ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 03/01/2020

GLOBO EM FOCO – 03/02/20

-GOVERNO VAI TRAZER BRASILEIROS DA CHINA E COLOCAR EM QUARENTENA

-ESCOLAS ESTADUAIS RECEBEM 37 MILHÕES DE REAIS PARA REPAROS E MANUTENÇÃO

-MORRE EM BARRA DO GUARITA UM DOS ÚLTIMOS BALSEIROS DO RIO URUGUAI

-SUINOCULTORES REALIZAM PRIMEIRO ENCONTRO DO ANO

-MUTIRÃO RECOLHA DE LIXO NA MARGEM DO RIO URUGUAI

-PREFEITO DE TUNÁPOLIS CONFIRMA LIBERAÇÃO DE RECURSOS

-MOTORISTA DORME AO VOLANTE E É PRESO POR EMBRIAGUEZ

-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO FRONTAL NA SC 163 EM DESCANSO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 37 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O governo chinês anunciou neste domingo que cumpriu o prazo de dez dias e concluiu um hospital de 25 mil metros quadrados e mil leitos para tratar pacientes afetados pelo coronavírus. O hospital começou a ser construído no dia 23 de janeiro. Para alcançar esse feito, o canteiro de obras foi ocupado por cem tratores e quatro mil trabalhadores se revezando em três turnos de trabalho. O plano é entregar mais um hospital na próxima quinta-feira, a apenas 40 quilômetros de distância do primeiro. E esse é ainda maior, com 75 mil metros quadrados e mil e 600 leitos.

O estado de Iowa será o primeiro, nesta segunda-feira, a votar nas prévias eleitorais da eleição presidencial dos Estados Unidos. Os moradores do estado farão um caucus, uma espécie de assembleia, para decidir quais dos pré-candidatos do Partido Democrata irão apoiar. O Partido Republicano, de TRUMP, também fará um caucus em Iowa no mesmo dia. Além do presidente que tenta buscar a reeleição, estão concorrendo à nomeação republicana JOE WALSH e WILLIAM F. WELD, mas o partido já declarou que vai apoiar a candidatura do atual presidente. Por causa disso, ao menos sete estados já cancelaram as prévias republicanas: Alaska, Arizona, Havaí, Kansas, Nevada, Carolina do Sul e Virgínia.

O presidente do Equador, LENÍN MORENO, fez declarações machistas durante um encontro com investidores na sexta-feira e depois foi às redes sociais para pedir desculpas. Ele disse que as mulheres só reclamam de assédio de homens feios. MORENO afirmou que “se a pessoa é bem apresentada de acordo com os padrões, ela geralmente não pensa necessariamente que é um assédio”. Mais tarde, nas redes sociais, ele publicou um pedido de desculpas e negou que pretendesse minimizar a violência contra a mulher ou denúncias de abusos.

O presidente JAIR BOLSONARO se reuniu neste sábado, no Palácio da Alvorada, com o ministro-chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI. A conversa entre os dois ocorreu após o ministro antecipar o retorno das férias diante da crise vividas nos últimos dias. Ao fim da conversa, perguntado se fica na Casa Civil ou se poderia trocar de pasta no governo, ONYX disse que recebeu neste sábado tarefas de Bolsonaro a ser executadas no atual posto e que “tudo continua igual”. O ministro teve a permanência na pasta questionada após a Casa Civil ser "esvaziada" por determinação de BOLSONARO, que mandou demitir auxiliares do ministro e transferiu o Programa de Parceria de Investimentos, subordinado a ONYX, para o Ministério da Economia, de PAULO GUEDES.

O Congresso Nacional retoma as atividades nesta segunda-feira, após quase um mês e meio de férias. Uma sessão solene será realizada às três horas da tarde para marcar oficialmente o início dos trabalhos. O período de recesso é definido pela Constituição e vai de 23 de dezembro a primeiro de fevereiro. Como em 2020 o dia 2 de fevereiro cai num domingo, a sessão inaugural acabou transferida para a segunda-feira. As sessões de votação, porém, só deverão ser convocadas a partir de amanhã. Na pauta de votações, a reforma tributária é considerada prioritária pelos líderes partidários.

Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores afirmaram em nota, neste domingo, que o governo trará de volta todos os brasileiros que se encontram em Wuhan – a cidade mais afetada pela epidemia de coronavírus na China – e que manifestem desejo de retornar. No comunicado, as pastas afirmam que o governo "adota todas as medidas necessárias". A decisão foi anunciada após a divulgação de um vídeo em que um grupo de brasileiros pede ajuda. O governo diz que, assim que chegarem, esses cidadãos serão submetidos a uma quarentena "de acordo com os procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde".

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, recebeu nesta sexta-feira resultado de exame do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, que confirmou o segundo caso de morte de macaco por febre amarela no município. O animal foi encontrado sem vida no pátio de uma residência no bairro Rio da Luz, em dezembro. Desde o início deste ano já foram encontrados oito macacos da espécie Bugio mortos entre os bairros Rio Cerro e Rio da Luz, que ficam em uma área de mata. No entanto, em apenas três deles foi possível coletar amostras para exames. A supervisora de Controle de Zoonoses da Secretaria, ALINE MONTEIRO, reforça que o óbito de macacos em determinada área é um dos principais indícios de circulação do vírus, servindo como um alerta.

Santa Catarina registrou mais um caso suspeito de coronavírus. A informação foi confirmada no relatório deste sábado divulgado pelo Ministério da Saúde. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, trata-se do caso de um morador de Rio do Sul, de 35 anos. Ele ficou um mês na China, passando pelas cidades de Pequim e Xangai. O homem retornou ao Brasil no último dia 26 e procurou atendimento médico nesta sexta-feira, com mal-estar, dor no corpo e tosse. A coleta de amostras foi feita na noite desta sexta. Com esse, o Estado soma dois casos suspeitos e é o segundo do país com mais casos em investigação - São Paulo tem sete. Outros dois casos em Santa Catarina já foram descartados.

As escolas da rede estadual de ensino contarão com 37 milhões de reais para obras de manutenção durante o primeiro trimestre de 2020. O valor repassado às coordenadorias regionais de Educação a segunda quinzena de janeiro poderá ser usado para reparos na estrutura da escola, troca de telhado, manutenção na fiação elétrica, consertos de vazamento e obras de conservação do prédio, caracterizados como manutenção civil, que não demandam projetos de engenharia. Os contratos são geridos pela Secretaria de Estado da Educação e a execução das obras é feita conforme a necessidade das escolas, tornando o processo mais rápido e simples. As empresas foram contratadas por licitação no segundo semestre de 2019, após a secretaria avaliar a estrutura das escolas durante os primeiros meses da gestão.

Morre um dos últimos balseiros do Rio Uruguai. Na manhã de sábado faleceu ALOYSIO VOGT, 99 anos, morador de Barra do Guarita. Ele estava hospitalizado em Tenente Portela e sofria de problemas cardíacos e pulmonares. Durante duas décadas ALVÍCIO, como também era conhecido, trabalhou como balseiro, construindo estruturas de madeira para o deslocamento pelo Rio Uruguai. O destino das balsas era São Borja, Uruguaiana e Argentina, onde eram vendidas. O trabalho de alto risco costumava levar dias, e só era possível durante as cheias do rio. Conforme o prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISOTT, ALOYSIO VOGT, mantinha um museu de antiguidades em casa. O prefeito diz que o museu particular é referência regional com maquetes das balsas e objetos antigos, como telefones, moedas e maquinário agrícola.

Morte de balseiro do Rio Uruguai ocorre durante comemorações a Nossa Senhora dos Navegantes. Segundo o prefeito RODRIGO LOCATELLI, Barra do Guarita está de luto pela morte de ALOYSIO VOGT, 99 anos. Nascido no município de Selbach-RS, ele ajudou a emancipar o município de Barra do Guarita, onde viveu a maior parte de sua vida. O prefeito lembra que por vários anos VOGT integrou a comissão organizadora da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Ele faleceu na véspera do evento deste ano. O sepultamento ocorreu na manhã deste domingo, no Cemitério Municipal de Barra do Guarita. Ele era viúvo, e deixa sete filhos.

Fisioterapeuta repassa dicas para evitar excesso de peso na mochila escolar. De acordo com o fisioterapeuta de São João do Oeste, CAIANO FORNASARI, os cuidados com a mochila escolar dizem respeito não somente ao modelo, mas também ao peso que será carregado pela criança. O fisioterapeuta destaca que como a pessoa está em fase de desenvolvimento até por volta dos 21 anos, o excesso de peso pode ocasionar desvios posturais. Ele orienta que o indicado em relação ao peso da mochila, é que a criança não carregue mais que 10% do seu peso total. Sobre o modelo da mochila, CAIANO cita que o mais indicado é aquele de rodinhas que evita o peso do material na coluna vertebral. Ele afirma que os cuidados devem ser também quanto a postura da criança, que deve manter a coluna ereta, e o abdômen para dentro para que ocorra melhor distribuição do peso.

Mutirão mobiliza voluntários para recolha de lixo na margem do Rio Uruguai em Itapiranga. A poluição é um problema recorrente próximo ao Fórum. Situação mais crítica é registrada na área de churrasqueiras, no centro da cidade. Por iniciativa de voluntários será feita uma recolha de lixo no final da tarde desta segunda-feira. Segundo o coordenador do Núcleo Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Itapiranga, JAIRO SASSO, moradores estão convidados para participar da Campanha Cidade Limpa que será realizada hoje. Salienta que várias pessoas já estão envolvidos em um mutirão na recolha dos lixos jogados na Avenida Uruguai. Os voluntários vão se reunir na Praça dos Pioneiros a partir das 18 horas para colaborar com esta responsabilidade social. A escolha por uma segunda-feira é justificada pelo fato do maior volume de lixo ser descartado no local durante os fins de semana.

JAIRO SASSO reconhece que as pessoas possuem uma rotina de trabalho e compromissos, porém acredita na boa vontade da população para contribuir nesta campanha. A partir do encontro dos voluntários, às 18 horas será organizado o roteiro de recolhe de lixo. O coordenador do Núcleo Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Itapiranga, salienta que o nível baixo do rio expõe o grande volume de lixo na margem. JAIRO SASSO lembra que em áreas de lazer no interior o serviço é terceirizado, porém na margem do rio as campanhas com voluntários são fundamentais para a recolha de lixo.

Setor de movimento econômico de São João do Oeste acumula diversas funções no atendimento ao público. De acordo com o diretor de movimento econômico, ROBERTO RAMBO, os encaminhamentos vão desde o INCRA, bloco de produtor e agora também as licenças ambientais. Ele explica que toda vez que houver uma alteração no registro da terra, na escritura ou em caso de nova inscrição, o agricultor deve fazer a atualização cadastral no INCRA, com o qual o município possui convênio. O diretor cita que o setor também é responsável pelas declarações do ITR, realizadas no mês de setembro. A partir deste ano, RAMBO ressalta que o setor também passa a fazer o encaminhamento das licenças ambientais por meio do Conder. Ele lembra que o interessado deve procurar uma empresa da área, para a partir disso, fazer o encaminhamento da licença no município. Até o momento o município não teve nenhum protocolo de licença ambiental.

ROBERTO RAMBO antecipa que a projeção de crescimento no movimento econômico agropecuário é de 6%, e somando com o crescimento da indústria e do comércio, de 19%, o crescimento total do movimento será de 10%. RAMBO diz que o crescimento é maior do que aquele projetado no início do ano. O diretor de movimento econômico lembra que o prazo para prestação de contas do bloco de produtor rural encerrou nesta sexta-feira. O produtor ainda pode procurar o setor para a prestação de contas, mas estas notas não prestadas já são consideradas vencidas e não devem ser mais emitidas. Caso seja abordado em fiscalização com nota fiscal vencida, o agricultor será multado por transporte com documento falso. O diretor destaca que até sexta-feira o setor já havia lançado no sistema todas as notas que foram apresentadas até o momento. Além do diretor, também auxilia nos atendimentos do setor uma agente administrativa.

Suinocultores de Itapiranga realizam hoje o primeiro encontro do ano. Reuniões servem para planejamento, debates de ideias e confraternização. Segundo o presidente da Associação dos Suinocultores de Itapiranga, EDGAR HICKMANN, a primeira reunião do ano ocorre nesta segunda-feira, às 19 horas e 30 minutos na Campestre Piscina Clube. O encontro passou a ser bimestral e conta com maior participação. Hoje terá o planejamento de atividades para 2020 com um grupo formado há vários anos e com participação ativa. HICKMANN lembra que foi uma decisão dos associados a reunião a cada dois meses para possibilitar maior participação dos suinocultores. Destaca que são momento de troca de ideias e busca por novas informações. Um dos grandes focos na atualidade está no volume e qualidade de água disponível nas propriedades devido a grande concentração de animais e também o cúmulo de desejos de suínos.

Reunião dos suinocultores também terá planejamento para o Seminário Regional. Evento ocorre em março, no município de Tunápolis. Conforme o presidente da Associação dos Suinocultores de Itapiranga, EDGAR HICKMANN, o tema deste ano será a sanidade animal. Ele destaca que o mercado é favorável e causa euforia na atividade. O alerta é para manter o cuidado com a biossegurança, trabalho que ocorre há vários anos e permitiu ao Brasil conquistar mercados exigentes. HICKMANN aponta que a associação gera benefícios aos associados . A meta é aumentar o número de associados em um trabalho continuo para fortalecer a categoria e gerar benefícios aos suinocultores.

Prefeito de Tunápolis confirma recursos dos governos estadual e federal. Na semana passada RENATO PAULA esteve em Florianópolis na companhia do secretário de Administração DONATO LAUSCHNER. A viagem serviu para confirmar recursos ao município. Entre as garantias está 150 mil reais para auxiliar na construção da creche. O valor já está disponível em conta do município. Outro recurso já garantido, porém aguardando assinatura de convênio, é de 170 mil reais para aquisição de um veículo Van destinado para a saúde. O prefeito RENATO PAULATA cita ainda confirmação das obras da casa mortuária. Destaca ainda que em 2020 governo estadual vai cumprir emendas impositivas que foram indicadas pelos deputados e isso vai proporcionar recurso extra ao município Para PAULATA, o governador precisa retribuir a contribuição que os município do Extremo Oeste dão para a economia de Santa Catarina e viabilizar investimentos na região.

O prefeito de Tunápolis salienta que também tem boas notícias de recursos federais. Do deputado CELSO MALDANER, ocorreu a destinação de 250 mil reais para o custei na infraestrutura do município, principalmente para manutenção das estradas. RENATO PAULATA lembra que os deputados possuem prazo até amanhã para confirmarem emendas impositivas individuais para 2020. Ele confia que ainda nesta semana terá a confirmação de mais emendas parlamentares com liberação dos recursos neste ano. O prefeito de Tunápolis passa a fazer parte da diretoria da Fecam e já participou do Seminário da Federação Catarinense de Municípios onde foi debatido sobre o encerramento de mandato e legislação eleitoral. RENATO PAULATA aponta como fundamental os esclarecimento que foram prestados sobre o que pode ser feito e o que é vedado no período eleitoral.

Queda no retorno do FPM causa preocupação. Tunápolis teve redução de nove por cento em comparação a janeiro de 2019. O prefeito RENATO PAULATA diz que o planejamento ocorre de acordo com o orçamento e a queda no Fundo de Participação dos Municípios gera problemas em vários setores. Ele diz que é preciso uma reação imediata, pois o primeiro mês de 2020 já gerou alerta sobre recursos disponíveis para as prefeituras. PAULATA considera que são várias questões que precisam ser resolvidas com o governo estadual. O prefeito lembra que segue o impasse para os municípios assumirem a manutenção das rodovias estaduais. O Conder defende alterações para tirar das prefeituras a responsabilidade por eventuais indenizações nos trechos que assumirem a manutenção das rodovias estaduais.

Polícia Militar Rodoviária atende três acidentes com danos materiais na SC 163. O primeiro acidente ocorreu por volta das sete horas e 30 minutos do sábado, na SC 163 em São João do Oeste. Foi uma colisão traseira envolvendo um Gol de Três Passos, RS, conduzido por um homem de 59 anos e o um Corsa de Miraguaí, RS, conduzido por um homem de 53 anos. Outro acidente ocorreu por volta das 14 horas na SC 163 em Descanso. A colisão envolveu um Polo de Mondaí, conduzido por um homem de 21 anos e em Palio de Descanso, conduzido por um homem de 34 anos. O terceiro acidente ocorreu por volta das 12 horas de ontem na SC 163 em Descanso. Foi uma saída de pista seguida de choque em barranco, envolvendo um Civic de Iporã do Oeste, conduzido por um homem de 28 anos. Nos três acidentes, ninguém se feriu, e houve apenas danos materiais nos veículos.

Motorista dorme ao volante e é preso por embriaguez. A ocorrência foi atendia por volta das cinco horas de sábado. A guarnição da Polícia Militar foi acionada devido ocorrência de embriaguez ao volante, na localidade de Santa Fé Baixa, na Estrada Beira Rio em Itapiranga. O veículo Corsa, de Campo Bom-RS, estava na pista com o motorista deitado na direção e veículo ainda ligado. O homem de 38 anos de idade estava em visível estado de embriaguez. Ele relatou aos policiais que bebeu e não lembrava o que teria ocorrido. Foi oferecido o teste de bafômetro, porém o motorista recusou. Foi feito o Auto de Constatação de Sinais de embriaguez. O motorista foi preso e o veículo apreendido.

Incêndio destrói 25 metros cúbicos de madeiras no interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga atendeu ocorrência de incêndio por volta das 21 horas e 30 minutos deste domingo, em linha Cordilheira, interior do município. Segundo relatos do proprietário, um homem terceirizado fazia corte e empilhamento de eucaliptos durante a semana. O proprietário disse aos bombeiros que no entardecer notou que o fogo estava consumindo a pilha de madeiras pronta para entrega. Foram consumidos cerca de 25 metros cúbicos de madeira.

Com poucos minutos de diferença dois Ciclistas são atropelados na Willy Barth. Em um breve intervalo de tempo, dois ciclistas sofreram ferimentos em atropelamentos na Willy Barth em São Miguel do Oeste. O primeiro ocorreu no Cruzamento da Men de Sá com a Avenida, nas proximidades do semáforo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu ferimentos leves, sendo conduzida ao Hospital Regional para atendimento médico. Enquanto isso, outro homem procurou atendimento médico no HR, informando ter sido atropelado na avenida. Ele afirma que seguia sentido centro ao bairro quando teve a frente cortada, causando o choque. Ele também sofreu ferimentos leves.

Saída de pista na BR-282 mobiliza SAMU, Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. Um acidente de trânsito por volta das 18 horas de ontem, mobilizou o SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Bombeiros de Maravilha e agentes da Polícia Rodoviária Federal. Segundo informações obtidas pelo Portal Peperi, no veículo Prisma, placas de São Miguel do Oeste, havia apenas o condutor, que recusou atendimento médico. O mesmo assinou a recusa de atendimento e ficou no local aguardando a Polícia Rodoviária Federal.
O acidente aconteceu nas proximidades da ponte do Rio das Antas entre São Miguel do Oeste e Maravilha na BR-282.

Motociclista morre em colisão frontal na SC 163 em Descanso. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o acidente, uma colisão frontal, ocorreu as 23h30 deste domingo, próximo ao posto de combustíveis na linha Campinas, SC 163 em Descanso. A colisão envolveu uma moto Honda NXR 125 de Descanso e a caminhonete I Kia Sportage, emplacada em Iporã do Oeste. O motociclista, NESTOR JOSÉ GROCHOT, 40 anos, foi a óbito no local. Segundo a PMR, o motorista do veículo de Iporã do Oeste se evadiu do local. Conforme os bombeiros de SMOeste, o motociclista foi encontrado caído na via, apresentando múltiplas fraturas, hemorragia, traumatismo craniano, já sem sinais vitais e distante do veículo e da moto. Ainda segundos os bombeiros, o veículo estava com a frente destruída, air bags deflagrados, ligado, e seu condutor não foi encontrado. Além da PMR e Polícia Militar, também foram acionados o IGP, Polícia Civil e IML.

Motorista envolvido em acidente com morte na SC-163 deve se apresentar a Polícia Civil. O Condutor do Kia/Estortage, que se envolveu em um acidente com a morte na noite deste domingo, na SC-163 em Descanso deve se apresentar à Polícia Civil nas próximas horas. De acordo com o delegado responsável pela Delegacia de Comarca de Descanso, CLEVERSON MULLER, o advogado procurou a delegacia e informou que seu cliente vai se apresentar e apresentar sua versão dos fatos. A identidade do motorista não foi revelada. A perícia e a Polícia Civil deverão apontar as circunstâncias e dinâmica do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.