ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 02/01/2019

-BOLSONARO ASSINA DECRETO QUE FIXA SALÁRIO MÍNIMO EM 998 REAIS
-MOISÉS DEVE CORTAR MAIS DE 600 MILHÕES EM INCENTIVOS FISCAIS
-CONSELHO TUTELAR REALIZA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM SJCEDRO
-PRIMEIRO BEBÊ NASCIDO NA REGIÃO EM 2019 É MENINA FILHA DE HAITIANOS
-BOMBEIROS ALERTAM COMUNIDADE SOBRE RISCOS DE AFOGAMENTO
-AGRICULTORAS SÃO BENEFICIADAS COM 160 MIL REAIS EM CRÉDITOS DO INCRA
-CELESC OFERECE DESCONTO NA TARIFA PARA INVESTIMENTOS AGRÍCOLAS
-ALTAS TEMPERATURAS CAUSAS PREOCUPAÇÃO NA AGRICULTURA E REFLETEM NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-HOMEM É FERIDO COM FACADA DURANTE DISCUSSÃO NA LINHA PEPERI
-SUSPEITO DE MATAR HOMEM EM PRAÇA É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O tempo é parcialmente nublado. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse em entrevista divulgada nesta terça-feira que os projetos políticos de JAIR BOLSONARO, presidente do Brasil, IVÁN DUQUE, presidente da Colômbia, e MAURICIO MACRI, presidente da Argentina, são inviáveis na região latino-americana e terminarão provocando uma nova onda de governos de esquerda. Ele também observou que a América Latina é "um território em disputa" entre as forças políticas da direita e da esquerda e que a região está passando por "um processo de regressão".

O ex-presidente e líder do Partido Comunista de Cuba, RAÚL CASTRO, pediu nesta terça-feira, durante o aniversário da Revolução Cubana de 1959, que os cubanos se preparem "para os piores cenários" contra os Estados Unidos, cujo governo "retomou a política de "confronto". Ele disse que é dever dos cubanos se preparar "meticulosamente para todos os cenários, incluindo os piores" e "não deixar espaço para perplexidade e improvisação".

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, publicou no Twitter uma mensagem elogiando o discurso de posse do novo presidente brasileiro, JAIR BOLSONARO. TRUMP parabenizou o brasileiro pelo ótimo discurso de posse e com os Estados Unidos estão com BOLSONARO. Pouco depois da publicação, BOLSONARO respondeu através da mesma rede social escrevendo que aprecia as palavras de encorajamento e que “juntos, sob a proteção de Deus” vai trazer prosperidade e progresso ao nosso povo.

O presidente JAIR BOLSONARO prometeu nesta terça-feira, ao discursar no parlatório do Palácio do Planalto após receber a faixa presidencial do agora ex-presidente MICHEL TEMER, "tirar o peso do governo sobre quem trabalha e produz" e "restabelecer a ordem" no país. Depois de garantir que o governo dele implementará as reformas necessárias para o Brasil avançar, BOLSONARO afirmou que agora tem o desafio de "enfrentar os efeitos da crise econômica", o "desemprego recorde", a "ideologização" das crianças, o "desvirtuamento dos direitos humanos" e a "desconstrução da família".

Novo chefe da Casa Civil, o ministro ONYX LORENZONI anunciou nesta terça-feira que o presidente JAIR BOLSONARO decidiu antecipar para amanhã a primeira reunião ministerial do novo governo. Inicialmente, o encontro estava previsto para terça-feira da semana que vem. Segundo ONYX, BOLSONARO pretende se dedicar nesta primeira semana à frente da Presidência a medidas de "simplificação" que, possivelmente, serão anunciadas até sexta-feira. Nesta terça, o presidente assinou a primeira medida provisória de seu governo, que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, com a nova composição de ministros.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto que define o salário mínimo de 2018 em 998 reais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União no final da tarde desta terça-feira. O valor é oito reais abaixo do que foi definido pelo Congresso Nacional quando aprovado o Orçamento da União, no dia 19 de dezembro. Na ocasião, deputados e senadores colocaram o valor dos vencimentos mínimos em mil e seis reais. Pela regra atual, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior, medida pelo INPC mais a variação do PIB dos dois anos anteriores. BOLSONARO tem até o dia 15 de abril para decidir se mantém a regra ou se muda.

O ex-governador EDUARDO PINHO MOREIRA disse nesta terça-feira que entregou um estado mais enxuto para CARLOS MOISÉS DA SILVA. O ex-governador apontou que assumiu em um momento econômico ainda era crítico, com a folha de pagamento dos servidores acima do limite legal e um déficit orçamentário previsto de dois bilhões. MOREIRA afirmou que com gestão, economia e contenção absoluta dos gastos, o déficit caiu para 500 milhões e ele cumpriu rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele defendeu ainda que o governo anterior alcançou melhorias nos indicadores da segurança pública, como na redução de homicídios, e em frentes da saúde, como no estoque de medicamentos dos hospitais públicos.

As palavras transparência e infraestrutura tiveram peso nas declarações do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA em seu discurso de posse. Ele assumiu o comando do estado na tarde ontem. MOISÉS prometeu fazer a máquina pública trabalhar com a mesma eficiência da iniciativa privada catarinense, apostando na informatização de processos, uso de aplicativos e desenvolvimento de políticas públicas básicas ligadas às áreas essenciais do Estado, como saúde, educação e segurança pública. O novo governador ainda defendeu que a economia gerada com a otimização de processos irá alavancar a capacidade de investimentos. O governador afirmou que é preciso não apenas gastar menos, mas também gastar melhor aquilo que se arrecada.

Entre as primeiras medidas econômicas do novo governador está a redução de incentivos fiscais, o que deve elevar a arrecadação em 600 milhões de reais. A informação foi divulgada pela jornalista ESTELA BENETTI, do Diário Catarinense. De acordo com ela, o chefe da Controladoria Geral do Estado e coordenador da transição, professor LUIZ FELIPE FERREIRA disse produtos relacionados à cesta básica vão ter aumento de ICMS, alguns que têm benefícios fiscais vão deixar de ter e outros terão aumento da alíquota. O objetivo do novo governo é fazer uma remodelagem geral nos benefícios concedidos para as empresas. As mudanças aprovadas entrarão em vigor somente em abril.

Conselho Tutelar realiza eleição suplementar em SJCedro. A presidente do conselho dos direitos das criança e adolescente, CRISTIANE HENDGES revela que a eleição oficial unificada para troca dos cargos ocorre em outubro de 2019, porém, em SJCedro há apenas quatro conselheiras atuando e não há mais lista de suplentes que pudessem ser chamados para completar o quatro. A eleição emergencial visa compor uma vaga imediata e manter cinco suplentes. A presidente destaca que para atuar é necessário conhecer um pouco do trabalho prestado pela entidade que é bastante amplo. As inscrições serão abertas dia 14 de janeiro e seguem até o dia 31 para maiores de 21 anos que cumpram alguns critérios previstos no edital. A eleição será dia 17 do mês que vem. Um dos requisitos para o interessado é ter trabalhado com crianças ou jovens em projetos educacionais, não ter antecedentes criminais, dentre outros. As informações sobre expediente, plantões e o salário serão repassadas aos candidatos via edital.

Primeiro bebê nascido na região em 2019 é uma menina. O primeiro nascimento foi registrado no começo da manhã desta terça-feira, dia 1º de janeiro. ANA CRISTINA OCCEUS nasceu às cinco horas da manhã no Hospital Regional do Extremo Oeste. Filha de haitianos, ela nasceu com três quilos 250 gramas. Além dela, a unidade teve outros dois nascimentos no primeiro dia do ano novo de um casal de Maravilha e outra gestante vinda de Pinhalzinho. O Hospital São Miguel também teve um parto no final da tarde de ontem. Ao todo, a cidade registrou o nascimento de quatro bebês nesta terça-feira. Em SJCedro, Palma Sola, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira e em Guaraciaba não houve partos ontem.

Banhistas devem estar atentos aos riscos de afogamento. Segundo o subcomandante do quartel de SJCedro, FÁBIO STURM nessa época do ano aumentam os acidentes e casos de afogamento a exemplo de um registrado na semana passada, durante o Natal, em Tunápolis. Outros casos nesse feriado de ano novo foram registrados no Goio-Ên quando um homem morador de Chapecó de 36 morreu no Rio Passo Fundo, em Caçador vitimando outro homem com 32 anos e um adolescente de 16 anos que desapareceu no rio Irani em Paial ontem. Ainda ontem um jovem de 17 anos morreu levado pela correntezas quando foi buscar uma bola em um rio em Vargem Bonita. Ele ressalta que os banhistas devem frequentar rios e piscinas que conhecem, evitando locais com água turva e com correnteza. O bombeiro salienta que as pessoas desconhecem o perigo da água, bem como as técnicas de resgate. Ele destaca que a bebida alcoólica é um fator de risco porque reduz a capacidade motora, principalmente de nado, o que dificulta também a avaliação de risco de locais com maior profundidade. STURM lembra que cidades próximas a SJCedro possuem vários rios e campings, porém, devido ao difícil acesso o tempo/resposta reduz as chances de resgate com vida.

Cooperativas comemoram crescimento. O gerente da Cooperalfa em SJCedro JOVANI GREGOLIN comenta que a empresa cresceu 17 por cento e conseguir se manter entre as maiores do Estado com quadro desócios crescente. Ele revela que o faturamento foi de 330 bilhões de reais no ano. A projeção na próxima década é chegar a 10 bilhões de movimento anual. São 150 lojas e silos e 19 mil associados, além de três mil colaboradores. GREGOLIN salienta que em 2018 foram 20 milhões de sacos de milho e 140 milhões de litros de leite recebidos. Ele afirma que a grave dos caminhoneiros chegou a preocupar, mas, houve uma reação após julho. A maior expectativa é para o aumento no preço do leite.

Agricultoras de Dionísio Cerqueira são beneficiadas com 160 mil em créditos do Incra. O chefe do Incra no Oeste, JANDIR DE MARCHI revela que o programa Fomento Mulher repassa recursos para incentivar atividade agrícolas. A ação beneficia 756 mulheres de quatro áreas reforma agrária no Oeste. Os recursos foram disponibilizados na última semana de dezembro para saque pelas beneficiárias, que são responsáveis pela aquisição dos insumos, o que além de melhorar a renda familiar.Ele revela que as agricultoras do assentamento Tracutinga, conhecido como Conquista na Fronteira, em Dionísio Cerqueira, acessaram os recursos. Embora a disponibilização dos créditos tenha ocorrido de forma individual, o investimento será coletivo. JANDIR destaca que foram liberados 160 mil para 30 mulheres que serão usados na melhoria da lavoura, com a aquisição de trator e roçadeiras, corretivos, fertilizantes, sementes e insumos.

Recursos do Incra também devem ajudar em ações comunitárias e agregação de valor na produção. O chefe do Incra, JANDIR DE MARCHI revela que o projeto de Dionísio contempla ainda aquisição de materiais de construção para erguer uma padaria comunitária, que atenderá as demandas do consumo interno das famílias e comercialização externa. O pequeno abatedouro do assentamento, que já possui selo de inspeção municipal, também será contemplado com a aquisição de máquina para corte de carne. DE MACHI esclarece que a linha de crédito Fomento Mulher é oferecida às assentadas em situação cadastral regular junto ao Incra, que não tenham recebido este crédito anteriormente e que estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. Após um ano, elas iniciarão o pagamento de 20 por cento do total recebido. Essas e outras regras da linha de crédito foram repassadas em reuniões nas comunidades rurais e reforçadas nos atos de assinatura. O chefe lembrou que o Incra contribui com estradas, poços artesianos e demais melhorias nestas áreas.

Celesc oferece desconto na tarifa de energia elétrica para investimentos em irrigação e piscicultura. Segundo o gerente comercial da empresa SANDRO VALMÓRBIDA, se enquadram na modalidade tarifária os agricultores que investem na irrigação e criação de peixe em áreas rurais com desconto que pode chegar a até 60 por cento. O gerente lembra que o desconto é válido somente no horário das 22 horas e 30 minutos as sete horas da manhã, o chamado horário reservado. Ele orienta o agricultor a avaliar o custo e o benefício, porque é exigido pela Celesc a instalação de um padrão que terá um custo de cerca de dois mil reais. A Celesc instala um medidor específico e programado para calcular o consumo dos equipamentos somente no horário estipulado. O desconto não vai valer fora deste horário ou para o restante do consumo da propriedade.

O primeiro passo para ter direito ao desconto é fazer a solicitação formal na Celesc.SANDRO VALMÓRBIDA explica que o consumidor deve apresentar um comprovante de produtor rural, expedido por órgãos como a Epagri, Cidasc ou secretaria de agricultura, e no caso dos piscicultores é exigida ainda uma licença ambiental emitida pelo IMA. O piscicultor também terá que assinar um termo de compromisso com a Celesc sobre a utilização do sistema que permite o desconto. Ogerente ressalta que no caso da piscicultura o cálculo da energia consumida será feito com base no uso de aeradores. A irrigação pode ser em qualquer atividade, como pastagem ou horticultura.

Vazamento de mil e quinhentos litros de óleo diesel contamina riacho em SMOeste. O vazamento resultou na poluição de um riacho que corta a cidade de São Miguel do Oeste, chegando até o Rio Guamirim. Conforme a Polícia Ambiental, a ocorrência foi atendida em uma empresa localizada na Waldemar Rangrab, área central da cidade. No local foi identificado que houve um vazamento de diesel de um tanque aéreo. Conforme a polícia, o tanque acabou estourando e atingiu o curso hídrico. Segundo os bombeiros, cerca de 1,5 mil litros de óleo diesel vazaram do local. Conforme o Capitão da Polícia Militar Ambiental, EVERTON RONCAGLIO, os proprietários já foram cientificados para contratarem uma empresa habilitada e fazer a recolha do material sobre a água e já está fazendo o que foi determinado. Conforme RONCAGLIO, serão realizadas todas as análises a respeito das circunstâncias do fato. Um vídeo gravado por moradores do Vila Nova II mostra como ficou o riacho após o vazamento de combustível.

Altas temperaturas e chuvas mal distribuídas causas preocupação na região. O coordenador da Defesa Civil de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO afirma que os municípios vêm enfrentando temperaturas altas que, apesar de comuns no verão, geram cansaço excessivo. Ele explica que Palma Sola está localizada em uma área cerca de 840 metros acima no nível do mar, o que traz um clima mais ameno, com temperatura média anual de 17 graus. Ele percebe que os mais de 30 graus registrados nas últimas semanas em dias consecutivos afetam o “conforto climático”. Além disso, refletem no abastecimento de água e na agricultura. Ele explica que várias comunidades registram problemas com desabastecimento porque apesar dos rios serem permanentes, não há oferta de água potável e tratada. Por isso a defesa civil, em parceria com os bombeiros e secretaria da agricultura, está fazendo entrega com caminhão pipa. Ainda são casos isolados, mas que já mobilizam as equipes. Uma destas famílias depende da chuva porque é abastecida por cisterna.

A má distribuição de chuvas traz prejuízos para algumas culturas em Palma Sola. O presidente da defesa civil que também é servidor da secretaria da agricultura destaca que o fumo e o milho registram problemas que podem ser recuperados conforme as precipitações aumentem. DOUGLAS RIBEIRO comenta que as chuvas isoladas que são registradas em algumas localidades e outras não geram problemas mais concentrados nas comunidades próximas a sede do município. Aquelas próximas a SJCedro e Anchieta registram mais de 60 milímetros de chuva nesse mês. Também cita alguns programas que visam prevenir efeitos da estiagem. Quanto ao abastecimento da Casan DOUGLAS revela que não houve falta de água porque o reservatório é grande e garante segurança neste período de final de ano de férias. A expectativa é que essas pancadas de verão se transformem em volumes mais constantes para contemplar toda região.

Município de São José do Cedro licita compra de mais um veículo para a Secretaria de Saúde. A informação foi repassada pelo prefeito, PLÍNIO DE CASTRO. De acordo com ele, o edital de licitação foi lançado e a sessão pública de abertura das propostas será no dia 9 de janeiro de 2019. O prefeito ressalta que o carro para transporte de pacientes será comprado com recursos repassados ao Fundo Municipal de Saúde. O investimento previsto é de 80 mil reais. Após a abertura das propostas, se não forem apresentados recursos, a empresa vencedora deverá entregar veículo em 30 dias. CASTRO lembrou que, em outubro, foi entregue uma ambulância, adquirida com recursos próprios.

Presidente da câmara pretende resolver projetos que estão pendentes há vários anos. ISOLDI WILL afirma que essa seria uma de suas prioridades além do respeito e da transparência no cargo. Existe algumas matérias que estão nas comissões e poderão ser colocadas em votação como o plano diretor, atualização do código tributário e o convênio junto a UPA. Ela afirma que será uma responsabilidade extra a condução das sessões a partir do mês que vez. ISOLDI afirma que as expectativas com o novo governo são boas e de mudanças quanto a classe política.

Prefeitura de SJCedro retoma experiente normal nesta quarta-feira. Após 44 dias de turno único os setores públicos municipais voltam hoje a atender das 7 horas e 45 minutos as 11 45 pela manhã, e das 13 e 30 as 17 e 30 a tarde. O secretário da Administração, ELANDIR ZANARDI lembra que o decreto previa esse atendimento diferenciado apenas no final do ano para redução de gastos. Ele lembra que essa redução no experiente é natural nas prefeituras que se focam em relatórios e no setor contábil para pagar servidores, fornecedores além de rescisões e questões contratuais. ZANARDI explica que a saúde, a educação até encerrar aulas e outros departamentos importantes seguiram as atividades sem interrupção para não afetar os atendimentos. Ele revela que ainda não tem estimativa na economia gerada pelo turno único porque um dos setores que costumava ter redução nas despesas era a secretaria de obras. Ele esclarece que as equipes atuaram em tempo integral em alguns períodos, como na semana passada após o Natal, devido a condição das estradas.

Uma mulher foi separar uma briga e acabou ferida neste domingo em São Miguel do Oeste. O caso foi atendido pelo Corpo de Bombeiros por volta das dez horas da noite. Ao chegar no local da chamada, a equipe de resgate encontrou a vítima na rua com um corte profundo na cabeça. A mulher estava com intenso sangramento e relatou que foi separar uma briga e acabou atingida por um golpe de facão na testa. Ela recebeu os primeiros socorros no local e foi levada para atendimento médico no Hospital Regional.

Homem é preso após agredir e ameaçar de morte a namorada. O rapaz de 20 anos foi detido em Dionísio Cerqueira, por violência doméstica as 13 horas de ontem Rua Borges de Medeiros no bairro Salete. Ele agrediu a esposa durante uma discussão. No local, os policiais solicitaram que os moradores da residência abrissem a porta. Quem atendeu foi um homem que disse para guarnição que nada estava acontecendo e informou que mora com a namorada há três anos. Os policiais então pediram que a mulher fosse até a porta para esclarecimento, mas, ela não apareceu. Nesse momento, a equipe observou um vaso de flor quebrado no chão e entrou na residência, encontrando a vítima no quarto do casal ferida e chorando. Questionada, ela contou que o namorado lhe agrediu com chutes, tapas, puxões de cabelo e teria batido seu rosto contra a parede, resultando em lesão aparente na boca e face. Ela contou que já foi agredida mais vezes e que ele a ameaçou dizendo que ela "não sairia viva da casa ". A guarnição então deu voz de prisão ao agressor embasada na Lei Maria da Penha e o conduziu a central de flagrantes em SJCedro.

Homem é ferido com facada durante discussão em SJCedro. A Polícia Militar de foi comunicada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira, que havia um homem com ferimento no abdômen provocado por uma arma branca. A ocorrência foi registrada por volta das cinco e meia na linha Peperi. Quando a PM chegou ao local a guarnição dos bombeiros já estava deslocando com a vítima de 47 anos para atendimento no hospital de São José do Cedro. Segundo testemunhas, havia três pessoas na residência consumindo bebida alcoólica, sendo um casal e um amigo deles quando houve uma discussão. Em seguida ocorreu a agressão com uma faca. JOSÉ DA ROSA foi ferido com o golpe e o autor fugiu correndo do local. Os policiais fizeram buscas nas proximidades, mas nenhum suspeito foi encontrado. Diante dos fatos a Guarnição PM acionou o plantonista da Polícia Civil, efetuou procedimentos pertinentes ao caso e lavrou o Boletim de Ocorrência.

Jovem de 15 anos morre em acidente no centro de Dionísio Cerqueira. O adolescente ficou ferido com gravidade na cabeça e pernas em uma colisão no início da tarde desta segunda-feira O acidente ocorreu por volta da uma e meia na avenida Washington Luiz, envolvendo um Cruze e uma motocicleta Yamaha Crypton pilotada pela vítima. GUSTAVO DE MELLO, de 15 anos, chegou a ser socorrido pelo corpo de bombeiros e encaminhado ao hospital de Francisco Beltrão para receber atendimento, porém, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo na unidade hospitalar. Como o jovem não possuía habilitação e a licença anual da motocicleta estava atrasada, o veículo foi recolhido.

Homem é encontrado morto na praça de Campo Erê. A Polícia Militar foi acionada na manhã desta terça feira, para atender uma ocorrência de homicídio. O corpo de VALDERI RODRIGUES DA SILVA, 30 anos, foi encontrado por populares próximo às escadas da praça da igreja matriz, no centro da cidade. Os ferimentos foram causados por arma branca na região do pescoço. A câmera de segurança da Polícia Militar, instalada perto do local, registrou o momento do crime. De acordo com a PM, foi por volta das seis e meia da manhã. A Polícia prendeu um suspeito, que foi identificado através de informações colhidas com os familiares e imagens da câmera de videomonitoramento. A Polícia Militar, Civil e IGP de São Miguel do Oeste atenderam a ocorrência.

Suspeito de matar homem na praça de Campo Erê é liberado pela polícia e sofre tentativa de homicídio. De acordo com a Policia Militar, a vítima éCLÁUDIO SIDINEI LEITE que é suspeito de ter matado um homem na praça da igreja matriz na manhã desta terça feira. Informações extra oficiais dão conta de que ele, conhecido como “Ferrão”, havia sido preso logo após o crime e verificação do sistema de segurança, mas foi liberado. Segundo a PM, a ocorrência foi registrada na rodovia, sentido a São Lourenço do Oeste. A guarnição informou que a vítima tinha ferimentos na cabeça e nas costas, provavelmente por arma de fogo e facadas. Após o crime o homem foi socorrido e encaminhado com vida para o hospital Santo Antônio de Campo Erê, mas devido à gravidade foi transferido para a Policlínica de Pato Branco. O paciente está na UTI. A Polícia Militar fez buscas para localizar o autor. Em diligências durante toda a noite foram ouvidas algumas pessoas, mas ninguém foi preso. Populares informaram que a provável causa do crime seria vingança pelo homicídio supostamente cometido por Ferrão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.