ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 02/12/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A agência de medicamentos do Reino Unido anunciou nesta quinta-feira a aprovação de um remédio contra o coronavírus a base de anticorpos monoclonais de longa duração. O laboratório afirma que esse medicamento atua até mesmo contra a nova variante ômicron, que foi identificada na África do Sul. Segundo a agencia, o remédio se mostrou "seguro e eficaz para reduzir os riscos de hospitalização e de morte nas pessoas com Covid de leve a moderada e com risco grave de desenvolver uma forma severa da doença". Outra informação é de que o tratamento atua contra as mutações chave da nova variante ômicron.

Morreu nesta quarta-feira um jovem que estava entre os feridos no assassinato em massa em uma escola de ensino médio na cidade de Oxford, Michigan, nos Estados Unidos, ocorrido um dia antes. Com isso, o número de mortos no massacre sobe para quatro. Além das vítimas fatais, outras oito pessoas ficaram feridas, incluindo um professor, que passa bem. O assassino, um adolescente, está preso. O pai confirmou que comprou a arma utilizada no crime, uma pistola semiautomática. As autoridades agora querem saber a motivação para o massacre.

O ex-presidente da Argentina MAURICIO MACRI virou réu por supostamente ter espionado famílias dos 44 marinheiros mortos do submarino militar ARA San Juan em 2017, quando ocupava o cargo. Na acusação formal, o juiz MARTÍN BAVA disse que MACRI responderá em liberdade, mas estará proibido de deixar a Argentina. É o primeiro processo formal contra o ex-presidente desde que ele deixou o cargo, em 2019. Segundo o juiz, as práticas ilegais remontam às épocas mais obscuras do país. MACRI disse que o processo é uma perseguição política.

A comissão especial da Câmara responsável por analisar a PEC que prevê o cumprimento da pena após condenação em segunda instância adiou nesta quarta-feira, a votação do relatório. Na abertura da reunião, o presidente da comissão, ALIEL MACHADO disse que o adiamento foi um pedido do presidente da Câmara, ARTHUR LIRA. Mesmo sem definir uma data exata, MACHADO garantiu que a proposta será votada na comissão ainda neste ano e disse que a decisão de adiar a análise foi tomada para que o texto seja apreciado com “menos resistência”. A proposta estabelece, por exemplo, um marco temporal. As novas regras, se aprovadas, valeriam apenas para casos posteriores à promulgação do texto.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que prorroga por cinco anos – até o final de 2026 – a isenção IPI, um tributo federal, na compra de carros por taxistas e pessoas com deficiência. Como foi alterado pelos deputados, o texto retornará ao Senado. De acordo com a lei atual, o benefício fiscal se encerra no fim deste ano. Pelo texto, além dos taxistas autônomos, terão direito à isenção "pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental severa ou profunda, e pessoas com transtorno do espectro autista, diretamente ou por intermédio de seu representante legal".

O advogado, ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União ANDRÉ MENDONÇA foi aprovado nesta quarta-feira pelo Senado e será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Ele vai ocupar a vaga de MARCO AURÉLIO MELLO que se aposentou em julho. MENDONÇA foi aprovado em votação secreta no plenário do Senado por 47 votos a 32. Indicado pelo presidente JAIR BOLSONARO, ANDRE MENDONÇA foi sabatinado durante oito horas ontem. Depois da votação no plenário, ele a aprovação é "um salto para os evangélicos", que, segundo afirmou, passarão a ter um representante no Supremo Tribunal Federal.

As mortes causadas pela Aids caíram em Santa Catarina nos últimos cinco anos. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o número de vítimas era de 531 em 2016, e passou para 396, em 2020. Celebrado nesta quarta-feira, o Dia Mundial de Combate à Aids marca a luta pela prevenção contra a doença no Estado. Houve queda também no número de casos de HIV. Foram dois mil 273 diagnósticos em 2016, contra mil 618 no ano passado, o que representa diminuição de 29 por cento. Nos dois casos, a maior redução ocorreu em 2020.

A Secretaria estadual da Educação publicou nesta quarta-feira, o edital para realizar a chamada de mil e 500 profissionais da educação para as escolas da rede estadual de Santa Catarina. São vagas para 396 professores, 329 assistentes de educação, 343 orientadores educacionais, 368 supervisores e 64 administradores escolares. Esta será a sexta chamada do Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual, realizado em 2017. Os novos servidores devem reforçar as escolas a partir do início do ano letivo de 2022, marcado para o dia sete de fevereiro. Os profissionais selecionados poderão escolher fazer a escolha da unidade escolar, dentro da respectiva Coordenadoria Regional de Educação, nos dias 13 e 14 de dezembro.

Santa Catarina tem um saldo positivo de 187 mil 147 postos formais de trabalho em 2021 e chega a 200 mil 882 no acumulado dos últimos 12 meses. Só em outubro, o estado abriu 17 mil 713 vagas, resultado de 120 mil 713 admissões e 103 mil demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados pelo governo federal. Santa Catarina ficou na terceira posição de criação de vagas formais no acumulado do ano, ficando atrás de São Paulo e Minas Gerais. Em outubro, os municípios catarinenses que obtiveram os melhores resultados para o mercado de trabalho foram Florianópolis com saldo de dois mil 492 e Itajaí com mil 256.

SENAR Santa Catarina desenvolve curso com mulheres do campo. Ontem foi à quarta fase da formação que está sendo desenvolvida em Campo Erê, coordenada pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SIMONE CRODA. Num exercício de comercialização, através da feira das mulheres do campo que aconteceu em frente ao Sintraf, foi ensinado empreendedorismo e gestão para as participantes do curso. Na prática, elas aprenderam a planejar as mercadorias, embalar e colocar rótulo para agregar valor e a vender os produtos.

Curso do SENAR é dividido em cinco partes. Cada tema, como explica a instrutora SIMONE CRODA, é abordado num encontro. De acordo com ela, as cinco lições são: diagnóstico da propriedade rural; características empreendedoras, planejamento e custo de produção; indicadores de viabilidade, comercialização; e desenvolvimento pessoal. A formação está sendo feita numa parceria entre SENAR Santa Catarina, Sindicato dos Produtores Rurais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Erê. Conforme SIMONE, a feira faz parte da penúltima fase da formação, que deve ser concluída no dia dez de dezembro.

Projeto escolar para recolha de pilhas e baterias será expandido para todo o município. O engenheiro agrônomo - NELSON TRESOLDI, é um dos idealizadores do programa, que foi começado na escola Emílio Médici de Campo Erê. Ele conta que a primeira ideia foi conscientizar os estudantes da importância da destinação correta das pilhas e baterias, mas, entendendo a importância do assunto, junto com os alunos foi discutida a ampliação para todo o município. Segundo NELSON, é necessário evoluir na maneira de pensar a reciclagem com as gerações de hoje, pensando num futuro melhor.

Projeto de recolha de pilhas e baterias quer implantar 40 pontos de coleta em Campo Erê. Esses locais serão órgãos públicos e empresas, destinando o lixo tóxico recolhido para um ponto central no município, na Secretaria de Saúde. Conforme NELSON TRESOLDI, quando juntar uma quantidade considerável, as pilhas e baterias serão destinadas a uma empresa especializada nesse tipo de material. Segundo ele, o grupo que está planejando essa expansão para o município, formado por alunos, professores, administração e Leo Clube, é o mesmo que faz a coleta do óleo de cozinha para transformar em sabão.

Se descartadas de maneira errada, pilhas e baterias são extremamente tóxicas para o meio ambiente. O engenheiro agrônomo de Campo Erê – NELSON TRESOLDI, salienta que hoje a maior parte desses materiais vai para o lixo comum, ou são descartados em qualquer lugar. Ele explica que, por causa dos produtos que são feitas, as baterias contaminam o solo, ar, água e consequentemente os seres vivos dos ambientes atingidos. Acrescenta que existem muitas dificuldades em conscientizar a população da gravidade do problema, mas trabalha com crianças e adolescentes visando um futuro melhor para as futuras gerações.

2021 está sendo um ano muito difícil para o MPA. GEOVANO DALBELO – coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores em Saltinho, comenta que o grupo tem muitas incertezas para o futuro. Segundo ele, desde 2020 a pandemia tem causado prejuízos e o próprio clima foi prejudicial a agricultura, pois embora agora chova, o solo seca muito rápido. GEOVANO reclama do Governo do Estado, que ao invés de incentivar a proteção de rios e fontes de água, liberou recurso para a perfuração de mais poços artesianos. Com os lençóis freáticos baixos, assim como a umidade na terra, observa que a planta sente muito em poucos dias sem chuva.

Os preços estão altos, mas existem prejuízo na lavoura. O coordenador do MPA, Movimento dos Pequenos Agricultores em Saltinho - GEOVANO DALBELO, explica que o preço pago ao produtor é bom, mas o custo para produzir está muito caro. Segundo ele, é necessário um alto investimento por hectare, e isso não traz segurança ao produtor. Para ele, a solução é encontrar uma maneira de diminuir o custo da produção para que o produto chegue mais barato nos mercados e assim a população consiga comprar mais. O coordenador acrescenta que vai acontecer uma formação organizada pela universidade Fronteira Sul, com os jovens do campo nos dias 18 e 19. O curso chamado Letras e Lutas busca aumentar consciência política dos jovens, diferenciando políticas públicas e planos de governo.

Prefeitura de Campo Erê adota funcionamento em turno único. A decisão da administração começou a valer ontem, como explica o responsável pelos atos oficiais do município - DÁRIO FERLIN. De acordo com ele, o principal objetivo da mudança de horário na prefeitura, é a organização interna da administração. Ele explica que dezembro é o mês de fechamento de contas no poder público, e em janeiro é iniciado o plano de trabalho, abertura de orçamento e também das licitações. Para essa organização de encerramento e início de ano, a prefeitura e suas secretarias vão atender das sete às 13 horas a partir de hoje, até dia 31 de janeiro.



Secretaria de Saúde é exceção ao turno único. Conforme DÁRIO FERLIN – responsável pelos atos oficiais em Campo Erê, os atendimentos na saúde pública seguem o dia todo. A única alteração nas unidades é a divisão de horário em turnos. Pela manhã, entre sete e 13 horas, um grupo de servidores atende no posto do bairro São Francisco, e do meio dia às 18 horas a população que precisar de atendimento deve procurar a unidade do bairro Mello. FERLIN acrescenta que o departamento de agricultura e DMER também entram em turno único, mas com uma equipe de plantão para as necessidades de urgência.

Prefeita avalia educação em 2021. ROZANE MOREIRA diz que está conseguindo executar com sucesso seu plano de governo no setor em Campo Erê. Um dos pontos mais importantes é aumentar o numero de vagas nas creches, inclusive em tempo integral. Ela assegura que foram feitos muitos investimentos com melhoramentos nos espaços físicos dos educandários, com reformas e ampliações. ROZANE cita a Turma da Mônica, Anjo da Guarda, Odila Marcolina, Maria Nély, Nilci Sander, e Nossa Senhora de Fátima. A qualidade na merenda escolar aumentou, com aquisição de uma van com refrigeração, para garantir os cuidados com os alimentos.

Os cardápios nas escolas de Campo Erê são bem variados. A prefeita ROZANE MOREIRA faz questão de informar que a merenda é adquirida da agricultura familiar. Entretanto, ela lamenta os prejuízos que a pandemia provocou na educação, com os alunos estudando fora da escola, sem o apoio presencial dos professores. Ela, que é professora de profissão, acredita que vai levar muito tempo para que os prejuízos sejam superados. ROZANE espera que no ano que vem os professores consigam ministrar suas aulas normalmente sem interrupção. Acrescenta que a Secretaria de Educação vai se empenhar para conduzir todas as obras que estão planejadas.

Sete pessoas são presas, suspeitas de integrar quadrilha de desvio de ração para frangos. Sete pessoas foram presas ontem, suspeitas de integrar uma quadrilha que atuava no desvio de ração para frangos. As prisões foram realizadas em Francisco Beltrão, Itapejara D’Oeste e Dois Vizinhos, além de Coronel Martins (cidade em Santa Catarina) durante a operação Rota 566, desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), com o apoio da Polícia Militar. O Gaeco apurou que motoristas de empresas conveniadas para o transporte de ração, com a autorização de seus proprietários, desviavam parte da carga.

O produto desviado era armazenado em uma oficina mecânica para venda posterior a receptadores, que utilizavam a ração – destinada a frangos – na alimentação de criações de gado. Segundo as investigações, o esquema estava ativo há pelo menos um ano. Estima-se que cerca de dez toneladas de ração eram desviados por semana, gerando um prejuízo superior a um milhão de reais. Além das prisões foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e uma pessoa foi afastada da função pública. O grupo é investigado pela prática dos crimes de associação criminosa, apropriação indébita, receptação e corrupção passiva, praticados contra empresas produtoras de rações para frangos e avicultores.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.