-PRESIDENTE DO STF ESPERA TOLERÂNCIA E ESTABILIDADE NAS ELEIÇÕES
-69% DOS PACIENTES INTERNADOS COM COVID EM SC NÃO COMPLETARAM ESQUEMA VACINAL
-PREFEITURA AVALIA CRIAR GRUPO PARA INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE ENERGIA
-FALTA DE SERVIDORES AFETA ANÁLISES DE PROJETOS DE ENGENHARIA
-SAÚDE REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID NESTE SÁBADO
-FESTA DE ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA SERÁ DEBATIDA NAS PRÓXIMAS SEMANAS
-EPAGRI REALIZA PALESTRA PARA APRESENTAR ALTERNATIVAS DE COMBATE A SECA
-SETOR RECEBE DENÚNCIAS DE DESCARTE IRREGULAR DE LIXO
-PM RECUPERA MOTO APÓS SER FURTADA EM FRENTE À RESIDÊNCIA
-HOMEM É PRESO PELA POLÍCIA POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta terça-feira que o Ocidente ignorou as principais preocupações de seu país em relação à segurança na região. Ele também alegou que os americanos tentam arrastar Moscou a um conflito. Em Washington, a secretária de imprensa da Casa Branca, JEN PSAKI, reagiu ironicamente aos comentários de PUTIN, comparando-os a "quando a raposa grita do alto do galinheiro que está com medo das galinhas". Moscou vem aumentando sua presença militar na fronteira com a Ucrânia.
A Anistia Internacional publicou nesta terça-feira um relatório de 211 páginas no qual acusa o governo de Israel de submeter os palestinos a um sistema de apartheid baseado em políticas de "segregação, expropriação e exclusão" que equivalem a crimes contra a humanidade. O governo israelense disse que o relatório "consolida e recicla mentiras" de grupos de ódio e foi projetado para "despejar combustível no fogo do antissemitismo" e acusou a Anistia Internacional de usar "duplos padrões e demonização para deslegitimar Israel".
Pelo menos 22 pessoas morreram e outras 47 ficaram feridas em um deslizamento de terra em Quito, capital do Equador, segundo o balanço desta terça-feira dos serviços de emergência do país. Equipes de resgate dos bombeiros continuam com operações de buscas em casas destruídas e ruas cobertas pela lama. As fortes chuvas que caíram na segunda-feira contribuíram com a tragédia. As autoridades informaram que nove pessoas ainda estão desaparecidas. As chuvas em Quito nesta segunda-feira registraram o número mais alto em quase duas décadas. Choveu o equivalente a 75 litros por metro quadrado.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reunirá nesta quarta-feira para definir a Selic, a taxa básica de juros da economia. Segundo o relatório "Focus", divulgado pelo Banco Central, analistas do mercado financeiro preveem a Selic subindo dos atuais nove vírgula 25 por cento para 10 vírgula 75 por cento ao ano. A decisão será anunciada após as seis da tarde. Se confirmado, esse será o oitavo aumento seguido o que, na prática, levará o juro básico a um patamar acima de 10 por cento pela primeira vez em quatro anos e meio. A previsão do mercado é que a taxa suba para 11 vírgula 75 por cento ao ano no mês de março.
O Ministério da Saúde vai comprar mais 10 milhões de doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, para dar continuidade à vacinação das crianças a partir de 6 anos de idade. A vacina foi aprovada para esse público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na semana passada. Como vários estados ainda tinham Coronavac em estoque, puderam começar a vacinação imediatamente. Ao todo, os estados tinham seis milhões e 400 mil doses disponíveis. Nos estoques do Ministério da Saúde, ainda restaram quase sete milhões de doses, que começaram a ser distribuídas na semana passada. O novo contrato do Ministério da Saúde com o Butantan ainda não tem data para ser firmado.
O ministro LUIZ FUX, presidente do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira, na abertura dos trabalhos do Judiciário, que a Corte espera que o ano eleitoral seja de estabilidade e tolerância. A sessão de abertura do ano marca a volta dos ministros do recesso. O evento foi virtual, em razão da alta de casos de Covid. FUX fez o discurso do plenário do STF. O presidente disse que, apesar de a política "despertar paixões", deve ser vista pelos cidadãos como "ciência do bom governo". O ministro reafirmou que a democracia não deve dar lugar a disputas do tipo "nós contra eles".
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgou dados da Operação Veraneio 2122 nesta terça-feira. De acordo com o órgão, foram registradas 48 mortes por afogamentos. Dessas, oito ainda estão sob investigação e 13 foram em áreas privadas, como piscinas. Das outras 27, 96 por cento das vítimas são homens; apenas uma é mulher. A média de idade dos mortos é 30 anos. Na água doce foi observada a maior incidência: foram 15 pessoas que perderam a vida, todas em área descoberta. Na salgada, 12, apenas duas em área coberta pelos bombeiros. Os dados revelam que a maioria dos casos é em áreas desprotegidas e que pessoas jovens do sexo masculino são as que mais se arriscam nestes locais.
O desempenho catarinense na geração de empregos em 2021 é um dos melhores do país. Santa Catarina criou quase 168 mil novas vagas de emprego no ano que passou, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Individualmente, cinco cidades catarinenses despontam no rol das 40 que mais geraram empregos no país. Florianópolis ocupa a posição de número 25. Joinville é a vigésima sexta e São José, a trigésima primeira. Blumenau está na posição de número 34 e Itajaí ficou em trigésimo oitavo. Segundo o governador CARLOS MOISÉS, o desempenho das cidades catarinenses reflete o dinamismo da economia local.
O secretário de Saúde de Santa Catarina, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou nesta terça-feira que dos 242 pacientes internados nos hospitais do estado com Covid-19, 167 não tinham esquema vacinal completo contra a doença. O índice representa 69 por cento do total. Segundo MOTTA, o levantamento foi feito com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde na segunda-feira. Em uma publicação nas redes sociais, o secretário afirmou que o esquema vacinal só está completo com a dose de reforço e pediu que a população se imunize. O chefe da pasta não especificou se os internados estavam em leitos de enfermaria ou em Unidades de Tratamento Intensivo.
Ontem foi realizada a primeira reunião do ano de 2022 do Conselho da paróquia São José e três assuntos importantes foram abordados pelos integrantes. O padre da Matriz SÉRGIO MELZ, relatou que foi realizada a prestação de contas dos investimentos e gastos feitos no ano passado. Ao todo foram investidos cerca de 80 mil reais, mas com expectativa de chegar a 85 mil com as obras ainda faltantes. A ordenação presbiteral foi debatida para definir os detalhes finais do evento que ocorrerá dentro de algumas semanas. O pároco destacou a situação da pandemia da Covid-19 que poderá afetar nos trabalhos, mas por enquanto permanece o mesmo cronograma para ordenação marcada para ocorrer no dia 12 de fevereiro. O terceiro assunto abordado entre o conselho foi a definição de uma próxima reunião de forma extraordinária que acontece no próximo dia 15. Neste encontro, o vigário explicou que será avaliado uma programação para comemorar o Padroeiro São José no dia 19 de março. Como também analisar o formato de comemoração dos 60 anos da paróquia São José.
Análise de projetos podem sofrer atrasos com a falta de profissionais no setor de engenharia da prefeitura de São José do Cedro. Até dezembro o município contava com dois engenheiros, mas desde então apenas uma profissional realiza os serviços com o apoio de dois estagiários. A informação é da secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ. Ela explicou que a prefeitura está buscando formas para contratar um mais um engenheiro, mas por causa da determinação do MP, que prevê concurso público para contratação. Os estagiários não possuem o poder da caneta, sendo apenas de responsabilidade dos engenheiros efetivos. A secretária informou também que um concurso público, por meio da Ameosc, está previsto apenas para julho. Mas ela enfatizou que está em contato com a Ameosc para avaliar alternativas. Enquanto isso é preciso a compreensão do público. Ao todo são mais de 25 projetos para serem analisados e dentre eles se refere a novas construções e regularização.
Nesta sexta-feira, dia quatro, a partir das 19 horas, no Centro de Convivência de Idosos, a prefeitura de Anchieta realizará um encontro para debater a produção de energia solar. A ideia é montar uma cooperativa com o propósito de reunir todos os interessados em produzir sua própria energia. Desta forma conseguindo diminuir os custos para a implantação do sistema. Os detalhes são do prefeito IVAN CANCI. Conforme ele, qualquer pessoa interessada, seja ela física ou jurídica, poderá estar participando do evento ministrado por um especialista em geração de energia renovável, além da presença do deputado PEDRO UCZAI, um dos proponentes deste encontro. O prefeito explicou que objetivo será de consultar a população no que diz respeito à geração própria de energia a partir do sol. O mesmo tema será discutido em Guarujá do Sul amanhã. O chefe do executivo afirmou ainda que a administração pretende oferecer autonomia na geração de energia aos moradores da cidade e também do interior. CANCI destacou que outro objetivo é baratear os gastos com energia.
Ainda não há uma estimativa de quanto cada morador terá de custo para instalar o sistema de energia solar em Anchieta. Segundo o prefeito IVAN CANCI, para ter estes dados, será necessário saber quantas pessoas estarão dispostas a investirem neste tipo de geração de energia. Com uma quantidade de interessados suficientes, a prefeitura começa a segunda etapa que é justamente saber o real custo para cada cidadão. A instalação não será obrigatória, mas será incentivada pelo setor público. O prefeito afirmou que a instalação destes equipamentos poderá aquecer a economia local, como também irá possibilitar o poder executivo realizar investimentos com valores pagos a companhia. Alguns prédios públicos de Anchieta já possuem um sistema de geração de energia solar, o que provoca um custo a menos para a administração na hora de pagar a conta de luz.
Itaipu Rural Show começa hoje. FERNANDO ROHR, coordenador Geral da feira assegura que o parque ficou muito bonito para acomodar os expositores e visitantes. As últimas pancadas de chuva contribuíram para a realização de um grande evento hoje, amanhã, sexta-feira e sábado. Palestrantes de alto nível vão abordar os mais importantes assuntos ligados a bovinocultura, produção de leite, avicultura, manejo em cultivo protegido, controle de ervas daninhas, manejo de máquinas e vários outros. Grandes novidades em tecnologia serão apresentadas durante os 4 dias. ROHR destaca a grande evolução digital na agropecuária. Itaipu Show interessa para a pequena, média e grande propriedade. O complexo abre todos os dias as 8 e meia da manhã e não haverá nenhum tipo de cobrança para os visitantes, nem para estacionamento. Câmeras especiais farão a contagem das pessoas diariamente. Elas também vão aferir a temperatura das pessoas. Todos os expositores apresentaram carteirinha de vacina ou o TCR atualizado. Visitantes não precisam disso, mas terão que tomar todos os cuidados recomendados para o evento.
O trigo é uma alternativa para o Estado para amenizar a escassez de milho na fabricação de ração na região extremo-oeste. Porém, é necessário utilizar tecnologias que aumentem a produtividade do trigo. A afirmação é do ex-secretário de Estado da Agricultura AIRTON SPIES. Em entrevista para a Rádio Cedro, o ex-secretário afirmou que os agricultores aplicam menos tecnologias se comparado às lavouras de milho e soja. Ele afirmou ainda que outros países do mundo fazem o uso desta prática e tem dado certo. As medidas que devem ser adotadas com urgência para reduzir a deficiência de cereais no Estado. Ele apontou como fundamental o investimento em culturas de inverno para alimentação dos animais. O trigo e triticale são apontados como cereais de inverno que devem ser melhor aproveitados já neste ano. A meta seria reduzir o déficit de produção de milho em relação ao consumo. Suinocultura, avicultura e produção de leite demandam de sete milhões de toneladas por ano e Santa Catarina produz apenas três milhões em anos normais. Com a estiagem, a estimativa deste ano deve cair para dois milhões de toneladas.
A grande dependência de milho de outras regiões do país e até do exterior eleva o preço e causa graves problemas no setor agropecuário. Com o uso do trigo, Santa Catarina deixaria de depender de outros estados para suprir a demanda. Para a Rádio Cedro AIRTON SPIES, comentou que a secretaria de Estado da Agricultura já está conversando com as grandes empresas sobre a viabilidade desta alternativa. Inclusive, o Fórum do milho e cereais de inverno vai ter importante debate sobre o tema nesta semana no Itaipu Rural Show em Pinhalzinho, com presença do ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina. SPIES afirmou que é preciso ampliar a fonte de cereais com trigo e triticales, mas para isso o produtor rural precisa ter acesso a variedades de alta produção. Para ele, o agricultor precisa ter maior segurança de mercado para incentivar a plantação de milho. Ele informou ainda que Santa Catarina e Rio Grande do Sul possuem juntos apenas sete milhões de hectares nas culturas de verão e no inverno apenas 16 por cento.
Durante a manhã de hoje, a Epagri de Guarujá do Sul realizou um debate na Linha Pessegueiro com alguns agricultores sobre a situação hídrica atual das comunidades. A informação é do extensionista LEONIR DILLI. Para abertura do encontro, um palestrante esteve abordando sobre formas de enfrentar a estiagem no município. Entre os assuntos, qual seria a melhor forma de aperfeiçoar a reservação de água. A capacitação segue durante esta tarde. O almoço foi custeado pela secretaria de Agricultura. O extensionista comentou ainda que o grupo envolvido estará visitando uma propriedade na Linha Barro Preto que investiu e possui um sistema de captação de água da chuva. DILLI destacou que a ideia é mostrar a importância do investimento para amenizar os efeitos negativos durante o período de estiagem.
A secretaria de Saúde de Guaraciaba realizou no mês de janeiro mais de 600 atendimentos entre encaminhamentos ou cirurgias. A expectativa é praticamente zerar a fila de quase duas mil pessoas aguardando por algum tipo de serviço até o próximo mês. Conforme os secretários CLODOALDO FONTANA, deste montante de atendimentos, 130 foram contemplados com cirurgias de diferentes procedimentos. Entre eles, cardiovasculares, ginecológicas e cirurgias gerais. O secretário afirmou que a pasta vai seguir trabalhando intensivamente para contemplar todos aqueles que aguardam na fila desde o ano passado. Que em virtude da pandemia, ficou suspensa. Ele informou ainda que novos procedimentos já estão em fase de credenciamento para oferecer cirurgias ortopédicas. O cenário atual da pandemia em Guaraciaba não tem alterado o cronograma elaborado pelos profissionais ainda em 2021. Mas segundo ele a saúde está monitorando caso a caso e até o momento foram registradas infecções levianas na grande maioria do público. Desde o início deste ano apenas uma pessoa precisou ser internada para acompanhamento do quadro.
A vacinação contra a Covid-19 entre crianças de cinco a 11 anos de idade segue sendo feita em Guaraciaba, mas com baixa adesão do grupo devido às desinformações sobre a vacina. O secretário de Saúde CLODOALDO FONTANA, relatou que isso é prejudicial a saúde pública do município e é necessário os pais avaliar a situação e levar seus filhos aos postos de saúde para ser contemplado com a primeira dose. Ele informou ainda que Guaraciaba possui cerca de mil e 300 crianças para serem vacinadas, mas apenas dez por cento deste grupo recebeu a primeira injeção. Para contemplar um número maior de crianças, o secretário informou que neste sábado será realizado um mutirão de vacinação de crianças no centro de múltiplo uso. CLODOALDO disse também que os adultos podem buscar a vacinação contra a Covid-19 neste mesmo dia. A ideia é facilitar a vacinação de pessoas com doses atrasadas, principalmente no que se refere a segunda injeção. A ambas as campanhas, a vacinação ocorre entre às oito e 15 horas sem fechar ao meio dia.
Em Princesa, os pais têm procurado o posto de saúde para saber quais são as possíveis reações da vacina pediátrica contra o coronavírus. A técnica de enfermagem DAIANA FLACH, disse que devido às muitas informações desencontradas divulgadas também acabou prejudicando a vacinação das crianças entre cinco e 11 anos de idade. Contudo, ela afirmou que as reações adversas da vacina pediátrica é bastante similar à do adulto, que acaba sentindo uma leve dor no local da injeção. A profissional salientou que atualmente são dois institutos com doses pediátrica em Princesa. A saúde está realizando dois dias de campanha para contemplar este grupo: o primeiro dia foi na manhã de hoje e o segundo ocorre amanhã entre às oito e 11 horas no múltiplo uso. Desde o anúncio desta campanha, DAIANA afirmou que muitos pais vieram procurar a sala de vacinas para tirar algumas dúvidas sobre a dose. Ao todo são 300 crianças aptas para serem vacinadas, por isso a saúde recebeu um quantitativo razoável para contemplar parte deste número.
O posto de Saúde de Palma Sola está realizando uma ação diferenciada para incentivar a vacinação contra a Covid em crianças de cinco a 11 anos de idade. Conforme a enfermeira EDITE CIRINO, durante os dias de vacinação está sendo servido algodão doce e pipoca, além da presença do ZÉ e da MARIA GOTINHA. Ela destacou que existem muitas dúvidas e polêmicas por trás da vacina do coronavírus para as crianças. No entanto, a enfermeira afirma que hoje o número alto de casos de Covid e a baixa taxa de internamentos se devem exclusivamente por causa da vacina em idosos, adultos, adolescentes e agora as crianças. Para ela, é fundamental todos os alunos estarem vacinados com pelo menos a primeira dose para o retorno presenciais das aulas.
Os seis municípios da região de São José do Cedro atualizaram mais um informativo de casos da Covid-19. Portanto, segundo os dados de Palma Sola duas pessoas foram internadas e uma delas está na UTI. A saúde está monitorando 186 pessoas isoladas e aguardando o envio de quatro exames de detecção do vírus. São 85 pessoas em recuperação e 19 foram confirmadas em 24 horas. Em Guaraciaba, foram realizados 20 testes rápidos e dez positivaram ontem. Também houve a confirmação de duas pessoas positivas para a Covid. Onze infectados que haviam positivado receberam alta e estão curados. O município possui 15 casos suspeitos, 114 pessoas estão isoladas e 62 casos ativos. Já a saúde de Anchieta informou que 55 pessoas estão infectadas, seis casos suspeitos e 65 monitorados. Princesa registra 82 casos ativos e 175 pessoas estão isoladas por apresentarem sintomas similares. Em Guarujá do Sul 63 infectados e 139 monitorados. Já São José do Cedro confirmou 31 testes e registrou 121 pessoas infectadas, além de 304 isoladas.
A procura pela vacina contra a Covid 19 para crianças surpreendeu a equipe de saúde de São José do Cedro. Nesta segunda-feira, a secretaria de Saúde realizou mais uma campanha de vacinação para as crianças de cinco a 11 anos do município. Um dos participantes, PEDRO HENRIQUE, estava ansioso aguardando a data. Para a mãe do menino, ELIANI WEBER, a vacinação era muito esperada e, segundo ela, três pessoas morreram por causa da doença, sendo o esposo, cunhado e cunhada que não tiveram a oportunidade de tomar a vacina. A mãe afirmou ainda que seus dois filhos vão se vacinar e falou da importância de todos vacinarem. De acordo com a secretária JUCELI SOLDÁ, a vacinação foi um sucesso com 228 crianças vacinadas somente nesta segunda-feira. A expectativa para a próxima semana é que ocorra a vacinação das demais crianças dessa faixa etária. Os pais e as crianças que não efetuaram a vacinação na data informada, a secretaria de Saúde estará realizando novamente na próxima segunda-feira, na sala de vacinas, no horário das 13 horas às 15 horas e 30 minutos.
O setor de Urbanismo, responsável por manter a cidade de São José do Cedro organizada, tem enfrentado sérios problemas com o descarte irregular de lixo. O diretor EVANDRO DE VARGAS, afirmou que a equipe tem encontrado materiais recicláveis junto a entulhos ou lixo orgânico. Ele lembrou que os servidores não conseguem fazer a separação completa dos materiais não poluentes dos demais, o que acaba causando o descarte irregular. Por isso, é necessária a contribuição da população na hora de descartar o lixo de sua casa para as lixeiras. O diretor disse que é preciso colocar os materiais recicláveis separados de outros, assim da mesma maneira fazer com os entulhos que envolvem móveis e materiais de construção. A ideia é dar o destino correto a todos eles e assim evitando poluir o meio ambiente. DE VARGAS lembrou ainda que os moradores receberam, junto com a fatura de água, um informativo de quais dias acontece a coleta de cada material. O material informativo também indica como devem ser reparados estes materiais.
Uma alternativa avaliada pela prefeitura de São José do Cedro é, junto com o setor de Urbanismo, um local fixo para o descarte de móveis. Atualmente a coleta de vidros possui um ponto fixo na cidade, onde a população vai e realiza o descarte de forma correta. O diretor EVANDRO DE VARGAS, afirmou que este descarte surpreende devido ao número de garrafas de vidros jogados no carretão, que fica em frente ao Semae, nas proximidades do posto central de Saúde. Por enquanto a equipe realiza a recolha dos móveis deixados em frente das residências. Antes de ser destinado para a empresa responsável, os materiais são levados para uma caçamba localizada no parque de exposições, onde é aguardado o acúmulo e posteriormente levado a Anchieta. Ultimamente houve denúncias com imagens de materiais misturados que acabaram ficando “jogados”, pois não existe uma recolha unificada por ausência de um aterro sanitário. Mas o maior problema enfrentado pelo setor é com relação aos restos da construção civil.
Nesta terça-feira, PM registrou uma ocorrência de furto e recuperação de motocicleta no centro de São Miguel do Oeste. No início da manhã, a PM foi acionada para atender uma ocorrência de furto na Rua Sete de Setembro esquina com a Rua Santos Dumont no centro, quando o proprietário notou a falta da motocicleta por volta das sete horas da manhã. Foi confeccionado o boletim de ocorrência, e a guarnição seguiu em rondas na tentativa de localizar a motocicleta, que foi encontrada pelos policiais estacionada, com a placa dobrada, e com indício de tentativa de ligação direta, em uma mecânica que não está mais em funcionamento a uns 300 metros do local. A motocicleta foi devolvida ao proprietário.
Na terça-feira, por volta das 15 horas e 30 minutos, a Polícia Militar flagrou tráfico de drogas, na linha Aparecida em São Miguel do Oeste. Durante operação Hórus, foi dada a ordem de parada para uma motocicleta e quando o motociclista viu a PM jogou algo em direção ao mato antes de parar. Durante busca pessoal e veicular nada de ilícito foi encontrado, sendo acionado o canil realizar buscas. O cão localizou um pote plástico contendo em seu interior duas buchas de cocaína e seis pedras de crack. Na residência do homem, o cão encontrou mais dois pontos com drogas, sendo uma porção grande de cocaína e cinco pedras de crack. Já em outro local mais 14 pedras de crack e dez buchas de cocaína foram encontradas dentro da residência, totalizando 14 vírgula nove gramas de crack e 58 vírgula quatro gramas de cocaína. Foram apreendidos também os objetos utilizados para fracionar e embalar a droga, uma balança de precisão, uma máquina de cartão de crédito, dinheiro e o celular. O homem foi preso e a motocicleta apreendida.