ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 02 10 19

-SENADO APROVA TEXTO-BASE DA PEC DA PREVIDENCIA POR 56 VOTOS A 19

-GOVERNO DE SC TERÁ ORÇAMENTO 28,9 BILHÕES DE REAIS EM 2020

-SEGUNDA FESTA DA CULTURA COMEÇA HOJE NA PRAÇA WALNIR BOTARO DANIEL

-MUNICÍPIO VAI ELEGER NOVO CONSELHEIROS TUTELARES NESTE DOMINGO

-VEREADOR PEDE DESATIVAÇÃO DE RADARES DE VELOCIDADE NA WILLY BARTH

-TRABALHADOR FICA FERIDO AO SOFRER QUEDA DE ALTURA

-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE DEPOIS DE INVADIR CASA NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

O ex-presidente francês NICOLAS SARKOZY será julgado pelo suposto financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2012. O Tribunal de Cassação, o mais alto órgão judicial da França, rejeitou nesta terça-feira o último recurso interposto pela defesa. Há suspeitas de que o ex-presidente, de 64 anos, tenha excedido o limite autorizado de 22 milhões de euros em despesas de campanha em março e abril de 2012. Investigações posteriores, realizadas em 2014, revelaram a existência de um esquema de notas fiscais falsas que ocultavam as quantias astronômicas gastas durante os comícios da campanha de SARKOZY. Se for considerado culpado, o ex-presidente poderá ser condenado a até um ano de prisão.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, chamou de "golpe" o inquérito de impeachment aberto na semana passada na Câmara dos Deputados. Em mensagem publicada nesta terça-feira, o norte-americano acusou adversários de tentarem "tomar o poder do povo". Em seguida, TRUMP divulgou um vídeo em que chama o processo de impeachment de "caça às bruxas" para "desfazer uma eleição". O inquérito para o impeachment de TRUMP pela suposta tentativa de pedido de interferência da Ucrânia nas eleições de 2020.

Um dia após ser nomeada pelo Congresso para substituir MARTÍN VIZCARRA na Presidência do Peru, MERCEDES ARÁOZ renunciou na noite desta terça-feira. A decisão favorece o presidente VIZCARRA. A disputa entre o presidente e o Congresso levou o país a um grave impasse institucional na segunda-feira. Após o líder dissolver o parlamento e convocar novas eleições para 2020, o Congresso respondeu suspendendo-o temporariamente e nomeou sua vice, MERCEDES ARÁOZ, para ocupar o cargo. ARÁOZ renunciou e pediu novas eleições “no menor prazo para o bem do país”.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira a proposta que limita os gastos das campanhas para prefeito e vereador nas eleições de 2020. Agora o texto segue para o Senado. A proposta determina que os limites de gastos para estas campanhas serão equivalentes aos aplicados nas eleições de 2016, corrigidos pela inflação. O indicador será o índice de preços ao consumidor amplo , IPCA, apurado pelo IBGE. Nas eleições em segundo turno para prefeito, o valor do teto será de 40 por cento do gasto do primeiro turno.

A força-tarefa da Lava Jato tenta prender, nesta quarta-feira, 14 pessoas no Rio de Janeiro. A Operação Armadeira mira um esquema de extorsão dentro da Receita Federal que prosperou com a própria Lava Jato. A Receita e a Polícia Federal mobilizaram 32 equipes para cumprir os mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas e temporárias. O auditor MARCO AURELIO CANAL, supervisor de Programação da Receita na Lava Jato do Rio, é apontado como o chefe do bando. Ele foi preso. Segundo as investigações, funcionários da Receita extorquiam de empresários alvos da Lava Jato em troca de redução ou cancelamento de multas.

O Senado aprovou em primeiro turno na noite desta terça-feira o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência, por 56 votos a 19. Após a votação de três destaques que são propostas para alterar o texto, os senadores decidiram suspender a sessão e votar os destaques pendentes em uma sessão extraordinária convocada para esta quarta-feira. Após a análise de todos os destaques, a votação em primeiro turno fica concluída. A previsão inicial era de votação em segundo turno no dia 15 de outubro, mas ela pode ser atrasada porque alguns senadores argumentam que há um acordo não cumprido e cobram do governo federal contrapartidas que ainda não foram efetivadas. É o caso de um acordo sobre divisão de recursos de leilões de petróleo.

O estado de Santa Catarina terá de qualificar 785 mil 288 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo SENAI para subsidiar a oferta de cursos da instituição. A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento de trabalhadores que já estão empregados. 28 por cento são pessoas que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho. As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica em Santa Catarina são transversais; metalmecânica; informática; energia e telecomunicações; e eletroeletrônica.

O Procon de Santa Catarina notificou nesta terça-feira empresas que vendem emagrecedores supostamente naturais e determinou a retirada de anúncios para comercializar os produtos. Os alvos da medida cautelar são fabricantes, vendedores e fornecedores, mas também atinge plataformas, sites e redes sociais onde esses medicamentos são vendidos sem qualquer controle. Depois de notificadas, as empresas responsáveis pelos sites e mídias sociais na internet têm 48 horas para bloquear qualquer propaganda ou comércio desses emagrecedores. Se descumprirem a ordem, podem responder por desobediência e ter que pagar multa de um milhão de reais.

O Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2020. O documento, elaborado sob a coordenação da Secretaria da Fazenda, detalha todas as receitas e as despesas do Estado para o exercício financeiro do próximo ano. As receitas orçamentárias estimadas somam 28 bilhões e 900 milhões de reais. Já as despesas foram fixadas em 29 bilhões e 700 milhões. A Previdência Social dos servidores públicos será a maior despesa do Governo do Estado em 2020, totalizando cinco bilhões 970 milhões. Na sequência, aparece a Educação com orçamento de quatro bilhões e meio de reais. A saúde vai receber três bilhões 750 milhões de reais.

O rompimento de uma adutora no interior de São Miguel do Oeste está afetando o abastecimento de água na cidade nesta quarta-feira. De acordo com o chefe da agencia local da empresa, EDENILSON MELO, os canos que trazem água para a cidade foram rompidos na Linha São Pedro. As equipes da Casan já estão trabalhando no conserto da adutora. A conclusão está prevista para o final do dia e, com isso, parte da cidade pode ficar sem água. Em entrevista para a Peperi na manhã de hoje, ele pediu que as pessoas economizem água e usem apenas o necessário. O abastecimento deve ser normalizado a partir de hoje à noite ou amanhã de manhã.

O município de Descanso irá promover, nesta quinta-feira, uma audiência com representantes da Alesc, para tratar as questões relativas a faixa de domínio e regularização fundiária em comunidades do interior. Atualmente cerca de 600 famílias do município não possuem a escritura do seu terreno. No momento, o trabalho de regularização se concentra nas comunidades de Campinas, São Valentin e Cruzinhas. Nessas três comunidades, mais de 180 famílias já entregaram a documentação para regularizar o seu lote. De acordo com o secretário de Administração, PAULO LAUXEN, a preocupação está em construções feitas na área de domínio as margens da SC 163. Ele disse que muitas edificações foram feitas antes mesmo da rodovia. LAUXEN disse que o município e as famílias pedem a redução da faixa de domínio as margens da SC 163 de 25 para 15 metros, o que facilitaria o processo de regularização. O encontro de amanhã, proposto pelos deputados FABIANO DA LUZ e PEDRO BALDISSERA, está marcado para as sete horas da noite no ginásio da Linha Campinas.

A comunidade de Linha Aparecida, interior de São Miguel do Oeste vai iniciar na próxima semana a programação religiosa em honra a Nossa Senhora Aparecida. A informação é de um dos organizadores dos eventos, ANTÔNIO ORSO. De acordo com ele, neste ano será realizada a vigésima oitava romaria e a expectativa é de um bom público, visto que a data cairá em um sábado. A temática escolhida pela comunidade para este ano foi “Com Maria somos escolhidos e enviados em missão”. ORSO explicou que o tema é em alusão as Santas Missões Populares realizadas neste ano na paróquia São Miguel Arcanjo. A programação religiosa terá inicio na próxima terça-feira na comunidade de Linha Aparecida e vai se estender até o sábado.

A programação religiosa de Nossa Senhora Aparecida terá quatro dias de atividades. Entre terça e quinta-feira da semana que vem será realizado o tríduo. O momento de oração será sempre às oito horas da noite na igreja da comunidade. Segundo um dos organizadores dos eventos, ANTÔNIO ORSO, o ponto alto será no sábado, dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, onde haverá a celebração religiosa com benção aos romeiros às 10 e meia da manhã. Ele alertou que os devotos que optarem por ir caminhando pela BR 282 até a comunidade deverão ter atenção redobrada, em razão do risco de acidentes.

A Administração Municipal já investiu quase dois milhões de reais em iluminação pública na cidade. A informação é da secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA. Ela disse que, entre outras ações, a prefeitura fez a substituição das lâmpadas convencionais por LED, que proporcionam maior luminosidade, durabilidade e economia. Um dos locais que recebeu o investimento foi a praça Belarmino Annoni. Além desse espaço, o município também melhorou o sistema de iluminação em outras praças e vias como a Avenida Willy Barth, Salgado Filho e Waldemar Ramgrab. Nesta terça-feira, o prefeito em exercício, ALFREDO SPIER, vistoriou os trabalhos realizados na praça Berlamino Anoni.

A nova iluminação na Praça Belarmino Annoni vem para valorizar este espaço e as pessoas que o frequentam. A afirmação é do prefeito em exercício, ALFREDO SPIER. Ele disse que agora, é possível visitar a praça e praticar esportes, caminhadas ou outros exercícios físicos à noite. SPIER comentou que o objetivo é deixar este espaço cada vez mais seguro e acolhedor para todos. O prefeito em exercício e a secretária MARLI DA ROSA também estiveram na Praça do Expedicionário, localizada em frente ao Hospital São Miguel. O local também recebeu iluminação em LED nos últimos dias.

O setor Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, a partir da semana que vem, várias ações alusivas ao Outubro Rosa. O mês é dedicado a prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero. De acordo com a diretora de Atenção Básica, enfermeira ANA ARNOLD, as ações previstas para outubro buscam promover a conscientização sobre as doenças, proporcionando acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. A primeira atividade da secretaria de saúde será a coleta para exames preventivos do câncer de colo uterino e testes rápidos para hepatite B e C, sífilis e HIV. O trabalho vai acontecer entre segunda e quinta-feira da semana que vem das cinco da tarde as oito da noite no setor Saúde da Mulher, junto à Secretaria.

O Dia “D” da programação do Outubro Rosa da secretaria municipal de Saúde está agendado para o dia 26 de outubro. A informação é da diretora de Atenção Básica, enfermeira ANA ARNOLD. Ela disse que esse dia será dedicado ao atendimento das mulher com oferta de exames e orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O Dia D começa as oito horas da manhã e vai até as quatro da tarde com a coleta de preventivos e testes rápidos. Para participar, as mulheres devem apresentar o Cartão do SUS. Além disso, as equipes da saúde vão fazer um trabalho de visitas as empresas para divulgação das ações e conscientização destas doenças ao longo de todo o mês de outubro.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, em primeiro turno, o projeto de lei que proíbe a concessão de incentivos fiscais às empresas que tenham envolvimento em corrupção de qualquer espécie ou ato de improbidade administrativa. O projeto, de autoria do vereador do MDB, CASSIO DA SILVA, foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira. Segundo a proposta, a prefeitura de São Miguel não pode incluir empresas envolvidas em corrupção nos Programas de Incentivos Fiscais do município. A proibição atinge apenas as empresas condenadas por decisão judicial transitada em julgado. A matéria ainda precisa passar pela segunda votação antes de ser encaminhada para a sanção do prefeito WILSON TREVISAN.

Também foi aprovada, na noite desta terça-feira, uma moção de apelo do vereador GILBERTO BERTÉ, do MDB, para que seja realizada uma Campanha de Conscientização quanto ao não uso de bicicletas em calçadas no perímetro urbano. Segundo o vereador, a moção foi elaborada a pedido dos moradores, em especial de idosos. BERTE disse que muitas pessoas reclamaram que o uso de bicicletas no passeio provoca um transtorno para os pedestres. Alguns, inclusive, relataram que ase foram atropelados por ciclistas. Para o vereador, os ciclistas devem usar a pista de rolamento, circulando no mesmo sentido que os carros, nas proximidade da calçada. A moção será encaminhada para a prefeitura.

A câmara de vereadores aprovou, na sessão desta terça-feira, uma indicação para a retirada imediata de todas as lombadas eletrônicas e radares instalados na avenida Willy Barth. O pedido foi apresentado pelo vereador do PSD, VAGNER PASSOS. Ele entende que os equipamentos devem ser desativados já que não existe convênio entre o município e o órgão competente, no caso, o Dnit. Segundo o vereador, o prefeito WILSON TREVISAN afirmou, em resposta a um requerimento de informação da câmara de vereadores, que não há convênio celebrado entre o município e órgão. A indicação aprovada ontem será encaminhada para a prefeitura e para o Dnit.

O município de São Miguel do Oeste tem uma autorização do DNIT para que fosse feita a gestão dos equipamentos eletrônicos de controle de velocidade na Willy Barth. Segundo o vereador VAGNER PASSOS, a aplicação de multas por meio de autorização só pode ser feita durante um ano com prazo para celebração de convênio. O vereador disse que o município relatou que após o encerramento da autorização, e na falta de convênio de delegação, o sistema deverá ser desativado e removido, porém o executivo não celebrou convênio e pediu prorrogação de mais um ano da autorização. VAGNER reforçou que em razão da falta de convenio, os radares devem ser desativados ou que efetivamente seja legalizada a situação com DNIT.

Começa hoje a segunda edição da Festa da Cultura na praça Walnir Botaro Daniel. As atividades vão até sábado e a programação prevê uma série de eventos culturais. As principais atrações da festa são o Festival da Canção, a exposição de artesanato, a participação das etnias, da orquestra municipal, comidas típicas e exposições de livros com a presença de escritores locais. O secretário de Cultura, CARLOS CHAVES, disse que a estrutura está pronta para as atividades da Festa da Cultura. O objetivo é promover as manifestações culturais da cidade e o trabalho das etnias que formam a comunidade.

A Festa da Cultura começa nesta terça-feira as sete horas da noite na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. A partir das sete horas, as pessoas já podem visitar a feira de artesanato. A programação de hoje também prevê o início da exposição de livros com a presença de escritores locais. As sete e 20 começam as apresentações da Mostra de Dança. A banda municipal de Tunapolis também vai se apresentar do palco da rua coberta. Além disso, as etnias vão comercializar lanches típicos durante toda a noite. Na sexta-feira ocorrem as eliminatórias do segundo festival da canção. A final será no sábado, a partir das sete e 45.

Os eleitores do município vão escolher neste domingo a nova composição do conselho tutelar da criança e adolescente. Neste ano, 18 candidatos disputam as cinco vagas de conselheiros titulares e as cinco de suplentes. O mandato é de quatro anos e começa em janeiro do ano que vem. Dos candidatos, a predominância é das mulheres. São 17 candidatas e apenas um homem inscrito. A votação vai acontecer na escola São Miguel entre oito da manhã e cinco da tarde e segue basicamente as regras de uma eleição para prefeito e vereador. Os candidatos podem pedir votos até sábado e não será permitida a boca de urna ou o transporte de eleitores.

Uma das novidades da eleição para o conselho tutelar deste ano é o uso das urnas eletrônicas. No domingo, serão cinco equipamentos para receber o voto do eleitor. De acordo com a presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, ROSE BEDIN, a votação não é obrigatória. No último pleito, cerca de duas mil pessoas compareceram, o que representa menos de 10 por cento do total de eleitores. ROSE explicou que o papel do conselho tutelar é muito imporante e apopulação precisa se envolver para escolher pessoas comprometidas com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A apuração dos votos e divulgação do resultado da eleição para o conselho tutelar deve ocorrer logo depois do encerramento da votação. A presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, ROSE BEDIN, disse que a urna eletrônica vai facilitar a contagem dos votos e confirmação do eleitos. A previsão é que os resultado seja divulgado até as seis horas da tarde. ROSE também confirmou que os cinco novos conselheiros e os suplentes devem passar por uma capacitação técnica antes de assumirem os cargos em janeiro do que vem.

Um homem ficou ferido ao sofrer uma queda de cerca de três metros de altura nesta terça-feira em São Lourenço do Oeste. O acidente de trabalhou aconteceu no bairro São Francisco. Um homem de 38 anos estava realizando um serviço de pintura quando perdeu o equilíbrio e caiu. Ele relatou aos bombeiros que sentia dores na região lombar. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para avaliação médica.

Um homem foi preso em flagrante depois de tentar furtar objetos em uma residência no começo da tarde de ontem no centro da cidade. O crime aconteceu por volta da uma e meia nas proximidades da colégio La Salle Peperi. Segundo a Polícia Militar, um homem de 29 anos entrou em uma casa e pegou uma faca para praticar o crime. O dono da residência, que estava no imóvel, se trancou em dos cômodos e ligou para a PM. A guarnição foi até o local e encontrou o suspeito dentro da casa. O homem fugiu, mas se machucou ao pular os muros das residências vizinhas. O homem foi preso em flagrante e levado ao Hospital Regional onde foi atendido e liberado para ser ouvido pelo delegado de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.