ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 02/01/2020

GLOBO EM FOCO – 02/01/20

-GOVERNO DEIXA DE COBRAR MULTA DE 10% SOBRE FGTS NA DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA

-UNIÃO REPASSA CERCA DE 300 MILHÕES DO LEILÃO DO PRÉ SAL PARA SC

-BOMBEIROS DE ITAPIRANGA PROJETA NOVAS AQUISIÇÕES EM 2020

-SICOOB CREDITAPIRANGA TERÁ TRÊS NOVAS AGÊNCIAS

-SISTEMA INTERLIGADO OFERECE GARANTIA DE ÁGUA EM SÃO JOÃO DO OESTE

-DEFESA CIVIL CONFIRMA PARTES DA PONTE HERCPILIO LUZ PARA A REGIÃO

-EXPLOSÃO DE ROJÃO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

-DISPARO DE ARMA DE FOGO ASSUSTA FREQUENTADORES DE BAILE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 36 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, está "profundamente preocupado" com o anuncio do líder norte-coreano, KIM JONG-UN, sobre uma possível retomada de testes nucleares e balísticos. Na terça-feira, o norte-coreano disse que “não há mais base para manter unilateralmente” o acordo de interromper os testes nucleares e o teste intercontinental de mísseis balísticos na coreia do Norte. Ele também declarou que "o mundo vai testemunhar uma nova arma estratégica” em um “futuro próximo”.

O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, afirmou nesta quarta-feira que buscaria imunidade parlamentar contra acusações em três casos de corrupção que enfrenta, uma medida que pode adiar os procedimentos contra ele por meses. NETANYAHU foi denunciado em novembro sob acusações de propina, fraude e violação de confiança, com alegações de que cedeu favores do Estado no valor de centenas de milhões de dólares a barões da imprensa israelense em troca de presentes e cobertura favorável. Ele nega ter feito algo errado, dizendo que é vítima de uma caça às bruxas da imprensa e da esquerda para derrubar o líder popular de direita.

A morte de uma terceira pessoa na quarta-feira foi confirmada em decorrência de incêndios florestais da região sudeste da Austrália. Com isso, o número de falecimentos confirmados chega a 15. A contagem deve aumentar porque ainda há desaparecidos. Os incêndios florestais já destruíram mais de quatro milhões de hectares e novos incêndios são iniciados quase diariamente por condições extremamente quentes e ventosas e, mais recentemente, por raios provocados pelos próprios incêndios. Avaliações preliminares apontam que quase 200 casas foram destruídas.

No primeiro dia do ano, o ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, comemorou as decisões recentes do governo Jair Bolsonaro de ampliar investimentos em segurança. Em sua conta pessoal no Twitter, MORO destacou a autorização de concurso público para preenchimento de vagas do Departamento Penitenciário Nacional. De acordo com o texto, do total de 309 vagas, 294 são de agentes federais de Execução penal e outras 15, de especialistas em assistência à Execução Penal. Segundo MORO, as ações federais na área de segurança têm garantido a redução de índices criminais.

O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, divulgou, em suas redes sociais, vídeo com mensagem de fim de ano. Na fala, MOURÃO classifica 2019 como "maravilhoso" e destaca as reformas aprovadas pelo governo de JAIR BOLSONARO no período. De acordo com MOURÃO, o adjetivo "maravilhoso" para este ano se justifica porque o governo "buscou, de forma paciente, de forma determinada e de forma a que todos tivessem a compreensão das necessidades para o progresso do nosso País, colocar na mesa as reformas necessárias para que rompamos a armadilha da renda média em que vivemos e que haja mais prosperidade e menos desigualdade no nosso País", afirmou.

Desde ontem, os empregadores estão isentos de pagar a multa de 10 por cento sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ao governo ao dispensar o funcionário sem justa causa. Continua valendo o pagamento da multa de 40 por cento para os trabalhadores. Essa multa paga ao governo foi criada foi criada em 2001 para compensar as perdas históricas causadas pelos planos Verão e Collor. Mas com o tempo passou a ser usada em programas sociais como Minha Casa, Minha Vida. Segundo o secretário de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, o fim da multa adicional do FGTS ajudará a reduzir os encargos trabalhistas e, ao mesmo tempo, a recompor o orçamento de 2020, que poderá contar com mais espaço para gastos.

A Casa Civil e suas estruturas vinculadas deixaram de gastar 80 milhões e 300 mil reais do orçamento previsto e aprovado para 2019, que era de 127 milhões e meio de reais. O relatório anual foi entregue pelo chefe da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, ao governador Carlos Moisés para prestação de contas e para auxiliar no planejamento de 2020. Uma das maiores economias foi com transporte aéreo, que atingiu 46 vírgula oito por cento, graças à medida do governador CARLOS MOISÉS de ceder o helicóptero que tinha à disposição para o transporte de órgãos. Soma-se a isso a venda do jato do governo que deve representar uma economia de quatro milhões aos cofres públicos em 2020. Já com transporte terrestre, a redução foi de 14 por cento mesmo com a transferência de muitos veículos das ADRs após sua extinção. O consumo de combustível caiu pela metade: foram 98 mil litros em 2019 contra 185 mil litros em 2018.

Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Catarina teve apostadores premiados na Mega da Virada. O concurso sorteado no último dia de 2019 teve quatro vencedores, entre eles, o autor de uma aposta simples que foi feita em Criciúma, no Sul do estado. O catarinense sortudo vai receber 75 milhões de reais. Em 2018, o prêmio de 302 milhões foi dividido entre 52 apostas e uma delas era de Blumenau, no Vale do Itajaí. Ela havia sido feita em um formato de bolão com oito apostadores. No ano anterior,um dos premiados foi de Brusque Naquela edição, eram 17 vencedores, que dividiram o prêmio de 306 milhões de reais, o maior da história das loterias do Brasil.

O Ministério da Economia fez, na última terça-feira, a distribuição de recursos do leilão da cessão onerosa de petróleo para Estados e municípios. Santa Catarina recebeu um total de 299 milhões e 900 mil reais. Desse valor, 92 milhões são para o governo do Estado e 207 milhões e 900 mil para os municípios. Em entrevista para o Diário Catarinense, o Secretário da Fazenda, PAULO ELI, disse que o governo estadual vai usar o dinheiro para reduzir o déficit Previdência. Esses recursos extras não podem ser usados para pagar despesas correntes como salários, contas de água e de luz. A divisão de parte dos 70 bilhões obtidos no leilão resultou de uma pressão do Congresso Nacional.

Quartel do corpo de bombeiros de Itapiranga tem metas para novas aquisições em 2020. Investimentos vão melhorar condições de trabalho dos profissionais que atuam no município e também em São João do Oeste. Conforme o comandante, sargento ANDRÉ RAUBER, 2019 foi um ano de conquistas para celebrar 20 anos de implantação do quartel dos bombeiros de Itapiranga. Ele valoriza o trabalho das pessoas que contribuíram para a instalação dos bombeiros no município e o desenvolvimento com aquisição de equipamentos e viaturas. Cita como avanços recentes os equipamentos de mergulho comprados no ano passado melhorando as condições de trabalho e salvamento aquático. RAUBER diz que neste sentido os bombeiros de Itapiranga são referência.

Para este ano serão feitos investimentos significativos por parte dos bombeiros. O comandante cita a compra de equipamentos para combate a incêndio. De acordo com o sargento ANDRÉ RAUBER, o investimento será feito via licitação com omunicípio de São João do Oeste que também é atendido pelos bombeiros de Itapiranga. Será feira a compra de conjunto individual para cada bombeiro de acordo com o tamanho de cada militar que atual no quartel. ANDRÉ RAUBER também chama atenção para a substituição de ambulância que já possui alta quilometragem e deve ser trocada durante este ano. Entre as capacitações o sargento destaca o trabalho com os guarda-vidas civis para atuação na Operação Veraneio nas áreas de lazer Barra do Macaco em Itapiranga e também em Mondaí.

2019 foi um ano de grandes desafios para o Sicoob Creditapiranga. Conforme o presidente da cooperativa de credito, JOSÉ ADALBERTO MICHELS, foi um ano diferente, com crescimento e busca de maneira profunda a essência do cooperativa praticando os sete princípios do cooperativismo. O presidente destaca a participação ativa dos associados no desenvolvimento do Sicoob. Segundo MICHELS, atualmente são 22 mil e 500 associados. Salienta ainda o crescimento em áreas do capital social e captação de recursos. Os números são considerados extraordinários. São 13 mil associados que possuem alguma forma de poupança na cooperativa. JOSÉ ADALBERTO MICHEL informa que em Itapiranga 78 por cento da população é associada do Sicoob, em São João do Oeste 90 por cento e Tunápolis 80 por cento.

Sicoob Creditapiranga projeta expansão e investimentos em 2020. A cooperativa está expandido para o Rio Grande do Sul com agências em Tenente Portela e Três Passos. Santa Rosa terá Sicoob a partir do final de janeiro. Conforme o presidente do Sicoob, JOSÉ ADALBERTO MICHEL, está no planejamento abertura de mais duas unidades no Rio Grande do Sul ainda em 2020, em cidades ainda serem definidas. Em 26 de janeiro MICHELS completa 30 anos na presidência do Sicoob Creditapiranga e projeta novos investimentos. Cita os quatro milhões de reais na nova sede em Tunápolis com inauguração no mês de março. Também chama atenção para investimentos na nova sede em São João do Oeste, nas instalações da Cooper A1 que terá novo prédio.

Consórcio de desenvolvimento regional está preparado para começar a análise dos pedidos de licença ambiental a partir de hoje. A afirmação é do diretor do Conder Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele explicou que a entidade vem discutindo a formação de um grupo de trabalho em parceria com as prefeituras para assumir a responsabilidade pela emissão das licenças há cerca de um ano. Nesse período, foram resolvidas todas as questões legais e burocráticas, além da contratação dos técnicos e formatação do sistema para o cadastro dos pedidos. A plataforma online está disponível nesta quinta-feira e todo o processo será digital. A partir de quinta-feira, todos os pedidos de licença ambiental de empreendimentos de pequeno e médio porte devem ser encaminhados, obrigatoriamente, para o Conder. Apenas os projetos de maior complexidade serão analisados pelo Instituto do Meio Ambiente. A previsão é de que cerca de 90 por cento dos pedidos seja via consorcio.

Análise de um empreendimento com impacto no meio ambiente via Conder não vai observar apenas os aspectos ambientais. De acordo com o diretor do Conder Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA, existe uma visão equivocada da população sobre o que é analisado pelos órgãos públicos para a emissão das licenças ambientais. Ele explicou que o cumprimento da legislação ambiental é apenas uma parte do processo. MORA citou que os técnicos também analisam os impactos econômicos e sociais dos empreendimentos. Ele reforçou que o consorcio vai levar em consideração o tripé da sustentabilidade formado por proteção ambiental, desenvolvimento econômico e social para a emissão das licenças. MORA destaca que o Conder não pode pular etapas ou deixar de cobrar os requisitos que a lei exige, mas, o processo será mais ágil porque a gestão será mais flexível. A expectativa é de que as licenças sejam emitidas em até quatro meses. Atualmente, alguns projetos levam quase um ano para serem liberados. As taxas são as mesmas praticadas pelo IMA.

São João do Oeste começa 2020 sem problemas de abastecimento de água. Ações preventivas garantem atender toda a demanda até mesmo em situações mais extremas. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental, WILLIAM ARENHARDT, o investimento de 867 mil reais no novo sistema de abastecimento solucionou um antigo problema em comunidades próximas a SC 163, em especial na localidade de Beato Roque que registra elevado consumo em virtude do parque industrial. Foi concluída a ampliação da estação de tratamento de água de linha Jaboticaba, com recalque e tubulação de sete mil e 200 metros de rede. Também ocorreu o aumento da capacidade de armazenamento com 15 reservatório totalizando 355 mil litros de água. ARENHARDT lembra que a captação é do Rio Uruguai, garantia de fornecimento de água em longas estiagens permitindo atender a demanda com fornecimento permanente de água.

Investimentos em reservatórios naturais aumentaram a capacidade de fornecimento de água, porém sem condições de atender o aumento na demanda. O engenheiro sanitarista, WILLIAM ARENHARDT explica que São João do Oeste tem carência de grandes cursos de água e registra significativo aumento no consumo. No sistema anterior a preocupação era constante devido ter aumento na demanda e uso de água apenas de fontes com reservatório natural . De acordo com WILLIAM ARENHARDT, o sistema atual está preparado de maneira preventiva. Ainda não foi preciso ser utilizado, apenas ocorreram testes para ajustes e segurança no abastecimento quando necessário. Destaca que no período de férias em janeiro, uma equipe de plantão atende situações de emergência no abastecimento na cidade e interior.

Regularização no esgoto sanitário de São João do Oeste registra avanços. Município usa sistema similar de outras pequenas cidades de Santa Catarina. O engenheiro sanitarista e ambiental, WILLIAM ARENHARDT diz que o sistema individual é o mais indicado devido a dificuldade para instalar rede coletiva e estação de tratamento. O município incentiva a população realizar adequações com tanque, filtro e sumidouro nas ampliações e novas construções. 56 por cento das edificações na área urbanas já estão de acordo com a legislação vigente. Segundo ARENHARDT, o município está em processo gradativo para adequações dos 44 por cento restantes.

Região tem 41 solicitações de kits para pontes. A estrutura auxiliar para sustentar a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a restauração será distribuída pelo governo do Estado. A previsão é de formar kits para mais de 500 pontes no interior do Estado. Até o momento 160 municípios cadastraram projetos. 41 estruturas foram solicitadas por município da região da Ameosc. Conforme o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR, a distribuição será coordenada pelo consórcio que fez a restauração. A ferragem será cortada e tratada para construir pontes que estejam em situação precária ou locais com pontilhões. A parceria entre as prefeituras e governo do Estado segue algumas regras. CORDEIRO JÚNIOR, informa que os municípios precisam realizar a retirada da ferragem, construírem as cabeceiras, laje de concreto e instalar a estrutura de guarda corpo.

Interesse dos municípios do Extremo Oeste nas ferragens da ponte Hercílio Luz é grande. Dionísio Cerqueira é recordista de pedidos com 12 kits. Guarujá do Sul e Iporã do Oeste solicitaram seis estruturas, Barra Bonita quatro, Bandeirantes três,Guaraciaba, Tunápolis e Paraíso duas, Santa Helena, São Miguel do Oeste, Anchieta e Itapiranga fizeram apenas uma solicitação. JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR alerta que todos os pedidos serão analisados com critérios estabelecidos previamente . Será exigido ter a Defesa Civil constituída no município, além do plano de contingência de risco. Partes da ponte Hercílio Luz também podem ser utilizadas para construção de monumentos. JÚNIOR destaca que todos os catarinenses contribuíram com impostos para a restauração da ponte Hercílio Luz e agora será feita a distribuição da estrutura temporária.

Itapiranga deve desistir do projeto para uso de ferragem da ponte Hercílio Luz. Doação do governo do Estado não anima. Conforme o diretor de engenharia, projetos e licitações da prefeitura, DOUGLAS THIEL, a ideia inicial era de usar a estrutura para reforma da ponte na Estrada Beira Rio, na comunidade de linha Chapéu. O material disponibilizado pela Defesa Civil, não precisa ser substituído na atual estrutura no interior de Itapiranga. THIEL diz que a meta da prefeitura é de cobrar do governo do Estado a total recuperação da ponte, pois ela é de responsabilidade estadual por estar na rodovia 283.

Explosão de rojão deixa duas pessoas feridas. Duas pessoas ficaram feridas depois de um rojão explodir no bairro Estrela em São Miguel do Oeste durante a virada de ano, na madrugada de ontem. Segundo amigos, as vítimas estavam em um grupo esperando a passagem de ano quandouma mulher de 38 anos foi acender um rojão e se atrapalhou. Ela começou a gritar no momento que o artefato explodiu e amputou parcialmente um dedo da mão e perfurou a perna dela, ocasionando intensa hemorragia. O outro jovem ficou ferido no olho e no pescoço. O rapaz teria ouvido o desespero da mulher quando olhou para trás e devido a explosão, acabou ferido pelas pedras e estilhaços. Imediatamente o Corpo de Bombeiros foi acionado, imobilizou as vítimas e conduziu ambas para o Hospital Regional.

Saída de pista deixa uma pessoa morta e quatro gravemente feridas na BR-163. O acidente ocorreu por volta das 17h30, entre Barracão e Santo Antônio do Sudoeste. No local, uma caminhonete Ford F250, saiu da pista e capotou às margens da rodovia. Uma mulher acabou perdendo a vida e quatro pessoas ficaram gravemente feridas. Os feridos são motorista ALEXANDRE MOURA, de 37 anos, e três menores, de 9, 12 e 15 anos, que são filhos do casal. As vítimas foram socorridas pelas equipes da Defesa Civil, Bombeiros e SAMU e encaminhadas ao hospital, mas devido a gravidade dos ferimentos foram transferidas para Francisco Beltrão. MARIVONE DA SILVA SOUZA, de 35 anos, morreu no local do acidente. A família é natural de Barracão, onde haviam comemorado a virada de ano com parentes. Eles retornavam para Santo Antônio do Sudoeste.

Incêndio destrói galpão no interior de Itapiranga. Foi por volta do meio dia de ontem, em Linha Santa Fé Alta, no acesso a linha Guaíra. A guarnição dos bombeiros foi acionada para combater incêndio em galpão de 192 metros quadrados que era utilizado para estocagem de rolos de feno e implementos agrícolas. Na chegada da guarnição o galpão já estava totalmente envolvido pelas chamas, tendo o telhado de cobertura já caído sobre os materiais depositados. A prioridade foi de realizar a contenção do fogo e evitar que se propagasse para um chiqueiro localizado a 10 metros do local do incêndio. A família relatou que percebeu as chamas por volta das 11 horas 50 minutos, momento que deslocaram ao local para retirar parte implementos. Foi possível salvar apenas um trator e carretão. Chovia no momento do incêndio. A família não soube informar as causas do início das chamas.

Mulher sofre ferimentos ao ser atropelada por veículo no interior de Itapiranga. Foi por volta das 16 horas 20 minutos de ontem na ITG 07, em linha Laranjeira. Os bombeiros socorreram uma mulher de 40 anos. A vítima já estava recebendo atendimento da equipe que trabalha na operação veraneio do posto de guarda-vidas da Barra do Macaco. A mulher estava consciente, mas confusa e apresentava um corte de cinco centímetros na coxa esquerda e um hematoma na região da cabeça. Ela foi avaliada e encaminhada ao hospital de Itapiranga. O motorista do carro se evadiu do local sem prestar socorro. A Polícia Militar localizou o motorista logo em seguida. O homem de 65 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. Ele também estava com a CNH vencida. O veículo Gol foi recolhido ao pátio conveniado.

PMR flagra veículo de Santa Helena cm drogas na SC 283. Por volta das 18 horas e 40 minutos desta quarta-feira, na SC 283 em São Carlos, a guarnição do TOR da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, durante a Operação Réveillon, abordou um Gol de Santa Helena. O carro era conduzido por uma jovem de 18 anos. Em busca pessoal no passageiro, um homem de 35 anos, foi encontrado pela polícia três gramas de maconha. O homem assumiu a propriedade da droga. Diante dos fatos foi confeccionado um termo circunstanciado ao autor. A droga foi apreendida e encaminhada para as providências cabíveis.

Disparo de arma de fogo assusta frequentadores de baile no interior de Iporã do Oeste. O fato ocorreu na madrugada desta quarta-feira, durante o baile de Réveillon na comunidade de São Lourenço, Iporã do Oeste. Durante o intervalo de apresentação entre as duas bandas que animaram o baile, por volta das duas horas e 30 minutos, os frequentadores que estavam no local ouviram um disparo de arma de fogo, o que deixou todos bastante assustados. A equipe responsável pela segurança do evento confirmou para a Polícia Militar que o disparo teria ocorrido na parte externa, mas o barulho pode ser ouvido principalmente por quem estava na parte superior do ginásio, logo acima das arquibancadas. Conforme o comandante da Polícia Militar, sargento MILTON WOLF, um dos suspeitos, que possui restrições para frequentar certos lugares, foi abordado e contra ele foi efetuado um Termo Circunstanciado por desobediência e resistência.

Outro suspeito foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária e recebeu um Termo Circunstanciado por posse de arma branca. Em um táxi de Iporã do Oeste a PMR identificou os autores de uma briga ocorrida no baile. Os ocupantes foram revistados e no interior do veículo foi encontrado um facão e uma faca artesanal. Como responsável pelas armas foi identificado um homem de 25 anos. As armas foram apreendidas. O sargento MILTON WOLF lembra que já em outro baile da comunidade ocorreu disparo de arma de fogo. Além disso, o sargento explica que a guarnição teve que dar ordem legal para encerrar o baile, pois o alvará permitia que o evento se estendesse até às quatro horas. Como o mesmo fato já ocorreu no baile anterior, e diante destas circunstâncias, pelo iminente risco de quebra da ordem pública, a partir do próximo baile, o comandante esclarece que a Polícia Militar irá exigir o Laudo de Ordem Pública para autorizar qualquer evento de grande ou médio porte no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.