ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 01/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Morreu aos 94 anos nesta sexta-feira o ex-presidente GEORGE H. W. BUSH. Não há ainda informações sobre o funeral do ex-presidente. BUSH foi o quadragésimo primeiro dos Estados Unidos e ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993. Republicano, ele se destacou por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, depois que as forças de SADDAM HUSSEIN invadiram o Kuwait. Ele estava com a saúde bastante debilitada e morreu ontem.

Eleito em julho com 53 por cento dos votos, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, de 65 anos, toma posse como novo presidente do México neste sábado. Conhecido em seu país pela sigla AMLO, ele quebra uma sequência de nove décadas de governos conservadores e centristas no país ao colocar no poder o partido esquerdista Movimento Regeneração Nacional. O mandato de AMLO vai até 2024. No entanto, o novo presidente prometeu convocar um referendo no meio do período para que os eleitores decidam se ele completará ou não os quase seis anos no cargo.

Os líderes dos Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - condenaram o protecionismo no comércio mundial nesta sexta-feira durante a reunião do G20 na Argentina. O encontro deste ano é um teste importante para o grupo das 20 maiores economias. O desafio é resgatar a economia global da pior crise financeira em sete décadas. No centro do encontro em Buenos Aires, está a disputa comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo, que impuseram tarifas de centenas de bilhões de dólares sobre importações.

A seguir:

-MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA 14 PESSOAS NA OPERAÇÃO ZELOTES

O presidente MICHEL TEMER afirmou nesta sexta-feira que o Supremo Tribunal Federal o considerou “constitucionalmente correto” em relação ao decreto de indulto natalino editado em 2017. O julgamento do indulto pelo STF ainda não foi concluído.. Ele foi interrompido nesta quinta, depois de um pedido de mais tempo para análise do processo. A maioria dos ministros votou pela manutenção do decreto de indulto natalino editado por TEMER no ano passado. Seis ministros votaram a favor do decreto e dois, contra. Faltam os votos de outros três, o que não modificaria o resultado.


O Ministério Público Federal do Distrito Federal denunciou nesta sexta-feira à Justiça Federal de Brasília 14 pessoas na Operação Zelotes. Os crimes apontados são corrupção e lavagem de dinheiro. A Zelotes apura fraudes em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, vinculado ao Ministério da Fazenda. Entre os denunciados está um sobrinho do ministro AUGUSTO NARDES, do Tribunal de Contas da União. Segundo a acusação, o ministro e o sobrinho receberam, entre 2011 e 2012, dois milhões e meio de reais para atuação em favor do grupo RBS, empresa que tentava anular uma multa tributária de 582 milhões.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu nesta sexta-feira ao Tribunal Superior Eleitoral para mandar a coligação do PT devolver o dinheiro público gasto na campanha eleitoral do ex-presidente LULA. DODGE argumenta que, ao lançar inicialmente a candidatura de LULA, o partido usou os recursos públicos de maneira indevida. O valor gasto seria de 19 milhões. Em nota, a senadora GLEISI HOFFMANN, presidente do PT, afirmou que a campanha cumpriu rigorosamente a legislação, acrescentando que o pedido é "mais um ato da série de perseguições" ao partido.

A seguir:

-TRIBUNAL DE CONTAS VAI DEVOLVER 20 MILHÕES PARA O GOVERNO DE SC


O governador eleito CARLOS MOISÉS teve reunião nesta sexta-feira com executivos da EDP Brasil para analisar investimentos na área de energia em Santa Catarina. Detentora de cerca de 30 por cento das ações da Celesc, a empresa apresentou possibilidades para o Estado desenvolver os setores de geração e distribuição de energia, realizando parcerias para construção de hidrelétricas e termelétricas. Durante o encontro, o presidente da Celesc, CLEVERSON SIEWERT, também comentou sobre a ampliação de 485 quilômetros de linha na rede elétrica catarinense, com investimento de um bilhão e 200 milhões de reais.

Em 2019, 33 escolas irão ofertar o ensino médio integral em tempo integral em Santa Catarina. Segundo a Secretaria de Educação do Estado, quatro novas unidades passam a ofertar a modalidade nos municípios de Araranguá, Bombinhas, Itajaí e Ipuaçu. O número de vagas depende da procura, mas pode variar de duas a quatro turmas de primeiro ano do ensino médio. Porém, a escolaPresidente Medici, em Joinville, desistiu de ofertar o ensino médio em tempo integral em 2019. Na região, a única escola com ensino médio em tempo integral é a São Vicente de Itapiranga.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina deverá devolver 20 milhões de reais ao governo do estado, dinheiro que se refere à economia feita pela instituição em 2018. Desse total, 15 milhões deverão ser destinados à folha de pagamento e, os outros cinco milhões, serão repassados para a Polícia Militar. A PM informou que os recursos serão utilizados para compra de viaturas que serão usadas na Operação Veraneio 20182019, investimentos em tecnologia para prevenção de crimes e ações estratégicas em cidades do interior do estado.

- A SEGUIR:

-SECRETARIA SOCIAL DE SALTINHO PARTICIPA DE

SEMINÁRIO DE ESTRATÉGIA BRASIL AMIGO DA PESSOA

IDOSA.

-MUNICÍPIO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

DEVIDO PREJUÍZOS COM CHUVA.

Tudo pronto para mais uma edição da caminhada das lanternas. ILDO BAUER- Pastor da Igreja de Confissão Luterana no Brasil salienta que a caminhada acontece hoje, às 20 horas e 30 minutos, com início na igreja Evangélica de Confissão Luterana no bairro São Francisco. Após um momento de oração, a caminhada inicia, seguindo até a igreja matriz.

Caminhada das Lanternas é um evento tradicional no município. Segundo o pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil de Campo Erê LEANDRO KONFLANZ, esse evento envolve as igrejas luteranas do município juntamente com a católica. A procissão segue pela Rua Maranhão, passando pela Igreja Luterana do Brasil, chegando até a Igreja Matriz. O pastor observa que a cada ano o público aumenta na Caminhada das lanternas, e neste acredita que não será diferente.

Igreja Católica participa da Caminhada Das Lanternas há vários anos. Quem lembra é o pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil de Campo Erê LEANDRO KONFLANZ. Ação, explica o pastor, marca o início do ano eclesiástico. Cita que para a sociedade o ano encerra no dia 31 de dezembro, mas para a Igreja o ano termina no último domingo do ano da igreja. KONFLANZ reforça para que todos os cristãos participem da Caminhada das Lanternas, logo mais às 20 horas e 30 minutos.

Escola pede orientação ao Sinte sobre mudanças no ensino estadual. ALDOIR KRAEMER – coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, relata que o Sinte, foi procurado pela Escola de Educação Básica Raul Pompeia de Campo Erê, pedindo orientação quanto a mudança prevista para o ensino em 2019. O coordenador diz que a preocupação é com relação a oferta do ensino. O Sinte sempre defendeu que as escolas tenham o atendimento de toda cadeia do ensino básico: desde séries iniciais até ensino médio.

Ter escolas com apenas um nível de ensino é um retrocesso muito grande. KRAEMER ressalta que entre os diversos pontos negativos dessa mudança para o ensino fundamental está a preocupação dos pais na distância de casa até a escola, se forem obrigados a frequentar determinada escola. Já para o ensino médio as preocupações aumentam: se o governo manter as mudanças previstas para o ensino, os alunos de primeiro a terceiro ano terão a obrigatoriedade apenas das disciplinas de português, matemática e de inglês. Além disso, há previsão de redução de 20 por cento da carga horária ser a distância. Para KRAEMER isso retrocede os debates educacionais.

Secretaria Social de Saltinho participa de Seminário de Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. MATEUS KHUN – responsável pela pasta em Saltinho foi quem participou do evento em Brasília. Ele conta que o município recebeu certificado de adesão a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Objetivo dessa ação é garantir e levar mais qualidade de vida aos idosos, promovendo um envelhecimento saudável e ativo.

Município organiza criação do Conselho Municipal do Idoso. KHUM, relata que que será feito um levantamento para saber a população real de idosos, a vulnerabilidade de cada um e principais necessidades. Após esse trabalho é que a Secretaria vai desenvolver as estratégias para minimizar esses problemas. Acrescenta que a Estratégia não é somente uma política de assistência social, a ideia é que ela seja Inter setorial, que envolve todos os setores do município. SONORA

Alinhamento das políticas públicas é objetivo da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Conforme o secretário de assistência social de Saltinho Mateus Khun, a ideia é alinhar política de saúde, educação, assistência e organização. A estimativa de diversos órgãos, como saúde e educação é que a população idosa aumente ainda mais nos próximos anos. Por isso, cita MATEUS é fundamental que os municípios tenham cada vez mais políticas públicas alinhadas voltadas a essa classe.

Mutirão da cidadania acontece hoje. Ação é uma parceria entre município de Anchieta Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Secretaria de Saúde e demais voluntários. Conforme CLAUDECIR VIEIRA- responsável pela pasta de infraestrutura, o evento está acontecendo hoje, no centro do município. Objetivo é a limpeza da Sanga Mandorí, recolha de entulhos em pontos específicos e conscientização da população sobre cuidado com o meio ambiente e com o mosquito da dengue.

Mutirão da Cidadania auxilia Projeto Floração – Anchieta mais bonita e boa de viver. Segundo o secretário, o ponto de encontro foi logo cedo na ponte da Sanga Mandurí. Os moradores podem descartar nos pontos de coleta entulhos em geral, lixos recicláveis e latas. Depois eles serão recolhidos pela Prefeitura, para destinação correta.

São vários os pontos de coleta para Mutirão da Cidadania. Conforme CLAUDECIR VIEIRA – secretário de infraestrutura da prefeitura de Anchieta, os principais pontos são: Avenida Anchieta; Avenida Brasil; Região do Hospital; Rua Buenos Aires; Rua Rui Barbosa e Bairro Novo Lar.

Setor de blocos não terá atendimento neste mês. LUIZ CARLOS NEGRI- Responsável pelo setor de blocos de São Bernardino, salienta que agora em dezembro, serão atendidas somente emergências. NEGRI comenta que durante esse mês estará de férias, por isso a mudança no atendimento.

Somente emergências serão atendidas em dezembro. Quem reafirma é LUIZ CARLOS NEGRI. Complementa que durante esse mês um outro profissional estará atendendo algumas situações do setor de blocos, mas lembra que somente casos de emergência. O profissional avalia positivamente os trabalhos no setor, afirma que os blocos estão todos controlados com os lançamentos em dia.

Município decreta situação de emergência devido prejuízos com chuva. Equipes do governo municipal de São Lourenço do Oeste reuniram-se na com representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Epagri, Celesc, Casan, Câmara Municipal, Agência de Desenvolvimento Regional e Defesa Civil Municipal e Regional para avaliar os estragos causados pela chuva de quinta-feira. A reunião foi comandada pelo prefeito, RAFAEL CALEFFI.

Administração municipal já decretou situação de emergência e trabalha no levantamento de todos os estragos. Até o momento já é de conhecimento que o prédio da Secretaria de Educação foi bastante afetado, com equipamentos e móveis danificados, além de algumas Unidades Básicas de Saúde. O Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira e algumas escolas tiveram alagamentos. No interior, segundo levantamento prévio das equipes da prefeitura e Defesa Civil Municipal, as estradas foram bastante danificadas e cabeceiras de pontes.

Coordenador da Defesa Civil Regional participa de reunião em São Lourenço. LUCIANO PERI, orientou o governo municipal a fazer primeiro a abertura dos acessos, justamente para que as equipes de atendimento possam chegar até as pessoas e localidades afetadas. Depois, segundo ele, é preciso levantar as prioridades de ações. PERI reforça que a Defesa Civil tinha realmente uma estimativa de muita chuva para região. Antes de São Lourenço do Oeste, 29 município já haviam sido afetados.

Há cerca de um ano atrás município teve prejuízos com temporal. O prefeito CALEFFI lembra que no dia 4 de novembro de 2017 o município também teve grandes prejuízos por conta da chuva. Segundo ele, o levantamento rápido das informações ajudou na homologação do decreto e permitiu que o governo municipal recebesse recursos estaduais e federais para reparar os danos. Ressalta que na quinta-feira, durante a chuva, as equipes da prefeitura já estavam trabalhando para iniciar a reconstrução do que foi perdido.


Casan não teve problemas com excesso de chuva. ELIAS BUFFON – gerente local da Casan, informa que o abastecimento de água não foi prejudicado. Na Estação de Tratamento de Água, localizada junto ao rio Macaco, o grande volume de chuva afetou a barragem da Casan, deixando bastante sujeira. Já por parte da Celesc não houve danos.

Corpo de Bombeiros atende diversas ocorrências relacionadas a chuva. Foram quatro alagamentos, dois destelhamentos e queda de parte de uma galeria fluvial, que acabou por danificar a garagem de uma residência. Este local foi isolado e receberá uma avaliação mais detalhada de equipes competentes, que avaliarão os reais danos. Não há ocorrências com vítimas.

- A SEGUIR:

-MOTORISTA MORRE APÓS VEÍCULO DESPENCAR DE

RIBANCEIRA.

Motorista morre após veículo despencar de ribanceira. O acidente que deixou uma pessoa morta aconteceu às 15 horas e 30 minutos de ontem, na SC-305, em Linha Gaúcha, em Anchieta, envolvendo um Furgão Master. O veículo era dirigido por NELSON AZEVEDO, de 63 anos. Ele perdeu o controle da direção em uma reta, caindo cerca de 150 metros numa ribanceira. Após a queda o Furgão ainda colidiu em árvores. O condutor foi socorrido pelos bombeiros em estado grave com ferimentos na face e suspeita de hemorragia interna. Ele morreu ao dar entrada no Pronto Atendimento do hospital.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.