ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 02 03 2021

-GOVERNO ZERA IMPOSTOS FEDERAIS SOBRE DIESEL E GÁS DE COZINHA

-SANTA CATARINA VAI TRANSFERIR 16 PACIENTES COM COVID PARA O ESPÍRITO SANTO

-CASAN ANUNCIA RACIONAMENTO E RODÍZIO DE 24 HORAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-HOSPITAL REGIONAL ATINGE LOTAÇÃO MÁXIMA EM TODOS OS LEITOS COVID

-FCDL PEDE QUE GOVERNADOR NÃO ADOTE LOCKDOWN EM SANTA CATARINA

-ROUBO ENTRE IRMÃOS NO CENTRO DA CIDADE TERMINA COM DUAS PESSOAS PRESAS

-POLÍCIAIS DO PARANÁ E SC PRENDEM QUATRO PESSOAS E APREENDEM 630 QUILOS DE MACONHA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 82 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

As 279 meninas sequestradas na sexta-feira em um colégio de Jangebe, no noroeste da Nigéria, foram liberadas e estão com as autoridades. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo governador do estado de Zamfara. Inicialmente, as autoridades anunciaram que 317 estudantes haviam sido sequestradas no ataque de um grupo de homens armados contra a escola. O sequestro das alunas de Zamfara foi o quarto ataque contra escolas em menos de três meses no noroeste da Nigéria, onde há uma década grupos criminosos roubam gado e executam sequestros para pedir resgates. As autoridades negam o pagamento.

Um juiz peruano abriu um julgamento nesta segunda-feira contra o ex-presidente preso ALBERTO FUJIMORI e outras ex-autoridades, acusados de “esterilizações forçadas” de milhares de mulheres pobres, muitas delas indígenas, entre 1996 e 2000. FUJIMORI e os outros réus, incluindo três ex-ministros da saúde, “causaram muitos danos com sua política”, segundo o promotor PABLO ESPINOZA. A estimativa é a de que 270 mil peruanas pobres tenham sido submetidas a cirurgias de laqueadura como parte do Programa Nacional de Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar que FUJIMORI realizou em seus últimos quatro anos no poder.

A Colômbia recebeu nesta segunda-feira o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 distribuídas nas Américas pelo Covax, mecanismo criado pela OMS para beneficiar os países com menos renda na corrida desigual para imunizar a população após mais de um ano de pandemia. A remessa que chegou a Bogotá contém 117 mil vacinas produzidas pelo laboratório PfizerBiotech. Gana e Costa do Marfim, na África, e Coreia do Sul, na Ásia, já haviam recebido carregamentos desse dispositivo, que tem o objetivo de fornecer em 2021 vacinas contra a Covid-19 a 20 por cento da população de quase 200 países e territórios.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta segunda-feira, a lei que autoriza o Poder Executivo federal a entrar na Covax Facility, aliança internacional da OMS para acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19. Contudo, o presidente vetou alguns dispositivos da lei. Um deles é o que prevê que a Anvisa deve conceder autorização temporária de uso emergencial para a importação, a distribuição e o uso de qualquer vacina contra a Covid-19 em até cinco dias após a submissão do pedido. Após manifestação técnica dos ministérios relacionados, o governo BOLSONARO entendeu que a medida violava o artigo 196 da Constituição da República e contrariava o interesse público ao tornar compulsória a autorização temporária de uso emergencial para a importação. O governo também considerou que a medida violava o princípio constitucional da separação dos poderes.

A Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal uma manifestação em que diz não ver indícios de irregularidades ou supostos crimes em gastos do governo federal com comida. Em janeiro, o PDT entrou com um pedido de investigação em desfavor do presidente JAIR BOLSONARO, no Supremo Tribunal Federal, para que fossem apurados supostos desvios de recursos públicos relativos a gastos um bilhão e 800 milhões de reais em alimentos pelo Executivo em 2020. As possíveis irregularidades nas compras foram noticiadas por veículos de imprensa, com destaque para a aquisição de leite condensado, chiclete e iogurte, entre outros itens. O órgão diz também que não há como vincular as aquisições questionadas ao presidente JAIR BOLSONARO.

O presidente JAIR BOLSONARO editou nesta segunda-feira decreto no qual zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidem sobre óleo diesel e gás de cozinha. O decreto foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". A secretaria informou também que a medida sobre o óleo diesel vale em março e abril e que a decisão sobre o gás de cozinha não tem prazo e vale para recipientes de até 13 quilos. Segundo a Secretaria-Geral, para compensar a renúncia de receita, BOLSONARO editou uma medida provisória a fim de "majorar" a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras e "alterar" as regras de IPI para a compra de veículos por pessoas com deficiência.

Santa Catarina aplicou um total de 238 mil 766 doses da vacina contra o novo coronavírus na população dos grupos prioritários desde o início da vacinação no estado, no dia 18 de janeiro. Deste total, 180 mil 199 correspondem à Dose 1 e 58 mil 567 à Dose 2. Os dados foram divulgados nesta segunda no Balanço Parcial de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica com informações fornecidas pelos municípios catarinenses. Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são: os trabalhadores da saúde, os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, a população indígena e os idosos com mais de 80 anos.

Após reunião com lideranças da área da Justiça de Santa Catarina, o governador Carlos Moisés conversou no início da noite desta segunda-feira com integrantes do Grupo Econômico do Estado, representantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina, o Cofem, e empresários do setor de hospitais. A decisão foi de manter o plano atual de controle da pandemia, com lockdown apenas nos finais de semana. Mas o setor empresarial se colocou à disposição do setor de saúde para aumentar a oferta de leitos hospitalares. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, MARIO CEZAR DE AGUIAR, defendeu que o setor privado se incorpore ao esforço do governo para garantir os leitos necessários ao atendimento dos catarinenses.

Santa Catarina vai transferir até 16 pacientes com Covid-19 para o Espirito Santo. Em comunicado, a Secretaria de Estado de Saúde catarinense confirmou que o transporte será feito de Chapecó, no Oeste, nesta terça-feira para uma unidade de saúde na região metropolitana de Vitória. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia que Santa Catarina transfere pacientes com Covid-19 para outros estados. A transferência foi acertada após tratativas entre o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e o governo capixaba. Santa Catarina vive um momento de colapso no sistema de saúde, com mais de 200 pacientes na fila de espera por um leito de internação em Unidade de Tratamento Intensivo e superlotação nos hospitais. A ação irá priorizar pacientes que estão internados no Hospital Regional do Oeste de Chapecó com indicação de transferência para UTI.

Depois de quase 30 anos, OAB São Miguel volta a ser presidida por uma advogada. Na manhã desta segunda-feira, a entidade deu início às comemorações alusivas ao mês da mulher com a transmissão da presidência da instituição para a advogada EDENILZA GOBBO, atual secretária-geral adjunta da subsecção. A última mulher a presidir a Ordem dos Advogados no município foi NORMA FRANZONI em 1993. A OAB São Miguel ficará sob o comando de EDENILZA durante todo o mês de março. Além da troca da presidência, a entidade pretende realizar outras atividades para marcar o mês da mulher.

Os membros do conselho diretor e associados da Acismo estiveram reunidos de maneira híbrida para a Assembleia Geral Ordinária da entidade na última sexta-feira. Na ocasião, foram aprovadas as mudanças no estatuto da associação e também a prestação de contas do ano de 2020. A contadora responsável pela associação, TAÍS DAIPRAI PEROZZO,apresentou os dados e destacou que, mesmo sendo um ano atípico e mais difícil que os outros, a entidade conseguiu finalizar o exercício com superávit financeiro. De acordo com o presidente daAcismo, DANIEL DE SOUZA, as decisões aprovadas em assembleia mostram que a associação está no caminho certo e vem desenvolvendo um bom trabalho. Ele também ressaltou a importância da mudança do Estatuto, o que não ocorria desde 2014. As alterações, segundo DANIEL, deixam a entidade mais dinâmica, com cargos e funções obedecendo um organograma entre o estratégico, tático e operacional.

Um morador do bairro São Jorge reclamou, nesta segunda-feira, da falta de água. SAMUEL BRAND disse que não é a primeira vez que isso acontece. De acordo com ele, o problema se agravou a partir do dia 15 de fevereiro e as casas chegam a ficar de oito a 10 horas por dia sem o produto. O morador citou que há 10 anos o bairro sofre com a inconstância no abastecimento. Ele disse que os moradores estão no limite e não aguentam mais ficar sem agua. SAMUEL questionou se a Casan tem condições, de fato, de atender a população de São Miguel do Oeste. Ele também reclamou que formalizou a denúncia e a empresa do governo não consegue resolver o problema para os moradores.

O problema do vazamento no bairro São Jorge foi provocado por um vazamento na rede que abastece também outros três bairros: Progresso, Santa Rita e Linha Cruzinhas. A informação é do chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Ele explicou que os chamados “vazamentos ocultos” são de difícil identificação. De acordo com ele, as equipes localizaram o problema no final de semana, mas as redes e caixas de agua levam de dois a três dias para voltarem aos níveis normais. Por isso, o abastecimento nesses locais só deve ser normalizado entre hoje e amanhã. MELLO disse que a rede de água do município tem alguns problemas que provocam os vazamentos gerando esses transtornos para a comunidade.

São Miguel do Oeste está em racionamento de água mais uma vez. O rodízio no abastecimento da cidade foi confirmado nesta segunda-feira pelo chefe da agencia local da Casan, EDNILSON MELLO e está em vigor desde a meia-noite. Eledisse que a decisão judicial que levou a empresa a desativar a Estação de Tratamento de Água do bairro São Jorge e isso reduziu a capacidade de fornecimento de água por parte da empresa. Além disso, o rio Cambuim e o rio das Flores estão com a vazão reduzida por conta do período de pouca chuvas. MELLO disse que a Casan não queria tomar essa atitude, mas diante do quadro atual o racionamento é necessário para garantir o fornecimento de água para os moradores.

Durante o período de racionamento de água, a cidade será dividida em duas partes e os moradores vão receber água dia sim, dia não. Ou seja, uma parte vai receber água durante 24 horas e a outra fica sem receber o produto. Nas 24 horas seguintes, ocorre o inverso. De acordo com o chefe da agencia local da Casan, EDNILSON MELLO, a população precisa ficar atenta para guardar água no período em que houve o fornecimento. Da meia-noite de ontem até a meia-noite de hoje, o abastecimento será para a parte baixa da cidade formada por centro, Agostini, Salete, Morada do Sol, São Luiz e Jardim Peperi. Entre a meia-noite de hoje até meia-noite de amanhã, quarta-feira, a água será liberada para a parte alta composta pelos bairros Andreatta, Estrela, São Sebastião, São Gotardo, Progresso, Santa Rita, São Jorge e linha Cruzinhas.

O setor de combate à dengue fez uma reunião na última sexta-feira com proprietários de floriculturas da cidade a fim de repassar orientações sobre o combate ao mosquito aedes aegypti. Durante o encontro forma repassados os cuidados com locais e recipientes que possam acumular água e as embalagens utilizadas nos materiais comercializados. O coordenador da dengue, CÉLIO SILVA, destacou que o trabalho está sendo realizado em conjunto com o setor de Fiscalização de Obras e Postura da Secretaria de Urbanismo. Este trabalho de conscientização foi feito com proprietários de imobiliárias há poucos dias e agora foi a vez das floriculturas. CÉLIO disse que o município está solicitando o apoio de todos para verificar locais que possam ser possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Neste ano já são 232 focos e dois casos de dengue.

O Hemosc de Chapecó registrou uma redução muito grande no número de doações de sangue nos últimos dias. O alerta é da diretora geral do hemocentro regional, SANDRA MICHEL SURDI. Em entrevista para a rádio Peperi, ela disse que o quadro é de extrema preocupação já que o Hemosc atende 54 hospitais e um número expressivo de cidades. O hemocentro de Chapecó é responsável pela distribuição de sangue de Ponte Serrada até Dionísio Cerqueira. SANDRA disse que a população doadora está com receio por conta da pandemia, mas o hemosc precisa das doações. Como a entidade não faz mais coletas nas cidades, os doadores precisam até Chapecó para fazer as doações. O atendimento é das sete horas da manhã as quatro da tarde sem fechar ao meio-dia.

O volume de doações de sangue para o Hemosc de Chapecó caiu mais de 80 por cento nas últimas semanas. De acordo com a diretora geral do hemocentro regional, SANDRA MICHEL SURDI, a entidade tem condições de coletar até 105 bolsas por dia, mas ontem por exemplo, o número de bolsa de sangue coletadas caiu para 17. SANDRA disse que o Hemosc vem enfrentando uma situação crítica durante toda a pandemia, porém desde que a situação se agravou na região, as doações despencaram. Para fazer doações é necessário ser saudável, não ter sintomas de Covid há pelo menos 14 dias e apresentar um documento oficial com foto. Também é preciso agendar a doação para evitar aglomeração no hemocentro. O telefone para contato é o 3700-6410.

A prefeitura de Belmonte decidiu, na manhã desta segunda-feira, suspender o atendimento presencial nas repartições públicas do município. A decisão foi tomada em uma reunião de avaliação dos riscos que reuniu representantes do Comitê Gestor de Crise, secretários e o prefeito. Desde ontem, o atendimento presencial está suspenso em todos os setores e órgãos públicos até dia 15, quando encerra o decreto municipal de restrições e medidas emitido na semana passada. Os atendimentos na agricultura serão somente em casos emergenciais com solicitação pelo telefone 3625 0342. Na educação, os professores permanecerão em atendimento remoto e em planejamento das salas isoladas. Os demais profissionais permanecerão em suas funções internas, respeitando distanciamento e medidas de prevenção. Na Assistência Social serão atendidos casos emergenciais, solicitados via telefone.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso atingiu cem por cento de ocupação em todos os leitos destinados para pacientes da Covid, tanto da UTI quanto da enfermaria. De acordo com o último boletim divulgado pela instituição, são 25 pacientes confirmados na UTI. Pela primeira vez neste ano, a enfermaria também chegou a lotação máxima com 16 confirmados. Além disso, 15 pacientes aguardam transferência para leitos de UTI. Eles estão improvisados no pronto socorro e alguns estão intubados. Em São Miguel do Oeste, 58 foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. No total, três mil e 400 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais duas mil 985 já se recuperaram. 391 moradores ainda estão com o vírus ativo.

O aumento das internações por Covid-19 pode ser resultado das novas variações do coronavírus. A afirmação é do enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, MARCOS BORTOLANZA. De acordo com o enfermeiro, os números apontam para uma maior transmissibilidade da doença e isso tem relação com a mutação do vírus que está se adaptando e infectando com mais facilidade. Ele destacou que no início da pandemia as pessoas mais acometidas e que necessitavam de leitos de UTI eram idosos, mas isso começou mudar. Cada vez mais jovens estão necessitando de tratamento intensivo, o que preocupa os órgãos de saúde e causam a superlotação dos hospitais. BORTOLANZA ressaltou que as pessoas devem manter o distanciamento social, utilizar máscaras e manter os cuidados com a higienização de mãos e ambientes.

A FCDL se posicionou contra a adoção de medidas mais restritivas para enfrentar a pandemia do coronavírus. Em ofício enviado ao governador do estado, a entidade afirma que o lockdown de 14 dias será muito prejudicial para o setor produtivo e não vai resolver o problema. O presidente da Federação do comercio lojista, IVAN TAUFFER esteve no Peperi Entrevista desta segunda-feira e disse que a entidade concordo com o lockdown por dois finais de semana, mas estender a medida não é o melhor caminho. Ele comentou que recebeu com surpresa e apreensão a manifestação dos Ministérios Públicos do Estado, Federal, do Trabalho, Tribunal de Contas e Defensorias Públicas que recomendaram ao governo do estado o fechamento integral de atividades não essenciais por duas semanas. Segundo TAUFFER, é preciso aguardar as consequências dessa primeira medida para decidir outras ações.

O comércio varejista cumpre integralmente as regras sanitárias rígidas e a FCDL investe em campanhas de conscientização para evitar aglomerações que possam resultar em novos casos de Covid. A afirmação é do presidente da federação, IVAN TAUFFER. Ele disse que a culpa pelo aumento de casos e superlotação dos Hospitais não é do comércio. TAUFFER lembrou que o estado adotou o lockdown no começo da pandemia e o resultado não foi esperado. O empresário disse que o governo deve aumentar a fiscalização e adotar outras medidas, mas não fechar as empresas.

O presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, também afirmou que os governos, tanto federal quanto estadual, demoraram muito para estruturar o sistema de saúde para o atendimento dos casos de Covid. IVAN TAUFFER citou que é preciso ser mais ágil e garantir mais leitos, nem que seja com a compra de leitos em hospitais privados. Além disso, é necessário agilizar a compra de vacinas e permitir a venda do imunizante para as empresas e entidades. TAUFFER comentou que é fundamental parar com eventos clandestinos porque esse quadro será irreversível, tanto para a saúde quanto para as empresas. Ele disse que as pessoas precisam entender a gravidade da situação e seguir as regras sanitárias para evitar o coronavírus.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, enviou à Câmara de Vereadores nesta terça-feira um projeto solicitando autorização para o Município ceder profissionais da área de saúde para atendimento no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A medida, segundo TREVISAN, leva em consideração o momento mais delicado enfrentado durante a pandemia com o esgotamento das equipes e dificuldade na contratação de um número adequado de profissionais para atender na unidade que serve de referência para o tratamento de covid-19. O prefeito afirmou que o momento pede união porque fazer somente o básico não resolve. A próxima sessão da câmara está marcada para as sete horas da noite desta terça-feira.

Um roubo entre irmãos terminou com duas pessoas detidas na tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a vítima é vendedor ambulante e foi abordado por duas pessoas na rua Sete de Setembro. O irmão dele chegou acompanhado de outro homem e houve uma discussão. A dupla roubou 200 reais do vendedor e fugiu do local. A PM foi chamada e localizou os dois suspeitos. Eles foram detidos e levados para a delegacia de polícia.

Um idoso ficou ferido ao ser atingido por uma motocicleta na tarde de ontem no centro da cidade. O acidente aconteceu por volta das quatro horas da tarde na rua Barão do Triunfo e envolveu uma bicicleta, onde estava o idoso, e uma moto Biz. A condutora da moto contou aos policiais que ao tentar passar pela bicicleta, o idoso veio em direção a moto e colidiu. Com o acidente, o homem teve um corte na cabeça e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado ao Hospital Regional.

Uma ação que envolveu policiais do Paraná e de Santa Catarina resultou na apreensão de mais de 600 quilos de maconha nesta segunda-feira. A operação começou em Marmeleiro quando a PM tentou abordou um veículo Sandero de cor branca aparentemente carregado de drogas. O carro estava com uma grande quantia de tabletes de maconha. Ele foi preso em flagrante. Logo depois, a polícia catarinense tentou abordar um T-Cross em Anchieta. A condutora, de 19 anos, tentou fugir mas saiu da pista e capotou. O carro também estava carregado com maconha. Um terceiro veículo, que fazia o papel de “batedor” também foi localizado. O carro foi acompanhado pela polícia Militar de Campo Erê até que o motorista saiu da pista em uma estrada rural. Ao todo, a ação conjunta das Polícias dos dois estados resultou na apreensão de 630 quilos de maconha, na recuperação de veículos furtados e na prisão de quatro pessoas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.