ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-01-2019 Quinta-feira

-GUEDES DIZ QUE PREVIDÊNCIA É O PRIMEIRO PILAR DO NOVO GOVERNO

-MOISÉS ASSUME ESTADO COM 700 MILHÕES DE DÍVIDAS EM ATRASO

-PREFEITURA DE SANTA HELENA ENCAMINHA LICITAÇÕES PARA DIVERSOS SETORES

-SECRETARIA DE SAÚDE DOBRA NÚMERO DE ATENDIMENTOS A POPULAÇÃO

-COMILP REGISTRA AUMENTO CONSIDERAVEL NO FATURAMENTO EM 2018

-ESCOLA DE TUNÁPOLIS ORGANIZA INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES PARA ALEMANHA

-INFRAÇÕES POR EXCESSO DE VELOCIDADE CHAMAM ATENÇÃO NA OPERAÇÃO RÉVEILLON

-BOMBEIROS FAZEM BUSCAS POR AGRICULTOR DESAPARECIDO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O número de mortos no desabamento de um prédio residencial no leste da Rússia, subiu para 37, segundo em balanço divulgado nesta quinta-feira. Seis sobreviventes foram encontrados sob os escombros. O desabamento parcial ocorreu após explosão provocada por vazamento de gás. Trinta e cinco apartamentos ficaram destruídos no edifício de nove andares construído em 1973, na época da União Soviética.


Os serviços de salvamento marítimo espanhóis resgataram 401 migrantes que tentavam cruzar o mar Mediterrâneo a partir da África nos dois primeiros dias do novo ano. A notícia chega poucos dias depois de que o navio de uma organização humanitária com 311 migrantes socorridos em frente à costa líbia desembarcou na Espanha. O país se tornou em 2018 a principal porta de entrada da Europa para os migrantes que cruzam o Mediterrâneo a partir da costa do norte da África, ultrapassando a Grécia e a Itália.


Em reunião com líderes democratas na Casa Branca nesta quarta-feira, DONALD TRUMP permaneceu inflexível em relação à exigência de construir um muro na fronteira com o México. De acordo com a agência AFP, o governo continua parcialmente paralisado enquanto o presidente não consegue obter a verba para construir o muro. Na véspera da inauguração do novo Congresso, que começa suas sessões nesta quinta-feira, as negociações sobre a lei de orçamento ficaram estagnadas e nenhum dos grupos cedeu.


O novo secretário da Receita Federal, MARCOS CINTRA, afirmou nesta quarta-feira que o governo JAIR BOLSONARO estuda criar uma alíquota adicional do Imposto de Renda para quem tiver alta renda. Pela tabela do imposto atualmente em vigor, estão isentos do imposto os contribuintes que recebem até mil 903 reais por mês, descontada a contribuição previdenciária. A partir desse valor, as retenções são calculadas com base em alíquotas de que vão de sete e meio até 27 vírgula cinco por cento. A maior alíquota é a mesma para os rendimentos acima de quatro mil 664 reais. CINTRA disse que o governo pretende criar uma alíquota adicional para altas rendas, mas ainda não detalhou a proposta.


O presidente JAIR BOLSONARO realizou na manhã de hoje a primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto. O conselho de governo é formado pelo presidente, o vice-presidente, general HAMILTON MOURÃO, os 22 ministros de Estado e o chefe de gabinete da Presidência. À tarde, BOLSONARO recebe o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro ROBERTO AZEVÊDO. O novo presidente da Petrobras, ROBERTO CASTELLO BRANCO, toma posse nesta quinta-feira. Indicado pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, CASTELLO BRANCO teve nome aprovado pelo conselho de administração da estatal no dia 22 de dezembro.


O novo ministro da Economia, PAULO GUEDES, assumiu o cargo oficialmente nesta quarta-feira em uma cerimônia em Brasília. No discurso, disse que a Previdência Social, as privatizações e a simplificação de tributos são os "pilares da nova gestão". Ele disse que o primeiro pilar é a reforma da previdência, o segundo são as privatizações aceleradas e, o terceiro pilar é a simplificação, redução e eliminação de impostos. GUEDES disse ainda que o Brasil foi corrompido e parou de crescer por excesso de gastos.



O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Itajaí apresentou nesta quarta-feira ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina um pedido de impugnação do mandato da deputada estadual eleita ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. O PT afirma que ela cometeu abuso de poder econômico com base na prestação de contas feita pela candidata, que foi reprovada pela Justiça Eleitoral. As contas de ANA CAROLINE foram rejeitadas. Os problemas dizem respeito a seis despesas eleitorais que somam 962 e à transferência de 589 reais para a conta pessoal da candidata. O advogado da deputada, AUGUSTO WANDERLINDE disse que a ação não tem fundamento e deve ser rejeitada pelo TRE.


A primeira decisão administrativa assinada por CARLOS MOISÉS DA SILVA com a caneta de governador do Estado coloca fim às 20 Agências de Desenvolvimento Regional ainda não extintas do governo. O decreto deve ser publicado nesta quinta-feira e até abril todas as unidades deverão estar desativadas. Também ontem, os números da dívida do Estado e projeções de receitas foram detalhados pela nova gestão. O quadro apresentado aponta uma herança de 700 milhões de contas em atraso, além de uma estimativa de déficit orçamentário de dois bilhões e meio de reais para 2019. Já o comprometimento com empréstimos de curto e médio prazo é estimado em 20 bilhões e 800 milhões de reais, enquanto o passivo total é de 37 bilhões.


O primeiro Diário Oficial do Estado do governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA trará parte das exonerações de comissionados prometida pelo militar aposentado durante a campanha. Segundo ele, ao todo serão 922 cortes de cargos de confiança e funções gratificadas. Não foi divulgado o número de demissões que vão ser feitas nesta semana, mas algumas secretarias confirmam a saída de servidores. A economia com os cortes dos 922 cargos será de 89 milhões de reais. Elas vão ser feitas aos poucos, segundo MOISÉS. A orientação é que haja aproveitamento dos funcionários quando for possível.


-PREFEITURA DE SANTA HELENA ENCAMINHA LICITAÇÕES PARA DIVERSOS SETORES

-SECRETARIA DE SAÚDE DOBRA NÚMERO DE ATENDIMENTOS A POPULAÇÃO

-COMILP REGISTRA AUMENTO CONSIDERAVEL NO FATURAMENTO EM 2018

-ESCOLA DE TUNÁPOLIS ORGANIZA INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES PARA ALEMANHA


Secretaria de agricultura de Tunápolis entrega fichas para atendimento dos agricultores. Conforme o secretário de agricultura, PEDRO BAUMGRATZ, o processo de entrega das fichas para atendimento veterinário e inseminação artificial, teve início em dezembro do ano passado. Ele informa que até o momento foram retiradas cerca de oito mil fichas. Cada propriedade rural tem direito a 15 fichas para atendimento veterinário. Já para inseminação o numero é de duas fichas por vaca ou novilha acima de 12 meses, limitado a 120 fichas por propriedade. O processo é importante para controle do município na questão de inadimplência. Ele pede aos agricultores para participarem do programa e também para fazer a prestação de contas do bloco de produtor rural.


Epagri de Iporã do Oeste mantém atendimento com equipe reduzida em janeiro. O extensionista PAULO HOFSTETTER destaca que os três funcionários do escritório do município se revezam nas férias para garantir que o atendimento não seja interrompido. Ele destaca que a alteração pode ocorrer no final do mês, quando a agente administrativa estará de férias e o extensionista pode estar em atendimento a campo em certo período do dia. No momento está de férias o extensionista ALISON. PAULO HOFSTETTER lembra que a Epagri local também tem o apoio dos escritórios dos outros municípios ou da regional de SMOeste caso o agricultor necessite. O extensionista ressalta que no momento os programas estão parados. Para 2019, ele comenta que o foco será novamente as ações voltadas a atividade leiteira, com dias de campo, visitas técnicas e palestras.


Secretaria de agricultura de Iporã do Oeste investe cerca de um milhão de reais em subsídios no ano de 2018. Conforme o secretário de agricultura, HENRIQUE KICKOW, além dos programas já em andamento, a administração estuda a disponibilidade de novos incentivos para o setor em 2019. Segundo KICKOW, um dos destaques em 2018 foi o programa de melhoramento genético, que atende cerca de 900 propriedades produtoras de leite. O secretário explica que pelo programa os agricultores recebem um subsídio financeiro da prefeitura, conforme o número de animais na propriedade, para a compra de sêmen de empresas particulares. Em torno de 300 agricultores foram contemplados com o subsídio para compra de sêmen particular, e 650 produtores utilizaram o sêmen fornecido pela prefeitura e adquirido por licitação. HENRIQUE KICKOW chama atenção para o aumento no número de agricultores que passou a adquirir o sêmen particular, que passou de 100 em 2017 para 300 produtores em 2018.


Outro programa que teve adesão expressiva em 2018 foi o programa de hora máquina, com 500 produtores atendidos. O secretário de agricultura destaca que o produtor recebe um incentivo por hora máquina trabalhada na propriedade, até o limite de 450 reais. HENRIQUE KICKOW cita também o investimento de 100 mil reais no programa de incentivo a novas construções, que beneficiou quase 60 agricultores. No ano passado iniciou também o programa de certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose. O secretário comenta que a expectativa era atender 100 propriedades, mas devido a falta de tuberculina que ocasionou a parada temporária do programa somente 25 produtores foram atendidos. KICKOW cita ainda a recolha de animais mortos nas propriedades, com destaque para a recolha de suínos, que somou quase 600 carcaças recolhidas de junho até dezembro, e mais 385 carcaças de bovinos. O agricultor paga apenas 30% do valor para a recolha dos animais.


Nas atividades agrícolas, Iporã do Oeste registrou uma queda no número de produtores de leite. HENRIQUE KICKOW ressalta que em 2018 houve uma redução de cerca de 5% no número de produtores, mas em compensação, ocorreu um aumento na produção. O ano fechou com um aumento de cerca de dois milhões de litros de leite. O secretário enfatiza que para a avicultura o ano foi estável, mas devido aos investimentos que o setor realizou no ano passado, a expectativa é que neste ano a produção aumente. Na suinocultura, KICKOW enfatiza que a previsão é de um pequeno aumento na produção, de 1 a 2%. O secretário lembra que em janeiro o veterinário e o agrônomo do setor estarão de férias, e o restante do atendimento será normal.


Prefeitura de Tunápolis formaliza aquisição de área de terra para construção da nova creche. O prefeito RENATO PAULATA explica que a área, de seis mil e 300 metros quadrados, está localizada próxima ao centro da cidade e do ginásio municipal. O investimento na compra foi de 325 mil reais, recursos próprios. Ele comenta que o engenheiro da prefeitura já iniciou o projeto para que ao longo do ano a obra tenha início. O prefeito afirma que o objetivo é concluir a escola ainda este ano, ou no começo do próximo ano. RENATO PAULATA ressalta que atualmente as crianças em idade para serem atendidas na educação infantil frequentam a creche da cidade, no espaço da antiga escola Cenecista que foi adaptado. Ele avalia necessário a construção de um espaço específico para atender as crianças. Parte do investimento será com recursos da prefeitura, e o restante está sendo buscado por emenda parlamentar ou ministério da educação.


Secretaria de saúde de Iporã do Oeste dobra número de atendimentos prestados a população em 2018. Conforme o secretário de saúde, MAURO BARELLA, durante o ano passado foram realizadas 440 ressonâncias, investimento superior a 118 mil reais. Foram ainda 115 contrastes de ressonâncias investimento de 10 mil reais, 361 tomografias com investimento de 60 mil reais, mil 322 ultrassonografias investimento de quase 50 mil reais, 157 endoscopias com investimento de mais de 20 mil reais, zerando a fila de espera neste procedimento e 152 colonoscopias, investimento de 45 mil reais. Desde a implantação dos mutirões de cirurgia, já foram realizadas 385 cirurgias de catarata e 36 de pterígio. Como o governo do estado banca mil e 43 reais de cada cirurgia, BARELLA cita uma economia de mais de um milhão de reais em recursos que a população deixa de gastar com os atendimentos.


O secretário de saúde cita também a realização de 170 cirurgias eletivas com recursos próprios. Foram cirurgias de vesícula, útero, hérnia, nódulo mamário e ovário, com investimento de 270 mil reais. MAURO BARELLA destaca ainda a realização de partos no hospital, a realização de 147 cirurgias de ortopedia, 31 cirurgias de otorino, além das consultas de média e alta complexidade. Foram transportados mais de 10 mil pacientes para outros centros, mais de 14 mil pacientes foram atendidas desde o ano passado, e há pouco mais de duas mil pessoas na fila de espera. O secretário ressalta que em cirurgias, exames e consultas de média e alta complexidade o investimento foi superior a um milhão e 300 mil reais, com recursos próprios e de emendas. O investimento total na saúde representa 19% do orçamento total do município. Ainda para o plantão do hospital, o município repassou mais de 795 mil reais. O total de repasses para o hospital é superior a um milhão 167 mil reais.


Prefeitura de Santa Helena encaminha licitações para diversos setores do município. De acordo com o prefeito, LUIZ GLUITZ, os processos licitatórios ocorrem nos últimos dias. O prefeito cita que já foram concluídas as licitações, e definidas as empresas vencedoras para o fornecimento de combustível, do material para reforma e pintura da escola e dos equipamentos necessários para o poço artesiano perfurado próximo a estação de tratamento de água. LUIZ GLUITZ destaca que está aberta a licitação para o programa de inseminação artificial, já foi licitada e homologada a aquisição de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba com recursos de emendas dos deputados MARCO TEBALDI e ESPERIDIÃO AMIN.


A administração também já lançou, e aguarda a abertura da licitação do material escolar e do sêmen. O prefeito LUIZ GLUITZ destaca que estão sendo preparadas ainda as licitações para adequação da cozinha, banheiros, portão e churrasqueira do IRESCH e a cobertura da rua em frente ao jardim e pré-escolar. Aproveitando o período de recesso, o prefeito ressalta que serão feitas melhorias nas escolas. GLUITZ afirma que o fechamento das contas no final de ano ocorreu de forma tranquila, devido a redução de gastos que já ocorreu em todos os setores nos últimos meses. Ele lembra que o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos servidores ocorreu ainda em novembro, e o restante antes do Natal. O prefeito enfatiza que em fevereiro e março os servidores estarão adisposição para auxiliar na oitava Extenoleite, e por isso, em janeiro a maioria deles está de férias.


Apesar do ano difícil para o setor leiteiro, Comilp de Tunápolis registra crescimento no faturamento em 2018. O presidente da Cooperativa da Micro Bacia do Lageado Perau, IRINEU STUELP, afirma que 2018 foi um ano de muito trabalho, mas com avaliação geral positiva. Ele cita que foram comercializados durante o ano passado três milhões e 300 mil litros de leite e 190 toneladas de derivados foram produzidos, entre queijo e bebida láctea. O presidente destaca que a agropecuária teve um faturamento de 600 mil reais, valor baixo, mas considerado expressivo para a cooperativa de pequenos agricultores. O faturamento geral da Comilp fechou em cerca de seis milhões de reais. IRINEU STUELPenfatiza que a cooperativa teve um crescimento de 35% no faturamento em 2018, em comparação ao faturamento de 2017.


O presidente enaltece a dificuldade que a cooperativa enfrente na manutenção dos sócios. Atualmente a Comilp conta com 86 famílias associadas. IRINEU STUELP explica que esse número oscila bastante porque alguns produtores mudam de empresa conforme a variação no preço pago pelo litro do leite. Ele comenta que a maioria dos produtores leva em conta a variação no preço de uma empresa para outra, e não a vantagem que a cooperativa oferece. A cooperativa possui 10 funcionários diretos, e mais 15 indiretos, entre vendedores, entregadores, leiteiros e responsável técnica. O presidente da Comilp cita ainda um investimento de 130 mil reais em melhorias na cooperativa durante o ano. Para 2019, STUELP afirma que a projeção é lançar novos produtos e ampliar o espaço físico para estocagem, com investimento previsto de 100 mil reais.


O presidente da Coopasa de Santa Helena também cita a dificuldade que o ano representou ao setor leiteiro. Conforme o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Santa Helena, Coopasa, CLAIRTON WALCARENGE, a principal atividade dos produtores associados é a produção de leite, repassada a laticínios da região. Atualmente 50 produtores se dedicam a atividade do leite. WALCARENGE destaca que com uma quantia maior de leite é facilitada a negociação com as indústrias, mas o momento é de dificuldade porque o valor pago pelo litro não tem sido suficiente para cobrir o custo de produção. O presidente destaca que a cooperativa também disponibiliza aos seus associados e demais interessados, de um mercado e uma agropecuária com a venda de medicamentos e insumos a um valor reduzido. CLAIRTON WALCARENGE enfatiza que a cooperativa não possui sede própria, e atualmente paga aluguel.


Escola Balduíno Rambo de Tunápolis organiza intercâmbio dos estudantes para a Alemanha. 13 estudantes e duas professoras da escola da cidade de AHAUS, região norte da Alemanha, estiveram em Tunápolis no final de setembro e mês de outubro, onde permaneceram na casa de famílias do município por 24 dias. Conforme o assessor de direção, VIANEI HAMERSCHMITT, agora a escola se organiza para retribuir a viagem, que será no final deste mês. Ele comenta que o grupo está com uma expectativa muito grande, e além da organização das malas e do passaporte, o desafio é o domínio do idioma alemão, a preparação de apresentações culturais, e a adaptação as temperaturas mais baixas, já que a viagem para a Europa será no período em que é comum a neve. Desde o ano passado estudantes dos dois países já mantêm contato e trocam experiência pelas redes sociais.


A delegação de Tunápolis será composta por 14 estudantes e dois professores. VIANEI HAMERSCHMITT comenta que o objetivo do intercâmbio é fortalecer a integração cultural, estudantil, histórica e de conhecimentos entre estudantes dos dois países. Ele lembra que a troca de informações também irá permitir a adaptação do processo de ensino aprendizagem da nossa região com base no que for avaliado de positivo na Alemanha. O assessor de direção da escola Balduíno Rambo ressalta que a coordenadora e duas estudantes do curso de pedagogia da UCEFF de Itapiranga acompanham a viagem. O curso de pedagogia pretende fazer uma avaliação da metodologia e da didática utilizada pela escola pública da Alemanha, mas que se difere das demais escolas alemãs. Os estudantes viajam no período de 30 de janeiro a 21 de fevereiro. No dia 21 será realizada uma reunião com toda delegação para organização final da viagem.


-INFRAÇÕES POR EXCESSO DE VELOCIDADE CHAMAM ATENÇÃO NA OPERAÇÃO RÉVEILLON

-BOMBEIROS FAZEM BUSCAS POR AGRICULTOR DESAPARECIDO


Colisão deixa motociclista ferido no centro do município. O acidente ocorreu por volta das sete e meia da manhã de hoje na rótula das ruas Getúlio Vargas com a Barão do Triunfo, centro de São Miguel do Oeste. O Pálio, que era conduzido por uma mulher de 41 anos, já estava na rótula quando a motocicleta YBR, pilotada por um homem de 26 anos, subia pela Getúlio e não parou, ocasionando a colisão. Com o impacto, o piloto da moto foi arremessado a alguns metros sobre a via. Ele teve ferimentos pelo corpo, com maior gravidade no pé direito. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez o atendimento e conduziu a vítima ao Hospital Regional. O carro tem placas de São Miguel e a moto é de Descanso. A Polícia Militar foi acionada, fez os levantamentos e controlou o trânsito que devido ao acidente, ficou lento.


Policia Militar de Iporã do Oeste apresenta relatório das ações realizadas em 2018. Durante o ano passado foram confeccionados pela PM, 327 boletins de ocorrência, dos quais, 94 acidentes de trânsito, 15 termos circunstanciados, 80 comunicações de ocorrência policial para a Polícia Civil, 11 prisões de adultos e apreensões de adolescentes. Foram executadas mil 939 programações operacionais como rondas escolares, bancárias, comerciais, residenciais, bailes e festas. No Trânsito foram 351 autuações, 49 veículos removidos ao pátio conveniado, 27 CNHs recolhidas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.


As dez infrações mais autuadas foram ultrapassar pela contramão, conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, recusar o teste ou exame clínico, dirigir veículo sem possuir CNH, deixar o condutor de usar o cinto de segurança, usar no veículo equipamento com som em volume não autorizado, dirigir veículo utilizando telefone celular, desobedecer ordens policiais, dirigir veículo segurando telefone celular e dirigir veículo inadequado. Em 2018 a Polícia Militar de Iporã do Oeste também implantou a Rede de Segurança Escolar a Rede de Segurança Bancária, o CONSEG, promoveu palestra sobre a Arquitetura Contra o Crime e trânsito na melhor idade, além de campanha educativa com distribuição de folders a respeito da preferência nos cruzamentos e visitas residenciais do programa Viagem Segura. O destacamento adquiriu ainda uma Carabina Tática e um etilômetro.


Homem é preso com arma e insumos para munição ao ameaçar mulher em SMOeste. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu um homem por posse ilegal de arma, munição e ameaça por volta das 22 horas no bairro Agostini. De acordo com a PM, uma guarnição foi empenhada para uma ocorrência de disparo de arma de fogo na Rua Pio 18. No local foi encontrada, nos fundos de uma residência, uma espingarda calibre 36 encostada no muro do lado de dentro do pátio. Em buscas no interior da residência foram visualizadas duas bombetas intactas em cima de um fogão e dentro de um baú em um cômodo da casa foram encontrados insumos para recarga de munição. O suspeito recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo e munição, além de ameaça à esposa, que representou contra o agressor e solicitou medidas protetivas de urgência. O material foi apreendido e os envolvidos encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.


Polícia investiga morte de homem na praça e tentativa de homicídio do suspeito do crime. Na manhã desta terça feira um homem foi morto a facadas e o suspeito do crime sofreu tentativa de homicídio no final da tarde. A Polícia busca desvendar se há relação entre os dois casos. No caso do homicídio contra VALDERI DA SILVA, a hipótese é de dois autores. As câmeras de segurança próximas ao local mostram somente o corpo e alguns vultos, mas não é possível identificar os suspeitos. Em relação à tentativa de homicídio contra CLAUDIO LEITE, o Ferrão, que é um dos suspeitos do crime na praça, a polícia ainda não tem suspeitos. O homem já havia sido condenado em 2011, por tentativa de homicídio. Ele estava solto devido a uma saída temporária. Ferrão havia sido preso no início da manhã de ontem, mas foi solto devido à falta de provas de que seria o autor do homicídio. Ele está internado na Policlínica de Pato Branco, na UTI, em estado gravíssimo.


Jovens são detidos por uso irregular de fogos de artifício e posse de maconha. O fato foi registrado na tarde do dia 31, na avenida Gustavo Fetter. A Polícia Militar de Iporã do Oeste realizava rondas quando viu que o passageiro de um veículo arremessou um rojão na frente de um estabelecimento comercial. No local haviam britas que foram arremessadas com a detonação do fogo de artifício colocando em risco a segurança das pessoas. No veículo estavam três homens. Com eles foram encontrados um cigarro de maconha e 105 unidades de explosivos. A PM confeccionou um termo circunstanciado pela posse de drogas e também por deflagrar perigosamente, queimar fogo de artifício em via pública e sem licença. O material foi apreendido, e os jovens foram liberados após assumirem compromisso de comparecer ao Fórum da Comarca. O automóvel também foi removido ao pátio conveniado por irregularidades.


Número de ocorrências reduz, mas infrações de excesso de velocidade chamam atenção na Operação Réveillon. A operação iniciou na sexta-feira, dia 28, e se estendeu até a manhã de ontem. Conforme o comandante da terceira Companhia de Polícia Militar Rodoviária, major EVANDRO VIEIRA, a operação se concentrou principalmente na realização de barreiras policiais, para coibir delitos e infrações de trânsito. Na área da terceira companhia, que abrange os postos de Bom Jesus, Iporã do Oeste e de São Lourenço do Oeste, apesar do feriado contar com um dia a mais, houve uma redução no número total de ocorrências em comparação a Operação Réveillon de 2017/18. No feriado de 2018/19 foram atendidos seis acidentes envolvendo 13 veículos, sendo um acidente com vitimas e 5 sem vitimas. Das pessoas envolvidas, uma pessoa teve ferimentos considerados graves, uma pessoa teve ferimentos considerados leves, e nenhum óbito.


Na operação deste ano foram autuados 661 veículos com o uso do radar móvel por excesso de velocidade. Destes, 153 veículos foram autuados por infrações diversas, dos quais 17 foram recolhidos ao pátio conveniado. Na área de abrangência do posto 12 Iporã do Oeste foram atendidos dois acidentes envolvendo três veículos, sendo um acidente com vitima e um sem vitimas. Foram autuados 246 veículos pelo radar, 45 veículos por infrações diversas, dos quais seis foram recolhidos ao pátio conveniado. Entre as infrações, o major chama atenção para o excesso de velocidade. Imagens mostram veículos transitando a 145km/h, 156km/h e 174km/h. O comandante ressalta que veículos que trafegam em velocidade acima da permitida, e que se envolvem em acidentes, geralmente resultam em ocorrências graves e com vítimas. O major afirma que a fiscalização, para inibir e punir estas infrações, já foi intensificada pela polícia nas rodovias catarinenses.


Bombeiros fazem buscas por agricultor desaparecido no interior de Iporã do Oeste. O agricultor de linha União da Serra, VALDOMIRO FERRO, de 68 anos, está desaparecido desde a manhã de ontem, por volta das 11h, quando foi levar o gado para a pastagem e não retornou para casa. Segundo o irmão do idoso, no local onde ele deixou o gado foi encontrada apenas uma marreta usada para fazer os piquetes. Familiares percorreram os arredores, mas não acharam nenhum pertence. A família não soube informar características da roupa que o agricultor vestia. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e trabalha nas buscas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.