ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 02/10/2025

GLOBO EM FOCO – 02/10/25

-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PROJETO QUE AMPLIA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

-ESTUDO APONTA QUE MUNICÍPIOS DE SC TEM MELHOR GESTÃO FISCAL DO PAÍS

-MULHER COM MAIS DE 100 ANOS MORRE EM ITAPIRANGA

-EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO OESTE PROMOVE FEIRA DO LIVRO

-SINDICATO TERÁ SEGUNDA MULHER NA PRESIDÊNCIA

-POLÍCIA INVESTIGA FRAUDE NA VENDA DE COMBUSTÍVEL PARA PREFEITURA

-ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ITAPIRANGA ESTÁ SENDO JULGADO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 27 graus. Neste momento 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.

O número de mortos após o terremoto de magnitude seis vírgula nove por cento que atingiu a região central das Filipinas subiu para 72, informou a agência de defesa civil nesta quinta-feira. Outras 294 pessoas ficaram feridas. O tremor com profundidade de 10 quilômetro atingiu as águas da ilha central de Cebu na terça-feira, danificando linhas de energia, pontes e vários edifícios, incluindo uma igreja com mais de 100 anos. O terremoto foi o mais mortal do país desde pelo menos 2013. As Filipinas ficam no "Anel de Fogo" do Pacífico e sofrem mais de 800 terremotos por ano.

Para tentar fazer com que as pessoas reduzam o tempo em frente às telas, uma cidade do Japão aprovou uma lei que limita uso de dispositivos digitais a duas horas por dia. A lei foi ideia do prefeito de Toyoake, que tem cerca de 68 mil habitantes e fica em subúrbio industrial, e foi aprovada por 12 votos a 7 na Assembleia Municipal na semana passada. Essas duas horas não abrangem o tempo gasto no horário de trabalho e nas escolas. As autoridades não rastrearão o uso de smartphones pelos moradores e não haverá penalidades, segundo autoridades municipais, por exceder a recomendação de duas horas. No entanto, no Japão, há uma forte pressão social para seguir as diretrizes oficiais, e os líderes de Toyoake esperam que os moradores reduzam voluntariamente o uso de dispositivos digitais.

Um decreto de PETE HEGSETH, secretário de Defesa dos Estados Unidos, prevê que militares tenham que seguir parâmetros físicos e exigências profissionais de combate, incluindo limites de circunferência de cintura - caso contrário, podem ser demitidos das Forças Armadas. Em discurso a militares na terça-feira, ele afirmou que é "inaceitável ver generais e almirantes gordos", pressionando pela adoção de padrões mais rígidos sobre a forma física deles. No documento divulgado pelo Pentágono, o secretário reforça que "precisamos de padrões elevados, intransigentes e neutros na questão de gênero, enraizados na eficácia em combate". O decreto afirma que serão realizados dois testes de aptidão física por ano. Além disso, os militares devem realizar treinamento de aptidão física todos os dias de serviço.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um projeto que cria uma hipótese de anulação de decisões individuais do Supremo Tribunal Federal em ações de controle concentrado - aquelas que questionam a constitucionalidade de leis. O texto tramitou de forma conclusiva pelas comissões e agora seguirá diretamente para o Senado, se não for protocolado recurso. Atualmente, os ministros do STF podem conceder decisões liminares de forma individual e suspender trechos de leis e normas que consideram violar a Constituição. O texto continua permitindo essas decisões individuais sem vedações, mas exige que elas sejam submetidas ao plenário na sessão seguinte, sob pena de serem anuladas. Além disso, as decisões individuais, chamadas monocráticas, tomadas em ações de controle concentrado, deverão ser justificadas e ter como base a posição do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre o tema.

O Ministério dos Transportes abre, a partir desta quinta-feira, uma consulta pública que pretende modificar as regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A proposta, segundo a pasta, prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios, como condição para a emissão da CNH. A ideia é retirar a obrigatoriedade de contratação de autoescolas por parte dos candidatos, que poderão escolher contratar instrutores autônomos credenciados. A expectativa do governo é que a flexibilização na formação de novos motoristas reduza o custo da CNH, que atualmente pode ultrapassar três mil e 200 reais. Entre as mudanças propostas, está justamente o fim da exigência de carga horária mínima de 20 horas-aula práticas. O candidato poderá escolher como fará sua preparação, contratando um centro de formação de condutores ou um instrutor autônomo.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais por mês. A votação foi unânime: 493 votos a favor. O texto ainda terá que passar pelo Senado Federal e depois ser sancionado pelo presidente para entrar em vigor. O projeto entrou em pauta esta semana após o presidente da Casa, HUGO MOTTA do Republicanos, afirmar que a Câmara precisava tirar da frente "pautas tóxicas". Relatado pelo deputado ARTHUR LIRA do PP, o projeto foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional em março. O texto prevê isenção de Imposto de Renda para pessoas com renda mensal até cinco mil – ou 60 mil ao ano – e desconto para quem ganha até sete mil 350 reais mensais.

Os municípios de Santa Catarina têm a melhor gestão fiscal do país, mostrou relatório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgado em setembro. O estudo analisou as contas públicas de cinco mil 129 cidades brasileiras e colocou Santa Catarina na liderança nacional, principalmente pela geração própria de receita. Ou seja, os municípios catarinenses têm menor dependência de repasses estaduais e federais e maior capacidade de investir. O estudo da Firjan analisou indicadores como autonomia na geração de receitas, gastos com pessoal, liquidez e capacidade de investimento. A média catarinense ficou em zero vírgula 8787 frente à média nacional de zero virgula 6531. O desempenho do estado ficou, portanto, 34 por cento acima do Brasil.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social já aprovou 316 milhões de reais em crédito com recursos do Plano Brasil Soberano para empresas de Santa Catarina afetadas pelas medidas tarifárias impostas pelo governo dos Estados Unidos. No Estado, desde o dia 18 de setembro, foram protocolados 31 pedidos que totalizam 451 milhões. PABLO FELIPE BITTENCOURT, economista-chefe da Federação das Indústrias de Santa Catarina, explica que os efeitos da medida já estão sendo sentidos no Estado, com diminuição dos pedidos e redução dos embarques por conta da expectativa negativa em relação à aplicação das tarifas. Ao longo dos próximos anos, a Fiesc prevê uma queda no PIB de Santa Catarina em torno de zero virgula três por cento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina divulgou, nesta quarta-feira, as ações de preparação para as eleições de 2026, a um ano do próximo pleito. Em uma coletiva de imprensa para divulgação, o Tribunal ainda lançou uma campanha de combate à desinformação promovida pela entidade. O presidente do TRE-SC, desembargador CARLOS ALBERTO CIVINSKI, destacou que as eleições do próximo ano irão definir os cargos de presidente, governador, deputados estaduais e federais e senadores. Por conta disso, o tempo que o eleitor deve passar na cabine eleitoral é maior, o que aumenta a preocupação com filas. Atualmente, Santa Catarina tem cerca de 8 milhões de habitantes e cinco milhões e 500 mil eleitores, 87 por cento deles já têm a biometria cadastrada.

Morre mulher com 105 anos no interior de Itapiranga. ROMILDA KNAK, residente na comunidade de Aparecida, interior de Itapiranga, faleceu as oito horas e 20 minutos de hoje, no Hospital Sagrada Família. O corpo será velado, a partir das 13 horas de hoje, no Salão Comunitário de Linha Aparecida. Celebração de corpo presente e posterior sepultamento serão amanhã as nove horas, na Igreja e cemitério de Linha Aparecida. ROMILDA KNAK, 105 anos, nasceu em Três Passos, no Rio Grande do Sul, teve seis filhos e residia em linha Aparecida há 44 anos.

A Secretaria de Assistência Social de Itapiranga promoveu na tarde de ontem o terceiro Fórum Municipal da Pessoa Idosa. O evento contou com participação do Instituto Familiar Royer e diversas empresas, que patrocinaram as atividades realizadas. Foram mais de 480 participantes. A programação contou com teatro para os idosos, abordando o direito de envelhecer. Também ocorreu a fala do Presidente do Instituto Familiar Royer e Centro Geriátrico de Itapiranga, ALBANO ROYER. Foi promovido ainda um bingo com brindes. A conclusão do fórum foi com bailinho para os idosos.

A Secretária, SIMONE FELIN, destaca que o município busca o selo de Cidade Amiga da Pessoa Idosa. De acordo com ela, a obtenção irá proporcionar recursos para reinvestimentos em atividades e adequações em espaços públicos. Hoje a prefeitura não recebe recursos para o programa da Terceira Idade. O selo iria facilitar essa busca, especialmente para acessibilidade. SIMONE FELIN cita ainda que são realizadas diversas atividades durante todo o ano. Em outubro, o foco está na Oktobefest dos Idosos, nos dias 21, 22 e 23, na cidade. A programação terá café colonial e música nas três tardes.

O Presidente do Instituto Familiar Royer, ALBANO ROYER, explica que serão mais de 100 leitos, em um projeto moderno, com ampla tecnologia e profissionalismo. A obra foi iniciada há aproximadamente um mês e está na fase de fundação. A projeção é de que em dois anos e meio a obra esteja concluída. Ele comenta que apesar da demora para as licenças, a parte documental está concluída. Serão 40 profissionais atuando no Centro Geriátrico da linha Beleza, sendo quadro completo, com várias especialidades. Será um local de referência para todo o país, com grande modernidade.

O número de imigrantes no Estado de Santa Catarina passou de 11 mil e 600 em 2010 para 72 mil e 800 em 2022. Em 2024, foram mais 15 mil imigrantes chegando. O aumento significativo exige das prefeituras e do Governo do Estado muito cuidado. A Deputada Estadual LUCIANE CARMINATTI, destacou em entrevista à Rádio Itapiranga as principais dificuldades relatadas em contatos com prefeituras. Ela cita que é importante lembrar que muitas indústrias mantém funcionamento pela mão de obra dos estrangeiros e isso deve ser valorizado. LUCIANE avalia que o desafio nas escolas é o mais complexo. Mesmo com programas de recomposição de aprendizagem, a língua é uma barreira que atrasa muito o desenvolvimento dos alunos, que chegam muitas vezes analfabetos. Segundo a Deputada, o desafio é de readequar as estruturas da educação no Estado para solucionar este problema.

A Deputada Estadual comenta ainda que muitas escolas, inclusive de Itapiranga, tiveram problemas com a matrícula de alunos estrangeiros devido à falta de documentação. Segundo LUCIANE CARMINATTI, a direção das escolas possuía medo de efetivar a matrícula e sofrer punições da Secretaria de Estado. A Deputada destaca que foi enviado um ofício para a Secretaria de Educação Estadual cobrando melhoria na comunicação e formação de diretores e gestores das coordenadorias regionais. Segundo LUCIANE, existe uma portaria que permite que alunos sem a documentação completa sejam matriculados, baseando a integração em turmas com testes de classificação e posicionamento por idade. Ela comenta que são muitos relatos de dúvidas neste quesito da legislação.

O Colegiado da Defesa Civil da AMEOSC promoveu nesta semana uma formação sobre a legislação ambiental para podas e cortes de árvores para os agentes da Defesa Civil dos municípios. O evento contou com a participação da AMERIOS. Conforme a Coordenadora do Colegiado e Secretária de Agricultura de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDT, os agentes possuem diversas dúvidas, pois as mudanças na legislação são constantes. Ela comenta que as avaliações de árvores ocorrerem de forma precisa, identificando o risco iminente para a população e para o patrimônio. DIRCELEI considera importante a parceria com o Corpo de Bombeiros, que também vistoriam os locais. Cada situação deve ser analisada com cautela, para não gerar interdições sem motivo, mas manter o local seguro. Segundo DIRCELEI ARENHARDT, as formação são importantes para aperfeiçoar o atendimento à população.

A Secretaria da Educação de São João do Oeste vai promover a Feira do Livro nos dias 30 e 31 de outubro e primeiro de novembro, na Sociedade Aliança. A programação inclui ainda contação de histórias para turmas da educação infantil e séries iniciais, além de roda de conversas com escritores locais. De acordo com o Secretário de Educação de São João do Oeste, EVERTON WEHNER, a comissão interna ainda trabalha para proporcionar atrativos complementares ao público. A Secretaria vai oferecer transporte para as escolas, com objetivo da participação de todos os alunos das redes municipal e estadual da cidade e interior. A Feira do Livro também terá atividades no período noturno, facilitando o acesso ao público de forma geral.

EVERTON WEHNER chama atenção para a meta de incentivar o hábito da leitura especialmente nas crianças. O Secretário da Educação considera que é possível evoluir no uso de livros físicos e a Feira pode contribuir. O Secretário da Educação de São João do Oeste menciona que uso do livro pode substituir o tempo excessivo que as crianças dedicam para as telas. Segundo EVERTON WEHNER, o município já realiza trabalhos com profissionais visando evitar bullying e outras situações de forma online. Já foi estabelecido um cronograma de visitação na biblioteca municipal para mostrar a importância da leitura. A Feira do Livro surge como novo aliado nesta tarefa.

Sindicato terá pela segunda vez uma mulher no comando. Entidade possui 58 anos de atividades com associados em três municípios. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste terá Assembleia Geral Ordinária com eleição, no dia 28 de novembro. O evento será na comunidade de Santa Isabel, no interior de Itapiranga. Conforme o Presidente, NESTOR HAMMERSCHMITT, já encerrou o prazo de inscrição de chapas e também o período de impugnação. A única candidata ao cargo de Presidente do Sindicato é a produtora rural, FRANCIELE SCHNEIDER, da comunidade de Fortaleza, São João do Oeste. Apesar de ter apenas uma chapa concorrendo, terá o processo eleitoral normal, iniciando às oito horas, até às 14 horas.

NESTOR HAMMERSCHMITT destaca que FRANCIELE será a segunda mulher a comandar o sindicato. SIMONE LERHNER, também de São João do oeste já ocupou o cargo. Ele relata que a futura presidente já atuou no sindicato e possui experiencia no movimento de mulheres agricultoras. Ele projeta uma trabalho ´promissor no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. De acordo com HAMMERSCHMITT, as mulheres ganham protagonismo no agronegócio e ocupam papel de liderança nas propriedades agrícolas e também nas entidades. O presidente considera que a atuação feminina tem contribuído para o desenvolvimento do agronegócio.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga vai completar 15 anos na função e afirma que o momento é de mudar de diretoria para manter As lutas pelos direitos do trabalhadores na agricultura familiar. NESTOR HAMMERSCHMITT cita a importância dos associados comparecerem na assembleia do dia 28 de novembro, pois a programação inclui palestras, almoço e debates sobre temas relevantes de interesse dos agricultores. Uma das palestras será com o Gerente Regional da Epagri, SIDINEI SIMON.

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na tarde desta quarta-feira a Operação "Abastecimento Fantasma", com o objetivo de investigar possíveis fraudes em abastecimentos de combustíveis e falsificação de documentos em prejuízo da Administração Pública Municipal de Cunha Porã. A ação policial contou com o trabalho da Delegacia de Polícia de Fronteira de Cunha Porã, com apoio da DIC de Maravilha, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário. As investigações tiveram início a partir de denúncia formalizada pela Prefeitura de Cunha Porã, que identificou requisições de abastecimento adulteradas, falsificação de assinaturas de servidores, divergências em registros e notas fiscais apresentadas para cobrança de abastecimentos que não ocorreram.

Durante a apuração, foram reunidos indícios de que um representante da empresa fornecedora de combustíveis estaria emitindo notas fiscais fraudulentas, com a finalidade de obter pagamentos indevidos de recursos públicos. O cumprimento dos mandados nesta fase da investigação visa apreender requisições de abastecimento, notas fiscais, além de imagens de câmeras de monitoramento que possam comprovar a inexistência dos abastecimentos registrados. A investigação segue em andamento, sob sigilo, com análise de documentos, oitivas de testemunhas e diligências complementares que poderão confirmar a extensão do esquema criminoso e delimitar a responsabilidade dos envolvidos.

Na tarde desta quarta-feira, policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste cumpriram um mandado de prisão temporária expedido pela Vara Criminal da Comarca. De acordo com o delegado CLEVERSON MULLER, o suspeito, aproveitando-se da relação familiar, teria levado a vítima, uma mulher maior de idade, até um local ermo e tentado, mediante violência, manter relação sexual. A vítima conseguiu fugir e evitar o ato. Com base nos indícios colhidos e na necessidade de novas diligências, o delegado responsável pelo caso representou pela prisão temporária, que foi deferida pela Justiça. O homem foi encaminhado ao Presídio Regional de São Miguel do Oeste, e o inquérito policial deverá ser concluído no prazo de até 30 dias.

Na tarde desta quarta-feira, A Polícia Militar apresentou na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste, um adolescente de 17 anos, suspeito de ser o autor da agressão a faca contra um homem de 26 anos, ocorrida no bairro Sagrado Coração. De acordo com o delegado, CLEVERSON MULLER, durante os depoimentos, foram ouvidos os policiais militares envolvidos na ocorrência, além de uma testemunha. O adolescente, acompanhado de advogado, declarou que teria agido em legítima defesa de sua mãe, que, segundo ele, estaria sendo agredida pela vítima. O homem ferido segue internado no Hospital Regional Teresinha Gaio Basso, onde não foi possível ouvir seu depoimento. Devido a gravidade do caso, ao adolescente foi atribuído o ato infracional análogo à tentativa de homicídio. Ele foi apresentado ao Ministério Público, que deverá deliberar sobre as medidas cabíveis.

Iniciou na manhã desta quinta-feira, no auditório da ASSEMIT, o júri de JEDERSON CARVALHO, 32 anos, réu por tentativa de homicídio de ALISSON BARBOSA DOS SANTOS, de 29 anos. O crime ocorreu no dia 17 de dezembro de 2024, no pátio de um posto de combustíveis, na Avenida Uruguai, próximo ao porto da barca, em Itapiranga. Enquanto os funcionários aguardavam para receber brindes de natal, CARVALHO esfaqueou SANTOS. Segundo as testemunhas, haviam desavenças entre os envolvidos. A vítima foi levada por populares ao Hospital de Itapiranga. Devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida pelo Samu para o Hospital Regional. Ele sobreviveu. O autor fugiu para o Rio Grande do Sul e foi preso pela polícia gaúcha, em Tenente Portela. Segundo o Ministério Público, o réu agiu por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.