ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 02/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse em entrevista divulgada nesta terça-feira que os projetos políticos de JAIR BOLSONARO, presidente do Brasil, IVÁN DUQUE, presidente da Colômbia, e MAURICIO MACRI, presidente da Argentina, são inviáveis na região latino-americana e terminarão provocando uma nova onda de governos de esquerda. Ele também observou que a América Latina é "um território em disputa" entre as forças políticas da direita e da esquerda e que a região está passando por "um processo de regressão".

O ex-presidente e líder do Partido Comunista de Cuba, RAÚL CASTRO, pediu nesta terça-feira, durante o aniversário da Revolução Cubana de 1959, que os cubanos se preparem "para os piores cenários" contra os Estados Unidos, cujo governo "retomou a política de "confronto". Ele disse que é dever dos cubanos se preparar "meticulosamente para todos os cenários, incluindo os piores" e "não deixar espaço para perplexidade e improvisação".

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, publicou no Twitter uma mensagem elogiando o discurso de posse do novo presidente brasileiro, JAIR BOLSONARO. TRUMP parabenizou o brasileiro pelo ótimo discurso de posse e com os Estados Unidos estão com BOLSONARO. Pouco depois da publicação, BOLSONARO respondeu através da mesma rede social escrevendo que aprecia as palavras de encorajamento e que “juntos, sob a proteção de Deus” vai trazer prosperidade e progresso ao nosso povo.

O presidente JAIR BOLSONARO prometeu nesta terça-feira, ao discursar no parlatório do Palácio do Planalto após receber a faixa presidencial do agora ex-presidente MICHEL TEMER, "tirar o peso do governo sobre quem trabalha e produz" e "restabelecer a ordem" no país. Depois de garantir que o governo dele implementará as reformas necessárias para o Brasil avançar, BOLSONARO afirmou que agora tem o desafio de "enfrentar os efeitos da crise econômica", o "desemprego recorde", a "ideologização" das crianças, o "desvirtuamento dos direitos humanos" e a "desconstrução da família".

Novo chefe da Casa Civil, o ministro ONYX LORENZONI anunciou nesta terça-feira que o presidente JAIR BOLSONARO decidiu antecipar para amanhã a primeira reunião ministerial do novo governo. Inicialmente, o encontro estava previsto para terça-feira da semana que vem. Segundo ONYX, BOLSONARO pretende se dedicar nesta primeira semana à frente da Presidência a medidas de "simplificação" que, possivelmente, serão anunciadas até sexta-feira. Nesta terça, o presidente assinou a primeira medida provisória de seu governo, que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, com a nova composição de ministros.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto que define o salário mínimo de 2018 em 998 reais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União no final da tarde desta terça-feira. O valor é oito reais abaixo do que foi definido pelo Congresso Nacional quando aprovado o Orçamento da União, no dia 19 de dezembro. Na ocasião, deputados e senadores colocaram o valor dos vencimentos mínimos em mil e seis reais. Pela regra atual, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior, medida pelo INPC mais a variação do PIB dos dois anos anteriores. BOLSONARO tem até o dia 15 de abril para decidir se mantém a regra ou se muda.

O ex-governador EDUARDO PINHO MOREIRA disse nesta terça-feira que entregou um estado mais enxuto para CARLOS MOISÉS DA SILVA. O ex-governador apontou que assumiu em um momento econômico ainda era crítico, com a folha de pagamento dos servidores acima do limite legal e um déficit orçamentário previsto de dois bilhões. MOREIRA afirmou que com gestão, economia e contenção absoluta dos gastos, o déficit caiu para 500 milhões e ele cumpriu rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele defendeu ainda que o governo anterior alcançou melhorias nos indicadores da segurança pública, como na redução de homicídios, e em frentes da saúde, como no estoque de medicamentos dos hospitais públicos.

As palavras transparência e infraestrutura tiveram peso nas declarações do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA em seu discurso de posse. Ele assumiu o comando do estado na tarde ontem. MOISÉS prometeu fazer a máquina pública trabalhar com a mesma eficiência da iniciativa privada catarinense, apostando na informatização de processos, uso de aplicativos e desenvolvimento de políticas públicas básicas ligadas às áreas essenciais do Estado, como saúde, educação e segurança pública. O novo governador ainda defendeu que a economia gerada com a otimização de processos irá alavancar a capacidade de investimentos. O governador afirmou que que é preciso não apenas gastar menos, mas também gastar melhor aquilo que se arrecada.

Entre as primeiras medidas econômicas do novo governador está a redução de incentivos fiscais, o que deve elevar a arrecadação em 600 milhões de reais. A informação foi divulgada pela jornalista ESTELA BENETTI, do Diário Catarinense. De acordo com ela, o chefe da Controladoria Geral do Estado e coordenador da transição, professor LUIZ FELIPE FERREIRA disse produtos relacionados à cesta básica vão ter aumento de ICMS, alguns que têm benefícios fiscais vão deixar de ter e outros terão aumento da alíquota. O objetivo do novo governo é fazer uma remodelagem geral nos benefícios concedidos para as empresas. As mudanças aprovadas entrarão em vigor somente em abril.

Primeiro bebê de 2019 chega agora a tarde no Hospital Santo Antônio. Será uma menina e os pais residem num bairro de Campo Erê. Está tudo bem com a mamãe. Por sua vez, o último nascimento do ano passado ocorreu dia 29, as 9 da manhã. Uma menina, pesando 3 quilos e 85 gramas nasceu por cesariana. A família é do Centro da cidade e já está em casa.

Primeiro nascimento do ano novo, no hospital Palma Sola, vai acontecer daqui a pouco. Informações do hospital dão conta de que será uma menina e o parto por cesariana. Os pais da menina moram na comunidade de São Cristóvão. Corre tudo bem com a mãe e o feto. Já, o último nascimento do ano foi no dia 31, de um menino que pesou 3 quilos 370 gramas. O parto foi cesariana e a família já está em casa. Eles moram na Linha Brasil, Palma Sola.

Último dia do ano, em São Lourenço do Oeste, teve 2 nascimentos de partos normais. Dia 31, o Hospital da Fundação registrou a vinda ao mundo de 2 meninos, um de família do centro de São Lourenço e o outro de Jupiá. As mães e os bebês estão bem e se recuperam em casa. O hospital informa que não tem ainda nenhum nascimento previsto para o ano novo.

Uma menina, pesando 3 quilos 250 gramas foi o último nascimento der 2018, em Marmeleiro. O Hospital Nossa Senhora das Graças fez o trabalho dia 30, as 10 e 25 da noite. A família mora no centro da cidade e o nascimento foi por cesariana. O hospital informa que, por enquanto, não tem nenhum trabalho de parto em andamento.

Não tem gestante internada no Hospital São José, de Maravilha. De acordo com o hospital, o último nascimento de 2018 ocorreu dia 29, as 11 e 15 da manhã. Veio ao mundo, de parto normal, uma menina. A família reside em Vista Alegre, interior de Bom Jesus do Oeste. Mãe e filha já se recuperam em casa. A Sociedade Hospitalar Beneficente, de Modelo, não realiza parto. As gestantes são encaminhadas a Maravilha ou Pinhalzinho.

Secretaria de Agricultura de Campo Erê volta hoje do recesso. A informação é de JOÃO ADROIR DA SILVA, responsável pela pasta. JUCA comenta que 2018 foi uma no muito positivo, mas reconhece que o ideal seria que cada agricultor fizesse sua avaliação do setor. Comemora a chegada do ano novo com agenda de 2018 cumprida.

Trabalho forte para iniciar 2019 será a silagem. JUCA estima que cerca de 180 produtores vão solicitar o trabalho na Secretaria de Agricultura de Campo Erê. Informa que neste ano, haverá alguns recursos para serem repassados as associações. Espera contar com um caminhão truck para atender as propriedades. Ele está na expectativa também para poder contar com mais um trator. Destaca também que o setor precisa recuperar alguns equipamentos.

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Erê e Santa Terezinha teve alguns avanços ao longo do ano. Avaliação é de LURDES BARBISAN, que assumiu a presidência em janeiro. A entidade oferece, entre outras coisas, acessória jurídica aos associados, até para esclarecer dúvidas. A dirigente fala que foi recebido o valor dos precatórios, numa ação movida em 2011, em função do imposto sindical que não havia sido descontado naquele ano.

Sindicato dos Servidores Públicos realizou assembleias em Campo Erê e Santa Terezinha. A presidente explica que a finalidade maior foi elaborar pauta para negociação salarial de janeiro. LURDES salienta que foi feita parceria com uma empresa que oferece planos de saúde. Ela quer avançar na sindicalização de novos servidores, inclusive expandindo atuação em São Bernardino, Saltinho e Bom Jesus do Oeste.

2018 foi um ano muito positivo, apesar das dificuldades. Avaliação é do vice-prefeito de São Bernardino CLAUDIR DOS SANTOS. segundo ele, com apoio de toda equipe técnica da prefeitura, foi possível realizar um bom trabalho. Frisa que problemas, todos os chefes de executivo tem, porém, 2018 se fecha com dever cumprido. Administração de São Bernardino, sempre busca agir de forma unida, e isso melhora muito o trabalho, e promove o desenvolvimento do município.

Para 2019 vice-prefeito quer que seja igual a 2018. CLADIR, comenta que se fosse igual já estaria bom, mas claro que sempre se busca mais. A estimativa é que São Bernardino, continue recebendo ajuda dos deputados com emendas, e que a economia do município siga sendo boa. Muitas ações estão previstas para melhorar e promover o desenvolvimento do município, sempre atendendo as necessidades da população.

Saer completa quatro anos com mais de três mil missões realizadas. O delegado que coordena o Serviço Aeropolicial de Fronteira, RICARDO CASAGRANDE revela que a marca atingida neste mês mostra o comprometimento da equipe com várias ações realizadas com a aeronave. Já o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Sara), implantado um ano após na mesma parceria, completou seus três anos com 900 transportes de pacientes concretizados.

50 por cento dos atendimentos são relativos à saúde e outros 50 às ocorrências policiais. Apesar de a base ser Chapecó são atendidos 84 municípios de todo Oeste. CASAGRANDE explica que o helicóptero conta com uma equipe multiprofissional capacitada para atender todos os tipos de ocorrência. A aeronave realiza missões de regate, captura de foragidos, vítimas de acidentes, humanitárias e de transporte com a mesma efetividade. Ele diz que também há equipamentos modernos e adequados para os diferentes serviços prestados.

Acionamento da aeronave do Saer pode ser feito por qualquer pessoa da região. O delegado RICARDO CASAGRANDE destaca que desde o começo do projeto o objetivo foi desburocratizar os chamados que não são exclusivos por órgãos de segurança. Ele revela que as equipes do Samu, Bombeiros, PM e Polícia Civil, Deap, hospitais e populares podem acionar o serviço com o helicóptero, mas, a equipe avalia a real necessidade.

É preciso analisar o clima e prioridade com critérios técnicos. O Saer possui um limite de horas de voo que podem ser feitas devido ao custo fixo mensal. CASAGRANDE esclarece que os agentes de segurança estão conscientes das ocorrências onde o uso da aeronave é viável. Ele cita o apoio prestado na região de Trindade do Sul, no Rio Grande do Sul, neste início de mês. O Saer prestou apoio e localizou o veículo envolvido. O delegado destacou que objetivo é, além de auxiliar o estado vizinho, evitar que os criminosos ingressem em Santa Catarina.

Segunda Companhia dos Bombeiros de São Lourenço do Oeste, que atende os quartéis de Campo Erê e Quilombo teve um bom ano. O otimismo é do sargento NEODIR LOHMANN. Conforme ele, o período foi de muito trabalho, com formação de turmas, uma em cada município, incluindo São Lourenço. Os 3 quartéis somam juntos 3 mil 435 ocorrências, 2 mil 166 atendimentos pré hospitalares, 156 incêndios e mil 103 outros atendimentos.

Companhia dos bombeiros de São Lourenço é referência na prevenção. De acordo com sargento NEODIR LOHMANN, esse ano foram 7 mil 374 vistorias, o que representou diminuição no número de incêndio. O comando vai procurar aumentar o efetivo em 2019. Esse ano saíram 4 soldados, mas vieram outros 10, que foram distribuídos entre São Lourenço, Campo Erê e Quilombo. Segundo ele, o efetivo ainda está longe do ideal. Existe a possibilidade de Quilombo e Campo Erê receberem uma ambulância cada.

Polícia Civil de Pinhalzinho prende suspeito de ter praticado crime de homicídio. O homem de 48 anos, é suspeito de ter praticado o crime de homicídio qualificado de Adenir José Jung, ocorrido na noite de sábado. O corpo do homem foi localizado na entrada de um prédio, no bairro São José em Pinhalzinho. O suspeito permaneceu calado quando interrogado pela polícia, e foi conduzido à Unidade Prisional Avançada de Maravilha, onde permanecerá preso, à disposição da Justiça.

Homem é encontrado morto na praça. VALDERI RODRIGUES DA SILVA, 30 anos, foi encontrado por populares próximo às escadas da praça da igreja matriz de Campo Erê. Os ferimentos foram causados por arma branca na região do pescoço. A câmera de segurança da Polícia Militar, instalada perto do local, registrou o momento do crime. De acordo com a PM, foi por volta das 06h30 da manhã. A Polícia Militar, Civil e IGP de São Miguel do Oeste atenderam a ocorrência.

Suspeito do crime sofre tentativa de homicídio.CLÁUDIO LEITE, popular Ferrão, havia sido preso pela suspeita de ter sido o autor da morte de Valderi Rodrigues da Silva, mas foi liberado. Segundo a PM, a ocorrência da tentativa foi registrada na rodovia, sentido a São Lourenço do Oeste. O Corpo de Bombeiros informou que a vítima tinha ferimentos na cabeça e nas costas. Provavelmente por arma de fogo. Após o crime o homem foi socorrido e encaminhado para o hospital Santo Antônio de Campo Erê

Paciente está em estado gravíssimo. A informação é da Policlínica de Pato Branco para onde CLAUDIO LEITE foi transferido devido à gravidade dos ferimentos. De acordo com o boletim médico divulgado na manhã de hoje, o homem está na UTI e o estado é grave.

Polícia trabalha para localizar o autor. A Polícia Militar fez buscas para localizar o autor da tentativa de homicídio durante toda a noite de ontem. A Policia Civil ouviu alguns depoimentos, mas ninguém foi preso até o momento.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.