ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 01 11 2018

-MORO ACEITA CONVITE DE BOLSONARO PARA ASSUMIR MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

-MOISÉS SE REÚNE HOJE COM SECRETÁRIOS DO PLANEJAMENTO E DEFESA CIVIL

-CERCA DE 10 MIL PESSOAS DEVEM VISITAR O CEMITÉRIO NO DIA DE FINADOS

-EDUCAÇÃO DEFINE CALENDÁRIO DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULAS PARA 2019

-PREFEITOS REFORÇAM PEDIDO PARA RETOMADA DAS OBRAS NA BR 163

-POLÍCIAS MILITAR E CIVIL PRENDEM CINCO PESSOAS NA REGIÃO

-SAÍDA DE PISTA E CAPOTAMENTO DE CAMINHÃO DEIXA DOIS FERIDOS

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

As autoridades da Indonésia encontraram, nesta quinta-feira, uma caixa-preta do avião da companhia aérea Lion Air, que caiu segunda-feira no mar de Java com 189 pessoas a bordo. Para recuperar as caixas-pretas, que podem ser cruciais para determinar a causa do acidente, as autoridades mobilizaram quase mil pessoas. O resultado da investigação completa pode demorar até seis meses, mas as autoridades querem publicar um relatório preliminar em 30 dias.

Na próxima terça-feira, dia 6 de novembro, os eleitores americanos irão às urnas para as eleições de meio de mandato, nas quais irão definir uma nova Câmara, um terço do Senado e mais de 75 por cento dos governadores. No momento, o Partido Republicano, o mesmo de DONALD TRUMP, tem vantagem em todas as frentes. São dele os governadores de 33 dos 50 estados do país, 51 dos 100 senadores e 235 dos 435 deputados.

A justiça peruana decretou nesta quarta-feira a prisão preventiva, por 36 meses, da líder opositora KEIKO FUJIMORI, acusada de receber dinheiro ilegal do grupo Odebrecht. KEIKO, 43 anos, saiu presa do tribunal. Ao acatar o pedido de prisão do procurador anticorrupção, o juiz RICHARD CONCEPCIÓN declarou que existe a "suspeita grave" de que KEIKO dirigia uma "organização criminosa de fato que surgiu dentro do partido" fujimorista.

O Supremo Tribunal Federal confirmou nesta quarta-feira por unanimidade dos nove ministros presentes à sessão a suspensão dos efeitos de ações policiais e judiciais realizadas na semana passada dentro de universidades. Os ministros consideraram que as medidas feriram a liberdade de expressão de alunos e professores e rechaçaram quaisquer tentativas de impedir a propagação de ideologias ou pensamento dentro dos estabelecimentos de ensino. O caso terá o mérito julgado em data ainda não prevista.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO do PSL, afirmou nesta quarta-feira que anunciará oficialmente os nomes dos novos ministros em suas redes sociais. Mais cedo, ele já havia utilizado o Twitter para anunciar o astronauta MARCOS PONTES como ministro da Ciência e Tecnologia. Ele também disse que os ministérios não serão compostos por condenados por corrupção, “como foram nos últimos governos”. BOLAnunciarei os nomes oficialmente em minhas redes. O presidente afirmou que qualquer informação além disso é mera especulação maldosa e sem credibilidade.

O juiz federal SÉRGIO MORO aceitou nesta quinta-feira o convite do presidente eleito JAIR BOLSONARO para chefiar o Ministério da Justiça. Os dois estiveram reunidos nesta manhã no Rio de Janeiro. MORO chegou na casa de Bolsonaro, na Barra da Tijuca, um pouco antes das nove horas. Em nota, o juiz disse que aceitou o convite diante da “perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupcao e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos. MORO é o quinto ministro confirmado por JAIR BOLSONARO.

As matrículas para o ano letivo de 2019 começam no dia 19 de novembro e seguem até dia 23 de novembro para a rede estadual de Santa Catarina.A expectativa da Secretaria de Educação de SC é receber cerca de cem mil novos alunos nas mil e 73 unidades escolares em todas as modalidades no ensino fundamental e médio ofertadas pela rede. Haverá um segundo momento para a realização das matrículas, entre quatro e sete de fevereiro. A unidade escolar deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais.

Na contramão do país, o número de casamentos subiu em Santa Catarina em 2017.No ano passado, foram oficializadas 33 mil 748 uniões entre homens e mulheres e no ano anterior foram 32 mil 689, o que representa um aumento de três vírgula dois por cento.No país, no entanto, o número de registros de casamentos teve queda de dois vírgula três por cento. As uniões homoafetivas caíram de 386 em 2016 para 350 no estado. Os divórcios também tiveram queda. Foram 12 mil 946 separação em 2017, o que representa uma queda de três vírgula 15 por cento na comparação com o ano anterior.

Seguindo a agenda de transição da gestão do Governo do Estado, o governador eleito CARLOS MOISÉS esteve reunido durante toda a manhã desta quarta-feira com o secretário o da Administração, MILTON MARTINI e o secretário adjunto, NELSON NAPPI. Durante o encontro, que durou cerca de quatro horas, foram apresentados balanços, programas e detalhes da gestão administrativa do executivo estadual. Nesta quinta-feira, o governador eleito CARLOS MOISÉS terá encontros com a Secretaria de Planejamento e com a Defesa Civil.

O Moto Grupo Rastreados Por Jesus realiza neste sábado, a segunda edição do Moto Culto na praça Walnir Botaro Daniel. O evento é uma realização do moto grupo com apoio de vária igrejas do município. O encontro também terá exposição de carros antigos, motos customizadas, mateada, Food truck e exposição de motos. Durante o evento serão arrecadados alimentos, roupas e brinquedos que serão doados à pessoas necessitadas. A programação inicia as duas da tarde e vai até as oito horas da noite.

O dia de campo que seria realizado hoje à tarde na Linha Barra do Guaramirim foi cancelado. O evento, organizado pela Epagri e pela secretaria de Agricultura, foi adiado em razão da chuva. De acordo com a agrônoma da Epagri, SIMONE BIANCHINI, o dia de campo na propriedade de VICENTE STRAPASSON será realizado no dia cinco de dezembro. Os temas serão os mesmos: piscicultura, ajardinamento, manejo e conservação do solo.

A JCI Câmara e o curso de Direito da Unoesc promovem hoje a noite o primeiro debate universitário. O evento está marcado para as sete horas da noite no campus da universidade. De acordo com o coordenador da iniciativa, DARLAN KUHN, o objetivo do debate é valorizar a oratória e aprimorar as técnicas de debates entre os participantes. A ação também contribui para a principal missão da JCI que é estimular o desenvolvimento pessoal e na formação de líderes na sociedade. O debate de hoje vai reunir oito equipes que vão discutir sobre quatro temas.

Os temas para o primeiro debate universitário foram baseados a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável da JCI. De acordo com o coordenador da iniciativa, DARLAN KUHN, uma equipe vai ser a favor e outra contra os temas propostos. O assuntos para o debate são os seguintes: a crise política e econômica no Brasil é culpa do desinteresse da sociedade pela política, o trabalho para crianças e adolescente menores de 14 anos deve ser permitido para ajudar no sustento da família, a única forma de erradicar a pobreza extrema até 2030 é com o bolsa família e as cotas nas universidades e a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em escolas regulares é benéfica para o seu processo de aprendizagem.

Os órgãos públicos municipais de Bandeirante não terão turno único neste ano. A informação é do prefeito CELSO BIEGELMAIER. De acordo com ele, a decisão de não adotar o atendimento em apenas um turno foi tomada em respeito à população. Ele disse que as pessoas estão habituadas com a prefeitura de portas abertas na parte da manhã e na parte da tarde. BIEGELMAIER disse que o turno único não resulta em uma economia expressiva para o município. O prefeito comentou ainda que o objetivo da administração é que boa parte dos funcionários da secretaria de Obras entrem em férias após a segunda quinzena de dezembro.

O Departamento Municipal de Trânsito de São Miguel do Oeste emitiu uma nota sobre as mudanças que estão ocorrendo no centro da cidade. O documento ressalta a pintura das vagas paralelas de estacionamento na avenida Getúlio Vargas. A intenção é dar maior fluidez ao trânsito, devolvendo o status original da via que é a principal ligação da Willy Barth ao centro da cidade. As demarcações antigas serão apagadas e a pintura da faixa central será efetuada nos próximos dias. A nota cita ainda a retirada das rótulas na XV de Novembro e a instalação das faixas elevadas nesses locais.

Durante o mês de novembro, a empresa que administra o estacionamento rotativo em São Miguel do Oeste vai ampliar os espaços de cobrança em 200 vagas. A informação está na nota emitida ontem pelo Demutran. As novas vagas serão distribuídas em quatro quadras. A implantação já estava prevista no projeto inicial, mas está sendo feita de forma gradativa. As quadras que serão atingidas pela ampliação do rotativo estão nas ruas Padre Aurélio Canzi, entre a Almirante Tamandaré e a Getúlio Vargas; na Almirante Tamandaré, entre a Padre Aurélio Canzi e a Marquês do Herval e a Getúlio Vargas, da XV de Novembro a Duque de Caxias. O Demutran afirma que o objetivo da mudanças é tornar o trânsito mais ágil, seguro e com facilidade para estacionar.

Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo cemitério São Miguel e Almas no feriado do dia de Finados. A projeção é do chefe de Divisão do Cemitério, DANILO BALKE. Neste semana, o espaço fica aberto das oito da manhã as oito da noite, sem fechar ao meio-dia. Apesar do tempo chuvoso, muitas pessoas foram ao cemitério nesta semana para organizar e limpar os túmulos. Amanhã, a Peperi vai transmitir a missa de finados direto do cemitério a partir das oito horas da manhã. Em caso de chuva, a celebração será realizada na Igreja Matriz Católica.

Cerca de três mil consumidores começaram a manhã de hoje sem energia elétrica em razão dos estragos causados pelo temporal na rede de energia no extremo-oeste. Ontem, 26 mil pessoas ficaram sem luz. A informação é do gerente regional da Celesc, JOSÉ WOLKWEIS. Ele disse que 30 equipes da empresa com mais de cem pessoas estão trabalhando desde ontem na identificação dos problemas. WOLKWEIS citou que muitas arvores e galhos caíram sobre as redes, provocando a interrupção dos serviços. A estimativa da Celesc é que a energia seja reestabelecida para todos os consumidores até o final da tarde de hoje.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste lançou nesta terça-feira os editais de matrículas, rematrículas e inscrições para as escolas do município em 2019. Na Educação Infantil, que contempla crianças a partir de quatro meses até cinco anos de idade, as inscrições serão realizadas entre os dias cinco e 14 de novembro no auditório da Secretaria de Educação, antiga Câmara de Vereadores.A lista dos classificados estará exposta nos Centros de Educação Infantil e nas Unidades Escolares, no dia 23 de novembro. A matrícula dos classificados será feita no período de 26 a 30 de novembro.

De acordo com a secretária de Educação, ROSANI PELISSARI, o direito à inscrição é assegurado a todas as crianças, desde que sigam os critérios estabelecidos em lei. ROSANI lembrou que serão ofertadas mil e 300 vagas para as creches em 2019 e que a expectativa é de uma grande procura das famílias. Ela explicou que o preenchimento das vagas vai levar em conta a lei aprovada neste ano na câmara de vereadores.

As crianças que não forem classificadas para as vagas das creches vão para uma lista única de espera. A informação é da secretária de Educação ROSANI PELISSARI. De acordo com ela, o município deve ampliar o número de vagas no ano que vem com a reforma e ampliação em três creches. Assim que as obras forem concluídas será possível atender as crianças que não forem contempladas na seleção que vai acontecer em novembro. ROSANI disse ainda que a mudança da creche do centro para o prédio da prefeitura também deve resultar na abertura de novas vagas para a educação infantil.

As rematrículas para o ensino fundamental das escolas do município também vão ocorrer de cinco a 14 de novembro nas escolas rede municipal. Já as matrículas para alunos novos serão realizadas de 19 a 30 de novembro, também nas unidades de ensino. Em razão da demanda, a secretaria aplicará o critério de matrículas por zoneamento. A secretária de Educação, ROSANI PELISSARI disse que os editais completos estão à disposição nas escolas e creches e podem ser acessados no site da prefeitura.

Uma comitiva de prefeitos da região extremo-oeste esteve nesta semana em Brasília para reforçar o pedido de retomada das obras da BR 163. Entre as lideranças que foram para a capital federal está o presidente da Ameosc, JORGE WELTER, o prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO e o de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Na terça-feira, eles participaram de uma audiência com o fórum parlamentar catarinense que é composto por deputados senadores. Ontem, o grupo esteve reunido com um secretário do Ministério dos Transportes. Nos dois encontros, os prefeitos pediram a retomada das obras do trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Os deputados do fórum parlamentar catarinense se comprometeram em fazer uma emenda coletiva para garantir 50 milhões de reais no orçamento de 2019 para as obras da BR 163. A informação é do prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER. Ele disse que a comitiva de prefeitos ficou sabendo durante o encontro com os deputados e senadores que a União reservou apenas um milhão de reaispara investimentos no trecho em 2019. O tema foi discutido na terça-feira e o fórum fará uma emenda para aumentar essa previsão. WESCHENFELDER disse que o valor previsto no orçamento não seria suficiente nem para fazer as roçadas nas margens da rodovia.

Os problemas jurídicos envolvendo o contrato do Dnit com a empresa Sul Catarinense foram resolvidos e o governo federal pode fazer uma nova licitação para as obras na BR 163. A informação foi obtida pela comitiva de prefeitos da Ameosc durante encontro no Ministério dos Transportes. De acordo com o prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, a articulação dos prefeitos na capital federal foi importante para reforçar ao governo federal a importância de retomar as obras na região. Outro ponto que preocupa o prefeito é falta de informações precisas sobre como ficará a questão da BR 163 no novo governo de JAIR BOLSONARO.

A Polícia Civil de São João do Oeste cumpriu dois mandados de prisão contra o mesmo homem nesta quarta-feira. O condenado foi preso em casa no interior do município. Ele não ofereceu resistência e foi levado para Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Um dos mandados se refere à condenação pelo crime de lesão corporal contra mulher, praticado em janeiro de 2017 na cidade de Tunápolis. O outro mandado de prisão é oriundo de condenação pelo crime de embriaguez ao volante, fato ocorrido em 17 de junho de 2016 no centro de Iporã do Oeste.

Os policiais civis e militares de Descanso cumpriram quatro mandados de prisão nesta quarta-feira. Um dos homens foi detido por sentença penal definitiva pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Outro foi preso pelo crime de conduzir veículo sob efeito de álcool. O terceiro detido foi levado para a cadeia também por condenação por embriaguez ao volante. A quarta prisão foi decretada no curso do inquérito policial que apura crimes de maus-tratos, posse ilegal de arma de fogo, coação e crimes contra a dignidade sexual. O quatro homens foram levados para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Um homem suspeito de provocar um acidente de trânsito na BR 163 por supostamente não aceitar a separação da esposa foi preso nesta quarta-feira em Sinop no Mato Grosso. No dia 22 de outubro, ele teria colidindo contra o veículo da mulher, ocasionando a saída da pista e capotamento de um Onix, placas de Guaraciaba. A mulher ficou ferida. Ontem, policiais do Mato Grosso cumpriram o mandado de prisão expedido contra o homem. Ele estava com uma arma no momento da abordagem e também vai responder por posse irregular de arma de fogo. O homem foi levado para a cadeia de Sinop.

Um acidente com um caminhão deixou duas pessoas feridas na tarde de ontem na SC 305. O veículo, placas de São Bento do Sul, saiu da pista e capotou na rodovia de acesso a Campo Ere. Chovia na hora do acidente e o condutor perdeu o controle da direção. O homem, de 20 anos, ficou ferido. Uma mulher que estava no caminhão também sofreu ferimentos. Os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê para atendimento médico. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.