ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 03/01/2019

-GUEDES DIZ QUE PREVIDÊNCIA É O PRIMEIRO PILAR DO NOVO GOVERNO
-MOISÉS ASSUME ESTADO COM 700 MILHÕES DE DÍVIDAS EM ATRASO
-ESCOLAS PASSAM POR OBRAS DURANTE MÊS DE RECESSO
-HOSPITAL FECHA O ANO COM 9 MIL ATENDIMENTOS E CEM NASCIMENTOS
-SAÚDE OFERECE AÇÕES EDUCATIVAS PARA COMBATER DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS
-SEMAE COMPLETA CINCO ANOS EM ABRIL AMPLIANDO ÁREAS DE INVESTIMENTOS
-SALA DO EMPREENDEDOR FORMALIZA 28 NOVAS EMPRESAS
-GUARACIABA TERÁ RUA COBERTA PARA EVENTOS E LAZER
-HOMEM É PRESO COM ARMA E MUNIÇÃO AO AMEAÇAR MULHER
-POLÍCIA INVESTIGA RELAÇÃO EM DOIS CRIMES REGISTRADOS EM CAMPO ERÊ

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial no leste da Rússia, subiu para 37, segundo em balanço divulgado nesta quinta-feira. Seis sobreviventes foram encontrados sob os escombros. O desabamento parcial ocorreu após explosão provocada por vazamento de gás. Trinta e cinco apartamentos ficaram destruídos no edifício de nove andares construído em 1973, na época da União Soviética.

Os serviços de salvamento marítimo espanhóis resgataram 401 migrantes que tentavam cruzar o mar Mediterrâneo a partir da África nos dois primeiros dias do novo ano. A notícia chega poucos dias depois de que o navio de uma organização humanitária com 311 migrantes socorridos em frente à costa líbia desembarcou na Espanha. O país se tornou em 2018 a principal porta de entrada da Europa para os migrantes que cruzam o Mediterrâneo a partir da costa do norte da África, ultrapassando a Grécia e a Itália.

Em reunião com líderes democratas na Casa Branca nesta quarta-feira, DONALD TRUMP permaneceu inflexível em relação à exigência de construir um muro na fronteira com o México. De acordo com a agência AFP, o governo continua parcialmente paralisado enquanto o presidente não consegue obter a verba para construir o muro. Na véspera da inauguração do novo Congresso, que começa suas sessões nesta quinta-feira, as negociações sobre a lei de orçamento ficaram estagnadas e nenhum dos grupos cedeu.

O novo secretário da Receita Federal, MARCOS CINTRA, afirmou nesta quarta-feira que o governo JAIR BOLSONARO estuda criar uma alíquota adicional do Imposto de Renda para quem tiver alta renda. Pela tabela do imposto atualmente em vigor, estão isentos do imposto os contribuintes que recebem até mil 903 reais por mês, descontada a contribuição previdenciária. A partir desse valor, as retenções são calculadas com base em alíquotas de que vão de sete e meio até 27 vírgula cinco por cento. A maior alíquota é a mesma para os rendimentos acima de quatro mil 664 reais. CINTRA disse que o governo pretende criar uma alíquota adicional para altas rendas, mas ainda não detalhou a proposta.

O presidente JAIR BOLSONARO realizou na manhã de hoje a primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto. O conselho de governo é formado pelo presidente, o vice-presidente, general HAMILTON MOURÃO, os 22 ministros de Estado e o chefe de gabinete da Presidência. À tarde, BOLSONARO recebe o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro ROBERTO AZEVÊDO. O novo presidente da Petrobras, ROBERTO CASTELLO BRANCO, toma posse nesta quinta-feira. Indicado pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, CASTELLO BRANCO teve nome aprovado pelo conselho de administração da estatal no dia 22 de dezembro.

O novo ministro da Economia, PAULO GUEDES, assumiu o cargo oficialmente nesta quarta-feira em uma cerimônia em Brasília. No discurso, disse que a Previdência Social, as privatizações e a simplificação de tributos são os "pilares da nova gestão". Ele disse que o primeiro pilar é a reforma da previdência, o segundo são as privatizações aceleradas e, o terceiro pilar é a simplificação, redução e eliminação de impostos. GUEDES disse ainda que o Brasil foi corrompido e parou de crescer por excesso de gastos.

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Itajaí apresentou nesta quarta-feira ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina um pedido de impugnação do mandato da deputada estadual eleita ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. O PT afirma que ela cometeu abuso de poder econômico com base na prestação de contas feita pela candidata, que foi reprovada pela Justiça Eleitoral. As contas de ANA CAROLINE foram rejeitadas. Os problemas dizem respeito a seis despesas eleitorais que somam 962 e à transferência de 589 reais para a conta pessoal da candidata. O advogado da deputada, AUGUSTO WANDERLINDE disse que a ação não tem fundamento e deve ser rejeitada pelo TRE.

A primeira decisão administrativa assinada por CARLOS MOISÉS DA SILVA com a caneta de governador do Estado coloca fim às 20 Agências de Desenvolvimento Regional ainda não extintas do governo. O decreto deve ser publicado nesta quinta-feira e até abril todas as unidades deverão estar desativadas. Também ontem, os números da dívida do Estado e projeções de receitas foram detalhados pela nova gestão. O quadro apresentado aponta uma herança de 700 milhões de contas em atraso, além de uma estimativa de déficit orçamentário de dois bilhões e meio de reais para 2019. Já o comprometimento com empréstimos de curto e médio prazo é estimado em 20 bilhões e 800 milhões de reais, enquanto o passivo total é de 37 bilhões.

O primeiro Diário Oficial do Estado do governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA trará parte das exonerações de comissionados prometida pelo militar aposentado durante a campanha. Segundo ele, ao todo serão 922 cortes de cargos de confiança e funções gratificadas. Não foi divulgado o número de demissões que vão ser feitas nesta semana, mas algumas secretarias confirmam a saída de servidores. A economia com os cortes dos 922 cargos será de 89 milhões de reais. Elas vão ser feitas aos poucos, segundo MOISÉS. A orientação é que haja aproveitamento dos funcionários quando for possível.

A educação de SJCedro vem recebendo atenção na qualificação dos professores e melhorias nas escolas. A secretária da pasta, CELIA TOIGO ressalta que todo planejamento é feito com bastante antecedência para garantir qualidade nos cursos de formação para os educadores que atuam nas creches, jardins e nas escolas da rede municipal. Os motoristas, serventes e merendeiras também recebem qualificações de acordo com as funções visando segurança no transporte e alimentar, respectivamente. Ela destaca que os trabalhos visam organizar os conteúdos e atividades do dia a dia, inclusive nas três creches com ações de acordo com a idade, mas feitas de forma sequencial e organizada para melhorar o aproveitamento. A secretária cita também as manutenções constantes em pisos, telhados, áreas de lazer, dedetização e reforma dos prédios para dar qualidade, e segurança aos alunos e funcionários. A obra mais recente é a construção da cozinha e refeitórios novos do Cemeg que ficarão prontos nos próximos meses. CELIA ressaltou ainda as atividades do setor cultural que movimentaram 60 eventos no aniversário do município, além de envolver entidades, ONGs e grupos em outras ações como a semana cultural do final do ano.

Hospital já conseguiu quitar cerca de 500 mil reais em dívidas. A administradora, ALINE WARTHA lembra que essas dívidas eram a maior dificuldade da instituição que enfrentava problemas financeiros que estão sendo reduzidos. Ela revela que no último ano foram pagos cerca de 500 mil reais em antigos financiamentos bancários por meio de lucro de eventos, rifas, doações de comunidade que realizam eventos beneficentes e convênios. Além dos repasses mensais das prefeituras de SJCedro e Princesa o hospital ampliou as receitas com novos serviços e exames. Também houve convênio com secretarias de saúde de outros municípios para alguns procedimentos de cirurgias, mamografias, raio x, entre outros. A administradora estima que até o final do ano o hospital consiga encerrar o exercício sem dívidas SONORA 1. O valor remanescente é de 375 mil reais. ALINE lembra que as doações de alimentos, produtos de limpeza e forros de cama também são bem vindos.

Hospital de SJCedro fecha o ano com quase 300 cirurgias. A administradora ALINE WATHA revela que foram 291 cirurgias em parceria com prefeituras e médicos especialistas. A maior parte foram de otorrinolaringologia e de ortopedia. Ela explica que a projeção é ampliar a quantidade e áreas atendidas, trazendo mais especialidades. No ano passado foram 107 nascimentos sendo algumas cesáreas e também partos normais.Houve 760 internações clinicas. O número de atendimentos no pronto socorro surpreendeu e totalizou 9.081. Ela lembra que o hospital atende pacientes de Cedro e Princesa nas urgências e emergências quando as unidades de saúde estão fechadas.

Idosos participam de palestras sobre prevenção às doenças. A abordagem ocorreu no Centro dos Idosos de Palma Sola com uma palestra alusiva ao combate à AIDS e de outras doenças infecto contagiosas. O foco do encontro foram os grupos de idosos do município. De acordo com a secretária de Saúde, DÉBORA PREVEDELLO ao longo de 2018 o tema foi trabalhado em toda a rede de ensino municipal e estadual, mas, devido aos índices altos de pacientes com idade superior aos 60 anos foi decidido trabalhar o tema com outros públicos. Ela explica que mais de 40 pessoas participaram da palestra com o médico MOISES DUTRA que apresentou uma série de informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, os sintomas e cuidados necessários na prevenção.Na sequência a psicóloga da secretaria abordou a questão das transformações da idade no corpo que impõem limitações. Ele também destacou a importância da prevenção às doenças seguir na terceira idade com exercícios, alimentação saudável e proteção nas relações sexuais.

Saúde de Princesa realiza ações educativas para prevenir as DSTs. A enfermeira, IRENE BOTEGA percebe que as doenças sexualmente transmissíveis preocupam com destaque para a Aids cujos índices continuam crescendo no Estado. Neste ano o acréscimo foi de 40 por cento entre os jovens. Ela lembra que desde 2014 os dados de novos pacientes diagnósticos precisam ser oficializados e isso pode ter relação com o aumento expressivo. Ainda assim, a enfermeira de Princesa considera que o número é alarmante devido a conscientização sempre feita em escolas e campanhas SONORA 2. IRENElembra que existem mais onze doenças como sífilis, gonorreia, hepatites que também registram vários casos na região. Ela comenta que Princesa possui casos de pacientes soropositivos jovens, adultos e idosos que são acompanhados pelo ambulatório de SMOeste. Lembra que existe todo suporte de medicamentos para que essas pessoas. A enfermeira esclarece ainda que nem todas as pessoas contaminadas com HIV desenvolvem a AIDS, mas, ainda assim transmitem o vírus.

Confecção da silagem atende várias propriedades de Guarujá do Sul nesta semana. A secretária da pasta, JANICE EBERHARDT lembra que o trabalho começou na semana passada, mas nessa semana existe uma demanda ainda maior também em função do clima estável. Ela explica que grande parte dos produtores está fazendo o serviço por conta própria devido adesão ao bônus. O pagamento, com base das notas emitidas no ano passado, será pago a partir do dia 15 deste mês. Para quem necessitar ao auxílio da secretaria é necessário agendar já que são apenas dois operadores para atender os agricultores que tem direito a até sete horas. A secretária comenta que nessa semana o foco é a região da Linha 13 de Maio.

As consequências positivas do crescimento da exportação de carne suína de Santa Catarina não tiveram reflexos ao longo da cadeia produtiva. O comentário é do presidente da associação dos criadores de suínos, LOZIVANIO DE LORENZI. Ele disse que o ano foi difícil para os suinocultores. Em novembro, o estado embarcou 32 mil e cem toneladas de carne suína, um aumento de 61 por cento em relação ao mesmo mês de 2017. O faturamento com as exportações chegou a 58 milhões de dólares, o que representa 33 por cento de crescimento. O problema, segundo LORENZI é que esses números não chegam até os pequenos produtores da região.

Apesar da exportação da carne suína estar alta, a venda para o exterior não tem reflexos diretos e imediatos no preço do suíno pago ao produtor. A explicação é do presidente da ACCS, LOZIVANIO DE LORENZI. De acordo com ele, o preço do produto é regulado pelo mercado interno e o consumo da carne suína em 2018 deve ser menor do que o 2017. Com isso, a remuneração do produtor está em baixa. Atualmente, o preço é de dois reais e 90 centavos para produtores integrados. Para independentes, o valor é de três e 70. LOZIVANIO disse que os preços ficam abaixo do custo de produção e que o ano foi uma catástrofe para o segmento. O presidenteafirma que o momento ainda é de dificuldade e de preços abaixo da expectativa de quem trabalha na suinocultura.. Ele comenta que a atividade ainda é marcada pela oscilação de preços. Apesar disso, LORENZI relatou que as projeções para 2019 são melhores, especialmente com aumento do valor pago e redução do custo de produção.

Sala do Empreendedor finaliza o ano com 600 atendimentos prestados em SJCedro. O espaço localizado na prefeitura efetuou seus 602 atendimentos e 28 formalizações de microempreendedores individuais.A Sala foi inaugurada em abril através de parceria entre a Administração e Sebrae.A atendente, MAIARA ONGARATTO, explica que os atendimentos realizados são relacionados a informações sobre abertura de empresas, desde o processo de viabilidade, para verificar se o local pretendido para o novo negócio é compatível com as normas da região sobre zoneamento. Também sobre o processo de formalização e encaminhamento da documentação necessária para a empresa iniciar seus serviços de acordo com a regulamentação dos bombeiros, vigilância sanitária e setor de tributação.Além disso, a Sala também disponibiliza a emissão das guias Documento de Arrecadação do Simples Nacional, Declaração Anual de Faturamento, auxílio para emissão de notas fiscais, orientação na parte documental para processos licitatórios.Durante o ano, a Sala do Empreendedor promoveu oficinas com foco em vendas, propaganda, preços e planejamento.

Semae completará cinco anos em 2019 com investimentos em novas áreas. O diretor, JUNIOR KUNZ lembra que em abril de 2014 a prefeitura de SJCedro assumiu o gerenciamento do sistema que passou por problemas inicialmente e na sequência conseguiu reestruturar a distribuição de água. Ele revela que todos os anos existem investimentos na ampliação das redes e nos reservatórios, nas trocas de canos, compra de estoque de produtos e em obras. Também em sistemas como a telemetria para monitorar a capacitação, tratamento e a distribuição. Em 2018 o destaque foi para expansão do serviço na zona rural em comunidades com problemas históricos de abastecimento de água SONORA 3. Em seguida foi iniciado o sistema na Linha São Roque e proximidades que se arrasta desde 1983. O diretor afirma que nesse ano em que o Semae completa cinco anos o serviço também vai expandir para mais áreas como questão do lixo. A partir de fevereiro a cobrança da taxa da coleta será dividida em 12 prestações e será feita junto com a tarifa da água. KUNZ menciona ainda 5 milhões de reais no programa avançar mais cidades para ampliar o abastecimento de água e inicia parte da obra do saneamento básico

As eleições dos últimos presidentes por unanimidade mostram a coerência e respeito entre os vereadores de Anchieta. A opinião é de MARIO SIGNOR que esteve na presidência durante o ano passado. Ele, assim como a nova presidente, MARIA HELENA TRENTIN, foi eleito por unanimidade de votos dos colegas. Ele explica que a situação chega a gerar dúvidas e especulações dos moradores que pensam que devido as duas bancadas os votos devessem ficar divididos como ocorrem em outros legislativos. MÁRIO justifica que a oposição tem maioria e um acordo que oportuniza que quatro deles exerçam o cargo, um ao ano de mandato. Mas, ele atribui a votação expressiva aos trabalhos e respeito entre todos os demais vereadores que, mesmo do outro grupo, confiam nas pessoas que colocam os nomes a disposição.

Câmara de Vereadores de Princesa devolve mais de 210 mil reais para o Executivo. De acordo com o líder do governo na Casa, LUCAS THEISEN, ao final do ano legislativo, os recursos economizados foram repassados à Administração Municipal. Ele salienta que os mais de 210 mil reais poderão ser utilizados pelo governo em qualquer área de investimento. THEISEN comenta que a Câmara não fez sugestões específicas para a aplicação do valor, mas acredita que o dinheiro deve servir para alavancar obras como a construção da primeira praça ou para o ginásio de esportes.

Apesar das expectativas por mudanças, ano deve ser marcado por incertezas nos novos governos. A declaração é do vereador líder da oposição no legislativo de SJCedro, JOÃO DE ANDRADE. Ele afirma que existe muita expectativa positiva relacionada a mudança no modo de governar, nas estruturas e nos cargos. O vereador comenta que as dúvidas são sobre a busca de recursos pelos municípios, possíveis alterações na distribuição e indicação de emendas, dentre outras questões que devem ficar mais claras nos próximos meses com todos os cargos nomeados. Ela acredita que na câmara de SJCedro os trabalhos comecem a ter mais acompanhamento da comunidade que marcou participação nas últimas sessões do ano.

Reuniões polêmicas marcaram participação do público na câmara de SJCedro. O vereador, CLÓVIS SCALCO lembra que até chegou a ser cogitada a mudança no horário da sessão que ocorreu nas segundas-feiras, as 18 horas, para que mais pessoas pudessem participar. Ele percebe que aos poucos e quando há interesse de certos público a casa de Leis recebe visitantes.Citou várias sessões com presença de empresários, servidores públicos e moradores que puderam expor seus pedidos e cobrar soluções. Do mesmo modo, os funcionários como controladoria interna, servidores do Cras, Semae e tributos puderam esclarecer as dúvidas e seu trabalho aos vereadores e comunidade. SCALCO percebe que vários assuntos polêmicos entraram em pauta como a área destinada para possível construção de uma estação de tratamento de esgoto, alteração do código tributário e problemas com a Unidade Prisional. Ele afirma que esteve seis vezes visitando a cadeia local para buscar informações sobre o funcionamento e auxiliar nas adequações evitando transtornos para os vizinhos.

Guaraciaba terá rua coberta para eventos e lazer da comunidade. A confirmação é da vereadora, LAURA SCALCO. Ela lembra que desde o ano passado busca junto com a bancada do MDB na câmara uma verba para obra junto ao deputado federal, CELSO MALDANER. Ela destaca que a solicitação foi protocolada no Ministério do Turismo para a construção de um espaço coberto nas proximidades da praça e da prefeitura. A vereadora ressalta que a verba é de aproximadamente 345 mil reais para a obra. O local específico será estudado pela administração com base no tamanho, projeto e mobilidade SONORA 4. LAURA acredita que o novo espaço irá fomentar tanto a cultura quanto o lazer em Guaraciaba, uma vez que diversas atividades poderão ser promovidas como feiras, apresentações, mateadas, recreação, dentre outras atividades físicas. O local também deve servir como atração turística. A projeção é que a construção seja licitada em três meses.

Número de ocorrências reduz, mas infrações de excesso de velocidade chamam atenção na Operação Réveillon. A operação iniciou na sexta-feira e se estendeu até a manhã de ontem. Conforme o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, major EVANDRO VIEIRA, a operação se concentrou principalmente na realização de barreiras policiais, para coibir delitos e infrações de trânsito. Na área da terceira companhia, apesar do feriado contar com um dia a mais, houve uma redução no número total de ocorrências em comparação a Operação Réveillon de 201718. No feriado dessa semana foram atendidos seis acidentes envolvendo 13 veículos, sendo um acidente com vitimas e cinco sem vitimas. Das pessoas envolvidas, uma pessoa teve ferimentos considerados graves, uma pessoa teve ferimentos considerados leves, e nenhum óbito.

Na operação deste ano foram autuados 661 veículos com o uso do radar móvel por excesso de velocidade. Destes, 153 foram autuados por infrações diversas, dos quais 17 foram recolhidos ao pátio conveniado. Foram autuados 246 veículos pelo radar, 45 veículos por infrações diversas, dos quais seis foram recolhidos ao pátio conveniado. Entre as infrações, o major chama atenção para o excesso de velocidade. O major EVANDRO VIEIRA comenta que as imagens mostram veículos transitando a 145, 156 e até 174 quilômetros por hora. O comandante ressalta que veículos que trafegam em velocidade acima da permitida, e que se envolvem em acidentes, geralmente resultam em ocorrências graves, ocupantes feridos e óbitos.

Colisão deixa motociclista ferido no centro do município. O acidente ocorreu por volta das sete e meia da manhã de hoje na rótula das ruas Getúlio Vargas com a Barão do Triunfo, em SMOeste. O Pálio, que era conduzido por uma mulher de 41 anos, já estava na rótula quando a motocicleta YBR, que tinha como condutor um homem de 26 anos, subia pela Getúlio e não parou, ocasionando a colisão. Com o impacto, o piloto da moto foi arremessado a alguns metros sobre a via. Ele teve ferimentos pelo corpo, com maior gravidade no pé direito. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez o atendimento e conduziu a vítima até o Hospital Regional. O carro tem placas de São Miguel e a moto é de Descanso. A Polícia Militar foi acionada, fez os levantamentos e controlou o trânsito que devido ao acidente, ficou lento.

Homem é preso com arma e munição ao ameaçar mulher em SMOeste. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu um homem por posse ilegal de arma, munição e ameaça por volta das 22 horas no bairro Agostini. De acordo com a PM, uma guarnição foi empenhada para uma ocorrência de disparo de arma de fogo na Rua Pio XII. No local foi encontrada, nos fundos de uma residência, uma espingarda calibre 36 encostada no muro do lado de dentro do pátio. Em buscas no interior da residência foram visualizadas duas bombetas intactas em cima de um fogão e dentro de um baú em um cômodo da casa foram encontrados insumos para recarga de munição. O suspeito recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo e munição, além de ameaça à esposa, que representou contra o agressor e solicitou medidas protetivas de urgência. O material foi apreendido e os envolvidos encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Polícia investiga morte de homem na praça e tentativa de homicídio do suspeito do crime. Na manhã desta terça feira um homem foi morto a facadas e o suspeito do crime sofreu tentativa de homicídio no final da tarde. A Polícia busca desvendar se há relação entre os dois casos. No caso do homicídio contra VALDERI DA SILVA, a hipótese é de dois autores. As câmeras de segurança próximas ao local mostram somente o corpo e alguns vultos, mas não é possível identificar os suspeitos. Em relação à tentativa de homicídio contra CLAUDIO LEITE, o Ferrão, que é um dos suspeitos do crime na praça, a polícia ainda não tem suspeitos. O homem já havia sido condenado em 2011, por tentativa de homicídio. Ele estava solto devido a uma saída temporária. Ferrão havia sido preso no início da manhã de ontem, mas foi solto devido à falta de provas de que seria o autor do homicídio. Ele está internado na Policlínica de Pato Branco, na UTI, em estado gravíssimo.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.