ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quarta-feira - 02 01 2019

-BOLSONARO ASSINA DECRETO QUE FIXA SALÁRIO MÍNIMO EM 998 REAIS

-MOISÉS DEVE CORTAR MAIS DE 600 MILHÕES EM INCENTIVOS FISCAIS

-PRIMEIRO NASCIMENTO DE 2019 NO MUNICÍPIO É DE UMA MENINA FILHA DE HAITIANOS

-SINDICALISTA APONTA 2018 COMO UM DOS PIORES DA DÉCADA PARA A AGRICULTURA

-EX-PRESIDENTE DIZ QUE DENÚNCIAS NÃO VÃO ARRANHAR IMAGEM DA CÂMARA

-ADOLESCENTE MORRE EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO

-HOMEM É ENCONTRADO MORTO E SUSPEITO SOFRE TENTATIVA DE HOMÍCIDIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse em entrevista divulgada nesta terça-feira que os projetos políticos de JAIR BOLSONARO, presidente do Brasil, IVÁN DUQUE, presidente da Colômbia, e MAURICIO MACRI, presidente da Argentina, são inviáveis na região latino-americana e terminarão provocando uma nova onda de governos de esquerda. Ele também observou que a América Latina é "um território em disputa" entre as forças políticas da direita e da esquerda e que a região está passando por "um processo de regressão".


O ex-presidente e líder do Partido Comunista de Cuba, RAÚL CASTRO, pediu nesta terça-feira, durante o aniversário da Revolução Cubana de 1959, que os cubanos se preparem "para os piores cenários" contra os Estados Unidos, cujo governo "retomou a política de "confronto". Ele disse que é dever dos cubanos se preparar "meticulosamente para todos os cenários, incluindo os piores" e "não deixar espaço para perplexidade e improvisação".


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, publicou no Twitter uma mensagem elogiando o discurso de posse do novo presidente brasileiro, JAIR BOLSONARO. TRUMP parabenizou o brasileiro pelo ótimo discurso de posse e com os Estados Unidos estão com BOLSONARO. Pouco depois da publicação, BOLSONARO respondeu através da mesma rede social escrevendo que aprecia as palavras de encorajamento e que “juntos, sob a proteção de Deus” vai trazer prosperidade e progresso ao nosso povo.



O presidente JAIR BOLSONARO prometeu nesta terça-feira, ao discursar no parlatório do Palácio do Planalto após receber a faixa presidencial do agora ex-presidente MICHEL TEMER, "tirar o peso do governo sobre quem trabalha e produz" e "restabelecer a ordem" no país. Depois de garantir que o governo dele implementará as reformas necessárias para o Brasil avançar, BOLSONARO afirmou que agora tem o desafio de "enfrentar os efeitos da crise econômica", o "desemprego recorde", a "ideologização" das crianças, o "desvirtuamento dos direitos humanos" e a "desconstrução da família".


Novo chefe da Casa Civil, o ministro ONYX LORENZONI anunciou nesta terça-feira que o presidente JAIR BOLSONARO decidiu antecipar para amanhã a primeira reunião ministerial do novo governo. Inicialmente, o encontro estava previsto para terça-feira da semana que vem. Segundo ONYX, BOLSONARO pretende se dedicar nesta primeira semana à frente da Presidência a medidas de "simplificação" que, possivelmente, serão anunciadas até sexta-feira. Nesta terça, o presidente assinou a primeira medida provisória de seu governo, que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, com a nova composição de ministros.


O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto que define o salário mínimo de 2018 em 998 reais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União no final da tarde desta terça-feira. O valor é oito reais abaixo do que foi definido pelo Congresso Nacional quando aprovado o Orçamento da União, no dia 19 de dezembro. Na ocasião, deputados e senadores colocaram o valor dos vencimentos mínimos em mil e seis reais. Pela regra atual, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior, medida pelo INPC mais a variação do PIB dos dois anos anteriores. BOLSONARO tem até o dia 15 de abril para decidir se mantém a regra ou se muda.


O ex-governador EDUARDO PINHO MOREIRA disse nesta terça-feira que entregou um estado mais enxuto para CARLOS MOISÉS DA SILVA. O ex-governador apontou que assumiu em um momento econômico ainda era crítico, com a folha de pagamento dos servidores acima do limite legal e um déficit orçamentário previsto de dois bilhões. MOREIRA afirmou que com gestão, economia e contenção absoluta dos gastos, o déficit caiu para 500 milhões e ele cumpriu rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele defendeu ainda que o governo anterior alcançou melhorias nos indicadores da segurança pública, como na redução de homicídios, e em frentes da saúde, como no estoque de medicamentos dos hospitais públicos.


As palavras transparência e infraestrutura tiveram peso nas declarações do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA em seu discurso de posse. Ele assumiu o comando do estado na tarde ontem. MOISÉS prometeu fazer a máquina pública trabalhar com a mesma eficiência da iniciativa privada catarinense, apostando na informatização de processos, uso de aplicativos e desenvolvimento de políticas públicas básicas ligadas às áreas essenciais do Estado, como saúde, educação e segurança pública. O novo governador ainda defendeu que a economia gerada com a otimização de processos irá alavancar a capacidade de investimentos. O governador afirmou que que é preciso não apenas gastar menos, mas também gastar melhor aquilo que se arrecada.


Entre as primeiras medidas econômicas do novo governador está a redução de incentivos fiscais, o que deve elevar a arrecadação em 600 milhões de reais. A informação foi divulgada pela jornalista ESTELA BENETTI, do Diário Catarinense. De acordo com ela, o chefe da Controladoria Geral do Estado e coordenador da transição, professor LUIZ FELIPE FERREIRA disse produtos relacionados à cesta básica vão ter aumento de ICMS, alguns que têm benefícios fiscais vão deixar de ter e outros terão aumento da alíquota. O objetivo do novo governo é fazer uma remodelagem geral nos benefícios concedidos para as empresas. As mudanças aprovadas entrarão em vigor somente em abril.



O primeiro nascimento de 2019 em São Miguel do Oeste foi registrado no começo da manhã desta terça-feira, dia primeiro de janeiro. Uma menina nasceu as cinco horas e 45 minutos no Hospital Regional do Extremo-oeste. Filha de haitianos, ela nasceu com três quilos 250 gramas. Além dela, o Hospital Regional teve outros dois nascimentos no primeiro dia do ano novo. O Hospital São Miguel também teve um parto no final da tarde de ontem. Ao todo, a cidade registrou o nascimento de quatro bebês nesta terça-feira.


O Projeto do OdontoSesc realizou mais de 15 mil e 400 atendimentos em Guaraciaba nos últimos meses de 2018. Durante 41 dias uteis de trabalho, a população do município recebeu atendimentos clínicos e de educação em saúde. A carreta-consultório do Sesc prestou 139 atendimentos de urgência, quatro mil 696 restaurações, 156 tratamentos de canal, 322 cirurgias e 132 extrações. Além disso, foram 705 radiografias e 107 medicações receitadas. De acordo com a secretaria de Saúde ainda restam 11 pacientes para a finalização de algum tipo de tratamento odontológico. O trabalho agora será realizado diretamente nos Postos de Saúde.


Além das consultas e procedimentos realizados na carreta-consultório, o OdontoSesc também desenvolveu ações na área de educação preventiva em Guaraciaba. O objetivo é levar informações para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Ao todo, foram 13 mil e cem atendimentos. Os profissionais do Sesc e da saúde do município abordaram temas como higiene pessoal, coletiva e mental, saúde bucal e alimentação. Além dos assuntos diretamente ligados a saúde bucal, os profissionais também abordaram outras questões como buylling escolar, segurança na terceira idade, drogas e doenças sexualmente transmissíveis.


A Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste realizou nas últimas semanas, um trabalho diferenciado de controle de carrapatos. A ação aconteceu com cães e gatos da Vila Nova Dois, local em que haviam sido registradas 13 mortes de animais em decorrência desta infestação. De acordo com a técnica em Agroecologia, KELIN BEDIN, e a médica veterinária, TATIANE BRANCALIONE, a equipe optou pela utilização da homeopatia por ser uma técnica que não causa danos ao meio ambiente e também tem baixo custo. Elas medicaram em torno de 120 animais. A equipe também pulverizou o ambiente onde eles vivem com o mesmo produto.


O trabalho realizado pela secretaria de Agricultura no Vila Nova Dois resultou na redução de 80 por cento da infestação de carrapatos no local. Além disso, não houve nenhum registro de doença decorrente do parasita. A informação é da médica veterinária, TATIANE BRANCALIONE. Ele disse que a secretaria da Agricultura continuará fazendo o acompanhamento com intuito de manter o controle dos carrapatos. Além disso, a equipe técnica da pasta vai buscar junto à comunidade alternativas para melhorar o equilíbrio do ambiente e evitar o aparecimento de outros parasitas nos animais domésticos.


O ano de 2018 foi de muitas conquistas, mas também de dificuldades para a agricultura regional. O comentário é do presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele participou do especial fim de ano da Peperi e disse que os pontos positivos do ano foram os cursos oferecidos pelo Senar, a formação de três grupos de assistência técnica gratuita para os produtores e lançamento do livro dos 50 anos do sindicato. TEIXEIRA também citou a abertura do laboratório na sede da entidade como outro ponto positivo do ano. O sindicalista disse que a queda nos preços dos principais produtos, como o leite por exemplo, foi o aspecto negativo de 2018.


O ano de 2018 foi bom para o sindicato dos trabalhadores rurais de São Miguel do Oeste, mas ruim para a agricultura familiar. De acordo com o presidente da entidade, JOEL DE MOURA, algumas metas projetadas para este ano foram alcançadas, como por exemplo, a abertura de uma cooperativa para auxiliar a comercialização da produção dos associados. Para a agricultura familiar, no entanto, 2018 foi um dos piores anos da última década. JOEL disse que o setor passou por uma nova crise no preço do leite. No ano passado, os produtores tiveram apenas três ou quatro meses de lucro. Ele disse que o setor fechou 2018 com grandes prejuízos, com os insumos e com o custo de produção em alta. JOEL citou que neste ano, a agricultura ainda vai “patinar” e que o segmento vai levar de dois a três anos para se recuperar.


O ano de 2018 foi de muitas dificuldades para o setor empresarial. A avaliação é do vice-presidente financeiro e de gestão do Sindicomércio, FRANCISCO CRESTANI. Ele disse que apesar dos problemas da economia, o ano foi bom para as entidades empresariais. CRESTANI citou que o setor de serviços, principalmente o turismo, teve um ano positivo. Apesar da redução dos turistas argentinos, haverá uma acréscimo de visitas chilenos, o que deve movimentar a economia no começo deste ano.Outro ponto positivo, citado por CRESTANI, foi a reforma trabalhista que teve impactos para o setor empresarial em 2018.


A indústria catarinense se ajustou as dificuldades da economia em 2018 e conseguiu retomar o crescimento ao longo do ano. A avaliação é do supervisor do Senai-Sesi na região, IVANOR FINATTO. Ele comentou que os indicadores melhoraram bastante neste ano, especialmente a produção e as vendas da indústria. O número de contratações no setor também reagiu. FINATTO disse que o ano terminou com dados positivos e a projeção da federação das indústrias de Santa Catarina é que 2019 será ainda melhor para a economia e para o segmento produtivo do estado e do país.

A conclusão e inauguração da nova da sede da câmara de vereadores foi uma das duas grandes ações do mandato da mesa diretora do legislativo encerrado no dia 31 de dezembro. A avaliação é do ex-presidente da casa, CLAUDIO BARP. Em entrevista para a Peperi, ele agradeceu o trabalho dos ex-presidentes e afirmou que a conclusão das obras foi uma grande conquista para os vereadores. Outra ação de destaque foi a harmonia entre os vereadores e os servidores. Para BARP, esse envolvimento dos vereadores fez toda a diferença e a câmara discutiu e aprovou projetos importantes para o desenvolvimento do município. Ele disse ainda que entregou o legislativo para o presidente eleito, EVERALDO DI BERTI, do jeito que gostaria de ter recebido em 2017.


A mesa diretora da câmara em 2017 e 2018 devolveu mais de um milhão e 300 mil reais para os cofres da prefeituras nesses dois anos. De acordo com o ex-presidente da casa, CLAUDIO BARP, o legislativo fez o repasse de 437 mil reais em 2017 e 895 mil no ano passado. Os valores foram economizados durante os dois anos e, como manda a lei, acabaram retornando para o município. Além disso, os vereadores repassaram um carro no valor de 35 mil reais para a prefeitura. BARP disse que além da questão econômica, a atuação dos vereadores também foi positiva no campo político. Apenas cinco projetos de lei permanecem em tramitação para o ano de 2019 e nenhum deles é de autoria do executivo. As matérias foram apresentadas por vereadores que pediram a manutenção nas comissões para a apreciação neste ano.


A câmara de vereadores teve um bom entendimento com o poder executivo nos últimos dois anos. A declaração é do ex-presidente da câmara, CLAUDIO BARP. Ele citou que, apesar das críticas, inclusive internas do MDB, o legislativo foi conduzido com o foco voltado para o bem de São Miguel do Oeste, sem preocupações partidárias. BARP disse que sai tranquilo e com o dever cumprido. Ele afirmou que a “forma diferente” como o legislativo foi administrado levou algumas pessoas a pensarem que a câmara serviu de cartório para o executivo. BARP disse que houve muito diálogo e que a prefeitura aceitou muitas mudanças sugeridas pelos vereadores. Ele comentou que a velha política está com os dias contados e que as pessoas estão acima dos partidos.


A maior dificuldade enfrentada pela câmara em 2018 foram as denúncias envolvendo o suposto uso indevido dos assessores dos vereadores. O presidente da casa, CLAUDIO BARP disse que o fato preocupou “um pouco” a mesa diretora que encerrou o mandato no dia 31 dezembro. BARP disse que o problema denunciado na ouvidoria da câmara deve ser investigado por uma CPI que deve ser aberta no mês que vem. Ele afirmou que o fato não vai manchar a imagem da atual legislatura.

Uma casa foi destruída por um incêndio na manhã desta quarta-feira no município de Bandeirante. A residência atingida pelo fogo fica nas proximidades da prefeitura. O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater as chamas. A casa de madeira estava desabitada e ficou completamente destruída. Ninguém ficou ferido. As causas do incêndio ainda não foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.


O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência envolvendo fogos de artifícios durante as comemorações do ano novo em São Miguel do Oeste. A equipe de resgate da corporação foi chamada para atender um homem que se feriu ao estourar um rojão. A vítima sofreu queimaduras de primeiro grau na mão. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado ao Hospital Regional para atendimento médico.


Um homem foi esfaqueado na madrugada de hoje em São José do Cedro. O crime aconteceu por volta das cinco e meia na Linha Peperi. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com um ferimento no abdômen. Quando a PM chegou ao local dos fatos, a guarnição dos bombeiros já estava levando o homem para atendimento no hospital de São José do Cedro. Segundo testemunhas, três pessoas estavam consumindo bebida de álcool na residência. Em determinado momento houve uma discussão entre o casal e um amigo. Um dos homens foi ferido com um golpe de faca e o autor fugiu do local. Os policiais fizeram buscas nas proximidades, mas o suspeito não foi encontrado.


O adolescente que sofreu um acidente de transito na última segunda-feira em Dionísio Cerqueira morreu no Hospital de Francisco Beltrão. GUSTAVO DE MELLO, de 15 anos, estava dirigindo uma motocicleta Cripton que colidiu contra um Cruze no centro de Dionísio Cerqueira. O acidente aconteceu por volta da uma e meia da tarde de segunda-feira na avenida Washington Luiz. Ele foi socorrido pelo corpo de bombeiros e Samu e encaminhado ao hospital de Francisco Beltrão para receber atendimento médico. O adolescente não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo na unidade hospitalar.


Um homem foi encontrado morto no começo da manhã de ontem na praça da Igreja Matriz de Campo Ere. VALDERI RODRIGUES DA SILVA, 30 anos, estava caídos nas escadarias da praça. Ele foi atingido no pescoço com golpes de arma branca, possivelmente uma faca. A câmera de segurança da Polícia Militar, instalada perto do local, registrou o momento do crime. De acordo com a PM, VALDERI foi morto por volta das seis e meia da manhã. O suspeito chegou a ser detido pela polícia, mas foi liberado logo depois. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.


O homem suspeito de matar VALDERI RODRIGUES DA SILVA sofreu uma tentativa de homicídio nesta terça-feira. CLAUDIO SIDNEI LEITE, conhecido como FERRÃO, foi atacado na rodovia que liga Campo Ere à São Lourenço do Oeste. Ele foi atingido por disparos de arma de fogo na cabeça e nas costas. O homem foi socorrido e levado para o Hospital de Campo Ere. A Polícia está procurando os suspeitos da tentativa de homicídio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.