ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 02/11/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse, no Mississipi, que o processo de impeachment promovido pelos democratas contra ele está estimulando um maior apoio à sua candidatura nas eleições de 2020. O presidente qualificou o processo de impeachment, liderado pelos democratas na Câmara de Representantes, como "um ataque contra a própria democracia". O republicano é acusado de abusar do cargo por interesses políticos pessoais. TRUMP teria feito um telefonema em que pediu ao presidente da Ucrânia que investigasse o pré-candidato democrata JOE BIDEN e o filho dele, HUNTER BINDEN.

Um total de 146 pessoas sofreram ferimentos nos olhos durante os protestos no Chile, que começaram a ficar violentos em 18 de outubro. Os dados, divulgados nesta sexta-feira, são do Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile, que diz que mil 305 pessoas foram atendidas em hospitais até o dia 31. Segundo a unidade de oftalmologia do Hospital Salvador, ao menos 26 pessoas ficaram cegas devido aos ferimentos sofridos nas manifestações e várias outras correm risco de perder a visão. Na terça-feira, o ministro da Justiça chileno, HERNÁN LARRAÍN, admitiu possíveis violações de direitos humanos por parte de forças de segurança que atuaram nos protestos. Ao menos 20 pessoas morreram.

O chefe da missão da Organização dos Estados Americanos que audita as eleições na Bolívia, ARTURO ESPINOSA, renunciou nesta sexta-feira, após admitir que publicou artigos críticos ao presidente EVO MORALES. Via Twitter, ele explicou que decidiu se retirar da auditoria para não comprometer a imparcialidade dos trabalhos. A missão da OEA iniciou na quinta-feira os trabalhos para verificar os resultados das eleições de 20 de outubro, vencidas por MORALES no primeiro turno. O resultado é rejeitado pela oposição boliviana, que denuncia fraude na apuração, o que levou o governo a aceitar a missão da OEA.

A seguir:

-MARINHA DIZ QUE NAVIO GREGO É SUSPEITO DO

VAZAMENTO DE ÓLEO NO NORDESTE

O Novo anunciou a suspensão temporária da filiação do ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A suspensão valerá até julgamento em definitivo de denúncia apresentada à comissão de ética da legenda. Ele vai a julgamento, segundo o estatuto do Novo, por "risco de dano grave e difícil reparação à imagem e reputação do Novo". A data deste julgamento não foi informada. O partido não deu detalhes sobre a denúncia. Em publicação no Twitter, o deputado estadual CHICÃO BULHÕES disse que a denúncia ocorreu porque o ministro SALLES adotou de condutas divergentes às do Novo na área ambiental, "demitindo profissionais qualificados, desdenhando de dados científicos e revogando políticas públicas sem debate prévio".

O ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, afirmou nesta sexta-feira em entrevista à rádio Jovem Pan que JOÃO AMOÊDO, presidente do partido Novo, ao qual o ministro é filiado, "boicota" quem "não reza" sua cartilha. O Novo anunciou nesta quinta-feira a suspensão temporária da filiação do ministro. SALLES vai a julgamento, segundo o estatuto do Novo, por "risco de dano grave e difícil reparação à imagem e reputação" da legenda". O ministro ressaltou que o partido "tem bons princípios e boas regras no sentido de moralizar a vida partidária", mas que precisa parar "com essa coisa imperial, monocrática, onde a decisão de um só é disfarçada como se fosse uma decisão institucional".

A Marinha brasileira afirmou, neste sábado, que o navio grego investigado pela Polícia Federal é o principal suspeito, entre 30 embarcações, de ter derramado óleo e causado as manchas no litoral do Nordeste. O órgão reforçou que os trabalhos para esclarecer o desastre continuam. Segundo a Polícia Federal, o petroleiro grego se chama BOUBOULINA e foi carregado com um milhão de barris de petróleo cru no Porto de José, na Venezuela, no dia 15 de julho. O navio zarpou no dia 18, com destino à Malásia. Depois de sair da Venezuela e trafegar sempre com seu sistema de localização ativo, o navio passou a oeste da Paraíba em 28 de julho. As investigações do governo brasileiro apontam que a primeira mancha no oceano foi registrada no dia seguinte, a 733 quilômetros da costa da Paraíba.

A seguir:

-GOVERNO DEFINE CIDADES QUE VÃO RECEBER ESCOLAS

CIVICO-MILITARES

Neste domingo, 110 mil 702 pessoas devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio em Santa Catarina. Os candidatos vão responder perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias, além de fazer a redação. Os portões fecham à uma hora da tarde. As provas serão aplicadas em 56 municípios do estado. Ao todo, são 147 locais de prova. Do total de candidatos que farão o Enem em Santa Catarina, dois mil 786 estão presos.

Em dois anos, o Procon de Santa Catarina recebeu mais de três mil reclamações sobre descontos indevidos na aposentadoria de idosos de pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. O Ministério Público do estado investiga a prática e encontrou indícios de estelionato. A Comissão do Direito do Idoso da OAB recomendou as pessoas que notarem descontos indevidos devem procurar a delegacia. O Procon de Criciúma, no Sul do estado, foi um dos que recebeu reclamações. Foram mais de 800 idosos que notaram descontos indevidos. Os casos recebidos pelo Ministério Público foram encaminhados para a polícia investigar.

Além de Biguaçu, já indicada pelo governo do Estado para ter uma escola dentro do modelo cívico-militar do governo federal, outras três cidades vão receber o projeto do Ministério de Educação. A informação foi repassada pelo ministro ABRAHAM WEINTRAUB, nesta sexta-feira, em reunião com os deputados ROGÉRIO PENINHA MENDONÇA e HÉLIO COSTA. Segundo o anúncio, escolas de Itajaí, Chapecó e Palhoça serão as contempladas na primeira etapa do programa. A primeira deve ser uma unidade municipal, enquanto as outras duas são escolas estaduais. O trabalho dos militares internamente será de disciplina. A estrutura escolar continua sendo administrada pelos profissionais da rede de educação, seja ela municipal ou estadual.

- A SEGUIR:

-AGRICULTORES ASSOCIADOS À CASLO CONCLUEM

PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL RURAL.

-POLÍCIA RODOVIÁRIA LANÇA “OPERAÇÃO SALVANDO

VIDAS” PARA REDUZIR ÍNDICES DE ACIDENTES

NA REGIÃO.

Milhões de pessoas aproveitam o dia dois de novembro para visitar túmulos de parentes e amigos. Segundo o padre de Palma Sola ARMANDO MAGALHÃES, no Brasil a data foi oficializada como feriado nacional apenas em 2002, mas a comemoração católica é muito mais antiga. A oração pelos que já morreram é uma prática de várias religiões e que o cristianismo manteve, complementa o religioso.

Documentos e monumentos dos primeiros séculos testemunham a prática entre os cristãos. O padre conta que há túmulos cristãos do século II que trazem orações pelos falecidos ou inscrições como: “que cada amigo que veja isso reze por mim.” O padre explica que a origem de um dia específico para que os católicos se dedicassem especialmente a oração pelos mortos foi iniciativa de Santo Odilo, que era abade de Cluny, na França. Odilo quis que na sua abadia a data de dois de novembro, fosse dedicada a essa intenção.

Foi só no século 13 que o dia dois de novembro foi universalizado para toda igreja. O padre ARMANDO MAGALHÃES diz ainda queo nome oficial da celebração, na igreja católica, é Comemoração dos Fiéis Defuntos. A igreja Ortodoxa e as comunidades católicas do Oriente não celebram no dia dois de novembro, mas em várias ocasiões durante o ano, geralmente no sábado. O padre frisa que todas as comunidades fazem sua celebração para esta data.

Adolescentes recebem dia de beleza. O programa socializar para um futuro melhor do Grupo Jovem Vida de São Loureço do Oeste, oportunizou aos adolescentes atendidos pelo programa, um dia de beleza, com objetivo de proporcionar uma alta estima aos mesmos. De acordo com LEODETE MORAIS integrante do Grupo Jovem Vida, conta a colocou a estrutura de sua empresa e seus serviços à disposição, para oferecer o dia da beleza aos jovens do grupo. SONORA

Dia foi muito gratificante. Esse é o sentimento da integrante do grupo Jovem Vida de São Lourenço. LEODETE conta que os adolescentes receberam cortes, penteados, maquiagem e muita descontração. Para a cabeleireira contribuir com esses jovens em sua alta estima é ajudá-los a entender que vida é maravilhosa e que todos devem ter oportunidades de serem pessoas melhores e seguirem seus sonhos.

Esta foi mais uma ação oportuniza aos adolescentes momentos diferentes em suas vidas. A declaração é de SUZANA BOLZAN. Ela lembra que recentemente eles foram ao cinema em Pato Branco e ficaram maravilhados. Disse ainda que os mesmos participam de várias oficinas no programa, todas voltadas à socialização, ao convívio social, educacional e familiar, contribuindo em suas formações humana, profissional, e acima de tudo para a vida.

Programa Socializar para um Futuro Melhor foi idealizado e lançado pelo Grupo Jovem Vida em 2017. Quem diz é FABIANO BOEIRA, presidente do grupo de São Lourenço do Oeste. Diz que o programa foi criado com o objetivo de apoiar os adolescentes com alguma dificuldade escolar ou de convívio social, educacional e familiar, bem como dar oportunidade aos mesmos de crescerem enquanto seres humanos e parte integrante da sociedade, para que tenham expectativas e garantias de um futuro melhor.

Prefeitura municipal faz aquisição de uma nova escavadeira hidráulica. A informação é de ALAÉRCIO PELENTIR, o TATO – secretário de agricultura de Saltinho. De acordo com ele, a nova máquina é uma Escavadeira Hidráulica modelo 140LC. O valor gasto na compra do equipamento foi de 320 mil reais. O recurso segundo TATO, veio para Saltinho por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal CELSO MALDANER.

Escavadeira Hidráulica vai melhorar a os trabalhos da Secretaria de Agricultura. Avaliação é do responsável pela pasta no município. Segundo ele, a máquina vai beneficiar o melhoramento das estradas com execução de terraplanagens e melhorias na conservação do solo. O Secretário destaca ainda, que com mais essa ferramenta, o trabalho da pasta tem mais qualidade e pode atender mais agricultores.

Agricultores associados à Caslo concluem Programa de Qualidade Total Rural. Iniciado em abril, o programa de Qualidade Total Rural da Cooperativa Agropecuária São Lourenço do Oeste chegou ao fim nesta semana. Segundo o coordenador dos programas de qualidade da Caslo GLEISON DA SILVA, ao longo da formação foram 13 encontros em sala de aula e consultorias técnicas com objetivo de desenvolver a gestão das propriedades rurais. Neste ano a formação envolveu 16 famílias com atuação em setores como suínos, aves, pecuária de leite, corte e lavoura.

Programa tem como finalidade provocar empresários rurais a olharem a propriedade e as atividades como uma empresa. SILVA conta que ao longo da formação o grupo apreendeu e viu a importância de controlar os números. Na prática, isso garante que a gestão seja mais eficiente e garanta, em médio e longo prazo, a manutenção e perenidade da atividade. SILVA diz que como o programa trabalha em cima de números, é um momento em que o empresário rural conhece realmente o negócio e envolve toda a família no processo, já que a proposta incentiva à participação do casal e dos filhos.

Proposta é que o grupo do Programa de Qualidade Total Rural tenha acompanhamento. O coordenador cita que como os técnicos e gerentes de filiais também participaram da formação, a ideia é que haja uma espécie de assessoria. No final, além do diploma, cada família recebeu uma placa, com o brasão da empresa rural. Nela, cada um expressou qual é o foco de atividade da família. A proposta é que a identidade seja fixada na entrada da propriedade.

Polícia Militar Rodoviária lança “Operação Salvando Vidas” para reduzir índices de acidentes na região. O comandante da terceira Companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, capitão DEIBER HEIFLINGER, reuniu na quarta-feira, os comandantes dos postos de Iporã do Oeste, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus e comandantes das guarnições do Tático Ostensivo Rodoviário para analisar os dados referentes aos acidentes de trânsito de 2019, os quais resultaram em óbitos e vítimas graves.

Objetivo é desenvolver atividades focadas na redução destes índices. Segundo o comando, a Polícia Militar Rodoviária tem muito a comemorar por todas as ações que foram desenvolvidas com foco na redução dos acidentes. Na comparação dos índices de 2018, houve uma redução de 29,4% dos números de óbitos em acidentes nas rodovias pertencentes à terceira companhia.

Em 2019 os acidentes representaram 24 óbitos, dez a menos em comparação a 2018. Na análise da Polícia Militar Rodoviária, dos acidentes com vítimas fatais de 2019, um total de 11 óbitos foi decorrente de acidentes com motociclistas que tiveram como causa o excesso de velocidade ou ultrapassagem em local não permitido. Nos demais acidentes em que não se envolveram motocicletas, mas que resultaram em mortes, a principal causa foi o consumo de álcool.

Levando em conta as estatísticas, a Polícia Militar Rodoviária lançou nesta semana a “Operação Salvando Vidas”. O principal objetivo, frisa o comandante é coibir as maiores causas de acidentes que resultaram em acidentes, e consequentemente em óbitos e vítimas, com ações de fiscalização e prevenção.

- A SEGUIR:

-COLISÃO FRONTAL DEIXA MOTOQUEIRO FERIDO.

-MULHER É MORTA A TIROS PELO NAMORADO.

Princípio de incêndio em empresa é controlado pelos bombeiros. Um princípio de incêndio em uma empresa foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, em São Lourenço do Oeste. O local fica no acesso Sul da cidade. De acordo com os bombeiros, um homem estava colocando manta térmica em um telhado de alumínio e isopor, utilizando maçarico, quando o isopor entrou em combustão devido as chamas do equipamento. Os bombeiros usaram cerca de 100 litros de água para o controlar o fogo.

Motociclista fica ferido em colisão no centro. Por volta do meio dia de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito, na Avenida Bandeirantes, Centro de Campo Erê. No local, os socorristas constataram que duas motocicletas colidiram, uma Biz e uma CG 125, ambas as placas de São Bernardino. O condutor da Biz apresentava escoriações num dos braços e hematoma na pelve e região das costas. Após procedimentos foi conduzido para atendimento médico. O outro condutor não se feriu.

A Polícia Militar esteve presente na ocorrência.

Colisão frontal deixa motoqueiro ferido. Por volta das 17 horas e 45 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionado para atendimento de acidente de trânsito. Foi uma colisão frontal entre ônibus e motocicleta, na Rua Coronel Bertaso. Ao chegar ao local, a guarnição deparou-se com um homem, condutor da moto. Ele apresentava ferimento na cabeça com suspeita de TCE e fratura em uma das pernas. Ele ainda estava bastante agitado devido ao trauma na cabeça. Após imobilização, foi levado ao hospital. O local ficou sob os cuidados da Polícia Militar.

Mulher é morta a tiros pelo namorado. Um homicídio fo registrado na manhã de hoje no loteamento Livi, bairro Industrial, em São Lourenço do Oeste. Até o fechamento dessa matéria a Polícia Militar ainda trabalhava na ocorrência e não possível obter mais informações nem a identidade da vítima. Assim que a reportagem ter conhecimento dos fatos, os ouvintes podem acompanhar pelo site da Peperi.

ENCERRAMENTO

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.