ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 03/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial no leste da Rússia, subiu para 37, segundo em balanço divulgado nesta quinta-feira. Seis sobreviventes foram encontrados sob os escombros. O desabamento parcial ocorreu após explosão provocada por vazamento de gás. Trinta e cinco apartamentos ficaram destruídos no edifício de nove andares construído em 1973, na época da União Soviética.

Os serviços de salvamento marítimo espanhóis resgataram 401 migrantes que tentavam cruzar o mar Mediterrâneo a partir da África nos dois primeiros dias do novo ano. A notícia chega poucos dias depois de que o navio de uma organização humanitária com 311 migrantes socorridos em frente à costa líbia desembarcou na Espanha. O país se tornou em 2018 a principal porta de entrada da Europa para os migrantes que cruzam o Mediterrâneo a partir da costa do norte da África, ultrapassando a Grécia e a Itália.

Em reunião com líderes democratas na Casa Branca nesta quarta-feira, DONALD TRUMP permaneceu inflexível em relação à exigência de construir um muro na fronteira com o México. De acordo com a agência AFP, o governo continua parcialmente paralisado enquanto o presidente não consegue obter a verba para construir o muro. Na véspera da inauguração do novo Congresso, que começa suas sessões nesta quinta-feira, as negociações sobre a lei de orçamento ficaram estagnadas e nenhum dos grupos cedeu.

O novo secretário da Receita Federal, MARCOS CINTRA, afirmou nesta quarta-feira que o governo JAIR BOLSONARO estuda criar uma alíquota adicional do Imposto de Renda para quem tiver alta renda. Pela tabela do imposto atualmente em vigor, estão isentos do imposto os contribuintes que recebem até mil 903 reais por mês, descontada a contribuição previdenciária. A partir desse valor, as retenções são calculadas com base em alíquotas de que vão de sete e meio até 27 vírgula cinco por cento. A maior alíquota é a mesma para os rendimentos acima de quatro mil 664 reais. CINTRA disse que o governo pretende criar uma alíquota adicional para altas rendas, mas ainda não detalhou a proposta.

O presidente JAIR BOLSONARO realizou na manhã de hoje a primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto. O conselho de governo é formado pelo presidente, o vice-presidente, general HAMILTON MOURÃO, os 22 ministros de Estado e o chefe de gabinete da Presidência. À tarde, BOLSONARO recebe o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro ROBERTO AZEVÊDO. O novo presidente da Petrobras, ROBERTO CASTELLO BRANCO, toma posse nesta quinta-feira. Indicado pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, CASTELLO BRANCO teve nome aprovado pelo conselho de administração da estatal no dia 22 de dezembro.

O novo ministro da Economia, PAULO GUEDES, assumiu o cargo oficialmente nesta quarta-feira em uma cerimônia em Brasília. No discurso, disse que a Previdência Social, as privatizações e a simplificação de tributos são os "pilares da nova gestão". Ele disse que o primeiro pilar é a reforma da previdência, o segundo são as privatizações aceleradas e, o terceiro pilar é a simplificação, redução e eliminação de impostos. GUEDES disse ainda que o Brasil foi corrompido e parou de crescer por excesso de gastos.

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Itajaí apresentou nesta quarta-feira ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina um pedido de impugnação do mandato da deputada estadual eleita ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. O PT afirma que ela cometeu abuso de poder econômico com base na prestação de contas feita pela candidata, que foi reprovada pela Justiça Eleitoral. As contas de ANA CAROLINE foram rejeitadas. Os problemas dizem respeito a seis despesas eleitorais que somam 962 e à transferência de 589 reais para a conta pessoal da candidata. O advogado da deputada, AUGUSTO WANDERLINDE disse que a ação não tem fundamento e deve ser rejeitada pelo TRE.

A primeira decisão administrativa assinada por CARLOS MOISÉS DA SILVA com a caneta de governador do Estado coloca fim às 20 Agências de Desenvolvimento Regional ainda não extintas do governo. O decreto deve ser publicado nesta quinta-feira e até abril todas as unidades deverão estar desativadas. Também ontem, os números da dívida do Estado e projeções de receitas foram detalhados pela nova gestão. O quadro apresentado aponta uma herança de 700 milhões de contas em atraso, além de uma estimativa de déficit orçamentário de dois bilhões e meio de reais para 2019. Já o comprometimento com empréstimos de curto e médio prazo é estimado em 20 bilhões e 800 milhões de reais, enquanto o passivo total é de 37 bilhões.

O primeiro Diário Oficial do Estado do governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA trará parte das exonerações de comissionados prometida pelo militar aposentado durante a campanha. Segundo ele, ao todo serão 922 cortes de cargos de confiança e funções gratificadas. Não foi divulgado o número de demissões que vão ser feitas nesta semana, mas algumas secretarias confirmam a saída de servidores. A economia com os cortes dos 922 cargos será de 89 milhões de reais. Elas vão ser feitas aos poucos, segundo MOISÉS. A orientação é que haja aproveitamento dos funcionários quando for possível.

2018 foi de muito trabalho para todos. Assim o Pastor ROMEUZITO SERAFINI – da Igreja do Evangelho Quadrangular de Campo Erê inicia sua Retrospectiva. Revela que a igreja conseguiu atingir seus objetivos dentro do período, com investimentos internos. Apesar das dificuldades o religioso acredita que o Brasil, como um todo, foi abençoado. Uma das metas da igreja era eleger o membro e agora deputado JAIR MIOTTO, que entra no lugar do presidente da igreja NARCIZO PARIZOTTO. Ele ficou no cargo por 5 mandatos.

Os projetos da Igreja Quadrangular para 2019. De acordo com pastor ROMEUZITO SERAFINI, de Campo Erê, são várias intenções, entre as quais, terminar de asfaltar a rua da igreja. Ele pretende alcançar o objetivo com o empenho do novo deputado estadual JAIR MIOTTO. SERAFINI crê que as pessoas tem que levantar a cabeça e trabalhar na realização de seus projetos pessoais.

Pro menor passou por vários desafios porque não há renda fixa para manter a instituição. A manifestação é da irmã NAIR TENROLLER, que está na coordenação a 30 anos. Por isso é importante o empenho da comunidade, especialmente nas doações e trabalhos voluntários. As conquistas aconteceram no recebimento de verba, alimentos, roupas e materiais para o funcionamento das oficinas. Toda parte superior do telhado foi reformada e as promoções do ano deram resultado.

Perspectivas para o ano são boas. Irmã NAIR TENROLLER informa que todo trabalho é voltado para o público do pro menor, que vai de 6 a 15 anos de idade. As atividades vão ser retomadas quando começarem as aulas, principalmente por causa do transporte escolar. A coordenadora quer novamente o apoio da comunidade. As promoções do ano estão agendadas.

Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste terminou o ano com resultados administrativos e financeiros positivos. Essa é a avaliação de AILSON DA CRUZ. O plantão trabalhou para 6 municípios: São Lourenço, Novo Horizonte, Jupiá, Galvão, Coronel Martins e São Bernardino. Diz que foi feita uma auditoria interna para fazer adequações de recursos na sociedade. Projeto de estruturação vai proporcionar melhoria nos atendimentos.

Verba para compra de equipamentos é um ponto positivo. A declarações é do representante do Hospital da Fundação de São Lourenço AILSON DA CRUZ. Anuncia agora, para 2019, a troca do mamógrafo. O governo repassou valor de 100 mil reais para auxiliar nos custos da instituição. CRUZ revela que ano passado foram realizadas 3 mil e quinhentas internações e 3 mil e 100 cirurgias eletivas em parceria com pato Branco. Só de catarata foram feitas duas mil e quatrocentas operações.

Secretaria de saúde volta aos atendimentos normais. A informação é do secretário da pasta JANIR BACH. Afirma que tiveram em recesso nos dias que antecederam ao ano novo, mas desde ontem a equipe trabalha normal. O secretário afirma que há alguns profissionais em férias, mas que isso não atrapalha os atendimentos.

Município ainda não recebeu profissional do Mais Médicos. JANIR BACH destaca que o município perdeu um médico devido ao fim do contrato do governo federal com Cuba, agora sofrem com as desistências dos profissionais que se inscrevem. O secretário ressalta que estão aguardando novas inscrições. Por enquanto seguem os atendimentos com um médico no município.

Ano inicia com planejamento dos trabalhos. JANIR BACH secretário de saúde de Santa Terezinha do Progresso, ressalta que já tem definidas as ações de rotinas, por exemplo, as campanhas de vacina e prevenções. Salienta que a equipe ainda irá discutir outras atividades para o ano no decorrer das reuniões. O secretário informa também que esse é o ano das conferências municipais de saúde e que o grupo de trabalho vai organizar toda essa parte nos próximos dias.

2018 começou muito bom, mas logo o ano começou a dar pra traz. O comentário é de ARNO PANDOLFO – presidente da Cooperativa Regional Itaipu, de Pinhalzinho. Como pontos negativos ele cita operação carne fraca, greve e dos caminhoneiros e a queda violenta no preço do leite. Ocorreu muitas interferências na cooperativa com as questões envolvendo as integrações de suínos, aves e o leite. Apesar de tudo, PANDOLFOdiz que o ano passado não foi tão ruim para o produtor. A estiagem preocupa, acrescenta ele.

Cooper Itaipu desenvolve 10 atividades e todas se sustentaram. Avaliação é do presidente ARNO PANDOLFO. Anuncia para dia 17 assembleia geral e para 30 e 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro o Itaipu Rural Show. O dirigente acredita em 2019, porque os novos governantes vão dar novo ânimo a população. Ele é a favor das privatizações e finaliza com muito otimismo nas exportações de carne, que estão sendo retomadas.

O ano terminou sem maiores dificuldades. O balanço é de VALENTIM DE MACEDO – presidente da Cooperativa Regional Caslo, de São Lourenço do Oeste. As condições do clima foram normais ano passado, mas agora há carência de chuva. O presidente observa que se chover na medida certa nos próximos dias não haverá quebra importante na safra de grãos.

Expectativa é de um bom ano. VALENTIM DE MACEDO faz questão de dizer que a direção da Cooperativa Regional Caslo tem uma preocupação permanente em melhorar as atividades em todos os setores. Por fim, ele entende que todas as pessoas precisam, acima de tudo, ser otimistas, tanto agricultores, como comerciantes, industriais e prestadores de serviço.

Inscrições para o Campo Demonstrativo Alfa segue até dia 11. A informação é de TIAGO GARLETTO que é o responsável técnico da filial da alfa de Campo Erê. Salienta que nesse ano iniciaram antes os preparativos devido as inscrições. TIAGO afirma que nesse ano o CDA ocorrerá dos dias 22 a 24 de janeiro em Chapecó e que a filial do município estará participando nos dias 22 e 23, no primeiro dia com os produtores de leite e no segundo os agricultores em geral

Expectativa é grande para o CDA 2019. Segundo TIAGO GARLETTO no ano passado não foi realizado, devido as festividades dos 50 anos da Cooperalfa. Para essa edição serão muitas novidades, tanto na área da produção de leite e lavoura, como também das tecnologias que vieram para ajudar o produtor. TIAGO ressalta que os interessados em participar podem se inscrever em casa pela internet, acessando o site da Cooperalfa ou também se dirigir até a filial com os documentos pessoais para a inscrição.

O envolvimento de menores de idade na briga de facão em baile de formatura em Campo Erê. Conforme o conselheiro tutelar ANTÔNIO DE FARIAS, o Conselho não teve que atuar naquela situação. Isso porque os familiares já estavam atuando no caso. No entanto o Conselho poderá ser cientificado mais tarde dos fatos pela delegacia ou pelo fórum. FARIAS explica que quando um menor de 12 anos pratica um ato infracional, tem atuação direta do Conselho. Já, quando se tem mais de 12, o menor tem que dar explicação direto na delegacia.

Diminui o número de ocorrência na operação réveillon. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, que abrange também os postos de Bom Jesus e São Lourenço do Oeste, apesar do feriado contar com um dia a mais, houve uma granderedução no número total de ocorrências relativas ao período de Operação Réveillon de 2018. No feriado foram atendidos 6 acidentes envolvendo 13 veículos, sendo um acidente com vítimas e 5 sem vítimas. Das pessoas envolvidas, 24 não tiveram ferimentos, uma pessoa teve ferimentos considerados graves, uma pessoa teve ferimentos leves e nenhum óbito.

Colisão deixa uma pessoa ferida. O Corpo de Bombeiros atendeu ontem, por volta das 17 horas e 50 minutos, uma colisão entre uma camionete S10 e uma motocicleta SUZUKI. Foi na avenida Getúlio Vargas, centro de Campo Erê. Um homem de 28 anos sofreu escoriações nas pernas, os bombeiros fizeram a limpeza e curativo nos ferimentos.

Polícia segue investigando morte e tentativa de homicídio. A Polícia Civil de Campo Erê continua em diligências para desvendar os crimes ocorridos terça feira. Um homem foi morto a facadas no início da manhã e o suspeito do crime sofreu tentativa de homicídio no final da tarde. A Polícia busca desvendar se há relação entre os dois casos. No caso do homicídio contra Valderi da Silva, estão trabalhando com a hipótese de dois autores. As câmeras de segurança que estão instaladas próximo ao local mostram somente o corpo e alguns vultos. Mas não é possível identificar os suspeitos com as imagens.

Polícia colhe depoimentos com relação à tentativa de homicídio. CLAUDIO LEITE, o Ferrão, foi vítima de disparos de arma de fogo no final da tarde de terça feira. Ele é um dos suspeitos de ter cometido o homicídio no início da manhã daquele mesmo dia. Ferrão já havia sido condenado na Comarca de Campo Erê, em 2011, por tentativa de homicídio. Estava solto devido a uma saída temporária. Ele havia sido preso no início da manhã de terça, mas, segundo informações extraoficiais, ele foi solto devido à falta de provas de que seria o autor do homicídio. Ferrão está internado na Policlínica de Pato Branco, segundo boletim médico da manhã de hoje, ele continua na UTI, em estado gravíssimo.

Homem é morto durante briga generalizada. A briga teria ocorrido em frente a um bar envolvendo cerca de 10 pessoas, em Vitorino. Quando a Polícia Militar chegou encontrou VALDIR VARELA, 42 anos, morto. Outro envolvido foi encaminhado ao Posto de Saúde onde informou que ele foi agredido por várias pessoas, pegou uma barra de ferro e atingiu a primeira pessoa que viu, para se defender. O autor foi encaminhado a UPA em Pato Branco, pois estava com ferimentos na cabeça e posteriormente foi encaminhado para a delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.