ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 02-08-2019 Sexta-feira

-COMÉRCIO DE SC PROJETA ALTA DE 4% NAS VENDAS PARA O DIA DOS PAIS

-PROGRAMA MÉDICOS DO BRASIL PRETENDE CONTRATAR 18 MIL PROFISSIONAIS

- PREFEITO PARTICIPA DAS TRATATIVAS DO MOVIMENTO PRÓ-PONTE SOBRE O RIO URUGUAI

- JULHO ENCERRA COM NOVA QUEDA NO PREÇO DO LEITE

- MUNICIPIO DISPÕEM DE MAIS DE 50 IMPLEMENTOS AOS AGRICULTORES

- ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

- MAIS UMA TENTATIVA DE ESTELIONATO REGISTRADO NA REGIÃO

- ACIDENTE COM CAMINHÃO CARREGADO COM ÁLCOOL BLOQUEIA BR-282


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quinta-feira que irá impor uma tarifa adicional de 10 por cento sobre 300 bilhões de dólares restantes em importações da China a partir de primeiro de setembro, no momento em que prosseguem as negociações para tentar amenizar tensões entre as duas maiores economias do mundo. Em uma série de tuítes, TRUMP também culpou a China por não cumprir com as promessas de comprar mais produtos agrícolas norte-americanos e criticou especificamente o presidente chinês, XI JINPING, por falhar em fazer mais para cessar as vendas do opióide sintético fentanil.


O governo americano confirmou nesta sexta-feira oficialmente a saída do tratado de desarmamento nuclear sobre mísseis de alcance intermediário, assinado em 1987 com a então União Soviética. Os Estados Unidos voltaram a acusar a Rússia de violar o emblemático texto bilateral e não respeitar o acordo. Também ontem, a Rússia já tinha anunciado o fim do tratado "por iniciativa dos Estados Unidos". A suspensão do tratado gera temores de uma nova corrida armamentista entre Moscou e Washington.


Brasil e Paraguai anularam, nesta quinta-feira, a ata sobre compra de energia da usina de Itaipu assinada em maio por representantes dos dois países. O contrato iniciou uma crise política no governo de MARIO ABDO BENÍTEZ e um movimento de impeachment. Em seguida, a bancada Honor Colorado, que é da base de apoio do presidente, mas estava alinhada com a proposta de fazer um julgamento político que poderia resultar em impeachment, declarou que mudou de posição. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara dos Deputados paraguaia, PEDRO ALLIANA. Com isso, segundo a imprensa paraguaia, acaba a chance de a oposição avançar com o processo de deposição do presidente.


O presidente JAIR BOLSONARO e o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, assinaram nesta quinta-feira a medida provisória que cria o programa Médicos pelo Brasil, que vai substituir o Mais Médicos. No total, o programa terá 18 mil vagas, das quais cerca de 13 mil em cidades com dificuldade de acesso a médico. O governo informou que pretende ampliar em cerca de sete mil vagas a oferta de médicos para municípios com "maiores vazios assistenciais". Segundo a pasta, quatro mil novas vagas serão prioritárias para as regiões Norte e Nordeste. Para se tornar lei, o texto precisará ser aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias.


O governo federal contestou nesta quinta-feira, em uma entrevista coletiva em Brasília, os dados sobre desmatamento apontados por imagens de satélite usadas no monitoramento ambiental pelo Inpe, órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Segundo o órgão, até o dia 26 de julho, houve crescimento de 212% nas áreas desmatadas da Amazônia em relação ao mesmo mês do ano passado. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, AUGUSTO HELENO, afirmou que mesmo que o governo considerasse os dados corretos, seria "conveniente" tratar as informações "internamente" para não alardear. O presidente BOLSONARO disse que as notícias sobre aumento de desmatamento não condizem "com a verdade" e que há "gente" dentro do Inpe interessada em denegrir a imagem do país.


O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira ao juiz RICARDO LEITE, da 10ª Vara Federal de Brasília, que entregue em 48 horas uma cópia do inquérito que apura a invasão de celulares de autoridades. MORAES também determinou o envio de cópia das mensagens. A decisão não retira o inquérito da primeira instância que continua com o juiz RICARDO LEITE e com atuação da Polícia Federal e Ministério Público Federal. Segundo o ministro, a decisão foi motivada por "notícias veiculadas apontando indícios de investigação ilícita contra ministros da Corte". Nesta quinta-feira, o jornal "Folha de S. Paulo" publicou supostas mensagens segundo as quais procuradores da Lava Jato no Paraná pretendiam investigar ministros do Supremo.


Santa Catarina receberá do Ministério da Saúde três milhões 371 mil 438 reais para ampliar a oferta de cirurgias eletivas neste segundo semestre de 2019. A estratégia da Secretaria de Estado da Saúde é atender aqueles pacientes que têm mais tempo de espera em todas as especialidades. Segundo o secretário da Saúde, HELTON DE SOUZA ZEFERINO, o objetivo é atender e dar prioridade para as pessoas que necessitem de procedimentos mais complexos, ainda que sejam mais demorados e onerosos. Um exemplo é a ortopedia, que possui demanda muito grande. ZEFERINO disse que existem duas mil e 500 pessoas que aguardam por cirurgias ortopédicas há pelo menos oito anos.


O comércio catarinense espera um Dia dos Pais com mais vendas que no ano passado. De acordo com levantamento divulgado pela FCDL, a previsão é de um acréscimo de até quatro por cento. A pesquisa também estima que a média de venda por cliente seja de 142 reais. Conforme a federação das CDLs, o otimismo para a data, celebrada no próximo dia 11 de agosto, foi sinalizado por 89 por cento dos lojistas. Segundo o presidente da entidade, IVAN TAUFFER, o aumento nas vendas é previsto, em grande parte, por conta do corte de juros iniciado pelo Banco Central e pela iminente liberação do FGTS. Para os lojistas, a maior procura deve continuar pelos itens já tradicionais na data, como vestuário, acessórios e calçados.


A Floripa Airport, concessionária que administra o aeroporto de Florianópolis, apresentou nesta quinta-feira como será o novo terminal e quais marcas vão atuar nos espaços comerciais para passageiros e para o público em geral. O espaço é quatro vezes maior que o atual e vai entrar em operação em primeiro de outubro. O prédio vai elevar a capacidade para 8 milhões de passageiros ao ano. A dois meses da data de inauguração, a estrutura está praticamente pronta, recebendo apenas acabamentos, paisagismo e instalação de alguns móveis. A inauguração está marcada para o dia 28 de setembro.


- PREFEITO PARTICIPA DAS TRATATIVAS DO MOVIMENTO PRÓ-PONTE SOBRE O RIO URUGUAI

- JULHO ENCERRA COM NOVA QUEDA NO PREÇO DO LEITE

- MUNICIPIO DISPÕEM DE MAIS DE 50 IMPLEMENTOS AOS AGRICULTORES

- ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE


Recolha de vidro será efetuado no mês de Agosto. MARLISE LOVATEL, secretaria da agricultura de Descanso, informa que no mês de agosto haverá a campanha de recolha de vidros no município. Estará disponível na garagem da prefeitura, no horário de expediente, um Container para a colocação de vidros inutilizáveis. Conforme a secretaria MARLISE, poderão ser depositados vidros que não são mais utilizados como potes de conserva, garrafas e de aberturas, para que possa ser reciclado e receber o destino correto. A ação visa contribuir na limpeza das propriedades e meio ambiente, evitando também riscos de acidentes. É um compromisso do governo, de disponibilizar um local durante um mês por ano para este tipo de materiais e também é uma alternativa para os munícipes de se desfazer dos vidros.


Ainda de acordo com LOVATEL, a coleta é feita em parceria com a empresa SERNI de Ipora do Oeste e a população deverá trazer os vidros até o Container na garagem da prefeitura entre as 7h30min às 11h30min e das 13h as 17h, a prefeitura não efetuará a recolha nas casas. MARLISE destaca que nesta campanha não poderão ser colocados lâmpadas, portas de forno e microondas, visores de televisão e computador e pára-brisas.


Prefeito participa das tratativas do Movimento Pró-Ponte sobre o Rio Uruguai. Ocorreu ontem mais uma reunião do Movimento Pró-Ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. Foi na sede da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Ijuí. A ponte é um anseio antigo da comunidade regional, e o movimento vem ganhando força com o apoio da Associação dos Municípios da Região Celeiro e da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina que envolvem 40 municípios. Deputados e senadores também participam do movimento. O Prefeito de São João do Oeste, FERNANDO BISIGO, participou do encontro, representando a AMEOSC, pois integra a Comissão criada para tratar do assunto.


Segundo FERNANDO BISIGO, o objetivo principal foi iniciar a conversação, mobilizando as duas associações. O encontro ocorreu na UNIJUÍ, pois contou com a participação de uma equipe de professores da Instituição, que irão auxiliar nos trabalhos e na formalização do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, mostrando o que a Ponte representaria para ambos os Estados. O Secretário de Desenvolvimento do Turismo e Mercosul, de Porto Xavier, OVÍDIO KAISER, prestigiou a reunião e explanou sobre os caminhos a serem seguidos para viabilizar os recursos e tornar a obra realidade, uma vez que investimento similar ocorreu em seu município.BISIGO cita a importância de buscar o máximo de dados e informações possíveis para a elaboração do estudo de viabilidade técnica e econômica. Salienta que o projeto da Ponte sobre o Rio Uruguai será apresentado em Brasília em busca dos recursos necessários.


Julho encerra com nova queda no preço do leite. Conforme ADELAR ZIMMER, presidente do Conseleite, Conselho Paritário Produtor e Indústria de Leite de Santa Catarina o valor de referencia por litro pago ao produtor, em agosto, referente o leite entregue em julho, teve queda de seis centavos, ficando em um real e 14 centavos. Porém, de acordo com ADEMAR, a maioria dos produtores da região recebe um valor mais alto por litro. Mesmo assim o valor está deficitário em relação à alta dos preços de insumos e combustíveis. Normalmente, no inverno, o preço aumenta por que há mais consumo, porém no Brasil devido à grave crise do desemprego, o consumo está baixo e a lei da oferta e procura derruba o preço do leite. Almeja-se que o governo reduza a importação de leite dos países do MERCOSUL que possuem livre transito o que facilita a importação prejudicando os produtores brasileiros.


Santa Catarina é um dos estados do sul do Brasil que possui a melhor qualidade de leite e é o único estado do país que está livre da febre aftosa sem vacinação. Porém, de acordo com ZIMMER o que falta é a certificação da tuberculose e brucelose que habilita para exportação. China tem interessa em importar leite, mas sem a certificação não é possível. O leite, ainda, não faz parte do agronegócio por não ter a certificação. No oeste, o processo de certificação está avançado, porém há muitos produtores que não querem realizá-lo por medo de se constatar a presença de bactérias e haver a interdição da propriedade.


ADEMAR ZIMMER estima que haja o bom censo das empresas e do governo em relação ao cumprimento das Normativas 76 e 77, que obrigam a entrega do leite somente com certificação. No oeste 80% da população é dependente do leite e é o negocio principal de muitas famílias. ADEMAR cita que uma alternativa para melhorar a situação seria os produtores se unirem para se fortificarem. Alem disto, o foco deve ser a sanidade e a qualidade do leite.


Tunápolis investe em melhorias no sistema de água potável. Investimento permite aumento na capacidade de captação no Rio Peperi Iguaçu. Segundo a coordenadora do setor de água, CARINE EPPING, o trabalho iniciou ontem e deve ser concluído hoje. Para a troca de bombas de recalque de água poderá ocorrer falta de água. CARINE solicita que a população economize água evitando desperdícios. Com as melhorias o município vai dobrar a capacidade de capacitação e também reduzir o período de utilização do sistema de bombeamento de água. Outra fonte para abastecimento está no sistema de reservatórios naturais. O consumo diário do sistema de água do município é de 400 a 500 mil litros de água.


Municipio participa de Fórum de Turismo. NILO WIRTH, integrante do conselho municipal de Turismo de São João do Oeste, participou juntamente com mais dez pessoas do primeiro Fórum de Turismo do Vale das Águas. O evento objetivou informar e orientar as áreas de turismo dos municípios sobre a importância e as ações para o desenvolvimento do turismo na região. Ao todo no evento participaram 160 pessoas representando os municípios da região e teve na programação varias palestras e também a presença da presidente do Santa Catarina Turismo, SANTUR , FLAVIA DIDOMENICO.


WIRTH destaca a importância deste evento para organizar o turismo na região. Na ocasião foi enfatizado a importância de fazer o cadastramento e o mapeamento dos estabelecimentos, entidades e pontos turísticos envolvidos com o turismo, pelos municípios para os governos estaduais e federais. Desta forma os municípios recebem pontuação e fazem parte dos dados nacionais. No evento foram realizadas como a falta de sinalização turística, do estado precário das vias de acesso. NILO destaca também a diminuição de turistas argentinos e as reclamações deste ainda vem devido ao fechamento da Alfândega em Paraíso. Por outro lado cita o grande envolvimento de entidades, pessoas, grupos e agricultores que abraçam a ideia do turismo.


Municipio dispõem de mais de 50 implementos aos agricultores. De acordo com PAULO DE ANHAIA, engenheiro agrônomo de Mondai, o município efetuou a entrega de um distribuidor de adubo liquido de 5 mil litros para linha Preferido Baixo. O Municipio conta agora com mais de 50 implementos agrícolas a disposição dos agricultores de Mondai. Conforme PAULO, são implementos como distribuidor de esterco liquido e orgânico, forrageiras e grades niveladoras que são difíceis para o produtor adquirir de forma individual pelo custo elevado e também são pouco usados de forma individual.


ANHAIA esclarece que o grupo de agricultores assina um termo de seção de uso do implemento com a prefeitura. O equipamento deve ser cuidado, ficando em local coberto e o agricultor paga a diária de 30 reais para manutenção. Taxa que foi estipulada em reunião do conselho da agricultura. Ainda conforme o agrônomo, os agricultores também foram orientados a emitir recibo e fazer planilha de caixa e de uso de cada equipamento. É uma exigência do município e do tribunal de contas por ser um bem publico que foi adquirido por emenda parlamentar.


Ações de prevenção às deficiências marcam Agosto Laranja em Ipora do Oeste. PATRÍCIA PORTELA MELO, Terapeuta Ocupacional e coordenadora do projeto prevenir na escola APAE Caminho de Luz de Ipora do Oeste, explica que o Agosto Laranja possui o objetivo de desenvolver ações para a prevenção das deficiências. As ações são voltadas para a assistência social, saúde e educação que terá programações dentro da APAE e ela com a população. No estado de Santa Catarina há uma Lei aprovada que institui Agosto como o mês Agosto Laranja especifico para a prevenção às deficiências. Segundo PATRICIA, a APAE de Ipora irá encaminhar um projeto de lei a câmara para que no município também seja instituído o mês Agosto Laranja para fomentar junto às entidades e com toda a comunidade ações sobre este aspecto.


Para marcar o Agosto Laranja em Ipora do Oeste, serão realizados vários eventos, conforme a coordenadora PATRICIA, no dia 10 de agosto a tradicional galinhada no Pavilhão Evangélico, dia 15 o pedágio educativo para divulgar o projeto prevenção, de 21 a 28 a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e dia 29 acontece a segunda caminhada do Agosto Laranja. Conforme a terapeuta, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, 70% das deficiências são preveníeis, por isto a importância da prevenção para diminuir os elevados índices de deficiência. Diante disto o foco está em conscientizar a população quanto a prevenção das deficiências.


Administração municipal inaugura Unidade Básica de Saúde. A obra da unidade de saúde do Bairro Jaroseski em Descanso, foi iniciada ainda em 2010, na gestão anterior do atual prefeito SADI BONAMIGO, que retornou as obras em 2017. Conforme SADI foram feitos neste ano toda parte de encanamentos, calhas, cobertura, revestimento interno, mudanças nas repartições como na farmácia, na sala de recepção dos pacientes e na entrada, onde também já houve a inauguração do calçamento na rua na semana passada. De acordo com BONAMIGO, o investimento foi de mais de 100 mil reais. Na visão dele, uma estrutura bem feita oferece condições da equipe de funcionários atender bem a população.


A equipe de atendimento da unidade da Estratégia de Saúde Familiar, ESF1, do Bairro Jaroseski em Descanso, é bem qualificada de acordo com o prefeito SADI. Ela é composta por uma médica contratada que está em licença Maternidade, mas que possui médico substituto, uma enfermeira e uma dentista, responsáveis pela farmácia e equipe de limpeza e as agentes de saúde. A previsão de inicio de funcionamento da ESF 1 é para a próxima segunda feira dia cinco de agosto. A inauguração será hoje, sexta feira, às 17 horas.


A gestão publica de Descanso, está empenhada para a boa estruturação dos espaços físicos na área da educação, de acordo com o prefeito BONAMIGO. Para oferecer as crianças, jovens e professores um ambiente agradável de estudos foram feitos investimentos na Escola de Campo da Cachoeirinha que está com um novo visual e será investido ainda mais no local, a escola do Jardim de Itajubá está sendo transformado para creche em 2020 com ampliação para três salas com um investimento de 440 mil reais. Na escola no Bairro Antonio Rech, está sendo fechado o pavilhão para transformar em auditório. Na creche municipal da Professora Gracinha, foi feita muralha nova e melhoramento no passeio na frente da creche e na escola Paulo Henrique Bissaya, estão fechando oauditório interno.


Oito novos abrigos de passageiros estão sendo instalados pela administração de Descanso para garantir segurança e bem-estar aos estudantes. As obras totalizam um investimento de 14.400 reais e objetiva beneficiar os alunos onde há maior concentração para embarque e desembarque. A partir do momento em que os pontos estiverem ativos, os ônibus vão fazer embarque e desembarque somente nesses locais, conforme também explica a secretária de Educação e Cultura, MARISE PRÉVIDE GIOMBELLI. De acordo com o prefeito todas as obras foram feitas com recursos próprios e da educação. SADI avalia que com estas reformas e mais uma equipe eficiente a educação está garantida com um ensino de qualidade.


Por outro lado, o Prefeito SADI ficou preocupado, pois na manha desta quinta feira, dia primeiro de agosto, houve a segunda concorrência publica de leilão de imóveis que não teve nenhuma participação. Os recursos com a venda dos imóveis serão aplicados na construção do ginásio. BONAMIGO diz que vai rever a situação com a equipe de governo. Ele verá a possibilidade de fazer uma nova concorrência, talvez com uma última redução de 10% dos valores. BONAMIGO afirma que tomará providencias para adquirir recursos e que até o final de seu governo terá o ginásio pronto.


- MAIS UMA TENTATIVA DE ESTELIONATO REGISTRADO NA REGIÃO

- ACIDENTE COM CAMINHÃO CARREGADO COM ÁLCOOL BLOQUEIA BR-282


Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas. Uma mulher e uma criança ficaram feridas em um acidente no início da noite desta quinta-feira na Rua XV de Novembro, trecho do bairro São Jorge, em São Miguel do Oeste. As vítimas estavam em uma Honda Biz, placa de São Miguel do Oeste, que colidiu em um Vectra, de Faxinal dos Guedes. Conforme testemunhas, o automóvel trafegava seguia sentido centro/trevo quando, durante a conversão à esquerda, houve a colisão lateral com a motocicleta. Com o impacto, as vítimas caíram na lateral da pista. Elas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas, com ferimentos aparentemente leves, ao Hospital Regional. A motorista e o carona do veículo não se feriram.


Dois engavetamentos registrados na SC 163 em São Miguel do Oeste. Conforme a Policia Militar Rodoviária, o primeiro acidente ocorreu por volta das 12 horas, de ontem, envolvendo um caminhão M. Benz/710 emplacado em Descanso conduzido por um homem de 24 anos, um caminhão M. Benz/Atego 1719 emplacado em Joaçaba dirigido por um homem de 29 anos, uma motoneta Honda/Biz 125 com placas de São Miguel do Oeste conduzido por um homem de 19 anos e uma motocicleta Honda/CB 300R também de São Miguel do Oeste pilotada por um homem de 34 anos. Nos veículos foram registrados danos de pequena monta e ninguém se feriu.


O segundo engavetamento aconteceu ontem em torno das 16 horas também na SC-163 em são Miguel do Oeste que envolveu um Honda/Civic emplacado em Pato Branco/PR conduzido por um homem de 38 anos, uma caminhoneta VW/Saveiro de São João do Oeste dirigida por um homem de 27 anos e uma caminhoneta Nissan/Frontier com placas de Florianópolis conduzida por um homem de 32 anos. Nos veículos foram registrados danos de pequena monta e não houve feridos.


Descanso confirma morte de Idosa por H1N1. Foi confirmado nesta sexta-feira, 02, pela secretaria de saúde de Descanso, o primeiro caso de gripe H1N1 no município. Segundo Edilene Lorenski, Técnica de Vigilância Epidemiológica, uma mulher de 61 anos, que não tomou a vacina contra a gripe, morreu na última quinta-feira, dia 25 de julho.Ela relatou que a idosa foi atendida na unidade hospitalar de Descanso e recebeu todos os encaminhamentos necessários. / Depois de ficar mais grave a situação de saúde, ela foi encaminhada para o Hospital São José de Maravilha, onde faleceu.


Mais uma tentativa de estelionato registrado na região. Desta vez em Tunápolis, o fato ocorreu ontem por volta das 16horas. Conforme a Polícia Militar, estelionatários tentaram aplicar o golpe do sobrinho que consiste na história de que o sobrinho viria visitar a família de surpresa, porém sofreu um acidente e está sem dinheiro para pagar o guincho e pede um depósito para pagar o mecânico. Neste caso de Tunapolis ontem, foi pedido o valor de 1.900 reais, foram recebidas ligações de dois números de telefone do código de área 55. A vítima estava ciente de se tratar de uma tentativa de golpe e não efetuou o depósito bancário, não se consumando o estelionato.


Acidente com caminhão carregado com álcool bloqueia BR-282. O acidente aconteceu por volta das 10h15 desta sexta-feira, 02, no km 620 da BR-282, município de Iraceminha, trecho entre SMOeste e Maravilha. Conforme a PRF, a ocorrência envolveu um caminhão tanque que transportava álcool anidro.No momento equipes da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros encontram-se no local realizando o devido atendimento. O fluxo da rodovia está totalmente interrompido, sem previsão para liberação. A orientação é que as pessoas não se dirijam ao local que está com a pista bloqueada. Já existe formação de filas no trecho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.