ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 02/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

A França não está preparada no momento para ratificar o acordo comercial anunciado na sexta-feira entre a União Europeia e o Mercosul. O acordo prevê prazo de dez anos para zerar tarifas. Como fez durante as negociações do acordo comercial entre União Europeia e Canadá, a França solicitará "garantias" aos países do Mercosul, entre eles o Brasil. A França é um dos países mais reticentes ao acordo, porque teme os efeitos para seu influente setor agrícola, que poderia ser afetado pela grande entrada de produtos sul-americanos no mercado.

Em uma entrevista coletiva no domingo, o novo presidente de El Salvador afirmou que o país tem parte da culpa pela quantidade de emigrantes que saem de lá. O presidente NAYIB BUKELE disse que as pessoas não saem porque querem, mas porque sentem que precisam. Ele tomou posse nesta segunda e destacou que a insegurança e a falta de perspectiva econômica são os dois motivos principais que levam as pessoas de seu país a encarar uma viagem para os Estados Unidos.

O governo da Venezuela anunciou nesta segunda-feira que iniciou "um processo de normalização das relações diplomáticas” com a Alemanha. O presidente NICOLÁS MADURO ainda decidiu revogar a expulsão do embaixador alemão na Venezuela, DANIEL KRIENER, que deixou o país em março. O documento ainda informa que MADURO "decidiu deixar sem efeito o conteúdo do comunicado de seis de março que declarou o embaixador DANIEL KRIENER como persona non grata”. Segundo os venezuelanos, o governo alemão já concordou com o retorno de KRIENER "para a construção de uma agenda de interesse mútuo”.

A produção industrial brasileira registrou em maio uma queda de zero vírgula dois por cento na comparação com abril, segundo divulgou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O dado reforça a leitura de fraqueza da economia brasileira também no segundo trimestre. Trata-se da terceira queda mensal no ano. Com o resultado, o setor elimina parte do ganho de zero vírgula três por cento do mês anterior e acumula perda de zero vírgula sete por cento nos cinco primeiros meses de 2019. No confronto com maio de 2018 entretanto, houve alta de sete por cento, mas no ano passado a greve dos caminhoneiro afetou o desempenho da indústria.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, receberá governadores nesta terça-feira para discutir a reforma da Previdência. O encontro está previsto para as dez e meia da manhã e deverá ter também a participação do presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE. MAIA quer fechar acordo com os governadores sobre a inclusão dos estados na reforma. A ideia dele é definir este ponto antes da votação do parecer na comissão especial, que pode ocorrer ainda nesta semana. Nesta tarde, o relator da reforma, deputado SAMUEL MOREIRA deve apresentar uma complementação do relatório com ajustes negociados com líderes. MOREIRA já informou que só deve abrir a sessão desta terça após a reunião de MAIA com os governadores.

O ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, deve participar de uma audiência nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados para explicar as mensagens atribuídas a ele em conversas com procuradores da Operação Lava Jato e publicadas pelo site The Intercept Brasil. O site tem revelado o teor de mensagens e que MORO orientou a atuação de integrantes da força-tarefa da Lava Jato enquanto ele estava à frente dos processos em Curitiba. Inicialmente, a ida de MORO à Câmara estava prevista para última quarta-feira, mas ele cancelou a audiência. O encontro deve ocorrer na tarde de hoje.

Um novo levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado aponta 12 novos casos de Gripe A em apenas cinco dias.Destes, 11 pertencem ao subtipo H1N1 e um foi causado pela Influenza B. Florianópolis concentra a maior parte desse número com quatro novas ocorrências, seguido por Balneário Camboriú que possui dois novos casos. Os outros seis registos se dividem entre os municípios de Brusque, São José, Itajaí, Camboriú, Braço do Norte e São João Batista. Ao todo, até o dia 28 de junho, foram confirmados 168 casos de Influenza em Santa Catarina. O número de mortes se manteve em 18.

O vice-prefeito de São Bento do Sul, MARCIO DREVECK, foi preso preventivamente no final da tarde desta segunda-feira. Ele é suspeito de concussão, que é exigir vantagem indevida em função do cargo. A investigação começou há cerca de quatro meses, de acordo com o delegado GUSTAVO MUNIZ SIQUEIRA. A Polícia Civil apura denúncias de recebimento de dinheiro referente à parte do salário de servidores comissionados indicados por DREVECK no poder público municipal. Na tarde desta segunda, a Divisão de Investigação Criminal de São Bento do Sul cumpriu mandado de busca e apreensão no gabinete do vice-prefeito e no local, foram apreendidos mil e 700 reais. O dinheiro foi recebido de um servidor como suposto pagamento do cargo comissionado.

O Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial divulgou nesta segunda-feira que junho deste ano registrou o menor número de homicídios para o mês dos últimos 11 anos. Foram 47 assassinatos. Segundo os dados, o maior índice já registrado nesse recorte de tempo foi em junho de 2013, com 71 mortos. No mesmo mês em 2018, foram 58. No início da série histórica, em 2008, foram 60 homicídios. O colegiado, composto por órgãos da segurança pública do estado, avaliou os índices criminais e o destacou junho de 2019 como o melhor da série histórica. Ainda em junho foram registrados três latrocínios, menos da metade registrada em junho de 2018, quando foram sete. Já as mortes em confronto policiais mais que dobraram, cinco em junho de 2019 contra duas no mesmo mês ano passado.

Sinticom prepara assembleia de posse da nova diretoria. Quem comenta é MARIA DA SILVA que foi reconduzida a presidência do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de São Lourenço do Oeste. Conforme ela, o evento está marcado para o dia 12, agora de julho. Atual diretoria, conforme MARIA, atua até o dia 14. Frisa que até data todos os tramites legais precisam estar em dia para que os novos membros possam exercer seus mandatos.

Acislo cria novo Núcleo para profissionais da área odontológica. A informação é de VOLNEI STRADA - diretor do Empreender. Ele diz que profissionais da área da odontologia participaram de um encontro de sensibilização para a criação de um novo núcleo setorial. A reunião, foi conduzida pela consultora de núcleos da associação, ANA PAULA TAVARES. Ação reuniu 11 profissionais da área. De acordo com ele, o primeiro encontro serviu para integrar os profissionais, apresentar a metodologia do Empreender e as diretrizes de trabalho de um núcleo. O próximo passo será reunir o grupo para a análise, discussão e construção do cenário e planejamento de ações.

Seguindo a metodologia do Empreender, a ideia é que pelo menos uma vez por mês os profissionais se reúnam para discutir e tratar de assuntos de comum interesse. STRADA diz que como houve o aval dos profissionais para a criação do Núcleo de Odontologia, nos próximos encontros também deve acontecer à escolha da coordenação. Com a formalização do Núcleo de Odontologia, a Acislo passa a atuar com dez núcleos setoriais e multisetoriais. A criação do núcleo representa o fortalecimento do associativismo, garante o atendimento das demandas comuns do setor e a representatividade.

Obra para atendimento dos mutirões de cirurgias Do Hospital da Fundação deve ficar pronta em 40 dias. VALENTIM DE MACEDO – presidente da entidade em São Lourenço do Oeste, relata que com um investimento de aproximadamente 110 mil reais, a Fundação está construindo uma área nova de 65 metros quadrados e readequando uma área existente de cerca de 100 metros quadrados. O valor também contempla um acesso de 150 metros quadrados com paver. O investimento visa garantir um espaço adequado de atendimento aos pacientes dos mutirões de cirurgias. Em dois anos a entidade sediou mais de 6,4 mil procedimentos oftalmológicos.

Direção do Hospital tem um pouco de pressa, já que há previsão de novos mutirões. De acordo com o presidente da Fundação Hospitalar, VALENTIM DE MACEDO, não se trata de uma obra grande, porém afirma que é um investimento importante, pois irá garantir um melhor atendimento da sociedade. Frisa que em dias de mutirões a rotina do hospital é alterada, pois há um grande volume de pessoas circulando pela estrutura da entidade, por isso garante que, com o novo espaço, o fluxo ficará separado e a rotina hospitalar não sofrerá interferência.

Valor investido em obra no Hospital da Fundação foi buscado junto a uma instituição financeira, em forma de empréstimo. DE MACEDO diz que agora a direção vai trabalhar, junto com a comunidade, para levantar esse valor. Para isso, o presidente destaca alguns eventos tradicionais como o Fandango da Solidariedade que está agendado para o dia 25, agora de julho, no CTG Amizade Sem Fronteiras, com o grupo Os Monarcas. Esse evento, frisa o presidente, vai colaborar financeiramente para o pagamento dessa obra.

Os cinco réus acusados de participação na morte do advogado JOACIR MONTAGNA já foram interrogados. A tarde do primeiro dia do julgamento foi destinada para o depoimento das testemunhas, cinco da acusação e cinco da defesa. Defesa e promotoria abriram mão de nove depoimentos e apenas o delegado regional da Polícia Civil, ADRIANO BINI, foi ouvido. Ele trouxe detalhes da investigação e das provas produzidas durante o inquérito policial. O delegado falou durante cerca de três horas e também respondeu aos questionamentos do Ministério Públicos e dos advogados de defesa. Com isso, o interrogatório dos réus, previsto para hoje, já aconteceu ontem à tarde.

O primeiro réu a ser interrogado no júri do caso MONTAGNA foi o homem acusado de efetuar o disparo que matou o advogado. LUCAS GOMES DOS SANTOS confessou que matou JOACIR MONTAGNA e que foi contratado por ADELINO DALA RIVA. Segundo o atirador, o crime foi encomendado num bar em Chapecó. A oferta foi sete mil e 500 reais em dinheiro e mais uma arma, utilizada no crime, totalizando a quantia de 10 mil. LUCAS diz que ADELINO pretendia matar MONTAGNA por ter sido preso após um suposto insucesso de uma defesa feita pela vítima. LUCAS alegou que precisava de dinheiro e que levantou todas as informações da vítima antes do crime. Afirmou ainda que os irmãos DAVID e ABEL não sabiam do acerto para assassinar o advogado.

LUCAS disse no depoimento de ontem que os irmãos acreditavam que seria cometido um assalto em Guaraciaba. DAVID também precisava de dinheiro e por isso aceitou participar do crime. Já ABEL soube do “assalto” durante o trajeto e que antes disso havia sido informado por LUCAS que ele iria a Guaraciaba para a realização de um trabalho com pavers.

Após o depoimento do réu LUCAS, de 24 anos, o segundo envolvido na morte do advogado a ser interrogado foi o homem acusado de ser o mandante do crime. ADELINO DALA RIVA, 46 anos, negou as acusações e disse que não contratou LUCAS para praticar o crime. Ele afirma que não tinha qualquer relação com o advogado. DALA RIVA reforçou, em mais de um momento, que não conhecia o advogado e que o profissional nunca lhe prestou serviços. O réu ressalta que já havia cumprido pena por receptação, tráfico de droga e porte de arma. Na época do crime, revelou que atuava como representante de uma empresa de insumos pecuários e que conheceu LUCAS em Chapecó. DALA RIVA alega que eles teriam falado sobre trabalho no ramo de alimentação animal. Sobre ter vindo com LUCAS para Guaraciaba, ele explicou que foi apenas uma carona. O acusado diz ser inocente e que não tem relação de amizade com o atirador e que, desde que saiu da prisão, há cerca de cinco anos, não se envolveu mais com crime.

Os irmãos ABEL e DAVID GOMES DOS SANTOS foram interrogados no final da tarde e alegam não saber que estavam indo para um homicídio. Os dois afirmaram que pensavam que o irmão LUCAS iria cometer um assalto e não a execução do advogado JOACIR MONTAGNA. DAVID diz que aceitou participar de um assalto porque precisava de dinheiro para uma tratamento de saúde. Já ABEL diz que acompanhou os irmãos porque pensou que eles fossem fazer uma obra na região. O tio dos irmãos, JOSÉ DE ALMEIDA, acusado de associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo, não quis falar no depoimento.

O segundo dia do júri do caso MONTAGNA foi aberto as nove horas da manhã e será marcado pelos debates entre acusação e defesa. O Ministério Público, que acusa os cinco réus de envolvimento no assassinato do advogado, é o primeiro a se manifestar. O promotor, JOÃO DE ANDRADE tem cinco horas para se manifestar. Em seguida, a defesa terá o mesmo tempo para apresentar a versão dos cinco acusados. O júri prossegue com a réplica do Ministério Público e a tréplica da defesa. O tempo é de duas horas e meia. A parte final do julgamento, onde os jurados respondem aos quesitos para apontar se os réus são culpados ou não deve ficar para amanhã.

Promotor diz que crime foi mercenário e motivado por desacordo comercial. JOÃO DE ANDRADE relata que tem um ponto do caso MONTAGNA que ainda está sem uma resposta definitiva: por que o advogado foi assassinado?. Mesmo com todo o trabalho de investigação e o farto material probatório levantado pela Polícia Civil e Ministério Público, a motivação ainda não foi divulgada oficialmente. JOÃO diz que o júri dessa semana envolve um dos núcleos do crime que é formado por ADELINO DALA RIVA e os três irmãos que ele contratou para matar o advogado. Segundo o promotor, pode existir um outro núcleo de mandantes acima de ADELINO. Explicou que o Ministério Público tem certeza de que se trata de um crime mercenário e que o assassinato de JOACIR MONTAGNA foi motivado por desacertos comerciais.

Promotor diz que o advogado foi morto em razão da atividade profissional. JOAO DE ANDRADE comenta que, neste momento, a promotoria não pode dimensionar qual o efetivo desacerto entre JOACIR MONTAGNA e um cliente. O atirador, LUCAS GOMES DOS SANTOS afirma que ADELINO DALA RIVA o contratou porque teria ficado insatisfeito com um trabalho prestador por MONTAGNA. LUCAS diz que DALA RIVA queria vingança. Como o mandante nega essa versão, o promotor afirma que esse é um ponto que ainda não está claro e que pode haver mais de um núcleo de mandantes acima dos acusados que estão no banco dos réus nesta semana. Essa situação está sendo investigada pela Polícia Civil em um novo inquérito que ainda está em curso, mas o promotor reforça que não tem dúvida de que MONTAGNA foi morto em razão da atividade profissional da advocacia.

Promotor de justiça confirma que acusação vai pedir a condenação dos cinco acusados porque as provas são “completamente conclusivas”. ANDRADE destaca que os acusados formaram um grupo criminoso que resolveu praticar um homicídio mercenário. Segundo o promotor, o primeiro núcleo do crime envolve ADELINO DALA RIVA, acusado de contratar LUCAS GOMES DOS SANTOS para executar o advogado JOACIR MONTAGNA. O promotor diz que existe uma espécie de sub-núcleo formado pelos executores diretos de MONTAGNA. LUCAS, o atirador, chamou os irmãos DAVID e ABEL para cometer o assassinato. O tio deles JOSÉ DE ALMEIDA teria fornecido a arma e auxiliado na fuga de DAVID.

A subsecção da OAB de São Miguel do Oeste espera condenação dos responsáveis pelo assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA. Afirmação é do advogado e membro da diretoria da entidade, JOAO CARLOS DALMAGRO JUNIOR. Ele explica que o crime chocou a comunidade e a ordem está acompanhando o caso desde a investigação pela polícia civil. DALMAGRO cita que o inquérito foi conduzido de forma exemplar e a entidade espera que o julgamento siga nessa mesma linha. Ele comenta que além da vida do profissional morto dentro do local de trabalho, esse caso é uma questão institucional importante para a OAB.

Saída d epista mobiliza polícia na SC 161. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a um acidente ontem no KM 24,550 da SC161 em Anchieta. Foi uma saída de pista simples de um Astra com placas de São Miguel do Oeste que era conduzido por um homem de 32 anos. Neste acidente não houve feridos, apenas danos materiais no veículo.

Veículo de São Paulo é apreendido pela PM, por estar com adulteração de sinais de identificação. O caso aconteceu no domingo, mas a PM liberou somente nesta manhã. A Guarnição Policial Militar realizava rondas na Rua Maranhão, em Campo Erê, quando por volta das 15 horas e 30 minutos, abordou um Meriva, placas de São Paulo. Ao realizar a consulta ao sistema a PM, constatou débitos de licenciamento e multas desde o ano de 2017. Numa revista mais minuciosa, os policiais verificaram que a marcação da numeração do chassi estava ilegível. As demais peças metálicas próximas também se apresentavam bastante danificadas, impossíveis de identificação. O veículo foi apreendido e levado ao pátio.

Polícia Militar apreende motocicleta com mais de 10 anos de licenciamento vencido. Ação da PM, ocorreu no domingo, mas só divulgada hoje pela Polícia Militar. A guarnição fazia rondas preventivas no Bairro Jardim das Flores em Campo Erê, quando por volta das 22 horas e 50 minutos, avistou uma moto Honda CG 125 Today registrada no município de São Lourenço do Oeste. Ao tentar abordagem o piloto somente parou há uma grande distância a frente. Foi realizada a revista pessoal do condutor, nada de ilícito foi encontrado, mas ele não possuía carteira nacional de habilitação. Em consulta no sistema constatou que a motocicleta estava com o licenciamento vencido desde 2006.

O condutor disse que adquiriu a moto no interior de Renascença. Segundo ele, por não ter quitado a dívida da aquisição não pode realizar a transferência, e que usava para o trabalho na lavoura, e como se mudou para Campo Erê, passou a utilizá-la para trabalhar na cidade. Diante do fato, foi confeccionado o boletim de ocorrência, os autos de infrações cabíveis e a motocicleta foi removida ao pátio conveniado. A Polícia Militar orienta ao cidadão que procure sempre andar em dia com seus documentos relacionados a veículo bem como carteira nacional de habilitação para evitar desconfortos e encaminhamentos judiciais.

Quatro pessoas são detidas pela Polícia Militar por invasão a domicílio. O fato ocorreu no bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste. O caso ocorreu no domingo, mas somente foi divulgado pela PM na tarde de ontem. A Polícia Militar relatou que uma mulher de 40 anos encontrou a casa arrombada e os jovens dentro. Os policiais entraram na casa e encontraram quatro pessoas, sendo dois homens, de 30 e 22 anos, e dois adolescentes, de 14 e 13 anos. A mulher que ligou para a PM, contou que saiu na noite de sábado, e ao retornar na manhã de domingo, encontrou a porta da casa arrombada com as pessoas dormindo dentro. Os invasores, afirmaram que foram a um baile e que havia uma outra mulher com eles, a qual afirmou ser parente da dona da casa arrombada.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.