ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 02 02 19

-SOBE PARA 115 NÚMEROS DE MORTOS NA TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

-GOVERNO PAGARÁ EMENDAS IMPOSITIVAS NO SEGUNDO SEMESTRE

-PREFEITURA GARANTE SOLUÇÃO EM CASOS DE DEPREDAÇÃO NO CENTRO DE SMOESTE

-NOVA GERENTE DA EDUCAÇÃO QUER APROXIMAR GERÊNCIA DAS ESCOLAS

-AÇÃO POPULAR PEDE FIM DA OBRIGATORIEDADE NA CONSTRUÇÃO DAS CALÇADAS

-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO É PRESO EM SMOESTE

-ACIDENTE DEIXA MOTOCICLISTAS FERIDOS NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de céu entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é que ocorram pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima deve ser de 34 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

A queda de um meteorito causou nesta sexta-feira uma forte explosão antecedida de um clarão no céu que sacudiu vários municípios da província cubana de Pinar del Río. O anúncio foi feito por um membro do instituto estatal de astronomia.A explosão sentida em vários territórios da província Pinar del Río, no extremo ocidental de Cuba, poderia ser o resultado de um meteorito, detalhou a Prensa Latina. Segundo EFRÉN SALGADO, do do Instituto Nacional de Geofísica e Astronomia, citado pela Rádio Guamá, a localidade está na presença de um meteorito de tipo pétreo, que tem uma liga de ferro e níquel e também tem uma grande quantidade de silicato de magnésio. SALGADO afirmou que o maior fragmento encontrado até agora é de 11 centímetros.

Novas manifestações contra e a favor do presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, foram convocadas para este sábado. O presidente da Assembleia Nacional, JUAN GUAIDÓ, que se declarou presidente interino do país, mais uma vez irá liderar os protestos contra MADURO. HENRIQUE CAPRILES que disputou duas eleições contra MADURO também publicou uma chamada para os atos deste sábado. Mais uma vez, GUAIDÓ deve tentar convencer os militares a aderirem à oposição. As Forças Armadas Bolivarianas, porém, continuam afirmando lealdade absoluta ao presidente eleito NICOLÁS MADURO. Uma marcha de apoio ao presidente também deve ocorrer no dia de hoje.

Uma mulher de 55 anos e uma policial morreram após um incêndio em um hotel no centro de Buenos Aires, capital da Argentina. Outras 48 pessoas foram hospitalizadas, sendo três delas com queimaduras graves. A agente de segurança morreu no hospital após ser socorrida. Mesmo após as chamas terem sido controladas, os bombeiros ainda trabalhavam para resgatar dezenas de pessoas que estavam presas no prédio de 28 andares do Hotel Las Naciones, situado na avenida Corrientes. O local fica a poucos metros do Obelisco, uma das áreas mais turísticas da capital argentina. Segundo a agência EFE, o fogo começou no quinto andar, em um vestíbulo com projeção aos elevadores.

O atual presidente da Câmara e um dos principais defensores da agenda de reformas, RODRIGO MAIA do DEM do Rio de Janeiro foi reeleito em primeiro turno nesta sexta-feira. Ele vai comandar a Casa por mais dois anos. O parlamentar teve 334 votos. Caberá a MAIA tocar a agenda econômica do governo de JAIR BOLSONARO, à qual já se declarou favorável. O parlamentar terá que lidar também com pressões das bancadas temáticas, como a evangélica, ruralista e da bala, para colocar em votação projetos da agenda de costumes do governo, como o Escola Sem Partido. Este é o terceiro mandato consecutivo do parlamentar a frente da Câmara Federal.

A defesa do deputado federal AÉCIO NEVES do PSDB de Minas Gerais pediu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal para arquivar dois inquéritos sobre ele ou remeter os casos a outras instâncias da Justiça. Os advogados de AÉCIO argumentam que, desde o ano passado, o STF entende que o foro privilegiado só vale para crimes cometidos no mandato e em razão da atividade parlamentar. AÉCIO era senador e os casos investigados têm relação com o período em que ele exercia o mandato.

O número de mortos após o rompimento de barragem da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais, no dia 25 de janeiro, subiu para 115. Os números são da Defesa Civil. Ao todo, 248 pessoas seguem desaparecidas. Ontem, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fez uma homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Um helicóptero lançou flores sobre a região do desastre, ocorrido há uma semana. Segundo o delegado de Polícia Civil, ARLEN BAHIA, foram coletadas amostras para buscar a identificação de 20 corpos. Até o momento, há 71 corpos identificados e restam 19 pré-identificados.

O governo de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS do PSL, disse que pagará as emendas impositivas relativas a 2018 no segundo semestre deste ano. Ele disse que os primeiros seis meses serão de ajuste orçamentário. Um cronograma vai prever o pagamento dos recursos definidos pelos parlamentares. O governador disse ainda que a conta de anos anteriores, não será assumida pelo seu governo.

A Secretaria de Estado de Administração começou nesta semana o processo para acabar com o papel no serviço público catarinense. A primeira medida é a homologação assinatura digital dos secretários e do governador. Ela vai substituir os atos oficiais feitos à caneta. No começo de janeiro, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA estipulou o prazo de 90 dias para a implantação do Governo Sem Papel. A secretaria de Administração diz que até abril o processo seja finalizado. A estimativa é que a economia atinja os 26 milhões de reais por ano.

A Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina terá a maior bancada feminina da história. Ao todo, são cinco deputadas estaduais que foram eleitas em outubro de 2018 e tomaram posse nesta sexta-feira. Apesar do recorde, elas ainda representam apenas 12 vírgula cinco por cento dos parlamentares que iniciam o mandato. Quem começou a história feminina na Alesc foi a professora e escritora Antonieta de Barros em 1934, quando também tornou-se a primeira negra a ser eleita para deputada no Brasil. Outras 11 mulheres assumiram uma cadeira na Assembleia Legislativa até 2018, sendo que quatro estavam ocupando o cargo na última legislatura. Tomaram posse neste ano as seguintes deputadas, ADA DE LUCA do MDB, ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL, ANA PAULA SILVA do PDT, LUCIANE CARMINATTI do PT e MARLENE FENGLER do PSD.

O Corpo de Bombeiros Militar de Guaraciaba realizou no último final de semana o Treinamento de Resistência Operacional envolvendo os alunos do Curso Avançado de Atendimento a Emergências do município. A atividade foi realizada na Linha Barra Traíra, interior do município. Segundo o Cabo FERNANDO MOLINET, nove alunos participaram da atividade que contou com noções de sobrevivência, resistência operacional, salvamento em altura, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, bem como vivências da rotina de resgates realizados pela corporação. Essa é a ultima atividade antes da formação dos novos bombeiros comunitários, os quais, após a conclusão, poderão atuar em auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar. MOLINET lembrou que a formação de novos bombeiros ocorre a cada dois anos no município.

Uma segunda equipe do Corpo de Bombeiros, com militares da região Extremo Oeste catarinense irá se deslocar para Minas Gerais para auxiliar nas buscas dos desaparecidos após o rompimento da barragem de Brumadinho. De acordo com o Capitão do décimo primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros de Maravilha, JOÃO DE MOURA, a ida desses profissionais deve ocorrer em no máximo nove dias. Irão participar dessa ação, militares de São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste e Maravilha. MOURA comentou que cada batalhão vai disponibilizar um militar apenas para que os trabalhos da corporação na região de abrangência não sejam afetados.

Projeto da Rua Coberta de Guaraciaba é pauta de reunião. Estiveram reunidos para o debate, uma comissão formada por parte da Administração Municipal, a vereadora LAURA SCALCO, além de arquitetos e engenheiros do município para planejamento do Projeto.Conforme a Secretária de Administração e Finanças GRACIELI MALDANER, no final de dezembro o município foi contemplado com uma emenda do Deputado CELSO MALDANER, no valor de mais de 346 mil reais para a construção do espaço. Durante a reunião foram apresentados croquis de projetos para o local que precisa obrigatoriamente, estar ligado a um ponto turístico do município, sendo escolhida as proximidades da Praça GIUSEPPE PALÚ. Outro fator é que as matrículas dos imóveis onde a “Rua Coberta” fará delimitação também precisam ser de domínio público.A secretária explica que o objetivo é que o local seja bem aproveitado para apresentações, encontros, eventos, feiras e para o lazer. Além da estrutura metálica na cobertura a administração cogita instalar um palco e arquibancadas no segundo momento.

Implantação da rua coberta deve alterar o trânsito no centro. Conforme a Secretária de Administração e Finanças GRACIELI MALDANER essa modificação também é uma preocupação e está sendo levada em consideração. Ela esclarece que o próximo passo será o envio de um ofício ao Conselho de Transito para a utilização e fechamento do ponto. Também são buscadas dicas com os integrantes sobre melhorias que gerem mobilidade urbana e garantam áreas de estacionamento. Além disso a indicação de vias alternativas para o tráfego no centro. Se aprovado, a equipe técnica da Administração dará prosseguimento aos trâmites junto à Caixa Econômica Federal para liberação do dinheiro e licitação da obra. A prefeitura terá contrapartida e deve aplicar recursos também em outras questões como energia elétrica.

Gerente cita encaminhamentos dos trabalhos na Epagri neste começo de ano. De acordo com o gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, apesar de muitos funcionários estarem ainda de férias, a atenção está voltada na elaboração dos laudos de vistoria do Proagro, para os agricultores que tiveram mais de 30 por cento de perdas nas lavouras. RAMON cita que também tem continuidade os projetos encaminhados no ano passado, e que somam mais de 580 projetos na região. Entre os projetos, o gerente chama atenção para a assistência técnica prestada na armazenagem de grãos, principalmente com o modelo de silo secador com ventilação forçada. Outro foco da Epagri tem sido o incentivo para investimentos na geração de energia solar nas propriedades, com recursos do programa Menos Juros, em que parte dos juros é pago pelo governo do estado. O agricultor tem prazo de oito anos para pagar o financiamento.

Os programas governamentais, como troca a troca de sementes de milho e de calcário, kits forrageira e apicultura, serão retomados a partir de março ou abril. O gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, afirma que essa atenção ao setor agrícola se justifica pelo fato da atividade representar em 2018, 66 por cento do total de exportações. A agricultura representa também 30 por cento do Produto Interno Produto, PIB, do estado. Na região 60 por cento do movimento econômico é proveniente da agricultura. O gerente lembra que até dia 30 do março não haverá alterações nas equipes dos escritórios municipais, e a partir desta data, podem ocorrer remanejamentos para atender a demanda dos municípios. Ele lembra que também já foram renovados os convênios com as prefeituras, para o auxílio na manutenção das escritórios municipais.

Para cada real investido pela Epagri, o retorno foi de cinco reais e 38 centavos a comunidade. Os dados são do balanço da Epagri de 2018. O gerente regional afirma que no ano passado foram prestadas mais de 38 mil assistências técnicas. JONAS RAMON enfatiza que a perspectiva na agricultura é boa, com bons resultados na colheita de grãos e na produção leiteira, atividade que é o foco das ações da Epagri. O gerente cita ainda a nomeação da nova presidente da Epagri, EDILENE STEINWANDTER, que é a primeira mulher a assumir o cargo. Ele afirma que é uma funcionária com 17 anos de carreira, que há anos trabalha com a extensão rural, e atualmente é a gerente estadual deste setor. EDILENE é natural de Xanxere, fator que o gerente considera positivo por ser da região Oeste. A nova presidente assume os trabalhos a partir desta segunda-feira.

A forte chuva acompanhada de ventos na tarde de ontem, causou prejuízos principalmente no interior de Descanso. As regiões mais afetadas foram às comunidades de São Brás, Bonita, Barra do Erval e Pratinha. O caso mais grave registrado até o momento foi na linha São Brás, em que o vento destelhou uma casa. O forte vento também destelhou galpões e parte de outras casas da região. As estradas, que há poucos dias haviam sido arrumadas, foram bastante danificadas. Ao todo, em cerca de 20 minutos, foram registrados 100 milímetros de chuva. Moradores também relataram a ocorrência de granizo. Diante da situação, as equipes da prefeitura e Defesa Civil de Descanso trabalham desde a tarde de ontem no auxílio aos moradores e limpeza das estradas. O levantamento ainda está sendo feito e famílias que tiveram prejuízos devem informar à prefeitura.

O objetivo do trabalho nas estufas no Itaipu Rural Show é mostrar para o consumidor e para o produtor rural que existe o diferencial. DIEL, destaca que isso traz novidades para o mercado e o produtor que deseja participar do mercado, tem essa oportunidade. O Itaipu Rural Show encerra hoje, e quem ainda não visitou o parque dá tempo de conhecer as inovações tecnologias que só a maior feira do agronegócio oferece.

Nesta semana o morador FRANCISCO JOSÉ METZ ingressou com uma ação popular para que os proprietários de imóveis não sejam obrigados a construir calçadas. Nessa ação, ele também está buscando a anulação do TAC entre o Município de São Miguel do Oeste e o Ministério Público. No documento, METZ pede que a medida e qualquer outro fator ligado à construção de calçadas sejam suspensos imediatamente. Ele afirma que não existe amparo legal para tal situação que visa obrigar o morador a construir calçadas nos padrões de acessibilidade.

A ação popular visa também declarar nulo o Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o Ministério Público e o Município de São Miguel do Oeste. O pedido cita a falta de observância legal obrigatória de análise e autorização legislativa com relação à sua feitura e assinatura, bem como estar o município assumindo obrigação financeira sem autorização legislativa e previsão orçamentária, constituindo gestão temerária e graves problemas financeiros para o Município e seus munícipes. A ação busca determinar ofício ao Ministério Público para que o órgão tome providências legais contra todos os envolvidos e com relação aos atos que feriram a legalidade e a moralidade e possíveis delitos administrativos. O programa FALA GICA, FALA JUCA, da próxima semana, vai abordar essas e outras questões pertinentes à ação.

Mais um caso de vandalismo foi registrado em São Miguel do Oeste. O fato ocorreu na madrugada desta sexta-feira na Rua Almirante Tamandaré nas proximidades da Avenida Willy Barth. No local, a fachada de uma floricultura foi danificada causando grandes prejuízos. Segundo a sócia proprietária do estabelecimento, KÉTLIN MARCON, a situação de vandalismo já virou rotina Ela disse que todas as quintas-feiras a noite há um grande número de concentração de pessoas que consomem bebidas e acabam deixando toda a sujeira nas calçadas e pátios das empresas. KÉTLIN comentou que a situação mais grave foi nesta semana onde além das plantas, a fachada da loja também foi danificada. Ao todo, cerca de três vidros foram quebrados. A empresária comentou que o sentimento de indignação é grande e que espera que uma solução seja encontrada.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, MARLI DA ROSA e a procuradora geral do município, BÁRBARA GIONGO estiveram no local nesta sexta-feira para avaliar a situação e ver qual medida a Administração poderá tomar nesse caso. O vereador do PSD, WAGNER PASSOS também esteve presente. Eles disseram que para resolver o problema, a lei que vou aprovada no ano passado pelo legislativo proibindo o consumo de bebidas alcoólicas precisa ser ajustada. Após esse ajuste, a prefeitura precisará firmar uma parceria com a Polícia Militar visando o comprimento da medida. A secretária MARLI DA ROSA disse que esse processo ser realizado o quanto antes em respeito aos comerciantes e população em geral que transitam pelo local. O ajuste na lei deverá ser feito nas primeiras sessões do ano da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. A secretária disse ainda que as pessoas que frequentam esses estabelecimentos devem ter consciência e evitar causar esses tipos de situações.

Assumiu nesta sexta-feira a nova gerente regional de Educação de São Miguel do Oeste, ELIANE COSTA GALEAZZI. Ela assume o lugar deixado por MOACIR MARTELLO. ELIANE foi à entrevistada de ontem do Peperi Entrevista e disse que atua na área da Educação há 13 anos, sendo que desde 2013 desempenhava a função de assistente de Educação no colégio Alberico Azevedo. A nova gerente disse que uma das promessas de campanha de CARLOS MOISÉS era despolitizar a máquina pública colocando funcionários efetivos de carreira e técnico em funções de chefia. ELIANE comentou que diante da situação, ela se colocou a disposição para atuar frente à gerência de Educação e teve seu nome publicado no Diário Oficial do Estado nesta semana.

O processo de transição de cargo de MOACIR MARTELLO para ELIANE COSTA GALEAZZI foi o mais tranquilo possível. A nova gerente comentou que sempre teve um bom relacionamento com o ex-gerente e isso facilitou ainda mais o trabalho nos últimos dias. ELIANE GALEAZZI disse que assumir a gerencia de Educação é um grande desafio visto á extensa área de abrangência. Ela comentou que uma das principais bandeiras da sua gestão será aproximar a gerencia da comunidade escolar.

O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu na noite de ontem um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas. O fato foi registrado na Rua Marcílio Dias, no centro da cidade. Um dos condutores, de 23 anos, encontrava-se em pé, consciente e orientado. Ele apresentava escoriações nos braços, mãos e joelhos. Após avaliação, a vítima foi conduzida ao hospital regional para atendimento médico. O condutor da outra motocicleta já havia sido conduzido ao hospital por populares. As causas do acidente não foram divulgadas.

A Polícia Civil de Palma Sola deflagrou nesta semana,diligências para apuração de crime de furto ocorrido no pátio de veículos da Delegacia da cidade há poucos dias. Na oportunidade o autor invadiu no pátio de veículos de onde subtraiu alguns objetos como equipamentos de som e bateria. Após investigação os objetos foram recuperados. O autor foi identificado e conduzido à Delegacia. Outras diligências serão ainda realizadas para a identificação outras pessoas que eventualmente tenham induzido ou instigado o crime através de redes sociais. Os autores poderão ser indiciados pela prática dos crimes de furto qualificado e corrupção de menores, cujas penas podem chegar a 12 anos de prisão.As ações contam com auxílio da Polícia Militar.

Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Polícia Militar de São Miguel do Oeste. A prisão ocorreu no final da manhã desta quinta-feira. Segundo os policiais, uma guarnição estava realizando rondas pelo Bairro São Luiz, próximo ao Caic, quando avistou um homem em atitude suspeita. Ele ficou visivelmente nervoso com a aproximação dos policiais, e em consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública foi verificado que o mesmo possuía um mandado de prisão ativo. Diante dos fatos, ele foi preso e conduzido até a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de urnas funerárias de Cunha Porã. A empresa estava localizada no interior do município às margens da BR-158. Quando os bombeiros chegaram ao local, às chamas já haviam se alastrado por boa parte da edificação. Devido à proporção do incêndio, foi solicitado apoio das guarnições de Maravilha e Palmitos e Saudades. O combate ao fogo e rescaldo durou cerca de quatro horas. As chamas afetaram cerca de 600 metros quadrados da edificação. O prejuízo estimado é de um milhão de reais. Não houve feridos no incêndio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.