-CÂMARA APROVA AUMENTO DE PENA PARA CRIMES DE FURTO E ROUBO
-SANTA CATARINA LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO SUL DO PAÍS EM SETEMBRO
-ENCERRAMENTO DO PROJETO “MULHERES EM MOVIMENTO" SERÁ SÁBADO
-SEMAE ADQUIRE TANQUE PARA TRANSPORTE DE ÁGUA POTÁVEL
-MUNICÍPIOS PARTICIPARÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
-INFORMAÇÕES DIVULGADAS SOBRE PRESIDÊNCIA DA CÂMARA PREJUDICA O TRABALHO DOS VEREADORES
-OUTUBRO DE 2023 FOI O MÊS QUE TEVE MAIS PRECIPITAÇÃO DESDE 1997
-CASOS DE COVID VOLTAM A SER REGISTRADOS NA REGIÃO
-SUSPEITO DE FERIR HOMEM COM GARRAFADA É PRESO PELA POLÍCIA
-TAXISTA QUE MATOU HOMEM EM BAILE DE IDOSOS ESTÁ SENDO JULGADO HOJE
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se ... A previsão para as próximas horas é de tempo ... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ... graus. A máxima para hoje deve ser de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e três centavos. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Estrangeiros começaram a deixar a Faixa de Gaza nesta quarta-feira pela primeira vez, desde o início do conflito entre Israel e o Hamas. Eles foram autorizados após um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas. De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, ALESSANDRO CANDEAS, nenhum brasileiro foi colocado nesta primeira lista, que conta com quase 500 nomes. Os dados foram divulgados pela autoridade local de Gaza. Além de pessoas de outras nacionalidades, palestinos em grave estado de saúde também serão transportados para fora da Faixa de Gaza. Não há, ainda, informações sobre por quanto tempo à passagem ficará aberta, tampouco se todos os estrangeiros autorizados irão atravessar o corredor em um único comboio nesta quarta.
As Forças de Defesa de Israel anunciaram ter atacado mais de 11 mil alvos na Faixa de Gaza desde o início da guerra, em 7 de outubro. Todos os locais pertenciam a organizações terroristas, segundo os militares. Um comunicado com as informações foi divulgado nesta quarta-feira. Além disso, a Defesa israelense divulgou um novo vídeo que mostra as tropas em combate dentro da Faixa de Gaza, durante a operação terrestre. Segundo o comunicado, novos bombardeios foram feitos durante a madrugada desta quarta-feira. Os ataques atingiram centros de comando operacional e células terroristas do Hamas.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, assinou a primeira ordem executiva, que é uma espécie de decreto, para regulamentar a inteligência artificial no país. O texto estabelece padrões de segurança e "define ações abrangentes para proteger os americanos dos riscos potenciais dos sistemas de IA". Em uma cerimônia na Casa Branca, BIDEN disse que "a Inteligência Artificial já está ao nosso redor e que é preciso governar essa tecnologia". Entre outras questões, os desenvolvedores de sistemas de inteligência artificial terão que compartilhar resultados de testes de segurança e outras informações críticas com o governo americano e as empresas deverão realizar testes para garantir que os sistemas de IA estejam seguros.
-CÂMARA APROVA AUMENTO DE PENA PARA CRIMES DE FURTO E ROUBO
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, por 269 votos a 87, o projeto de lei que aumenta a pena para crimes de furto e roubo. Houve uma abstenção. O texto vai ao Senado. Atualmente, a pena de prisão para o crime de furto é de um a quatro anos. Pela proposta, a pena passaria para dois a seis anos, podendo ser aumentada se o delito for praticado à noite. Já para os crimes de roubo, a pena atual é de quatro a 10 anos. Pelo projeto, passaria a ser de seis a dez anos. A proposta também considera mais graves, definindo penas maiores, para os seguintes crimes de furto qualificado. Em casos de roubo com lesão corporal grave, a pena passaria a ser de 16 anos a 24 anos, acrescido de multa. Em casos de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, a pena aumentaria para 24 anos a 30 anos de prisão, também acrescido de multa.
Por cinco a dois, o Tribunal Superior Eleitoral condenou à inelegibilidade, nesta terça-feira, o ex-presidente JAIR BOLSONARO e seu então candidato a vice nas eleições de 2022, WALTER BRAGA NETTO. A medida afasta a dupla das disputas eleitorais por oito anos, até as eleições de 2030. BRAGA NETTO era cotado para disputar a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024. BOLSONARO, que já estava inelegível por um caso anterior, soma agora uma segunda condenação. As condenações de agora envolveram abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, durante a campanha presidencial. Para a maioria dos ministros da Corte, ficou comprovado que a chapa fez uso eleitoral dos eventos comemorativos, por meio de uma deliberada confusão do ato oficial com o comício de campanha.
A produção industrial brasileira variou zero virgula um por cento em setembro. O resultado foi registrado depois de uma variação de zero vírgula dois por cento em relação ao mês no mês anterior e queda de zero virgula três em julho. A alta de cinco virgula seis por cento na atividade de indústrias extrativas foi a principal influência positiva no resultado do mês. Já em relação a setembro de 2022, houve um avanço de zero virgula seis. O acumulado no ano é um recuo de zero virgula dois e, nos últimos 12 meses, variação nula. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal e foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
-SANTA CATARINA LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO SUL DO PAÍS EM SETEMBRO
O autor do ataque a creche em Blumenau, no Vale do Itajaí, vai a júri popular. A decisão da segunda vara criminal foi publicada nesta terça-feira. Ainda não há data definida para o julgamento. Os crimes aconteceram em 5 de abril deste ano. O autor, na época com 25 anos, entrou em uma creche da cidade e matou quatro crianças. O homem é acusado de quatro homicídios qualificados e cinco tentativas de homicídio qualificado. As vítimas, quatro crianças que estavam na escola, tinham idades de 4 a 7 anos. As qualificadoras são motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e crime contra menores de 14 anos.
Lideranças do Sinte compareceram à reunião da Comissão de Educação nesta terça-feira para apresentar uma minuta de projeto de lei para alterar 15 artigos da Lei 668 que trata do Plano de Carreira do Magistério Estadual. A deputada LUCIANE CARMINATTI, presidente do colegiado, informou que será a autora do projeto de lei que vai tramitar na Casa. Ela disse que é preciso revisar a lei que acabou com a perspectiva de uma carreira digna e decente para os professores. Carga horária, dedicação exclusiva e pagamento de horas excedentes são alguns dos itens citados para recompor a carreira. Outra discussão dos integrantes do colegiado é quanto ao fechamento de escolas do campo e do ensino médio noturno, além da municipalização do ensino fundamental.
Entre janeiro e setembro de 2023, foram criadas 82 mil 591 vagas com carteira assinada em Santa Catarina, o quinto lugar em geração de empregos no Brasil. Apenas em setembro, Santa Catarina gerou 12 mil vagas, o melhor resultado do Sul do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O setor de serviços foi o que liderou a criação de vagas em 2023, um saldo de 45 mil 912. Em seguida aparecem os setores da indústria com 18 mil 497 e da construção com 12 mil 484. Em setembro de 2023, os serviços também criaram mais empregos. O saldo foi de sete mil 127 contratações a mais do que o total de demissões.
-OUTUBRO DE 2023 FOI O MÊS QUE TEVE MAIS PRECIPITAÇÃO DESDE 1997
-CASOS DE COVID-19 VOLTAM A SER REGISTRADOS NA REGIÃO
41 trabalhos foram inscritos e avaliados no Primeiro Concurso de Fotografia "Nossa Terra Nossa Gente" de Princesa. A informação é do Assessor de Imprensa LUCIANO MATIELLO. Segundo ele, a avaliação aconteceu na tarde desta terça-feira, no Centro Administrativo. Os jurados foram profissionais de fotografia e jornalismo da região. Destaca que os profissionais tiveram a responsabilidade de avaliar cada trabalho, atribuindo notas de zero a dez, conforme os critérios do regulamento. MATIELLO informa que a divulgação dos vencedores será feita durante a Noite Cultural que acontecerá no próximo dia 11 de novembro. Os trabalhos inscritos estarão expostos em um painel na entrada do evento. Destaca-se que o primeiro lugar vai ganhar mil e 500 reais, o segundo mil reais e o terceiro 500 reais.
Conferência Estadual da Assistência Social acontecerá nos próximos dias em Florianópolis. A informação é do Secretário da Assistência Social de Palma Sola, IVANOR DE MOURA. Segundo ele, a conferência estadual será o seguimento das conferências municipais que ocorreram em toda a região. Destaca que o tema da conferência é “Que SUAS (Sistema Único de Assistência Social) nós temos e que SUAS nós queremos”. Menciona que o evento acontecerá nos dias seis, sete e oito de novembro. DE MOURA menciona que foi fretado um ônibus de Tunápolis, que levará 40 representantes da região, dentre eles, delegados da assistência social, assistentes sociais e representantes da população que utiliza o serviço. Informa que o principal intuito da viagem é reivindicar direitos para que a política aplicada pela assistência social seja digna e eficaz.
Uma das reivindicações que será levada para a conferência é o pedido de uma porcentagem do orçamento da união e do Estado para investimento na assistência social dos municípios, melhorando o atendimento prestado para a população carente que necessita. A informação é do Secretário da Assistência Social, IVANOR DE MOURA. Segundo ele, o pedido será apresentado para que os recursos sejam destinados a fim de colaborar com os prefeitos na distribuição de valores para a assistência social. DE MOURA destaca que esses valores serão utilizados para realização de políticas públicas voltadas aos trabalhos da assistência social.
Projeto de resgate e preservação histórica está sendo realizado para o Museu Público Municipal de Anchieta. A informação é da Diretora de Cultura, SIMONE GRACZKI. Segundo ela, a arrecadação é realizada de duas formas. A primeira é como um empréstimo, onde a peça é emprestada pelo dono ao museu, que expõe por um determinado tempo e depois devolve a peça para o proprietário. A segunda é como doação, onde o proprietário realiza a doação da peça para que o museu possa expor permanentemente. Destaca que foram doadas diversas peças para o acervo permanente, mas há algumas que estão expostas de maneira temporária, ou seja, serão devolvidas, a exemplo das fotografias, onde a maioria é emprestada ao museu, para que seja realizada uma análise histórica para a exposição no museu.
A covid não possui um número alarmante, mas a prevenção deve ser realizada. A informação é da Secretária de Saúde, VERIDIANA BARTH. Segundo ela, no momento estão com quatro pacientes positivados no município de Guarujá do Sul. Destaca que estiveram dois meses sem nenhum caso de covid e semana passada foram registrados quatro casos e nesta semana mais quatro. VERIDIANA recomenda que a população utilize a máscara ao se dirigir para as unidades de saúde, para que não haja contaminação. Ainda, informa que na sala de vacina do município há disponibilidade de doses de vacina contra covid para todas as idades.
Projeto “mulheres em movimento” terá o último encontro em Princesa. A informação é da Primeira Dama GIORDANA LORENZON. Segundo ela, o encontro acontecerá no próximo sábado, às 14 horas no Centro de Convivência dos Idosos. Destaca que a programação do encerramento será diferenciada. O primeiro Programa será uma palestra, com MARI OLIVER, que abordará diversos temas envolvendo o empoderamento feminino, dentre elas, a imagem e bloqueios emocionais. Logo após a palestra, acontecerá um evento inédito, um desfile com “looks” e modelos das lojas do comércio local de Princesa. Em seguida, acontecerá um coquetel para confraternizar com as mulheres presentes no evento.
O assunto do último encontro do movimento será todo desenvolvido para a mulher. A informação é da Primeira Dama GIORDANA LORENZON. Segundo ela, serão trabalhados o designer das mulheres, coloração pessoal, saúde, estilo e o empoderamento feminino. Destaca que a profissional MARI OLIVER trabalhará o ato da mulher na sociedade e o que fazer para a mulher ser cada vez melhor perante os desafios e do cotidiano.
Mais de 1600 Cadernetas de Vacinas Foram Verificadas na Campanha de Multivacinação em São José do Cedro. A informação é da responsável pela Sala de Vacinas, LEILANE WEIS. Segundo ela, nas duas semanas de campanha, mais de 410 meninos e 903 meninas compareceram aos pontos de vacinação para verificar se estavam com todas as doses em dia. Deste total, 147 meninos e 176 meninas receberam, pelo menos, uma dose de vacina. Os demais estavam com o esquema vacinal atualizado. LEILANE destaca que este ano a campanha teve menos dias de realização, sendo de apenas 15 dias, mas mesmo assim houve uma procura bastante expressiva por parte do público alvo. Afirma que foram verificadas um total de 1.650 cadernetas, das quais 324 receberam algum tipo de imunizante. Leilane também destacou a participação ativa dos pais, que desempenharam um papel fundamental na campanha, levando seus filhos para verificar e atualizar suas cadernetas de vacinação.
Grupos familiares de Guaraciaba serão beneficiados com máquinas agrícolas adquiridas por meio de emenda parlamentar. A informação é do Vereador GERSON FERRONATO. Segundo ele, os valores foram advindos de uma emenda parlamentar do Deputado PEDRO UCZAI. Destaca que foram adquiridos nove equipamentos agrícolas com os 250 mil reais recebidos, sendo que a aquisição beneficiará mais de 90 famílias do município de Guaraciaba. FERRONATO informa que os equipamentos já foram adquiridos e falta apenas a entrega de um deles para que sejam disponibilizados para essa população. Menciona que a utilização dos equipamentos deverá ser iniciada a partir da semana que vem, onde os agricultores poderão diminuir as demandas das propriedades a partir de sua utilização.
As chuvas não trouxeram problemas na captação de água de São José do Cedro. A informação é do Diretor do SEMAE, JAIR POSTAI. Segundo ele, não houve problemas no abastecimento de água do município, as chuvas fortes apenas desviaram o rio de seu leito, mas que o plantão informou que a água estava chegando na sala de máquina, dando tempo de ser colocada a bomba de sucção para retirar a água do local. Menciona que o plantão ficou o dia e a noite toda se revezando para monitorar o rio. POSTAI destaca que com essas chuvas o tratamento da água deve ter a dosagem aumentada para realizar a decantação de maneira correta e efetiva, separando a sujeira da água para consumo. Porém, destaca que apesar de aumentar a quantidade do produto utilizado, a qualidade da água se mantém. POSTAI ainda destacou que o poço na Rua Airton Senna, que auxiliará na captação está quase concluído.
Investimentos realizados pelo SEMAE estão concentrados em adquirir um tanque de água. A informação é do Diretor do SEMAE, JAIR POSTAI. Segundo ele, saiu a licitação de um tanque de inox com capacidade para 12 mil litros de água, para auxiliar na distribuição de água durante a estiagem. Destaca que o SEMAE possui dois caminhões antigos dos bombeiros que eram utilizados para esse serviço, mas que estão inutilizáveis por serem velhos demais e o material não ser inox, deixando a água proibida para o consumo. POSTAI menciona que a empresa ganhadora da licitação deu o prazo de 60 dias para entrega do tanque, que vem com a bomba para carregar e descarregar a água. Após a entrega do tanque, a secretaria de obras disponibilizará um caminhão Mercedes Benz ano 2011 para o SEMAE utilizar na captação e entrega de água aos munícipes que necessitarem.
Chuvas foram bem distribuídas durante o ano de 2023, porém o mês de outubro foi o que teve maior precipitação. A informação é do Vice-prefeito ELMAR HENTZ. Segundo ele, o mês teve chuvas bastante atípicas, confirmando a previsão de que o El Ninõ teria uma influência grande no clima e na precipitação do mês de outubro. Destaca que nesse mês a chuva ultrapassou 700 milímetros, onde foram 10 a 12 dias chuvosos. HENTZ informa que a chuva é muito superior em relação aos outros anos anteriores, apesar do mês de outubro ser muito chuvoso, mas este ano foi o que teve maior precipitação desde 1997. Destaca que o índice desse mês ultrapassou o dobro da média dos demais anos, mas que essas chuvas foram bem distribuídas em relação tempo e espaço, uma vez que não houve alagamentos e enxurradas no município.
Escoação superficial da chuva é a única preocupação no momento. A informação é do Vice-prefeito ELMAR HENTZ. Segundo ele, no nosso município a chuva foi distribuída bem entre o espaço, tempo e volume, uma vez que não tivemos problemas nos centros urbanos, onde não houve enchentes. Destaca que a agua é sempre bem-vinda e que uma quantidade acima é melhor do que a escassez. HENTZ menciona que a grande maioria das chuvas teve escoação superficial, pois o nosso solo não possui mais a capacidade de absorver. Menciona que hoje, com certeza, as fontes e vertentes de água estão cheias e a única preocupação é que cada chuva que vier vai escoar superficialmente, levando os produtos utilizados na lavoura para dentro dos rios, devido ao período ser estratégico para a agricultura.
Veiculação de informações incorretas sobre a Câmara de Vereadores de Palma Sola prejudica o trabalho realizado pelos vereadores. A informação é do Presidente da Câmara de Vereadores, RAFAEL BATISTI. Segundo ele, durante o ano de 2023 as sessões extraordinárias tornaram-se costumeiras, onde são utilizadas para corrigir erros de projetos ou que no meio do caminho não deram o andamento esperado para os trabalhos do executivo municipal. Destaca que os vereadores tanto de situação, quanto de oposição tem se manifestado contra as sessões extraordinárias solicitadas e menciona que as críticas feitas pela presidência não são em relação às sessões extraordinárias solicitadas, mas sim ao número de sessões solicitadas. Ainda menciona que a imagem negativa sobre a presidência da Câmara de Vereadores está sendo atribuída de forma incorreta, uma vez que o Plano Diretor não foi votado ainda, pelo fato de ter entrado na câmara com seus cinco anexos, que necessitam de análise e estudo para poder ser votado.
Trabalho realizado pela Câmara de Vereadores é de compromisso com a população palmassolense. A informação é do Presidente da Câmara de Vereadores, RAFAEL BATISTI. Segundo ele, o trabalho que deve ser desenvolvido pela câmara de vereadores é analisar, estudar e votar os projetos apresentados, de maneira que não prejudique a população nem os empresários palmassolenses. Destaca que a imagem criada e divulgada pelo secretário do executivo é de que a presidência não quer realizar a votação do plano diretor e que está trancando a pauta, mas deve ser destacado que o projeto levou um ano para ser criado pelo executivo e por esse motivo está sendo analisado e estudado de maneira que a sua aprovação não prejudique a população, nem o poder executivo, fazendo com que haja uma divisão de responsabilidades, trazendo o desenvolvimento e crescimento necessário ao município de Palma Sola nos próximos 10 a 20 anos. BATISTI diz que está ficando chato o fato da secretaria divulgar que a presidência e os vereadores estão trancando a pauta, uma vez que o único projeto que está em análise da câmara é o plano diretor.
Grupos familiares de Guaraciaba serão beneficiados com máquinas agrícolas adquiridas por meio de emenda parlamentar. A informação é do Vereador GERSON FERRONATO. Segundo ele, os valores foram advindos de uma emenda parlamentar do Deputado PEDRO UCZAI. Destaca que foram 250 mil reais utilizados para adquirir nove equipamentos agrícolas, que beneficiarão mais de 90 famílias do município de Guaraciaba. FERRONATO informa que os equipamentos já foram adquiridos e falta apenas a entrega de um deles para que sejam disponibilizados para essa população. Menciona que a utilização dos equipamentos deverá ser iniciada a partir da semana que vem, onde os agricultores poderão diminuir as demandas das propriedades a partir da utilização desses equipamentos.
-SUSPEITO DE FERIR HOMEM COM GARRAFADA É PRESO
O suspeito de ferir homem com uma garrafada foi preso ontem em São Miguel do Oeste. A PM prendeu por volta das 12 horas de ontem, o suspeito de atingir um homem com uma garrafada em São Miguel do Oeste. O rapaz foi localizado pela guarnição na rodoviária do município, onde estava hospedado. Ele foi abordado e comunicado da ocorrência, momento em que acabou falando alguns detalhes para a Polícia Militar. A informação é que a briga foi na rodoviária, durante a madrugada de terça-feira e que a motivação se deu por causa de um litro de cachaça. Diante do relatado, o homem foi conduzido até a delegacia, juntamente com as imagens de videomonitoramento, onde todos os procedimentos necessários foram feitos. Segundo informações, o homem que sofreu os ferimentos foi encontrado sangrando muito e bastante debilitado. A vítima de 41 anos permanece no Hospital Regional.
Taxista que matou homem em saída de baile de idosos está sendo julgado hoje. Na manhã de hoje, acontece o júri de ACILINO CONTINI, acusado pela pratica do crime de homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo. O crime foi registrado em Anchieta no ano de 2022. Onde durante um baile de idosos, que acontecia no município, após um desentendimento dentro do clube, os envolvidos foram separados pelos seguranças e pela polícia militar. Ao serem dispersos, aconteceu um novo confronto fora do clube, onde um deles identificado como GUSTAVO NEGRI de 29 anos, juntamente com outras pessoas, foi até o veículo do acusado, que não estava envolvido na briga, porém efetuou um disparo de arma de fogo contra os envolvidos, atingindo a vítima, que foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional e horas depois pra UTI do hospital de Maravilha, onde não resistiu e morreu. Cerca de 25 testemunhas foram ouvidas, o que levou a polícia civil a indiciar ACILINO CONTINI pelo crime de homicídio qualificado e por porte ilegal de arma de fogo. O júri está sendo realizado nas dependência da Câmara Municipal de Vereadores de Anchieta com início previsto para as 09 horas da manhã.
Condutora colide em poste após perder controle da direção. Na manhã desta terça-feira, por volta das 10 horas e 48 minutos, os Bombeiros de Dionísio Cerqueira foram acionados para atender um acidente na Avenida Washington Luiz no centro. Onde um Renault Clio, colidiu com um poste de energia elétrica. No veículo estavam três ocupantes, a motorista de 43 anos, uma jovem de 13 anos e uma senhora de 63 anos. A idosa de 63 anos, relatou dores na região do peito, sendo encaminhada ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira para avaliação.As outras ocupantes recusaram atendimentos dos Bombeiros.
Polícia Militar de Dionísio Cerqueira cumpre mandado de prisão. A PM de conhecimento sobre um mandado de prisão ativo em desfavor de um homem, recebeu informações que este estaria transitando no bairro Lago das Nações. A guarnição se deslocou até o local e localizou o agente, o informou sobre o mandado em aberto, da comarca de Santo Antônio do Sudoeste-PR, onde a condenação se deu pelos crimes de furto, coação no curso do processo, corrupção de menores e disparo de arma de fogo. Diante disso, foi dado voz de prisão ao cidadão e este foi conduzido para o presídio regional de.