deixar de existir no final de 2020 e o congresso está discutindo um novo modelo de repasse de recursos para o ensino básico nos municípios. De acordo com o deputado PEDRO UCZAI, o Fundeb deve ser constitucional e permanente porque sem ele os municípios terão muitas dificuldades para fazer investimentos na educação básica. Em entrevista para a Peperi o parlamentar destacou que sem esse tipo de fundo milhões de brasileiros podem ter o acesso à educação limitado.

O Fundeb precisa ser mantido e ampliado porque o Brasil tem cerca de sete milhões de crianças fora das creches, 600 mil sem acesso a pré-escola e milhões de jovens não conseguem terminar o ensino médio. A afirmação é do deputado federal do PT, PEDRO UCZAI. Ele defende que o novo modelo do Fundeb contemple uma complementação maior de recursos da União. Atualmente, o fundo é composto por recursos dos municípios, estados e do governo federal. O problema, segundo UCZAI, é o complemento feito pela União que é baixo. O impasse está exatamente na parte que compete a governo federal. Atualmente, o valor correspondente a 10 por cento da contribuição total dos estados e municípios de todo o país.

O projeto que trata da renovação do Fundeb deve ser votado nesta semana na comissão especial da câmara dos deputados. A explicação é do deputado do PT, PEDRO UCZAI. Ele disse que depois da comissão, a matéria ainda precisa passar pelo plenário da câmara, pela comissão especial e pelo plenário do senado. UCZAI disse que a meta é concluir todas essas etapas até o mês de agosto, mas dois fatores podem impedir esse objetivo: o calendário eleitoral que pode afetar a pauta de votações no congresso e o interesse de setores que são contra o Fundeb público estão atrasando a tramitação da matéria. O Fundo é responsável por quase todo o investimento feito na educação básica em mais de três mil e 700 municípios do país.

O PSB já tem algumas definições para as eleições municipais de outubro. Uma delas é que o partido não vai lançar candidato a prefeito. A informação é do presidente da sigla, ANTONIO CARLOS SOUZA FILHO. Ele disse que partido tem poucos filiados e uma candidatura ao executivo é inviável neste momento. O objetivo do PSB, segundo ANTONIO CARLOS, é disputar uma vaga no legislativo municipal. Ele explicou que o partido vai lançar apenas dois candidatos a vereador, um homem e uma mulher. O presidente da sigla acredita que o PSB tenha condições de disputar uma vaga na chamada “sobra”, que envolve os candidatos e partidos que não atingem o número suficiente de votos da legenda. Os nomes dos pré-candidatos ainda estão sendo analisados pelo diretório.

O PSB deve receber uma importante filiação nos próximos dias. O anúncio é do presidente da sigla, ANTONIO CARLOS SOUZA FILHA. Ele disse que as conversas estão bem adiantadas com uma liderança empresarial, que foi candidato a prefeito, candidato a deputado federal, vereador e presidiu a Associações dos Vereadores do Extremo-oeste. ANTONIO CARLOS não disse que o nome dessa liderança, mas comentou que será um reforço importante para o partido que tem o objetivo de eleger um vereador no pleito de outubro. O presidente explicou que a sigla está tratando o tema com cautela porque pretende trazer outros nomes importante para a agremiação. A confirmação das novas filiações deve ocorrer nos próximos dias.

O PSB é um partido de esquerda, mas não deve compor a aliança proposta pelo PSOL para os partidos dessa linha ideológica em São Miguel do Oeste. A declaração é do presidente do partido, ANTONIO CARLOS SOUZA FILHO. Na semana passada, o presidente do PSOL, JEAN CARLESSO, defendeu uma aliança de esquerda entre PSOL, PT, PDT e PSB para as eleições desse ano. ANTONIO CARLOS disse que a sigla é de esquerda, mas no contexto local o que importante é resolver os problemas da população. Ele confirmou que outra definição do PSB é manter o apoio ao PSD do atual prefeito WILSON TREVISAN.

A Polícia Militar apreendeu uma carga de vinhos importados ilegalmente nesta segunda-feira no município. A guarnição recebeu uma denúncia de descaminho na Rua XV de Novembro no centro da cidade. Ao chegar no local, os policiais encontrara um casal etiquetando caixas de vinhos em um veículo. A guarnição solicitou a nota fiscal dos produtos e os dois informaram que os vinhos foram comprados na Argentina para diversos clientes. Foram apreendidas 80 garrafas de vinho oriundos da Argentina, sem nota fiscal.

Um acidente deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem no bairro São Jorge. A colisão aconteceu por volta das seis horas na rua Waldemar Rangrab e envolveu uma moto e um Fiesta. Segundo a Polícia Militar, o veículo seguia no sentido CentroBairro quando reduziu a velocidade para que um pedestre atravessasse a via. O motociclista não conseguiu parar e colidiu na traseira do carro, caindo sobre a via. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o condutor da motocicleta, placa de Iporã do Oeste, para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O motociclista sofreu escoriações, aparentemente leves.

Um motociclista sofreu ferimentos após colidir contra um veículo na noite de ontem no bairro São Jorge. O acidente aconteceu por volta das oito e 15 no cruzamento das ruas XV de Novembro e Arno Schwambach. A colisão lateral envolveu um Fiesta e uma moto. O condutor da moto sofreu diversas escoriações e suspeita de fratura no braço. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico. Os danos na motocicleta foram de grande monta.

Mais um acidente com moto foi registrado no começo da manhã de hoje no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das sete e meia na avenida Willy Barth. O condutor de uma Montana relatou que tentou fazer o retorno pelo canteiro central quando uma motocicleta colidiu na lateral da caminhonete. Com o choque, os ocupantes da motocicleta foram arremessados no chão. Os dois sofreram ferimentos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. As vítima foram encaminhadas ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.