ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 02/10/2020

GLOBO EM FOCO – 02/10/20

-PRESIDENTE EDITA MP QUE AMPLIA MARGEM DE CONSIGNADO PARA APOSENTADOS

-COMISSÃO VAI VOTAR SEGUNDO IMPEACHMENT DE MOISÉS NO DIA 13

-POLÍCIA AMBIENTAL REALIZA ABERTA OFICIALMENTE OPERAÇÃO PIRACEMA

-GRUPO DE PAIS COBRA A VOLTA AS AULAS EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-VOLUME DE CHUVAS NO TRIMESTRE FICOU ABAIXO DA MÉDIA HISTÓRICA

-IMA ABRE OPORTUNIDADE PARA REGULARIZAÇÃO DE AÇUDES DESTINADOS A PSICULTURA

-JOVEM SOFRE FERIMENTOS EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA SC 163

-HOMEM É PRESO POR AMEAÇA, LESÃO CORPORAL E INCÊNDIO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 41 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


Uma comissão do Senado dos Estados Unidos decidiu por unanimidade convocar os responsáveis do Facebook, Google e Twitter para questioná-los sobre suas medidas contra problemas como desinformação, uso de dados ou fraudes online. Membros da Comissão de Comércio votaram nesta quinta-feira a favor de uma audiência obrigatória com os responsáveis por essas redes sociais. O senador republicano ROGER WICKER, que preside o painel, lamentou que as empresas não tenham aceitado os convites anteriores para "responder abertamente a questões sobre questões tão visíveis e urgentes para o povo americano".


Milhares de migrantes hondurenhos ingressaram nesta quinta-feira em caravana na Guatemala com o objetivo de chegar aos Estados Unidos e escapar da pobreza e violência em seu país. Cerca de três mil pessoas, segundo autoridades migratórias da Guatemala, entraram no país após ultrapassarem um primeiro cerco militar na fronteira. Os migrantes avançaram aos gritos de "Fora, JOH!", referindo-se ao presidente de Honduras, JUAN ORLANDO HERNÁNDEZ, em meio a um grande tumulto. A caravana partiu uma semana após a Guatemala reabrir suas fronteiras, fechadas por seis meses devido à pandemia.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou na madrugada desta sexta-feir que ele e a primeira-dama, MELANIA, tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus e entraram em um período de isolamento. O médico da Casa Branca, SEAN CONLEY, informou que TRUMP "está bem" e "cumprirá suas funções sem interrupções". Ele não especificou quantos dias o casal ficará em quarentena. Médicos e especialistas indicam ao menos 14 dias de isolamento. Uma viagem à Flórida marcada para esta sexta, como parte da campanha de TRUMP à reeleição, foi cancelada.



O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta quinta-feira uma medida provisória que eleva, em cinco pontos percentuais, a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Por ser uma MP, as regras entram em vigor imediatamente e são enviadas à aprovação do Congresso Nacional. Hoje, quem recebe aposentadoria ou pensão pelo INSS pode solicitar empréstimos consignados que comprometam até 35 por cento do valor do benefício, além de outros cinco por cento para usar cartão de crédito na modalidade saque. Com a MP, o limite de comprometimento passará para 40 por cento do benefício, mantidos os cinco por cento para o saque.


O governo encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta que retira um bilhão e 400 milhões do orçamento do Ministério da Educação para este ano. O mesmo texto amplia os recursos dos ministérios de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional para uso até dezembro. A proposta foi enviada ao Legislativo na quarta-feira e faz alterações na Lei Orçamentária Anual que já está sendo executada. Caberá aos deputados e senadores analisarem a proposta. Se o texto passar, o dinheiro deve ser aplicado no programa de integração do Rio São Francisco, na recuperação de bacias hidrográficas, no abastecimento de água em regiões de seca e para a construção e manutenção de estradas, e implementação de trechos ferroviários pelo país.


A Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção cobrou nesta quinta-feira a votação da proposta de emenda à Constituição que restringe o foro privilegiado. O texto mantém o foro privilegiado apenas para os chefes dos três poderes: presidente e vice da República, e presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. A proposta chegou a ser aprovada em uma Comissão Especial em 2018 e aguarda análise pelo plenário da Câmara dos Deputados. Se a PEC for promulgada, as autoridades que hoje tem foro privilegiado passarão a ser processadas e julgadas na primeira instância da Justiça, como qualquer cidadão, caso cometam crimes comuns.



A Universidade Federal de Santa Catarina anunciou que os primeiros resultados da pesquisa que analisa o uso da vacina tríplice viral contra o coronavírus mostraram redução dos sintomas. Cerca de 400 profissionais de saúde voluntários da Grande Florianópolis participaram desta etapa inicial do estudo. Uma parte do grupo recebeu a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola e faz parte do calendário nacional de imunização. O restante tomou uma substância inativa, um placebo. De acordo com a universidade, entre os participantes da pesquisa que foram diagnosticados com a Covid-19, foi observado que entre os vacinados, 83 por cento ficaram assintomáticos e entre os que tomaram placebo, o índice caiu para 50 por cento de profissionais sem sintomas.

A Comissão Especial que analisa o segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS e a vice, DANIELA REINEHR marcou para o dia 13 de outubro a apresentação do relatório e a votação sobre o processo. A data foi definida em reunião da comissão nesta quinta-feira na Alesc. O segundo pedido de impeachment que tramita na Casa envolve a compra dos 200 respiradores por 33 milhões, pagos antecipadamente e sem garantias pelo governo durante a pandemia. O relatório na comissão será de responsabilidade do deputado VALDIR COBALCHINI do MDB. Se for aprovado na comissão no dia 13, o processo será encaminhado para votação no plenário da Alesc, assim como ocorreu no primeiro pedido de impedimento.


O Ministério Público Federal ofereceu a segunda denúncia contra o presidente da Assembleia Legislativa, JULIO GARCIA, dentro da Operação Alcatraz. O documento foi finalizado nesta quinta-feira. Além dele, outras 13 pessoas fazem parte da acusação da força-tarefa do MPF. A denúncia é pelos crimes de corrupção, peculato e fraude em licitação e contrato subsequente, segundo divulgação da procuradoria. Os demais envolvidos seriam operadores financeiros do presidente da Alesc, servidores públicos e empresários. Na denúncia, o MPF pede a devolução de um milhão e cem mil reais, atualizados, que teriam sido desviados em fraudes dos cofres do Estado. Esta é a segunda denúncia contra JULIO GARCIA em um mês dentro da Alcatraz. Na primeira, ele foi alvo da acusação de lavagem de dinheiro. A defesa do parlamentar afirmou que não há nada no inquérito que o comprometa.

Grupo de pais cobra a volta as aulas em São Miguel do Oeste. O movimento teve início na cidade devido a uma ação “Pais pela educação SC” em Florianópolis, também cobrando a volta segura dos alunos nas salas de aula, desde a educação infantil até o ensino médio. Uma das integrantes do grupo de pais que busca a volta as aulas, JOCIELI SCARIOT, reforçou que o grupo incentiva um retorno híbrido, ou seja, aqueles pais que não se sentirem seguros em enviarem os filhos para a escola, podem continuar de forma remota. Toda a mobilização, segundo a integrante não é convencer ninguém sobre o retorno, mas proporcionar aos que acreditam em uma volta segura, essa possibilidade. O próximo passo será a colocação de um Outdoor do movimento, na Waldemar Rangrab e também um manifesto está sendo organizado e que posteriormente será enviado as autoridades.

Falta de chuva das últimas semanas tem reflexos nas principais culturas agrícolas. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Ele afirma que a chuva do final de semana foi importante, mas o problema é que ela não foi uniforme. O gerente comentou que alguns locais registraram 20 milímetros de chuva, mas a maiorias das propriedades teve um volume muito baixo, de menos de cinco milímetros. O gerente da empresa do governo citou que a falta de água neste momento tem impactos importantes para as lavouras de milho e para as áreas de pastagens. A expectativa da Epagri é de que as chuvas aumentem a partir da segunda semana de outubro.

Volume de chuvas no trimestre ficou abaixo da média histórica na região. O comentário é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, a previsão para o mês de outubro é de chuvas entre 180 a 190 milímetros. SIMON destacou que o volume deve ficar um pouco abaixo do ideal, mas ainda dentro de uma quantidade suficiente para os agricultores possam ter uma boa safra de verão. Mesmo assim, a Epagri já está repassando informações aos agricultores sobre seguro agrícola e outras ações voltadas ao aumento da capacidade hídrica e proteção das fontes nas propriedades rurais no Extremo Oeste.

Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar confia na derrubada do veto presidencial ao projeto de socorro aos pequenos agricultores afetados pela pandemia do coronavírus. A afirmação é do coordenador da Fetraf em Santa Catarina, JANDIR SELZLER. O projeto 735 foi aprovado pela câmara e pelo senado no mês passado e prevê uma renda emergencial para os agricultores, um programa de fomento à inclusão produtiva e a prorrogação do pagamento de dívidas. O projeto também trata da destinação dos recursos para a construção de cisternas e outras tecnologias de acesso à água. SELZLER disse que a Fetraf está em contato com os parlamentares para derrubar o veto do presidente e manter o texto aprovado pelo congresso.

Projeto de socorro a agricultura familiar é muito importante para o setor e foi construído durante o período da pandemia do coronavírus. A lembrança é do coordenador da Fetraf em Santa Catarina, JANDIR SELZLER. Ele avalia que o veto do presidente BOLSONARO foi muito prejudicial para a agricultura familiar. Na semana passada, representantes da federação se reuniram com o presidente do Senado e reforçaram o pedido para que os senadores derrubem o veto. O coordenador afirma que a Fetraf levou alimentos e faixas para o Congresso pedindo a apreciação do veto. Durante a audiência com o senador DAVI ALCOLUMBRE, a federação obteve a garantia de que o tema será votado no dia de 14 de outubro no congresso nacional. Para ele, a chance dos deputados e senadores derrubarem o veto é boa. SELZLER salienta que os parlamentares devem ser coerentes neste momento, já que o projeto 735 foi construído em conjunto com deputados, senadores e representantes da agricultura.

Promotora cita demandas de atendimento na comarca de Mondaí. A promotora de Justiça, RENATA BEZERRA MARINHO DE OLIVEIRA, está na comarca de Mondaí desde o final de maio, e é natural do Rio de Janeiro. A promotora já atuou como substituta em comarcas do Oeste, como Chapecó e Xanxere. Ela afirma que apesar da comarca contemplar três municípios pequenos, Mondaí, Iporã do Oeste e Riqueza, a demanda de trabalho é grande. A promotora comenta que o atendimento continua sendo feito pelo telefone, ouvidoria e site do Ministério Público, e casos mais urgentes são atendidos de forma presencial no fórum. A promotora destaca que estão em andamento 150 procedimentos extrajudiciais, entre eles procedimentos administrativos, inquéritos civis e notícias de fato.

Aberta oficialmente Operação Piracema 2020 2021. A Polícia Militar Ambiental realizou nesta quinta-feira, primeiro de outubro, a abertura da Operação Piracema 2020 2021, na bacia hidrográfica do Rio Uruguai. Os atos ocorreram nos municípios de Palmitos e Bocaina do Sul. A Piracema se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2021, período em que a prática da pesca sofre diversas restrições com relação a utilização de determinados materiais, bem como alguns locais, com o objetivo de garantir que as espécies de peixes da bacia possam fazer a desova e repovoação dos rios. Durante este período, as unidades do segundo Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizam ações de fiscalização nos principais rios que formam a bacia hidrográfica do Rio Uruguai. O telefone 190 da Polícia Militar de Santa Catarina está à disposição da população para o atendimento de emergências e denúncias de crimes ambientais.

Após a abertura oficial, foram realizadas operações de fiscalização aquática com a participação de equipes da Polícia Militar Ambiental, da Brigada Militar Ambiental do Rio Grande do Sul, do Serviço Aéreo Policial de Fronteira e da Marinha do Brasil. Já no primeiro dia de fiscalização, em apoio às Polícias Ambientais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a Equipe do SAER Fron flagrou e prendeu dois homens que pescavam de forma irregular na área próxima da casa de máquinas da Usina Foz do Chapecó, local onde a pesca é proibida o ano todo. Os suspeitos tentaram fugir, mas foram capturados e encaminhados, com os materiais de pesca apreendidos, à delegacia de São Carlos.

Produtores de peixes terão prazo de um ano para regularizar açudes. Neste período não haverá multa aos piscicultores. O IMA, Instituto do Meio Ambiente registra grande demanda de licenças para piscicultura, bovinocultura, avicultura, suinocultura, reposição florestal, depósitos de agrotóxicos e reserva legal. Conforme o engenheiro agrônomo, EDGAR DITTMAR, técnico do IMA e responsável pelas análises de licenciamento ambiental, somente a criação de peixe em escala comercial necessita de licenciamento. Ele ressalta que a atividade de psicultura sem licença ambiental está sujeito a multa administrativa. Produtores de peixes estão sendo convidados a regularizar a questão ambiental. DITTMAR destaca que os criadores de peixes que já estão operando sem licença, podem regularizar no prazo de um ano sem multa. Ele ressalta que o licenciamento é exigido apenas em escala comercial que utilizam ração, aerador e outras técnicas profissionais.

Regularização de açudes ocorre de forma online. Para os encaminhamentos é preciso contratar um profissional da área, engenheiro agrônomo ou veterinário que atue com licenciamento ambiental rural. Conforme o técnico do IMA e responsável pelas análises, EDGAR DITTMAR, o processo é feito tudo no sistema digital. Ele cita ainda que os empreendimentos com granjas de suínos geram a maior demanda de serviço na regional de São Miguel do Oeste. Com o setor aquecido, os produtores rurais investem na atividade com ampliações de granjas e novos espaços para destinação de vários seguimentos da suinocultura. DITTMAR destaca ainda que a municipalização das licenças ambientais deu maior agilidade dos processos e permitiu atender a demanda.

Itapiranga possui poucos produtores rurais com pesca comercial. Município tem área comercial alagada de 26 hectares. São 79 viveiros comerciais, porém apenas 10 proprietários. Conforme o técnico em agropecuária, DIEGO ZAMPIVA, entre os piscicultores amadores são 150 hectares de lâmina de água e 500 viveiros de 250 produtores rurais. Ressalta que a produção amadora é apenas de subintendência. Os municípios do Extremo Oeste possuem licenciamento municipalizado em convênio com o estado por meio do Conder.

APAE de Itapiranga realiza venda de chopp para arrecadação de recursos. A pandemia impediu a realização de vários eventos beneficentes e comprometeu as receitas da escola especial Irene Scheroeder. A ação beneficente iniciou na manhã de hoje, na Rua do Comércio, no centro da cidade. Conforme o fisioterapeuta da APAE e um dos organizadores, RICARDO BORGES, a cervejaria Lassberg disponibilizou 100 litros de chopp com faturamento 100 por cento destinado para a APAE. O que for comercializado além deste valor será destinado um percentual para a escola especial.

APAE realiza sorteio de cestas de produtos locais. Doações incluem diversos produtos artesanais com valor estimado superior a 250 reais. A participação encerra na tarde desta sexta-feira. O fisioterapeuta, RICARDO BORGES , destaca ainda a realização de uma LIVE Amigos da APAE das 18 horas às 22 horas deste sábado. Ele chama atenção para a participação de vários talentos de diferentes gêneros musicais de Itapiranga. A LIVE solidárias vai disponibilizar uma conta bancárias com Vakinha para arrecadar recursos para a escola especial. Durante a programação terá sorteio de prêmios para as pessoas que interagirem. Outra arrecadação será por meio de um Leilão de bolos do Inter e do Grêmio e de uma bolsa feminina.

Homem é encontrado morto em escola desativada de São Miguel do Oeste. Um homem de aproximadamente 35 anos, foi encontrado morto por moradores, dentro de uma escola antiga na comunidade da Pedreira Pedro Paz, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada e também o Instituto Geral de Perícias, IGP, que fizeram os levantamentos necessários e a remoção do corpo até o Instituto Médico Legal. As causas da morte serão apuradas, e ainda não há maiores informações.

Jovem sofre ferimentos em queda de motocicleta na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 11 horas e 50 minutos de ontem, na SC 163 próximo ao pórtico de entrada da cidade de Itapiranga. Corpo de Bombeiros socorreu vítima que conduzia a motocicleta Honda Titan de Itapiranga. O homem de 22 anos apresentava escoriações no joelho e pé esquerdo, escoriações no cotovelo e mão e edema na região da cintura. Foi realizada limpeza e curativo dos ferimentos, aferição dos sinais vitais e encaminhamento da vítima ao Hospital Sagrada Família.

Namoro entre adolescentes vira caso de polícia em SMOeste. O namoro entre uma menina, de 12 anos, e um jovem de 17 anos, virou caso de polícia no Bairro Santa Rita. De acordo com a Polícia Militar, o solicitante, pai da menina envolvida, relatou aos policiais que não reside na mesma casa que a filha, mas que recebeu informações que ela e seu namorado estariam dormindo juntos e mantendo relação sexual. Conforme ele, isso estaria ocorrendo com o consentimento da mãe da vítima e do pai do namorado. Diante do fato, a guarnição confeccionou o Boletim de Ocorrência e conduziu os envolvidos para a Delegacia de Proteção de Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. O caso agora será investigado pela polícia civil.

Homem é preso por ameaça, lesão corporal e incêndio. A ocorrência foi registrada na noite de ontem no interior de Itapiranga. Por volta das 21 horas a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada por populares para atender incêndio em galpão na comunidade de Popi, interior de Itapiranga. A guarnição constatou que o incêndio já havia sido controlado por vizinhos e havia queimado aproximadamente quatro metros quadrados de palha que encontravam-se no galpão que media aproximadamente 300 metros quadrados. A guarnição também atendeu uma mulher de 30 anos que foi agredida pelo marido. Ela estava na residência de um vizinho e apresentava ferimento na mão direita e hematoma no abdomen. Relatou que foi agredida pelo companheiro ao impedir que o mesmo colocasse fogo na residência, onde estava com três crianças menores. A vítima foi conduzida ao Hospital Sagrada Família.

Homem foi preso pela Polícia Militar próximo a residência. Ele teria colocado fogo no galpão e se evadido do local com um automóvel. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o agressor com apoio da guarnição de São João do Oeste. O homem de 45 anos foi levado ao plantão da Polícia, em Iporã do Oeste e preso em flagrante. Conforme o delegado SANDRO ZANCANARO o homem já possui boletins de ocorrência policial. A prisão de ontem foi agressão, ameaça e incêndio. Ele foi conduzido para Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.