ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 02/10/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

O ex-presidente francês NICOLAS SARKOZY será julgado pelo suposto financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2012. O Tribunal de Cassação, o mais alto órgão judicial da França, rejeitou nesta terça-feira o último recurso interposto pela defesa. Há suspeitas de que o ex-presidente, de 64 anos, tenha excedido o limite autorizado de 22 milhões de euros em despesas de campanha em março e abril de 2012. Investigações posteriores, realizadas em 2014, revelaram a existência de um esquema de notas fiscais falsas que ocultavam as quantias astronômicas gastas durante os comícios da campanha de SARKOZY. Se for considerado culpado, o ex-presidente poderá ser condenado a até um ano de prisão.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, chamou de "golpe" o inquérito de impeachment aberto na semana passada na Câmara dos Deputados. Em mensagem publicada nesta terça-feira, o norte-americano acusou adversários de tentarem "tomar o poder do povo". Em seguida, TRUMP divulgou um vídeo em que chama o processo de impeachment de "caça às bruxas" para "desfazer uma eleição". O inquérito para o impeachment de TRUMP pela suposta tentativa de pedido de interferência da Ucrânia nas eleições de 2020.

Um dia após ser nomeada pelo Congresso para substituir MARTÍN VIZCARRA na Presidência do Peru, MERCEDES ARÁOZ renunciou na noite desta terça-feira. A decisão favorece o presidente VIZCARRA. A disputa entre o presidente e o Congresso levou o país a um grave impasse institucional na segunda-feira. Após o líder dissolver o parlamento e convocar novas eleições para 2020, o Congresso respondeu suspendendo-o temporariamente e nomeou sua vice, MERCEDES ARÁOZ, para ocupar o cargo. ARÁOZ renunciou e pediu novas eleições “no menor prazo para o bem do país”.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira a proposta que limita os gastos das campanhas para prefeito e vereador nas eleições de 2020. Agora o texto segue para o Senado. A proposta determina que os limites de gastos para estas campanhas serão equivalentes aos aplicados nas eleições de 2016, corrigidos pela inflação. O indicador será o índice de preços ao consumidor amplo , IPCA, apurado pelo IBGE. Nas eleições em segundo turno para prefeito, o valor do teto será de 40 por cento do gasto do primeiro turno.

A força-tarefa da Lava Jato tenta prender, nesta quarta-feira, 14 pessoas no Rio de Janeiro. A Operação Armadeira mira um esquema de extorsão dentro da Receita Federal que prosperou com a própria Lava Jato. A Receita e a Polícia Federal mobilizaram 32 equipes para cumprir os mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas e temporárias. O auditor MARCO AURELIO CANAL, supervisor de Programação da Receita na Lava Jato do Rio, é apontado como o chefe do bando. Ele foi preso. Segundo as investigações, funcionários da Receita extorquiam de empresários alvos da Lava Jato em troca de redução ou cancelamento de multas.

O Senado aprovou em primeiro turno na noite desta terça-feira o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência, por 56 votos a 19. Após a votação de três destaques que são propostas para alterar o texto, os senadores decidiram suspender a sessão e votar os destaques pendentes em uma sessão extraordinária convocada para esta quarta-feira. Após a análise de todos os destaques, a votação em primeiro turno fica concluída. A previsão inicial era de votação em segundo turno no dia 15 de outubro, mas ela pode ser atrasada porque alguns senadores argumentam que há um acordo não cumprido e cobram do governo federal contrapartidas que ainda não foram efetivadas. É o caso de um acordo sobre divisão de recursos de leilões de petróleo.

O estado de Santa Catarina terá de qualificar 785 mil 288 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo SENAI para subsidiar a oferta de cursos da instituição. A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento de trabalhadores que já estão empregados. 28 por cento são pessoas que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho. As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica em Santa Catarina são transversais; metalmecânica; informática; energia e telecomunicações; e eletroeletrônica.

O Procon de Santa Catarina notificou nesta terça-feira empresas que vendem emagrecedores supostamente naturais e determinou a retirada de anúncios para comercializar os produtos. Os alvos da medida cautelar são fabricantes, vendedores e fornecedores, mas também atinge plataformas, sites e redes sociais onde esses medicamentos são vendidos sem qualquer controle. Depois de notificadas, as empresas responsáveis pelos sites e mídias sociais na internet têm 48 horas para bloquear qualquer propaganda ou comércio desses emagrecedores. Se descumprirem a ordem, podem responder por desobediência e ter que pagar multa de um milhão de reais.

O Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2020. O documento, elaborado sob a coordenação da Secretaria da Fazenda, detalha todas as receitas e as despesas do Estado para o exercício financeiro do próximo ano. As receitas orçamentárias estimadas somam 28 bilhões e 900 milhões de reais. Já as despesas foram fixadas em 29 bilhões e 700 milhões. A Previdência Social dos servidores públicos será a maior despesa do Governo do Estado em 2020, totalizando cinco bilhões 970 milhões. Na sequência, aparece a Educação com orçamento de quatro bilhões e meio de reais. A saúde vai receber três bilhões 750 milhões de reais.

Município continua na situação de infestado pelo mosquito da dengue. Afirmação é de SAMARA RONCHI – enfermeira responsável pela vigilância em saúde de Campo Erê. De acordo com ela, tem focos em todos os bairros do município. O que se pode garantir é que apesar dessa infestação, os mosquitos por enquanto não estão infestados, senão, Campo Erê já teria uma epidemia de dengue se desenvolvendo. Agora com a proximidade do verão, a profissional manifesta sua preocupação, pois aumentam a quantidade de mosquitos.

Região de fronteira tem movimentação maior de pessoas. SAMARA ressalta que a situação tende a ficar mais crítica no período de final de ano, pois a circulação de pessoas aumenta em todas as regiões, e isso é favorável para a transição de mosquito infectado. Campo Erê tem hoje 80 focos do mosquito Aedes Aegypti. As ações das agentes de endemia continuam firmes, com o acompanhamento das armadilhas espalhadas nos pontos da cidade.

Projeto Sesc Mulher inicia atendimentos em Campo Erê. A informação é de ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde do município, Ela comenta que a carreta já está na cidade e na próxima segunda-feira, começa atender. Explica que a Unidade Móvel vai realizar atendimento gratuito com exames de mamografia e Papanicolau, além de diversas ações educativas para a promoção em saúde. A solenidade de abertura acontece na segunda, às 13 horas e 30 minutos, no pátio do Centro de Múltiplo Uso, onde está localizada a carreta. O ato vai contar com a presença de autoridades e lideranças e a comunidade em geral.

Projeto Sesc Mulher vai atender apenas mulheres de Campo Erê. ELIZANDRA ressalta que ação é a nível municipal, por isso enquanto a Unidade Móvel estiver em Campo Erê, vai atender apenas aos pacientes do município. A secretária lembra que todos os atendimentos serão feitos mediante apresentação de documentos pessoais, cartão do Sus e comprovante de residência. Esses dados devem ser os mesmos coletados pelas agentes de saúde.

Projeto Sesc Mulher fica em Campo Erê até seis de dezembro. A estimativa é realizar no total mil e cem mamografias, mil e cem Papanicolaus e em torno de dois mil atendimentos em educação em saúde. A unidade atenderá de segunda a sexta-feira. Os exames são agendados previamente nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é parte de um projeto nacional. A secretária explica que ele tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina. A Unidade é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro.

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher tem espaço para recepção e ações educativas em saúde. Segundo ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde de Campo Erê, a unidade percorre o Estado de Santa Catarina, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro. Em Campo Erê, o Sesc Mulher vai fazer os atendimentos no mês de em que é celebrado o Outubro Rosa, mês dedicado a saúde da mulher.

Município faz entrega de 45 escrituras para proprietários de terrenos. CLEUZA CAMPOS – diretora de assistência social de Santa Terezinha do Progreso explica que através de lei federal foi criada uma municipal que autoriza o município a regularizar esses terrenos. As escrituras entregues são de lotes localizados no centro. O Programa Regulariza Santa Terezinha foi criado no ano passado, aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Programa de Regularização Fundiária se baseia no Reurb de interesse social e específico. CLEUZA explica que o Reurb Social é onde o município paga todas as despesas, desde empresa para fazer o desmembramento dos lotes, bem como a parte de cartório. 40 terrenos foram escriturados por esse modelo do programa, e os outros cinco pelo Reurb Interesse Específico, aquele que o proprietário paga as despesas tanto cartorárias quanto as da empresa que faz o desmembramento.

Com o tema “Falar sempre é a melhor solução”, caminhada chama atenção para a prevenção ao suicídio. Atividade foi realizada em alusão ao Setembro Amarelo mês de prevenção ao suicídio. A iniciativa partiu do departamento de promoção social de Novo Horizonte, com apoio do Parlamento Jovem, Câmara Municipal e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Nasf. Ação consistiu em uma caminhada em favor da prevenção do suicídio.

Diversas ações foram realizadas neste mês. De acordo com a diretora do departamento de promoção social, MARCIA NICOLA FRANCHINI, durante o mês de setembro várias ações buscando a prevenção do suicídio foram realizadas. Entre elas, destaque para um trabalho de diálogo nas escolas. Ela destaca que a intenção é prevenir e esse momento permite que crianças, jovens e adultos possam se abrir para expor seus sentimentos e emoções.

Mesmo com o fim do mês de setembro, assunto deve seguir sendo tradado entre as pessoas. A diretora comenta que apesar de setembro ser utilizado para chamar atenção e discutir sobre o assunto, ela lembra que a prevenção ao suicídio precisa acontecer todos os dias. É por isso, segundo ela, que toda a equipe está à disposição para falar sobre o assunto.

Secretário relata obras mais importantes na cidade. A informação é de EDSON WACHHOLZ de Saltinho. De acordo com ele, algumas já deram início e outras estão no fim. Acredita que até final do ano todas estejam concluídas e entregues a população. Entre as obras, destaque para pavimentação asfáltica no bairro Cidade Alta e o calçamento na entrada da Linha Marafon. Esse investimento é federal através do Ministério do Turismo. Cita ainda, a construção do Centro de Convivência, que será utilizado como centro de Múltiplo Uso e Capela Mortuária. Cerca de 60 por cento dessa obra já está executada, e até dezembro deve ser entregue.

O Centro de Convivência é uma obra pensada no bem-estar da população. Conforme o secretário, ela está sendo construída na Rua Lídia Ples num terreno todo aproveitável. Objetivo da obra é desenvolver atividades socioculturais e educativas, que dará oportunidade à participação do idoso na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo. Diversas atividades serão desenvolvidas no Centro de Convivência, como: ginástica, dança, artesanato, jogos de cartas, palestras, encontros, entre outros.

187 mil e 74 reais serão investidos no Centro de Convivência. Quem conta é o secretário de administração EDSON WACHHOLZ. Esse valor, segundo ele, é de recurso próprio, economias e alienação de bens. O Centro de Convivência será construído numa área de 202 metros quadrados. Além disso, o centro será equipado com salas para atividades coletivas e individuais, salas de convivência, cozinha, entre outros.

Homem é detido tentando furtar prefeitura. Na madrugada de ontem, a Polícia Militar de Renascença durante patrulhamento no centro da cidade, flagrou um homem em atitude suspeita, próximo ao depósito de ferramentas da prefeitura. Ele disse aos policiais que era morador de Guarapuava e estava no local aguardando um carro ser consertado. Durante fiscalização no local, foi constatado que a porta do depósito havia sido arrombada e um soprador avaliado em 650 reais, do lado de fora e que na parte interna haviam vários equipamentos. O suspeito foi detido e encaminhado à delegacia.

Caminhão tomba às margens da SC-157. Por volta de 13 horas e 10 minutos de ontem, a Polícia Rodoviária Estadual atendeu a um acidente de trânsito. Um caminhão trator Volvo, que tracionava semi-rreboque de Trindade do Sul, tombou em Quilombo. O veículo estava carregado com milho. O caminhão era dirigido por homem de 32 anos, que não se feriu. Os danos no veículo foram de pequena monta.

Pintor fica ferido ao cair de uma altura de três metros. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, atendeu a uma ocorrência de queda, ontem no Bairro São Francisco Loteamento Cardoso. O acidente de trabalho, envolveu um homem de 38 anos. A vítima estava deitada, consciente, orientada, e se queixava de dores na região lombar. Ele disse aos socorristas que sofreu uma queda de aproximadamente três metros, enquanto realizava serviço de pintura em residência. Após os procedimentos foi conduzido ao pronto atendimento.

Laje desaba e deixa seis pessoas feridas. Na tarde de ontem, por volta das 17 horas e 15 minutos, uma laje desabou na construção do fórum da Comarca de Marmeleiro, quando os trabalhadores estavam concretando. Seis pessoas que estavam em cima da laje sofreram ferimentos, nas pernas, nas costas e escoriações pelo corpo. Segundo um dos trabalhadores que estava em cima da laje, teria sido usado vários caminhões com concreto não sabendo precisar a quantidade de toneladas. Ainda segundo ele, houve um estouro, tudo muito rápido e o concreto começou a cair. Os seis feridos foram socorridos pelo Samu e Corpo de Bombeiros, e encaminhados para o hospital.

Motorista que invadiu casa em Xanxerê tem CNH suspensa. O homem que invadiu uma residência com um carro na segunda-feira, em Xanxerê, passou por audiência de custódia na tarde de ontem. Ele foi preso em flagrante depois do acidente que resultou na morte do casal de idosos proprietários da casa. A decisão da juíza MARIANA CASSOL, concedeu liberdade provisória ao motorista, que tem 50 anos de idade, mediante pagamento de fiança no valor de 15 salários mínimos, correspondente a 14 mil 970 reais, e suspensão cautelar da Carteira Nacional de Habilitação.

Liberdade provisória consiste em manter o endereço atualizado junto ao fórum da comarca e comparecer à Justiça sempre que solicitado. Até que o pagamento da fiança seja efetuado, o réu permanece no presídio. Após expedição do alvará de soltura, tem 24 horas para entregar a carteira de motorista no cartório da Vara Criminal da comarca de Xanxerê. O condutor do veículo foi atendido num hospital da cidade e, na audiência, apresentou declaração médica de que sofreu um ataque epilético no momento do acidente.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.