ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quinta-feira - 03 01 2019

-GUEDES DIZ QUE PREVIDÊNCIA É O PRIMEIRO PILAR DO NOVO GOVERNO

-MOISÉS ASSUME ESTADO COM 700 MILHÕES DE DÍVIDAS EM ATRASO

-MUNICÍPIO ABRE CRECHE DE FÉRIAS PARA ATENDER MAIS DE 100 CRIANÇAS

-VALOR DO IPTU DE 2019 TERÁ REAJUSTE DE QUASE 10 POR CENTO

-FALTA DE PARECER JURÍDICO ATRASA LICITAÇÃO DA USINA DE ASFALTO -OPERAÇÃO REVEILLON TERMINA COM REDUÇÃO DE ACIDENTES NAS SCs

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO NO CENTRO DA CIDADE


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O número de mortos no desabamento de um prédio residencial no leste da Rússia, subiu para 37, segundo em balanço divulgado nesta quinta-feira. Seis sobreviventes foram encontrados sob os escombros. O desabamento parcial ocorreu após explosão provocada por vazamento de gás. Trinta e cinco apartamentos ficaram destruídos no edifício de nove andares construído em 1973, na época da União Soviética.


Os serviços de salvamento marítimo espanhóis resgataram 401 migrantes que tentavam cruzar o mar Mediterrâneo a partir da África nos dois primeiros dias do novo ano. A notícia chega poucos dias depois de que o navio de uma organização humanitária com 311 migrantes socorridos em frente à costa líbia desembarcou na Espanha. O país se tornou em 2018 a principal porta de entrada da Europa para os migrantes que cruzam o Mediterrâneo a partir da costa do norte da África, ultrapassando a Grécia e a Itália.


Em reunião com líderes democratas na Casa Branca nesta quarta-feira, DONALD TRUMP permaneceu inflexível em relação à exigência de construir um muro na fronteira com o México. De acordo com a agência AFP, o governo continua parcialmente paralisado enquanto o presidente não consegue obter a verba para construir o muro. Na véspera da inauguração do novo Congresso, que começa suas sessões nesta quinta-feira, as negociações sobre a lei de orçamento ficaram estagnadas e nenhum dos grupos cedeu.


O novo secretário da Receita Federal, MARCOS CINTRA, afirmou nesta quarta-feira que o governo JAIR BOLSONARO estuda criar uma alíquota adicional do Imposto de Renda para quem tiver alta renda. Pela tabela do imposto atualmente em vigor, estão isentos do imposto os contribuintes que recebem até mil 903 reais por mês, descontada a contribuição previdenciária. A partir desse valor, as retenções são calculadas com base em alíquotas de que vão de sete e meio até 27 vírgula cinco por cento. A maior alíquota é a mesma para os rendimentos acima de quatro mil 664 reais. CINTRA disse que o governo pretende criar uma alíquota adicional para altas rendas, mas ainda não detalhou a proposta.


O presidente JAIR BOLSONARO realizou na manhã de hoje a primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto. O conselho de governo é formado pelo presidente, o vice-presidente, general HAMILTON MOURÃO, os 22 ministros de Estado e o chefe de gabinete da Presidência. À tarde, BOLSONARO recebe o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro ROBERTO AZEVÊDO. O novo presidente da Petrobras, ROBERTO CASTELLO BRANCO, toma posse nesta quinta-feira. Indicado pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, CASTELLO BRANCO teve nome aprovado pelo conselho de administração da estatal no dia 22 de dezembro.


O novo ministro da Economia, PAULO GUEDES, assumiu o cargo oficialmente nesta quarta-feira em uma cerimônia em Brasília. No discurso, disse que a Previdência Social, as privatizações e a simplificação de tributos são os "pilares da nova gestão". Ele disse que o primeiro pilar é a reforma da previdência, o segundo são as privatizações aceleradas e, o terceiro pilar é a simplificação, redução e eliminação de impostos. GUEDES disse ainda que o Brasil foi corrompido e parou de crescer por excesso de gastos.


O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Itajaí apresentou nesta quarta-feira ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina um pedido de impugnação do mandato da deputada estadual eleita ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. O PT afirma que ela cometeu abuso de poder econômico com base na prestação de contas feita pela candidata, que foi reprovada pela Justiça Eleitoral. As contas de ANA CAROLINE foram rejeitadas. Os problemas dizem respeito a seis despesas eleitorais que somam 962 e à transferência de 589 reais para a conta pessoal da candidata. O advogado da deputada, AUGUSTO WANDERLINDE disse que a ação não tem fundamento e deve ser rejeitada pelo TRE.


A primeira decisão administrativa assinada por CARLOS MOISÉS DA SILVA com a caneta de governador do Estado coloca fim às 20 Agências de Desenvolvimento Regional ainda não extintas do governo. O decreto deve ser publicado nesta quinta-feira e até abril todas as unidades deverão estar desativadas. Também ontem, os números da dívida do Estado e projeções de receitas foram detalhados pela nova gestão. O quadro apresentado aponta uma herança de 700 milhões de contas em atraso, além de uma estimativa de déficit orçamentário de dois bilhões e meio de reais para 2019. Já o comprometimento com empréstimos de curto e médio prazo é estimado em 20 bilhões e 800 milhões de reais, enquanto o passivo total é de 37 bilhões.


O primeiro Diário Oficial do Estado do governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA trará parte das exonerações de comissionados prometida pelo militar aposentado durante a campanha. Segundo ele, ao todo serão 922 cortes de cargos de confiança e funções gratificadas. Não foi divulgado o número de demissões que vão ser feitas nesta semana, mas algumas secretarias confirmam a saída de servidores. A economia com os cortes dos 922 cargos será de 89 milhões de reais. Elas vão ser feitas aos poucos, segundo MOISÉS. A orientação é que haja aproveitamento dos funcionários quando for possível.


Iniciaram nesta quarta-feira as inscrições para o Programa Atleta na Escola, que atende crianças e adolescentes com idade entre seis e 14 anos. São cerca de 500 vagas em onze modalidades esportivas. Os interessados devem efetuar a inscrição na Secretaria de Esportes, que fica no Ginásio Municipal. Cada aluno poderá se inscrever em duas modalidades. Os documentos exigidos são cópia do RG, comprovante de endereço e matrícula escolar. A prefeitura fornece o transporte e o lanche aos alunos. As aulas, no contra turno escolar, são nas modalidades de Voleibol, Handebol, Basquete, Futsal, Judô, Dança, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Atletismo, Xadrez e Futebol de Campo.


A Creche Mundo Novo do bairro Salete começou nesta quarta-feira o atendimento especial de férias. A unidade ficará aberta durante todo o mês de janeiro. De acordo com o secretário de Educação, PAULO RICARDO DRUMM, o objetivo é dar uma opção para os pais que não têm onde deixar os filhos e precisam trabalhar. Ele disse que mais de cem estão sendo atendidas na creche. DRUMM citou que a recomendação é para que todas as crianças que frequentam as creches do município tenham pelo menos 30 dias de férias no decorrer do ano, preferencialmente neste período. Mesmo assim, o município pode manter uma unidade aberta neste mês.


O município está aproveitando o recesso escolar para realizar trabalhos de manutenção das estruturas físicas das creches. Atualmente, a cidade dispõe de 11 creches e mais quatro escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental. Neste ano, serão atendidas mil 220 crianças, com idades entre quatro meses e cinco anos de idade. Além disso, três creches estão sendo ampliadas e terão um total de 11 novas salas. O secretário de Educação, PAULO DRUMM destacou que uma das metas para este ano é a obra de reforma do prédio do antigo Besc que será transformado em creche. Ele acredita que esses investimentos vão zerar a fila de espera para novas vagas.


A prefeitura de São Miguel do Oeste oficializou na última semana, a doação de uma área de terra ao Centro de Apoio à Pessoa Idosa. O prefeito WILSON TREVISAN assinou a escritura de uma área de mil 595 metros quadrados localizada no bairro Progresso. O terreno será destinado à construção de um abrigo de idosos, para pessoas em situação de risco ou desamparadas. O ato foi acompanhado pela presidente do Ceapi, IRACI LANZ. Junto com a escritura, ela também recebeu uma cópia da Lei Municipal que autoriza a prefeitura a doar área de terra para a construção do abrigo de acolhimento às pessoas da terceira idade.


O Ceapi tem dois anos para começar a obra de construção do abrigo para pessoas idosas no município. O prazo foi fixado pelo lei que autorizou a prefeitura a fazer a doação de um imóvel para execução do projeto. Além disso, o centro deve estar funcionando até 2024. Se os prazos não forem cumpridos, o terreno retorna para o patrimônio do município. Neste mês, a nova diretoria coordenada pela presidente MARIA HELENA DOTTO, assumiu a gestão da entidade pelos próximos quatro anos. O Ceapi está em busca de recursos para iniciar a construção do abrigo.


A prefeitura lançou em dívida ativa os valores de impostos e taxas municipais que não foram pagos no exercício de 2018. A informação é do secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI. O valor que não foi recolhido pelos contribuintes é de um milhão e meio de reais, cifra que deixou de entrar nos cofres da prefeitura no ano passado. Ele explicou que os moradores em débito com a administração serão notificados nos próximos dias e podem ter os dados encaminhados para registro em cartório. BARBIERI disse que os valores devidos ao município podem ser pagos de forma parcelada em 24, 36 ou 48 vezes.


O IPTU de São Miguel do Oeste terá uma correção de nove vírgula 69 por cento neste ano. De acordo com o secretário de Administração, ALENCAR BARBIERI, o imposto predial e territorial urbano é corrigido pelo IGPM. O índice aplicado para atualizar os valores de 2019 leva em conta a variação do indicador entre dezembro de 2017 a novembro de 2018. No período anterior que definiu o IPTU de 2018 não houve variação e por isso os valores não foram corrigidos. BARBIERI disse que a prefeitura está lançando os dados nesta semana. A primeira parcela do IPTU ou a quota única vencem no dia 11 de março.


Além do reajuste anual definido em lei, o IPTU de 2019 também vai sofrer os efeitos do georreferenciamento que apontou o tamanho real dos imóveis no município. O secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI explicou que a atualização dos imóveis no cadastro da prefeitura vai resultar em um crescimento do valor arrecadado com o imposto porque muitos contribuintes pagavam valores menores do que deveriam. No passado, o valor lançado foi de seis milhões de reais. Neste ano, a previsão de arrecadação deve passar dos sete milhões de reais.

Ainda falta um detalhe para a compra dos equipamentos e instalação da usina de asfalto que vai atender os municípios da Ameosc. De acordo com o presidente do consórcio de desenvolvimento regional, GENESIO BRESSIANI, o governo federal liberou quatro milhões e meio para o projeto, mas o processo ainda está em análise no Ministério das Cidades. Os documentos foram apresentados, mas ainda falta o parecer do setor jurídico do ministério. Sem esse aval, o município de São Miguel do Oeste não pode lançar o edital de licitação para compra dos equipamentos.


O parecer jurídico do Ministério das Cidades para a licitação da usina de asfalto seja emitido ainda neste mês. A expectativa é do presidente do Conder, GENÉSIO BRESSIANI. A prefeitura de São Miguel do Oeste está pronta para licitar a empresa que vai fornecer as maquinas. A usina de asfalto vai ser instalada em um terreno que fica nas proximidades da antiga pedreira, nos fundos do bairro São Gotardo. BRESSINI disse que além da licitação, a licença ambiental para instalação já foi emitida e a licença de operação deve ser solicitada na sequência. A projeção do Conder é que a usina comece a produzir massa asfáltica para os municípios até o final do primeiro semestre deste ano.

A troca do governo federal não deve atrasar a emissão do parecer jurídico para a licitação da compra de equipamentos para a usina de asfalto da Ameosc. De acordo com o prefeito de Belmonte e presidente da Ameosc, GENESIO BRESSIANI, a mudança no comando do governo não vai afetar o andamento do processo em Brasília,. Ele explicou que o documento que falta será emitido pela equipe técnica formada por servidores efetivos. Mesmo assim, a Ameosc e o Conder estão mantendo contato com o Ministério das Cidades para cobrar a emissão do parecer o mais rápido possível. BRESSIANI citou que as entidades estão mobilizadas para implantar a usina de asfalto neste ano.


O Conder vai manter as ações que foram realizadas em 2018 para reduzir os custos das prefeituras da Ameosc. O anúncio é do prefeito de Belmonte e presidente da Ameosc, GENESIO BRESSIANI. Ele disse que inciativas como a compra coletiva de pneus e de medicamentos devem ser repetidas neste ano. BRESSIANI citou que esse tipo de medida reduz o custo dos produtos para as prefeituras e promove uma economia de recursos para os cofres municipais. Ele explicou que o Conder já promoveu no final de dezembro a compra coletiva de nitrogênio para as prefeituras. BRESSIANE comentou que outra meta do Conder para este ano é reforçar a equipe técnica do consórcio.


A Polícia Militar realizou a apreensão de mais de 540 quilos de drogas e de 71 armas de fogo em 2018. A informação foi divulgada nesta semana pelo comandante do décimo primeiro batalhão da PM, coronel MARCELO DE WALLAU. De acordo com ele, a instituição realizou uma série de ações ao longo do ano para reduzir os índices de criminalidade. WALLAU destacou que foram intensificados vários programas institucionais, como o PROERD, o Arquitetura Contra o Crime, a Rede de Vizinhos, a Escola Mais Segura e o Rede Catarina de Proteção a Mulher. Somente essa última iniciativa realizou mais de 270 atendimentos. Ao todo, foram mais de duas mil e 300 ações policiais nos 35 municípios que compõem a área do Batalhão.


A Polícia Militar do extremo-oeste realizou a detenção de mais de duas mil e 600 pessoas em 2018. De acordo com o comandante da PM, coronel MARCELO DE WALLAU, o crimes de homicídio tiveram uma redução de 35 por cento em 2018, Além disso, também houve uma queda de 20 por cento nas ocorrências de roubo. Ele comentou que esses dados demonstram o aumento da sensação de segurança na região no ano passado. WALLAU destacou que os programas e ações desenvolvidos em 2018 serão intensificados em 2019.



A operaçãode fim de ano da Polícia Rodoviária Estadual começou no final da tarde de sexta-feira e terminou as oito horas da manhã de ontem com uma redução no número de acidentes. No feriadão de 201718 foram atendidos 15 acidentes, 19 pessoas com ferimentos leves, quatro graves e duas mortes. No réveillon 2018-2019, foram seis acidentes, menos da metade da operação anterior. Ao todo, uma pessoa teve ferimentos considerados graves e uma sofreu ferimentos leves. Não houve nenhum óbito neste ano. Neste período foram autuados 661 veículos por excesso de velocidade. Alguns veículos foram flagradas transitando a 145, 156 e 174 quilômetros por hora.


A Polícia Civil de Campo Erê continua em diligências para desvendar os crimes ocorridos nesta terça feira no município. Durante a madrugada, um homem foi morto a facadas e o suspeito do crime sofreu uma tentativa de homicídio no final da tarde. A Polícia busca desvendar se há relação entre os dois casos. No caso do homicídio de VALDERI DA SILVA, as câmeras de segurança que estão instaladas próximo ao local mostram somente o corpo e alguns vultos, mas não é possível identificar os suspeitos. Em relação à tentativa de homicídio contra CLAUDIO LEITE, o Ferrão, um dos suspeitos do primeiro caso, a polícia está colhendo depoimentos de testemunhas. O homem já havia sido condenado na Comarca de Campo Erê, em 2011, por tentativa de homicídio.


A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu um homem por posse ilegal de arma, munição e ameaça nesta terça-feira. A prisão ocorreu durante o atendimento de uma ocorrência de disparo de arma de fogo. A guarnição da PM foi até o local e encontrou nos fundos de uma residência, uma espingarda calibre .36. Dentro da casa, os policiais localizaram equipamentos e insumos para recarga de munição. O homem foi preso e o material apreendido.


A Polícia Militar confirmou nesta quarta-feira a recuperação de uma motocicleta furtada em São Miguel do Oeste. De acordo com nota encaminhada para a imprensa, o veículo estava escondida no meio de um matagal na rua Pio Doze no Bairro Estrela. A PM foi comunicada por moradores que viram a moto no local. Trata-se de uma Honda CG 125 Titan KS. A moto possuía registro de furto no dia 25 de dezembro. O veículo recolhido e devolvido ao proprietário.


Uma colisão entre um carro e uma moto deixou uma pessoa ferida no começo da manhã de hoje. O acidente aconteceu por volta das sete e meia na rótula das ruas Getúlio Vargas e Barão do Triunfo no centro de São Miguel do Oeste e envolveu um Pálio e um moto YBR. Com o impacto, o condutor da moto foi arremessado sobre a via. O homem de 26 anos teve ferimentos pelo corpo, com maior gravidade no pé direito. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima até o Hospital Regional. O carro tem placas de São Miguel e a moto é de Descanso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.