ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 02/02/19

O tempo é de céu entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é que ocorram pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

A queda de um meteorito causou nesta sexta-feira uma forte explosão antecedida de um clarão no céu que sacudiu vários municípios da província cubana de Pinar del Río. O anúncio foi feito por um membro do instituto estatal de astronomia.A explosão sentida em vários territórios da província Pinar del Río, no extremo ocidental de Cuba, poderia ser o resultado de um meteorito, detalhou a Prensa Latina. Segundo EFRÉN SALGADO, do do Instituto Nacional de Geofísica e Astronomia, citado pela Rádio Guamá, a localidade está na presença de um meteorito de tipo pétreo, que tem uma liga de ferro e níquel e também tem uma grande quantidade de silicato de magnésio. SALGADO afirmou que o maior fragmento encontrado até agora é de 11 centímetros.

Novas manifestações contra e a favor do presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, foram convocadas para este sábado. O presidente da Assembleia Nacional, JUAN GUAIDÓ, que se declarou presidente interino do país, mais uma vez irá liderar os protestos contra MADURO. HENRIQUE CAPRILES que disputou duas eleições contra MADURO também publicou uma chamada para os atos deste sábado. Mais uma vez, GUAIDÓ deve tentar convencer os militares a aderirem à oposição. As Forças Armadas Bolivarianas, porém, continuam afirmando lealdade absoluta ao presidente eleito NICOLÁS MADURO. Uma marcha de apoio ao presidente também deve ocorrer no dia de hoje.

Uma mulher de 55 anos e uma policial morreram após um incêndio em um hotel no centro de Buenos Aires, capital da Argentina. Outras 48 pessoas foram hospitalizadas, sendo três delas com queimaduras graves. A agente de segurança morreu no hospital após ser socorrida. Mesmo após as chamas terem sido controladas, os bombeiros ainda trabalhavam para resgatar dezenas de pessoas que estavam presas no prédio de 28 andares do Hotel Las Naciones, situado na avenida Corrientes. O local fica a poucos metros do Obelisco, uma das áreas mais turísticas da capital argentina. Segundo a agência EFE, o fogo começou no quinto andar, em um vestíbulo com projeção aos elevadores.

O atual presidente da Câmara e um dos principais defensores da agenda de reformas, RODRIGO MAIA do DEM do Rio de Janeiro foi reeleito em primeiro turno nesta sexta-feira. Ele vai comandar a Casa por mais dois anos. O parlamentar teve 334 votos. Caberá a MAIA tocar a agenda econômica do governo de JAIR BOLSONARO, à qual já se declarou favorável. O parlamentar terá que lidar também com pressões das bancadas temáticas, como a evangélica, ruralista e da bala, para colocar em votação projetos da agenda de costumes do governo, como o Escola Sem Partido. Este é o terceiro mandato consecutivo do parlamentar a frente da Câmara Federal.

A defesa do deputado federal AÉCIO NEVES do PSDB de Minas Gerais pediu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal para arquivar dois inquéritos sobre ele ou remeter os casos a outras instâncias da Justiça. Os advogados de AÉCIO argumentam que, desde o ano passado, o STF entende que o foro privilegiado só vale para crimes cometidos no mandato e em razão da atividade parlamentar. AÉCIO era senador e os casos investigados têm relação com o período em que ele exercia o mandato.

O número de mortos após o rompimento de barragem da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais, no dia 25 de janeiro, subiu para 115. Os números são da Defesa Civil. Ao todo, 248 pessoas seguem desaparecidas. Ontem, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fez uma homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Um helicóptero lançou flores sobre a região do desastre, ocorrido há uma semana. Segundo o delegado de Polícia Civil, ARLEN BAHIA, foram coletadas amostras para buscar a identificação de 20 corpos. Até o momento, há 71 corpos identificados e restam 19 pré-identificados.

O governo de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS do PSL, disse que pagará as emendas impositivas relativas a 2018 no segundo semestre deste ano. Ele disse que os primeiros seis meses serão de ajuste orçamentário. Um cronograma vai prever o pagamento dos recursos definidos pelos parlamentares. O governador disse ainda que a conta de anos anteriores, não será assumida pelo seu governo.

A Secretaria de Estado de Administração começou nesta semana o processo para acabar com o papel no serviço público catarinense. A primeira medida é a homologação assinatura digital dos secretários e do governador. Ela vai substituir os atos oficiais feitos à caneta. No começo de janeiro, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA estipulou o prazo de 90 dias para a implantação do Governo Sem Papel. A secretaria de Administração diz que até abril o processo seja finalizado. A estimativa é que a economia atinja os 26 milhões de reais por ano.

A Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina terá a maior bancada feminina da história. Ao todo, são cinco deputadas estaduais que foram eleitas em outubro de 2018 e tomaram posse nesta sexta-feira. Apesar do recorde, elas ainda representam apenas 12 vírgula cinco por cento dos parlamentares que iniciam o mandato. Quem começou a história feminina na Alesc foi a professora e escritora Antonieta de Barros em 1934, quando também tornou-se a primeira negra a ser eleita para deputada no Brasil.

Outras 11 mulheres assumiram uma cadeira na Assembleia Legislativa até 2018, sendo que quatro estavam ocupando o cargo na última legislatura. Tomaram posse neste ano as seguintes deputadas, ADA DE LUCA do MDB, ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL, ANA PAULA SILVA do PDT, LUCIANE CARMINATTI do PT e MARLENE FENGLER do PSD.

Município inicia trabalho com primeiro grupo de tabagismo do ano. Segundo o psicólogo de Saltinho ALISON MONTEIRO, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo é destinado ajudar os participantes a deixarem de fumar, por meio de trabalho em grupo. O primeiro encontro do ano já aconteceu na Unidade Básica de Saúde. Nos grupos, segundo ALISON, são fornecidas todas as informações e estratégias necessárias para orientação e acompanhamento do processo para ajudar as pessoas parar de fumar.

Tratamento do Programa Municipal de Controle do Tabagismo é totalmente gratuito. MONTEIRO – psicólogo da Secretaria de Saúde de Saltinho, relata que as atividades do grupo serão realizadas à noite, a partir das 18 horas e 30 minutos, na Unidade. O psicólogo destaca que é preciso bastante força de vontade e com o acompanhamento dos demais profissionais o paciente consegue largar o vício.

Aumento no número de casos Aids preocupa vigilância epidemiológica. Segundo a enfermeira responsável pela vigilância em saúde de Campo Erê SAMARA RONCHI, os casos de pessoas infectadas com o vírus HIV, subiu bastante nos últimos anos. Hoje só no município de Campo Erê são mais de 15. A profissional destaca que é uma doençacausada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo.

HIV é capaz de alterar o DNA da célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, explica SAMARA, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. O principal meio de transmissão é por meio de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

Existe um teste rápido capaz de detectar se o paciente possui ou não o vírus do HIV. A enfermeira SAMARA RONCHI, conta que o Sistema Único de Saúde, o SUS oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV, e também para sífilis e das hepatites B e C. Ressalta que os testes rápidos são práticos e de fácil execução, pois são realizados com a coleta de uma gota de sangue. A profissional comenta que todos os pacientes detectados com Aids em Campo Erê, estão bem e recebem tratamento pela saúde pública.

HIV não precisa ser considerada uma doença terminal, porém ela precisa ser tratada. A enfermeira de Campo Erê, cita que alguns dos sintomas são: infecção aguda, que varia de três a seis semanas. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida. A próxima fase é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Esse período, que pode durar muitos anos, é chamado de assintomático. Por isso, muitas pessoas só descobrem o vírus muito tempo depois de contrai-lo. A recomendação da saúde pública, é sempre usar preservativos, já que a principal forma de transmissão é pela relação sexual.

Senai já atua normalmente nos municípios parceiros. CLAUDIA MEDEIROS- Coordenadora da regional do SENAI em São Lourenço do Oeste, que compreende também o município de Campo Erê, salienta que o cronograma de 2019, foi feito ainda em agosto do ano passado. Ressalta que já estão trabalhando há um bom tempo com essa agenda, aliados às indústrias. A coordenadora afirma que em dezembro foi feito a formatura da turma de assistência administrativa, com alunos indicados pela empresa DASS em Campo Erê.

Segundo CLAUDIA, novas turmas do Senai devem iniciar no dia 10 em Campo Erê. Enfatiza que nesse dia iniciam os que estudarão de dia e no dia 15 os da noite. Ressalta que pretende ampliar o laboratório de equipamentos de máquinas que tem no município, até fevereiro. CLAUDIA afirma que tem uma parceria muito importante em Campo Erê com a empresa DASS, e assim almeja que sejam ainda mais os contratados nesse ano do que já foi em 2018.

Todos devem fazer o Cadastro de Atividade Econômica da Agricultura Familiar. LIZETE BERNARDI – coordenadora do Sintraf Regional, comenta que essa exigência existia desde o ano de 91, mas agora passa a ser obrigatório. Todos os agricultores devem fazer a declaração junto a Receita Federal. No documento será incluído todos os bens que a pessoa possui no nome. Os agricultores devem se dirigir a uma entidade que tem o certificado digital, comprar o certificado e preencher em casa ou simplesmente se dirigir ao sindicato para receber o auxílio.

Essa semana, funcionários do Sintraf estão recebendo instrução para fazer o cadastro. LIZETE informa que a partir da semana que vem eles estarão preparados para receber os agricultores que querem preencher o documento. As cooperativas já estão exigindo esse cadastro, até para alojar frangos e suínos. Depois vem o grupo dos produtores de leite. Esse ano, sem falta, todos deverão estar em dia com o Cadastro de Atividade Econômica da Agricultura Familiar.

Dicas de Manejo em Cultivo Protegido são apresentadas no Itaipu Rural Show. A grande estrutura de estufas está localizada no parque de exposições da feira, com uma variedade grande de hortaliças. Conforme DIEGO DIEL, comenta sobre os produtos apresentados na feira como alface crespa, que são diferenciados respeitando o grande desafio que é proporcionar uma alimentação mais saudável e ao mesmo tempo fazer com que o consumo de frutas e hortaliças eleve. Objetivo de trazer estas novidades, além de trazer um formato e um sabor diferente é proporcionar para o cliente a possibilidade de levar para sua casa uma variedade diferenciada.

Objetivo do trabalho nas estufas no Itaipu Rural Show é mostrar para o consumidor e para o produtor rural que existe o diferencial. DIEL, destaca que isso traz novidades para o mercado e o produtor que deseja participar do mercado, tem essa oportunidade. O Itaipu Rural Show encerra hoje, e quem ainda não visitou o parque dá tempo de conhecer as inovações tecnologias que só a maior feira do agronegócio oferece.

Casa no interior é furtada. Nesta data por volta das 15 horas e 30 minutos de ontem, a PM, de Marmeleiro foi solicitada para deslocar até a residência localizada na Linha Nossa Senhora de Fátima, onde havia acontecido um furto. No local foi conversado com o solicitante, que relatou que saiu de casa por volta das 22 horas e 40 minutos e retornou por volta das 09h, quando percebeu que haviam entrado em sua residência pela janela que não fica trancada. Foram levados um lava-jato, uma bateria de 105 amperes, algumas roupas e alimentos. Diligências foram feitas com intuito de localizar os objetos e o autor porém sem êxito. A vítimafoi orientada sobre os procedimentos e feito o boletim de ocorrência.

Polícia elucida furto ocorrido no pátio de Delegacia de Palma Sola. Nesta semana a Polícia Civil de Palma Sola deflagrou diligências para apuração de crime de furto ocorrido no pátio de veículos da Delegacia da cidade, há poucos dias. Na oportunidade o autor invadiu o pátio de veículos de onde subtraiu alguns objetos como equipamentos de som e bateria.

Após investigação, com o auxílio de recursos tecnológicos, a Agente de Polícia Civil DEISE BORDIN, responsável pela unidade, logrou êxito em recuperar todos os produtos do crime, tendo o autor sido identificado e conduzido à Delegacia. Outras diligências serão ainda realizadas para a identificação de outras pessoas que eventualmente tenham induzido ou instigado o crime através de redes sociais. Os autores poderão ser indiciados pela prática dos crimes de furto qualificado e corrupção de menores, cujas penas podem chegar a 12 anos de prisão. As ações contam com auxílio da Polícia Militar.

Polícia Civil apreende 180 toneladas de fresado asfáltico furtado. Policiais civis de Francisco Beltrão localizaram no pátio de uma empresa no município de Marmeleiro, uma carga de 180 toneladas de fresado de asfáltico que teria sido furtado no dia 20 de janeiro de 2019 nas margens da rodovia PR-182 linha Freire, interior de Francisco Beltrão de propriedade do Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná DER. O material oriundo da antiga camada asfáltica havia sido depositado no local e aguardava destinação para ser reutilizado.

Após investigação a Polícia Civil chegou até o local onde o material furtado foi depositado e identificou o proprietário que ao ser interrogado confessou o furto, mostrando-se “arrependido. Foram necessárias três viagens para transportar o produto. Após formalizada à apreensão, a carga foi restituída ao depósito do DER de Francisco Beltrão.

Acidente no interior deixa três feridos. Por volta da uma e meia desta madrugada, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionada pela Polícia Militar para atender a um acidente de trânsito, tipo saída de pista seguida de choque em barranco, na Linha Área Nova, interior do município. Se envolveu um Voyage, placas de Marmeleiro, com três vítimas. Duas estáveis e com escoriações leves e uma terceira apresentava fratura na tíbia fíbula, luxação na região do fêmur da perna esquerda, corte contuso no crânio, e diversos cortes e escoriações nos braços. Após imobilização com Ked, as vítimas foram levadas ao Hospital em Campo Erê. A Polícia Militar permaneceu

no local.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.