ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 01-12-2018 Sábado

-MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA 14 PESSOAS NA OPERAÇÃO ZELOTES

-TRIBUNAL DE CONTAS VAI DEVOLVER 20 MILHÕES PARA O GOVERNO DE SC

-EMBAIXADOR DA ROMÊNIA ESTARÁ NA REGIÃO NESTE FINAL DE SEMANA

-ARTESÃOS DE IPORÃ DO OESTE E REGIÃO PODERÃO CADASTRAR PEDIDO DE CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO NESTE DOMINGO

-PASTORAL DA CRIANÇA COMEMORA UM ANO DE ATIVIDADES COM EVENTO HOJE

-PRÉ - ESCOLAR QUE FUNCIONAVA A QUASE 30 ANOS EM ESCOLA DO INTERIOR PODE SER TRANSFERIDO PARA A CIDADE

-HOMEM FURTA MERCADO QUE ESTAVA SENDO INAUGURADO E ACABA PRESO EM FLAGRANTE

-AMBULÂNCIA DA SAÚDE SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTES NA BR-282

-MOTORISTA MORRE APÓS VEÍCULO DESPENCAR DE RIBANCEIRA


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11centavos para venda.


Morreu aos 94 anos nesta sexta-feira o ex-presidente GEORGE H. W. BUSH. Não há ainda informações sobre o funeral do ex-presidente. BUSH foi o quadragésimo primeiro dos Estados Unidos e ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993. Republicano, ele se destacou por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, depois que as forças de SADDAM HUSSEIN invadiram o Kuwait. Ele estava com a saúde bastante debilitada e morreu ontem.


Eleito em julho com 53 por cento dos votos, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, de 65 anos, toma posse como novo presidente do México neste sábado. Conhecido em seu país pela sigla AMLO, ele quebra uma sequência de nove décadas de governos conservadores e centristas no país ao colocar no poder o partido esquerdista Movimento Regeneração Nacional. O mandato de AMLO vai até 2024. No entanto, o novo presidente prometeu convocar um referendo no meio do período para que os eleitores decidam se ele completará ou não os quase seis anos no cargo.


Os líderes dos Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - condenaram o protecionismo no comércio mundial nesta sexta-feira durante a reunião do G20 na Argentina. O encontro deste ano é um teste importante para o grupo das 20 maiores economias. O desafio é resgatar a economia global da pior crise financeira em sete décadas. No centro do encontro em Buenos Aires, está a disputa comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo, que impuseram tarifas de centenas de bilhões de dólares sobre importações.


O presidente MICHEL TEMER afirmou nesta sexta-feira que o Supremo Tribunal Federal o considerou “constitucionalmente correto” em relação ao decreto de indulto natalino editado em 2017. O julgamento do indulto pelo STF ainda não foi concluído.. Ele foi interrompido nesta quinta, depois de um pedido de mais tempo para análise do processo. A maioria dos ministros votou pela manutenção do decreto de indulto natalino editado por TEMER no ano passado. Seis ministros votaram a favor do decreto e dois, contra. Faltam os votos de outros três, o que não modificaria o resultado.


O Ministério Público Federal do Distrito Federal denunciou nesta sexta-feira à Justiça Federal de Brasília 14 pessoas na Operação Zelotes. Os crimes apontados são corrupção e lavagem de dinheiro. A Zelotes apura fraudes em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, vinculado ao Ministério da Fazenda. Entre os denunciados está um sobrinho do ministro AUGUSTO NARDES, do Tribunal de Contas da União. Segundo a acusação, o ministro e o sobrinho receberam, entre 2011 e 2012, dois milhões e meio de reais para atuação em favor do grupo RBS, empresa que tentava anular uma multa tributária de 582 milhões.


A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu nesta sexta-feira ao Tribunal Superior Eleitoral para mandar a coligação do PT devolver o dinheiro público gasto na campanha eleitoral do ex-presidente LULA. DODGE argumenta que, ao lançar inicialmente a candidatura de LULA, o partido usou os recursos públicos de maneira indevida. O valor gasto seria de 19 milhões. Em nota, a senadora GLEISI HOFFMANN, presidente do PT, afirmou que a campanha cumpriu rigorosamente a legislação, acrescentando que o pedido é "mais um ato da série de perseguições" ao partido.


O governador eleito CARLOS MOISÉS teve reunião nesta sexta-feira com executivos da EDP Brasil para analisar investimentos na área de energia em Santa Catarina. Detentora de cerca de 30 por cento das ações da Celesc, a empresa apresentou possibilidades para o Estado desenvolver os setores de geração e distribuição de energia, realizando parcerias para construção de hidrelétricas e termelétricas. Durante o encontro, o presidente da Celesc, CLEVERSON SIEWERT, também comentou sobre a ampliação de 485 quilômetros de linha na rede elétrica catarinense, com investimento de um bilhão e 200 milhões de reais.


Em 2019, 33 escolas irão ofertar o ensino médio integral em tempo integral em Santa Catarina. Segundo a Secretaria de Educação do Estado, quatro novas unidades passam a ofertar a modalidade nos municípios de Araranguá, Bombinhas, Itajaí e Ipuaçu. O número de vagas depende da procura, mas pode variar de duas a quatro turmas de primeiro ano do ensino médio. Porém, a escola Presidente Medici, em Joinville, desistiu de ofertar o ensino médio em tempo integral em 2019. Na região, a única escola com ensino médio em tempo integral é a São Vicente de Itapiranga.


O Tribunal de Contas de Santa Catarina deverá devolver 20 milhões de reais ao governo do estado, dinheiro que se refere à economia feita pela instituição em 2018. Desse total, 15 milhões deverão ser destinados à folha de pagamento e, os outros cinco milhões, serão repassados para a Polícia Militar. A PM informou que os recursos serão utilizados para compra de viaturas que serão usadas na Operação Veraneio 2018/2019, investimentos em tecnologia para prevenção de crimes e ações estratégicas em cidades do interior do estado.


-EMBAIXADOR DA ROMÊNIA ESTARÁ NA REGIÃO NESTE FINAL DE SEMANA

-ARTESÃOS DE IPORÃ DO OESTE E REGIÃO PODERÃO CADASTRAR PEDIDO DE CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO NESTE DOMINGO

-PASTORAL DA CRIANÇA COMEMORA UM ANO DE ATIVIDADES COM EVENTO HOJE

-PRÉ - ESCOLAR QUE FUNCIONAVA A QUASE 30 ANOS EM ESCOLA DO INTERIOR PODE SER TRANSFERIDO PARA A CIDADE


São João do Oeste realiza evento para acionamento das luzes de Natal. Abertura oficial da programação será neste sábado fazendo parte do roteiro de Tempo de Natal. As atividades serão desenvolvidas na Praça da Igreja Matriz, com início às 20 horas. Conforme a coordenadora, DAIANA FOLLMANN, haverá o acendimento das luzes natalinas, além de uma encenação do presépio em Pernas de Pau, a chegada do Papai Noel num passe de mágica e espetáculos da Cia do Riso de Novo Hamburgo com encenação de Natal. A coordenadora chama atenção para várias atrações culturais e eventos que envolvem grande público programados para o mês de dezembro no município. Nos dias sete, oito e nove, ocorre a quarta Expo São João e ainda terá atividades de aniversário de São João do Oeste.


No dia 12 será realizado a Mateada na Praça em comemorações do vigésimo sétimo aniversário de emancipação político administrativa do município. A coordenadora da programação Tempo de Natal, DAIANA FOLLMANN, destaca também que vai ocorrer o grande desfile de natal no centro da cidade. A comissão organizadora da programação natalina já promoveu o tradicional Festival de Pinheiros e ainda terá durante dezembro o Concerto Natalino, Show do Clube de Patinação Rosas do Sul, celebração religiosa e finaliza a programação com show pirotécnico na virada de ano, no Centro Poliesportivo. DAIANA valoriza o envolvimento da população, comércio e entidades na organização das atrações para o público local e turistas.


Estudantes entregam carta para prefeito solicitando a separação e coleta seletiva do lixo na escola. O projeto de estudo sobre separação e coleta seletiva do lixo foi desenvolvido com estudantes do 3º ano da Escola Básica Municipal Cachoeirinha em Descanso. Nesta semana, acompanhados dos professores, e direção da escola, os alunos entregaram ao prefeito SADI BONAMIGO, uma carta em que solicitaram a instalação de lixeiras na escola. De acordo com o prefeito, o projeto, que partiu das crianças é interessante e a equipe de governo já tem discutido em reuniões de planejamento sobre a separação e coleta seletiva do lixo. O objetivo segundo o prefeito é construir propostas e iniciar o processo nos espaços públicos, a começar pelas escolas municipais.


O prefeito explica ainda, que a demanda existe em todos os municípios Brasileiros, e Descanso já tem promovido políticas públicas de preservação e questões para conscientizar os moradores. Ele enfatiza que somente pelo esforço e trabalho entre Governo Municipal e sociedade é que serão resolvidos os problemas do meio ambiente. O prefeito cita ainda que neste sentido o município tem desenvolvido campanhas de coletas de materiais no meio rural, campanhas de lixo eletroeletrônico na cidade, e recolha de vidros. O município efetuou também, a instalação de quase 500 cestos de lixo nos últimos dois anos. Lembrou ainda que o município esta articulando o funcionamento da Unidade de Tratamento de Dejetos Humanos que vai beneficiar oito municípios.


Embaixador da Romênia estará na região neste final de semana. Programação será realizada hoje à noite, na localidade de Santo Antônio, interior de Itapiranga. A comunidade é sede da Associação Regional dos descendentes Bessarabianos Romenos. Conforme o Cônsul Honorário da Romênia em Santa Catarina, EDSON DREHER, no evento deste sábado terá a presença do embaixador da Romênia, no Brasil STEFAN MERA. Ele vem a Itapiranga para conhecer a primeira associação da América Latina registrada no governo romeno. A história dos descendentes em Itapiranga iniciou em mil 989 com pessoas que vieram da Romênia e na comunidade de Santo Antônio fundaram a associação. A programação inclui apresentações culturais, exposição de artesanato romeno e jantar típico.


EDSON DREHER explica que a Associação dos Imigrantes e Descendentes Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina realiza o encontro anual desde a fundação. Cita que neste sábado terá a celebração religiosa às 19 horas seguindo com assembleia geral, pronunciamento de autoridades, apresentação de novos projetos e eleição de diretoria. O empenho em manter o idioma com cursos oferecido pela Uceff de Itapiranga e diversos eventos mostram a repercussão e a importância do encontro em Itapiranga, mobilizando a principal autoridade da Romênia do Brasil especialmente para participar desta programação. EDSON DREHER valoriza ainda o Memorial que será instalado no prédio da antiga escola municipal e que vai integrar o roteiro turístico. Lembra que o consulado foi instalado em Iporã do Oeste e a comunidade de Santo Antônio, em Itapiranga é um marco da imigração romena no Brasil.


Artesãos de Iporã do Oeste e região poderão cadastrar pedido de carteira nacional do artesão neste domingo. A informação é da presidente da associação do artesanato Novo Amanhã de Iporã do Oeste ITAMARA BAGATINI. Segundo ela, neste domingo estará no município EDSON DORNELES, artesão, avaliador capacitado e secretário da Federação das Associações de Profissionais Artesãos de Santa Catarina. DORNELES vai estar a partir das 8h30 no térreo da Apae. ITAMARA explica que na oportunidade tanto pessoas que são sócias da associação bem como todas as demais pessoas da comunidade que tem interesse em emitir a carteirinha do artesão poderão comparecer para encaminhar o pedido.


O registro representa uma identidade profissional para o artesão. Em posse da carteira, ITAMARA BAGATINI diz que o artesão é isento do ICMS no Estado, garante participações em feiras de artesanato nacionais e internacionais, tem acesso a financiamentos e contribui para o INSS com valor diferenciado. A carteira é totalmente gratuita, sem anuidades nem taxa de adesão, e é emitida logo após o registro do artesão no SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. O SICAB tem como propósito fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade. Também é responsável por promover a figura do artesanato como empreendedorismo.


Artesãos poderão encaminhar o pedido da carteirinha, munidos de cópias de RG, CPF e comprovante de residência do endereço declarado na ficha de cadastro. Caso o comprovante não esteja no nome da pessoa, uma declaração do proprietário oucópia do contrato de aluguel será necessária. No caso de cônjuges com o mesmo sobrenome, não é necessário. Precisa ter em mãos ainda, uma foto 3x4 atual, fotos impressas ou no próprio celular, dos trabalhos, de preferência uma de cada técnica que domina. Todos deverão apresentar três peças prontas de cada matéria-prima/técnica adotada e foto com qualidade de cada peça, levar ainda, uma peça em fase de construção, caso isso não seja possível, levar um filme onde esteja trabalhando na oficina para apresentar ao avaliador.


Alguns produtos podem não se enquadrar como artesanato. Esta avaliação será feita pelo avaliador EDSON DORNELES. Quem está aposentado por invalidez ou está recebendo benefícios do INSS não pode fazer a carteira, pois corre o risco de perder num cruzamento de dados com o Programa Nacional do Artesão e o INSS. Outros tipos de aposentadoria como por idade e tempo de serviço, não geram nenhum problema. Para encaminhar a carteira Nacional do Artesão neste domingo, será cobrado o valor de dez reais por pessoa. O dinheiro arrecadado será para cobrir os custos de deslocamento e alimentação do avaliador. Já a carteirinha do artesão, ITAMARA reforça que não terá nenhum custo para fazê-la e nem para mantê-la posteriormente.


A vinda do avaliador para a região facilita o encaminhamento da documentação pelos artesãos. De acordo com o próprio avaliador EDSON DORNELES, na região o profissional mais próximo e capacitado para fazer essa avaliação e a emissão da carteira é de Chapecó, até onde os interessados precisam se deslocar. Ele lembra que este trabalho é desenvolvido em todo o estado de forma voluntária. As avaliações levam em conta as normas da base conceitual do artesanato brasileiro, e a portaria publicada em primeiro de agosto. Uma nova etapa de avaliações deverá ser agendada. DORNELES lembra que está em regulamentação no congresso à lei que estabelece a profissão de artesão no Brasil, uma das mais antigas profissões do mundo.


Pastoral da criança comemora um ano de atividades com evento hoje. No último ano, a paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do oeste retomou os trabalhos com a pastoral da criança. O integrante da pastoral, JAIR ANTONIO, explica que o trabalho foi retomado com a integração das pastorais da família, da saúde, do batismo e da criança. JAIR ANTONIO destaca que a pastoral da criança não distingue raça, cor, gênero ou poder econômico, e atua em três pontos principais: visitas as famílias, celebração da vida, encontro de avaliação e reflexão. Integram a pastoral cerca de 20 voluntários além da equipe de apoio.


O principal público atendido como o próprio nome diz, são crianças de zero a seis anos. JAIR ANTONIO explica que neste período após a retomada das atividades da pastoral que já existia no município, o projeto alcançou seus objetivos e tem rendido bons frutos. Neste sábado a partir das 13h30, a pastoral realiza a celebração da vida, evento de encerramento das atividades para este ano. Na oportunidade, a pastoral organizou o teatro presépio vivo apresentado por voluntários. Na mesma tarde, 12 crianças que participaram da pastoral durante o ano e que completaram os seis anos de idade, farão a formatura. estas crianças poderão ingressas após a formatura, a pastoral da infância missionária,uma nova etapa de acompanhamento as crianças.


Pré - Escolar que funcionava a quase 30 anos em escola do interior pode ser transferido para a cidade. A Escola de Educação Básica São Lourenço publicou em sua página na rede social, uma nota lamentando a decisão do município de Iporã do Oeste em encerrar as atividades do pré escolar pequeno polegar junto a escola. Trata-se de uma escola da rede Estadual contudo, o pré Pequeno Polegar é municipal e funcionava no mesmo prédio desde a década de 90.A nota pede ainda para que as autoridades municipais revejam esta decisão. A reportagem da Rádio Oeste procurou a administração municipal. O prefeito LUCIO MALLMANN explicou queno dia 19 de outubro deste ano, o município recebeu uma notificação da Secretaria de Estado da Educação, cobrando do município, 45 mil reais correspondente a merenda escolar, fornecida para as crianças do pré escolar Pequeno Polegar desde 2014.


A partir da comunicação por ofício, a secretaria municipal de educação se reuniu com o conselho municipal da educação o qual sugeriu a paralisação das atividades junto a escola de Linha São Lourenço e a transferência de todas as crianças que frequentariam o pré em São Lourenço, para a cidade nas demais escolas municipais. Quanto ao transporte até a escola, o prefeito citou que é de responsabilidade do município e que apenas vai aumentar o deslocamento da linha são Lourenço até a cidade. O prefeito disse ainda que não possui amparo legal para efetuar o pagamento de uma dívida que inclusive nem é de seu governo. Para que isso fosse possível, segundo ele,o Estado precisaria entrar na justiça e contar com uma decisão favorável contra o município.


O principal objetivo segundo o prefeito é regularizar o acesso das crianças a escola. Na ultima quinta-feira, o município realizou uma reunião com os pais, e segundo MALLMANN, por votação, a maioria dos pais optou em transferir os filhos para as outras escolas da cidade. Em contato com a Escola de educação Básica São Lourenço, o diretor disse que uma reunião com toda a comunidade escolar será feita nesta segunda-feira, 03, às 13h30, e as manifestações por parte da escola serão feitas somente a partir da reunião desta segunda-feira.


-HOMEM FURTA MERCADO QUE ESTAVA SENDO INAUGURADO E ACABA PRESO EM FLAGRANTE

-AMBULÂNCIA DA SAÚDE SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTES NA BR-282

-MOTORISTA MORRE APÓS VEÍCULO DESPENCAR DE RIBANCEIRA


Dois acidentes são registrados na SC-386. O primeiro acidente ocorreu por volta das 15h00 desta sexta-feira, na rodovia SC-386 no município de Mondaí. Foi uma colisão traseira, envolvendo o veículo GM/CRUZE emplacado no município de Itapiranga, conduzido por um homem de 35 anos, e a caminhonete VW/ SAVEIRO emplaca no município de Caibí, conduzida por um homem de 28 anos. Neste acidente ninguém se feriu e nos veículos foram registrados danos de pequena monta.


O segundo acidente ocorreu por volta das 17h00 desta sexta-feira, na SC-386 no município de Iporã do Oeste. Foi uma colisão traseira, envolvendo o veículo VW/GOL emplacado no município de Saudades, conduzido por um homem de 40 anos, e o veículo TOYOTA/COROLLA emplacado no município de Iporã do Oeste, conduzido por um homem de 37 anos. Neste acidente ninguém ficou ferido e nos veículos foram registrados danos de pequena monta.


Acidente envolve três veículos no centro de Descanso. No início da tarde desta sexta-feira, por volta das 13h30, a Polícia Militar de Descanso foi acionada para atender um acidente envolvendo 03 veículos na Avenida Santa Helena. Todos os veículos transitavam sentido centro – trevo,/ O condutor de uma caminhonete amarok, não percebeu que a fila estava parada e bateu na traseira de um veículo Fiat palio, o qual, com o impacto atingiu outro veículo, um vectra que estava a sua frente. De acordo com a polícia, chovia no momento do acidente e havia muita água na pista, fato que contribuiu para o acidente. Ninguém se feriu, restando apenas danos materiais nos três veículos envolvidos.


Acidente entre carro e moto deixa dois feridos. Foi às 19 horas e 40 minutos de ontem no interior de São João do Oeste. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender acidente de trânsito, colisão entre carro e motocicleta em linha Palmeiras, divisa com Cristo Rei. O piloto da motocicleta Honda CG, um jovem de 18 anos, apresentava diversas escoriações pelo corpo. A caroneira da motocicleta, menor de 16 anos, sofreu inúmeras escoriações pelo corpo e ferimento na face. As vítimas foram conduzidas ao Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste.A motorista do Fiat Uno, 62 anos, não teve ferimentos e permaneceu no local aguardando a chegada da Polícia Militar.


Homem furta mercado que estava sendo inaugurado e acaba preso em flagrante. Por volta das 16h30 desta sexta-feira, 30, a Polícia Militar de Descanso foi acionada para atender uma ocorrência de furto em um mercado no centro da cidade. Um homem de 38 anos aproveitou o movimento pelo fato de o mercado estar sendo inaugurado e furtou uma certa quantidade de chocolates e outras mercadorias. Um funcionário percebeu a ação do homem, avisou os demais funcionários para monitorarem o agente e acionou a Polícia Militar, que deslocou até o local e realizou a prisão em flagrante no pátio do terminal rodoviário. Ele possui diversas passagens pela polícia, sendo várias por furto. Após oregistro do boletim por parte da Polícia Militar, ele foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil a fim de proceder o Auto de Prisão em Flagrante.


Ambulância de Cunha Porã se envolve em acidente com mortes na BR-282. Duas pessoas morreram depois que uma Ducato da Secretaria de Saúde Cunha Porã saiu da pista e colidiu contra árvores na tarde desta sexta-feira próximo ao trevo de acesso a Herval d´Oeste. O acidente foi registrado por volta das quatro e meia da tarde quando a van retornava de Florianópolis com sete pacientes. As vítimas fatais, um homem e uma mulher, foram arremessadas do veículo em andamento, possivelmente pelas janelas ou porta traseira. Um dos corpos estava na mata e o outro no acostamento. Cinco pessoas, entre elas um bebê, foram socorridas e encaminhadas por Bombeiros e SAMU ao Hospital Universitário Santa Terezinha. O local foi isolado pela Polícia Rodoviária Federal durante o atendimento.


Motorista morre após veículo despencar de ribanceira em Anchieta. O acidente que deixou uma pessoa morta aconteceu as três e meia da tarde, na SC-305, envolvendo um Furgão Master. O veículo era dirigido por NELSON GONÇALVES AZEVEDO, de 63 anos de idade. Ele perdeu o controle da direção em uma reta, caindo cerca de 150 metros em uma ribanceira. Após a queda o Furgão ainda colidiu em árvores. O condutor foi socorrido pelos bombeiros em estado grave com ferimentos na face e suspeita de hemorragia interna. Ele morreu ao dar entrada no Pronto Atendimento do hospital. NELSON era empresário com várias lojas de dez reais na região. O enterro será nesta tarde em Anchieta.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.