ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 02-05-2020 Sábado

-MORO PRESTA DEPOIMENTO HOJE NA PF SOBRE ACUSAÇOES CONTRA BOLSONARO

-MEMBROS DA CPI SOBRE RESPIRADORES SERÃO INDICADOS ATÉ TERÇA

-EPAGRI ORIENTA SOBRE IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE PARA A EFICIÊNCIA NA CORREÇÃO DO SOLO

-PROJETO “MONDAÍ PÁGINAS DE SUA HISTÓRIA” RESGATA MEMÓRIAS E CULTURA DO MUNICÍPIO

-PROFESSOR RECORDA DIFICULDADES E DIREITOS CONQUISTADOS PELO TRABALHADOR

-CAESP PROJETA INVESTIMENTOS PARA GARANTIR SEGURANÇA DOS ALUNOS APÓS RETORNO DAS AULAS

-DESCANSO MANTÉM CONTRATOS COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

-MULHER FICA FERIDA AO COLIDIR MOTO EM CAMINHÃO E SOFRER QUEDA

-PRESO POR ARROMBAMENTOS EM DESCANSO É SUSPEITO DE VÁRIOS OUTROS ASSALTOS NA REGIÃO

-BOMBEIROS ENCONTRAM JOVEM DESAPARECIDO NO RIO DAS ANTAS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


Uma tentativa de fuga durante uma rebelião em um presídio na Venezuela deixou ao menos 17 detentos mortos nesta sexta-feira. A informação foi divulgada pela agência Reuters militares a partir de relatos de políticos da oposição ao governo chavista. O número de mortes pode ter sido maior, segundo parlamentares. Segundo a Guarda Nacional, soldados dispararam contra os presidiários enquanto eles tentavam sair pelo portão principal do presídio de Los Llanos, na província venezuelana de Portuguesa. O grupo só parou a rebelião depois de um funcionário negociar com ajuda de um megafone. Não há mais informações sobre o que gerou o tumulto.


O Papa FRANCISCO pediu neste sábado aos governantes de todo o mundo que demonstrem unidade diante das diferenças e que eles ajudem seus povos a superarem a atual crise do coronavírus. Ele afirmou que rezou por chefes de Estado, presidentes, legisladores e prefeitos para que tenham força 'porque o trabalho não é fácil'. O papa também se referiu à necessidade de os fiéis perseverarem em sua fé em tempos de crise, 'que são momentos de escolha que nos colocam diante de decisões que precisam ser tomadas'. FRANCISO disse que pode haver muitas crises, na família, no trabalho, no mundo e essa pandemia é um momento de crise social.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que a agência de Administração de Alimentos e Drogas aprovou, em caráter emergencial, o uso de medicamento que vinha sendo utilizado em testes para o tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O remédio não está à venda. A justificativa do governo norte-americano é que o antiviral conhecido como Remdesivir apresentou bons resultados em testes clínicos a partir de dados da empresa farmacêutica Gilead, que produz o medicamento. Em estudo com mil e 36 pacientes de Covid-19, parte recebeu o Remdesivir e, outra parte, um placebo. Aqueles que receberam a substância tiveram o tempo de recuperação reduzido em 31 por cento. O medicamento, portanto, não é uma cura para doença.



O presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, disse nesta sexta-feira que é impossível acabar com as filas nas agências do banco, mas garantiu que a instituição está adotando medidas para reduzir as aglomerações. Nos últimos dias, foram registradas filas em agências da Caixa em todo o país de pessoas que queriam sacar a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 ou buscar informações sobre o benefício. De acordo com o banco, dos 96 milhões e 900 mil cadastros realizados até quinta-feira para receber o benefício, houve a aprovação de 50 milhões. Até agora, já foram pagos cerca de 35 bilhões e meio de reais em benefícios.


O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou nesta sexta-feira que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para quatro de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso. Segundo o ministro, que sucederá a ministra ROSA WEBER no final de maio na presidência do TSE, se não houver condições para realizar as eleições em outubro, o pleito, na avaliação dele, teria de ser feito "em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”.


O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, presta depoimento neste sábado na Polícia Federal, em Curitiba. Ele será questionado sobre as acusações de que o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares. As acusações foram feitas pelo ex-ministro quando ele anunciou sua saída do governo, há uma semana. O depoimento foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, CELSO DE MELLO, que preside a investigação. Nesta quinta-feira, ele determinou que MORO fosse ouvido em cinco dias, atendendo a pedido de parlamentares. O inquérito foi autorizado pelo STF e vai investigar se as acusações de MORO são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra.


Chegou a dois mil 253 o número de casos de dengue em Santa Catarina nos quatro primeiros meses deste ano. No total, 87 vírgula sete por cento deles são autóctones, ou seja, quando a transmissão ocorre dentro do próprio estado. O número é superior aos mil 911 registrados em todo o ano de 2019. Os dados foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira e levam em conta o período entre 29 de dezembro de 2019 e 25 de abril de 2020. Foram 914 casos registrados a mais em comparação com o boletim anterior, divulgado no dia 9 de abril. Segundo a Dive, os municípios de São Carlos, Coronel Freitas e Maravilha, no Oeste, enfrentam uma epidemia de dengue.


O Senado e a Câmara dos Deputados estão finalizando a votação da ajuda do governo federal para Estados e municípios com o objetivo de compensar perda de arrecadação devido à crise causada pelo coronavírus neste e nos próximos meses. O total acertado a partir de conversa do presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, com o ministro da Economia, PAULO GUEDES, será de 50 bilhões, mais 10 bilhões específicos para a saúde. Pelo acordo acertado, o governo de Santa Catarina receberá 959 milhões dos 25 bilhões que irão para os Estados. Da parte que vai para os municípios, estão previstos para Santa Catarina 974 milhões. A soma dos dois montantes chega a um bilhão 933 milhões ao Estado.


Os membros da comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que investigará supostas irregularidades na compra de 200 respiradores pelo governo estadual serão indicados até a sessão da próxima terça-feira. Esse foi o prazo estabelecido pelo presidente da Alesc, deputado JULIO GARCIA para que os líderes das bancadas e dos blocos parlamentares indiquem os deputados que integrarão a comissão. Conforme o Regimento Interno da Alesc, a investigação ficará a cargo de nove deputados. A divisão das vagas entre os partidos e blocos leva em conta o tamanho de cada um.Após a definição dos integrantes, a comissão tem 30 dias para se reunir e ser instalada, mas a expectativa é que isso ocorra já na terça-feira, após a sessão virtual. A partir da data da instalação, passa a contar o prazo de 120 dias para a entrega do relatório final, que pode ser prorrogado por mais 120 dias.


-EPAGRI ORIENTA SOBRE IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE PARA A EFICIÊNCIA NA CORREÇÃO DO SOLO

-PROJETO “MONDAÍ PÁGINAS DE SUA HISTÓRIA” RESGATA MEMÓRIAS E CULTURA DO MUNICÍPIO

-PROFESSOR RECORDA DIFICULDADES E DIREITOS CONQUISTADOS PELO TRABALHADOR

-CAESP PROJETA INVESTIMENTOS PARA GARANTIR SEGURANÇA DOS ALUNOS APÓS RETORNO DAS AULAS

-DESCANSO MANTÉM CONTRATOS COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO


Mondaí tem decreto de situação de emergência homologada pelo Governo do Estado. O município recebeu nesta semana a confirmação da homologação do decreto de situação de emergência devido à estiagem. O prefeito VALDIR RUBERT explica que com a homologação o município terá mais facilidade em obter recursos para amenizar a situação causada principalmente na agricultura, devido à falta de chuva. Os agricultores que possuem custeios ou financiamentos poderão fazer a renegociação de dívidas. O decreto foi assinado pelo prefeito ainda no dia seis de março. O decreto considera que a falta de água obriga propriedades rurais a abrirem poços e fontes de água ou transporte para atendimento ao abastecimento humano e dos plantéis de suínos, bovinos e aves. Também houve perdas de aproximadamente 30% na soja, milho, feijão e pastagens, além de impactos na produção de leite e gado de corte, aves e suínos.


Mondaí executa obras e melhorias em ruas da cidade e estradas do interior. De acordo com o prefeito, VALDIR RUBERT, entre as obras está a academia da saúde, em construção na Rua Cristiano Wandscher. Ele afirma que o espaço irá contribuir para a prática de atividades físicas promovendo mais qualidade de vida, prevenção de doenças e a promoção da saúde. O investimento total é de 175 mil. Destes, 125 mil são do Ministério da Saúde e 50 mil contrapartida do município. No interior, a Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos está realizando manutenções na SC 283, estrada Beira Rio. O prefeito explica que solicitou a liberação do Governo do Estado para realizar o serviço com recursos próprios do município. Entre as atividades estão patrolamento, cascalhamento, limpeza de sarjeta e compactação de solo, na estrada e acessos às propriedades rurais.


Na quinta-feira a Avenida do Engenho foi contemplada com a instalação de novas lâmpadas de Led. VALDIR RUBERT diz que o objetivo é diminuir o consumo e economizar de maneira sustentável. Além disso, o prefeito de Mondaí afirma que as lâmpadas de Led proporcionam melhor visibilidade noturna e maior durabilidade. Estão sendo instaladas 19 lâmpadas e o investimento soma 18 mil reais de recursos próprios. Também estão em andamento em Mondaí obras de pavimentação com pedras irregulares na Rua Otto Fritz, no Bairro Capivara. Foram pavimentados mil e 400 metros quadrados de calçamento. O valor investido é de 35 mil 400 reais, recursos próprios. Além da pavimentação com pedras irregulares, foram realizadas novas tubulações com bocas de lobo e drenagens para escoamento das águas pluviais.


Avicultores enfrentam dificuldade no abastecimento de água nas propriedades. De acordo com o presidente da Associação de Avicultores do Extremo Oeste, GENÉSIO ANTON, apesar de ser a atividade do setor agropecuário mais preparada para enfrentar a seca, os avicultores tem tido dificuldades com esta estiagem prolongada. Ele comenta que há produtores que já estão com as cisternas e açudes secos, considerando que o consumo diário chega a 100 mil litros de água por propriedade. ANTON cita que o abate diário é de 195 mil aves, durante seis dias por semana, contemplando 215 propriedades da região. O presidente comenta que além do consumo, a água é importante para o resfriamento dos aviários. Ele diz que a expectativa é que com a aproximação dos dias frios o consumo de água reduza. Em relação ao mercado, ANTON afirma que o status de segurança sanitária garante um diferencial na venda da carne de frango produzida na região.


Epagri de Tunápolis tem cota inicial de 800 toneladas de calcário pelo programa troca-troca. Conforme o extensionista, TIAGO CARVALHO, até o momento a procura por calcário tem sido baixa, mas os agricultores têm prazo até novembro para apresentar a análise e solicitar a liberação do insumo. O extensionista destaca que a cota deste ano é semelhante dos anos anteriores, pois leva em conta a demanda que os agricultores do município apresentam. TIAGO diz que outro fator que tem contribuído para a baixa procura é que em muitas lavouras o milho ainda não foi colhido. Na Epagri de Tunápolis, um extensionista permanece no escritório para os atendimentos burocráticos, e o outro realiza visitas agendadas nas propriedades.


Epagri orienta sobre importância da análise para a eficiência na correção das deficiências do solo. Conforme o extensionista rural da Epagri de Descanso, ZOLMIR FRIZZO, os agricultores tem evoluído com o uso de tecnologias, insumos e planejamento das propriedades, mas ainda são necessários avanços no manejo e cuidado com o solo, com as devidas análises. A recomendação é fazer a amostragem uma vez ao ano, ou ao menos a cada dois anos. FRIZZO alerta para descuidos na coleta da amostra, que pode interferir nos resultados. Devem ser coletados de dez a 15 pontos em cada área, para ter uma análise mais precisa das deficiências e qualidades do solo, e assim, fazer o planejamento da correção. A Epagri de Descanso solicitou duas mil toneladas, mas na primeira liberação foram disponibilizadas mil e 500 toneladas. São liberadas até 20 toneladas por agricultor para beneficiar mais famílias.


Até o momento a procura pelo calcário tem sido menor em comparação aos anos anteriores, o que segundo ZOLMIR FRIZZO, ocorre em função da pandemia e a dificuldade que a seca causa na implantação das culturas de inverno. O extensionista acredita que ainda vai haver um aumento na procura pelo calcário, considerando que muitas lavouras ainda estão em fase de colheita. Ele cita que 500 toneladas foram liberadas até o momento, com o transporte do calcário da cooperativa até a propriedade pela prefeitura. Conforme FRIZZO, o custo fica em 70 reais a tonelada, com a opção de dois tipos de calcário, em que o pagamento é feito na safra de 2021. Por ano, em média 120 famílias de Descanso são contempladas pelo troca-troca de calcário. O extensionista chama atenção ainda para a importância da conservação do solo, e consequentemente da água, principalmente por meio das coberturas verdes, para o sucesso da colheita.


Santa Catarina tem 16 mil professores admitidos em caráter temporário e a sanção da lei que impede a demissão desse pessoal é uma segurança para esses profissionais. A afirmação é da deputada estadual, LUCIANE CARMINATTI. Ela é autora da lei que proíbe o estado de demitir os ACTs até o final deste ano. Ela explica que em tempos de crise, como o atual, os temporários são os primeiros a serem desligados. A parlamentar salienta que a lei foi pensada para que os professores que tem contrato até o final do ano tenham a segurança de que vão permanecer recebendo o salário de forma integral. A lei foi sancionada na segunda-feira pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA.


Manutenção dos ACTs na rede estadual é fundamental também para os alunos que vão encontrar os mesmo professores quando retornarem para a escola assim que a pandemia do coronavírus passar. O comentário é da deputada estadual, LUCIANE CARMINATTI. Ela explica que é importante manter os professores neste período para as atividades à distância e para manter também a continuidade do conteúdo quando as aulas presenciais forem retomadas. A deputada comenta que a proibição da demissão dos ACTs tem, portanto, dois objetivos: um de ordem econômica e social, na medida em que garante o emprego e a renda dessas famílias e outro de cunho pedagógico já que garante o mesmo professor até o final do ano letivo.


Descanso mantém contratos com profissionais da educação. Segundo o secretário de Educação, MAICON ROSIN, os professores continuam organizando e planejando as atividades que são encaminhadas aos estudantes. Merendeiras e zeladores, a partir desta segunda-feira, retomam as atividades nas escolas com a organização dos espaços. O secretário ressalta que o objetivo é deixar as escolas organizadas para receber pais e profissionais da educação caso sejam necessárias reuniões. E os motoristas da educação foram realocados para outras secretarias e havendo a necessidade retornam para o setor da educação. ROSIN lembra que o município também decidiu manter os contratos com os profissionais contratados em caráter temporário, sem prejuízo financeiro aos servidores. Ele reforça que na próxima semana os pais podem retornar as escolas, incluindo as creches, para retirar o material impresso e entregar as atividades já realizadas pelos alunos em casa.


Projeto “Mondaí páginas de sua história” resgata memórias e cultura do município. O resgate ocorre por meio da parceria da Uceff de Itapiranga e a Associação Evangélica Beneficente de Mondaí. Segundo o professor da Uceff e coordenador do projeto, DOUGLAS FRANZEN, a partir de uma solicitação da associação a universidade passou a assessorar a reconstituição e o resgate da memória, da cultura e da história do município. Em 2022 Mondaí completa 100 anos de colonização. O professor destaca que por meio de vídeos o resultado deste trabalho está sendo divulgado a comunidade pela página do facebook da Associação Evangélica. Ele comenta que o material está sendo elaborado por meio de entrevistas com moradores e informações do acervo do museu. DOUGLAS FRANZEN diz que o objetivo do projeto é que toda esta história não se perca, e seja entendida também pelos mais jovens.


Professor recorda dificuldades e direitos conquistados pelo trabalhador. Nesta sexta-feira, primeiro de maio, foi lembrado o Dia do Trabalhador. Conforme o professor de filosofia e sociologia, ILTON VOGT, o trabalho sempre esteve relacionado à produtividade, desde o modo primitivo de extração da subsistência da natureza, a escravidão com a exploração do trabalhador, a vida difícil do camponês e a fase do capitalismo, do acúmulo de bens e recursos. O professor explica que a data escolhida para celebrar o Dia do Trabalhador teve origem nos Estados Unidos, em função de uma reivindicação que ocorreu no ano de 1886 daquele dia para cobrar a redução na carga horária de trabalho. ILTON VOGT recorda que naquele ano também ocorreu na Europa a Revolução Industrial, pela qual o trabalhador se tornou cada vez mais urbano. Ele comenta que a atuação nas indústrias era de uma rotina sofrida, com carga horária de até 18 horas por dia.


Nesta fase do trabalhador urbanizado nas indústrias, o professor de filosofia e sociologia recorda que havia também a exploração da mão de obra infantil, não havia igualdade no salário de homens e mulheres. Nem havia legislação específica que determinasse os direitos do trabalhador. ILTON VOGT ressalta que a partir de tantas irregularidades surgem os defensores e profissionais, como sociólogos, que questionavam esta forma de trabalho, além dos sindicatos que passaram a cobrar direitos, como carga horária e salário justos. Com os anos, o professor diz que o trabalho passou a ser visto também na perspectiva de satisfação e realização pessoal, e não apenas produção. Ele acrescenta que ao exercer uma profissão que atende as necessidades da sociedade, o trabalhador também deve se sentir realizado com a função que desempenha.


CAESP Caminho de Luz projeta investimentos para garantir segurança dos alunos após retorno das aulas. Conforme a diretora da escola especial de Iporã do Oeste, ELIANE BRUGNEROTTO, a rifa de Páscoa é tradicional na escola, e os alunos e famílias tiveram um período de pouco mais de um mês para venda dos números. Ela destaca que em função da pandemia não foi possível fazer a recolha das cartelas. As famílias ou madrinhas dos alunos que ainda tiverem cartelas podem fazer a entrega até sexta-feira pela manhã, porque na tarde do dia oito será feito o sorteio ao vivo pela Rádio Oeste. A diretora lamenta que a previsão é que a venda seja menor em comparação aos anos anteriores, porque as famílias não tiveram como sair para fazer as vendas. ELIANE diz que o valor que for arrecadado será bem vindo, considerando que outros eventos importantes financeiramente para a escola também não serão realizados.


O valor da venda das rifas, segundo a diretora do CAESP Caminho de Luz, será investido na compra de material de higiene, como luvas, máscaras e álcool gel, para proteger os alunos, quando do seu retorno a escola. ELIANE BRUGNEROTTO cita que os prêmios que serão sorteados na próxima sexta-feira, pela Rádio Oeste, são 12 cestas no valor de 80 a 120 reais. As cestas serão doadas por empresas do município. A diretora comenta que assim como as demais escolas, os professores do CAESP estão encaminhando de casa as atividades aos alunos, já desde o início da pandemia, tanto pelo WatsApp como com a entrega de material impresso na escola. A equipe técnica do SUS também presta atendimentos pelo telefone. ELIANE lembra que é importante que os pais acompanhem e orientem os filhos na execução das atividades, para que se mantenham motivados e ativos mesmo com a suspensão das aulas presenciais.


-MULHER FICA FERIDA AO COLIDIR MOTO EM CAMINHÃO E SOFRER QUEDA

-PRESO POR ARROMBAMENTOS EM DESCANSO É SUSPEITO DE VÁRIOS OUTROS ASSALTOS NA REGIÃO

-BOMBEIROS ENCONTRAM JOVEM DESAPARECIDO NO RIO DAS ANTAS


Policia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Um homem foi preso com 44 pedras de crack por volta das 18 horas desta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, um veículo Fiat Idea chamou a atenção dos policiais militares que imediatamente realizaram a abordagem. Durante a revista no veículo foram encontradas as 44 pedras de crack. O condutor foi preso. A Rádio Patrulha com apoio do Canil Setorial e do Pelotão de Patrulhamento Tático, PPT, atuaram na ação.


Bar é interditado por descumprir determinações do decreto estadual. Um bar, localizado no bairro Estrela em São Miguel do Oeste, foi interditado pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, o proprietário do estabelecimento foi orientado pela PM sobre a aglomeração, mas como aconteceu novamente o descumprimento do decreto a polícia interditou o local. De acordo com o Tenente-coronel e Comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, JAILSON FRANZEN, as guarnições sempre orientam o dono do estabelecimento sobre as restrições estabelecidas em decreto, mas quando são descomprimas, a interdição é feita. O comandante lembra que se houver qualquer dúvida, sobre o que pode ou não abrir e sobre as restrições, deve ser acionado o 190.


Traficante é preso em flagrante transportando drogas para comercialização na BR 282. O Setor de Investigação e Capturas da delegacia de Pinhalzinho prendeu em flagrante na noite desta sexta-feira, na BR 282 em Nova Erechim, um homem de 26 anos por tráfico de drogas. Segundo as investigações, o preso já vinha há bastante tempo realizando comércio ilegal de drogas em Pinhalzinho e em Nova Erechim, principalmente de cocaína. Na noite de ontem ele foi flagrado pelos investigadores enquanto trazia droga de Chapecó com seu veículo. Com ele foram encontradas duas buchas de cocaína, cerca de 10 gramas. O homem foi encaminhado à UPA de Maravilha. Há indícios de que ele esteja associado com outros traficantes, já que um de seus comparsas foi preso preventivamente pela Polícia Civil em Pinhalzinho na noite de 14 de abril, em uma residência no Bairro Bela Vista. O inquérito deverá ser concluído nos próximos dias.


Motociclista fica ferido em queda no centro de Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das 0sete horas e 40 minutos deste sábado, na avenida Beira Rio, próximo ao trevo da cidade. Os bombeiros foram acionados e encontraram o piloto da moto deitado, em via pública, confuso e com capacete. Segundo a guarnição, ele apresentava odor etílico e escoriações nos braços e na face. Após o atendimento dos bombeiros o motociclista foi conduzido ao hospital Sagrada Família de Itapiranga. Populares relataram que ele caiu sozinho durante condução da motocicleta, uma CG de Itapiranga.


Motorista tem ferimentos graves após perder o controle e colidir veículo em pedras. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam por volta das 16 horas de ontem um acidente de trânsito no Bairro São Gotardo em São Miguel do Oeste. No local um Chevette saiu da pista e colidiu contra pedras, madeiras e uma árvore. O condutor ficou preso às ferragens. De acordo com o jovem que filmou o acidente, o condutor do Chevette bateu em seu veículo nas proximidades do Supermercado Avenida, na Willy Barth, e fugiu em alta velocidade, pulando lombadas até perder o controle do veículo. O homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos graves. A Polícia Militar foi acionada e fez o levantamento fotográfico e o Boletim de Ocorrência.


Mulher fica ferida ao colidir moto em caminhão e sofrer queda. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Iporã do Oeste por volta das 10 horas da manhã deste sábado, no cruzamento da avenida Gustavo Fetter com a rua de acesso ao loteamento Novo Horizonte. A colisão ocorreu quando a condutora da moto Honda CG, placa de Iporã do Oeste, iria entrar no loteamento e ao desistir e fazer o retorno acabou colidindo contra o caminhão da empresa Serni que passava pela avenida. Conforme os bombeiros, a motociclista, uma mulher de 47 anos, teve luxação no ombro do braço direito e suspeita de fratura no fêmur, além de escoriações. Após atendimento dos socorristas ela foi encaminhada para avaliação no hospital Nossa Senhora das Mercês.


Preso por arrombamentos em Descanso é suspeito de vários outros assaltos na região. O homem que foi preso na manhã desta sexta-feira, no interior de Campo Erê pela PM do município, é suspeito de vários outros crimes cometidos na região oeste. Além dos estabelecimentos comerciais e a residência de Descanso, ele ainda é suspeito de furto em Anchieta, assalto na Lotérica de São Bernardino, e em comércio em Novo Horizonte e São Lourenço do Oeste. Contra ele foram expedidos dois mandados de prisão, um pela Comarca de Descanso e outro por São Lourenço do Oeste. Na mochila do detido, os policiais encontraram mais de 700 reais em dinheiro, várias chaves de veículos, roupas, produtos de higiene pessoal e mantimentos. Inclusive quando a PM o encontrou ele vestia duas mudas de roupas, provavelmente para confundir os policias durantes as buscas. Após os procedimentos ele foi conduzido ao Presídio de São José do Cedro.


Bombeiros encontram jovem desaparecido no Rio das Antas. Equipes dos bombeiros de Guaraciaba, Anchieta e SMOeste foram mobilizadas no final da tarde desta sexta-feira, para atendimento de um possível afogamento. A ocorrência foi no Rio das Antas, nas proximidades da PCH Garça Branca. O local fica em Linha Guatapará Baixo, em Guaraciaba, no acesso para Anchieta. No local, mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram, na manhã deste sábado, o corpo de LUCAS LIMA, de 22 anos. Ele teria submergido nas águas e não foi mais visto. As equipes foram até o local, mas com o escurecer às buscas ficam prejudicadas e foram retomadas na manhã de hoje pelos mergulhadores, quando o corpo do rapaz foi encontrado. O Portal Peperi esteve no local acompanhando às buscas. Lucas era natural de São Lourenço do Oeste, mas morava em Campo Erê. Ele estaria na área com amigos na tarde de ontem e entrou no rio para nadar próximo a um lago com mais de 15 metros de profundidade quando se afogou.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.