ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 02/03/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A Itália vai injetar três bilhões e 600 milhões de euros na economia nesta semana para tentar minimizar os impactos da disseminação do coronavírus pelo país. A informação é do ministro da Economia, ROBERTO GUALTIERI. O novo projeto vai incluir créditos tributários para empresas que reportassem uma queda de 25 por cento nas receitas, reduções de impostos e financiamentos adicionais para o serviço de saúde. A Itália é o país mais atingido pelo vírus fora da Ásia. Segundo levantamento da agência de proteção civil do país, desde o início do levantamento, mil 128 pessoas foram infectadas e 34 mortes foram registradas.

PETE BUTTIGIEG, ex-prefeito de South Bend, deixou a corrida do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos neste domingo. A decisão, adiantada pelos veículos de imprensa norte-americano, foi anunciada oficialmente nesta noite. Em discurso a apoiadores, BUTTIGIEG disse que tomou uma "decisão difícil" ao escolher se retirar da campanha. Ele não disse se apoiaria algum outro pré-candidato. Segundo projeções, o pré-candidato não conseguiu nenhum delegado na primária da Carolina do Sul. Assim, ele foi ultrapassado por JOE BIDEN na disputa interna do Partido Democrata para decidir quem enfrentará DONALD TRUMP nas eleições dos Estados Unidos, em novembro.

LUIS LACALLE POU tomou posse neste domingo como novo presidente do Uruguai. Em discurso, o novo chefe do poder uruguaio ressaltou a importância do Mercosul e prometeu combater o desemprego e o narcotráfico. Eleito em novembro de 2019 pelo Partido Nacional, de centro-direita, LACALLE POU encerra o ciclo de 15 anos de governo da coalizão de esquerda Frente Ampla, com dois mandatos de TABARÉ VÁZQUEZ e um de JOSÉ "PEPE" MUJICA. LACALLE POU é advogado, casado, pai de três filhos e tem 46 anos. É filho do ex-presidente LUIS ALBERTO LACALLE, que governou o Uruguai de 1990 a 1995.

Os policiais militares que seguiam amotinados no décimo oitavo Batalhão da Polícia Militar em Fortaleza votaram por terminar o motim na noite deste domingo. Os policiais aceitaram a proposta definida no mesmo dia pela comissão especial formada por membros dos três poderes no Ceará, assim como por representantes dos policiais. Um dos pontos do acordo é que os policiais retornem aos postos de trabalho nesta segunda-feira. Entre os tópicos da proposta estão a revisão de todos os processos adotados contra policiais militares durante a paralisação e a garantia de investimento de 495 milhões de reais com o salário de policiais até 2022. A paralisação durou 13 dias.

JAIR BOLSONARO é o presidente que, nos últimos 20 anos, teve mais decretos e medidas provisórias questionados no Supremo Tribunal Federal no primeiro ano de mandato. Levantamento do site G1 indica que BOLSONARO assinou 537 decretos e 48 medidas provisórias em 2019, que geraram 30 ações no Supremo para questionar a constitucionalidade das normas. Foram seis MPs questionadas em 16 ações e cinco decretos em outras 14. A Advocacia Geral da União informou, por meio de nota, que as mudanças na legislação que repercutem na vida da população "podem dar margem à propositura de medidas judiciais", mas que o questionamento judicial de políticas públicas é "consequência do Estado Democrático de Direito".

O número de casos suspeitos do novo coronavírus subiu de 207 para 252, segundo boletim divulgado neste domingo pelo Ministério da Saúde. Não foi registrado nenhum novo caso confirmado da doença, além dos dois já conhecidos. O levantamento aponta ainda que outras 89 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento. Os 45 novos casos suspeitos são em São Paulo, que passou de 91 para 136. A quantidade de casos descartados no estado subiu de 38 para 48. O primeiro caso foi confirmado na quarta-feira. Trata-se de um homem de 61 anos, que está em quarentena domiciliar e passa bem. O segundo foi confirmado no sábado: um homem de 32 anos que também esteve na Itália.

Bombinhas, no Litoral Norte, está no sexto ano de cobrança da Taxa de Preservação Ambiental para quem vai de carro visitar as praias do município. Até este sábado, mais de sete milhões 534 mil reais já foram arrecadados, um número 10 por cento maior do que no ano passado. A cobrança começou em 15 de novembro e termina em 15 de abril. Entrar em Bombinhas de carro custa 28. Até quinta-feira da semana passada, mais de 536 mil carros tinham passado pela praça de cobrança. O número é 90 por cento maior do que no mesmo período da temporada anterior, quando 281 mil 252 carros entraram na cidade.

O Badesc, agência de financiamento de investimentos do governo de Santa Catarina, apresentou avanços no primeiro ano de gestão técnica, que tem à frente o servidor de carreira EDUARDO ALEXANDRE MACHADO. Em 2019, o Badesc obteve lucro líquido de 44 milhões e 500 mil reais, 51 vírgula dois por cento mais que o do ano anterior. O banco também reduziu despesas administrativas em 25 por cento e elevou em oito vírgula três por cento a carteira de crédito. Para 2020, o objetivo é ampliar a liberação de crédito, incluindo recursos internacionais porque o banco obteve avaliação de risco por agência internacional, a Fitch. O valor para empréstimos deve chegar a 350 milhões de reais.

A nova estrutura tarifária da Casan, que pretende estimular o uso consciente da água, está em vigor desde ontem nas 195 cidades que integram o Sistema da empresa do governo do estado. A principal mudança é o fim do consumo mínimo de 10 metros cúbicos que, atualmente, é de 45 reais e 19 centavos. No lugar será cobrada uma tarifa de 29 reais 49 centavos pela disponibilidade do serviço. A decisão foi formatada pelas instituições que regulam o saneamento nos municípios atendidos pela Casan. A nova estrutura leva em conta a tendência nacional de extinguir a cobrança do consumo mínimo nos imóveis que mesmo estando fechados, ou mesmo não usando 10 metros cúbicos de água, pagavam o valor do consumo mínimo.

Marmeleiro organiza encontros para revisar Plano Diretor. A informação é de GUSTAVO GASPARI, coordenador da revisão, prestando consultoria para a prefeitura. Ele define o plano diretor como um instrumento da administração para ordenar o crescimento e desenvolvimento do município. O coordenador conta que normalmente o plano é revisado a cada dez anos, visando atualizar os planejamentos e metas.

Plano diretor busca beneficiar o município e a população. GUSTAVO comenta que para a aproximar os munícipes deste planejamento que tanto os afeta, são realizados encontros no centro, interior e bairros. Nessas reuniões são vistos os planejamentos que deram certo no plano anterior e devem ser mantidos no próximo ano, e alterados os que não foram tão bem. Com isso as metas e objetivos do município são reajustados.

Surgimento de grande quantidade de cobras chama atenção na região. O período entre dezembro e janeiro registra inúmeros casos de pessoas que localizam cobras em residências e principalmente propriedades rurais devido ao calor excessivo. Há ocorrências também de pessoas feridas por mordidas ou picadas de cobras na região. Apesar de comum, o medo é que possa acontecer algum acidente envolvendo as crianças e por isso a família tem tomado alguns cuidados. O biólogo e professor da Unoesc, JACKSON PREUSS afirma que em fevereiro costumam reduzir os surgimentos das serpentes, mas, isso acontece por conta do calor que segue neste período. Cita também que os animais podem ser importantes na conservação ambiental e no controle biológico de roedores.

População precisa ficar atenta ao aparecimento desses animais. A orientação é do biólogo PREUSS. Ele diz que a população deve se manter alerta pois na região é comum o aparecimento tanto de Jararacas quanto de Corais que atacam suas presas inoculando veneno. Em caso de acidente com pessoas ele recomenda que a vítima seja encaminhada rapidamente para hospitais.

A vinda da Cooper Itaipu para Campo Erê. Sexta-feira o presidente ARNO PANDOLFO tirou o dia para visitar as instalações da extinta Cooperê, comprada por 23 milhões de reais. Lembra que as negociações de compra e venda começaram a 6 meses. A Itaipu já comprava farinha de Campo Erê, o que fez estreitar a proximidade para as tratativas. Só para fechar o contrato foram necessários mais 30 dias. Nesse período muita coisa foi feita como realização dos acertos com os produtores da antiga cooperativa.

Todos os funcionários já pertencem a Cooper Itaipu. O dirigente faz questão de frisar que a empresa trabalha com total transparência, tanto que o visor da balança fica voltado para a parte externa. A balança está interligada com o romaneio. O agrônomo da unidade está a mais dias na cidade e o gerente chegou sexta-feira. Hoje ele começa a fazer visitas aos produtores. Os associados tem cotas e as sobras são distribuídas. PANDOLFO destaca que esse ano foram distribuídos 11 milhões e 300 mil reais entre incentivos de milho, soja e leite. 8 milhões foram divididos em dinheiro e na cota capital.

Presidente da Cooper Itaipu vê potencial em Campo Erê para construção de um frigorífico. ARNO explica que as unidades da Aurora de Maravilha, que trabalha com aves e São Miguel do oeste, com carne suína, estão lotadas, o que abre espaço para novos investimentos na região. Observa que não há produção de aves e suínos no município e isso pode significar grande movimentação financeira para o município. \Um abatedouro de bovinos e suínos poderia manter os açougues dos mercados da Itaipu.

Direção da Cooper Itaipu quer reunir a comunidade nos próximos dias. Objetivo é explicar como funciona a empresa, quais seus objetivos e o que ela pode representar para a movimentação financeira do município. Próximo passo, agora, é investir no moinho. Serviço de engenharia está fazendo uma revisão completa nas instalações. PANDOLFO finaliza dizendo que a cooperativa já está fazendo contratos para recebimento de milho e soja e trabalho no programa de trigo.

Liberado construção de poços artesianos em Saltinho. A informação é de ALÉRCIO PELENTIR, o TATO – secretário de agricultura do município. De acordo com ele, o município sempre sofreu bastante com falta de água e isso é uma grande conquista. Recentemente esteve na capital do estado e participou de uma audiência com o secretário de agricultura do estado. A pasta dispõe de 25 a 30 mil reais por agricultor que tem interesse em fazer o poço artesiano, com prazo de até seis anos para devolução do valor, sem nada de juro.

Agricultores se reúnem para discutir meios de resolver problema de falta de água. ADEMIR CIMA – secretário de agricultura da pasta em São Bernardino, ressalta que essa, é uma ação em parceria com Epagri e agricultores do município. São cerca de 30 famílias que enfrentam maior problema com escassez de água, e nesse primeiro momento o encontro foi voltado para essas pessoas. CIMA, afirma que administração sempre esteve ajudando essas famílias, puxando água quando necessário. A Epagri também tem sua parcela de contribuição, pois tem vários programas de incentivo, que os agricultores podem estar acessando.

Agricultores interessados em resolver problema com falta de água precisam deixar o nome na Secretaria de Agricultura. CIMA, explica que todas as famílias que deixarem o nome, os técnicos e a extensionista da Epagri vão fazer uma análise da propriedade para saber o que é mais viável fazer captar água da chuva, ou preservar a fonte existente. Em São Bernardino, a ideia não é investir em poços artesianos, pois podem dar problemas de não ter vasão suficiente e o investimento é alto.

Falta de água é um problema sério em São Bernardino. A declaração é da extensionista da Epagri ELAINE BAGGIO. De acordo com ela, as famílias começam a enfrentar dificuldades já nos primeiros meses de clima quente e falta de chuva. A ideia, conta ELAINE, é juntos buscar soluções para todas as pessoas que enfrentam esse problema. Por isso, a partir de agora serão feitas as visitas nas propriedades para estudar qual o melhor meio de solucionar a falta de água. A Epagri conta com apoio dos programas do estado para ajudar os agricultores.

Manutenção dos pequenos municípios é tema de pauta do encontro da Acanor. EDERSON HERMANN – secretário executivo da Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina, comenta que centenas de municípios com menos de cinco mil habitantes e renda própria abaixo de 10 por cento das receitas municipais poderão ser extintos, sendo incorporados ou fundidos a outros. Na região da Acanor, sete municípios estariam nesta situação. Essa ação está no projeto de emenda à Constituição Federal que tramita no Congresso Nacional, fazendo parte do pacote que visa redução de gastos públicos.

Associação vai trabalhar em defesa dos municípios com risco de rebaixamento. Acanor, segundo EDERSON, vai montar uma comissão para levantamento de dados e informações que demonstram a necessidade de manter esses municípios, levando em conta a cultura de cada um, a qualidade de vida de seus moradores e sua importância para a região. Dentre os argumentos é que, mesmo reincorporando essas cidades, as estruturas e atendimento deverão ser mantidos, e com isso os gastos serão praticamente os mesmos e a receita tributária por vez poderá ser menor ou igual a de hoje, porém com demandas maiores. Uma comitiva da região vai participar de Encontro Nacional, em Brasília, nos dias 27 a 30 de abril, para debater o assunto.

Bombeiros combatem incêndio no interior. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, atendeu ontem, a um incêndio numa área de 15 mil metros quadrados na Linha São Roquinho, interior do município. O local era de difícil acesso. As chamas foram combatidas com bombas costais e abafadores. O proprietário da terra não foi localizado.

Menor ameaça pais de morte e deixa mãe em cárcere privado. Por vota das 09 horas e 40 minutos de ontem, a PM de Francisco Beltrão, foi até a rua Odosio Della Maria após solicitação que um menor teria pego uma faca e correndo atrás dos pais, ameaçando de morte. Na casa, o adolescente estava na cozinha com um faca na mão vindo em direção aos policiais. Foi solicitado que largasse a faca, mas ele saiu correndo e desferiu um golpe no vidro da porta da sala, na direção em que os policiais estariam, e correu para o quarto, se trancou e não respondia as indagações da Polícia.

No mesmo quarto estaria uma mulher de 59 anos, tentado contato nenhum dos dois respondia. Após um tempo, a mulher disse que estava bem, e a equipe conseguiu que o menor soltasse ela, e se trancou novamente. Porém, a insistência dos policiais continuou e alguns minutos depois ele saiu com as mãos para cima. Os envolvidos foram encaminhados juntamente com a faca para a 19ª SDP. A mulher que foi mantida em cárcere privado foi encaminhada pelo Samu para atendimento médico devido ao nervosismo da situação.

Homem se desentende com esposa e ateia fogo em veículo. Ontem, a Polícia Militar de Francisco Beltrão foi acionada na Cidade Norte para uma ocorrência que seria de violência doméstica, mas que se tornou algo mais grave. No local o homem relatou aos policiais que discutiu com sua ex companheira por causa do filho. De acordo com a PM, a mulher informou que tem medida protetiva e estava levando seu filho para ficar com o pai.

Ao chegar no local com uma FiatStrada emprestada de um amigo e deixar a criança na casa do irmão de seu ex companheiro, o ex se exaltou e a agrediu fisicamente com socos, começou a quebrar o veículo com uma pá e na sequência ele ateou fogo. Ela conseguiu pegar a criança e fugir do local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu ás chamas. O homem e a mulher foram encaminhados a 19ª SDP.

Homem de 26 anos é preso em flagrante por homicídio qualificado. De acordo com a Polícia Civil, ele atraiu a vítima, de 28 anos, para a frente da casa dele, onde dois comparsas aguardavam para uma emboscada. O crime ocorreu em Quilombo, na noite de sexta-feira, e o suspeito foi preso na madrugada de sábado. Segundo a polícia, o suspeito se encontrou com a vítima, um homem de 28 anos, na frente de casa. Iniciou a discussão entre os dois e eles começaram a se agredir. O suspeito, porém, conseguiu imobilizar a vítima.

Outros dois homens, de 26 e 22 anos, já identificados pela polícia, saíram de dentro da casa do suspeito e foram em direção à vítima. Eles atiraram contra o homem imobilizado e ele morreu no local. A Polícia Militar foi chamada e prendeu o suspeito que atraiu a vítima para frente de casa. Os outros dois homens que estavam escondidos dentro do imóvel fugiram depois do assassinato. A Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira de Quilombo investiga a motivação do crime. O suspeito preso em flagrante foi levado para o Presídio Regional de Chapecó, Ele deve responder por homicídio qualificado por dificultar a defesa da vítima.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.